terça-feira, 30 de setembro de 2014

I-Road é alternativa da Toyota para congestionamentos

Triciclos elétricos  serão usados de forma experimental por 3 anos em transporte público de Grenoble, no interior da França

Fonte: Fenabrave.
É uma moto? Não. É um carro? Não. É o i-Road, triciclo ultracompacto elétrico da Toyota, que traz o melhor daqueles dois produtos: a conveniência de uma moto com o conforto e a estabilidade de um carro. Apresentado pela primeira vez como modelo-conceito no 43º Salão de Tóquio de 2013, o veículo foi testado de forma experimental por 20 consumidores durante três meses no ano passado, transitando apenas no perímetro urbano da capital japonesa. Os usuários avaliaram sensação de condução, satisfação, facilidade de direção em áreas urbanas e o impacto sobre as escolhas de destino de cada motorista. E pelo jeito aprovaram, porque o modelo ampliou sua rede de atuação.

Agora, 70 unidades do i-Road foram disponibilizadas para o serviço de transporte público de Grenoble, na França. A partir do mês que vem e durante três anos os veículos poderão ser alugados nas mais de 30 estações de recarga espalhadas nas principais áreas de concentração de pessoas da cidade. Para aumentar a interatividade, o usuário poderá planejar a rota antes de sair de casa. Por meio de um aplicativo, visualiza o local e a quantidade de i-Roads disponíveis, efetua a reserva e paga pelo aluguel. Também será possível acessar o status do tráfego e as condições do transporte público.

O condutor, tudo indica, não pode esperar mais do que um meio de locomoção, ainda que seja indubitavelmente estiloso, original e, por extensão, exibicionista. Medindo 2,345 metros de comprimento, 1,445 de largura, 0,850 de altura e 1.700 de distância entre eixo, o i-Road leva apenas o motorista e, vá lá, uma pequena criança atrás - mas daí fica sem espaço para mochila ou bolsa. É realmente um veículo voltado para deslocamentos cotidianos e curtos. Tanto que sua autonomia é de apenas 50 km, e rodando devagar. Equipado com dois motores elétricos de 2 kw e câmbio automático, atinge no máximo 45 km/h.

Com 300 cavalos e 'asas', nova moto da Kawasaki é revelada em Colônia


 Conceito Ninja H2R será base de futura moto de rua da marca japonesa. Modelo esportivo possui motor de 4 cilindros e 998 cc com compressor.


Publicado no portal G1.com em 30/09/2014
A Kawasaki revelou nesta terça-feira (30), na abertura do Salão de Colônia (Intermot), na Alemanha, a inédita Ninja H2R, conceito capaz de chegar a 300 cavalos de potência. De acordo com a fabricante, o modelo ainda é um conceito e será a base para a futura Ninja H2, moto de rua que será apresentada no Salão de Milão, em novembro, na Itália.
Além de chamar atenção por fazer uso de supercharger, compressor de ar, em seu motor de quatro cilindros e 998 cc, outra novidade da moto é a utilização de pequenas "asas" em suas carenagens de fibra de carbono para otimizar o efeito aerodinâmico.

A potência gerada pela H2R supera por muito a das principais motos esportivas, que possuem em média 200 cavalos. Até mesmo alguns carros esportivos ficam para trás da H2R quando se fala em "cavalaria".
Por exemplo, um Porsche Boxter, com motor 2.7, gera 265 cavalos, enquanto Mercedes-Benz SLK 250 Turbo 1.8 rende 204 cv.
Segundo a fabricante japonesa, todo este sistema inédito foi desenvolvido internamente pela Kawasaki Heavy Industries, que incorpora suas companhias de motores, produtos aeroespaciais e tecnologia.

Apesar de ser um conceito moderno, a inspiração para a H2R foi buscada no passado da Kawasaki. O modelo com motor 2 tempos e 748,2 cc, a Mach IV 750, que também carregava o nome H2. Devido à extrema aceleração que a moto oferecia, a fabricante resolveu utilizar este nome novamente.
Chassi para altas velocidades
Ainda sem divulgar qual a velocidade máxima da H2R, a Kawasaki afirmou que o chassi da motocicleta foi desenvolvido para suportar altas velocidades com estabilidade. Com um entre-eixos compacto, o formato escolhido foi o de treliça feito de aço de alta tensão.

Além da H2R, a marca japonesa aproveita o Salão de Colônia para apresentar as renovadas Versys 650 e 1000.

Escapamento para motos Akrapovic; agora com venda direta pela internet.

Nova modalidade de comércio vai facilitar a vida do motociclista.

Fonte: Engenharia de Comunicação
Os escapamentos para motos mais potentes do mundo: Akrapovic, agora possuem site e commerce no Brasil. A Laquila, representante exclusiva da marca no país, é quem lança no mercado a novidade.

O objetivo deste novo canal de compras é atender o consumidor final da Akrapovic: líder em qualidade, alto desempenho e hoje a maior fábrica de escapamentos para motos do planeta.
Estes produtos quando substituem o original dão mais potência para a moto, além de um “ronco” que só a Akrapovic possui.
Através do site, o cliente adquire o produto, que leva apenas dois dias para ser faturado dentro da empresa e assim é enviado por correio ao seu comprador.

No site é possível encontrar todos os produtos da marca e suas informações técnicas, imagens e efetuar a compra sem precisar sair de casa.
Para mais informações acesse: www.akrapovicdobrasil.com.br

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Yamaha MT-07 ganha versão mais descolada para o Salão de Colônia

Com visual mais radical, moto é inspirada no mundo "stunt".

Publicado no portal G1.com em 29/09/2014.
Um dos principais lançamentos de 2013 da Yamaha, a MT-07 terá uma nova versão para fazer estreia no Salão de Colônia 2014 - Intermot, na Alemanha, que começa nesta terça-feira (30). Chamada de MotoCage, a motocicleta recebeu uma espécie de customização de fábrica, com diversos novos detalhes, inspirada no mundo "stunt" de manobras radicais no asfalto.
Além de uma pintura especial, com destaques em vermelho, contrastando com cinza e preto, a MT-07 recebeu protetores de motor e mãos, pequena bolha na dianteira e novo desenho do assento do passageiro deixaram a naked com uma pegada mais esportiva e descolada. Como opcional, a marca disponibiliza escapamento da Akrapovic desenvolvido para a moto.

A base mecânica segue a mesma da MT-07 tradicional, com motor de 2 cilindros e 689 cc, que é capaz de gerar 74,8 cavalos de potência e 6,9 kgfm de torque.
Além da inédita MotoCage, a Yamaha mostrará em Colônia a atualização da naked XJR1300, além de uma nova versão, chamada de XJR1300 Racer.

sábado, 27 de setembro de 2014

Rodrigo Lama quer manter a liderança no Nordeste de MX

Rodrigo Lama

Penúltima etapa do campeonato acontece nos dias 27 e 28 de setembro. Veja Programação aqui.

Fonte: Engenharia de Comunicação
O líder nas categorias MX1 e MX2, Rodrigo Lama (#32 – TM/Laquila) vai com tudo para a penúltima etapa do Brasil Nordeste de Motocross, marcada para acontecer neste final de semana na cidade de Barbalha, no Ceará. As disputas serão no MX Park Bruno Alencar (próximo ao Parque Vaquejada padre Cícero).
Com previsão de tempo bom e altas temperaturas, o piloto espera manter a liderança e garantir mais pontos nas provas de domingo. “As expectativas são ótimas para domingo. Treinei muito e espero manter minha colocação no ranking e chegar ao título do campeonato”, afirmou Lama.

Segundo a Confederação Brasileira de Motociclistas, organizadora do Brasil Nordeste MX, o MX Park Bruno Alencar conta com uma boa estrutura para o evento. Tem restaurante com café da manha almoço e janta, internet e torre de todas as operadoras de celular. Os ingressos para a arquibancada custam R$10 para os dois dias e o camarote R$50.
Rodrigo Lama é sergipano e começou cedo a sua trajetória nas pistas de Motocross. O piloto começou a andar de moto com apenas três anos de idade com o incentivo do pai e aos 10 anos já competia profissionalmente. Hoje, Rodrigo acumula 9 títulos estaduais e também 2 nacionais, como Campeão Brasileiro de Motocross e de Arena Cross.

Atualmente, Rodrigo disputa o Campeonato Pernambucano de Motocross – liderando a MX1 e em segundo na MX2 - e lidera o Brasil Nordeste de Motocross tanto na categoria MX1 quanto na MX2. Rodrigo também corre o Brasileiro de Motocross, onde está em 19 º lugar, com 229 pontos.
Confira a programação:


SÁBADO 27/09/2014
TREINOS LIVRES

09:40 85cc 65cc
10:00 - NACIONAL FORÇA LIVRE, OPEN e 230cc
10:40 – MX3 e MX4
11:00 – MX1, MX2 e MX Junior

TREINOS CRONOMETRADOS
13:20 – MX4
13:40 – MX Junior
14:00 – 65cc
14:20 – MX3
14:40- Nacional Opem
15:00 – 230cc
15:30 – MX2
16:00 – 85cc
16:30 – Nacional Força Livre
17:00 – MX1

DOMINGO 28/09/2014
WARM UP
08:00 – 50cc e 65cc
08:15 – MX Junior e 85cc
08:30 – MX3 e MX4
08:50 – Open Nacional
09:10 – Nacional Força Livre e 230cc
09:30 – MX1 e MX2

CORRIDAS
10:30 – 50cc – 10min + 2 voltas
11:00 – MX4 – 20min + 2 voltas
11:30 – MX Junior – 20min + 2 voltas
12:00 – 65cc – 15min + 2 voltas

12:20 – MANUTENÇÃO PISTA / 12:30 – CERIMONIAL DE ABERTURA
13:00 – MX3 – 20min + 2 voltas
13:30 – Open Nacional – 15min + 2 voltas
14:00 – 230cc – 15min + 2 voltas
14:30 – MX2 – 22min + 2 voltas
15:10 – 85cc – 15min + 2 voltas
15:40 – Nacional Força Livre – 20min + 2 voltas
16:30 – MX1 – 22min + 2 voltas


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Harley Davidson convoca Modelos Street Glide, Ultra Limited e CVO para trocar pistão do cilindro mestre

Repara será efetuado em cerca de 90 minutos

A Harley-Davidson do Brasil convoca os proprietários das motocicletas Touring, modelos Street Glide® e Ultra Limited, e CVO™, modelos CVO™ Limited e CVO™ Breakout® fabricadas em 2013 e 2014, modelos 2014, e chassis 9321KBMJ0ED614067 a 9321KBMJ9ED678270; 9321KBMJXED623763 a 9321KBMJXED678262; 9321KBMC1ED614080; 9321KELJ0ED614086 a 9321KELJ9ED709956; 9321KELJXED621255 a 9321KELJXED701042; 5HD1TENC0EB955816 a 5HD1TENC9EB956446; 5HD1TD9C0EB950183 a 5HD1TD9C9EB956371; 5HD1TD9CXEB956296 para uma campanha voluntária de recall. A iniciativa atinge 895 motocicletas em todo o território nacional.
O objetivo dessa campanha é solicitar o encaminhamento das motocicletas envolvidas à rede de concessionárias Harley-Davidson para a substituição do conjunto do pistão do cilindro mestre por outro com presilha de segurança.

Tal medida se deve em razão de uma possível ocorrência de vazamento no retentor do pistão do cilindro mestre devido à pressão exercida durante seu acionamento. A não conformidade pode causar engate involuntário da embreagem e consequente perda de controle da motocicleta, comprometendo a segurança do motociclista e terceiros.

Para certificar se o veículo deve ser direcionado a uma concessionária, a Harley-Davidson disponibiliza informações aos seus clientes por meio do site da empresa (www.harley-davidson.com.br), do Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC (0800 724 1188), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto feriados) ou ainda do e-mail (sac@harley-davidson.com.br).

O serviço será realizado gratuitamente e terá um prazo de duração máximo de uma hora e meia. Para comodidade dos clientes, a Harley-Davidson recomenda o agendamento prévio do serviço por meio do SAC. Para informações adicionais, basta consultar uma concessionária da marca, acessar a página eletrônica da empresa ou contatar o SAC.
Essa iniciativa visa manter o compromisso de respeito aos consumidores e o foco da empresa em oferecer produtos com qualidade e segurança.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Moto 1000 GP estabelece recorde de velocidade no GP Goiânia

Diego Pierluigi

Diego Pierluigi assinala volta mais rápida da história da motovelocidade no Autódromo Internacional Ayrton Senna

Fonte: Grelak Comunicação
A quinta etapa do Moto 1000 GP marcou no último domingo (21) mais uma quebra de recorde no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. E coube ao argentino Diego Pierluigi, piloto da JC Racing Team, finalizar o evento como novo recordista de velocidade no Autódromo Internacional Ayrton Senna, onde estabeleceu a volta mais rápida do GP Goiânia em 1min24s183, perfazendo a média horária de exatos 164 quilômetros.

Pole position da etapa goiana, Pierluigi – único piloto a ter conquistado vitórias nas quatro temporadas de existência do Moto 1000 GP – cravou a volta mais rápida da categoria GP 1000 na segunda volta em 1min24s183. Foi a volta mais rápida já percorrida por um piloto de motovelocidade em corridas no circuito de 3.835 metros, onde na década de 80 aconteceram as corridas da etapa brasileira do Mundial de Motovelocidade.
O recorde anterior de motovelocidade para o circuito goiano foi superado duas vezes durante a etapa do Moto 1000 GP. Líder do campeonato, o francês Matthieu Lussiana, da Petronas Alex Barros Racing, estabeleceu a segunda melhor volta do GP Goiânia na terceira passagem, quando cobriu o traçado em 1min24s519, com média de 163,347 km/h. Ele venceu a prova. Pierluigi sofreu uma queda na quarta volta e abandonou a disputa.
Embora os recordes oficiais de tempo para pistas de competição sejam os das voltas mais rápidas em corridas, o Moto 1000 GP fechou o GP Goiânia detendo também o recorde extraoficial, auferido em treinos classificatórios. A façanha foi igualmente empreendida por Pierluigi, que no Q1, primeira fase da tomada de tempos, cronometrou 1min24s623, com média de 163,147; na fase decisiva, o Q2, ele marcou 1min24s290, a 163,791 km/h.

Triumph lança linha 2015 com novas cores em três modelos

Tiger Explorer

Os três modelos da linha 2015 não tiveram reajuste de preço.

Fonte: G6 Comunicação
A Triumph Motorcycles inicia as vendas hoje (25/09), em todas as suas concessionárias, da linha 2015 dos modelos Tiger Explorer, Street Triple 675 e Street Triple 675R, que ganharam novas opções de cores. Os três modelos, que são montados na fábrica de Manaus (AM), não tiveram seus preços alterados. A Tiger Explorer (R$ 55.990,00) passa a ser comercializada na cor vermelha (Cranberry Red), além de continuar sendo oferecida nas tonalidades branca (Cristal White) e grafite (Graphite). A Street Triple 675 (R$ 32.990,00) começa a ser vendida em outro tom de vermelho (Diablo Red) e segue disponível em branca (Cristal White) e preta (Phanton Black). Já no modelo Street Triple 675R (R$ 35.990,00) a novidade é o lançamento da cor preta (Matt Phanton Black), que junta-se a outras duas opções que continuam à venda, branca (Cristal White) e cinza (Matt Graphite).

A Tiger Explorer é o modelo da marca que disputa o segmento das motocicletas maxi trail. A Explorer vem equipada com motor de três cilindros com 1.215 cc, que produz a maior potência na categoria, 137 cv, e 121 Nm de torque. São números que permitem ultrapassagens seguras em qualquer condição. É um propulsor bastante moderno, que permitiu aos engenheiros da Triumph equipar a Tiger Explorer com um grande número de recursos de alta tecnologia para aumentar o conforto e a segurança - piloto automático, controle de tração e freios ABS, por exemplo, são itens de série.

A Triumph Street Triple 675 pertence ao chamado segmento roadster, trazendo como características mais marcantes um motor de grande potência para sua categoria, estilo naked (ausência de carenagem) e design agressivo. Desenvolvida sob medida para o uso urbano, a Triumph Street Triple 675 oferece uma incrível experiência de pilotagem, com muito desempenho e uma boa dose de diversão. A estratégia da marca com o modelo é unir o estilo e a atitude típicos da Speed Triple com a agilidade da superesportiva Daytona 675, e entregar tudo isso por um preço muito competitivo que vem surpreendendo o mercado.

A Street Triple 675R é uma versão mais esportiva do modelo “convencional” Street Triple 675. A motocicleta é equipada com a mesma motorização (o tradicional propulsor Triumph de três cilindros em linha com 675 cc e 85 cv de potência), que lhe garante um desempenho bastante ágil na cidade e também na estrada, mas traz diferenças no visual e também inovações tecnológicas que melhoram sensivelmente o seu comprometimento de dirigibilidade. Conhecida por sua condução leve e intuitiva, a Street Triple 675R leva as coisas a um nível totalmente diferente.

Bandas renomadas do rock nacional agitam o São Paulo Harley Days

Edgard Scandurra  e Nasi, do IRA

Entre os grupos confirmados estão Ultraje a Rigor, Lobão, Brothers of Brazil e Ira!

Fonte: Printer Press
A terceira edição do Harley Days, o maior evento da Harley-Davidson no Brasil, que acontece em 18 e 19 de outubro, terá a presença de grandes bandas do rock nacional. Entre os destaques, shows do Ultraje a Rigor, Lobão, Brothers of Brazil e Ira!. Também estão confirmados Tihuana, Blitz e muitos outros.

“O Harley Days é uma demonstração do espírito de liberdade e irmandade que a nossa marca representa. Pegar a estrada, reunir amigos e curtir muito rock ‘n’ roll traduzem o estilo de vida que é a Harley-Davidson. Temos certeza que as bandas vão agitar o Sambódromo do Anhembi, transformando o evento em um momento inesquecível”, afirma Flávio Villaça, gerente de Marketing, Produtos e Relações Públicas da Harley-Davidson do Brasil.

O público terá uma programação musical para todos os gostos e idades, aliada à infraestrutura completa para proporcionar entretenimento e integração da família e amigos. Food trucks, exibição de manobras, test ride de motos e loja de roupas e acessórios da marca são algumas das atrações dos dois dias de festa.

Serviço
São Paulo Harley Days 2014
Data: 18 e 19 de outubro
Horário: das 13h30 à meia-noite (sábado) e das 12h30 às 20h (domingo)
Local: Sambódromo do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo
Faixa etária: Livre - menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis
Site: www.spharleydays.com.br
Venda de ingressos: www.ticketsforfun.com.br e www.spharleydays.com.br
Hashtag oficial: #spharleydays2014
Facebook oficial: www.facebook.com/harleydavidsondobrasil

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Juan Manuel Solorza estreia no Moto 1000 GP com vitória na GP 600

Juan Manuel Solorza, (centro)

Piloto argentino assume liderança na última volta do GP Goiânia e, além do troféu, recebe moto Suzuki zero km como prêmio

Fonte: Grelak Comunicação
O GP Goiânia, quinta etapa do Moto 1000 GP, marcou neste domingo (21) uma estreia com vitória. Juan Manuel Solorza, representante de Cinco Saltos, cidade localizada na província argentina de Río Negro, comemorou no Autódromo Internacional Ayrton Senna a primeira colocação na corrida que abriu a segunda metade da temporada da categoria GP 600 no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Ele pilotou a Yamaha R6 da Solorza Competition.
Pole position da etapa goiana e líder do campeonato desde seu início, o uruguaio Maximiliano Gerardo, da MGBikes Yamaha, foi ao pódio em segundo lugar, uma posição à frente de seu companheiro de equipe argentino Sebastian Martínez. O gaúcho Pedro Sampaio, quarto colocado, assumiu a vice-liderança da competição. O pódio acolheu mais um piloto da MGBikes Yamaha Racing – o paulista André Veríssimo, campeão de 2012, que terminou em quinto lugar.

Quinto colocado no grid, Solorza passou a figurar na disputa direta pela liderança já na segunda volta, quando ultrapassou o paranaense Joelsu Silva, da Paulinho Superbikes, e assumiu o terceiro lugar logo depois de Martínez superar Gerardo e assumir a liderança. O argentino manteve-se à frente até a décima volta, quando cometeu um erro e caiu para terceiro. Solorza aproveitou o momento inusitado e, em manobra precisa, tomou a liderança de Gerardo.

O uruguaio voltou a comandar o GP Goiânia na 11ª volta, ultrapassando Solorza praticamente ao mesmo tempo em que Sampaio tomou o quarto lugar de Veríssimo – Silva, a essa altura, já figurava em sexto lugar, posição em que terminaria a corrida. Martínez, recuperando ritmo, reapareceu em primeiro na 14ª e antepenúltima volta, com Gerardo em segundo e Solorza em terceiro. As trocas de posição mais significativas da corrida ainda estavam por acontecer.

Solorza, inscrito por equipe própria – a Solorza Competition –, retomou a segunda posição na penúltima volta, ultrapassando Gerardo. Na 16ª e última, conseguiu superar Martínez para aparecer definitivamente na liderança do GP Goiânia. A definição da segunda posição no duelo entre os pilotos da MGBikes Yamaha Racing aconteceu na última curva da disputa: Gerardo posicionou sua moto pelo lado externo do traçado para conquistar a posição de Martínez.

“Foi uma corrida, que teve uma disputa muito forte, muito distinta. Gostei muito de correr no Brasil e a ideia é correr todo o restante da temporada”, falou Solorza. Gerardo celebrou a ampliação da vantagem na liderança. “Depois da queda que sofri na corrida anterior, segundo lugar foi bom para o campeonato”, resumiu. Martínez lamentou a escolha da configuração de suspensão. “Não foi o ideal, acabei tendo um desgaste acentuado de pneus”, revelou.

Solorza, pela vitória, recebeu também uma moto Suzuki Burgman i125 zero quilômetro. A premiação especial foi definida em 2014 pelo Moto 1000 GP em parceria com a Suzuki Motos do Brasil e segue critérios específicos a cada etapa. No GP Goiânia, o regulamento particular previu a cessão da scooter ao piloto vencedor da categoria GP 600. 

Depois de 16 voltas, o resultado final da quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Moto velocidade foi:
1º) Juan Manuel Solorza (ARG/Yamaha), Solorza Competition, 23min56s218
2º) Maximiliano Gerardo (URU/Yamaha), MGBikes Yamaha Racing, a 1s046
3º) Sebastian Martínez (ARG/Yamaha), MGBikes Yamaha Racing, a 1s450
4º) Pedro Sampaio (SP/Kawasaki), Fábio Loko, a 29s124
5º) André Veríssimo (SP/Yamaha), MGBikes Yamaha Racing, a 42s982
6º) Joelsu da Silva (PR/Kawasaki), Paulinho Superbikes, a 50s852
7º) Alex Pires (RJ/Honda), Center Moto Racing Team, a 57s964
8º) Sérgio Laurentys (SP/Kawasaki), Sany-Carsystem-M2B Racing, a 59s285
9º) Marciano Santin (RS/Kawasaki), Santin Racing, a 1 volta
10º) Marcelo Dias (BA/Honda), Aclat Racing, a 1 volta

Francês conquista segunda vitória no ano e abre vantagem na tabela do Moto 1000 GP

Matthieu Lussiana

Primeiro lugar no GP Goiânia amplia de quatro para 19 pontos margem de Matthieu Lussiana sobre Wesley Gutierrez na categoria GP 1000

Fonte: Grelak Comunicação.
O francês Matthieu Lussiana cumpriu, neste domingo (21), o objetivo de ampliar sua vantagem na liderança da GP 1000, categoria principal do Moto 1000 GP. O piloto da Petronas Alex Barros Racing comemorou no GP Goiânia, quinta das oito etapas, a segunda vitória na temporada de 2014. O resultado no Autódromo Internacional Ayrton Senna aumentou de quatro para 19 pontos sua diferença em relação ao vice-líder paranaense Wesley Gutierrez.
O segundo lugar no GP Goiânia foi conquistado pelo argentino Luciano Ribodino, bicampeão do Moto 1000 GP, que fez sua primeira participação pela equipe baiana Aclat Racing e, com o resultado, assumiu a terceira posição na classificação do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Os dois primeiros colocados utilizam motocicletas fabricadas pela BMW – Lussiana compete com a versão HP4, enquanto Ribodino pilota uma S1000RR.

O pódio teve, em primeiro momento, o argentino Marcos Solorza, que terminou sua corrida de estreia em terceiro. Contudo, ele foi desclassificado por irregularidade técnica na Kawasaki ZX10-R da Solorza Competition. A posição foi atribuída ao paranaense Diego Faustino, do Team Suzuki-PRT. Os paulistas Danilo Lewis, pela Motonil Motors-PDV Brasil, e Douglas Figueiredo, da BMW Motorrad Alex Barros Racing, foram quarto e quinto colocados.

A corrida foi marcada pela queda do argentino Diego Pierluigi depois de três voltas, o que levou à interrupção da corrida pela direção de prova com o acionamento de bandeira vermelha. O piloto da JC Racing Team, que obteve a pole position da etapa goiana, foi atendido pela equipe médica do Moto 1000 GP no local do acidente e, procedimento padrão, encaminhado ao Hospital de Acidentados, em Goiânia, para exames mais detalhados.

“Foi uma prova um tanto tranquila para mim”, definiu Lussiana. “Eu tinha planejado adotar um ritmo que me desse condições de lutar nas voltas finais, porque sabia que teria uma disputa muito forte com o Diego. Infelizmente ele caiu, mas o importante era aumentar a diferença de pontos. Para mim, foi uma boa semana em Goiânia”, continuou o francês, que soma duas vitórias e dois segundos lugares em cinco etapas do Brasileiro de Motovelocidade.

Ribodino, que terminou em segundo, contou ter enfrentado problemas com o acerto de suspensão durante o fim de semana. “Isso deu muito trabalho à equipe, mas eu sabia que estaria competitivo, consegui baixar meu tempo de volta em meio segundo no warm up”, relatou o argentino. “Foi uma corrida bem complicada, fez muito calor, estava difícil manter um ritmo rápido e conseguir ultrapassagens. Um segundo lugar que me deixa contente”, falou.

Depois de 15 voltas válidas, o resultado final do GP Goiânia na categoria principal, a GP 1000, foi o seguinte:
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW), Petronas Alex Barros Racing, 21min31s427
2º) Luciano Ribodino (ARG/BMW), Aclat Racing, a 1s726
3º) Diego Faustino (PR/Suzuki), Team Suzuki-PRT, a 11s105
4º) Danilo Lewis (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil-RC3, a 11s171
5º) Douglas Figueiredo (SP/BMW), BMW Motorrad Alex Barros Racing, a 30s164
6º) Wesley Gutierrez (PR/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 42s570
7º) Victor Moura (PR/BMW), M2B Racing, a 54s196

Moto 1000 GP: Castro e Testa, ambos do DF, fazem dobradinha na prova de Goiânia.

Perda de cinco posições na largada submete brasiliense,(GP Light), da BSB Motor Racing a atuação de destaque no GP Goiânia

Fonte: Grelak Comunicação
Henrique Castro é o primeiro piloto do Moto 1000 GP a conquistar duas vitórias na categoria GP Light em 2014. Pole position do GP Goiânia, quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, o brasiliense perdeu cinco posições na largada e se submeteu a uma corrida de recuperação para surgir em primeiro lugar na penúltima volta da corrida, disputada neste domingo (21) no Autódromo Internacional Ayrton Senna.
Castro, vencedor da segunda corrida do ano em São Paulo (SP), chegou a Goiânia como líder do campeonato, com vantagem de sete pontos. Finalizou a corrida 14 pontos à frente do também brasiliense Ian Testa, piloto da Motonil Motors-PDV Brasil, que assumiu a vice-liderança depois de largar em segundo e liderar maior parte da prova. Testa, também vencedor de uma etapa em 2014 – a de Brasília (DF) –, cruzou a linha de chegada em segundo.

A etapa goiana marcou também o primeiro pódio na temporada de Lucas Teodoro, piloto paulista da BMW Motorrad Alex Barros Racing, terceiro na corrida depois de largar em oitavo. O também paulista Rodrigo de Benedictis, companheiro de equipe de Testa, ficou em quarto e subiu ao terceiro lugar na classificação do campeonato. O paranaense Juracy Rodrigues, da Black Day Racing Team, foi ao pódio pela segunda vez, em quinto.

O vencedor do GP Goiânia reconheceu que a perda de cinco posições na largada pôs sua vitória sob risco. “Tenho sofrido um pouco com a ansiedade na hora de largar. Tenho treinado isso, melhorei muito, mas hoje não deu. Essa é uma pista difícil de ultrapassar, o risco é grande. O calor estava muito forte e foi uma prova bem difícil e desgastante, muito cansativa também, mas fizemos algumas ultrapassagens e conseguimos a vitória”, resumiu.

Testa mostrou-se satisfeito com o segundo lugar. “Para quem achou até que não ia correr, está bom demais”, declarou, citando o acidente que sofreu no treino classificatório para a etapa anterior, em Cascavel (PR), onde teve sua moto destruída. “Consegui a liderança, lutei até o último instante, mas não foi desta vez. Quem sabe na próxima. Só tenho a agradecer o trabalho da equipe, que conseguiu me dar uma moto em perfeito estado”, frisou.

Para Teodoro, o primeiro pódio no ano representou a conquista de duas posições na classificação do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade – está em oitavo lugar. “Foi uma corrida de superação, fiquei feliz. O treino de sábado não foi o esperado para nós, minha moto quebrou antes do Q2 e tive de largar em oitavo. Recuperei posições, achei até que não ia conseguir, o sol estava muito forte. No fim, foi uma grande vitória para todos nós”, definiu.

A CORRIDA
O destaque da largada ficou por conta do argentino Nicolas Tortone, da MGBikes Yamaha Racing. Sexto no grid, ele contornou a primeira curva como líder. Sua liderança durou poucas curvas. Ainda na primeira volta, caiu para a quarta posição, superado por Ian Testa. Lucas Teodoro, oitavo no grid, surgiu em segundo, com Davi Costa em terceiro. Teodoro chegou a assumir a liderar parte da segunda volta, sendo superado por Testa em seguida.

A reação de Henrique Castro, que caiu do primeiro para o sexto lugar na largada, começou na quinta volta, com a ultrapassagem sobre Tortone. Duas voltas depois, em uma única manobra ao fim da reta dos boxes, o brasiliense superou Rodrigo de Benedictis e Davi Costa, assumindo o terceiro lugar. Ainda na sétima volta, Castro emparelhou com Teodoro no S de baixa velocidade do circuito goiano para tomar-lhe o segundo lugar na Curva da Vitória.

O ataque à liderança de Testa ganhou força na décima volta. Os dois brasilienses contornaram o mesmo S de baixa lado a lado. Chegou a haver um leve toque entre ambos. A ultrapassagem viria na 15ª e penúltima volta, mais uma vez na aproximação para a frenagem do S. Testa buscou a recuperação na abertura da última volta, quando viu-se obrigado a aliviar o ritmo para evitar um novo toque. Castro permaneceu à frente até a bandeirada final.

O grupo dos sete primeiros colocados permaneceu equilibrado durante toda a corrida. Benedictis chegou a ultrapassar Teodoro na última volta e teve o revide poucas curvas depois. Juracy “Black” Rodrigues, que conquistado seu primeiro pódio na categoria em Cascavel, com a terceira colocação na etapa de agosto, assegurou seu segundo troféu em Goiânia assumindo o quinto lugar também na última volta, com uma ultrapassagem sobre Davi Costa.

Depois de 16 voltas, o resultado final do GP Goiânia na categoria GP Light foi o seguinte:
1º) Henrique Castro (DF/Kawasaki), City BSB Motor Racing, 23min41s323
2º) Ian Testa (DF/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 0s655
3º) Lucas Teodoro (SP/BMW), BMW Motorrad Alex Barros Racing, a 5s179
4º) Rodrigo de Benedictis (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 5s227
5º) Juracy “Black” Rodrigues (PR/Kawasaki), Black Day Racing Team, a 5s847
6º) Davi Costa (SP/Kawasaki), JC Racing Team, a 5s920
7º) Nicolas Tortone (ARG/Yamaha), MGBikes Yamaha Racing, a 11s803
8º) Fábio Adas (SP/Kawasaki), Paulinho Superbikes, a 20s247
9º) Gustavo Herrera (PR/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 20s373
10º) Fernando Neiva (PR/BMW), Black Day Racing Team, a 41s083

Escuderia X sobe ao pódio três vezes em Paty do Alferes

Jetro Salazar

Jetro Salazar, Davis Guimarães e Pepê Bueno garantiram bons resultados na sexta etapa do Brasileiro de Motocross

Fonte: X Motos do Brasil
A Escuderia X conquistou três pódios na sexta etapa do Brasileiro de Motocross disputada neste fim de semana, 20 e 21 de setembro, em Paty do Alferes, Rio de Janeiro. No sábado, Davis Guimarães venceu e se aproximou do título na classe MX3. No domingo, Pepê Bueno conquistou seu primeiro pódio na temporada ao terminar na quinta posição da MX2.
Jetro Salazar encerrou a etapa na terceira colocação geral da MX1 e ampliou para 21 pontos a vantagem sobre o segundo colocado, que passa a ser Carlos Campano. Salazar conquistou o segundo lugar na primeira bateria e terminou em quarto na segunda corrida do domingo.
A chuva encharcou a pista para a etapa fluminense do Brasileiro de Motocross neste domingo, 21, e os pilotos da categoria Junior abriram as provas do dia tendo que encarar um terreno pesado. Léo Almeida, piloto da equipe da X Motos do Brasil, enfrentou dificuldades e uma série de quedas lhe deixou na oitava colocação.

Pepê Bueno fez um bom início de prova na primeira bateria da MX2 após muitos pilotos caírem com a pista pesada. O piloto da Escuderia X figurou na segunda colocação na metade da prova, mas acabou perdendo duas posições e terminou em quarto. Na segunda bateria, Pepê largou bem e se manteve no pelotão da frente para fechar a prova na quinta colocação. “A pista estava pesada, mas me senti muito bem na primeira bateria e consegui um bom resultado. Isto me deu motivação para a segunda prova do dia”, comenta Bueno.

Jetro Salazar largou na frente durante a primeira bateria da MX1 e abriu vantagem, deixando a disputa pelo segundo lugar entre Carlos Campano e Jean Ramos. O piloto da Escuderia X acabou sendo ultrapassado por Campano e terminou em segundo. Na segunda bateria, Salazar terminou em quarto lugar depois de travar duelos com o norte-americano Blake Wharton e com o brasileiro Jean Ramos.

Salazar deixa Paty do Alferes com a liderança da MX1 e um ponto a mais na vantagem para o segundo colocado. “Tenho trabalhado etapa a etapa em busca do meu objetivo maior. O resultado deste fim de semana me deixa em condições reais de conquistar o título, restando duas provas para o fim do campeonato”, avalia Jet.

Davis Guimarães abriu oito pontos de vantagem na classificação da MX3 ao garantir neste sábado, 20, sua quinta vitória em seis etapas disputadas nesta temporada do Brasileiro de Motocross.
O piloto da Escuderia X largou em terceiro e na primeira volta assumiu a liderança para mantê-la até o fim da prova. “Esta vitória veio para concretizar minha luta pelo campeonato e é um grande passo para o título. Quero agradecer minha esposa e filha, e dizer que o reflexo destas vitórias se dá pela grande equipe que tenho comigo”, afirma Guimarães.

A decisão da classe será na sétima etapa, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 12 de outubro. Davis Guimarães tem 143 pontos contra 135 de Milton “Chumbinho” Becker.


Resultado:
MX1
1) Carlos Campano (1-1)
2) Jean Ramos (3-3)
3) Jetro Salazar | Escuderia X (2-4)
4) Antonio Balbi Junior (2-5)
5) Adam Chatfield (4-7)

MX3
1) Davis Guimarães | Escuderia X
2) Milton "Chumbinho" Becker
3) Richard Berois
4) Vinicius Rachid
5) Mariana Balbi

MX2
1) Paulo Alberto (1-2)
2) Thales Vilardi (3-1)
3) Hector Assunção (2-4)
4) Anderson Cidade (6-3)
5) Pepê Bueno | Escuderia X (4-5)

Junior
1) Enzo Lopes
2) Frederico Spagnol
3) Renato Paz
4) José Mombach
5) Vinícius Sá
8) Léo Almeida | Escuderia X

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Pilotos do Moto 1000 GP desafiam barreira dos 300 km/h no GP Goiânia

Miguel Praia

Maior reta do Brasileiro de Motovelocidade e exigentes trechos sinuosos recepcionam pilotos para quinta etapa da temporada de 2014

Fonte: Grelak Comunicação
O GP Goiânia, quinta etapa do Moto 1000 GP, vai apresentar um desafio inédito à maioria dos pilotos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade: o traçado de 3.835 metros do Autódromo Internacional Ayrton Senna, integrado pela reta mais extensa de todo o esporte automotor brasileiro, com 980 metros. Pilotos e equipes acreditam que, durante treinos e corridas, a velocidade final da GP 1000, principal categoria do evento, supere os 300 km/h.
A maioria dos pilotos teve nos testes extraoficiais da quarta-feira (17) o primeiro contato com o circuito goiano – o oitavo a receber uma etapa do Moto 1000 GP em três temporadas e meia de história. “É um traçado divertido e que tem áreas de escape muito boas. É uma pista onde não dá para buscar um traçado alternativo. Há um caminho certo, e só um”, observa Luciano Ribodino, argentino inscrito com a BMW S1000RR da Aclat Racing.

Também argentino, Diego Pierluigi, inscrito com a Kawasaki ZX10-R da JC Racing Team, observa que a pista de Goiânia “exige mais técnica e menos coragem”. “É diferente de Cascavel, por exemplo, onde o que vale é a coragem para acelerar ao máximo. Os pontos fundamentais são os dois ‘Esses’. Evitar passar pelas zebras à beira da pista é fundamental, elas são próprias para o automobilismo, mas não para a motovelocidade”, afirma.

Nasser Al Malki, piloto do Qatar que compete com a Kawasaki da MR Lekhwiya Racing Team, aponta a ocorrência de ondulações na pista. “É o que dificulta um pouco pilotar pelo traçado ideal. Além disso, a reta dos boxes tem um quilômetro, isso é mais que um quarto de toda a pista. Andamos sempre no limite e até um pouco acima dele”, comenta o representante do Oriente Médio, confiante na chance de ir ao pódio pela primeira vez.

Nick Iatauro, paulista que defende o Team Suzuki-PRT, manifestou uma boa impressão do autódromo de Goiânia. “Foi a primeira vez que estive numa pista e me senti em um videogame. Há boas áreas de escape, tudo pintadinho, bem bonito, e o traçado é sensacional, o melhor que conheci até agora, bem plano. Você vê que é um motódromo, mesmo, a pilotagem fica mais agradável e tudo que traz uma sensação boa acaba ajudando”, pondera.

As altas temperaturas do Centro-Oeste brasileiro estão entre os desafios que as equipes vão enfrentar durante o fim de semana – para o domingo, dia das corridas, a máxima prevista é de 34 graus. “Os motores, numa faixa ideal, trabalham a 90 graus. Aqui chegam a 95, até 99”, informa o paranaense Diego Faustino, companheiro de equipe de Iatauro. “No calor as motos têm um pouco menos de potência, mas deveremos passar dos 300 km/h”.

BMW Motorrad Brasil patrocina expedição que irá explorar a Amazônia sobre duas rodas.

 Pilotos de cinco países incluindo o Brasil participam de expedição inédita: percorrer de motocicletas o Rio Amazonas, da foz até a nascente, utilizando o consagrado modelo F800GS.

Fonte: BMW Group PressClub Brazil
A BMW Motorrad Brasil,  patrocinará uma incrível aventura em meio às belezas naturais da Amazônia. A bordo de modelos BMW F800 GS, cinco pilotos, de diferentes países, incluindo o Brasil, acompanharão os quase sete mil quilômetros entre a foz e a nascente do maior rio da América do Sul. A expedição “Raízes do Amazonas” partirá do marco da foz do Rio Amazonas na cidade de Curuçá (PA), percorrendo o curso do rio por trechos inóspitos, sem estradas e pontes, em meio a uma floresta densa, até a nascente, aos 5.170m de altitude do Nevado Mismi, localizado na Cordilheira dos Andes, no Peru. O desafio será inédito, uma vez que nunca na história o percurso foi feito por terra.

À frente da aventura está o experiente motociclista Marcelo Leite, que já atravessou os cinco continentes sobre duas rodas. Junto ao piloto estão quatro companheiros: Chris Cowper (Austrália), T. Banchet (África do Sul), J.C. Balasse (França) e Guy Mathew (Reino Unido). Os pilotos partiram,nesta quinta-feira (18), da concessionária Caltabiano em São Paulo (SP) para a expedição.

O primeiro trecho do percurso, que vai de Curuçá a Manaus, contém trechos alagados, pontes quebradas e muita lama. Em seguida, a partir da capital do Amazonas, os pilotos desafiarão um trecho de 1.500 quilômetros sem estradas e permeado por uma densa floresta pelo Alto Solimões até Tabatinga. Depois de atravessar a fronteira com o Peru, subirão as montanhas até chegar à nascente do Rio Amazonas no Nevado Mismi.
Para encarar este grande desafio com estilo, performance, segurança e tecnologia, os pilotos utilizarão cinco unidades do modelos BMW F 800 GS, cedidos pela BMW Motorrad do Brasil. Com 85 hp de potência e construídas para uso misto, as motocicletas estão preparadas para oferecer conforto para a longa viagem e robustez para os mais difíceis trechos off-road.

Bicampeão do Moto 1000 GP reforça Aclat Racing até o fim da temporada

Luciano Ribodino

Com chegada de Ribodino, equipe de Salvador torna-se a primeira a ter pilotos em todas as categorias do Brasileiro de Motovelocidade

Fonte: Grelak Comunicação
O GP Goiânia, quinta etapa da temporada de 2014 do Moto 1000 GP, vai marcar neste domingo (21) a estreia de Luciano Ribodino pela equipe Aclat Racing. O piloto argentino de 20 anos, bicampeão da categoria GP 1000, a principal do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, confirmou nesta quinta-feira (18) sua participação nas quatro últimas etapas de 2014 pela equipe, que conta com oito pilotos e tem sede na capital baiana Salvador.
Ribodino vai disputar o GP Goiânia com a BMW S1000RR número 1 da equipe comandada pelo também piloto Alen Modesto, inscrito na GP Light. “A chegada de um piloto do nível do Luciano é muito positiva. Além de podermos contar com a experiência dele para ajudar na evolução de todos os pilotos da equipe, sei que ele vai disputar vitórias desde a primeira corrida conosco. Para a Aclat, ter um piloto como ele é uma vitória”, comentou Modesto.

Campeão nas temporadas de 2012, quando venceu a etapa de Brasília, e de 2013, quando conquistou vitórias em Curitiba e Interlagos, Ribodino está em quarto lugar na classificação da GP 1000. Foi o quinto na primeira etapa, em Santa Cruz do Sul, abandonou em Interlagos por conta de um acidente e obteve terceiros lugares em Brasília e Cascavel. É quarto no campeonato com 43 pontos, 25 a menos que o líder francês Matthieu Lussiana.

Com a confirmação da participação de Ribodino, a Aclat Racing torna-se a primeira equipe do Moto 1000 GP a ter pilotos em todas as categorias. O time disputa a GPR 250 com o gaúcho Herbert Pereira, que foi ao pódio em terceiro na etapa de Cascavel e está em nono na classificação do campeonato. Na GP 600, o piloto da equipe é o baiano Marcelo Dias, que obteve seu primeiro pódio na etapa em Cascavel, onde foi quinto, e está em 12º na pontuação.

Cinco dos pilotos que compõem o grid da GP Light competem pela Aclat Racing. Três deles são baianos: Alen Modesto está em 17º na classificação do campeonato, enquanto Nathiel Bezerra aparece em 19º e Fernando Silva em 26º. O catarinense Edson Luiz, que integrou-se à equipe na etapa de agosto em Cascavel, está em 25º na pontuação. O pernambucano Thiago Fonseca passa a defender a equipe na corrida deste domingo em Goiânia.

O Moto 1000 GP conta com patrocínio da BMW Motorrad e da Michelin, fornecedora de pneus a todas as equipes inscritas. A Auto Service Logística é a transportadora oficial do evento, que conta também com o apoio de Suzuki, Beta Ferramentas, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto. No GP Goiânia, que terá as corridas das quatro categorias no domingo, a programação de treinos livres será aberta às 13h desta sexta-feira (19).

MOTO 1000 GP – PROGRAMAÇÃO DO GP GOIÂNIA
(Autódromo Internacional Ayrton Senna, 19 a 21 de setembro de 2014)

Sexta-feira
13h00 – primeiro treino livre da GPR 250 (25 minutos)
13h35 – primeiro treino livre da GP 600 (25 minutos)
14h10 – primeiro treino livre da GP 1000 (25 minutos)
14h45 – primeiro treino livre da GP Light (25 minutos)
15h20 – segundo treino livre da GPR 250 (25 minutos)
15h55 – segundo treino livre da GP 600 (25 minutos)
16h30 – segundo treino livre da GP 1000 (25 minutos)
17h05 – segundo treino livre da GP Light (25 minutos)
Sábado
9h00 – terceiro treino livre da GPR 250 (25 minutos)
9h35 – terceiro treino livre da GP 600 (25 minutos)
10h10 – terceiro treino livre da GP 1000 (25 minutos)
10h45 – terceiro treino livre da GP Light (25 minutos)
11h20 – quarto treino livre da GPR 250 (25 minutos)
11h55 – quarto treino livre da GP 600 (25 minutos)
13h20 – quarto treino livre da GP 1000 (25 minutos)
13h55 – quarto treino livre da GP Light (25 minutos)
14h30 – treino classificatório Q1 da GPR 250 (20 minutos)
14h55 – treino classificatório Q1 da GP 600 (20 minutos)
15h20 – treino classificatório Q1 da GP 1000 (20 minutos)
15h45 – treino classificatório Q1 da GP Light (20 minutos)
16h15 – treino classificatório Q2 da GPR 250 (10 minutos)
16h30 – treino classificatório Q2 da GP 600 (10 minutos)
16h45 – treino classificatório Q2 da GP 1000 (10 minutos)
17h00 – treino classificatório Q2 da GP Light (10 minutos)
Domingo
8h10 – warm up da GP Light (10 minutos)
8h30 – warm up da GP 600 (10 minutos)
8h50 – warm up da GP 1000 (10 minutos)
9h10 – warm up da GPR 250 (10 minutos)
10h10 – largada da quinta etapa da GP Light (16 voltas)
11h00 – largada da quinta etapa da GP 600 (16 voltas)
11h30 – visitação aos boxes
11h40 – show de wheeling
12h40 – largada da quinta etapa da GP 1000 (18 voltas)
13h35 – largada da quinta etapa da GPR 250 (12 voltas)
15h00 – motopasseio

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Moto 1000 GP: GP Goiânia abre reta decisiva da temporada de 2014‏

Henrique Castro

Movimentação da quinta etapa do Moto 1000 GP começa nesta quarta-feira com treinos extraoficiais para toda as categorias

Fonte: Grelak Comunicação
O Moto 1000 GP conhecerá na programação da quinta etapa, de sexta-feira (19) a domingo (21), a oitava pista de corridas de suas quatro temporadas de história. A disputa acontecerá no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), onde além da categoria principal do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, a GP 1000, serão realizadas provas da GP 600, da GP Light e da série de formação de pilotos GPR 250.
Dos 30 pilotos que devem formar o grid da GP Light, cinco têm chance de finalizar o GP Goiânia na liderança do campeonato, atualmente em poder do brasiliense Henrique Castro. Com três pódios na temporada, incluindo a vitória na segunda etapa, em Brasília (DF), ele soma 63 pontos. Está sete à frente do argentino Nicolas Tortone, que ganhou a corrida passada, em Cascavel (PR), e assumiu a vice-liderança da competição.

A etapa cascavelense foi de ascensão no campeonato também para o paulista Rodrigo Benedictis, que terminou em segundo e passou a ser terceiro na pontuação, com 55, um à frente do brasiliense Ian Testa, vencedor da etapa de Interlagos e quarto no campeonato. Fábio Adas ganhou a primeira corrida, em Santa Cruz do Sul (RS), e é o quinto com 46. Em sexto aparece o gaúcho Rafael Bertagnolli, com 40, conquistados com dois segundos lugares.

Pela GP 600, que em Cascavel marcou a primeira vitória do paranaense Joelsu da Silva, são três os pilotos que podem sair de Goiânia em primeiro na classificação do Moto 1000 GP. Silva assumiu a vice-liderança da competição com 61 pontos, 20 a menos que o uruguaio Maximiliano Gerardo, vencedor das três primeiras etapas. O gaúcho Pedro Sampaio é o terceiro no campeonato, com 60 pontos, e também vislumbra a liderança.

O líder da GPR 250 é Meikon Kawakami, único a ter conquistado vitórias em duas etapas na temporada. Com 86 pontos, ele tem 26 de vantagem sobre o conterrâneo Lucas Torres, segundo colocado, e a manutenção da liderança praticamente assegurada – o máximo possível a cada piloto em uma etapa são 27 pontos. O gaúcho Giovandro Tonini, com 53, o cearense José Duarte, com 49, e o goiano Brian David, com 45, visam nesta etapa a vice-liderança.

A movimentação preparatória ao GP Goiânia terá início já nesta quarta-feira (17), com a realização de treinos extraoficiais para todas as categorias do Moto 1000 GP. A programação oficial da etapa será aberta na sexta, com duas sessões livres de treinos para cada categoria. O sábado (20) também será de treinos livres, antes da tomada de tempos definindo as posições de largada. As corridas de domingo serão disputadas a partir das 10h.

Pilotos do Team Suzuki-PRT observam evolução rápida no Moto 1000 GP

Renato Andreghetto

Renato Andreghetto, Alan Douglas, Nick Iatauro e Diego Faustino veem perspectiva positiva para segunda metade da temporada de 2014

Fonte: Grelak comunicação
O Moto 1000 GP teve em 2014 a estreia do Team Suzuki-PRT em sua categoria principal, a GP 1000. Chefiada por José Carlos de Moraes, o “Pitico”, a equipe tem surpreendido seus quatro pilotos com a rapidez com que assumiu seu lugar entre as principais do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A quinta etapa, abrindo a segunda metade da temporada, será disputada neste domingo (21) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO).
Renato Andreghetto, paulista que conquistou o título da GP Light no ano passado, é o melhor classificado dos integrantes do Team Suzuki-PRT no Moto 1000 GP – é o sexto colocado. Seu conterrâneo Nick Iatauro, vice-campeão da GP Light em 2012, está em 18º. O time conta ainda com os paranaenses Alan Douglas e Diego Faustino, campeão e vice da GP 1000 na temporada de 2011, que aparecem respectivamente em 11º e sétimo na tabela atual.

“Nós estamos muito mais perto do primeiro pelotão, e bem antes do que prevíamos”, constata Iatauro. “O acerto da moto, na verdade, já está na mão. Só precisamos testar as pistas, fazer pequenos ajustes, coisas assim. Eu estou muito feliz com o quanto a moto está rendendo, a equipe já está conseguindo enxergar a luz no fim desse túnel”, acrescenta o piloto paulista, satisfeito com as perspectivas. “Estamos de volta”, ele arremata.

Andreghetto confessa-se surpreso com o desempenho da equipe. “É um ano de estreia e aprendizado na categoria-rainha do Moto 1000 GP, estamos começando a desenvolver a moto e os resultados já apareceram”, afirma. Ele foi sexto na etapa de Cascavel (PR). “A equipe é muito boa, tem pilotos de alto nível, o melhor preparador da motovelocidade e a equipe mais competente no que faz. Quero fechar o campeonato entre os cinco primeiros”, estipula.

A evolução do Team Suzuki-PRT é constante, segundo aponta Faustino. “Estamos sempre entre as primeiras posições, isso é ótimo para a marca. Sempre quis correr de Suzuki, o Pitico acredita na moto e estamos satisfeitos”, manifesta. “O trabalho é recente e ainda estamos muito atrás de outras marcas que já têm anos de desenvolvimento, mas pretendemos brigar por vitórias já na segunda metade do campeonato. Aliás, já briguei duas vezes”, lembra.

A corrida que encerrou a primeira metade da temporada, em Cascavel, teve dois pilotos do Team Suzuki-PRT no pódio. O argentino Luciano Ribodino, que fez participação pontual pelo time, terminou em terceiro. Alan Douglas foi o quinto e conquistou seu primeiro troféu com a marca. “A Suzuki GSX R1000 é uma moto muito completa, que tem uma ciclística fantástica e permite boa dirigibilidade mesmo sem tanta eletrônica”, avalia o paranaense.

Triumph inicia as vendas do modelo Tiger Sport no mercado brasileiro

 A partir desta semana, começam a chegar às concessionárias a nova Tiger Sport, com preço sugerido de R$ 45.990,00. 

Fonte: G6 Comunicação
Com uma proposta mais ousada e esportiva, a nova motocicleta vem somar-se a outros quatro modelos da linha Tiger que já são comercializados com muito sucesso no País: Tiger 800, Tiger 800XC, Tiger Explorer e Tiger Explorer XC, que atualmente já respondem, juntos, por cerca de 60% das vendas da marca no País.
A Tiger Sport é uma motocicleta com vocação mais esportiva e novo design. É uma moto de rua com estilo de aventura, voltada para o piloto que prefere concentrar-se nos valores fundamentais do prazer de uma motocicleta: um motor forte e sedutor, uma condução estável e uma posição de pilotagem para se adequar a diferentes tipos de estrada. Além disso, a nova Tiger Sport vem de fábrica com um grande bônus: o trabalho cuidadoso da Triumph para reforçar o seu chassi e modernizar sua suspensão, permitindo saídas mais seguras das curvas. Como resultado, o modelo ficou ainda mais fácil de pilotar e confortável.

A parte traseira da Tiger Sport é completamente nova. O modelo conta, por exemplo, com novos painéis laterais e um protetor inferior do motor criado especialmente para esta versão. Mesmo na dianteira foram efetuadas muitas mudanças. Para se ter ideia, todos os componentes visíveis foram renovados, como o para-brisa redesenhado, que conferiu à moto uma aparência mais elegante, mais esportiva e mais moderna, com uma postura determinada. Ideal para o uso diário, mas também capaz de cobrir longas distâncias com conforto e segurança, a Tiger Sport é uma motocicleta esportiva do “mundo real”, potente, ágil e divertida. Esta agilidade é resultado do eficiente motor Triumph de três cilindros em linha, com 1.050 cc. O sugestivo som do motor, típico de um três cilindros, foi também aperfeiçoado.

O novo modelo ainda consome menos gasolina. Com um meticuloso trabalho de calibração na injeção eletrônica de combustível, os engenheiros da Triumph conseguiram aprimorar não só o desempenho, mas também o consumo do motor. Por isso, a Tiger Sport consegue rodar cerca de 7% mais com cada tanque de combustível. Alguns itens foram especialmente desenvolvidos para o novo modelo. Foi o caso da balança unilateral, que ganhou uma aparência mais esportiva e ainda criou mais espaço para o novo escapamento e bagageiros maiores. Outro exemplo é o sistema de iluminação, com quatro novos faróis do tipo refletor, que substituem os anteriores faróis de projeção, reduzindo o peso, mudando o aspecto da moto e melhorando substancialmente o desempenho da iluminação.

Um conjunto de pequenas inovações também melhorou a ergonomia da Tiger Sport, incluindo o assento do piloto mais baixo (5 mm a menos) e mais estreito na frente, o que reduziu substancialmente a distância do chão – uma estratégia que tornou a moto mais acessível a um número muito maior de pilotos. O assento também é mais extenso, para criar mais espaço para pilotos mais altos. O guidão é mais baixo e mais próximo do piloto para se adequar à sua natureza esportiva, proporcionando uma sensação mais direta, enquanto o novo para-brisa oferece melhor proteção contra o vento. O assento traseiro também é mais baixo, deixando o garupa sentado totalmente atrás do piloto – e, portanto, com melhor proteção contra o vento.

O novo subquadro traseiro não só rebaixa o banco do passageiro, mais é mais forte, permitindo o encaixe de bagageiros opcionais maiores, capazes de armazenar um capacete integral, com o dobro da carga dos anteriores. O pioneiro Sistema Dinâmico de Bagagem da Triumph usa um cabo de interligação entre as caixas para isolar o movimento induzido por turbulência do chassi. A Tiger Sport teve, ainda, a sua geometria revisada. O ângulo de direção ficou um pouco mais íngreme, em meio grau, e a distância entre eixos cresceu ligeiramente – o suficiente para melhorar a precisão na pilotagem, as respostas e a estabilidade em qualquer situação. Além disso, a suspensão totalmente regulável foi completamente remodelada, com novas molas e amortecimento com válvulas diferenciadas, para dar à Tiger Sport maior capacidade de rodar com segurança com a capacidade adicional de carga.

O novo modelo está cheio de toques inteligentes, como o material mais resistente na parte inferior do assento, apoios bem moldados para os pés, costura colorida no assento, suporte do bagageiro em alumínio com um belo visual, o estilo dos novos garfos e as carcaças laterais do motor. Até mesmo as capas da extremidade do guidão são projetadas para oferecer um visual agradável, enquanto sob o assento não há apenas espaço para guardar a trava da roda, mas também há um porta-luvas exclusivo. A motocicleta começa a ser vendida no Brasil com uma grande variedade de acessórios e com duas opções de cores: Branco (Crystal White & Phanton Black) e Vermelho (Diablo Red & Phantom Black).

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

BMW produz 90 mil motocicletas de janeiro a agosto e bate record.

Marca alemã bate o próprio record de vendas e promete novos lançamentos para 2015.

Fonte: BMW Group Press Club Global
De janeiro a agosto 2014, a BMW Motorrad comercializou em todo mundo um total de 90.226 motocicletas e maxi scooters conseguindo assim uma nova alta histórica de 7,6%, pois no mesmo período  em 2013 foram vendida  83.890 unidades. Apenas no mês de agosto foram vendidas 7.587 unidades contra 7.708 no mês 08/2013, um pequeno decréscimo de 1,6%.
Nos primeiros oito meses do ano estamos indo muito bem, com 90.226 veículos vendidos isto representa um novo recorde para este período. Nosso portfólio de produtos altamente atraente e a força da marca BMW são fatores-chave para este sucesso. Continuamos firme, no caminho certo para conseguir bater as metas do ano de 2014 " diz Heiner Faust, Diretor  Vendas e Marketing da BMW Motorrad.
Fausto acrescenta ainda: "Nossos clientes serão surpreendidos com o lançamento  de novas motocicletas para a temporada de 2015.  Apresentaremos pelo menos 5 novos modelos ao público nos próximos cinco meses".


domingo, 14 de setembro de 2014

Equipe CEEU da Europa vence o BMW Motorrad Trophy Internacional 2014, realizado no Canadá.

O importante é competir, a equipe do Brasil neste ano conseguiu um honroso 15º lugar, mas em 2016 nos sairemos melhor.

Fonte: BMW Group Press Club Global
Depois de sete dias, e 2.300 quilômetros de pilotagem dura intercalados com 20 etapas especiais, a equipe Europa Central/ Oriental (CEEU) foi  a grande vencedora e seus integrantes merecedores do Troféu GS 2014, tendo liderado a competição desde o primeiro dia e ganhado  muitas etapas especiais, além de dois concursos de fotografia.
A equipe de Wojciech Zambrzycki, Maciej Gryczewski e Karel Rahcek dominou a competição deste ano, que terminou no mesmo lugar como começou - no Kananaskis Guest Ranch em Exshaw, a oeste de Calgary. Eles terminaram com 276 pontos, 49 à frente da África do Sul, que ficou  em segundo lugar, enquanto a equipe francesa ficou em terceiro lugar com 198 pontos.
Um jantar final iluminado por uma fogueira crepitando foi o cenário para  uma cerimônia de premiação, onde todas as 16 equipes receberam prêmios de participação. Como o organizador do  GS Trophy  Michael Trammer colocou: "Todas as equipes são vencedores, na minha opinião. Não importa se você não terminar entre as equipas de topo, porque nós nos tornamos uma grande equipe. "
Em sua palavra final o vice-presidente de Vendas e Marketing da BMW Motorrad  Heiner Faust, acrescentou: "Eu não sei de nenhum outro evento como o GS Trophy. Você realmente não pode comparar  a realização de um troféu com outro porque todos foram eventos fantásticos em sua própria maneira. A idéia por trás do Troféu é ir para um país diferente a cada dois anos, e os passeios e paisagens foram impressionante aqui no Canadá. Estamos todos juntos aqui, mas uma comunidade muito mais ampla GS tem nos  a seguido on-line, tornando o GS Trophy o evento mais importante para nós em termos de cobertura da mídia. Cada GS Trophy é com certeza um ato difícil de seguir e nós certamente melhoramos o padrão com a edição de 2014."

Pos.TeamPoints
1CEEU276
2South Africa227
3France198
4Argentina182
5USA174
6Alps160
7Russia158
7Latin America158
9Canada153
10UK142
11Germany136
12Mexico125
13Korea124
14Japan120
15Brazil117
16Italy116

Crescimento de motos no RN passa os 2.000% em 16 anos

Ricardo Theiss palestrante da Laquila

Mossoró e Natal recebem workshop sobre o setor. Enfoque é proteção do motociclista.

Fonte: Engenharia de Comunicação
O Rio Grande do Norte é o quarto estado brasileiro com o maior aumento no número de motos nos últimos 16 anos. O crescimento registrado no período de 1998 a 2014 foi de 2.101,93%, deixando o estado atrás somente do Amapá, Roraima e Pará.
Na região Nordeste,  o RN fica em primeiro neste ranking, seguido pela Bahia com acréscimo de 2.029,63% no mesmo período. Somente no último ano, 7.555 novas motos tomaram conta das ruas do estado, segundo a Abraciclo.

Neste cenário, aumentaram também os acidentes com motociclistas. O Estado de RN é o 5º do país com maior taxa de acidentes,de acordo com o último relatório do chamado “Mapa da Violência”, produzido pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos no final de 2013.
Estes números fazem parte do trabalho que a Laquila Peças e Acessórios mostrará na região nos dias 16 e 18 de setembro durante o Workshop “Moto e Mercado”. O evento leva às cidades de Mossoró e Natal informações relevantes e tendências deste mercado.

O enfoque do workshop desta vez envolve proteção do motociclista. Junto à velocidade do aumento no número de motos e também dos acidentes, cresce a consciência do motociclista com relação à segurança. “O perfil do motociclista mudou muito nos últimos anos. Antes ele comprava somente capa de chuva e capacete. Hoje, ele já pensa mais na proteção e investe em acessórios. Neste evento procuramos mostrar a importância da utilização de itens que protegem os pilotos na hora da queda e evitam implicações na pele, como queimaduras”, afirma Ricardo Theiss, palestrante da Laquila.

Segundo ele, cerca de 35% das sequelas ocasionadas por acidentes com motos podem ser evitadas com o uso de equipamentos como calças e jaquetas especiais, além de luvas e botas. “As botas, por exemplo, evitam torções e fraturas nos pés. Estaremos lançando também em poucos meses a Jaqueta Air Bag da TEXX, uma novidade em proteção no Brasil”, conta.

O momento também é propício para o comércio. Os dados de mercado evidenciam que o Rio Grande do Norte vive um bom momento para a oferta de produtos de segurança e com ótimos retornos para quem investir no segmento. “Como o maior distribuidor de peças e acessórios do país esperamos um aumento de 40% nas vendas destes itens para o segundo semestre deste ano no RN”, explica Ricardo.

As palestras serão abertas ao público e gratuitas.
Serviço:
Workshop “Moto e Mercado”
Palestrante: Ricardo Theiss, da Laquila Peças e Acessórios
Mossoró –16/09
Local: Hotel Villa Oeste
Horário: 19:30
Endereço:Av. Presidente Dutra, 870 I, RN

Natal – 18/09
Local: Praiamar Natal Hotel & Convention
Horário: 19:30
Endereço: R. Francisco Gurgel, 33 Ponta Negra, RN


Davis Guimarães amplia vantagem no Brasileiro de Motocross

Davis Guimarães

Léo Almeida conquistou o segundo lugar na Junior

Fonte: X Motos do Brasil.
Davis Guimarães e Léo Almeida, pilotos da Escuderia X, conquistaram um lugar no pódio neste sábado, 13 de setembro, durante a quinta etapa do Brasileiro de Motocross disputada em Limeira, São Paulo. Guimarães venceu a classe MX3 e abriu cinco pontos de vantagem no campeonato. Enquanto Léo Almeida ficou em segundo lugar e assumiu a quinta colocação na classificação da Junior.
“Tivemos um ótimo sábado, com nossos pilotos desenvolvendo o melhor trabalho. Davis abriu vantagem, e o Léo mostrou calma durante toda a corrida”, valia Cale Neto, chefe de equipe. “Nos treinos cronometrados, também tivemos um dia positivo”, completa.

Davis Guimarães largou em segundo e na primeira curva assumiu a liderança para mantê-la até o fim. O piloto da Escuderia X ainda sofreu uma queda no meio da bateria ao ser atrapalhado por um retardatário, mas voltou para a prova na frente. “Fui passar um retardatário, e ele entrou para o meu trilho. Caí e o Chumbo encostou. Mas, consegui manter a tranquilidade e vencer”, conta. “Esta vitória foi decisiva para mim, pois o campeonato entra na fase decisiva”, relata. Restam somente duas etapas na temporada para decidir o título da MX3.

Léo Almeida largou na frente na bateria da Junior, mas foi ultrapassado por Enzo Lopes, líder do campeonato, e se manteve na segunda posição durante toda a prova. “Vi que tenho velocidade para andar entre os primeiros colocados. Gostei da minha velocidade e sei que o trabalho que estou fazendo está dando resultado positivo”, afirma o piloto.

Resultados:
MX3
1º) Davis Guimarães | Escuderia X
2º) Milton "Chumbinho" Becker
3º) Marcos Cordeiro
4º) Mariana Balbi
5º) Willian Guimarães

Junior
1º) Enzo Lopes
2º) Léo Almeida | Escuderia X
3º) Frederico Spagnol
4º) Vinicius de Sá
5º) Renato Paz

sábado, 13 de setembro de 2014

BMW Motorrad GS Trophy Internacional América do Norte de 2014, entra no sexto dia.

Trajeto entre Balfour para Fort Steele teve longos 400 Km com equipe Brasileira permanecendo em 11ª colocação.

Fonte: BMW Group PressClub Global
O penúltimo dia do desafio  Internacional 2014 GS Trophy foi longa, tendo os concorrentes percorrido 400 km pela província da  Colúmbia Britânica, cruzando fusos horários e incluindo três etapas especiais entre a partida em Balfour e o final  em Fort Steele.
Cada etapa especial ter sido planejada pelo instrutor chefe Tomm Wolf e seu auxiliar especialista em croqui  Pat Horan, fez esta etapa apresentar um alto grau de dificuldade.
Na primeira etapa Stone Wall - colocou um percurso de 10 km em uma estrada vicinal empoeirada dentro  da floresta e exigiu que todos os membros da equipe em suas motos transpusessem um monte de pedras no meio do caminho com os motores ligados.
Como os resultados do estágio foram anunciados durante o jantar, verificou-se que a equipe CEEU foi novamente a vencedora do dia, e, consequentemente, aumentou seus pontos permanecendo no topo da classificação sobre a equipe da África do Sul e Team France, que completam os três que destas forma são os primeiros.
"Vai muito bem para nós", disse Wojciech Zambrzycki de líder da equipe CEEU.

Veja abaixo a classificação do 6º dia
BMW Motorrad GS Trophy 2014Sexto dia: Classificação das equipes.
BMW Motorrad GS Trophy 2014
Day six overall standings:
PosTeamPoints
1CEEU235
2South Africa177
3France167
4USA142
5Argentina140
6Russia125
7UK121
8Alps120
9Latin America117
10Canada112
11Germany104
11Brazil104
13Korea99
14Japan95
15Italy94
16Mexico91

Segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro começa sexta-feira em Minas Gerais

Equipe MXF participa da segunda fase que acontece na cidade de Barão de Cocais até 21 de abril A cidade de Barão de Cocais, em Minas Gerais,...