quarta-feira, 23 de abril de 2014

Moto 1000 GP: aberto credenciamento de imprensa para etapa de Santa Cruz do Sul-RS

Veja programação com todas as etapas de 2014. As solicitações devem ser encaminhadas por e-mail e entrega das credenciais será feita no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul nos dias 2 e 3

Fonte: Grelak Comunicação.
O Moto 1000 GP dará início no dia 4 de maio às disputas da quarta temporada de sua história. A primeira das oito etapas etapa terá suas provas no traçado de 3.530 metros do Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). Homologado como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, o Moto 1000 GP abrirá no circuito gaúcho à disputa pelos títulos das categorias GP 1000 – a principal do evento –, GP Light, GP 600 e GPR 250.
A programação de treinos livres em Santa Cruz do Sul será desenvolvida na sexta-feira, 2 de maio, e no sábado, dia 3, quando também serão disputados os treinos classificatórios definindo os grids de largada de todas as categorias. O credenciamento de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que vão atuar na cobertura jornalística da etapa já está em andamento e é coordenado pela Grelak Comunicação, agência jornalística que responde pela assessoria de imprensa do Moto 1000 GP.

As solicitações de credenciamento devem ser encaminhadas por e-mail até a quinta-feira, 1º, paraimprensa@moto1000gp.com.br, com indicação dos nomes dos profissionais, dos veículos de comunicação, e-mail e número de telefone para eventual contato. Os pedidos serão respondidos no menor espaço de tempo possível e a entrega das credenciais acontecerá no centro de imprensa do Moto 1000 GP no autódromo, na sexta (2) e no sábado (3), sempre das 9h às 17h.

MOTO 1000 GP – CALENDÁRIO DE ETAPAS DE 2014
4 de maio – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
15 de junho – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)
27 de julho – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)
31 de agosto – Autódromo Zilmar Beux / Cascavel (PR)
28 de setembro – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
26 de outubro – Autódromo Internacional de Curitiba / Pinhais (PR)
16 de novembro – Autódromo Internacional de Campo Grande / Campo Grande (MS)
7 de dezembro – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)

terça-feira, 22 de abril de 2014

BMW Motorrad Alex Barros Racing anuncia sua dupla para a temporada 2014 do Moto 1000 GP.

Alex Barros

A expectativa é muito boa para a temporada

Fonte:BMW Group PressClub Brazil
A equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing anunciou na última sexta-feira (dia 18) sua dupla de pilotos para a temporada 2014 do Moto 1000 GP. O time, que participa neste feriado dos testes coletivos do principal campeonato de motovelocidade do país, em Interlagos (SP), terá o bicampeão Luciano Ribodino na categoria principal (GP 1000) e a jovem promessa do esporte, Lucas Teodoro, na GP Light.
"Estou muito feliz em termos novamente uma equipe patrocinada pela BMW Motorrad e em poder anunciar a renovação com o bicampeão Ribodino e a nova promessa Lucas Teodoro, que acabou de completar 17 anos e estará na GP Light", comentou o chefe da equipe, Alex Barros, ex-piloto da MotoGP e um dos ícones da história do motociclismo no Brasil e no mundo.
"O Ribodino dispensa apresentações, já está bastante entrosado com a equipe e, sem dúvida, estará na briga pelo seu terceiro título na GP 1000, agora com uma nova moto, a BMW S 1000 RR HP4. Já o Lucas foi um piloto que me impressionou bastante em um teste que fizemos no ano passado, quando ele ainda corria com motos de 300 cilindradas e andou pela primeira vez com uma moto 1000cc. Na GP Light, ele vai pilotar a BMW S 1000 RR", explicou Barros.

A parceria entre a BMW e Alex Barros segue para a sua terceira temporada no Moto 1000 GP e já se tornou sinônimo de vitórias, com as conquistas de três títulos nacionais, um vice-campeonato nacional, um título regional e um vice regional, em apenas dois anos de existência da equipe.

Em 2012, logo na temporada de estreia, a equipe sagrou-se- campeã na categoria principal, com o argentino Ribodino, e na categoria GP Light, com o jovem piloto brasileiro Lucas Barros, filho de Alex.
No ano passado, mais um título com Ribodino na categoria GP 1000 e o vice-campeonato na GP Light, com André Paiato. A equipe ainda conquistou títulos regionais, com Ribodino sendo campeão paulista na GP 1000, e o vice-campeonato paulista com Paiato na GP Light.

Ribodino, que completou esta semana 20 anos, está bastante empolgado com o início de uma nova temporada e quer usar os testes em Interlagos para trabalhar bem o acerto da nova moto, visando à abertura do campeonato, no dia 4 de maio, em Santa Cruz do Sul (RS).

"A expectativa é muito boa para a temporada. Já andei com a BMW S 1000 RR HP4 em Londrina, durante dois dias de testes, e agora teremos três dias para trabalhar bastante em Interlagos", declarou o argentino que comparou a moto atual e a BMW S 1000 RR que lhe deu os títulos nas temporadas passadas. "A moto é muito melhor, mais leve, com motor mais potente e suspensão diferente", acrescentou Ribodino, que iniciou sua carreira aos 10 anos na Argentina, disputando o campeonato nacional.

"Estou muito feliz com a oportunidade de poder correr com a BMW e na equipe do Alex Barros. É a realização de um sonho. Fiz um teste com a equipe no ano passado e conheci um pouco melhor a moto. É bem diferente e mais veloz do que as motos que eu estava acostumado a pilotar. Este ano, em Interlagos, vai ser a primeira vez que vou testar com a equipe e estou bastante animado", comentou Lucas Teodoro, de 17 anos.
Além de Ribodino e Teodoro, da equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing, o time também terá mais quatro pilotos em ação nos testes coletivos do Moto 1000 GP, que começam nesta sexta e seguem até domingo.

O francês Matthieu Lussiana e Lucas Barros, que vão correr pela equipe Petronas Alex Barros Racing na GP 1000, também farão testes com suas motos BMW S 1000 RR HP4.
São os últimos preparativos para a 1ª das oito etapas do ano, que acontecerá dia 4 de maio, em Santa Cruz do Sul.

Confira o calendário do Moto 1000 GP em 2014:
4 de maio - Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
15 de junho - Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)
27 de julho - Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)
31 de agosto - Autódromo Zilmar Beux / Cascavel (PR)
28 de setembro - Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
26 de outubro - Autódromo Internacional de Curitiba / Pinhais (PR)
16 de novembro - Autódromo Internacional de Campo Grande / Campo Grande (MS)
7 de dezembro - Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)

Os 10 maiores inimigos do Motociclista

Se juntos refletirmos e cada um agir dentro daquilo que está ao seu alcance, poderemos fazer a diferença para um trânsito mais humanizado e menos violento.

Publicado no portal: campograndenews.com.br/ em 01/04/2014
É comum encontrarmos em nosso dia a dia, pessoas tecendo fervorosas críticas ao uso da motocicleta, e estas são as mais diversas, começando pelo comportamento de alguns motociclistas, passando pelos custos hospitalares e chegando até as questões de segurança pública.
Algumas esferas do Governo Federal têm se referido a estes acidentes como uma epidemia em nosso país. Mas, o que pouca gente sabe é que, apesar de muito ainda precisar ser feito, inúmeras ações em busca da harmonia no trânsito e pilotagem com segurança são realizadas em ao longo de todo território nacional. É verdade, também, que muito ainda precisa ser feito, pois, a grande maioria dos acidentes pode ser evitado se forem adotadas medidas muito simples pelos próprios usuários das motocicletas e se o sistemas de fiscalização de trânsito e segurança pública fossem mais efetivos.

Para que sejam tomadas as medidas realmente capazes de produzir resultados, é necessário conhecer o problema. Por isto, proponho neste artigo uma reflexão sobre os maiores inimigos da moto, em termos de pilotagem segura. O grande inimigo do motociclista é a imprudência dos próprios usuários e motoristas que, segundo a última pesquisa realizada pela Dra. Júlia Greve, em conjunto à USP e ABRACICLO, são responsáveis por 88% dos acidentes.

Mas, imprudência é um termo relativamente genérico, portanto, vamos refletir sobre o que expõe o motociclista a maior fragilidade e, consequentemente, ao maior risco de acidentes.
Auto confiança excessiva que resulta no “abuso” - É até natural que o ser humano passe a fazer de maneira "automática" tarefas que realiza com muita frequência, e isto acontece também no ato de pilotar motos. Mas, independentemente da experiência e frequência com que se pilota, é fundamental manter a concentração e o senso de limites apurados quando estamos acelerando.
É frequente observarmos jovens se expondo a riscos tão elevados quanto desnecessários.

Falta de visão do poder público - Infelizmente, em algumas regiões do País, o poder público parece ignorar a existência de motocicletas. Mesmo nas maiores cidades brasileiras, onde a moto poderia perfeitamente ser considerada uma das alternativas aos problemas de mobilidade urbana, pouco se faz visando a segurança do motociclista. Um simples exemplo disto é o número baixíssimo de faixas exclusivas, a restrição em estacionamentos, que muitas vezes são da própria prefeitura, como acontece no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Capacitação Quem já realizou o CFC (Curso de Formação de Condutores) sabe. As regras e métodos utilizados atualmente são insuficientes para preparar o condutor para pilotar qualquer tipo de motocicleta. São ignorados fatores como velocidade, estradas, tipo de motocicleta, condução de garupa, entre outros. O resultado é que o cidadão é habilitado a pilotar qualquer moto em qualquer lugar e, quando isto acontece de fato, o risco é enorme.

Uso de equipamentos de segurança - Infelizmente itens tão básicos como capacete, luvas, calçador e roupas minimamente seguras para o uso de motocicletas são ignorados pelos usuários.
Manutenção das motos - Apesar do custo de manutenção da grande maioria das motos ser relativamente baixo, muitos motociclistas arriscam suas vidas, utilizando peças e equipamentos sem a mínima condição de segurança.

Distração com músicas ou celular - Há pouco tempo atrás não era comum encontrar motociclistas utilizando fones de ouvidos ou mesmo falando ao celular durante a pilotagem. Estas atitudes são extremamente perigosas, pois além de tirar a atenção do piloto, também o impede de ouvir o que está acontecendo a sua volta, como o som de uma buzina ou mesmo a aproximação de outro veículo.

Uso de drogas e álcool - A pesquisa realizada pela Dra. Julia Greve constatou que 21,7% dos condutores acidentados haviam feito uso de drogas e álcool.
Pilotagem sem habilitação - Se o atual método de habilitação ainda está longe de ser o ideal, que dirá do risco de se pilotar sem habilitação. A mesma pesquisa revela que a ausência de habilitação está diretamente ligada à gravidade das lesões. Entre 300 vítimas de acidentes com entrada em hospital temos: 57 sem habilitação (entre estes, 67% sofreram lesões graves). 243 habilitados (entre estas, 43% sofreram lesões graves).

Imprudência do motorista - De acordo com pesquisas, 49% dos acidentes de motos ocorrem por culpa de motoristas de outros veículos, entre estes, 88% são por imprudência. É preciso ter harmonia no trânsito, pois este é responsabilidade de todos.

Formação de cidadãos preparados para o trânsito - O transito é uma realidade na nossa sociedade. De norte a sul do País, o tráfego de veículos é cada vez mais intenso, sendo assim, mais complexo e perigoso. Por que ainda não faz parte no plano de ensino das escolas primárias e secundárias, uma matéria que forme as crianças e jovens para esta realidade? Nossos jovens fazem 18 anos, correm para tirar sua habilitação e tentar provar que já são adultos. Ás vezes, nem chegam a ser! Até quando o poder público vai ignorar esta realidade?
(*) Fernando Medeiros é diretor executivo da ASSOHONDA.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Dafra lança inédito scooter Maxsym 400i no Brasil

Por R$ 20.990, modelo é o mais caro e o de maior cilindrada da marca. Com ABS de série, scooter tem motor de 399,3 cc e 33,3 cavalos.

Publicado no Portal G1.com em 15/04/2014
Depois de apresentar o Maxsym 400i no Salão Duas Rodas 2013, a Dafra anunciou o início das vendas do modelo no Brasil. Com pacote único custando R$ 20.990, o scooter chega para ser o modelo mais caro e de maior cilindrada vendido pela empresa brasileira. Com origem da parceria com a marca taiwanesa SYM, o scooter chega às concessionárias na próxima semana, informou a Dafra na noite de segunda-feira (14).
Com freios ABS e frenagem do tipo combinada de série, o scooter possui motor monocilíndrico de 399,3 cc, que é capaz de render 33,3 cavalos de potência e 3,2 kgfm de torque. A expectativa da empresa é vender 1.000 unidades do veículo em 2014. "No 2º semestre vamos começar as vendas do Cityclass e em 2015 teremos mais uma novidade no segmento de scooters para o Brasil", disse Sergio Dias, diretor comercial da Dafra.

Apesar de não confirmar qual será este novo modelo, o G1 apurou durante o Salão de Milão 2013 que a SYM pretende vender no Brasil, juntamente com a Dafra, a o Maxsym 600i, opção de maior cilindrada do scooter. "Com estas novidades, queremos ser líderes do segmento de scooters em São Paulo", afirmou Sergio Dias.

Como a maioria dos scooters, o Maxsym 400i oferece um conjunto voltado para o conforto e a praticidade. O câmbio é automático do tipo CVT, com trocas de marchas contínuas, enquanto embaixo do assento há um amplo espaço para levar objetos.
De acordo com a empresa, é possível acomodar até dois capacetes no local.
Para abrir o compartimento é possível utilizar a ignição ou através de um botão no punho de comandos do lado esquerdo, o que permite abrir o local mesmo com a moto ligada.

Ainda há porta objetos abaixo do painel e no console central, onde o usuário pode encontrar entrada USB e tomada de 12V. Seu assento é dividido em dois níveis, possuindo encosto para o piloto e para o garupa - ambos com regulagens de altura. Outro detalhe é uma saída de ar quente no console central.
Na dianteira, o scooter possui roda de 15 polegadas, enquanto na traseira está equipada com roda de 14 polegadas.
Para rodar no Brasil, a Dafra realizou alterações nas suspensões do scooter em conjunto com a SYM, a tornando mais adaptadas às ruas em mal estado do Brasil.
Como único rival, o Maxsym tem o Burgman 400, modelo vendido R$ 32,9 mil.

Consumo de 25 km/l
A Dafra divulgou consumo médio de 25 km/l para o Maxsym, o que torna possível ao modelo alcançar autonomia de 370 km, considerando o tanque 14,7 litros. Com dois discos de freios na dianteira e um disco na traseira, o sistema traz ABS, que impede o travamento das rodas em frenagens bruscas.
Além disso, trabalha em conjunto com o sistema combinado, que reparte a força de frenagem entre os eixos da moto. Produzido em Manaus, o modelo tem disponível as cores branca e preto brilhante.




segunda-feira, 14 de abril de 2014

Detran SP e Honda firmam parceria para aperfeiçoar a capacitação de instrutores de trânsito

Iniciativa abrangerá cerca de 8 mil profissionais do Estado com o objetivo de melhorar a formação dos futuros motociclistas

Uma parceria entre o Detran.SP e o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) irá aperfeiçoar a capacitação de cerca de 8 mil instrutores de autoescolas de todo o Estado que atuam na formação de motociclistas. O objetivo dessa iniciativa é aprimorar as técnicas de pilotagem dos novos habilitados e, dessa forma, contribuir para um trânsito mais seguro.
A primeira etapa do projeto começa em maio, com instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFC) da região de Marília, no Interior do Estado de São Paulo. Uma estrutura itinerante da Honda percorrerá outras cinco macrorregiões (São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, Sorocaba e Região Metropolitana de São Paulo) durante os próximos dois anos.

“Nossa expectativa é multiplicar, por meio dos instrutores responsáveis pelo primeiro contato dos futuros motociclistas com o veículo, conceitos fundamentais de pilotagem segura e consciência no trânsito”, explica José Luiz Terwak, assessor do CETH. Os profissionais participarão de um curso gratuito de aperfeiçoamento de técnicas de pilotagem com duração de oito horas, sendo cinco de aulas práticas e três de atividades teóricas.

Entre os temas que serão abordados no curso estão: postura e equipamentos de proteção, condução em vias expressas e rodovias, estratégias de segurança, frenagem e mudança de direção, conduta em curvas, pilotagem na chuva e à noite, deslocamento em grupo, adversidades, cuidados na condução de passageiros e direção defensiva.

“O novo Detran tem investido na aproximação com seus parceiros, com o intuito de atualizar e melhorar a formação dos condutores. Um dos nossos objetivos é produzir materiais de referência com foco na segurança viária, na cidadania e na educação”, diz Rosana Soares Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran.SP.

A iniciativa será coordenada pela Escola Pública de Trânsito do Detran.SP e pelo CETH, com o apoio do Sindicato das Auto Motoescolas de São Paulo.

Jetro Salazar surpreende em sua estreia no Brasileiro de Motocross

Jetro Salazar

Piloto da Escuderia X conquista o segundo lugar geral na MX1 em Três Lagoas

Fonte: X motos do Brasil
Jetro Salazar foi rápido neste fim de semana de abertura do Brasileiro de Motocross 2014. Rápido o bastante para conquistar a segunda colocação geral na MX1 depois de terminar a primeira bateria em segundo lugar e a última bateria na terceira posição. Jetro Salazar também foi o mais rápido em ambas as largadas de sua categoria na pista de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.

O piloto da Escuderia X saiu na frente na primeira bateria da MX1, mas perdeu a liderança para Rafael Faria na saída da primeira curva. Poucas voltas depois, Jetro atacou o líder e assumiu a primeira posição. Sem demora, Campano alcançou o segundo lugar e deu início a um duelo particular com Jetro.
Jetro e Campano abriram vantagem para o pelotão secundário, e o público pôde acompanhar uma disputa equilibrada por muitas voltas. Jetro, então, perdeu a primeira posição para Campano, que venceu a bateria. “Foi um duelo duro e sei que tinha velocidade para vencer. Mas, cansei um pouco e deixei o Campano escapar”, comenta.

Na segunda bateria, Jetro largou novamente na frente e liderou a prova até sua metade. Campano, novamente, conseguiu passar Jetro. Faltando poucas voltas para o fim, Wellington Garcia assumiu a segunda colocação, e Jetro terminou em terceiro lugar. “Foi um início de temporada muito bom, mas poderia ser melhor. Vi que tenho condição de vencer e vou trabalhar para isso. Falta evoluir um pouco fisicamente e fazer uns pequenos ajustes na moto”, avalia.

No domingo, outros três pilotos da Escuderia X foram para a pista de Três Lagoas. Na primeira bateria do dia, com o terreno ainda pesado, Thaina Fontes fez sua estreia em prova do Brasileiro de Motocross. A menina largou em quarto, mas acabou caindo na primeira curva e precisou fazer uma prova de recuperação. Thaina terminou a etapa na décima colocação. Na MX2, Tauan Brenner ficou com a 15ª posição (14-17), e Mauriti Junior terminou no 29º (22-27).

Resultado:
MX1
1) Carlos Campano (1-1)
2) Jetro Salazar (2-3) | Escuderia X
3) Wellington Garcia (4-2)
4) Antonio Balbi Junior (3-9)
5) Rafael Faria (9-4)

MX2
1) Hector Assunção (2-1)
2) Paulo Alberto (1-3)
3) Thales Vilardi (4-2)
4) Anderson Cidade (3-4)
5) Anderson Amaral (6-6)
15) Tauan Brenner (14-17) | Escuderia X
29) Mauriti Junior (22-27) | Escuderia X

65cc
1) Matheus Favero
2) João Pedro de Freitas
3) Rafael Araújo
4) Bruno Schmitz
5) Joaquim Neto
10) Thaina Fontes | Escuderia X

Classificação:
MX1
1) Carlos Campano - 50 pontos
2) Jetro Salazar - 42 pontos | Escuderia X
3) Wellington Garcia - 40 pontos
4) Antonio Balbi Junior - 32 pontos
5) Rafael Faria - 30 pontos

sábado, 12 de abril de 2014

Venda de motos cresce 3,7% no trimestre, diz Abraciclo

Marcos Fermanian

Produção passou de 383.199 unidades para 408.665. Aumento foi de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado

Fonte: ABRACICLO.
Dados divulgados pela Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, mostram que as montadoras de motos instaladas no Brasil tiveram um primeiro trimestre melhor do que em 2013. As vendas no varejo alcançaram 365.306 unidades, 3,7% superior ao volume obtido no mesmo período do ano passado. Já a produção passou de 383.199 unidades para 408.665, aumento de 6,6%. A média diária também foi melhor nos meses de janeiro até março, 5.989 unidades contra 5.869. As vendas no atacado ficaram estáveis no período, de 369.253 motos ante 367.466, com variação de 0,5%. Nas exportações, a elevação foi de 18,9%, passando de 22.380 para 26.619 motos.
“Os números positivos no período refletem os esforços dos fabricantes e suas redes de concessionárias para a antecipação dos resultados, já prevendo uma possível dificuldade nas vendas por conta da Copa do Mundo”, justifica Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Nos números de março de 2014, o levantamento da entidade aponta uma retração no comparativo com fevereiro. Os emplacamentos, no mês passado, chegaram a 112.212 motos, declínio de 6,1%. Uma das razões para a queda foi o Carnaval, que, neste ano, aconteceu em março, diminuindo os dias úteis de vendas. Já em relação a março do ano passado, os licenciamentos sofreram queda de 9,4%.

Seguindo a tendência, as vendas no atacado e produção caíram, respectivamente, 8% e 11,5%, em comparação com fevereiro, e 3,2% e 6,7% sob o mesmo mês de 2013.
Ao longo de 2013, a indústria de duas rodas não deixou de investir em tecnologias e novos modelos. Prova disso são os 29 lançamentos realizados durante o ano. Só as motocicletas premium, acima de 450 cm³, registraram 18 novos produtos, contando com a chegada de mais uma marca no mercado nacional, responsável por cinco destes modelos. Essa iniciativa vem refletindo significativamente no resultado das vendas deste segmento, que apresentaram crescimento de 20% entre janeiro e março de 2014 e o mesmo período do ano passado.

Na fatia de até 150 cm³, que corresponde a 85% do mercado, as fabricantes apostaram em lançamentos e atualizações, com sete novos modelos de grande representatividade apresentados no segundo semestre de 2013. Esta ação estimulou a renovação da frota dos veículos de entrada, que registrou alta de 2,9% nas vendas do primeiro trimestre de 2014 (315.508) em relação ao mesmo período do ano passado (306.494).

VAREJO

20132014
Premium (acima de 450 cm³)
10.798
12.988
De 151 a 449 cm³
34.868
36.810
Até 150 cm³
306.494
315.508
TOTAL
352.160
365.306

Top seven marcas mais vendidas em abril de 2024.

Texto: Nilson Silva Estourando a boca do balão! Bombando! Pilotando em céu de brigadeiro e navegando em mar de almirante! O melhor resultado...