quarta-feira, 31 de julho de 2013

Honda remodela totalmente linha CG para 2014

A Honda revelou nesta terça-feira (30), em Campinas (SP), a nova geração da linha CG no Brasil, da qual fazem parte as motos líderes de venda no país.
Publicado no site g1.com em 30/07.
Foto: divulgação.
Além do visual totalmente novo, CG 150 Titan, CG 150 Fan e CG 125 Fan 2014 passaram por mudanças na estrutura com a chegada de um novo chassi 3,8 kg mais leve e mais rígido. Os motores seguem os mesmos das versões anteriores: flex com injeção eletrônica na 150 e carburado a gasolina na 125.

Veja lista completa de preços:
CG 125 Fan KS: R$ 5.490
CG 125 Fan ES (partida elétrica): R$ 6.100
CG 125 Fan ESD (partida elétrica + freio a disco): R$ 6.250
CG 150 Fan ESDi: R$ 6.750
CG 150 Titan ESD: R$ 7.320
CG 150 Titan: R$ 7.830
Lançada no país em 1976, a linha CG chega à sua 8ª geração pouco depois de alcançar a marca de 10 milhões de unidades comercializadas no país, tornando-se o veículo motorizado mais vendido do mercado brasileiro.
“Com o lançamento da CG, queremos dar uma injeção de ânimo no mercado, que passa por um momento difícil. A vinda dela é importante para o segmento”, diz Alfredo Guedes, supervisor de relações públicas da empresa.

Todas serão produzidas na fábrica da Honda em Manaus e chegam às lojas em agosto, com exceção da versão mais básica, a CG 125 Fan KS, que começa a ser vendida apenas em setembro.
Dentro da gama 2014, o produto-chefe é a 150 Fan, que a marca espera vender 137.650 unidades até o final do ano. Na sequência, aparece a 125 Fan, com previsão de 65.702 motos comercializadas até dezembro e, para completar, a Titan 150 deve fechar o ano com 58.075 unidades.

A principal novidade da 8ª geração é o visual, que agora tem padronização na linha, apesar de sutis diferenças entre os modelos. Fan 125 e 150 abandonam o clássico farol arredondado e adotam conjunto óptico diferenciado, com farol dianteiro envolto por carenagens. A Titan, apesar de também ganhar este visual, já não utilizava farol “bolinha” na geração anterior.
Os motivos não são apenas estéticos, diz a Honda. “Este tipo de farol ilumina de maneira melhor”, explica Guedes. O novo desenho adotado é o mesmo em todas versões, mas apresenta diferenças de acabamentos.

Outra característica da linha 2014 são carenagens no tanque, iguais na CG 150 Fan e 125 Fan e mais protuberantes na Titan. Os protetores laterais foram reestilizados; também com diferentes desenhos entre a Fan e a Titan. A traseira ganhou visual mais esportivo e segue mesmo padrão em todas versões, com lanterna que imita LED.
No entanto, as 150 tiveram de abandonar o conjunto óptico integrado entre setas, lanterna traseira e farol por motivos de legislação, informou a fabricante. A empresa ainda quebrou outro paradigma na moto, abandonando o escapamento do tipo “corneta” por um de linhas mais modernas, algo que também aconteceu com os retrovisores.

As versões da 150 Titan são a top de linha EX, que traz rodas de liga-leve, e a ESD – ambas com partida elétrica e freio a disco. Para a 150 Fan, restou somente uma única versão, a ESDi também com partida elétrica e freio a disco. Enquanto a Fan 125 possui as versões KS (mais básica), ES (partida elétrica) e a ESD (partida elétrica + freio disco).

Entre as novidades estruturais, a Honda ressaltou o chassi da linha, que é completamente novo. Além de alterar o desenho, possui novos materiais e sua parte principal é feita de aço de alta tensão. “Por ser mais resistente, tiramos material deixando 3,8 kg mais leve”, explica Guedes. O chassi agora pesa 10 kg.
Com a nova base, também houve mudança na inclinação do ângulo da suspensão dianteira, que foi diminuído. Além disso, as suspensões das 150 estão mais altas, com 5 milímetros a mais, e foram recalibradas.
Os pneus também são diferentes, com novos desenhos desenvolvidos pela Pirelli – somente a versão mais simples da 125, a KS, terá pneus da Levorin. A empresa também fez alterações no sistema de freios que traz disco de série na dianteira das 150.

O dispositivo recebeu alterações para ficar mais progressivo, evitando o travamento precoce. Para a 125 Fan, a novidade é a versão ESD, que traz freio a disco para o modelo pela primeira vez. Assim, o tambor na dianteira, sistema mais arcaico, estará presente somente nas opções ES e KS da Fan. “Em um futuro próximo vamos acabar com o freio a tambor na CG”, explica Guedes.
Toda a linha recebe painel do tipo digital, porém, apresentando diferenças entre eles. Na 125 Fan o sistema continua bem simples, sem marcador de combustível, mostrando apenas velocímetro e hodômetro. Na 150 Fan, ele recebe o marcador, enquanto na Titan, mais completa, o painel tem relógio e exclusiva iluminação azul.

Na linha 150, que conta com o motor flex, foi abandonado o confuso sistema de luzes que indicavam se o tanque estava com 100% de etanol ou misturado com gasolina. No dispositivo atual, caso exista a necessidade de adicionar gasolina ao tanque, aparecerá um símbolo no canto esquerdo do painel.

A Honda diz que o motor pegará de qualquer modo, mesmo abastecida somente com etanol. Os tanques apresentam novos visuais. Os comandos de seta, buzina e farol também foram modernizados, deixando de lado os botões antigos por outros mais modernos.
No entanto, a marca optou por não adicionar o corta-corrente na moto, botão que desliga o motor. Segundo a marca, em pesquisas feitas com usuários este item não foi apontado como essencial - o lampejador, que aciona momentaneamente o farol, foi também foi deixado de lado.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Brasilia Moto Capital 2013 reúne 380 mil motociclista em Brasilia

Pessoas de Brasilia, de todo o Brasil e da América latina participam da maior festa do motociclismo nacional.
Texto: Nilson Silva.
Fotos: Lis Costa.
A décima edição do Brasilia Moto Capital, aconteceu de 24 a 28 de julho de 2013, no Parque de Exposição da Granja do Torto. O evento serviu também para comemorar o Dia Nacional do Motociclista (27/07).
No princípio do século XXI, em 2001, o evento começou a ser realizado nas dependências do Autódromo Internacional Nelson Piquet; Depois passou para o estacionamento do então Mané Garrincha, hoje Estádio Nacional de Brasilia. Já chegou a ser realizado na Orla do Lago Paranoá.
Mas em 2009, após sucessivos recordes de participação, o encontro foi deslocado para a Granja do Torto, um local amplo e com infraestrutura mínima para armações de tendas, barracas, estandes, palcos e outras estruturas.
Os motociclistas e simpatizantes vêm de todos os estados Brasileiros e até do exterior, em grupos ou em viagem solo. Leivyson Silveira, comerciante, 32 anos , apaixonado por motos, veio de Caruaru, Pernambuco, com a esposa e mais seis integrantes de “Os Selvegens”, moto clube da mesma cidade do Agreste. Viajaram 2.100 Km, conheceram os monumentos, tiraram fotos nos cartões postais da cidade e avaliaram o evento como grandioso.
"Seu Coraza", 56 anos (recusou-se a revelar o verdadeiro nome), policial aposentado do Uruguai, fez revisão em sua Mondial 250cc, juntou mais 4 amigos e rumou para o Planalto Central em uma jornada de 2.600Km. Se diz encantado com a beleza arquitetônica da cidade e coma receptividade dos Brasileiros.

Segundo Ana Paula Scinocca, assessora de imprensa do evento, houve a participação de 1.200 moto clubes de todo Brasil; 17.000 motociclistas participaram do passeio pelos cartões postais da cidade no sábado á tarde; 80.000 mil motocicletas foram estacionadas nas dependências da Granja do Torto nos 5 dias da festa e o novo recorde de participação foi batido com 380 mil pessoas. Não foi cobrado ingresso nem estacionamento de motociclistas.
Toda esta gente para ver para ver entre outras coisas o show do Tremendão Erasmo Carlos, a Dani Carlos, The Fevers, Bandas gospel, globo da morte, luta livre, 4 “casamentos motociclísticos” de verdade e muitas outras atrações .

Elogiamos a organização e o clima de paz, segurança e tranquilidade da festa, mas temos algumas criticas principalmente em relação á falta de terminais de caixa eletrônico. Somente o Banco do Brasil com dois caixas rápidos para um público de 400 mi l pessoas. Não sabemos o porquê outros bancos públicos particulares não estavam atuando lá.
Constatamos também a ausência da montadora líder no mercado brasileiro, bem como das duas principais marcas Premium. A BMW e Harley Davidson desta vez não deram o ar da graça, neste que é sem dúvida maior encontro de motociclistas da América Latina.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Brasília Motocapital 2013 termina com recorde de público

Em cinco dias, 380 mil pessoas passaram pela Granja do Torto, local do Evento.
Fonte: Assessoria de imprensa Brasilia MotoCapital
Comentário: Nilson Silva.
Foto: Lis Costa.
A décima edição do Brasília Moto Capital, maior encontro de motociclismo da América Latina e terceiro maior do mundo, terminou hoje (28/07) com recorde de público. Em cinco dias de evento, 380 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições da Granja do Torto, na capital federal.
Desde quarta-feira, o evento reuniu 1200 moto clubes de diferentes regiões e de outros países como Argentina, Uruguai e Estados Unidos.
A expectativa inicial de público era de 320 mil pessoas. O evento contou com 23 atrações musicais, 114 expositores e shows de luta livre, freestyle, moto trial e globo da morte. O Brasília Moto capital 2013 gerou 180 empregos diretos e 1300 indiretos. Cento e cinquenta jornalistas participaram da cobertura de imprensa.
A edição de 2014 já tem data marcada: de 23 a 28 de julho.
Nosso Comentário: O evento foi realmente grandioso, em clima de muita paz, camaradagem e harmonia. Na condição de usuário, de público, de participante, sentimos falta de de terminais de auto atendimento de do todos os bancos exceto o Banco do Brasil. Ficamos aqui pensando se um evento desta magnitude não é uma boa ocasião para os grandes bancos públicos e privados mostrarem suas respectivas caras. 
Os fabricantes de motocicletas e equipamentos também ficaram nos devendo, pois marcas líderes do mercado como Honda, BMW Motorrad, Harley Davidson e até a Kasisnki ignoraram solenemente o maior encontra de motociclistas da América Latina.  Isto sem falar em fabricantes de motopeças e equipamentos, que estiveram timidamente representados.
Sentimos a ausência também quase maciça das organizações públicas que utilizam motocicletas em seu dia-a-dia, notadamente nossas Forças Armadas, Policia Militar e Corpo de Bombeiros. Apenas a Polícia Rodoviária Federal esteve lá  com uma estande caprichada.

Davis Guimarães comemora 30 anos de carreira com vitória na Bahia

O Piloto Davis Guimarães comemorou os 30 anos de carreira no lugar mais alto do pódio na tarde deste domingo.
Fonte: Engenharia de Comunicação
Ele correu pela MX3 na 5° etapa do Brasileiro de Motocross e mostrou que a experiência é o que define um verdadeiro campeão no esporte.
Três vezes campeão nacional e acumulando 12 títulos estaduais e 1 internacional, para Davis o maior desafio agora era vencer com o protótipo XM450 da X Motos do Brasil, moto que está ajudando a desenvolver. “A moto se comportou bem do começo ao fim. Teste maior que esse, com a pista irregular e com lama, não existe. A moto está aprovada”, afirmou o piloto. Uma chuva forte atingiu a cidade no sábado e motivou até mesmo ameaças de cancelamento das provas e o adiamento das provas das categorias 65 e 86 cilindradas.

Davis foi homenageado no pódio e emocionou o público que lotou as arquibancadas em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (BA).
“Tem momentos que a gente tem dúvida, mas a equipe me deu força que eu precisava para seguir em frente e chegar à vitória. Só tenho a agradecer ao time que nunca desacreditou”, disse o piloto que faz parte da Escuderia X Motos.
Sobre a prova, Davis comentou sobre sua experiência como fator que fez a diferença. A pista estava muito técnica do ponto de vista dos pilotos, enlameada e com muitos buracos e pontos onde as motos literalmente atolavam. “A estratégia era correr em pé e não cair nem atolar, para não perder tempo. Depois de tomar a liderança, tive momentos de nervosismo, mas soube administrar e abri vantagem sobre o segundo colocado”.
Davis chegou a 10 segundos o segundo colocado e parte para a próxima etapa do campeonato mais confiante e convicto da vitória. O piloto sobe mais no ranking geral e agora é o quarto colocado, com 83 pontos.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross acontece em Santa Catarina nos dias 31 de Agosto e 01 de Setembro.

domingo, 28 de julho de 2013

Brasilia Moto Capital 2013: Uma visão particular.

Motociclistas de todo o Brasil e da América Latina estiveram presente.
Texto: Nilson Silva.
Foto: Lis Costa.
Este ano tivemos uma participação mais ativa no Brasilia Moto Capital, pois recebemos amigos de outras estados  e até do exterior. Leivyson Silveira 30 anos, veio de Caruaru, Pernambuco, ha 2100 Km de Brasilia, com a esposa e mais três amigos com respectivas mulheres. Eles são integrantes do Moto clube Selvagens da cidade do mesmo nome no agrestes Pernambucano.
 A equipe não mediu esforço para rodar distância tão grande até a Capital Federal  e participar deste que é maior encontro de motociclistas da América Latina. Aqui como de praxe fizeram vários passeios e tiraram muitas fotos nos cartões postais da  cidade.
Registramos também com muito carinho a presença de "Seu Coraza", 56 anos, policial aposentado e nosso amigo da cidade de Melo no interior  do Uruguai.
Ele preparou sua Mondial 250cc, juntou outro compatriota e mais dois gaúchos para rodar 2.600 Km até o Planalto Central, enfrentando sol e principalmente muita chuva, numa jornada de 6 dias. Acampado como outros tantos em uma barraca no Parque de Exposição da Granja do Torto, ele se diz feliz e destacou a hospitalidade do povo Brasileiro, o clima de união entre todos os motociclistas, a tranquilidade do local e claro, a beleza arquitetônica singular de Brasilia. Indagado se voltará ano que vem ele afirma que sim.
A história desse simpático uruguaio representa bem o clima do evento. Algo
Grandioso, simples e organizado.
Um público estimado de 400 mil pessoas nos 5 dias, com circulação de 80 mil motocicletas e tudo funcionando.
Nossos parabéns aos  participantes, organizadores e trabalhadores por nos proporcionar mais esta linda festa sobre duas rodas!!!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Após semestre fraco, setor revê previsão para 2013.

Apesar do leve aumento em junho (+7,6%) em relação ao mesmo mês do ano passado, a produção de motos este ano registra uma queda importante.
Fonte: FENABRAVE.
De janeiro a junho foram fabricadas no Brasil, segundo a Abraciclo, a associação dos fabricantes, 835.959 unidades, contra 967.890 no primeiro semestre do ano passado. Uma queda, portanto, de 13,6%.
Em junho foram produzidas 151.652 unidades, desempenho melhor do que junho de 2012 e também melhor que maio, quando foram fabricadas 147.929 motocicletas, um aumento de 2,5%.
O crescimento da produção em junho, no entanto, ocorreu por uma questão de adequação das linhas de montagens e não por influência do mercado. Muitas montadoras anteciparam a produção para fazer estoque por causa das férias coletivas de julho. Tanto que as vendas neste mês já estão mais baixas. O resultado da primeira quinzena revela uma queda de 3,5% nas vendas diárias.
Diante da queda da produção no primeiro semestre e considerando as perspectivas ruins da economia nacional, no entender dos empresários, o setor de duas rodas refez as projeções para o fechamento de 2013.
Agora, a previsão é que os volumes totais mantenham-se estáveis em comparação com 2012.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

BMW confirma saída do Mundial de Superbikes ao final desta temporada

Foco da montadora Bávara será desenvolvimento de motos com menos de 500cc a partir de 2014.
Publicado em Sobremotos, quarta, 24 Julho 2013.
Resultados da equipe oficial BMW no Campeonato Mundial de Superbikes foram razoáveis, mas aquém da expectativa e dos investimentos realizados pela fabricante alemã.
A BMW emitiu nota oficial hoje declarando que encerrará suas atividades esportivas no Campeonato Mundial de Superbikes ao final desta temporada e que passará, entre outras ações estratégicas, a desenvolver motos abaixo de 500cc.
Stephan Schaller, Diretor Geral da BMW Motorrad, assina a nota onde consta que: "A BMW Motorrad Motorsport ao final desta temporada vai terminar seu compromisso com o Campeonato Mundial de Superbikes. Este passo é consistente com o realinhamento estratégico da nossa marca. A BMW Motorrad vai se concentrar ainda mais na expansão da sua gama de produtos, agora mais calcada em motos acima de 500cc para segmentos abaixo de 500 cc, e-mobilidade e no desenvolvimento do potencial dos mercados de economias emergentes, como o Brasil e Ásia . Somente a pessoa que atua de forma consistente, hoje, está preparada para os desafios de amanhã".

A BMW Motorrad Motorsport estreou no Campeonato Mundial FIM de Superbikes em 2009. Até o momento, o fabricante alemão conquistou 11 vitórias e 33 pódios com a versão de corrida da BMW S 1000 RR. Resultados razoáveis, mas bem aquém da expectativa e dos investimentos realizados pela fabricante alemã.

Tendo estreado no mesmo ano, e com investimentos bem menores, a Aprilia conquistou dois títulos mundiais, em 2010 e 2012 com Max Biaggi, demonstrando ser uma moto superior. A Yamaha levou o título em 2009 com Ben Spies e a Ducati em 2011 com Carlos Checa.
Neste ano, novamente a Aprilia é favorita ao título mundial, desta vez com Sylvain Guintoli, que vem liderando o campeonato até agora. O melhor piloto com BMW é Marco Melandri, que ocupa a terceira posição na classificação geral, 32 pontos atrás de Guintoli.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

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