quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Motos BMW no Brasil já podem vir de fábrica com rastreador.

Parceria entre Grupo Tracker e BMW Motorrad abrange concessionárias de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; Ação é válida para oito modelos da marca.

Fonte: BMW Group Press Club Brazil
Disposta a oferecer ainda mais segurança e tecnologia aos clientes, a BMW Motorrad e a rede de concessionários oferecem gratuitamente aos novos proprietários da marca o rastreador para motocicletas Tracker Moto. Os clientes dos modelos R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, G 650 GS, F 800 GS, F 800 GS Adventure, F 800 R (Ride e Premium), S 1000 R e S 1000 RR, de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, poderão optar por receber sua nova motocicleta já com o dispositivo instalado e com serviço de rastreamento por 12 meses.
O Tracker Moto utiliza a tecnologia de radiofrequência, sistema que não sofre interrupção de sinal em lugares fechados como túneis, garagens, subsolos e galpões, e é imune aos inibidores de sinais. O rastreador é blindado, resistente a altas temperaturas, trepidações, poeira e água, e possui bateria própria, com durabilidade de 12 meses.

“Proporcionar segurança é um dos nossos compromissos com os clientes. A parceria entre BMW Motorrad e o Grupo Tracker amplia os benefícios que já oferecemos e está em linha com nosso padrão de qualidade e atendimento”, afirma Matteo Villano, gerente sênior de vendas da BMW Motorrad Brasil.

O Grupo Tracker conta com 700 antenas instaladas de norte a sul do Brasil, equipe de rastreamento aérea e terrestre (helicópteros, aviões, carros e motos), relacionamento com as principais autoridades de segurança do Brasil e América Latina, além de Comando de Operações 24h por dia. Todas as motocicletas passam por um processo minucioso de homologação. Uma equipe de especialistas faz um estudo técnico do modelo, para garantir um local de instalação, visando especificamente manter elevados os índices de recuperação.

“Estamos preocupados em oferecer um produto que realmente responda com efetividade ao processo de recuperação em casos de roubo ou furto. Em função disso, os nossos índices atualmente estão em torno de 95%”, revela o presidente do Grupo Tracker, Alvaro Velasco.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Top seven das marcas em dezembro de 2015

Fonte: Fenabrave
Texto: Nilson Silva
No primeiro mês do ano a Honda  caiu um ponto percentual e o efeito cinquentinha citado abaixo fez a quase eterna segundo colocada japonesa Yamaha passar o bastão de segunda colocada para a Chinesa Shineray, pela primeira vez desde que estamos publicando este ranking.
Vou abrir um parêntese aqui pedir desculpas  aos amados leitores e seguidores do nosso blog pelo atraso em publicar os dados referentes ao mês 12/15. É que no dia 15 de dezembro ás 17:30 h, sofremos um acidente de moto, com fraturas múltiplas do tornozelo esquerdo, ficamos hospitalizado, passamos por cirurgia e... Bla, bla,bla. Bla bla bla. Mas Deus é muito bom para conosco e estamos convalescendo em casa; Brevemente estaremos no lombo da "burruna" cortando "estradão"...
Em dezembro foram emplacadas 131.255 motocicletas, contra 105.380 no mês de novembro, representando um crescimento de 24.55%.
Quando comparado com o mês de dezembro de 2014, o aumento foi de apenas 2.76%. O aumento significativo dos últimos dois meses do ano pode estar relacionado á nova  exigência do Contran de emplacamento das cinquentinhas.
  Vamos aos números?
1º lugar: Honda, com 87.167 unidades e 66,41% do mercado.
2º lugar: Shineray, com 12.914 unidades e 9,84% do mercado.

3º lugar: Yamaha, com 12.178 unidades e 9,28% do mercado.
4º lugar: Traxx , com 2.566 unidades e 1,95% do mercado.
5º lugar: Dafra com 1.968 unidades e 1,50% do mercado
6º lugar: Bravax com 1.708 unidades e 1.30% do mercado; e
7º lugar: Suzuki com 1.332 unidades e 1,01%.



Só para você tirar as próprias conclusões, mostramos os números de todo o ano de 2015 da Honda, Yamaha e Shineray: 
- Honda: 993.528 Unidades e 78,04% do mercado.
- Yamaha: 141.297 unidades e 11,10% do mercado; e
- Shineray: 30. 746 unidades e 2,41% do mercado.

Top ten dos modelos em dezembro 2015

Fonte: Fenabrave.
Texto: Nilson Silva
Gostaria inicialmente de pedir desculpas  aos amados leitores e seguidores do nosso blog pelo atraso em publicar os dados referentes ao mês 12/15. É que no dia 15 de dezembro ás 17:30 h, sofremos um acidente de moto, com fraturas múltiplas do tornozelo esquerdo, ficamos hospitalizado, passamos por cirurgia e... Bla, bla,bla. Bla bla bla. Mas Deus é muito bom para conosco e estamos convalescendo em casa; Brevemente estaremos no lombo da burruna cortando estradão...
Vamos aos números de dezembro sem mais delongas então, informando que segundo a Fenabrave, entidade que congrega os distribuidores de veículos no Brasil, em dezembro foram emplacadas 131.255 motocicletas, contra 105.380 no mês de novembro, representando um crescimento de 24.55%. Quando comparado com o mês de dezembro de 2014, o aumento foi de apenas 2.76%. O aumento significativo dos últimos dois meses do ano pode estar relacionado á nova  exigência do Contran de emplacamento das cinquentinhas.

Em primeiro lugar: Honda CG Titan 160, com 18.906 unidades
Em segundo lugar: Honda NXR Bros 160 , com 15.587 unidades.
Em terceiro lugar:  Honda Biz 125 , com 14.754 unidades.
Em quarto Lugar: Honda CG Titan 150, com 11.922 unidades.
Em quinto lugar: Shineray XY 50, com 11.594 unidades.
Em sexto lugar: Honda Pop 110i, com 8.286 unidades.
Em sétimo lugar: Honda CG 125 com 4.284 unidades.
Em oitavo lugar: Honda Pop 100, com 3.158 unidades.

Em nono lugar:Yamaha YBR 125 com 2.728 unidades; e
Em décimo lugar: Traxx JL 50, com 2.287.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Emplacamento de 'cinquentinhas' sobe 280% em 2015, com nova regra

De 2014 a 2015, registros passaram de 17.011 para 64.692. Detrans assumiram emplacamento no lugar das prefeituras desde julho.

Publicado no Portal G1 em 14/01/2016
Comentário: Nilson Silva
O emplacamento dos ciclomotores, tipo de moto conhecida como "cinquentinhas", aumentou 280,3% em 2015, quando comparado a 2014, informou a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motos e Similares (Abraciclo), nesta quinta-feira (14)
De janeiro a dezembro do ano passado, foram 64.692 unidades registradas, enquanto no mesmo período de 2014, o número foi de 17.011 ciclomotores.

Somente em dezembro de 2015, 25.520 unidades foram emplacadas, representando um crescimento de 1.669,8% sobre 1 ano atrás.
Esse crescimento foi impulsionado por uma nova regra para os ciclomotores, que começou a valer em julho passado. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou que as motos de até 50 cc de cilindrada deveriam ser emplacadas pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito).

Antes, a tarefa era dos municípios e o índice de emplacamento era baixo. As prefeituras alegavam não ter condições de arcar com o processo e muitas "cinquentinhas" circulavam sem placa, apesar de o Código de Trânsito obrigar o licenciamento.
De janeiro a dezembro do ano passado, foram 64.692 unidades registradas, enquanto no mesmo período de 2014, o número foi de 17.011 ciclomotores.

Somente em dezembro de 2015, 25.520 unidades foram emplacadas, representando um crescimento de 1.669,8% sobre 1 ano atrás.
Esse crescimento foi impulsionado por uma nova regra para os ciclomotores, que começou a valer em julho passado. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou que as motos de até 50 cc de cilindrada deveriam ser emplacadas pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito).

Antes, a tarefa era dos municípios e o índice de emplacamento era baixo. As prefeituras alegavam não ter condições de arcar com o processo e muitas "cinquentinhas" circulavam sem placa, apesar de o Código de Trânsito obrigar o licenciamento
Entre as considerações do Contran para este novo prazo, está a "necessidade de reforçar e incluir conteúdo específicos à formação de condutores de ciclomotores".

Nosso comentário: 
No Brasil atualmente vivemos uma verdadeira balbúrdia, uma insegurança jurídica quando se trata das ciclomotores, cinquentinhas, motocicletas elétricas e até quadriciclos, inclusive no tocante á habilitação para que se possa conduzir estes veículos. 
Existem definições e regulamentações que são de atribuição do Congresso Nacional, outras são do Contran, outras são do Denatran, outras são dos Detrans estaduais e até das prefeituras. Daí a necessidade da justiça, vez por outra está sendo acionada para regulamentar o uso  desse tipo de veículo.
Vamos ver se agora a coisa anda, quero dizer: se as cinquentinhas  sejam realmente podem andar em paz.


terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Copa MXF Rio -Vale do Café já tem calendário 2016 definido

A Copa MXF Rio - Vale do Café de Enduro de Regularidade já está com seu calendário de provas definido.

Fonte: Engenharia de Comunicação
A copa é tradicionalmente realizada no sul do estado do Rio de Janeiro, com intuito de formar novos pilotos da modalidade, e acontece todos os anos desde 2010.
Neste ano, a abertura do campeonato ocorrerá com a prova dos Estreantes no dia 16 de janeiro, durante o '3° Enduraço Mauá' em Visconde de Mauá. A Copa MXF Rio realizará uma etapa a cada mês, com exceção de maio, que possui competições agendadas para 01/05 em Rio Preto e 29/05 em Casimiro. A grande final deverá acontecer dia 06 de Novembro em Maricá, cidade litorânea do Rio de Janeiro e que preserva grandes desafios off road em sua área de restinga.

"Este evento é de grande importância para o cenário off road do Rio de Janeiro, pois é o único evento de regularidade no estado. Como uma de nossas missões é incentivar a prática deste esporte, apoiamos a Copa MXF Rio que possui uma organização impecável e por isso convidamos a todos que participem" conta João H. Montani, diretor da MXF Motors do Brasil, empresa Patrocinadora Master da Copa.

"Os locais das provas da Copa sempre agregam paisagens inspiradoras, dá prazer e mais vontade de acelerar", conta o piloto Wemerson Vitor que já correu a Copa Rio em 2015 pela MXF e continua a representar a marca de motos off road em 2016.

A primeira prova será dividida em três categorias: dupla, novato e estreante. As inscrições seguem abertas pelo site: http://copavaledocafe.com/maua2016/. A largada está prevista para às 12 horas.

Confira o Calendário 2016 da Copa MXF Rio:
16/01 (Estreante) - Visconde de Maua
06/03 - Quatis
03/04 - Macabu
01/05 - Rio Preto
29/05 - Casimiro
26/06 - Sta Rita de Jacutinga
24/07 - Seropédica
21/08 - Magé
18/09 - Rio Claro
16/10 - Rio das Flores
06-11 - Maricá (Final da Copa)

sábado, 9 de janeiro de 2016

BMW apresenta conceito de moto com laser e capacete que é tela

Moto conceito com farol laser utiliza como base a K 1600 GTL. Novidades vão estar na Consumer Electronics Show, nos EUA.

Publicado no portal G1.com em 05/01/2016
A BMW Motorrad exibirá na Consumer Electronics Show (CES 2016) uma moto com laser e um capacete que funciona como tela multimídia, projetando informações em tempo real (como o "head up display", que mostra informações no para-brisa do carro).
O conceito da K 1600 GTL, moto mais cara da marca, usa farol com laser, uma adaptação do sistema que existe nos carros Série 7 e no i8, da mesma marca.
Segundo a BMW, as lâmpadas com laser possuem um alcance de até 600 metros à frente, o dobro das lâmpadas convencionais.
Além disso, duram mais. Por outro lado, o custo ainda é alto para motocicletas, admite a montadora.
"No entanto, é esperado que o aumento da escala de produção dessas lâmpadas na indústria automobilística poderá resultar em redução de preço, e o uso em motos poderia ser imaginável em médio prazo", avalia a BMW.
Capacete do futuro: a montadora alemã também acredita que oferecerá, no futuro, a tecnologia "head up display", que exibe informações de trânsito no painel de veículos, também para motos. Nesse caso, em vez do para-brisa, os dados seriam projetados na viseira do capacete.

O objetivo, assim como nos carros, é evitar que o motociclista tire os olhos da via --ele não precisaria olhar mais para o painel de instrumentos para obter a informação. A inovação está em fase de pré-desenvolvimento, explica a BMW.
O capacete contém um minicomputador e auto-falantes, e é controlado na manopla esquerda. O sistema pode ser adaptado a capacetes já existentes.

As informações a serem exibidas são programáveis e, idealmente, serão somente aquelas que forem úteis para a segurança no trajeto -- ou seja, a ideia não é o motociclista usar esse recurso para saber o que está acontecendo nas redes sociais.

Devem ser mostrados dados como velocidade e seleção de marchas, pressão dos pneus, nível do óleo e do combustível, reconhecimento de placas de trânsito e alerta de situação perigosa. Também será possível exibir a rota planejada.

Além disso, uma câmera dentro do capacete pode ser usada para gravar o que está à frente. E uma segunda câmera, voltada para a traseira, pode funcionar como um retrovisor virtual. A tecnologia também permite ver como estão outros membros de um grupo, no caso de viagens coletivas.
No futuro, a tecnologia poderá possibilitar a comunicação entre veículos, e um condutor poderá alertar o outro sobre riscos no trajeto.

Triumph inicia vendas da Tiger 800XRx low seat

O modelo tem o assento 5 cm mais baixa, característica importante que torna a motocicleta acessível a mais pilotos, com os mesmos recursos da versão convencional Tiger 800XRx, o preço  permanece idêntico: R$ 42.990,00.

Fonte: G 6 Comunicação
A Triumph lança no mercado brasileiro, nesta semana, a nova Tiger 800XRx low seat, uma das atrações da marca no Salão Duas Rodas do ano passado. O modelo apresenta a altura do assento 5 cm mais baixa, característica importante que torna a motocicleta acessível a mais pilotos, e oferece exatamente os mesmos recursos disponíveis na versão convencional Tiger 800XRx. O preço também permanece idêntico: R$ 42.990,00. A menor altura da nova Tiger 800XRx low seat foi atingida com um assento redesenhado e um novo curso da suspensão. A moto também possui uma proteção do radiador refeita, bem como um protetor de cárter de alumínio. Como as demais motocicletas da linha Tiger 800, o modelo traz como principais diferenciais: novo visual, tecnologia mais focada no piloto com novos itens de conforto e segurança de série, menor consumo de combustível e melhor desempenho off-road, entre muitas outras inovações.

Uma característica fundamental da Tiger 800XRx low seat é a possibilidade de configurar a moto para determinados tipos de terreno através do acionamento de apenas um botão. Quando o motociclista desejar passar da pilotagem numa estrada para um terreno off-road, por exemplo, bastará dar um simples toque neste botão, seguido do acionamento da embreagem, para alterar o comportamento da sua motocicleta de “estrada” para “off-road”. Esta ação configura automaticamente o sistema de freios ABS, o controle de tração e os mapas de aceleração, mesmo com a moto em movimento, garantindo uma melhor pilotagem nas novas condições.

O conforto foi melhorado em ambas as versões através de mudanças na geometria, projetadas para reduzir o peso nos punhos e para aumentar o espaço para as pernas. Como ambas as motos possuem assento e guidão ajustáveis, o piloto pode encontrar a melhor posição de condução dentro da categoria. As proteções contra as intempéries também aumentaram através da combinação do perfil de ombros altos, característico da Triumph, e do novo protetor contra insetos. O para-brisa é ajustável, sem a necessidade de ferramentas. As duas versões também são equipadas com protetores de mão para aumentar a segurança dos pilotos. Um conjunto de pacotes de acessórios foi desenvolvido para a nova Tiger 800. Com opções “esportivo”, “conforto”, “viagem”, “proteção” e “bagagem”, os pilotos podem personalizar a moto segundo suas necessidades e preferências pessoais.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...