quarta-feira, 13 de abril de 2011

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS CINQUENTINHAS

QUARTA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 201

Texto: Nilson Silva
Eram dois ou três modelos que faziam a festa da garotada. Hoje elas estão mais bonitas, sofisticadas, diversificadas e potentes. Continuam sendo sonho de consumo de quem quer deixar a bike de lado e partir para algo mais avançado!!!
As Cinquentinhas como se sabe são aquelas motos ou (motonetas como queiram), geralmente com motor de até 49 cilindradas. Nosso departamento de pesquisa apurou que foi a primeira produção da Yamaha aqui no Brasil nos idos de 74 e com motor 2 tempos fumacento!!!!. Quando me entendi por gente já existiam as saudosas Garelli e Mobilete Caloi, que eram metade moto e metade bicicleta. Possuíam umas correis esquisitas e na subida via de regra o moleque tinha que ajudar o motorzinho 2 tempos  dando umas vigorosas pedaladas.  Detalhe muito importante é que naquele tempo não exigia habilitação autorização nem capacete para se conduzir.
Mas a gente, desprovido de recursos financeiros, se contentava mesmo com uma Bicicleta Caloi (ou era Monark?), Barra Circular ou com uma tal de Monareta.
Hoje as Cinquetinha possuem design arrojado, motor de 4 tempos câmbio de 4 marchas e muito mais potência. Porém estão esbarrando na indefinição do Código Brasileiro de Trânsito, mas isto será tema de uma postagem específica. Se o seu sonho de consumo é uma cinqüentinha a seguir apresentaremos cinco opções, que juntas somam estupendas 245 cilindradas e uma cavalaria de “dar inveja a muito esportivas”. Juntando as 5 temos aí fabulosos 15 cavalos vapor. Com “tanta força” somada a gente nem precisa falar de torque. Mais um detalhe importante: todas são carburadas.
Então vamos á apresentação:

TRAXX STAR 50.
Ela é uma moto engraçadinha, estilo retrô, vem com um cestinho na frente (coisa de menina), parece muito a extinta Honda C100 Dream. É a mais vendida da categoria. Observei que em alguns modelos já bem usado o visor do painel vai se tornando opaco, amarelado com o tempo, dificultando a visibilidade. Motor: 49CC, 2,44cv a 6500 Rpm. Câmbio: semi-automático 4 velocidades. “Rodas de liga leve aro 17”. Freio a tambor. Partida: elétrica e pedal. Tanque de 4 litros.
Cores: Azul dourado, preto vermelho. Preço: r$ 3.468,00 segundo a  Fipe.
Outros: porta sacola, bagageiro de fábrica, 2 anos de garantia 2 revisões gratuitas.
Somente o estado do Acre, Distrito Federal e Roraima não dispõem de revenda ou assistência técnica desta montadora. O estado que tem mais revenda é Goiás. E a montadora peca por não colocar o preço dos seus produtos no site e tenho dito!!!!

SHINERAY XY 50Q PHEONIX.

Esta aqui tem um design mais moderno, mais arrojado que chega a se confundir com uma moto estilo cub maior. Não sabemos a quantidade desse modelo que se vende porque a montadora ainda não é filiada á ABRACICLO e a federação que fornece os dados referentes a distribuição de veículos automotores tem por base os emplacamentos. Como as Cinquentinhas podem ou não ser emplacadas ficamos com esta indefinição. Motor: 49cc, 2,7cv a 8000 Rpm. Câmbio: informação não disponível. Freio: tambor. Rodas de ligas leve aro 17” Partida: elétrica e pedal. Tanque: 3 litros. Cores: Azul, branco, preto e vermelho. Preço: r$ 3.312,00 segundo a Fipe.
O site do Fabricante deixa muito a desejar em termos de informações sobre os produtos, inclusive é omisso em relação á garantia, mas a Shineray tem base lá no meu querido Pernambuco e está presente em 21 unidades da Federação. O estado que tem mais revenda é justamente o Pernambuco.

KASINSKI SOFT 50.
Esta aqui é um lançamento recente da Kasisnki, que está descobrindo o filão das Cinquentinhas. É um modelo “modernoso” também com design atual e agradável. Parece-nos que é algo como feijão com arroz sem grandes pretensões, mas que deseja marcar seu espaço junto ao consumidor Brasileiro. Segundo a Abraciclo nos 3 primeiros meses do ano já foram vendidos 3.091 desse exemplar se tornando desta forma o modelo mais vendido da montadora. Motor: 49,5cc  3,5cv a 8000 Rpm. Câmbio semi-automático de 4 velocidades. Rodas raiadas de 17”. Freio a tambor. Partida elétrica e pedal. Tanque: 3,5 litros. Cores: Preto e vermelho. Preço: r$ 3.490,00.
Não temos informações no site sobre garantia. A Kasisnki está presente em todos os estados e com uma política de expansão e de melhoria de seus produtos.
Outros: marcador de marcha no painel; bagageiro com baú de série e capacete grátis.

HAOBAO HB 50Q.
Um dos últimos lançamentos da Indústria Motociclistica Nacional. Tem design atual e bagageiro já de série. A marca da oncinha chinesa está no Mercado Brasileiro desde 2007.  Está presente em 16 unidades da federação e tem fábrica em Manaus. Quanto a HB50 temos que: Motor: 49,5cc. 6,8cv a 8000Rpm (acredite se quiser). Câmbio 4 velocidades. Rodas de liga leve 17”. Partida elétrica e pedal. Freio a tambor. Tanque: 4 litros. Cores: preto e vermelho. Preço: r$ 3.220,00. Não há informação sobre garantia.
O site da empresa é muito suscinto, fala pouca coisa sobre os modelos, nem o preço coloca. Entramos em contato com este fabricante solicitando informações adicionais sobre este  produto mas até agora não somos atendidos.Acho que quem está chegando e quer crescer tem mais é que se mostrar. Vamos aguardar uma estratégia de marketing mais agressiva por parte desta oncinha.

DAFRA SUPER 50.
Este modelo destoa de todos os outros em relação ao design. Tem a aparência de uma Honda CG 125 do começo dos anos 80, portanto um estilo retrô diferente. O site do fabricante informa que o painel é o mais completo da categoria, porém a gente não tem as informações dele disponibilizado. Com 2.921 unidades vendidas nos 3 primeiros meses de 2011, é o segundo modelo mais vendido da Dafra, segundo a Abraciclo. Fato intrigante é o preço posicionado um pouquinho acima do modelo Dafra 100 super. Será qual a razão? Vamos aos dados: Motor: Cilindrada 49. Potência 2.2 N.m a 4800 Rpm -  Eu não sei que raios são N.m se você souber transformar isto em HP me avise. Câmbio: Não informado. (Suspeita-se que seja de 4 marchas). Rodas: raiadas de 17”. Freio a tambor. Tanque 10 litros ( o maior da categoria). Cores: preto e vermelho. Preço: r$ 3.590,00.
A Dafra está presente em todos os estados com uma grande rede de concessionários. Mas as informações do site a exemplo de outras são insuficientes, inclusive aqui também ocorre a omissão sobre a garantia.

15 comentários:

  1. eu tenho a hao bao hb-50cc se poderem comprar compre alem de ser bonita o motor dela e coisa de louco eu ñ envenenei ela e eu consigo colocar ela para atingir 85 klm na paralela de salvador e 76 klm em demais localidades é uma moto que eu ñ troco por nada todas as outras motos ñ chega aos pés pos eu sou o ulnico que tem ela em salvador

    ResponderExcluir
  2. eu acabei de comprar uma haobao hb-50 tbm, e vou te falar,, elar anda muuuito

    ResponderExcluir
  3. Lucas, obrigado por participar e deixar a sua opinião.

    ResponderExcluir
  4. tenho uma não acho peças pra ela

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Antônio, obrigado pela participação. Nos conte qual é a sua moto que está com dificuldade para encontrar peças...De antemão lhe esclareço que a matéria postada é de abril de 2011 e muita coisa mudou no marcado de motos desde então....

    ResponderExcluir
  6. estou com dificuldade para achar peças no HAOBAO 50q

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Antonio Alves, tudo bem? Fizemos contato com a Haobao por email sobre a sua demanda. Eis a resposta:"Prezado, cliente!

    Em localidades onde não há Autorizada, atendemos diretamente da fábrica em
    Manaus, para tanto necessito que nos envie os dados abaixo para cadastro.
    A cotação é realizada mediante o cadastro do cliente no nosso sistema.
    Através deste cadastro, na inserção das peças solicitadas já é possível
    calcular o preço com os impostos. Deste modo, afim de agilizar as
    informações de preço e frete, solicito os dados abaixo.

    Solicito que nos envie também a lista de peças que precisa comprar.

    Nome completo:
    N. CPF:
    Endereço completo:
    CEP;
    Bairro:
    Cidade/ Estado:
    N. Chassi da Moto:
    Cor;
    Modelo:
    Ano de Fabricação.

    Att
    Viviane

    -----Mensagem original-----
    De: Manuel Amorim [mailto:manuel.amorim@haobao.com.br]
    Enviada em: terça-feira, 13 de março de 2018 09:05
    Para: Viviane Azevedo
    Assunto: ENC: Contato do Site



    -----Mensagem original-----
    De: contato@motorcyclenews.com.br [mailto:contato@motorcyclenews.com.br]
    Enviada em: segunda-feira, 12 de março de 2018 20:28
    Para: haobao@haobao.com.br
    Assunto: Contato do Site

    Abaixo estao informações recebidas atraves do formulario em seu site
    hospedado na Braslink. Foram submetidos por
    (contato@motorcyclenews.com.br) em Segunda-Feira, Março 12, 2018 at
    20:28:03
    ---------------------------------------------------------------------------

    nome: Nilson Silva

    mensagem: Boa noite. Um leitor do meu Blog de motos referiu dificuldade para
    encontrar peças para Motos Haobao. A montadora ainda está operando no
    Brasil? como se adquire peças de reposição para as motos da marca? "
    Grato.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma haobao 110-3 Mais estou com dificuldade de peças

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma haobao 110-3 não acho peças pra ela

    ResponderExcluir
  10. Não estou conseguindo falar com com haobao motos em Manaus

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma haobao50q moto boa peças de outras moto pega nela .... Amo essa moto nessecito compra peca

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro começa sexta-feira em Minas Gerais

Equipe MXF participa da segunda fase que acontece na cidade de Barão de Cocais até 21 de abril A cidade de Barão de Cocais, em Minas Gerais,...