sábado, 30 de janeiro de 2016

Programa desafia tabu e ensina mulheres a guiar motos no Paquistão

Publicado na BBC Brasil em29 janeiro 2016 Atualizado pela última vez 19:06 BRST 21:06 GMT  

O governo de Punjab, província mais populosa do Paquistão, lançou um programa que desafia um dos tabus do país.
O projeto "Mulheres sobre rodas" está ensinando e encorajando paquistanesas a guiar motos, meio de transporte ainda visto como restrito aos homens por lá.
No início do treinamento, elas aprendem a se equilibrar em bicicletas. Algumas têm aulas grátis com a polícia local.Cerca de 600 mulheres já se inscreveram no programa, que já fez um inédito passeio motociclístico pelas ruas da cidade de Lahore.
Segundo Salman Sufi, diretor do projeto, o objetivo é fazer com que as mulheres tenham as mesmas opções de mobilidade que os homens e, assim, possam participar em condições iguais do desenvolvimento da província.

Além disso, as mulheres relatam que aprender a dirigir motos dá a elas uma outra habilidade: a de fugir do assédio masculino nos meios de transporte.
Algumas já falam em criar autoescolas exclusivas para mulheres motociclistas. 


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

BMW faz recall dos scooters C 600 Sport e C 650 GT no Brasil

BMW faz recall dos scooters C 600 Sport e C 650 GT no Brasil

Publicado no Portal G1 em 26/01 2016.
A BMW divulgou nesta segunda-feira (26) o recall dos scooters C 600 Sport e C 650 GT por possibilidade de problema no sistema de freios. De acordo com a empresa, são 187 unidades envolvidas e os modelos foram fabricados entre abril de 2013 e janeiro de 2015.
VEJA OS CHASSIS ENVOLVIDOS: C 600 Sport: de ZZ51928 até ZZ55652; C 650 GT: de ZZ75205 até ZZ75416
Os proprietários foram convocados a agendar uma inspeção técnica com um concessionário autorizado para análise do tubo flexível do freio dianteiro e, dependendo do resultado dessa inspeção, realizarem sua substituição gratuitamente, a partir do dia 15 de fevereiro de 2016

Segundo a fabricante, existe a possibilidade de ocorrer desgaste no tubo flexível do freio dianteiro, causado por atrito desse tubo com a suspensão dianteira, o que poderá ocasionar vazamentos de fluidos de freio e comprometer a capacidade de frenagem da roda dianteira, exigindo maior tempo e distância para a frenagem total da motocicleta.

O tempo gasto na realização da inspeção é de aproximadamente 30 (trinta) minutos e, do reparo, de aproximadamente 60 (sessenta) minutos, informa a BMW.
A empresa disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do BMW Group Brasil (0800 707 3578), de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas, e também o site www.bmw-Motorrad.com.br.

Honda CG 125 Fan 2016 ganha injeção eletrônica e fica mais cara

Modelo custa R$ 6.790 na versão única Fan; modelo 2015 custava R$ 6 mil. Potência do motor é de 11,8 cavalos e freios são a tambor.

Publicado no Portal G1 em 27/01/2016
A Honda anunciou nesta quinta-feira (27) a nova CG 125i 2016, que traz como principal novidade a adoção da injeção eletrônica - o modelo 2015 tinha carburador. De acordo com a empresa, o motor de 124,7 cc é capaz de render 11,8 cavalos de potência a 8.500 rpm e 1,06 kgfm a 5.000 rpm.
O preço sugerido para a moto é de R$ 6.790 na versão única Fan, enquanto a versão carburada custava R$ 6.088.
Comparado a versão antiga, houve leve aumento de potência, que antes era de 11,6 cavalos.

O modelo, que já foi a moto mais vendida do Brasil, mas acabou caindo para a 5ª posição, também teve retoques no visual, seguindo a tendência apresentada na CG 160. Os freios seguem do tipo a tambor, em ambas rodas.
Com o novo motor, a moto se enquadra nas novas regras de emissões de poluentes, que começaram a valer no início de 2016.
A CG 125i 2016 tem 3 anos de garantia, sem limites de quilometragem, e está disponível nas cores preto e vermelho.

Nova Tiger 800XCa será uma das atrações da Triumph no Salão Moto Brasil, no Rio de Janeiro

A Triumph  será um dos destaques da próxima edição do Salão Moto Brasil, que vai acontecer entre os dias 28 e 31 de janeiro, no Riocentro, (RJ). 

Fonte: G6Comunicação
A marca participa do evento em parceria com a concessionária local, a Triumph Rio, e terá, entre suas principais atrações, a exposição do novo modelo Tiger 800XCa, recém-lançado no Brasil e as vendas de roupas e acessórios pessoais da nova coleção lançada no final do ano passado. Além disso, toda a linha de motocicletas Triumph zero quilômetro estará sendo comercializada com condições especiais.

A Tiger 800XCa, top de linha deste modelo, oferece para os consumidores um pacote excepcional de equipamentos de conveniência, capaz de tornar qualquer aventura por estradas asfaltadas ou off-road ainda mais divertida e confortável para o piloto e também para o garupa.
Além de contar, de série, com todos os recursos disponíveis nas demais motos da linha, a nova Tiger 800XCa ainda oferece: alternador de 650 W projetado para equipamentos que fornecem aquecimento, assentos do piloto e do passageiro aquecidos, manoplas com sistema de aquecimento, faróis de neblina em LED, terceira tomada adicional auxiliar de 12 V, suporte para fixação de malas laterais (opcionais), kit de montagem para GPS e pedaleira usinada em CNC.
O modelo possui a mais recente evolução do poderoso motor triplo Triumph, de 800 cc e 95 cv de potência. Além deste modelo, a Triumph vai expor no evento quase toda a sua linha comercializada no mercado brasileiro.

A nova linha de roupas e acessórios pessoais lançada no final de 2015 estará à venda no evento, incluindo itens como jaquetas, calças, camisetas, botas, relógios, óculos de sol, mochilas e malas para viagens, roupas funcionais (desenvolvidas para oferecer mais conforto e segurança ao piloto e ao garupa) etc.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Triumph reduz preços da linha cruiser até o dia 29 de fevereiro

Desconto pode chegar a mais de 10% e é válido para a linha 2015

Fonte: G6 Comunicação
A Triumph decidiu reduzir os preços dos modelos Thunderbird Storm e Thunderbird Commander, que pertencem à sua linha de motocicletas cruisers, até o dia 29 de fevereiro. Com isso, a partir de hoje, dia 25 de janeiro, o modelo Thunderbird Storm (ano/modelo 2015/2015) teve o seu preço reduzido de R$ 51.690,00 para R$ 46.600,00.
Da mesma forma, a Thunderbird Commander (também ano/modelo 2015/2015) passou de R$ 54.790,00 para R$ 52.100,00. Estes valores promocionais são válidos somente para pagamento à vista. Condições especiais de financiamento também são oferecidas nas concessionárias Triumph de todo o Brasil. Para mais informações, acesse www.triumphmotorcycles.com.br.

A Thunderbird Storm é uma cruiser renomada no mundo todo que apresenta uma personalidade bem diferenciada. Ela disputa o segmento conhecido como power cruiser, que atende os motociclistas que buscam um estilo mais agressivo em sua cruiser. Seu motor é uma das características mais marcantes, com 1.699 cc, duplo paralelo e enormes pistões, que desenvolvem 98 cv de potência e impressionantes 156 Nm de torque. A Storm também se destaca pelos tradicionais faróis duplos, tradicionais da marca, eternizados nos modelos Rocket III e Speed Triple, e pelo estilo do seu guidão. O modelo transpira qualidade em cada detalhe.

A Thunderbird Commander é uma motocicleta cruiser mais tradicional. Visualmente, ela traz elementos bem conhecidos do público nesta categoria, como o uso maior de elementos cromados. No entanto, a Commander leva o conceito cruiser mais longe ao não abrir mão de valores que normalmente não são associados ao segmento, como conforto, praticidade, confiabilidade e muita tecnologia em cada componente. Antes de qualquer coisa, portanto, a Commander é uma cruiser da Triumph. E esta realidade pode ser comprovada em cada detalhe. Uma das características mais marcantes do modelo é o seu visual imponente e vigoroso, que chama a atenção em qualquer condição. É equipada com a mesma motorização da Storm, mas sua potência chega a 93,8 cv.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Troca de óleo de sua moto. Quando?

A partir de hoje estamos inserindo um novo marcador em nosso blog. O Dicas. Assuntos que não se enquadrarem perfeitamente em outros marcadores poderão estar aqui. 

Texto: Nilson Silva.
Publicado em:http://g1.globo.com/carros/motos/blog/dicas-de-motos. em 20/01/2016
E vamos começar então falando sobre troca de óleo de sua moto. Qual a quilometragem ideal? para se efetuar a troca? devo seguir á risca o manual? posso trocar em casa? posso desprezar o óleo velho no ralo do banheiro, ou jogar na boca de lobo?
Independente da situação que você use a moto, recomendo que siga sempre que possível as orientações contidas no manual do proprietário. Digo isto porque tive uma moto de marca Premium  e quer não tinha a informação sobre o intervalo de troca de óleo do motor. quando indaguei o técnico na concessionária, ele me falou que era 10 mil KM. Como não esta escrito eu optei por um intervalo menor. Recomendo ainda que escolha sempre um óleo de boa qualidade.

Por ser uma ação simples, trocar de óleo não exige grandes conhecimentos mecânicos/técnicos, mas apenas atenção. Abaixo as regrinhas básicas para tal operação que, por ser frequente, pode ser feita por você mesmo:

1. Verifique se você tem a ferramenta de medida adequada para soltar o chamado “bujão”, nome dado ao parafuso (geralmente de cabeça sextavada) que está na parte inferior do cárter do motor. Normalmente tal ferramenta comparece no kit de ferramentas que integra a maioria dos modelos.

2. Informe-se da necessidade ou não de substituir a cada troca a arruela do referido bujão. Este dado deve constar do manual do proprietário.

3. Solte o bujão tendo o cuidado de colocar sob o cárter um recipiente destinado a armazenar o óleo usado.

4. Aqueça o motor antes da operação começar. Óleo quente, menos denso, sairá mais fácil do cárter do motor.

5. Deixe escorrer o óleo por ao menos cinco-dez minutos, lembrando de retirar a tampa superior por onde entrará o óleo novo. Sem tampa o óleo escorrerá mais rapidamente.

6. Feche o bujão sem apertá-lo demasiadamente: no manual haverá a indicação do torque necessário, mas como torquímetro nem todos tem, basta usar bom senso e não exagerar no aperto, e tampouco deixar o bujão frouxo demais.

7. Evite meleca munindo-se de um funil para colocar o óleo novo não sem antes se certificar da quantidade exata, outro dado que constará no manual.

8. Verifique o nível antes de completar a operação. Atualmente há motos com visores transparentes com marcas do nível máximo e mínimo. Outras motos tem vareta em cuja ponta há o mesmo. Neste segundo caso o nível se mede em geral com a vareta desparafusada.

9. O óleo novo deve sempre alcançar o nível máximo mas nunca superá-lo. Óleo demais é tão nocivo quanto de menos.

10. Após concluir a operação, feche a tampa de abastecimento do óleo e ligue o motor. Verifique se não há vazamento visível pelo bujão e, se puder, deixe uma folha de papel debaixo do cárter durante algumas horas. Se o motor vazar, nem quem seja um pingo, o papel vai te avisar.

11. Informe-se sobre a frequência da troca ou necessidade de limpeza do filtro de óleo. Algumas motos tem filtros tipo cartucho de papel, que em geral devem ser substituídos de maneira alternada, troca sim, troca não. Em outras o filtro é metálico, que demanda limpeza e não substituição. Mais uma vez, consulte sua majestade, o manual.

12. Habitue-se a verificar o nível. Seja pelo visor, seja pela vareta, esse é um “vício” que todo motociclista deve ter. O mesmo vale para dar um destino sustentável ao óleo usado: leve-o a um posto de combustíveis, onde sempre há tambores para o descarte

Motos BMW no Brasil já podem vir de fábrica com rastreador.

Parceria entre Grupo Tracker e BMW Motorrad abrange concessionárias de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; Ação é válida para oito modelos da marca.

Fonte: BMW Group Press Club Brazil
Disposta a oferecer ainda mais segurança e tecnologia aos clientes, a BMW Motorrad e a rede de concessionários oferecem gratuitamente aos novos proprietários da marca o rastreador para motocicletas Tracker Moto. Os clientes dos modelos R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, G 650 GS, F 800 GS, F 800 GS Adventure, F 800 R (Ride e Premium), S 1000 R e S 1000 RR, de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, poderão optar por receber sua nova motocicleta já com o dispositivo instalado e com serviço de rastreamento por 12 meses.
O Tracker Moto utiliza a tecnologia de radiofrequência, sistema que não sofre interrupção de sinal em lugares fechados como túneis, garagens, subsolos e galpões, e é imune aos inibidores de sinais. O rastreador é blindado, resistente a altas temperaturas, trepidações, poeira e água, e possui bateria própria, com durabilidade de 12 meses.

“Proporcionar segurança é um dos nossos compromissos com os clientes. A parceria entre BMW Motorrad e o Grupo Tracker amplia os benefícios que já oferecemos e está em linha com nosso padrão de qualidade e atendimento”, afirma Matteo Villano, gerente sênior de vendas da BMW Motorrad Brasil.

O Grupo Tracker conta com 700 antenas instaladas de norte a sul do Brasil, equipe de rastreamento aérea e terrestre (helicópteros, aviões, carros e motos), relacionamento com as principais autoridades de segurança do Brasil e América Latina, além de Comando de Operações 24h por dia. Todas as motocicletas passam por um processo minucioso de homologação. Uma equipe de especialistas faz um estudo técnico do modelo, para garantir um local de instalação, visando especificamente manter elevados os índices de recuperação.

“Estamos preocupados em oferecer um produto que realmente responda com efetividade ao processo de recuperação em casos de roubo ou furto. Em função disso, os nossos índices atualmente estão em torno de 95%”, revela o presidente do Grupo Tracker, Alvaro Velasco.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...