terça-feira, 3 de agosto de 2010

Top ten dos modelos mais vendidos em julho/2010.


Em relação ao comportamento do mercado este mês estamos fazendo algo diferente. Quer dizer estamos adicionando inovações referentes aos dados. Por isto vamos apresentar além do ranking das montadoras já publicado, os dez modelos mais vendidos, em ordem crescente.Os indicadores foram passados pela FENABRAVE.Então vamos lá:

1º Honda CG 125 Fan, com 34.954 unidades.
2º Honda CG 150 Titan, com 34.434 unidades.

3º Honda Biz 100, com 15.380 unidades.
4º Honda NXR 150 Bros, com 15.003 unidades.
5º Yamaha YBR 125 Factor, com 9.570 Unidades.
6º Honda CB 300R, com 6.606 unidades.
7º Honda Pop 100, com 4.783 unidades.
8º Yamaha Fazer 250, com 2.830 unidades.
9º Honda XRE 300, com 2.479 unidades; e segurando a lanterna, outra japinha, em
10º Suzuki EN Yes 125, com 1.849 unidades.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Top Five dos Fabricantes Brasileiros de Motocicletas

Você sabe quais são os cinco maiores fabricantes de motocicletas do Brasil? Nem imagina? Pois vou te dar uma "dica". Destes cinco as três primeiras vieram da Terra do Sol Nascente...
Vamos listá-los em ordem crescente, com base nos dados da Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotoras - FENABRAVE, da primeira metade do mês de julho de 2010:
Em primeiro lugar: Honda , com 59.397 unidades e 78.90% do mercado
Em segundo lugar: Yamaha com 8683 unidades e 11,53% do share
Em terceiro lugar: Suzuki com 2043 unidades e 2,71% de participação.
Em quarto lugar: Dafra com 1842 unidades e 2,45 %da fatia; e segurando a lanterna do nosso ranking....
Em quinto lugar Sundown com 691 unidades e 0,91% do grande bolo.
Nosso comentário: Desbancar a primeira e a segunda colocadas é uma tarefa árdua. Agora da terceira pra frente costuma ocorrer revezamento e a Kasinski tá aí  se "esperneando" para pegar lugares mais destacados o quanto antes.

domingo, 1 de agosto de 2010

Brasilia Moto Capital. Evento de 180 mil na capital Federal.

Texto: Nilson Silva.
Fotos: Elisama Silva.
 Pista de circulação interna
Aconteceu em Brasília, mais precisamente no Parque de Exposição Agropecuária da Granja do Torto,  no período de 29/07 a 01/08/2010, o Brasília  Moto Capital, evento de congraçamento dos motociclistas de todo o Brasil.
O R2 motos esteve lá na tarde do dia 31 para conferir e confesso que fiquei admirado com a dimensão do evento. Motos de todos os tipos e tamanhos. Desde criancinha andando em mini-motos até triciclos de cinco rodas e pasmem: engarrafamento de motos no lado interno do parque.
Segundo Marco Portinho, organizador do evento, até o momento já passaram por lá 150 mil motociclistas e espera-se que no fim da festa no dia 01/08, este número suba para 180 mil motos, superando as espectativas atuais bem como os anos anteriores. Esses milhares do amantes das duas rodas são formados por integrantes de motoclubes e estradeiros de 23 estados e até da Argentina, Chile Uruguai. Os números passados pelo organizador continuam a me surpreender, pois segundo ele o evento estava composto por 82 expositores, entre eles 4 montadoras. Não vi estande da Japinha número dois, mas a líder do mercado  estava lá marcando território. Sinceramente? tenho a impresssão que a fabricante que não participou do evento perdeu uma grande oportunidade e precisa rever seus conceitos.
Fora as montadoras, tinha estande para todos os tipos e gostos, tudo devidamente voltado para o mundo das duas rodas. Desde Atacadista de motopeças, lojas de acessórios, camisetas, jaquetas, calças, botas tênis, roupas infantís e até ( acredite) capacete pra cachorro.
Os motoclubes tiveram uma participação muito significativa no evento. Estavam agrupados em tendas mais ou menos próximas. Com excessão de um tal de Abutre  não sei de onde que estava "fazendo revoada" num local mais afastado.
Com Marco Portinho, organizador do evento
Durante o evento eram organizados passeios periódicos aos pontos turísticos de Brasília, principalmente para os motociclistas de outras localidades, tudo em velocidade moderada primando pela segurança.
Com Pastor André, do Esquadrão de Cristo
Fizemos contatos com algum motoclube. O primeiro foi o Esquadrão de Cristo, presidido pelo Pastor André, que nos informou sobre os pressupostos básico do seu MC: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, conforme Cristo ensinou. Jesus é o único caminho. O Esquadrão foi fundado há 7 anos e é formado por 98 integrantes no DF e tem extensões em Goiás, Paraná Rio de Janeiro e São Paulo.
Conversamos também com Luciano Pereira dos Santos Presidente do Motoclube Bola-de-aço, (é cada nome que vou te contar...), fundado há um ano e que já possui 14 integrantes, a maioria dos quais são Bombeiros Militares. Os pressupostas básicos desse MC são: Estar  habilitado; valorização da família; não fazer uso de drogas ilícitas e não ingerir bebidas alcoólicas durante os passeios e viagens. O Bola de aço já organizou passeio para Três Marias-MG e Prado-BA.
Com Augusto Barreto, do MC Zangões
E para finalizar conversamos com Augusto Barreto, presidente do MC Zangões, de Curvelo-MG, que vem ao evento desde 2005 e desta vez trouxe 18 dos 42 integrantes dos "maridos das abelhas"
Minha avaliação? fui a primeira vez; achei ótimo, abrangente, seguro, acessível e bem organizado. Pena que a mídia local não deu a devida cobertura na divulgação do evento.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Honda Shadow 750 (só) agora com sistema ABS.

Noticia do caderno Vrum do jornal Correio Brasiliense de 28/07/2010, dá conta de uma novidade: Depois de colocar freio ABS opcional na hornet, e até na CBR 300, a Honda agora está disponibilizando o referido sistema para a sombra (quero dizer a Shadow 750) E tem mais: o freio traseira que era a tambor agora também é a disco, uma exigência do sistema ABS.
Freio anti-travamento e outras inovações são sempre muito bem vindos. Pena que para o setor de duas rodas as tecnologias automotivas chegam sempre depois.Que venha a 750 "ABEESSADA" e que outras motos sigam o mesmo caminho.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Roteiros para Pirinópolis -GO

Roteiro excelente para um fim de semana.


Vamos direto ao assunto. Se você está em Brasilia e quer ir para "Piripa" de moto, te mostrarei três caminhos: O 1º pela BR 070, Ceilândia, Edilândia, Cocalzinho, Corumbá e Piripa. O 2º pela BR 060 até Alexânia, Olhos D'água, estrada de terra, muito morro e paisagem bonita, chagando alí por trás de Corumbá e finalmente Piripa.Este percurso deve dar uns 30 a 40 km de estrada de chão. O 3º  por Samambaia, Santo Antônio, Cidade Eclética, Muita estrada de chão e poiera,  ponte, Aparecida de Loyola, um santuário de vida selvagem (criadouro de felinos), mais estrada de chão, morro serra, paisagem bonita, Acesso por trás do Corumbá também e finalmente Piripa.Este percurso deve dar uns 50 a 70 km  de estrada de chão.O terceiro roteiro não é indicado para moto estilo custom, mas é  a praia das on off road. Já o segundo pode ser qualquer categoria e o primeiro não precisa de comentar.
Lá na cidade dos Pirineus você precisa de lugar para hospedar. tem uma centena de poudas e hotéis de todos  os tipos e gostos e tem até camping onde o pessoal gosta de fazer fumaça.
Particularmente não gosto de fubúia e agitos fiquei com minha esposa numa pousada Fênix, depoisa da meia ponte subindo a ladeira e pegando á esquerda para a saída do Vagafogo. Um lugar rústico tranquilo e ao mesmo tempo charmoso e com preço acessível.
Para comer você pode ir para os restaurantes super caros no centro da cidade, mas pode comer ne self service do lado de cá da meia ponte,  com comida goiana servida no rabo do fogão á lenha, onde ao lado tem também uma pamonharia e pizzaria e tem ainda outras opções intermediárias.
Locais para ir: a cidade é pequena e você não vai chegar lá de moto para ficar andando de moto no sitio urbano. Assim sendo te indico o complexo de cachoeira do Bonsucesso, onde tem um pedaço preservado da antiga estrada Imperial, onde "Cabra matreiro elegante numa cela, ia passando por tapera, por riachos e capões", segundo o saudoso Edgar Souza  É ótimo para um passeio rápido de meio dia. Tem ainda a fazenda Vagafogo com trilhas, arvorismo, venda de artesanato e restaurante. Ou tu pode contratar um guia no Centro da cidade e  escolher um roteiro a seu gosto. ok?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Promoção Yamaha XT660 e Fazer 250 do mês de julho/2010

Pra você que se amarra em uma promoção, A Yamaha está com condiçoes especiais para vendas de ponta de estoque dos modelos 2009 e algum modelo 10/10. Como se sabe, o juro para comprar moto zero é bem maior que o cobrado para carro novo. Assim sendo, se queres uma moto nova e não te importas muito com o ano, esta uma  ótima opção.
Eis os textos na íntegra:

 Opção 1
Modelo XT 660R ano/modelo 2009/2009; Valor Preço Público Sugerido R$ 27.273,00. Entrada de 65%. Planos de Financiamento com parcelas regressivas e prazos de financiamento em até 24 meses através do Banco Itaucred. Para os prazos de financiamento na modalidade CDC em 24 meses, as parcelas regressivas são: da 1ª ao 12ª o valor é de R$ 475,54, da 13ª a 18ª o valor é de R$ 383,26, da 19ª a 24ª o valor é de R$ 353,00. Taxas de Juros nominal de 0% a.m e 0% a.a. IOF Incluso de R$ 38,33. Valor Original financiado de R$ 10.085,66 (sujeito a aprovação de crédito do Banco Itaucred) e Valor total das parcelas de R$ 10.124,04. Custo Efetivo Total (CET) de 0,51% am. e 6,30% a. a. Condições vigentes até o dia 31/07/2010.

Opção 2:
*Modelo Fazer 250 – Edição Limitada ano/modelo 2010/2010; Valor Preço Público Sugerido R$ 10.950,00. Entrada de 55%. Planos de Financiamento com parcelas regressivas e prazos de financiamento em até 24 meses através do Banco Itaucred. Para os prazos de financiamento na modalidade CDC em 24 meses, as parcelas regressivas são: da 1ª ao 12ª o valor é de R$ 257,80, da 13ª a 18ª o valor é de R$ 207,77, da 19ª a 24ª o valor é de R$ 191,37. Taxas de Juros nominal de 0% a.m e 0% a.a. IOF Incluso de R$ 20,78. Valor Original financiado de R$ 5.467,61 (sujeito a aprovação de crédito do Banco Itaucred) e Valor total das parcelas de R$ 5.488,44. Custo Efetivo Total (CET) de 0,94% am. e 11,95% a. a. Condições vigentes até o dia 31/07/2010.

Dados do mês de junho/2010

A FENABRAVE, Federação Nacioonal da Distribuição de Veiculos Automotores, divulgou os dados sobre emplacamento de motos no mês de junho .
Segundo a referido entidade foram emplacados no mês de junho de 2010, 138.647 motocicletas contra 143.854 no mês de maio.Portanto com uma pequena queda de 3,63%.Mas quando comparamos o acumulado de 2009 com o de 2010 o saldo é positivo (8,56%), portanto não há motivos para pânico. O mercado está se saindo muito bem.Novamente a maior montadora é a Honda com 78.21% do mercado. A Yamaha segue firme na segunda posição...O modelo mais vendido continua sendo a Titan 150 com 32.605 unidades emplacadas.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...