segunda-feira, 11 de maio de 2015

Top ten dos modelos em abril de 2015

Texto: Nilson Silva.
Dados: Fenabrave.

O mês de abril não foi muito bom para o mrcado de motos. Os índices voltaram a ficar negativos tanto em relação ao mês passado quando á abril de 2014. Digo sem medo de errar que é resultado da politica de arrocho fiscal do governo, que aumentou os juros e ainda potencializou as dificuldades para quem pretende comprar uma moto. Em abril foram emplacadas 108.158 motos, contra 154.502 em março, uma queda de 13.13%. Em relação a abril de 2014, o recuo foi de 11.17%. Agora, no acumulado dos primeiros 4 meses do ano os números estão positivos em relação á 2014.
Vamos aos números?
Em primeiro lugar: Honda CG Titan 150, com 30.473 unidades
Em segundo lugar: Honda Biz 125, com 16.741 unidades.
Em terceiro lugar: Honda NXR Bros 150 , com 16.646 unidadesx
Em quarto Lugar:Honda Pop 100, com 8.057 unidades.
Em quinto lugar: Honda CG 125 , com 4.858 unidades.
Em sexto lugar:Yamaha YBR Factor 125, com 3.014 unidades.
Em sétimo lugar: Yamaha YS 150 Fazer, com 2.964 unidades.
Em oitavo lugar: Honda XRE 300, com 2.685 unidades.
Em nono lugar: Honda CB 300 R com 2.280 unidades; e
Em décimo lugar: Yamaha XTZ Crosser com 2.154

Top seven das marcas em abril 2015.

O mês de abril não foi muito bom para o mrcado de motos. Os índices voltaram a ficar negativos  tanto em relação ao mês passado quando á abril de 2014. Digo sem medo de errar que é resultado da politica de arrocho fiscal do governo, que aumentou os juros e ainda potencializou as dificuldades para quem pretende comprar uma moto. Em abril foram  emplacadas 108.158 motos, contra 154.502 em março, uma queda de 13.13%.
Vamos aos números?
1º lugar: Honda, com 87.431 unidades e 80.84% do mercado.
2º lugar: Yamaha, com 12.717 unidades e 11,76% do mercado.
3º lugar: Suzuki, com 1.828 unidades e 1,69% do mercado.
4º lugar: Dafra, com 1.366 unidades e 1,26% do mercado.
5º lugar: Shineray com 871 unidades e 0,81% do mercado
6º lugar: BMWcom 728 unidades e 0,67% do mercado; e
7º lugar:Harley Davidson com 641 unidades e 0,59%.
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sexta-feira, 8 de maio de 2015

Equipes inscritas com motos da Ducati estreiam com pódio no Moto 1000 GP

DRT é a equipe de Diego Pretel, e Ricardo Levy.

Diego Pretel vence primeira etapa da GP 1000 Evo. Ricardo Levy e Ian Testa conquistam terceiros lugares na GP Light e na GP 1000 Evo

Fonte: Grelak comunicação
As equipes inscritas com motocicletas da Ducati obtiveram saldo positivo no GP Petrobras, disputado no último domingo (3) no Autódromo Internacional de Curitiba e válido pela primeira etapa da temporada do Moto 1000 GP. Três pilotos inscritos com o modelo 1199 Panigale da marca italiana foram ao pódio em suas categorias, em mostra de competitividade na disputa pelos títulos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
A DRT, sediada em São Paulo e chefiada por Leandro Panades, teve os dois pilotos no pódio. Ricardo Levy foi terceiro colocado na corrida da categoria GP Light, enquanto Diego Pretel conquistou a vitória na GP 1000 Evo, classe da categoria GP 1000 que oferece classificação distinta para pilotos que têm as carreiras nas pistas em fase de evolução e buscam vaga nas séries principais em condições de boa competitividade.

“Nosso objetivo para 2015 sempre foi conquistar alguns pódios ao longo do campeonato, fiquei muito feliz por conseguir isso logo na primeira etapa”, diz Levy, que já havia freqüentado o pódio da GP Light com a terceira colocação em Interlagos no ano passado – a DRT tem em 2014 sua primeira temporada completa no Moto 1000 GP. “É um recomeço, uma fase de adaptação. Para nós, foi um fim de semana de superação”, acrescenta Pretel.

Testa, com a Ducati da DON Racing Team, foi terceiro na GP 1000 Evo. “Poderia ter ido melhor, tive dificuldades durante a corrida e a moto perdeu um pouco de rendimento. Meu objetivo é o mesmo do Pretel, disputar de igual para igual com os pilotos da GP 1000”, destaca. O chefe de equipe Rodrigo Souza, afastado do GP Petrobras por um problema de saúde, estreará na temporada pela GP Light na segunda etapa, no dia 31 de maio em Cascavel (PR).

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nova BMW S1000XR: A tetralogia das straight-four-cylinder engine

Todas as coisas boas da vida vêm, (ou deveriam vir) quadruplicadas

Fonte: BMW Group PressClub Global
Após o lançamento  das RR HP4 e superbikes S 1000, bem como da roadster R S 1000, a BMW Motorrad está lançando agora a mais nova integrante da familia  de motocicletas de alta potência com motores de quatro  cilindros e uma pegada  esportiva.
Com base em uma  mistura  de tecnologia, desempenho e segurança já inerentes aos modelos existentes nesta série, a BMW Motorrad deu o próximo passo para construir a nova  S 1000 XR, que oferece esta gama de características fundamentais em um  novo mix apelidado de "esporte  aventura". Isto abrange excelentes qualidaes para viagem, desempenho esportivo e altos níveis de conforto, bem como  excelentes condições de uso para o dia-a-dia. Em suma, a nova S 1000 XR é uma excelente  combinação moto esportiva, perfeitamente adaptada para vaigem e com uma generosa dose de emoção.

O motor straight-quatro cilindros da nova BMW S 1000 XR é basicamente o mesmo da R roadster S 1000. Ele tem uma potência de 118 kW (160 hp) a 11.000 rpm e gera um binário máximo de 11,4 Kgfm  a 9250 rpm. O torque  abundante, torna-o ideal para resposta cheias em  baixas e médias rotações  que os pilotos buscam quando estão em  estradas ou com garupa.
O motor straight-quatro cilindros combina extração de potência e emocionante aceleração com uma saída de pico em alta, enquanto oferece ao piloto uma faixa de rotação útil que que começa nas baixas e se estande  por mais de 10.000 rpm. Isso faz com que a moto possa ser utilizada com prazer  tanto em passeios nas rodovias como em estradas sinuosas. Destas forma ela se torna uma opção tanto para passeios curtos como  longas viagens de férias, tanto solo, como acompanhado.

A moto vem com dois modos de condução: O rain e estrada. Claro que você pod escolher de acordo com as condições da pista. O ajuste automático Controle de Estabilidade (ASC) garante um alto padrão de pilotagem segura, otimizando a tração. A nova S 1000 XR pode vir de fábrica fábrica com a opção  de pilotagem Pro, que inclui os modos de condução adicionais "Dinâmico" e "Dinâmica Pro", juntamente com Controle Dinâmico de Tração (DTC) e ABS Pro.

Veja abaixo os destaques da nova nova BMW S 1000 XR:
Motor em linha de quatro cilindros com uma 999 cc. 118 kW (160 hp) a 11.000 rpm, torque máximo de 11,4 Kgfm a 9.250 rpm.
Design dinâmico e inovador.
BMW Motorrad ABS de série (semi-integral).
ABS Pro para maior segurança ao frear (como parte dos modos de pilotagem Pro extras opcional).
Controle Automático de Estabilidade (ASC)
Controle Dinâmico de Tração (DTC)
Dois modos de pilotagem que podem ser selecionados pelo piloto com o apertar de um botão como padrão ("Rain" e "Road").
Dois modos de pilotagem adicionais disponíveis, "Dinâmico" e "Dinâmica Pro".
Sistema de suspensão, ESA Dinâmico (Ajuste Eletrônico de Suspensão)
Painel de instrumentos multifuncional com uma riqueza de recursos.
Extensa lista de equipamentos e acessórios feitos sob medida nos altos padrões  BMW Motorrad.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Moto passa 4 anos congelada e depois volta a funcionar

Mecânicos precisaram de 1 hora para ligar novamente o modelo. Iniciativa foi realiza pela marca americana Victory e o Ice Hotel.

Publicado no portal G1, em 06/05/2015
Uma moto passou 4 anos congelada, na Suécia, em uma iniciativa feita pela fabricante de motos americana Victory e o Ice Hotel, localizado no país europeu. O modelo V92 TC de 2002 ficou em exposição no hotel e, após o período, foi descongelada.
De acordo com a empresa, apenas 1 hora de trabalho de mecânico foi necessária para que a moto voltasse a funcionar. A moto só precisou trocar óleo, bateria e receber novo combustível, divulgou a empresa.
O filtro de ar teve de passar por uma limpeza, enquantos os cilindros do motor foram drenados. Além de ter ficado 4 anos congelada, a motocicleta já havia rodado o equivalente a 300 mil km.

domingo, 3 de maio de 2015

Moto 1000 GP: Lussiana supera Praia e vence primeira etapa do Brasileiro de Motovelocidade

Matthieu Lussiana, segundo da esquerda para a direita

Campeão do Moto 1000 GP, francês supera dores da costela fraturada e abre a temporada no topo do pódio do GP Petrobras em Curitiba

Fonte: Grelak Comunicação.
O francês Matthieu Lussiana conquistou na tarde deste domingo (3), no Autódromo Internacional de Curitiba, sua sexta vitória na GP 1000, principal categoria do Moto 1000 GP. Dono do título de 2014, o piloto da BMW Motorrad Petronas Racing saiu-se melhor do duelo com o português Miguel Praia foi o primeiro colocado no GP Petrobras, primeira das oito etapas do calendário do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Praia, piloto da Honda da Center Moto Racing Team, terminou a corrida em segundo. O pódio teve também o argentino Sebastian Porto, companheiro de equipe de Lussiana, em terceiro. Esta foi a segunda vez que a GP 1000 teve pilotos de cinco países nas cinco primeiras posições – o brasileiro Wesley Gutierrez, da Motonil Motors-PDV Brasil, e o italiano Sebastiano Zerbo, da Target Race Superbike Team, ambos de Kawasaki, foram quarto e quinto.

Dada a largada, Praia tomou a primeira posição do pole argentino Diego Pierluigi, que caiu para o oitavo lugar com a Kawasaki da JC Racing Team. O português manteve-se à frente até a sétima volta, quando foi ultrapassado por Lussiana. Praia chegou a retomar a liderança na penúltima das 18 voltas, mas foi novamente superado pelo campeão brasileiro do ano passado na reta dos boxes, na abertura da última volta do GP Petrobras.

Lussiana reconheceu a forte pressão que sofreu de Praia. “Ele veio todo o tempo muito perto, e eu não sabia onde estava mais rápido, mas sabia que o risco de perder a liderança era real, principalmente na última volta”, considerou o piloto da BMW Motorrad Petronas Racing. “Preferi deixar que ele passasse na penúltima volta para poder analisar onde ele era mais rápido que eu, porque sabia que tinha a chance de recuperar a posição na última volta”.

Foi justamente na pista de Curitiba que Lussiana conquistou, em 2012, sua primeira vitória no Moto 1000 GP – foi a corrida que marcou sua estreia na competição. Em 2014, na campanha que lhe rendeu o título do Brasileiro de Motovelocidade, ele conquistou quatro primeiros lugares. Neste domingo ele correu resistindo às dores decorrentes da fratura que sofreu em uma costela oito dias antes, na Holanda, durante o Mundial de Superstock.

Praia ressaltou o desenvolvimento da Honda. “Hoje eu tinha um melhor conjunto. O motor não era tão eficiente quanto o do Matthieu, mas a ciclística da minha moto era melhor, resultado de um trabalho de duas temporadas. Só que ele se defendeu muito bem e eu não consegui aproveitar como queria. Tentei induzi-lo ao erro, mas ele foi preciso”, resumiu. “O bom é sentir que agora tenho equipamento para disputar realmente a vitória”.

GP PETROBRAS – GP 1000 – CURITIBA
(Resultado final da primeira etapa após 18 voltas)
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, GP 1000, 24min42s956
2º) Miguel Praia (POR/Center Moto Racing Team), Honda, GP 1000, a 0s100
3º) Sebastian Porto (ARG/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, GP 1000, a 0s559
4º) Wesley Gutierrez (PR/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 1000, a 2s545
5º) Sebastiano Zerbo (ITA/Target Race Superbike Team), Kawasaki, GP 1000, a 3s270
6º) Danilo Lewis (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, GP 1000, a 8s574
7º) Marco Solorza (ARG/Solorza Competición), Kawasaki, GP 1000, a 25s379
8º) Martin Solorza (ARG/Solorza Competición), Kawasaki, GP 1000, a 25s429
9º) Diego Pretel (SP/DRT), Ducati, GP 1000 Evo, a 27s724
10º) Diego Pierluigi (ARG/JC Racing Team), Kawasaki, GP 1000, a 32s121
11º) Victor Moura (PR/M2B Racing), BMW, GP 1000 Evo, a 49s684
12º) Ian Testa (DF/Don Racing Team), Ducati, GP 1000 Evo, a 50s296
13º) Luís Fittipaldi (DF/JC Racing Team), Kawasaki, GP 1000 Evo, a 1min10s708
14º) André Paiato (SP/Motonil Motors-PDV Brasil), BMW GP 1000 Evo, a 1 volta
15º) Marcos Salles (PR/MS Racing Team), Honda, GP 1000 Evo, a 1 volta
16º) Nick Iatauro (SP/Team Suzuki PRT), Suzuki, GP 1000 Evo, a 2 voltas
Melhor volta: Lussiana, na 3ª, 1min21s132, média de 163,955 km/h

Moto 1000 GP: Eric Granado estreia com vitória e GP 600 tem três marcas no pódio‏

Eric Granado, ao centro

Piloto de 18 anos leva Honda à vitória e torna-se único vencedor do GP Petrobras a atingir pontuação máxima em Curitiba

Fonte: Grelak Comunicação.
Eric Granado estreou com vitória neste domingo (3) na categoria GP 600 do Moto 1000 GP. O piloto paulista de 18 anos, que nesta temporada concilia o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade com a atuação no Europeu de Moto 2, confirmou seu favoritismo e conquistou a primeira posição no GP Petrobras. A primeira das oito corridas do calendário nacional aconteceu no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR).
Depois de liderar todas as sessões de treinos livres da etapa, Granado estabeleceu recorde da pista para treinos e conquistou a pole position. Dada a largada, foi ultrapassado por Juan Solorza, vencedor da etapa em 2014, que largou em segundo com a Yamaha da Solorza Competición. Seu revide sobre o argentino aconteceu na segunda volta – no mesmo momento, o paranaense Joelsu “Mitiko” Silva assumiu a segunda posição.

Granado, inscrito pela GST Honda Mobil Super Moto, começou a abrir vantagem a volta a volta. Mitiko, piloto da Kawasaki da Paulinho Superbikes, defendia-se da pressão que recebia de Solorza. O argentino reassumiu a vice-liderança da corrida na abertura da penúltima volta, para mantê-la até o fim da corrida. Após as 16 voltas, Granado contabilizava vantagem de 15 segundos. Ele definiu a corrida como “bem complicada”.

“A gente ainda tem que acertar alguns detalhes”, falou o vencedor. “Eu não me senti confortável com os pneus novos, a moto tinha uma vibração ruim na frente. Nas últimas voltas eu tinha uma vantagem e precisei tomar cuidado para controlar a distância”, narrou. “O Moto 1000 GP tem um nível que está crescendo cada vez mais”, observou o paulista, que marcou todos os pontos possíveis – os da vitória, o da pole e o da volta mais rápida da corrida.

Solorza também manifestou ter enfrentado uma corrida de dificuldades. “Eu tinha pouca aderência no pneu traseiro, isso não me permitiu manter um ritmo homogêneo durante toda a corrida”, comentou o argentino. “Larguei bem e consegui a liderança na primeira volta. Depois o Granado me passou e perdi também o segundo lugar, aí tive de manter o ritmo e a concentração para me recuperar e conseguir esse segundo lugar”, continuou.

Silva, terceiro colocado, destacou o alto nível que Granado impôs ao GP Petrobras. “O Eric teve um ritmo muito forte. No nós começo até conseguimos acompanhar. Depois a briga era para segurar o segundo lugar, mas o Solorza tinha um ritmo mais rápido”, reconheceu. “De qualquer forma, começar o ano no pódio é muito bom”. A segunda etapa do Brasileiro de Motovelocidade será disputada em Cascavel, também no Paraná, no dia 31 de maio.

GP PETROBRAS – GP 600 – CURITIBA
(Resultado final da primeira etapa após 16 voltas)
1º) Eric Granado (SP/GST Honda Mobil Super Moto), Honda, GP 600, 22min22s237
2º) Juan Solorza (ARG/Solorza Competición), Yamaha, GP 600, a 15s021
3º) Joelsu da Silva (PR/Paulinho Superbikes), Kawasaki, GP 600, a 15s747
4º) Ademilson Peixer (PR/RF Racing), Kawasaki, GP 600, a 1min01s860
5º) Alex Pires (RJ/Center Moto Racing Team), Honda, GP 600, a 1min13s423
6º) Sérgio Laurentys (SP/GST Honda Mobil Super Moto), Honda, GP 600, a 1min23s875
7º) Marciano Santin (RS/Santin Racing), Honda, GP 600 Evo, a 1min24s438
8º) Flávio Pavanelli (SP/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 600 Evo, a 1 volta
9º) Marcelo Dias (BA/2MT-PRT), Honda, GP 600 Evo, a 1 volta
10º) Thiago Fonseca (PE/2MT-PRT), Yamaha, GP 600 Evo, a 1 volta
11º) Breno Pinto (AP/2MT-PRT), Yamaha GP 600 Evo, a 1 volta
12º) Sérgio Prates (SP/JC Racing Team), Kawasaki, GP 600 Evo, a 1 volta
13º) Júlio Fortunato (SP/Sport Plus Racing), Kawasaki, GP 600 Evo, a 1 volta
Melhor volta: Granado, na 4ª, 1min22s783, média de 160,685 km/h

Honda Racing quer ampliar série de vitórias na 3ª etapa do SuperBike Brasil 2024

Em Interlagos, Eric Granado chega invicto na Superbike Pro, que também terá Guilherme Brito e João Carneiro; Categorias Honda Jr Cup e Copa ...