quarta-feira, 31 de julho de 2013

Honda remodela totalmente linha CG para 2014

A Honda revelou nesta terça-feira (30), em Campinas (SP), a nova geração da linha CG no Brasil, da qual fazem parte as motos líderes de venda no país.
Publicado no site g1.com em 30/07.
Foto: divulgação.
Além do visual totalmente novo, CG 150 Titan, CG 150 Fan e CG 125 Fan 2014 passaram por mudanças na estrutura com a chegada de um novo chassi 3,8 kg mais leve e mais rígido. Os motores seguem os mesmos das versões anteriores: flex com injeção eletrônica na 150 e carburado a gasolina na 125.

Veja lista completa de preços:
CG 125 Fan KS: R$ 5.490
CG 125 Fan ES (partida elétrica): R$ 6.100
CG 125 Fan ESD (partida elétrica + freio a disco): R$ 6.250
CG 150 Fan ESDi: R$ 6.750
CG 150 Titan ESD: R$ 7.320
CG 150 Titan: R$ 7.830
Lançada no país em 1976, a linha CG chega à sua 8ª geração pouco depois de alcançar a marca de 10 milhões de unidades comercializadas no país, tornando-se o veículo motorizado mais vendido do mercado brasileiro.
“Com o lançamento da CG, queremos dar uma injeção de ânimo no mercado, que passa por um momento difícil. A vinda dela é importante para o segmento”, diz Alfredo Guedes, supervisor de relações públicas da empresa.

Todas serão produzidas na fábrica da Honda em Manaus e chegam às lojas em agosto, com exceção da versão mais básica, a CG 125 Fan KS, que começa a ser vendida apenas em setembro.
Dentro da gama 2014, o produto-chefe é a 150 Fan, que a marca espera vender 137.650 unidades até o final do ano. Na sequência, aparece a 125 Fan, com previsão de 65.702 motos comercializadas até dezembro e, para completar, a Titan 150 deve fechar o ano com 58.075 unidades.

A principal novidade da 8ª geração é o visual, que agora tem padronização na linha, apesar de sutis diferenças entre os modelos. Fan 125 e 150 abandonam o clássico farol arredondado e adotam conjunto óptico diferenciado, com farol dianteiro envolto por carenagens. A Titan, apesar de também ganhar este visual, já não utilizava farol “bolinha” na geração anterior.
Os motivos não são apenas estéticos, diz a Honda. “Este tipo de farol ilumina de maneira melhor”, explica Guedes. O novo desenho adotado é o mesmo em todas versões, mas apresenta diferenças de acabamentos.

Outra característica da linha 2014 são carenagens no tanque, iguais na CG 150 Fan e 125 Fan e mais protuberantes na Titan. Os protetores laterais foram reestilizados; também com diferentes desenhos entre a Fan e a Titan. A traseira ganhou visual mais esportivo e segue mesmo padrão em todas versões, com lanterna que imita LED.
No entanto, as 150 tiveram de abandonar o conjunto óptico integrado entre setas, lanterna traseira e farol por motivos de legislação, informou a fabricante. A empresa ainda quebrou outro paradigma na moto, abandonando o escapamento do tipo “corneta” por um de linhas mais modernas, algo que também aconteceu com os retrovisores.

As versões da 150 Titan são a top de linha EX, que traz rodas de liga-leve, e a ESD – ambas com partida elétrica e freio a disco. Para a 150 Fan, restou somente uma única versão, a ESDi também com partida elétrica e freio a disco. Enquanto a Fan 125 possui as versões KS (mais básica), ES (partida elétrica) e a ESD (partida elétrica + freio disco).

Entre as novidades estruturais, a Honda ressaltou o chassi da linha, que é completamente novo. Além de alterar o desenho, possui novos materiais e sua parte principal é feita de aço de alta tensão. “Por ser mais resistente, tiramos material deixando 3,8 kg mais leve”, explica Guedes. O chassi agora pesa 10 kg.
Com a nova base, também houve mudança na inclinação do ângulo da suspensão dianteira, que foi diminuído. Além disso, as suspensões das 150 estão mais altas, com 5 milímetros a mais, e foram recalibradas.
Os pneus também são diferentes, com novos desenhos desenvolvidos pela Pirelli – somente a versão mais simples da 125, a KS, terá pneus da Levorin. A empresa também fez alterações no sistema de freios que traz disco de série na dianteira das 150.

O dispositivo recebeu alterações para ficar mais progressivo, evitando o travamento precoce. Para a 125 Fan, a novidade é a versão ESD, que traz freio a disco para o modelo pela primeira vez. Assim, o tambor na dianteira, sistema mais arcaico, estará presente somente nas opções ES e KS da Fan. “Em um futuro próximo vamos acabar com o freio a tambor na CG”, explica Guedes.
Toda a linha recebe painel do tipo digital, porém, apresentando diferenças entre eles. Na 125 Fan o sistema continua bem simples, sem marcador de combustível, mostrando apenas velocímetro e hodômetro. Na 150 Fan, ele recebe o marcador, enquanto na Titan, mais completa, o painel tem relógio e exclusiva iluminação azul.

Na linha 150, que conta com o motor flex, foi abandonado o confuso sistema de luzes que indicavam se o tanque estava com 100% de etanol ou misturado com gasolina. No dispositivo atual, caso exista a necessidade de adicionar gasolina ao tanque, aparecerá um símbolo no canto esquerdo do painel.

A Honda diz que o motor pegará de qualquer modo, mesmo abastecida somente com etanol. Os tanques apresentam novos visuais. Os comandos de seta, buzina e farol também foram modernizados, deixando de lado os botões antigos por outros mais modernos.
No entanto, a marca optou por não adicionar o corta-corrente na moto, botão que desliga o motor. Segundo a marca, em pesquisas feitas com usuários este item não foi apontado como essencial - o lampejador, que aciona momentaneamente o farol, foi também foi deixado de lado.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Brasilia Moto Capital 2013 reúne 380 mil motociclista em Brasilia

Pessoas de Brasilia, de todo o Brasil e da América latina participam da maior festa do motociclismo nacional.
Texto: Nilson Silva.
Fotos: Lis Costa.
A décima edição do Brasilia Moto Capital, aconteceu de 24 a 28 de julho de 2013, no Parque de Exposição da Granja do Torto. O evento serviu também para comemorar o Dia Nacional do Motociclista (27/07).
No princípio do século XXI, em 2001, o evento começou a ser realizado nas dependências do Autódromo Internacional Nelson Piquet; Depois passou para o estacionamento do então Mané Garrincha, hoje Estádio Nacional de Brasilia. Já chegou a ser realizado na Orla do Lago Paranoá.
Mas em 2009, após sucessivos recordes de participação, o encontro foi deslocado para a Granja do Torto, um local amplo e com infraestrutura mínima para armações de tendas, barracas, estandes, palcos e outras estruturas.
Os motociclistas e simpatizantes vêm de todos os estados Brasileiros e até do exterior, em grupos ou em viagem solo. Leivyson Silveira, comerciante, 32 anos , apaixonado por motos, veio de Caruaru, Pernambuco, com a esposa e mais seis integrantes de “Os Selvegens”, moto clube da mesma cidade do Agreste. Viajaram 2.100 Km, conheceram os monumentos, tiraram fotos nos cartões postais da cidade e avaliaram o evento como grandioso.
"Seu Coraza", 56 anos (recusou-se a revelar o verdadeiro nome), policial aposentado do Uruguai, fez revisão em sua Mondial 250cc, juntou mais 4 amigos e rumou para o Planalto Central em uma jornada de 2.600Km. Se diz encantado com a beleza arquitetônica da cidade e coma receptividade dos Brasileiros.

Segundo Ana Paula Scinocca, assessora de imprensa do evento, houve a participação de 1.200 moto clubes de todo Brasil; 17.000 motociclistas participaram do passeio pelos cartões postais da cidade no sábado á tarde; 80.000 mil motocicletas foram estacionadas nas dependências da Granja do Torto nos 5 dias da festa e o novo recorde de participação foi batido com 380 mil pessoas. Não foi cobrado ingresso nem estacionamento de motociclistas.
Toda esta gente para ver para ver entre outras coisas o show do Tremendão Erasmo Carlos, a Dani Carlos, The Fevers, Bandas gospel, globo da morte, luta livre, 4 “casamentos motociclísticos” de verdade e muitas outras atrações .

Elogiamos a organização e o clima de paz, segurança e tranquilidade da festa, mas temos algumas criticas principalmente em relação á falta de terminais de caixa eletrônico. Somente o Banco do Brasil com dois caixas rápidos para um público de 400 mi l pessoas. Não sabemos o porquê outros bancos públicos particulares não estavam atuando lá.
Constatamos também a ausência da montadora líder no mercado brasileiro, bem como das duas principais marcas Premium. A BMW e Harley Davidson desta vez não deram o ar da graça, neste que é sem dúvida maior encontro de motociclistas da América Latina.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Brasília Motocapital 2013 termina com recorde de público

Em cinco dias, 380 mil pessoas passaram pela Granja do Torto, local do Evento.
Fonte: Assessoria de imprensa Brasilia MotoCapital
Comentário: Nilson Silva.
Foto: Lis Costa.
A décima edição do Brasília Moto Capital, maior encontro de motociclismo da América Latina e terceiro maior do mundo, terminou hoje (28/07) com recorde de público. Em cinco dias de evento, 380 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições da Granja do Torto, na capital federal.
Desde quarta-feira, o evento reuniu 1200 moto clubes de diferentes regiões e de outros países como Argentina, Uruguai e Estados Unidos.
A expectativa inicial de público era de 320 mil pessoas. O evento contou com 23 atrações musicais, 114 expositores e shows de luta livre, freestyle, moto trial e globo da morte. O Brasília Moto capital 2013 gerou 180 empregos diretos e 1300 indiretos. Cento e cinquenta jornalistas participaram da cobertura de imprensa.
A edição de 2014 já tem data marcada: de 23 a 28 de julho.
Nosso Comentário: O evento foi realmente grandioso, em clima de muita paz, camaradagem e harmonia. Na condição de usuário, de público, de participante, sentimos falta de de terminais de auto atendimento de do todos os bancos exceto o Banco do Brasil. Ficamos aqui pensando se um evento desta magnitude não é uma boa ocasião para os grandes bancos públicos e privados mostrarem suas respectivas caras. 
Os fabricantes de motocicletas e equipamentos também ficaram nos devendo, pois marcas líderes do mercado como Honda, BMW Motorrad, Harley Davidson e até a Kasisnki ignoraram solenemente o maior encontra de motociclistas da América Latina.  Isto sem falar em fabricantes de motopeças e equipamentos, que estiveram timidamente representados.
Sentimos a ausência também quase maciça das organizações públicas que utilizam motocicletas em seu dia-a-dia, notadamente nossas Forças Armadas, Policia Militar e Corpo de Bombeiros. Apenas a Polícia Rodoviária Federal esteve lá  com uma estande caprichada.

Davis Guimarães comemora 30 anos de carreira com vitória na Bahia

O Piloto Davis Guimarães comemorou os 30 anos de carreira no lugar mais alto do pódio na tarde deste domingo.
Fonte: Engenharia de Comunicação
Ele correu pela MX3 na 5° etapa do Brasileiro de Motocross e mostrou que a experiência é o que define um verdadeiro campeão no esporte.
Três vezes campeão nacional e acumulando 12 títulos estaduais e 1 internacional, para Davis o maior desafio agora era vencer com o protótipo XM450 da X Motos do Brasil, moto que está ajudando a desenvolver. “A moto se comportou bem do começo ao fim. Teste maior que esse, com a pista irregular e com lama, não existe. A moto está aprovada”, afirmou o piloto. Uma chuva forte atingiu a cidade no sábado e motivou até mesmo ameaças de cancelamento das provas e o adiamento das provas das categorias 65 e 86 cilindradas.

Davis foi homenageado no pódio e emocionou o público que lotou as arquibancadas em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (BA).
“Tem momentos que a gente tem dúvida, mas a equipe me deu força que eu precisava para seguir em frente e chegar à vitória. Só tenho a agradecer ao time que nunca desacreditou”, disse o piloto que faz parte da Escuderia X Motos.
Sobre a prova, Davis comentou sobre sua experiência como fator que fez a diferença. A pista estava muito técnica do ponto de vista dos pilotos, enlameada e com muitos buracos e pontos onde as motos literalmente atolavam. “A estratégia era correr em pé e não cair nem atolar, para não perder tempo. Depois de tomar a liderança, tive momentos de nervosismo, mas soube administrar e abri vantagem sobre o segundo colocado”.
Davis chegou a 10 segundos o segundo colocado e parte para a próxima etapa do campeonato mais confiante e convicto da vitória. O piloto sobe mais no ranking geral e agora é o quarto colocado, com 83 pontos.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross acontece em Santa Catarina nos dias 31 de Agosto e 01 de Setembro.

domingo, 28 de julho de 2013

Brasilia Moto Capital 2013: Uma visão particular.

Motociclistas de todo o Brasil e da América Latina estiveram presente.
Texto: Nilson Silva.
Foto: Lis Costa.
Este ano tivemos uma participação mais ativa no Brasilia Moto Capital, pois recebemos amigos de outras estados  e até do exterior. Leivyson Silveira 30 anos, veio de Caruaru, Pernambuco, ha 2100 Km de Brasilia, com a esposa e mais três amigos com respectivas mulheres. Eles são integrantes do Moto clube Selvagens da cidade do mesmo nome no agrestes Pernambucano.
 A equipe não mediu esforço para rodar distância tão grande até a Capital Federal  e participar deste que é maior encontro de motociclistas da América Latina. Aqui como de praxe fizeram vários passeios e tiraram muitas fotos nos cartões postais da  cidade.
Registramos também com muito carinho a presença de "Seu Coraza", 56 anos, policial aposentado e nosso amigo da cidade de Melo no interior  do Uruguai.
Ele preparou sua Mondial 250cc, juntou outro compatriota e mais dois gaúchos para rodar 2.600 Km até o Planalto Central, enfrentando sol e principalmente muita chuva, numa jornada de 6 dias. Acampado como outros tantos em uma barraca no Parque de Exposição da Granja do Torto, ele se diz feliz e destacou a hospitalidade do povo Brasileiro, o clima de união entre todos os motociclistas, a tranquilidade do local e claro, a beleza arquitetônica singular de Brasilia. Indagado se voltará ano que vem ele afirma que sim.
A história desse simpático uruguaio representa bem o clima do evento. Algo
Grandioso, simples e organizado.
Um público estimado de 400 mil pessoas nos 5 dias, com circulação de 80 mil motocicletas e tudo funcionando.
Nossos parabéns aos  participantes, organizadores e trabalhadores por nos proporcionar mais esta linda festa sobre duas rodas!!!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Após semestre fraco, setor revê previsão para 2013.

Apesar do leve aumento em junho (+7,6%) em relação ao mesmo mês do ano passado, a produção de motos este ano registra uma queda importante.
Fonte: FENABRAVE.
De janeiro a junho foram fabricadas no Brasil, segundo a Abraciclo, a associação dos fabricantes, 835.959 unidades, contra 967.890 no primeiro semestre do ano passado. Uma queda, portanto, de 13,6%.
Em junho foram produzidas 151.652 unidades, desempenho melhor do que junho de 2012 e também melhor que maio, quando foram fabricadas 147.929 motocicletas, um aumento de 2,5%.
O crescimento da produção em junho, no entanto, ocorreu por uma questão de adequação das linhas de montagens e não por influência do mercado. Muitas montadoras anteciparam a produção para fazer estoque por causa das férias coletivas de julho. Tanto que as vendas neste mês já estão mais baixas. O resultado da primeira quinzena revela uma queda de 3,5% nas vendas diárias.
Diante da queda da produção no primeiro semestre e considerando as perspectivas ruins da economia nacional, no entender dos empresários, o setor de duas rodas refez as projeções para o fechamento de 2013.
Agora, a previsão é que os volumes totais mantenham-se estáveis em comparação com 2012.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

BMW confirma saída do Mundial de Superbikes ao final desta temporada

Foco da montadora Bávara será desenvolvimento de motos com menos de 500cc a partir de 2014.
Publicado em Sobremotos, quarta, 24 Julho 2013.
Resultados da equipe oficial BMW no Campeonato Mundial de Superbikes foram razoáveis, mas aquém da expectativa e dos investimentos realizados pela fabricante alemã.
A BMW emitiu nota oficial hoje declarando que encerrará suas atividades esportivas no Campeonato Mundial de Superbikes ao final desta temporada e que passará, entre outras ações estratégicas, a desenvolver motos abaixo de 500cc.
Stephan Schaller, Diretor Geral da BMW Motorrad, assina a nota onde consta que: "A BMW Motorrad Motorsport ao final desta temporada vai terminar seu compromisso com o Campeonato Mundial de Superbikes. Este passo é consistente com o realinhamento estratégico da nossa marca. A BMW Motorrad vai se concentrar ainda mais na expansão da sua gama de produtos, agora mais calcada em motos acima de 500cc para segmentos abaixo de 500 cc, e-mobilidade e no desenvolvimento do potencial dos mercados de economias emergentes, como o Brasil e Ásia . Somente a pessoa que atua de forma consistente, hoje, está preparada para os desafios de amanhã".

A BMW Motorrad Motorsport estreou no Campeonato Mundial FIM de Superbikes em 2009. Até o momento, o fabricante alemão conquistou 11 vitórias e 33 pódios com a versão de corrida da BMW S 1000 RR. Resultados razoáveis, mas bem aquém da expectativa e dos investimentos realizados pela fabricante alemã.

Tendo estreado no mesmo ano, e com investimentos bem menores, a Aprilia conquistou dois títulos mundiais, em 2010 e 2012 com Max Biaggi, demonstrando ser uma moto superior. A Yamaha levou o título em 2009 com Ben Spies e a Ducati em 2011 com Carlos Checa.
Neste ano, novamente a Aprilia é favorita ao título mundial, desta vez com Sylvain Guintoli, que vem liderando o campeonato até agora. O melhor piloto com BMW é Marco Melandri, que ocupa a terceira posição na classificação geral, 32 pontos atrás de Guintoli.

Honda Racing quer ampliar série de vitórias na 3ª etapa do SuperBike Brasil 2024

Em Interlagos, Eric Granado chega invicto na Superbike Pro, que também terá Guilherme Brito e João Carneiro; Categorias Honda Jr Cup e Copa ...