quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Harley-Davidson fecha 2013 com lucro

América Latina registrou aumento de 13,1% nas vendas, enquanto
no mundo todo o crescimento foi de 4,4%

Fonte: Printer Press.
A Harley-Davidson acaba de divulgar seu balanço global do último trimestre e do ano de 2013, confirmando a tendência de incremento já observada ao longo do período. A empresa registrou aumento de vendas globais de 4,4% no ano passado, enquanto o lucro cresceu 17,6% em comparação a 2012, exibindo um crescimento contínuo e saudável de suas operações.
O lucro líquido no quarto trimestre de 2013 foi de US$ 75,4 milhões, de um faturamento total de US$ 1,19 bilhão. Em iguais meses de 2012, o lucro líquido foi de US$ 70,6 milhões, com receita consolidada de US$ 1,17 bilhão. O lucro por ação teve aumento de 9,7%, chegando a US$ 0,34, devido, principalmente, ao forte resultado das operações no segmento de motocicletas, incluindo uma receita maior e um gasto operacional menor em relação ao mesmo período de 2012.


No balanço total de 2013, o lucro líquido da empresa foi de US$ 734 milhões e o faturamento, US$ 5,9 bilhões. Como comparação, 2012 alcançou lucro líquido de US$ 623,9 milhões, em receita consolidada de US$ 5,58 bilhões. O lucro por ação no ano passado foi de US$ 3,28, 20,6% a mais do que os US$ 2,72 de 2012.
“Sem dúvida, 2013 foi um ano extraordinário para a Harley-Davidson. Nós anunciamos motocicletas surpreendentes, como o Projeto RUSHMORE e a Street, celebramos nosso aniversário de 110 anos com nossos clientes em todo o mundo e registramos crescimento financeiro. Nenhum destes resultados seria possível sem o grande esforço de nossos funcionários, concessionários e parceiros, trabalhando como um time único e seguindo com o objetivo de alimentar os sonhos de liberdade de nossos clientes”, afirma Keith Wandell, chairman, presidente e CEO da Harley-Davidson, Inc.

Concessionários em todo o mundo venderam 45.875 novas motocicletas Harley-Davidson no quarto trimestre de 2013, aumento de 5,7% comparado às 43.405 comercializadas no mesmo período de 2012. As revendas norte-americanas faturaram 27.387 motos zero, incremento de 6,3% sobre as 25.753 vendidas entre outubro e dezembro do ano anterior.
Nos mercados fora dos Estados Unidos, concessionários entregaram 18.488 novas motocicletas durante o último trimestre de 2013, volume 4,7% superior às 17.652 unidades negociadas em igual período de 2012. A América Latina teve uma redução de 2,8% no trimestre.

Em 2013, a companhia embarcou 260.471 motocicletas para concessionários e distribuidores em todo o mundo, aumento de 5,2% sobre o volume de 2012. A receita de motocicletas no ano passado cresceu 8%, chegando a US$ 4,07 bilhões. A receita sobre as vendas de peças e acessórios apontou alta de 1,5%, totalizando US$ 873,1 milhões, enquanto a de mercadorias em geral diminuiu 1,2%, atingindo US$ 295,9 milhões. A margem bruta de 2013 no segmento de motocicletas foi de 35,4% e a operacional, 16,6%. Em 2012, os níveis foram de 34,8% e 14,5%, respectivamente.

A Harley-Davidson estima enviar entre 279 mil e 284 mil motocicletas a concessionários e distribuidores de todo o mundo em 2014, um aumento aproximado de 7% a 9% em em relação a 2013. No primeiro trimestre deste ano, a empresa espera embarcar entre 76.500 e 81.500 unidades. Para 2014, a companhia prevê margem operacional entre 17,5% e 18,5% no segmento de motocicletas, e despesas de capital para a Harley-Davidson, Inc. entre US$ 215 milhões e US$ 235 milhões.
Além disso,

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Yamaha prepara nova moto flex para o mercado brasileiro (uma Lander 150?)

Modelo terá características de uso misto, no asfalto e na terra. Novidade pode ser a XTZ 150, versão mais off-road da Fazer 150. 
Publicado no G1.com em 28/01/2014.
Após lançar a Fazer 150 em 2013, a Yamaha prepara mais uma novidade para o mercado brasileiro, também com o sistema de flex em sua motorização. Sem divulgar detalhes sobre como será o novo produto, a empresa liberou apenas uma imagem da nova moto.
Pelas características mostradas na foto, é possível notar que o modelo de baixa cilindrada terá roda do tipo raiada e escapamento alto, indicando que o modelo será da categoria trail, de uso misto, com requisitos para rodar na terra e no asfalto.
Na imagem, apenas o comunicado "Mais uma novidade da Yamaha está chegando. Aguarde". Na lateral da moto, é possível ver a inscrição Blueflex, utilizada pela empresa em suas motos que podem rodar tanto com etanol quanto com gasolina (ou ambos).
No Brasil, a empresa comercializa dois modelos com esta tecnologia: a Fazer 150 e a Fazer 250. Assim, a novidade seria a primeira trail da marca a contar com esta tecnologia flex, já que as atuais XTZ 125 e XTZ 250 (Lander e Ténéré) rodam apenas com gasolina.

No ano passado, algumas unidades da moto, inédita em todo o mundo, chegaram ao país importadas do Japão, de acordo com dados da Receita Federal, segundo o Portal G1.
Pelas características que a imagem mostra, esta pode ser a XTZ 150, que seria um modelo para competir diretamente com a Honda NXR 150 Bros, do mesmo modo que a Fazer 150 chegou para brigar com a Honda CG 150.

O modelo segue com o motor apresentado pela Fazer 150, um monocilíndrico de 149,3 cilindradas do tipo 4 tempos. Sua potência máxima é de 12,2 cavalos e o peso da moto é de 121 kg, com roda dianteira de 19 polegadas e traseira de 17 polegadas.
As primeiras unidades vieram importadas para testes e homologação no país, mas o modelo será produzido em Manaus. Apesar de aparecer na lista de importação como XTZ 150, a moto pode chegar às lojas com outro nome.

O mesmo já aconteceu com a Fazer 150, que veio do Japão com a nomenclatura YBR 150, mas acabou emprestando o nome de sua irmã maior, a Fazer 250. Algo parecido pode ocorrer com a XTZ 150, que tem em Lander 250 e Ténéré 250 as opções mais próximas.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Moto 1000 GP: Brasileiro de Motovelocidade tem presença marcante no Salão Bike Show

Campeonato Brasileiro de Motovelocidade marcou presença pela primeira vez no evento no Riocentro Exhibiton & Convention Center.
Fonte: Grelak Comunicação.
O Moto 1000 GP manteve, entre quinta-feira (23) e domingo (26), um dos estandes mais movimentados do Salão Bike Show, no Rio de Janeiro (RJ). A quarta edição do evento, realizada no Riocentro Exhibition & Convention Center, apresentou ao público e ao mercado das motocicletas Premium – as de média e alta cilindradas – os últimos lançamentos de produtos em serviços oferecidos por mais de uma centena de empresas e organizações.
“Tivemos uma participação muito positiva no Salão Bike Show”, resumiu o promotor do Moto 1000 GP, Gilson Scudeler. “O nosso estande esteve bem movimentado todos os dias, tivemos a presença de pilotos do Rio e distribuição de brindes. Pudemos expor ao público apaixonado por motocicletas a proposta do Moto 1000 GP, o que é o evento, e também mantivemos bons contatos com empresas interessadas em integrar o nosso evento”, contou.

O estande do Moto 1000 GP acolheu amantes da motovelocidade para o Encontro de Veteranos, no sábado (25). A organização do Salão Bike Show promoveu uma homenagem ao piloto Luizmar “Chaveta” Muniz, multicampeão de motocross que também participou de competições em pistas de asfalto nos anos 60, 70 e 80. O também ex-piloto de motos Delmar “Contrapino” Muniz, irmão de Chaveta, foi o homenageado pelo evento no ano passado.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Triumph disputa prêmio “Guidão de Ouro” com oito motocicletas

Bonneville T 100 
Marca Britânica participa da premiação "competidoras" em 7 categorias
Fonte: G6 Comunicação.
A Triumph está disputando o prêmio “Guidão de Ouro”, promovido pela revista Motoaction, com oito modelos de motocicletas em cinco categorias. Em sua 9ª edição, a premiação vai eleger as melhores motocicletas de 2013 em sete categorias, envolvendo um total de 80 motos vendidas no mercado brasileiro. A escolha será feita diretamente pelos internautas e leitores da revista Moto Motoaction, pelo site www.revistamotoaction.com.br, até o dia 15 de fevereiro.
A Triumph participa do “Guidão de Ouro” com os modelos Daytona 675R (Esportiva até 1.000 cc), Thunderbird Storm (Custom), Speed Triple e Street Triple 675 (ambas na categoria Naked), Tiger 800XC e Tiger Explorer (ambas na categoria On-Off) e Rocket III Roadster e Bonneville T100 (ambas na categoria Roadster).
Lançada no mercado brasileiro em novembro de 2012, a Triumph vem obtendo um excelente resultado neste tipo de premiação até agora. Em dezembro, por exemplo, a marca foi uma das grandes vencedoras da 15ª edição do “Prêmio Imprensa Automotiva”, organizado pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto).

Os representantes da imprensa especializada elegeram a Triumph Tiger 800XC como “Melhor Moto 2013 Imprensa Automotiva”. O júri de 14 jornalistas apontou, também, a Triumph Tiger 800XC como a “Melhor Estradeira”, e a Triumph Daytona 675R como “Melhor Esportiva”. Com isso, a marca inglesa ganhou três dos quatro prêmios para motocicletas em disputa nesta noite.

Em outubro, a marca também havia participado com destaque do “Moto do Ano”, da revista Duas Rodas, conquistando outros três troféus: “Moto do Ano” (Tiger Explorer), “Big Trail até 1.200 cc” (Tiger Explorer) e “Naked até 800 cc” (Street Triple 675).

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

“Triumph Riding Experience” lança módulo off-road

O “Triumph Riding Experience”, um programa de relacionamento especialmente desenvolvimento com o apoio de pilotos e profissionais renomados do setor, começa suas atividades em fevereiro de 2014. 
Fonte: G6 Comunicação.
Nos dias 15 e 16 de fevereiro serão realizados os primeiros cursos da temporada deste ano, com móduloson e off-road. Iniciado no ano passado, somente na versão on-road, agora o curso de pilotagem oficial da Triumph passa a contar também com a opção off-road, que será realizada em uma fazenda particular em Votorantim (SP), nos dias 22 e 23 de fevereiro. A versão on-road continua sendo desenvolvida no Campo de Provas da Pirelli, localizado em Sumaré (SP).
O módulo off-road atende todos os motociclistas que curtem viajar e não sabem quais técnicas devem adotar quando se deparam com uma situação fora de estrada. “No curso, aprende-se diversas técnicas de pilotagem, além de enfrentar diversas situações como areia, travessia de lagos e diversos outros obstáculos naturais”, explica Pablo Berardi, instrutor-chefe do programa.

"Aqui temos a opção do aluno fazer o curso com as motos da Triumph. Ou seja: é uma boa oportunidade para qualquer motociclista realizar um belo test-ride, com direito a diversos exercícios dinâmicos, travamento de pneus, curvas no limite e muito aprendizado. Quando o cliente usa a moto dele, fica com receio de fazer o que fazemos aqui pelo desgaste e medo de cair e danificar algum componente mais caro. Por isso, com as nossas motos ele abusa mais e aprende muito mais, conhecendo o verdadeiro limite dele e da moto, principalmente no novo curso off-road", afirma Berardi.

A infraestrutura dos cursos inclui ambulância com UTI, café da manhã, almoço e um kit Triumph como brinde. No treinamento são disponibilizados os modelos Tiger Explorer, Tiger 800 e Street Triple 675.Todos os cursos têm um dia de duração e abrangem vários pontos que o piloto necessita no seu dia a dia, sendo recomendado para todos os níveis de motociclistas, desde os recém-habilitados até os mais experientes. Para participar, é preciso ser motociclista habilitado na categoria “A” e contar com todos os itens de segurança, como capacete, jaqueta, calça, luva e bota. O custo é de R$ 1.800,00 (on-road) ou R$ 2.000,00 (off-road). Mais informações no site www.triumphexperience.com.br.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Michelin patrocina 500 Milhas de Interlagos 2014

Pilotos da tradicional competição de moto velocidade brasileira utilizarão pneus duráveis, seguros, econômicos e de alta performance.
Fonte: Michelin South América.
A 500 Milhas de Interlagos, uma das provas mais tradicionais do motociclismo no Brasil, fechou patrocínio com a Michelin para a 17ª edição, que será realizada nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. A parceria reforça o objetivo da empresa francesa em se manter como a mais consistente e representativa empresa responsável pela fabricação de pneus, e o compromisso da organização em garantir a segurança dos pilotos.
As motos com 600 cilindradas contarão com os pneus MICHELIN Power Cup, desenvolvidos para obter um excelente grip em curva e na fase de aceleração. O pneu dianteiro oferece melhor pilotagem, estabilidade e progressividade, sobretudo nas frenagens. Vale destacar que a Michelin foi a primeira empresa a trazer um pneu slick para o Brasil, apostando na profissionalização dos pilotos, com a mesma tecnologia aplicada aos pneus de competição na Europa.

Já as motos com 1.000 cilindradas, terão os pneus MICHELIN Power Slick, que possuem maior facilidade de manobra e condução segura em todas as fases de pilotagem. O pneu traseiro melhora o grip em curva sem prejuízo a durabilidade.
As motocicletas da nova categoria 250/300cc, entrarão na pista com os pneus MICHELIN Pilot Street Radial, o primeiro pneu radial para motos de média cilindrada. O composto tem sílica na banda de rodagem que melhora a aderência em pistas molhadas, oferecendo maior segurança e durabilidade.

A Michelin está presente em diversos campeonatos de motovelocidade em todo o mundo e utiliza as competições, como laboratório para colocar à prova as inovações tecnológicas em situações extremas. A empresa patrocina há três anos o campeonato Moto 1000 GP, atualmente qualificado como o campeonato Brasileiro de Motovelocidade, quebrando recordes das principais pistas no Brasil.

Há muitos anos, a empresa trabalha o Michelin Total Performance, um conceito que guia o desenvolvimento dos seus produtos em todos os segmentos de mercado. “Ao lançar simultaneamente cinco novas gamas de pneus no mercado no ano passado, além de evidenciar nosso compromisso com a inovação, demonstramos nossa capacidade em desenvolver produtos com tecnologias de ponta, visando à superação de suas performances. O compromisso está em garantir – em um único pneu - mais segurança, mais durabilidade e mais prazer em dirigir,” afirma Rogério Cortes, Diretor de Marketing e Vendas de Pneus para Motocicletas Michelin América do Sul.

Além de patrocinar eventos de motos no mundo todo, a Michelin apoia também profissionais da área. Um dos patrocinados pela empresa, Leandro Mello, estará na disputa da 500 Milhas de Interlagos 2014. O piloto correu de motocross de 1986 a 1991 e nesse período foi terceiro lugar no mundial em 1989. A partir de 1998, passou a pilotar na motovelocidade e foi campeão paulista da categoria Superbike em 2002. Atualmente trabalha como piloto de testes e repórter.

Recentemente adquirida por empresários, a 500 Milhas de Interlagos 2014 está sob o comando de Terlange Souza, sócio em várias empresas de turismo e eventos, e por Danilo Andric, piloto profissional e que atua no ramo de comércio de motocicletas, equipamentos e acessórios.
A 500 Milhas de Interlagos 2014 conta com o patrocínio da Michelin. Apoios Moto Adventure, CNT (Central de Negócios Turísticos) e Dimep Sistemas.

Moto 1000 GP: Salão Bike Show tem Brasileiro de Motovelocidade entre os destaques‏

Gilson Scudeler, Promotor do Moto GP 1000 Brasil
Quarta edição do evento no Riocentro Exhibition & Convention Center terá início nesta quinta-feira
Fonte: Grelak Comunicação
A aproximação do Moto 1000 GP com o público da motovelocidade e os observadores do mercado motociclístico em 2014 terá impulso já a partir desta quinta-feira (23). O evento, único homologado como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, estará presente no Salão Bike Show, que vai movimentar o Riocentro Exhibition & Convention Center, no Rio de Janeiro (RJ), por quatro dias – o evento será finalizado na noite de domingo (26).
O Salão Bike Show reúne no Riocentro empresas que apresentam seus últimos lançamentos em produtos e serviços voltados ao mercado consumidor de motocicletas premium, as de média e alta cilindradas. Realizado anualmente desde 2011 no maior centro de convenções da América Latina, o evento reuniu 112 expositores na edição de 2013, com mais de 200 marcas representadas. Teve mais de 57.000 visitantes e gerou R$ 3 milhões em negócios.

“É através da presença em eventos como o Salão Bike Show que o Moto 1000 GP fomenta esse contato mais direto com o público da motovelocidade”, diz o promotor do campeonato, Gilson Scudeler. “O mercado de motocicletas premium está num momento de franca ascensão e acredito que a participação do Moto 1000 GP no evento vai gerar contatos produtivos para o campeonato, para os pilotos e para as equipes”, acrescenta o dirigente.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...