sexta-feira, 10 de abril de 2015

Escuderia X vai com barba por fazer na estreia do Arena Cross

Aposta entre pilotos transforma visual do time neste início de temporada 2015

Fonte: X Motos Do Brasil.
Com o capacete sobre a cabeça e os óculos cobrindo os olhos, pouco se vê do rosto dos pilotos. Mas, se prestar atenção em Jetro Salazar, Miguel Cordovez, Rodrigo Lama e Léo Souza, atletas da Escuderia X, é possível notar algo em comum: a barba. Ao menos, os que a tem para exibir.

Trata-se de uma aposta na qual o time se comprometeu, neste início de temporada 2015, a deixar crescer os pelos da cara até que um deles vença uma bateria. “É uma forma divertida de unir o time e, neste início de campeonato, colocar todos em busca do mesmo propósito: a vitória”, destaca Cale Neto, chefe de equipe e que também entrou para a turma dos barbados.

Para a Escuderia X, a temporada oficial se inicia neste sábado, 11 de abril, em Bertioga, litoral de São Paulo, com a primeira etapa do Arena Cross. O time está pronto, garante Cale Neto. Jetro Salazar e Miguel Cordovez disputarão a classe Pró, enquanto Léo Souza e Rodrigo Lama duelam na MX2. “Nossos pilotos sabem o que querem nesta temporada. Agora, é momento de ajustar os detalhes”, comenta Cale Neto.

Sobre a Honda CRF, modelo 2015, Eduardo “Brutus” Vezzaro, chefe dos mecânicos, explica que as principais mudanças estão relacionadas ao escapamento da 450R, com a saída para a direita, e disco de freio dianteiro maior, tanto na 450R quanto na 250R. Mas, as principais revoluções estão no sistema de suspensão invertida destes modelos, com ajuste na compressão de alta e baixa velocidade, e nas três regulagens do mapa de injeção. “A moto mudou bastante e para melhor”, avalia Brutus.

Como em todo início de temporada, os pilotos vivem a expectativa para por em prova todo o trabalho de preparação. Conheça o que os atletas da Escuderia X têm a dizer às vésperas da estreia no Arena Cross 2015.

Jetro Salazar #920
“Me sinto preparado e forte, estou trabalhando para fazer o meu melhor e para não ter desculpas. Vou dar tudo de mim na pista, mas usando a cabeça. O pódio nesta primeira etapa é um resultado bom, a vitória é uma ótima conquista.”

Miguel Cordovez #909
“Fiz uma pré-temporada muito boa, assim como todo o time, e me sinto preparado. Será minha estreia em provas do Arena Cross, por isto, assisti aos vídeos do ano passado, mas tudo pode acontecer quando cai ogate. É muito mental. Ninguém vai ganhar o campeonato nesta corrida em Bertioga, mas se pode perder o campeonato nela.”

Léo Souza #945
“Na estreia sempre tem um nervosismo maior, mas treinei baterias longas para ir forte até o fim e sei que preciso manter a calma. Classificar para a prova principal é estar entre os melhores pilotos do Brasil. Na temporada passada, consegui a classificação em todas as etapas. Portanto, sei o que fazer para garantir uma volta rápida e me classificar para a prova à noite.”

Rodrigo Lama #932
“Minha preparação foi de 15 dias, pois estava há dois meses parado, e estou há quatro temporadas fora do campeonato Arena Cross. Mesmo com todos estes obstáculos, me sinto bem, pois toda a equipe trabalhou para que eu estivesse na minha melhor condição física e mental. Assim, vou para a bateria classificatória com confiança, mas sem correr riscos. Deixarei para arriscar na prova principal.”

quinta-feira, 9 de abril de 2015

BMW convoca clientes das linhas K e R para recall

BMW 1200 GS Adventure.
Com o objetivo de zelar pela segurança dos seus clientes, a BMW Motorrad convoca os proprietários das motocicletas modelos K 1200 GT, K 1200 R, K 1200 S, K 1300 GT, K 1300 R, K 1300 S, R 1200 GS, R 1200 GS Adventure e R 1200 RT, fabricadas entre novembro de 2003 e abril de 2011, a comparecerem a uma concessionária autorizada da marca para a verificação e possível substituição da flange de fixação da roda traseira.
Tal medida se dá em razão da possibilidade dos parafusos de fixação da roda traseira, durante os trabalhos de manutenção nos discos de freio ou de troca do pneu/roda, terem sido apertados com torque acima do recomendado, resultando em possíveis rachaduras ou fissuras no flange da roda e consequente possível desprendimento da roda traseira da motocicleta, com risco de acidentes e danos físicos e materiais ao condutor, passageiro e terceiros.

O atendimento tem agendamento imediato. O tempo gasto na realização do serviço é de aproximadamente 1h (uma hora), dependendo do tipo de serviço a ser realizado.
Os 4.558 chassis não sequenciais envolvidos são:
MODELO
DE
ATÉ
K 1200 GT
ZN71658
ZU97506
K 1200 R
ZN10683
ZN22949
K 1200 S
ZL91383
ZW16232
K 1300 GT
ZW00176
ZW06302
K 1300 R
ZV77278
ZV83655
K 1300 S
ZV65265
ZV74172
R 1200 GS
ZL25376
ZX07616
R 1200 GS Adventure
ZN91046
AZY04599
R 1200 RT
ZM01038
AZW33404

Para mais informações, por favor ligue no Serviço de Atendimento ao Cliente BMW (0800 707 3578), de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas, ou acesse nosso website www.bmw-motorrad.com.br .

Campeão quer manter o título em 2015 no Sergipano de Motocross‏

Marca de vestuário e acessório que  patrocinou o piloto em 2014, quer fazer dobradinha em 2015

Fonte: Engenharia de Comunicação
O piloto Eduardo – Dudu (#35), pretende manter o título no Campeonato Sergipano de Motocross. A abertura do calendário de provas está marcada para os dias 18 e 19 de Abril no município de Moita Bonita.
“Minhas expectativas são as melhores. Venho treinando bastante, tanto a parte física como a técnica. Estou confiante em obter bons resultados”, afirmou.
Dudu foi campeão no Sergipano 2014 na categoria 85 a 150 cilindradas. Na ocasião, o piloto recebeu o patrocínio da TEXX, marca de vestuário e acessórios da Laquila, que o apoia novamente em 2015.
O campeonato compõe outras categorias: 85cc, 65cc, 50cc, MX1, MX3, Nac Pro, 200cc, Nacional Ouro (pilotos acima de 23 anos), Nacional Prata (pilotos de 13 a 22 anos), Nacional Open (pilotos acima 34 anos).

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Cuidado com os freios de sua Moto

Todoas as motos produzidas ou homologadas no Brasil a a partir de 2016 deverão ser equipadas com o Sistema CBS ou ABS.

Publicado em Abraciclo.com.br
Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) sobre as causas de acidentes com motos, 8% são causados por problemas relacionados à manutenção. Entre os itens com pior conservação estão: pneus 11% e freios, 7%.
Somado a estes dados, 86% dos motociclistas brasileiros se dizem preocupados com a frenagem de emergência. Segundo pesquisa realizada pela Bosch, 91% dos entrevistados já realizou uma frenagem de emergência. Os principais motivos são: a presença de buracos/fossas na rua (60%), a travessia de pedestres (57%) e a parada inesperada de um veículo à frente (53%). A pesquisa destaca também que, em situações de emergência, 61% dos pilotos freiam com menos força do que gostariam em virtude do medo de travar as rodas.

Manutenção preventiva: 
Estar atento às boas condições dos freios é fundamental e garante mais segurança e menor custo na manutenção do sistema. Entre os itens a serem observados, está o fluido de freios. “Na hora de substituir o fluido é importante levar em consideração à especificação correta para cada tipo de motocicleta, já que as características do produto estão relacionadas ao desempenho do veículo. Assim, a orientação é sempre seguir as especificações do manual da montadora”, afirma Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamentos Técnico da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina. “O fluido de freio é um componente de segurança e sua atuação é de extrema importância para o funcionamento do sistema. Assim, a aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o freio, podendo causar sérios riscos”, destaca Lovizaro.

Frenagem com segurança: 
A Bosch desenvolveu o ABS 9 – Sistema Antibloqueio de Frenagem específico para motos, que pode ser aplicado na produção de qualquer modelo – grande, média ou baixa cilindrada -, desde que a moto seja sempre equipada com pelo menos um freio a disco com atuação hidráulica. “O ABS para motocicletas, sistema fabricado pela Bosch desde 1994, impede que as rodas travem e permite uma frenagem segura, além de proporcionar uma distância de parada menor. O travamento da roda é extremamente perigoso e pode causar a queda da moto. Com o ABS, o piloto pode aplicar força total na frenagem sem se preocupar com os efeitos”, explica Alexandre Pagotto, chefe de marketing da divisão Chassis System Control da Robert Bosch.

Na prática, o sistema CBS corrige um mau hábito de frenagem de muitos condutores que, na maioria das vezes, usam apenas o freio traseiro, quando o correto é utilizar de forma controlada ambos os freios, sendo que a maior efetividade está na roda dianteira.O CBS utiliza um pouco do freio dianteiro mesmo quando pressionado somente o freio traseiro. Já com o ABS, o motociclista pode usar toda a força em ambos os freios, que a roda não irá travar e será feita eletronicamente a melhor frenagem possível, havendo a possibilidade de desviar de algum obstáculo, se necessário.

Obrigatoriedade nacional:
No Brasil, a resolução nº 509/14 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada no dia 9 de dezembro de 2014, tornou obrigatório a instalação do ABS em todas as motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos, produzidos a partir de 2016, com motorização acima de 300 cc, importadas ou nacionais. Já nas motos de até 300 cc a obrigatoriedade é de uso de pelo menos um dos sistemas: do sistema de frenagem combinada das rodas (CBS) ou do ABS, ficando a decisão, neste caso, por conta do fabricante. O cronograma de implantação é gradual, sendo 10% da produção ou importação a partir de janeiro de 2016, chegando a 100% em 2019.

Top seven das marcas em março de 2015.

Texto: Nilson Silva.
Fonte: Fenabrave
A reação que desejamos no mês passado aconteceu e os números de março ficaram 32,73 % acima, com 124.497 unidades comercializadas contra 93.794 no segundo mês do ano. Esperamos que seja uma tendência e não apenas uma "bolha" provocada pelo aumento do preço dos combustíveis e que está fazendo os usuários de carros migrarem para motos momentaneamente.
Vamos aos números.
1º lugar: Honda, com 100.661 unidades e 80.85% do mercado.
2º lugar: Yamaha, com 15.015 unidades e 12.06% do mercado.
3º lugar: Suzuki, com 1.843 unidades e 1,48% do mercado.
4º lugar: Dafra, com 1.784 unidades e 1,43% do mercado.
5º lugar: Shineray com 1.023 unidades e 0,82% do mercado
6º lugar:Traxx, com 715 unidades e 0,57%; e
7º lugar: BMWcom 696 unidades e 0,56% do mercado.

Top ten dos modelos em março de 2015.


Texto: Nilson Silva.
Fonte: Fenabrave.
Definitivamente, parece que o fundo do poço para o Mercado de motos no Brasil neste ano foi o mês de fevereiro. Em março houve uma reação surpreendente, passando de 93 794 unidades comercializadoas em fevereiro para 124.497 em março, um aumento de 32,73%, segundo a Fenabrave, entidade que congrega os distribuidores de veículos.
Em tempos bicudos, com inflação de mais de 1% ao mês e recessão a todo vapor, talvez uma explicação para este ótimo desempenho seja a migração de usuários de carros para motocicletas, pois o litro da gasolina a r$3,54(aqui em Brasilia), está forçando a deixar os carros nas garagens.
Vamos aos números:

Em primeiro lugar: Honda CG Titan 150, com 34.621 unidades

Em segundo lugar: Honda Biz 125, com 19.948 unidades.

Em terceiro lugar: Honda NXR Bros 150 , com 19.324 unidades

Em quarto Lugar:Honda Pop 100, com 9.160 unidades.

Em quinto lugar: Honda CG 125 , com 6.085 unidades.

Em sexto lugar:Yamaha YBR Factor 125, com 3.829 unidades.

Em sétimo lugar: Yamaha YS 150 Fazer, com 3.607 unidades.

Em oitavo lugar: Honda XRE 300, com 2.815 unidades.

Em nono lugar: Honda CB 300 R com 2.641 unidades; e

Em décimo lugar: Yamaha XTZ Crosser com 2.333

sábado, 4 de abril de 2015

Honda lança CB500X versão 2015 com novas tonalidades e grafismos

Com um ano de mercado, modelo chega às concessionárias na segunda quinzena de abril como opção ideal de entrada para categoria crossover

A Honda inicia a comercialização de mais uma novidade em sua linha de motocicletas. Trata-se da CB500X versão 2015, que chega à rede de concessionárias da marca na segunda quinzena de abril em novas tonalidades e grafismos: vermelho perolizado, disponível apenas na versão standard; e a versão ABS nas tonalidades preto fosco ou branco perolizado, esta última com o inédito grafismo na carenagem do tanque de combustível inspirado na versão europeia. O modelo completa um ano de total sucesso no mercado brasileiro e atende perfeitamente às expectativas de quem necessita de um transporte versátil e econômico, com bom desempenho e robustez, tanto para o uso diário quanto para o lazer nos finais de semana.

Entre os principais destaques, está o motor DOHC (Double Over Head Camshaft), bicilindrico de quatro tempos e 471 cm³, com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido. Ágil e eficiente, tem potência máxima de 50 cv a 8.500 rpm, com torque máximo de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm. Seu design diferenciado é outro atrativo que, aliado ao conjunto mecânico, atende aos motociclistas que buscam um modelo da categoria crossover de entrada e fácil de pilotar.

A CB500X 2015 será comercializada nas versões standard e ABS (freio com sistema antitravamento), com preço público sugerido de R$ 24.624,00 (STD) e R$ 26.198,00 (ABS). Os valores tem como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Rodrigo Lama ingressa na Escuderia X para temporada 2015

Rodrigo Lama

Piloto de 22 anos chegou a anunciar pausa na carreira, mas voltou atrás e disputará a classe MX2

Fonte: X Motos do Brasil
Rodrigo Lama é o novo reforço da Escuderia X para a temporada 2015. O piloto, um dos principais nomes do motocross nordestino, se transferiu para Curitiba no início desta semana. Lama competirá na categoria MX2 no Brasileiro de Motocross, Arena Cross e Superliga de Motocross e fez seu primeiro treino com a Honda CRF 250R na manhã desta quarta-feira, 1º de abril.

Para o piloto de 22 anos, a oportunidade de ingressar na equipe curitibana representa muito mais do que a decisão de trocar a tropical Aracaju, sua terra natal, pela gelada capital do Paraná. Lama chegou a anunciar no início do ano que iria parar de correr para se dedicar aos empreendimentos da família, mas voltou atrás após contato com o chefe de equipe Cale Neto.
"Sempre acompanhei o trabalho da Escuderia X, sei que na equipe todos trabalham unidos, por isto, tinha muita vontade de ingressar no time”, explica. “Foi tudo muito rápido. Há 20 dias comecei a conversar com o Cale, e a oportunidade me pareceu muito interessante”, comenta.
Lama tem pouco mais de uma semana para se preparar para a estreia na temporada. Ao lado dos companheiros de equipe, ele disputa a primeira etapa do Arena Cross no sábado, 11 de abril, em Bertioga, litoral de São Paulo. Sua última participação em uma prova da modalidade foi em 2013, na etapa em Aracaju, e sua última temporada completa no Arena Cross foi em 2009.

Perfil
Nome completo: Rodrigo Lama
Número: #932
Nascimento: 25 de janeiro de 1993
Cidade natal: Aracaju, Sergipe
Moto: Honda CRF 250R

Títulos:
Nove vezes campeão sergipano de motocross
2008 – Campeão Brasileiro de Motocross classe Junior
2008 – Campeão Arena Cross classe Junior
2014 – Campeão Brasil Nordeste de Motocross classes MX1 e MX2

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