segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lançamentos recentes

Texto: Nilson Silva.
Foto: Moto Traxx do Brasil.
Já estamos entrando no segundo mês do ano e o Mercado Motociclístico Nacional até o momento não tem apresentado lá grande coisas em termos de lançamentos. É claro que mundo afora existem novos e bons lançamentos, mas "aqui em baixo as leis são diferentes". As últimas novidades dignas de nota que apresentamos foi a Kasinski Comet 150, com dois anos de garantia e seguro total. e a Honda Biz 125, com injeção eletrônica e bi combustível. Estamos esperando a "nacionalização" da  Naked BMW F 800 R, produzida na fábrica da Dafra de Manaus, seguindo o bom exemplo da sua irmã menor, a G 650 GS.
A última novidade que temos noticia é a Traxx Joto 135. Isto mesmo uma 135, carburada, com partida elétrica que apresenta como principal diferencial a suspensão traseira mono amortecida. O motor fornece 13,1 cv a 8000 RPM. Rodas de liga leve e tanque de combustível de 14 litros. Retrovisor na cor da moto (será que a moda vai pegar?) e sensor de embreagem. Outro diferencial é a garantia de dois anos e gratuidade nas duas primeiras revisões. Ia me esquecendo de falar do preço: Disponível em quatro cores: preta, prata, azul e vermelha, a nova Joto 135 estará em toda a rede de concessionárias da Traxx a partir de fevereiro com o preço sugerido de R$ 5.099,00.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Top 20 dos modelos mais vendidos em 2010.

Yamaha AT 115 entre as 20 mais vendidas
Texto: Nilson Silva.
Fonte: Fenabrave.

Nesta coluna a gente apresenta sempre os  modelos mais vendido no mês. Mas excepcionalmente não apresentaremos os 10  mais vendidos apenas em dezembro, e sim os 20 mais vendidos em todo o ano.

Vamos lá então:
•Em 20º lugar: Yamaha Neo ATT 115, com 6.796 unidades.
•Em 19º lugar: Dafra Kansas 150, com 6.983 unidades.
•Em 18º lugar:Dafra Zig 100, com 8.545 unidades.
•Em 17º lugar: Suziki Intruder 125, com 9.944 unidades.
•Em 16º lugar: Suzuki Yes 125, com 10.429 unidades.
•Em 15º lugar: Dafra Apache 150, com 10.848 unidades.
•Em 14º lugar: Dafra Speed 150, com 16.051 unidade.
•Em 13º lugar: Yamaha Crypton T 115, com 18.368 unidades.
•Em 12º lugar: Yamaha XTZ 125, com 18.985 unidades.
•Em 11º lugar: Honda Lead 100, com 19.839 unidades.
•Em 10º lugar: Suzuki EN Yes 125 com 27.621 unidades.
•Em 9º lugar: Honda XRE 300, com 28.914 unidades.
•Em 8º lugar: Yamaha Fazer 250, com 32.956 unidades
•Em 7º lugar: Honda Pop 100, com 61.723 unidades.
•Em 6º lugar: Honda CB 300, com 79.660 unidades.
•Em 5º lugar: Yamaha YBR Factor 125, com 122.208 unidades.
•Em 4º lugar: Honda Bros NXR 150, com 183.319 unidades.
•Em 3º lugar: Honda Biz 100, com 189.142 unidades.
•Em 2º lugar: Honda CG Titan 150, com 409. 793 unidades; e
•Em 1º lugar: Honda CG 125, com 412.666 unidades.

Balanço. 2010 melhor do que o esperado!!!

Você é empresário do ramo de motociclismo? Tira o teu sustento e o de sua família do mundo das duas rodas? meus parabéns!!! Você esta nadando de braçadas e tua embarcação esteve de vento em popa no ano de 2010.
Veja apenas alguns indícios do que estou falando. Em dezembro de 2010 foram vendidas  197.405 motos contra 158.509 em novembro. Um aumento de 24,54%. Em todo o ano passado a previsão era de vender 1.775.874, mas foram emplacadas 1.803.864. Aumento de 12,10%.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Biz 125 flex e com injeção eletrônica?

Fonte: Moto Honda da Amazônia
Foto: Divulgação Honda.
Texto: Nilson Silva.
Em fim uma novidade no mundo das duas rodas para 2011!
O Honda relata ter feito alterações consideráveis em 95% dos componentes do modelo 2011. Foram alterados o chassi, o design o banco e o motor que ficou mais suave pois, foram inseridos balancins roletados no cabeçote. A autonomia também aumentou com o tanque de 5,5 litros.
Mas a principal inovação é mesmo a inserção da injeção eletrônica. com tecnologia flex. Neste quesito a gente bate palmas e toca trombeta para a Honda, devido ao seu caráter de vanguarda, de estar sempre pensando e agindo á frente dos seus concorrentes.
Vamos aos dados técnicos: Motor: 124,9cc 9,1cv a 7500Rpm. Alimentação: por injeção eletrônica. Transmissão: CVT 4 marchas. Freios: tambor na frente e atrás. Partida: eletrica e pedal. Pneu: 60X100 de 17 Pol. na dianteira e 80X100 de 14 Pol na traseira. Tanque de combustível: 5,5 litros.Cores: rosa, verde, vermelho e preto. Preço: 5.890,00 com partida elétrica.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Shadow 2011! Inovação pero no mucho!!!

Fonte e foto: Fenabrave.
Texto: Nilson Silva.

A Shadow 750 se tornou referência de conforto, sofisticação, alta tecnologia e segurança entre as motocicletas custom. Com seis anos de estrada no mercado brasileiro, já vendeu mais de 11.000 unidades. O que já era sucesso chega à rede de concessionárias em seu modelo 2011 ainda mais moderno e jovem. Novo design, posição de pilotagem confortável e versão com freios Combined-ABS são os principais diferenciais da nova Shadow 750, projetada para encantar os amantes do estilo “easy rider”.
Nosso comentário: Já havíamos falado aqui em outra postagem sobre a grande novidade da Moto Honda da Amazônia no seu único modelo do segmento  custom aqui em terras Tupiniquins, que era o lançamento do freio ABS. Parabéns pela mudança no design e outras melhorias. Agora, colocar o freio ABS, um item importantíssimo de segurança, apenas como opcional,  e cobrar r$ 3.000,00 a mais não acho uma boa idéia. Vamos ao preço: r$28.880,00 comum e r$ 31.880,00 com ABSC.
Escreve aí: Um dia andarão por esta terra  apenas motocicletas bonitas, elegantes, potentes, econômicas,tecnologicamente avançadas e seguras em que nós usuários pagaremos apenas o preço justo por ela!!!! Sonho???

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Esportivas de 750 a 251 cilindradas

 São muitas as motocicletas esportivas disponíveis no Mercado Nacional, sejam aqui fabricadas, montadas ou importadas. Por esta razão nós aqui do R2motos achamos por bem abrir esta subdivisão intermediária. E só depois falarmos das que estão mais no topo em termos cilindrada e potência. Lembrando sempre que não temos a pretensão de esgotar o assunto.
Pela definição que já fizemos de motocicletas esportivas quando lançamos a postagem de "Esportivas até 250 cc, cremos também ser desnecessário falarmos sobre isto. Mas se você tiver dúvida pode acessar  a postagem citada ou outras fontes aqui mesmo no mundo na Internet.
Não estabelecemos critérios para começar a falar. Desta forma apresentaremos em primeiro lugar a Sino/Coreana/Brasileira Kasinski:

KASINSKI COMET 650 GTR - CARENADA
Texto: Nilson Silva.
Foto: Kasinski Fabricadora.

A Comet 650R é a top de linha da CR Zongshen. Quando os Chineses compraram a fábrica de moto do seu Abraão, ele já estava produzindo e muito bem este modelo com o motor coreano Hyonsong. Como em time que está ganhando não se mexe, a motorização assim como o nome da marca continuam!
E sobre a moto o que podemos dizer? dizem que é uma  bela moto e que nem tem cara de Chinesa. (particularmente não temos preconceito de origem de marca). Fala-se também em relação ao risco de roubo, que é não muito visada por larápios e em consequencia o seguro é mais em conta. Em contra partida, reclama-se muito do valor de peças de reposição, mas cremos que a CR Zongshen/Kasisnki já está dando em jeito nisso, com a expansão de sua fábrica em Manaus.
Vamos ver os dados técnicos: Motor: 647cc, dois cilindros em V, 89,6 CV a 9250Rpm. Câmbio: 6 velocidades. Zero a 100: em 6,2 segundos. Velocidade máxima: 185 km/h. Refrigeração líquida. Pneus: 120X60 aro 17" na frente e 160X60 aro 17" na traseira. Alimentação: injeção eletrônica . Freio: a disco duplo na frente e simples na traseira. Suspensão traseira: mono amortecida. Cores: preta, vermelha, branca/preta e preta/vermelha.Preço público sugerido sem frete: r$ 24.800,00. (duas cores)!

Nosso comentário: particularmente sinto falta da antiga cor amarela. Fala- se em dificuldade de peças de reposição, mas acho esta reclamação improcedente. A Kasinski tem investido na expansão de sua rede de concessionárias. Quanto ao alto preço das peças de reposição acho que a choradeira é geral independente da marca. Por outro lado, moto esportiva não vive quebrando a toda hora, ou será que estou errado? (desculpa aí Datena!!!). A moto é bonita potente, possui um conjunto óptico peculiar, um pequeno para brisa e tem uma boa rede de revenda e o preço é o mais barato da categoria! Vai encarar?? você decide!

SUZUKI GSXR 750 - CARENADA.
Texto: Nilson Silva
Foto: Suzuki J. Toledo.
Esta aqui é classificada pelo fabricante como superesportiva. Quando você ver a ficha técnica vai saber porque.
Bem, dizem que 750 é uma cilindrada mágica, algo que os motociclistas das 600 e das quinhetas que gostam de moto esportiva almejam. Mas a Suzuki me parece que tem um esquema de fidelização pela cilindrada, pois você pode começar com a  500, fazer um estágio na 650, ir para a 750 e ir subindo de faixa até chegar ao topo que é a Hayabusa 1300.
Vamos direto para os dados técnicos: Motor: 750cc, 4 cilindros em linha,150cv a 13.200Rpm, refrigeração líquida. Câmbio: 6 velocidades. Zero a 100: 3,5 segundos.Velocidade máxima: 272 Km/h. Freio: duplo disco na frente e Disco simples atrás. Suspensão traseira: Mono amortecida. Pneu dianteiro: 120X70 aro 17". Pneu traseiro: 180X55 aro 17". Alimentação: injeção eletrônica.Tanque de combustível: 17 litros. Cores: Azul branca, preta e dourada. Preço público sugerido: r$ 52.900,00.

Nosso comentário: a Suzuki é a quarta  maior montadora de motos do Brasil, mas está bem pertinho da terceira e tem um  portifólio diversificado quando o assunto é moto esportiva. Os caras sabem fazer
Em 2006 esta 7590 custava r$ 66.900,00. Acho que porque era importada. Sendo assim estamos no lucro com o preço sugerido atual. Outra coisa legal é a rede de concessionárias que é bem abrangente. Aqui em Brasília por exemplo tem umas 4 revendas.


YAMAHA XJ6N 600 (NAKED/Pelada) 
Texto: Nilson Silva.
Foto: Yamaha Motor do Brasil
      Vamos ver como nos saímos na explicação da sopa de letrinhas da segunda maior fabricante de motos do Brasil, que também vem a ser a segunda de origem nipônica aqui nas terras tupiniquins.
Lá pelos idos de 2009 a Yamaha deixou de produzir por aqui, (não me disse a causa) a FZ6. mas lançou logo em seguida em 2010 a linha XJ6, com três opções de acabamento. A XJ6N - de naked, pelada. A XJ6F de full - carenada e a XJ6S - de Semi carenada, mas que parece que já deixou de ser produzida. É mais ou menos esta a história!
Feitas as devidas apresentações vamos á moto. Nós escolhemos a Naked porque já apresentamos duas opções com carenagem de fabricantes diferentes,ok?
Dados técnicos por favor!!
Vamos lá: Motor: 4 Cilindros 600cc, 77,5cv a 10.000Rpm.Refrigeração líquida. Câmbio: seis velocidades. Velocidade final: 182 Km/h. Zero a 100: 3,8 segundos. Pneus dianteiro: 120X70 aro de 17". Pneu traseiro: 160X60 aro de 17". Suspensão traseira: Mono amortecida. Freios: Disco duplo na frente e simples na traseira. Alimentação: por injeção eletrônica. Tanque de combustível: 17,3 litros. Painel de instrumentos digital com contagiros analógico e 2 odômetros parciais. Cores: Branca ou preta. Preço: r$ 27.500,00 se nakedfull, (carenada
Nosso comentário: Quando da postagem desta matéria o site do fabricante estava com alguns modelos já 2011, porém esta linha estava ainda com uma versão 2009 e duas 2010. Não sei se é um bom sinal. Quanto ao preço cobrado por esta anti hornet, acho justo. agora cá pra nós: só um aninho de garantia por um produto de alto envolvimento, dona 3 diapasões?? Dê uma olhada lá na BMW Motorrad e veja o que é realmente estar comprometido com o cliente.


KAWAZAKI NINJA ZX 6R 600 - CARENADA

Texto: Nilson Silva
Foto: Kawazaki do Brasil.

A Kawazaki voltou ao Brasil em 2008, com muita vontade. Já estabeleceu uma rede de concessionárias considerável e está aos poucos "nacionalizando" seus produtos. Isto é bom! a gente sabe que as grandes marcas são globalizadas, mas se as motos foram montadas em Manuas por exemplo, mesmo com a maioria das peças vindas de fora, a gente tem  uma redução considerável no preço final. Esta marca nipônica tem um foco muito grande em motos esportivas desde 250  até 1352cc. São na verdade 8 modelos disponíveis. 
Escolhemos apresentar aqui uma  pequena apimentada a  Ninja ZX 600, classificada pela montadora como supersportiva, "comportada mas ao mesmo tempo agressiva nas resposta, precisa nos controles e confiável nas manobras".
E nós aqui do R2motos gostaríamos de  classificá-la como enxuta e esbelta, pois pesa apenas 191 kilos em ordem de marcha.
Vamos aos dados: Motor: 599cc, 134 cv (Ram air) a 14.000Rpm, 4 cilindros em linha. Refrigeração líquida. Câmbio: 6 velocidades. Suspensão traseira: Mono amortecida.Pneus: Dianteiro: 120X70, 17 pol. Traseiro: 170X55 17 pol. Freio: disco duplo na frente e disco simples na traseira.Tanque de combustível: 17 litros. Cores: Verde, preta e branco. Preço sugerido: r$ 48.880,00 sem frete incluso, modelo 2010.
Nosso comentário: Como pode-se vê o preço não está assim tão convidativo. Não fiquei sabendo ainda do índice de nacionalização deste modelo, mas esperamos uma tendência de queda no preço com o passar do tempo. Também acho esquisito uma moto recheada de tecnologia como esta e sem ABS!


HONDA CB 600F HORNET (NAKED)
Texto: Nilson Silva
Foto: Moto  Honda da Amazônia
Com este modelo estamo encerrando a nossa apresentação de motos esportivas (ou super) de 251  até 750cc. A Hornet na versão atual está na estrada desde 2008 e não tenho dúvida de que ela é o modelo mais vendido da categoria, apesar de a Honda ter apenas ela como opção de moto esportiva produzida por aqui.
Vamos aos dados técnicos: Motor: 599,3cc, 4 cilindros em linha, 102 cv a 12.000Rpm, refrigeração líquida. suspensão traseira: Monoamortecida. Câmbio: 6 marchas. Pneu dianteiro:  120X70 17" Pneu traseiro: 180X55 17". Alimentação: injeção eletrônica. Freio: a disco na frente e atrás, com ABS combined opcional. Tanque de combustivel: 19 litros.  Peso seco: 177 Kg. Cores: verde e azul. Preço: r$ 36.680,00 (com freio ABS, mas você ainda tem de pagar o frete).

mensagem de ano novo.

Nilson Silva e esposa.
Hoje é dia de fazer balanço!
O R2 motos está no ar desde maio de 2010. Ao longo destes 7 meses tentamos com sucesso apresentar para nosso visitantes e seguidores um mundo de duas rodas desmistificado, simples, alegre, muito legal e cheio de aventura como entendemos que a vida deve ser.
É verdade que nós não vamos assim tão profundo nos assuntos que abordamos, também não é mentira que o nosso conhecimento técnico não é lá estas coisas. mas um atributo temos de sobra: paixão por estas máquinas. E isto nos credencia para todas abordagens que fizemos e faremos sem sombra de dúvida e cada vez melhor.
Fala sério, tá querendo saber sobre os números não é verdade? Pois é! já colocamos aqui mais de 50 matérias, na nossa abordagem simples, mas com conteúdo. Em termos de visitação de página começamos na cada de um dígito e hoje estamos em 3 dígitos diários e 4 dígitos mensais, portanto a minha avaliação é bem positiva. A pagina mais visitada, comentada e elogiada até o momento é uma que fizemos sem muito pretensão, a de motos custom até 250cc.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...