sexta-feira, 8 de maio de 2015

Equipes inscritas com motos da Ducati estreiam com pódio no Moto 1000 GP

DRT é a equipe de Diego Pretel, e Ricardo Levy.

Diego Pretel vence primeira etapa da GP 1000 Evo. Ricardo Levy e Ian Testa conquistam terceiros lugares na GP Light e na GP 1000 Evo

Fonte: Grelak comunicação
As equipes inscritas com motocicletas da Ducati obtiveram saldo positivo no GP Petrobras, disputado no último domingo (3) no Autódromo Internacional de Curitiba e válido pela primeira etapa da temporada do Moto 1000 GP. Três pilotos inscritos com o modelo 1199 Panigale da marca italiana foram ao pódio em suas categorias, em mostra de competitividade na disputa pelos títulos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
A DRT, sediada em São Paulo e chefiada por Leandro Panades, teve os dois pilotos no pódio. Ricardo Levy foi terceiro colocado na corrida da categoria GP Light, enquanto Diego Pretel conquistou a vitória na GP 1000 Evo, classe da categoria GP 1000 que oferece classificação distinta para pilotos que têm as carreiras nas pistas em fase de evolução e buscam vaga nas séries principais em condições de boa competitividade.

“Nosso objetivo para 2015 sempre foi conquistar alguns pódios ao longo do campeonato, fiquei muito feliz por conseguir isso logo na primeira etapa”, diz Levy, que já havia freqüentado o pódio da GP Light com a terceira colocação em Interlagos no ano passado – a DRT tem em 2014 sua primeira temporada completa no Moto 1000 GP. “É um recomeço, uma fase de adaptação. Para nós, foi um fim de semana de superação”, acrescenta Pretel.

Testa, com a Ducati da DON Racing Team, foi terceiro na GP 1000 Evo. “Poderia ter ido melhor, tive dificuldades durante a corrida e a moto perdeu um pouco de rendimento. Meu objetivo é o mesmo do Pretel, disputar de igual para igual com os pilotos da GP 1000”, destaca. O chefe de equipe Rodrigo Souza, afastado do GP Petrobras por um problema de saúde, estreará na temporada pela GP Light na segunda etapa, no dia 31 de maio em Cascavel (PR).

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nova BMW S1000XR: A tetralogia das straight-four-cylinder engine

Todas as coisas boas da vida vêm, (ou deveriam vir) quadruplicadas

Fonte: BMW Group PressClub Global
Após o lançamento  das RR HP4 e superbikes S 1000, bem como da roadster R S 1000, a BMW Motorrad está lançando agora a mais nova integrante da familia  de motocicletas de alta potência com motores de quatro  cilindros e uma pegada  esportiva.
Com base em uma  mistura  de tecnologia, desempenho e segurança já inerentes aos modelos existentes nesta série, a BMW Motorrad deu o próximo passo para construir a nova  S 1000 XR, que oferece esta gama de características fundamentais em um  novo mix apelidado de "esporte  aventura". Isto abrange excelentes qualidaes para viagem, desempenho esportivo e altos níveis de conforto, bem como  excelentes condições de uso para o dia-a-dia. Em suma, a nova S 1000 XR é uma excelente  combinação moto esportiva, perfeitamente adaptada para vaigem e com uma generosa dose de emoção.

O motor straight-quatro cilindros da nova BMW S 1000 XR é basicamente o mesmo da R roadster S 1000. Ele tem uma potência de 118 kW (160 hp) a 11.000 rpm e gera um binário máximo de 11,4 Kgfm  a 9250 rpm. O torque  abundante, torna-o ideal para resposta cheias em  baixas e médias rotações  que os pilotos buscam quando estão em  estradas ou com garupa.
O motor straight-quatro cilindros combina extração de potência e emocionante aceleração com uma saída de pico em alta, enquanto oferece ao piloto uma faixa de rotação útil que que começa nas baixas e se estande  por mais de 10.000 rpm. Isso faz com que a moto possa ser utilizada com prazer  tanto em passeios nas rodovias como em estradas sinuosas. Destas forma ela se torna uma opção tanto para passeios curtos como  longas viagens de férias, tanto solo, como acompanhado.

A moto vem com dois modos de condução: O rain e estrada. Claro que você pod escolher de acordo com as condições da pista. O ajuste automático Controle de Estabilidade (ASC) garante um alto padrão de pilotagem segura, otimizando a tração. A nova S 1000 XR pode vir de fábrica fábrica com a opção  de pilotagem Pro, que inclui os modos de condução adicionais "Dinâmico" e "Dinâmica Pro", juntamente com Controle Dinâmico de Tração (DTC) e ABS Pro.

Veja abaixo os destaques da nova nova BMW S 1000 XR:
Motor em linha de quatro cilindros com uma 999 cc. 118 kW (160 hp) a 11.000 rpm, torque máximo de 11,4 Kgfm a 9.250 rpm.
Design dinâmico e inovador.
BMW Motorrad ABS de série (semi-integral).
ABS Pro para maior segurança ao frear (como parte dos modos de pilotagem Pro extras opcional).
Controle Automático de Estabilidade (ASC)
Controle Dinâmico de Tração (DTC)
Dois modos de pilotagem que podem ser selecionados pelo piloto com o apertar de um botão como padrão ("Rain" e "Road").
Dois modos de pilotagem adicionais disponíveis, "Dinâmico" e "Dinâmica Pro".
Sistema de suspensão, ESA Dinâmico (Ajuste Eletrônico de Suspensão)
Painel de instrumentos multifuncional com uma riqueza de recursos.
Extensa lista de equipamentos e acessórios feitos sob medida nos altos padrões  BMW Motorrad.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Moto passa 4 anos congelada e depois volta a funcionar

Mecânicos precisaram de 1 hora para ligar novamente o modelo. Iniciativa foi realiza pela marca americana Victory e o Ice Hotel.

Publicado no portal G1, em 06/05/2015
Uma moto passou 4 anos congelada, na Suécia, em uma iniciativa feita pela fabricante de motos americana Victory e o Ice Hotel, localizado no país europeu. O modelo V92 TC de 2002 ficou em exposição no hotel e, após o período, foi descongelada.
De acordo com a empresa, apenas 1 hora de trabalho de mecânico foi necessária para que a moto voltasse a funcionar. A moto só precisou trocar óleo, bateria e receber novo combustível, divulgou a empresa.
O filtro de ar teve de passar por uma limpeza, enquantos os cilindros do motor foram drenados. Além de ter ficado 4 anos congelada, a motocicleta já havia rodado o equivalente a 300 mil km.

domingo, 3 de maio de 2015

Moto 1000 GP: Lussiana supera Praia e vence primeira etapa do Brasileiro de Motovelocidade

Matthieu Lussiana, segundo da esquerda para a direita

Campeão do Moto 1000 GP, francês supera dores da costela fraturada e abre a temporada no topo do pódio do GP Petrobras em Curitiba

Fonte: Grelak Comunicação.
O francês Matthieu Lussiana conquistou na tarde deste domingo (3), no Autódromo Internacional de Curitiba, sua sexta vitória na GP 1000, principal categoria do Moto 1000 GP. Dono do título de 2014, o piloto da BMW Motorrad Petronas Racing saiu-se melhor do duelo com o português Miguel Praia foi o primeiro colocado no GP Petrobras, primeira das oito etapas do calendário do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Praia, piloto da Honda da Center Moto Racing Team, terminou a corrida em segundo. O pódio teve também o argentino Sebastian Porto, companheiro de equipe de Lussiana, em terceiro. Esta foi a segunda vez que a GP 1000 teve pilotos de cinco países nas cinco primeiras posições – o brasileiro Wesley Gutierrez, da Motonil Motors-PDV Brasil, e o italiano Sebastiano Zerbo, da Target Race Superbike Team, ambos de Kawasaki, foram quarto e quinto.

Dada a largada, Praia tomou a primeira posição do pole argentino Diego Pierluigi, que caiu para o oitavo lugar com a Kawasaki da JC Racing Team. O português manteve-se à frente até a sétima volta, quando foi ultrapassado por Lussiana. Praia chegou a retomar a liderança na penúltima das 18 voltas, mas foi novamente superado pelo campeão brasileiro do ano passado na reta dos boxes, na abertura da última volta do GP Petrobras.

Lussiana reconheceu a forte pressão que sofreu de Praia. “Ele veio todo o tempo muito perto, e eu não sabia onde estava mais rápido, mas sabia que o risco de perder a liderança era real, principalmente na última volta”, considerou o piloto da BMW Motorrad Petronas Racing. “Preferi deixar que ele passasse na penúltima volta para poder analisar onde ele era mais rápido que eu, porque sabia que tinha a chance de recuperar a posição na última volta”.

Foi justamente na pista de Curitiba que Lussiana conquistou, em 2012, sua primeira vitória no Moto 1000 GP – foi a corrida que marcou sua estreia na competição. Em 2014, na campanha que lhe rendeu o título do Brasileiro de Motovelocidade, ele conquistou quatro primeiros lugares. Neste domingo ele correu resistindo às dores decorrentes da fratura que sofreu em uma costela oito dias antes, na Holanda, durante o Mundial de Superstock.

Praia ressaltou o desenvolvimento da Honda. “Hoje eu tinha um melhor conjunto. O motor não era tão eficiente quanto o do Matthieu, mas a ciclística da minha moto era melhor, resultado de um trabalho de duas temporadas. Só que ele se defendeu muito bem e eu não consegui aproveitar como queria. Tentei induzi-lo ao erro, mas ele foi preciso”, resumiu. “O bom é sentir que agora tenho equipamento para disputar realmente a vitória”.

GP PETROBRAS – GP 1000 – CURITIBA
(Resultado final da primeira etapa após 18 voltas)
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, GP 1000, 24min42s956
2º) Miguel Praia (POR/Center Moto Racing Team), Honda, GP 1000, a 0s100
3º) Sebastian Porto (ARG/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, GP 1000, a 0s559
4º) Wesley Gutierrez (PR/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 1000, a 2s545
5º) Sebastiano Zerbo (ITA/Target Race Superbike Team), Kawasaki, GP 1000, a 3s270
6º) Danilo Lewis (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, GP 1000, a 8s574
7º) Marco Solorza (ARG/Solorza Competición), Kawasaki, GP 1000, a 25s379
8º) Martin Solorza (ARG/Solorza Competición), Kawasaki, GP 1000, a 25s429
9º) Diego Pretel (SP/DRT), Ducati, GP 1000 Evo, a 27s724
10º) Diego Pierluigi (ARG/JC Racing Team), Kawasaki, GP 1000, a 32s121
11º) Victor Moura (PR/M2B Racing), BMW, GP 1000 Evo, a 49s684
12º) Ian Testa (DF/Don Racing Team), Ducati, GP 1000 Evo, a 50s296
13º) Luís Fittipaldi (DF/JC Racing Team), Kawasaki, GP 1000 Evo, a 1min10s708
14º) André Paiato (SP/Motonil Motors-PDV Brasil), BMW GP 1000 Evo, a 1 volta
15º) Marcos Salles (PR/MS Racing Team), Honda, GP 1000 Evo, a 1 volta
16º) Nick Iatauro (SP/Team Suzuki PRT), Suzuki, GP 1000 Evo, a 2 voltas
Melhor volta: Lussiana, na 3ª, 1min21s132, média de 163,955 km/h

Moto 1000 GP: Eric Granado estreia com vitória e GP 600 tem três marcas no pódio‏

Eric Granado, ao centro

Piloto de 18 anos leva Honda à vitória e torna-se único vencedor do GP Petrobras a atingir pontuação máxima em Curitiba

Fonte: Grelak Comunicação.
Eric Granado estreou com vitória neste domingo (3) na categoria GP 600 do Moto 1000 GP. O piloto paulista de 18 anos, que nesta temporada concilia o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade com a atuação no Europeu de Moto 2, confirmou seu favoritismo e conquistou a primeira posição no GP Petrobras. A primeira das oito corridas do calendário nacional aconteceu no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR).
Depois de liderar todas as sessões de treinos livres da etapa, Granado estabeleceu recorde da pista para treinos e conquistou a pole position. Dada a largada, foi ultrapassado por Juan Solorza, vencedor da etapa em 2014, que largou em segundo com a Yamaha da Solorza Competición. Seu revide sobre o argentino aconteceu na segunda volta – no mesmo momento, o paranaense Joelsu “Mitiko” Silva assumiu a segunda posição.

Granado, inscrito pela GST Honda Mobil Super Moto, começou a abrir vantagem a volta a volta. Mitiko, piloto da Kawasaki da Paulinho Superbikes, defendia-se da pressão que recebia de Solorza. O argentino reassumiu a vice-liderança da corrida na abertura da penúltima volta, para mantê-la até o fim da corrida. Após as 16 voltas, Granado contabilizava vantagem de 15 segundos. Ele definiu a corrida como “bem complicada”.

“A gente ainda tem que acertar alguns detalhes”, falou o vencedor. “Eu não me senti confortável com os pneus novos, a moto tinha uma vibração ruim na frente. Nas últimas voltas eu tinha uma vantagem e precisei tomar cuidado para controlar a distância”, narrou. “O Moto 1000 GP tem um nível que está crescendo cada vez mais”, observou o paulista, que marcou todos os pontos possíveis – os da vitória, o da pole e o da volta mais rápida da corrida.

Solorza também manifestou ter enfrentado uma corrida de dificuldades. “Eu tinha pouca aderência no pneu traseiro, isso não me permitiu manter um ritmo homogêneo durante toda a corrida”, comentou o argentino. “Larguei bem e consegui a liderança na primeira volta. Depois o Granado me passou e perdi também o segundo lugar, aí tive de manter o ritmo e a concentração para me recuperar e conseguir esse segundo lugar”, continuou.

Silva, terceiro colocado, destacou o alto nível que Granado impôs ao GP Petrobras. “O Eric teve um ritmo muito forte. No nós começo até conseguimos acompanhar. Depois a briga era para segurar o segundo lugar, mas o Solorza tinha um ritmo mais rápido”, reconheceu. “De qualquer forma, começar o ano no pódio é muito bom”. A segunda etapa do Brasileiro de Motovelocidade será disputada em Cascavel, também no Paraná, no dia 31 de maio.

GP PETROBRAS – GP 600 – CURITIBA
(Resultado final da primeira etapa após 16 voltas)
1º) Eric Granado (SP/GST Honda Mobil Super Moto), Honda, GP 600, 22min22s237
2º) Juan Solorza (ARG/Solorza Competición), Yamaha, GP 600, a 15s021
3º) Joelsu da Silva (PR/Paulinho Superbikes), Kawasaki, GP 600, a 15s747
4º) Ademilson Peixer (PR/RF Racing), Kawasaki, GP 600, a 1min01s860
5º) Alex Pires (RJ/Center Moto Racing Team), Honda, GP 600, a 1min13s423
6º) Sérgio Laurentys (SP/GST Honda Mobil Super Moto), Honda, GP 600, a 1min23s875
7º) Marciano Santin (RS/Santin Racing), Honda, GP 600 Evo, a 1min24s438
8º) Flávio Pavanelli (SP/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 600 Evo, a 1 volta
9º) Marcelo Dias (BA/2MT-PRT), Honda, GP 600 Evo, a 1 volta
10º) Thiago Fonseca (PE/2MT-PRT), Yamaha, GP 600 Evo, a 1 volta
11º) Breno Pinto (AP/2MT-PRT), Yamaha GP 600 Evo, a 1 volta
12º) Sérgio Prates (SP/JC Racing Team), Kawasaki, GP 600 Evo, a 1 volta
13º) Júlio Fortunato (SP/Sport Plus Racing), Kawasaki, GP 600 Evo, a 1 volta
Melhor volta: Granado, na 4ª, 1min22s783, média de 160,685 km/h

Moto 1000 GP: Ton Kawakami comemora no GP Petrobras a primeira vitória na GPR 250‏

Ton  Kawakami, moto número 6

Piloto paulista da Playstation-PRT celebra resultado inédito em seu fim de semana mais positivo no Brasileiro de Motovelocidade

Fonte: Grelak Comunicação
Uma corrida com mais de 20 trocas de posição na liderança e em que os sete primeiros colocados ocuparam a primeira posição em algum momento. A primeira etapa do Moto 1000 GP em 2015 manteve a principal característica da categoria de formação de pilotos GPR 250. O GP Petrobras, disputado neste domingo (3) no Autódromo Internacional de Curitiba, marcou a primeira vitória de Ton Kawakami no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Mais rápido nos treinos livres e classificatórios, Kawakami completou na liderança sete das 12 voltas que compuseram a etapa curitibana. Inscrito pela Playstation-PRT, ele dividiu o pódio com o gaúcho Giovandro Tonini, da Santin Racing, e com seu irmão caçula e companheiro de equipe Meikon Kawakami, atual campeão brasileiro – que foi declarado segundo colocado poucas horas depois, diante da desclassificação de Tonini pelos comissários técnicos.

“Meu ritmo estava muito bom na última volta”, destacou o vencedor. “Eu olhei para trás e vi que estava um pouco distanciado. Confiei em mim, acelerei e consegui essa primeira vitória”. Meikon Kawakami lutou pela vitória até o fim – ele terminou o GP Petrobras a um décimo de segundo de Ton. “Infelizmente não consegui, mas fico feliz pelo meu irmão e por estarmos nós dois no pódio”, declarou, ainda antes da divulgação do resultado final.

Tonini, que cruzou a linha de chegada na segundo posição, chegou a participar da premiação no pódio. Contudo, perdeu os pontos e o resultado por conta da análise feita pelos comissários técnicos, que apontou irregularidades no combustível de sua moto. O paulista Rafael Traldi, da Motonil Motors-PDV Brasil, que terminou a corrida em quarto, herdou seu terceiro lugar. A segunda etapa do Moto 1000 GP acontecerá em Cascasvel (PR), no dia 31 de maio.

GP PETROBRAS – GPR 250 – CURITIBA
(Resultado final da primeira etapa após 12 voltas)
1º) Ton Kawakami (SP/Playstation-PRT), Honda, 20min54s859
2º) Meikon Kawakami (SP/Playstation-PRT), Honda, a 0s121
3º) Rafael Traldi (SP/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, a 0s909
4º) Guilherme Brito (SP/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, a 0s945
5º) Brian David (GO/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, a 1s271
6º) José Duarte (CE/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, a 1s303
7º) Hebert Pereira (RS/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, a 19s913
8º) Gustavo Gil (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, a 31s102
9º) Felipe Gonçalves (PR/Paulinho Superbikes), Honda, a 1min07s563
10º) Jonathan Esquivel (ARG/Grinjets), Kawasaki, a 1min08s069
11º) Diogo Nascimento (SP/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, a 1min08s330
Melhor volta: Duarte, na 12ª, 1min42s510, média de 129,763 km/h

Moto 1000 GP: "em casa", Rafa Nunes conquista primeira vitória da Suzuki na GP Light‏

Rafael Nunes, de macacão, ao centro

Suzuki, Kawasaki e Ducati abrem o Brasileiro de Motovelocidade com as três primeiras posições no GP Petrobras em Curitiba

Fonte: Grelak Comunicação
Largando da pole position e liderando de ponta a ponta, Rafael Nunes comemorou neste domingo (3), no Autódromo Internacional de Curitiba, sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade da categoria GP Light. O piloto curitibano dominou o GP Petrobras em sua primeira participação pelo Team Suzuki PRT e abriu como líder a disputa pelo título nacional de 2015 do Moto 1000 GP. Foi a primeira vitória da Suzuki na GP Light.
Em nova mostra do equilíbrio técnico proporcionado pelo regulamento do Moto 1000 GP, o pódio da categoria GP Light em Curitiba acolheu pilotos de três marcas de motocicletas. A segunda posição foi do catarinense Jean Vieira, com a Kawasaki da curitibana MS Racing Team. O paulista Ricardo Levy, com a Ducati da DRT, repetiu seu melhor resultado na categoria – o terceiro lugar que havia conquistado na segunda etapa de 2014.

“Foi muito bom. A gente conseguiu largar bem, manteve um bom ritmo de corrida e deu para chegar no fim em primeiro. Esse foi um início de parceria fantástico com a equipe do Pitico”, definiu Nunes, citando o chefe de equipe José Carlos de Moraes, que foi ao pódio do GP Petrobras para receber o troféu destinado à equipe vencedora da equipe. “Ganhar uma corrida em casa, com a torcida aplaudindo na arquibancada, não tem preço”.

Vieira, segundo na prova, também havia ocupado o segundo lugar no grid. Ele teve de empreender uma corrida de recuperação. “Tive um problema na segunda volta e perdi ritmo para evitar uma queda. Nisso, caí para o quinto lugar”, citou. “No fim consegui atingir o objetivo, que era pelo menos recuperar a posição de largada. Minha briga com o Levy foi emocionante, a ponto de nós dois chegarmos a errar no mesmo momento”, destacou.

Para Levy, a etapa foi de superação. “Tivemos um começo bem difícil, como é difícil o começo para todo mundo. Nós chegamos com as motos muito cruas para o campeonato e conseguimos um superavanço. A equipe trabalhou sem parar desde quinta-feira, esses meninos fizeram acontecer”, agradeceu, citando os integrantes da DRT. “O nosso objetivo era o pódio e acabou dando certo logo na primeira etapa. Estou feliz para caramba”.

GP PETROBRAS – GP LIGHT – CURITIBA
(Resultado final da primeira etapa após 16 voltas)
1º) Rafael Nunes (PR/Team Suzuki PRT), Suzuki, 22min33s067
2º) Jean Vieira (SC/MS Racing Team), Kawasaki, a 3s492
3º) Ricardo Levy (SP/DRT), DRT-Ducati, a 10s973
4º) Diogo Ramos (SC/SBK Moto Racing), Kawasaki, a 16s988
5º) Marcelo Dahmer (RS/K Racing), Honda, a 22s286
6º) Henrique Castro (DF/City Service BSB Motor Racing), Kawasaki, a 22s660
7º) Fabiano Hazan (SC/Bruxo Race Team), Kawasaki, a 22s940
8º) Ricardo Negretto (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, a 25s160
9º) Maurício Paludete (SP/Sport Plus Racing), BMW, a 30s047
10º) Edson Luiz (SC/2MT-PRT), Kawasaki, a 55s336
11º) Marcos Prata (BA/Target Race Superbike Tam), Kawasaki, a 58s227
12º) Erlon Franco (MS/Target Race Superbike Team), Kawasaki, a 1min09s227
13º) Pedro Lins (RJ/Center Moto Racing Team), Honda, a 1min17s694
14º) Luciano Donato (SP/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, a 1min29s600
15º) Márcio Pereira (SC/MS Racing Team), BMW, a 1 volta
16º) Pablo Nunes (SC/SBK Moto Racing), Kawasaki, a 1 volta
17º) Iberson Thiago (SP/Tecfil Racing Team), Yamaha, a 7 voltas
18º) Wellison Rocha (SP/Target Race Superbike Team), Kawasaki, a 14
19º) Pedro Assumpção (SP/Motonil Motors), BMW, a 16 voltas
Melhor volta: Ramos, na 3ª, 1min29s391, média de 159,514 km/h

Moto 1000 GP: equilíbrio técnico marca warm up do GP Petrobras em Curitiba‏

Eric Granado

Pilotos de marcas diferentes ocupam as primeiras posições da GP 1000 no treino de aquecimento no autódromo de Curitiba

Fonte: Grelak Comunicação.
O warm up do GP Petrobras, último contato dos pilotos do Moto 1000 GP com a pista do Autódromo Internacional de Curitiba antes da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, tornou a evidenciar o equilíbrio técnico entre as marcas de motocicletas que compõem o grid. A principal série da competição apresentou quatro marcas de motocicletas preenchendo as quatro primeiras posições no resultado do treino de aquecimento.
A GP 1000 teve o campeão Matthieu Lussiana como mais rápido. O francês da BMW Motorrad Petronas Racing obteve 0s776 de vantagem sobre o argentino Luciano Ribodino, do Team Suzuki PRT. Piloto da Kawasaki da Target Race Superbike Team, o italiano Sebastiano Zerbo foi o terceiro. O quarto foi Miguel Praia, português da Center Moto Racing Team, piloto de uma Honda. Na classe Evo, o mais rápido foi Diego Pretel, com a Ducati da DRT.

Eric Granado, que estreia no Campeonato Brasileiro, manteve no warm up sua hegemonia no GP Petrobras. O paulista de 18 anos, inscrito pela GST Honda Mobil Super Moto, vai largar da pole da corrida deste domingo. O argentino Juan Solorza, segundo no grid, foi o segundo também no treino de aquecimento, com a Yamaha da Solorza Competición. O terceiro mais rápido foi o paranaense Ademilson Peixer, com a Kawasaki da RF Racing.

Rafael Nunes, o pole position da GP Light, foi também o mais rápido no warm up. O paranaense do Team Suzuki PRT fechou o treino com exatos três décimos de segundo sobre o gaúcho Marcelo Dahmer, o segundo mais rápido, que vai largar em terceiro com a Honda da K Racing. Também com Honda, o carioca Pedro Lins, piloto da Center Moto Racing Team, ficou em terceiro, logo à frente da Ducati do paulista Ricardo Levy, da DRT.

O primeiro treino do dia foi o da série de formação de pilotos GPR 250. Os irmãos Ton e Meikon Kawakami, companheiros de equipe na Playstation-PRT, que vão alinhar suas motos Honda nas duas primeiras posições no grid, foram os mais rápidos da manhã. As três posições seguintes no resultado do warm up foram preenchidas por pilotos do Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros – Brian David, Guilherme Brito e José Duarte, pela ordem.

A primeira corrida da programação do GP Petrobras será a da GPR 250, com largada às 9h50 para 12 voltas pelo traçado de 3.695 metros do circuito paranaense. Em seguida irão à pista os pilotos da GP Light, para as 16 voltas que terão início às 10h40. A corrida das categorias GP 600 e GP 600 Evo vai começar às 11h40, também com 16 voltas. A largada para a GP 1000 e a GP 1000 Evo, com 18 voltas de percurso, será dada às 12h30.

As quatro corridas do GP Petrobras terão transmissão ao vivo pelo site moto1000gp.com.br. A Band Internacional, os canais Bandsports e Esporte Interativo e o portal de internet Terra transmitirão a etapa a partir das 11h30, com a íntegra da GP 600/GP 600 Evo e da GP 1000/GP 1000 Evo, além de VTs compactos da GPR 250 e da GP Light. Todo o pacote de transmissão das corridas tem geração de imagens da paranaense Master/CATVE.

WARM UP – GP PETROBRAS – CURITIBA
(Melhores voltas nos treinos de aquecimento)
GP 1000/GP 1000 EVO
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, 1min21s987
2º) Luciano Ribodino (ARG/Team Suzuki PRT), Suzuki, 1min22s763
3º) Sebastiano Zerbo (ITA/Target Race Superbike Team), Kawasaki, 1min22s815
4º) Miguel Praia (POR/Center Moto Racing Team), Honda, 1min23s044
5º) Diego Pierluigi (ARG/JC Racing Team), Kawasaki, 1min23s964
6º) Philippe Thiriet (MG/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, 1min24s420
7º) Marco Solorza (ARG/Solorza Competición), Kawasaki, 1min24s827
8º) Wesley Gutierrez (PR/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, 1min24s998
9º) Diego Pretel (SP/DRT), Ducati, Evo, 1min25s313
10º) Ian Testa (DF/Don Racing Team), Ducati, Evo, 1min25s601
11º) Danilo Lewis (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, 1min25s726
12º) Victor Moura (PR/M2B Racing), BMW, Evo, 1min26s386
13º) Luís Fittipaldi (DF/JC Racing Team), Kawasaki, Evo, 1min28s339
14º) Martin Solorza (ARG/Solorza Competición), Kawasaki, 1min29s587
15º) Sebastian Porto (POR/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, 1min32s237
16º) Marcos Salles (PR/MS Racing Team), Honda, Evo, 1min38s388
17º) Nick Iatauro (SP/Team Suzuki PRT), Suzuki, Evo, sem tempo
Média do 1º: 162,245 km/h

GP 600/GP 600 EVO
1º) Eric Granado (SP/GST Honda Mobil Super Moto), Honda, 1min23s175
2º) Juan Solorza (ARG/Solorza Competición), Yamaha, 1min24s451
3º) Ademilson Peixer (PR/RF Racing), Kawasaki, 1min26s547
4º) Sérgio Laurentys (SP/GST Honda Mobil Super Moto), Honda, 1min27s073
5º) Joelsu da Silva (PR/Paulinho Superbikes), Kawasaki, 1min27s413
6º) Marciano Santin (RS/Santin Racing), Honda, Evo, 1min27s653
7º) Alex Pires (RJ/Center Moto Racing Team), Honda, 1min29s542
8º) Davi Costa (SP/JC Racing Team), Kawasaki, 1min29s891
9º) Júlio Fortunato (SP/Sport Plus Racing), Kawasaki, Evo, 1min29s948
10º) Marcos Fortunato (SP/Sport Plus Racing), Kawasaki, Evo, 1min31s503
11º) Sérgio Prates (SP/JC Racing Team), Kawasaki, Evo, 1min31s773
12º) Marcelo Dias (BA/2MT-PRT), Honda, Evo, 1min32s946
13º) Flávio Pavanelli (SP/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, Evo, 1min33s092
14º) Breno Pinto (AP/2MT-PRT), Yamaha, Evo, 1min33s569
15º) Marcus Trota (SP/Paschoalin Road & Track), 1min36s595
Média do 1º: 159,927 km/h

GP LIGHT
1º) Rafael Nunes (PR/Team Suzuki PRT), Suzuki, 1min23s666
2º) Marcelo Dahmer (RS/K Racing), Honda, 1min24s966
3º) Pedro Lins (RJ/Center Moto Racing Team), Honda, 1min26s243
4º) Ricardo Levy (SP/DRT), Ducati, 1min27s637
5º) Diogo Ramos (SC/SBK Moto Racing), Kawasaki, 1min28s247
6º) Wellison Rocha (SP/Target Race Superbike Team), Kawasaki, 1min28s641
7º) Márcio Pereira (SC/MS Racing Team), BMW, 1min28s678
8º) Marcos Prata (BA/Target Race Superbike Tam), Kawasaki, 1min29s007
9º) Maurício Paludete (SP/Sport Plus Racing), BMW, 1min29s060
10º) Erlon Franco (MS/Target Race Superbike Team), Kawasaki, 1min30s070
11º) Edson Luiz (SC/2MT-PRT), Kawasaki, 1min31s011
12º) Pablo Nunes (SC/SBK Moto Racing), Kawasaki, 1min31s599
13º) Fabiano Hazan (SC/Bruxo Race Team), Kawasaki, 1min34s265
14º) Luciano Donato (SP/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, 1min35s355
15º) Iberson Thiago (SP/Tecfil Racing Team), Yamaha, 1min38s915
16º) Jean Vieira (SC/MS Racing Team), Kawasaki, 1min54s874
Média do 1º: 158,989 km/h

GPR 250
1º) Ton Kawakami (SP/Playstation-PRT), Honda, 1min43s289
2º) Meikon Kawakami (SP/Playstation-PRT), Honda, 1min43s859
3º) Brian David (GO/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, 1min44s558
4º) Guilherme Brito (SP/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, 1min44s894
5º) José Duarte (CE/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, 1min44s914
6º) Rafael Traldi (SP/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, 1min45s311
7º) Hebert Pereira (RS/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, 1min46s487
8º) Gustavo Gil (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, 1min46s612
9º) Jonathan Esquivel (ARG/Grinjets), Kawasaki, 1min49s978
10º) Diogo Nascimento (SP/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, 1min52s105
11º) Felipe Gonçalves (PR/Paulinho Superbikes), Honda, 1min55s849
12º) Giovandro Tonini (RS/Santin Racing), Honda, 1min58s921
Média do 1º: 128,784 km/h

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