quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Noé de Oliveira defende título no Enduro da Independência

Noé de Oliveira
Atual campeão da Over 45, piloto da Gas Gas Racing Team está pronto para a 31ª edição do evento de enduro de regularidade. 
Fonte: Mundo Press
Noé de Oliveira está pronto para defender o título da categoria Over 45 na 31ª edição do Enduro da Independência, de 4 a 7 de setembro. A bordo da motocicleta ES 250F Cami, o piloto da Gas Gas Racing Team irá percorrer aproximadamente 900 quilômetros entre Vitória (ES) e Ouro Preto (MG), tendo como plano de fundo a Rota Imperial São Pedro D’Alcântara.
“As expectativas para defender o título são muito boas, estou motivado. A prova é longa e deve ser rápida, com bastante estradinha e roteiro, que é o que a gente gosta. A Cami é versátil e ligeira, vamos nos dar muito bem no caminho”, comentou Oliveira, que recentemente confirmou o vice-campeonato mineiro da modalidade.

O piloto participou pela primeira vez do Enduro da Independência em 1991, na categoria Novato, e obteve outros resultados consistentes como o terceiro lugar na Master e segundo na Over 40. Em 2013, a prova larga da capital capixaba e passa pelas cidades de Venda Nova do Imigrante (ES), Manhuaçu (MG) e Viçosa (MG) antes de chegar em Ouro Preto (MG).

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pesquisa revela causas de acidentes com motocicletas.

Imprudência de condutores de motocicletas e outros veículos, processo de habilitação falho e uso de drogas e álcool estão entre as principais causas
Fonte: Abraciclo.
Uma parceria entre a ABRACICLO - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, e o Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) resultou na realização de um estudo pioneiro na América Latina, com o intuito de elucidar as reais causas dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. O resultado do projeto foi apresentado  em São Paulo pelo HC.

A pesquisa “Causas de Acidentes com Motociclistas” revelou que as principais ocorrências derivam do comportamento inadequado tanto de motoristas quanto de motociclistas, do uso de drogas e álcool e da ineficiência na formação dos condutores. Os dados foram coletados durante três meses por equipes especializadas (Polícias Militar, Corpo de Bombeiros, peritos, médicos e agentes da CET), que atenderam a 326 vítimas nas unidades hospitalares da Zona Oeste da cidade de São Paulo.

Os dados mostram que o despreparo de motoristas e motociclistas ao transitar nas vias de São Paulo é responsável por 74% das ocorrências de trânsito. Mais da metade desses acidentes foi ocasionada por automóveis (51%) e 49% por motociclistas - em ambos os casos o principal causador é a imprudência dos condutores (88%), conforme as conclusões dos peritos.

De acordo com o estudo, os motociclistas mais vulneráveis a acidentes são homens (92%), com idade média de 30 anos, formados pelo ensino médio (58%) e com renda de 1 a 3 salários mínimos (62%). Desses, 73% usam o veículo como meio de transporte e apenas 23% das vítimas eram motofretistas.
Por outro lado, 23% dos motociclistas avaliados pelo estudo não possuíam habilitação. “Por não ter a formação exigida, esse condutor não conta com a capacitação necessária para enfrentar as vias públicas e, consequentemente, pode cometer imprudências e ocasionar acidentes”, explica Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

O levantamento também apontou o consumo de álcool e drogas como uma das principais causas das ocorrências, uma vez que 21,3% dos acidentados estavam sob efeito de entorpecentes. Desses, 14,2% tinham consumido drogas (maconha, cocaína ou anfetaminas) e 7,1% estavam alcoolizados. “Não precisamos de mais leis para inibir o consumo de drogas e álcool ao dirigir, mas sim de fiscalização eficiente e punições rigorosas. Não podemos ser hipócritas, temos que encarar isso de frente”, comenta Dra. Júlia Greve, coordenadora do estudo feito pelo Hospital das Clínicas.
Durante a pesquisa, também foi apurado que 94% dos acidentes ocorreram em pista seca, sendo 67% durante o dia e 18% às sextas-feiras.
“A indústria de veículos de duas rodas levará estes resultados aos órgãos governamentais e apresentará propostas para possíveis soluções, visando um trânsito mais seguro”, finaliza Fermanian.

Triumph disputa prêmios em seis categorias do concurso “Moto do Ano”

Marca inglesa  está bem representada em quase todas as categorias

Fonte: G6comunicação.
A Triumph Motorcycles participa do concurso “Moto do Ano 2014”, promovido pela revista Duas Rodas com todas as suas oito motocicletas vendidas no mercado nacional, concorrendo em seis das 11 categorias existentes. Ao todo, o evento reunirá 57 motos e as mais votadas pelo público receberão bônus na nota concedida por sete jornalistas especializados, convidados pela revista Duas Rodas para escolher as melhores do ano. A Triumph participa das seguintes categorias:
Big Trail até 800 cc: Tiger 800XC
Big Trail até 1200 cc: Tiger Explorer 1200
Naked até 800 cc: Bonneville T100 e Street Triple 675
Naked até 1200 cc: Speed Triple
Custom: Rocket III Roadster e Thunderbird Storm
Sport: Daytona 675R
O prêmio “Moto do Ano” foi criado em 1998 e elege os melhores lançamentos dos últimos 12 meses em cada categoria. Para votar, basta fazer login no site da revista (abaixo) e escolher os modelos. Só é possível votar uma vez. Os resultados serão divulgados após o término da votação, que vai até 1º de setembro.

Kawasaki convoca Ninja 300 e Z 800 para reparo em ABS e Unidade de Controle Eletrônico -ECU

Chamados para duas inspeções preventivas envolvendo os modelos Ninja 300, Ninja 300 ABS e Z800 ABS teve início dia 26 de agosto de 2013.
A Kawasaki Motores do Brasil Ltda. convoca de maneira preventiva, os proprietários dos modelos abaixo identificados, a entrar em contato com uma Concessionária Autorizada Kawasaki para agendamento de inspeção e eventual reparo gratuito dos seguintes componentes:
NINJA 300 e NINJA 300 ABS modelos 2013 - Recall ECU
A razão técnica que motivou a realização deste chamado para os modelos Ninja 300 e Ninja 300 ABS (relação de chassis indicados no quadro) foi a programação incorreta da unidade de controle eletrônico (ECU), que poderá causar a interrupção do sistema de alimentação de combustível e, em situação de redução de marcha, no momento em que a embreagem for acionada com rotações próximas dos 3000 RPM, poderá desligar o motor.

NINJA 300 ABS e Z800 ABS modelos 2013 - Recall ABS
A razão técnica que motivou a realização deste chamado para os modelos Ninja 300 ABS e Z800 ABS (relação de chassis indicados no quadro) foi uma falha no processo de fabricação da unidade hidráulica do ABS. Algumas unidades podem ter sido montadas com uma rebarba de alumínio que poderá se alojar em uma válvula de retenção da unidade, o que pode levar a falha no funcionamento do ABS em situações de frenagens bruscas e, eventualmente, causar o travamento das rodas.
Informações adicionais podem ser obtidas junto a Rede de Concessionárias Autorizadas ou entrando em contato com o SAK (Serviço de Atendimento Kawasaki) no horário comercial, pelos telefones (11) 4422-9309 para a grande São Paulo e 0800 773-1210 para as demais localidades ou ainda pelo site www.kawasakibrasil.com.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Moto 1000 GP: record de público na etapa de Cascavel-PR.

Apesar do mau tempo no início do domingo, quarta etapa do Brasileiro de Moto velocidade reuniu 23 mil torcedores no Autódromo Zilmar Beux
Fonte: Grelak Comunicação.
As corridas da quarta etapa, no último domingo (25), estabeleceram um recorde de público para o Moto 1000 GP. Mais de 23.000 torcedores, segundo estimativas iniciais dos organizadores, estiveram no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), acompanhando o evento. A BR-277, rodovia que dá acesso ao circuito, teve uma manhã de filas quilométricas formadas pelo maior público da história da competição, criada e implantada em 2011.
O número de torcedores surpreendeu, sobretudo levando-se em conta o mau tempo da manhã de domingo, quando a neblina impedia a visibilidade na pista e levou os organizadores do Moto 1000 GP a promoverem mudanças na programação. As corridas das categorias GPR 250 e GP 600, agendadas para o início do cronograma, pela manhã, foram remanejadas para a parte da tarde, depois das corridas da GP 1000 e da GP Light/GP Máster.

A torcida no autódromo cascavelense reuniu apreciadores do esporte de várias cidades do Paraná e de Santa Catarina. Grupos de motociclismo vindos do Paraguai, da Argentina e do Uruguai reforçaram o público. “Tivemos uma presença marcante dos integrantes de grupos de motociclista e moto-clubes de toda a região, alguns vieram de muito longe para prestigiar o Moto 1000 GP”, enalteceu o promotor do campeonato, Gilson Scudeler.

A participação do público na quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade exigiu uma atuação específica da Polícia Rodoviária Federal na BR-277. O trecho de 2,7 quilômetros entre o Trevo Cataratas e os portões de entrada teve congestionamentos. “A Polícia Rodoviária nos procurou para juntos modificamos o acesso ao autódromo. Assim os patrulheiros conseguiram reestabelecer fluxo do trânsito na rodovia”, contou Scudeler.

domingo, 25 de agosto de 2013

Moto 1000 GP: Rafael Bertagnolli vence na GP 600 em Cascavel

Rafael Bertagnolli
Numa corrida bem disputada entre os três primeiros colocados, piloto da BSB Motor Racing leva a melhor no Autódromo Zilmar Beux
Fonte: Grelak Comunicação.
“Para mim, foi uma vitória ter chegado aqui e disputar essa corrida”, disse Rafael Bertagnolli, vencedor da quarta etapa do Moto 1000 GP, realizada na tarde deste domingo (25), no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel. A frase do piloto da equipe BSB Motor Racing sintetiza os problemas enfrentados por ele. “Foi difícil chegar a Cascavel, tive problemas na estrada. Na pista, a equipe trabalhou forte e merece ser lembrada nessa conquista”, disse, emocionado, na coletiva de imprensa.
Durante as 20 voltas da categoria GP 600, Bertagnolli travou uma corrida à parte com Ademilson Peixer, da Moto 3 Racing Team, que chegou em segundo, e Gustavo Cecarelli, que corre pela HPN Racing Team, terceiro no pódio. “Sei que poderia ter ido melhor, mas a corrida exigiu muito. Tivemos que manter um ritmo forte desde o começo”, comentou Peixer. “É bom ver como o campeonato está disputado, com um nível mais forte a cada etapa. Isso nos obriga a melhorar. Na próxima corrida em São Paulo, vou trabalhar para estar na ponta”, garantiu ele.

Gustavo Cecarelli agora é o décimo colocado com 25 pontos – ele que estava em 13ª posição até esta etapa. O piloto exaltou o seu terceiro lugar. “Para mim, esse resultado foi como um primeiro lugar, sem dúvidas. Méritos para a equipe, que me ajudou bastante. Agradeço também ao Bertagnolli e ao Peixer por uma disputa justa e limpa”, finalizou.

Confira a classificação final da corrida deste domingo (25), no Autódromo Zilmar Beux em Cascavel, válida pela quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade:
1º) Rafael Bertagnolli (RS/BSB Motor Racing), Kawasaki, 22mins57s640
2º) Ademilson Peixer (PR/Moto 3 Racing Team), Kawasaki, 0s927
3º) Gustavo Ceccarelli (SP/HPN Racing Team), Kawasaki, 1s113
4º) Sérgio Fasci (ARG/MG Bikes Yamaha Racing), Yamaha, 8s745
5º) Alex Pires (RJ/Center Moto Racing Team), Kawasaki, 43s860
6º) Eduardo Costa Neto (SP/Mobil Rush Racing), Kawasaki, 43s958
7º) Sergio Laurentys (BA/Tato Racing), Kawasaki, 49s255
8º) Manuel Jimenez (PR/Grinjets SBK Racing), Kawasaki, a 1 volta
9º) Marciano Santin (RS/Santin Racing), Honda, não completou
10º) André Veríssimo (SP/Motrix Scigliano Racing), Kawasaki, não completou

Moto 1000 GP: Diego Faustino vence a quarta etapa em Cascavel-PR.

Diego Faustino
Piloto da Petronas Eurobike Team travou duelo intenso na pista paranaense para cruzar em primeiro a linha de chegada.
Fonte: Grelak Comunicação.
Diferente das duas últimas etapas, a bandeira no lugar mais alto do pódio foi brasileira. Numa corrida empolgante ao público, Diego Faustino, da Petronas Eurobike Team, por apenas 34 milésimos, superou o argentino e líder do campeonato Luciano Ribodino, piloto da equipe Alex Barros Racing, praticamente na linha de chegada. Em terceiro ficou Danilo Lewis, da PRT / RC3 Brasil, numa corrida de superação.
Após a festa do pódio, os pilotos foram para a coletiva de imprensa, onde comentaram sobre a corrida. “Confesso que foi no braço mesmo. Cansei muito nas cinco últimas voltas, e contei com um erro dos meus adversários duas voltas antes do fim para assumir a ponta”, contou Faustino, logicamente satisfeita com o resultado final. “Para mim essa vitória dá uma nova dinâmica para o campeonato. A partir desta corrida (de Cascavel) que marca a metade do calendário, acredito que teremos condições de melhorar ainda mais”, explicou o piloto da Petronas, que atingiu a vice-liderança do Brasileiro de Motovelocidade, com 54 pontos conquistados.

Na sexta volta o argentino Luciano Ribodino, que largou na quarta colocação, tomou a ponta de Lewis, com Faustino, Miguel Praia e Lucas Barros disputando as primeiras colocações que ficariam intensas a partir da nona volta. Quando a corrida chegou à sua metade, num total de 22 voltas programadas, os primeiros retardatários começavam a aparecer para os três primeiros colocados. Nem mesmo esse contratempo tirou o ritmo forte da disputa. Assim, na décima quinta volta, Pierluigi quebrou o recorde de tempo em corridas, com o tempo de 1min02s899. Na volta seguinte, Faustino aproveitou uma falha de Ribodino e Lewis na curva do “S” de alta velocidade para assumir a ponta e permanecer assim até a chegada.
A próxima etapa do Moto 1000 GP, válida pela quinta corrida do ano, das oito programadas na temporada, será em São Paulo, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, no dia 22 de setembro.

Confira a classificação final da corrida deste domingo (25), no Autódromo Zilmar Beux em Cascavel, válida pela quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade:
1º) Diego Faustino (PR/Petronas Eurobike Team), BMW, 3mins24s795
2º) Luciano Ribodino (ARG/Alex Barros Racing), BMW, a 0s034
3º) Danilo Lewis (SP/Pitico Race), Kawasaki, a 0s789
4º) Miguel Praia (POR/Center Moto Racing Team), Honda, a 14s643
5º) Alan Douglas (SP/Pitico Race), Kawasaki, a 20s815
6º) Lucas Barros (SP/Alex Barros Racing), BMW, a 20s961
7º) Nico Ferreira (PR/HPN Racing Team), Kawasaki, a 22s438
8º) Wesley Gutierrez (PR/Motonil Motors), Kawasaki, a 34s681
9º) Alecsandre Grandi (SP/Team De Grandi-Bardahl), Honda, a 1 volta
10º) Diego Pierluigi (ARG/JC Racing Team), Kawasaki, a 1 volta
11º) Luiz Fittipaldi (DF/Motonil Motors), Kawasaki, a 1 volta
12º) Daniel Lenzi (PR/Grinjets SBK Racing), BMW, a 1 volta
13º) Marcos Salles, (PR, Team Fuel Racing/Mormaii), BMW, a 1 volta

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