domingo, 11 de setembro de 2016

Rally dos sertões 2016 chega ao fim. Ano que vem tem mais e melhor.

Gregorio Caselani, piloto da Equipe Honda, é o campeão do Rally dos Sertões 2016 na categoria Motos.

Ele completou os 3.212 quilômetros da competição em 29h27min47 e assegurou o título inédito. As provas começaram em Goiânia (GO), dia 3 e terminaram neste sábado (10/09), em Palmas (TO). A Honda finalizou a disputa com quatro pilotos entre os 10 primeiros. Além do campeão Gregorio, Eduardo Shiga foi terceiro. Julio ‘Bissinho’ Zavatti foi o sexto pilotando uma Honda CRF 230F e Tunico Maciel ficou em décimo. Outro destaque foi Cristiano Teixeira, piloto que teve a perna esquerda amputada após acidente de trabalho, e que chegou 19º na geral e terceiro na categoria CRF 230.

Tunico Maciel também destacou a união do grupo. “Foi um Rally dos Sertões muito duro, com muito aprendizado. Cheguei aqui com certo favoritismo, mas cai no segundo dia. Estou mais contente ainda por poder ajudar a minha equipe no que foi preciso para a vitória do Gregorio. Vou trabalhar ainda mais para o ano que vem”, afirmou o piloto mineiro, 10º na classificação geral.

Outro destaque do Rally dos Sertões foi Eduardo Shiga. O piloto da Motofield, equipe satélite da Honda, finalizou a prova na terceira colocação no geral.

Julio ‘Bissinho’ Zavatti, da Motofield, que disputou o Rally dos Sertões com uma moto Honda CRF 230F, ficou com a sexta colocação no geral, desempenho ainda mais espetacular que no ano anterior, quando foi o nono. Cristiano Teixeira (Motofield), que teve a perna esquerda amputada após acidente de trabalho e corre com uma moto adaptada, ficou em 19º na geral e terceiro na categoria.

Resultados:
Acumulado (extra-oficial)
1º Gregorio Caselani 29h27min47
2º Ramon Sacilotti 29h58min34
3º Eduardo Shiga 31h44min25
4º Guilherme Cascaes 33h31min43
5º Ezair Rodrigo Bossa 33h44min45
6º Julio Zavatti (Bissinho) 33h56min13

Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte) e seu navegador Gabriel Morales venceram o Rally dos Sertões na categoria UTV Pro, a bordo de um UTV Can-Am Maverick XDS Turbo. O seu irmão mais velho Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte), com Mayckon Padilha e também com Maverick XDS Turbo ficou em 11º na Pro. Já o caçula Bruno Varela (Polaris One/Motul), ao lado de João Arena num Polaris RZR, subiu no pódio na terceira colocação da classe Super Production.

“Estamos muito felizes, ainda mais do jeito que foi. Não largamos o osso e fomos até o final”, comemorou Gabriel Varela logo que entrou no parque fechado e oficializou a sua vitória. “Este título é de todo o Divino Fogão Rally Team, e principalmente da Família da Poeira. Os meus irmãos abandonaram a luta deles por melhores posições para me ajudar a vencer e conquistar o título. Foi uma vitória em equipe, este troféu é de todos”, vibrou o filho do meio do campeão mundial de rally cross country Reinaldo Varela, depois que o seu UTV pegou fogo por curto-circuito na última Especial e foi rebocado pelos seus irmãos nos últimos 80 km.

Classificação depois de sete dias na categoria Pro nos UTV
1º Gabriel Varela/Gabriel Morales, Can-Am Maverick XDS 34h20min20s
2º Carlos Ambrósio/Cadu Sachs, Polaris, a 10min36s
3º Dimas Pimenta III/Rodrigo Konig, Can-Am, a 18min29s
4º Leandro Torres/Lourival Roldan, UTV XT Proto, a 39min29s
5º Vinicius Mota/Rafael Shimuk, Can-Am Maverick, a 4h11min16s.

Classificação depois de sete dias na categoria Super Production nos UTV
1º Bruno Sperancini/Breno Rezende, Can-Am Maverick, 33h28min03s
2º Erley Ayala/Idali Bosse, Polaris RZR XP 1000, a 2h45min19s
3º Bruno Varela/João Arena, Polaris RZR, a 3h16min35s
4º Daniel Costa/Flávio Bisi, Polaris RZR XP, a 6h09min02s
5º André da Costa/Claudia Gradi, Polaris RZR 1000, a 16h29min28s

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Triumph lança a nova Tiger Explorer XCa no mercado brasileiro nesta semana

O modelo chega esta semana às 14 concessionárias brasileiras com preço de R$ 78.500,00 e um pacote incrível de equipamentos de série

Fonte: G6 Comunicação
Depois de lançar no mercado nacional a nova linha Tiger Explorer, nas versões XR e XCx, agora a Triumph inicia as vendas da top de linha Tiger Explorer XCa. O modelo chega esta semana às 14 concessionárias brasileiras com preço de R$ 78.500,00 e um pacote incrível de equipamentos de série que oferecem uma dose ainda maior de conforto, segurança e prazer aos seus ocupantes.
Além de todos os equipamentos que já estavam presentes no modelo XCx, a nova XCa traz também sofisticações como dois novos modelos de pilotagem (“esportivo” e “piloto”), aumentando ainda mais a versatilidade e a praticidade da motocicleta em qualquer condição de rodagem, para-brisas de viagem com ajuste elétrico (o que aumenta a segurança nas estradas), bancos do piloto e do garupa com aquecimento, pedaleiras em CNC e faróis de neblina em LED.
Uma das novidades mais interessantes do novo modelo, que não está disponível nos concorrentes, é o controle de parada em ladeiras (Hill Hold Control System), que aumenta bastante a segurança do piloto ao parar a moto numa subida. Veja a lista completa de equipamentos de série de cada versão da nova Tiger Explorer no final deste material.
Todos os modelos da família são equipados com o mesmo motor tricilíndrico, exclusivo na categoria , com 1.215 cc e 12 válvulas, capaz de desenvolver 139 cv de potência (a 9.300 rpm) e 123 Nm de torque (a 6.200 rpm). Para fazer um melhor uso desta potência, a nova Tiger Explorer possui embreagem hidráulica, com discos múltiplos e auxílio de torque (slip assist), evitando a fadiga do piloto.
Um novo e sofisticado recurso é a Unidade de Medição de Inércia (IMU, ou Inertia Measurement Unit), que faz a medição contínua do comportamento da motocicleta e de seus movimentos, de acordo com a taxa de inclinação do piloto, esterçamento e aceleração vertical, longitudinal e lateral. Estas informações são processadas pela nova Unidade de Controle Central da Triumph Explorer (CCU, ou Chassis Control Unit), que oferece os dados relevantes ao sistema TSAS, através do qual ele otimiza continuamente as configurações de suspensão traseira. Os dados IMU são utilizados para otimização dos freios ABS e do controle de tração também em curvas, oferecendo ao piloto a melhor frenagem e controle da motocicleta em todos os ângulos.





quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Harley-Davidson amplia recall no Brasil por falha na embreagem

Electra Glide Ultra Limited e Street Glide Special estão envolvidas. Problema agora afeta 438 unidades no total.

Publicado no portal G1 em 08/09/2016
A Harley-Davidson anunciou nesta quinta-feira (8) uma ampliação do recall dos modelos Electra Glide Ultra Limited e Street Glide Special, ambos da família Touring, por causa de uma falha na embreagem das motos.
Em julho, a fabricante havia convocado 323 unidades do ano/modelo 2016, com produção entre 2015 e 2016.
No entanto, a Harley-Davidson identificou outras 115 unidades com o problema, que agora afeta 438 no total. Veja abaixo a numeração não sequencial dos chassis envolvidos:
Electra Glide Ultra Limited
9321KELJ0GD605813 à 9321KELJ9GD679361
9321KELJXGD605799 à 9321KELJXGD677831
Street Glide Special
9321KRMJ0GD607289 à 9321KRMJ9GD682993
9321KRMJXGD605808 à 9321KRMJXGD683005
De acordo com a fabricante, bolhas de ar podem se formar dentro do cilindro mestre da embreagem, impedindo o desacoplamento da embreagem após longos períodos de inutilização.

Com isso, ao dar a partida, mesmo com o acionamento do pedal, a embreagem pode não ser desacoplada. Isso pode causar a queda do motociclista.
O tempo de reparo é estimado em 1 hora e 30 minutos, e deve ser agendado. A Harley-Davidson disponibiliza o telefone 0800-724-1188 para que clientes possam tirar dúvidas.

sábado, 3 de setembro de 2016

Rally dos Sertões – Depois do prólogo, motos largam neste domingo

Team Rinaldi começa a disputa no grupo de elite da categoria, com destaque para Ramon Sacilotti, segundo mais rápido da tomada de tempos em GO

Ricardo Martins
As motocicletas do Rally dos Sertões largam de Goiânia neste domingo (4) para a etapa inicial da 24ª edição, cujo destino será a cidade de Padre Bernardo, também em Goiás. Os pilotos terão pela frente 364,54 quilômetros, sendo 111,79 km de especiais (trechos cronometrados). Na manhã deste sábado, o prólogo em Senador Canedo (GO) abriu o cronômetro da prova para definir as prioriodades de largada. O grande destaque do Team Rinaldi foi o paulista Ramon Sacilotti, que cravou o segundo melhor tempo.

O resultado foi definido por milésimos de segundo, já que os dois primeiros colocados cumpriram o prólogo na casa dos 2min01seg. “Foi um resultado excelente. Consegui o meu objetivo, que era largar entre os primeiros para evitar a poeira do primeiro dia, que será muito importante para ‘tirar a ferrugem’ e se adaptar à planilha”, contou Sacilotti.

O Team Rinaldi terá outro piloto no batalhão da frente das motos, o catarinense Ricardo Martins, terceiro colocado do prólogo. “Coloquei um bom ritmo mas andei tranquilo, para não correr riscos. Estou muito feliz com o resultado e pronto para largar”, garantiu.

A lista de largada das motos ainda terá Guilherme Cascaes em 12º, Daniel Crema em 15º e a experiente Moara Sacilotti, que faz a sua 17ª participação no Sertões, em 33º lugar. A equipe acelera com os pneus Rinaldi do modelo HE 42, especialmente desenvolvido para os praticantes de rally.

O roteiro do 24º Rally dos Sertões inclui 3.212,17 quilômetros, sendo 2.357,17 km de trechos cronometrados (especiais). A chegada está marcada para o dia 10 de setembro em Palmas (TO). As disputas incluem ainda categorias para quadriciclos, carros e UTVs.

Rally dos Sertões 2016 - Categoria Motos
Resultado do prólogo (extra-oficial)
1 - JEAN AZEVEDO - 00:02:01.2
2 - RAMON SACILOTTI - 00:02:01.6 - Team Rinaldi
3 - RICARDO MARTINS - 00:02:02.6 - Team Rinaldi
4 - TUNICO MACIEL - 00:02:03.5
5 - JOSÉ HÉLIO FILHO - 00:02:03.8
12 - GUILHERME CASCAES - 00:02:10.5 - Team Rinaldi
15 - DANIEL CREMA - 00:02:12.2 - Team Rinaldi
33 - MOARA SACILOTTI - 00:02:26.3 - Team Rinaldi

Programação*
Domingo - 4/9 – Goiânia (GO) / Padre Bernardo (GO) – 1ª Etapa
Deslocamento inicial: 248,43 km
Trecho especial (cronometrado): 111,79 km
Deslocamento final: 4,32 km
Total do dia: 364,54 quilômetros

Segunda-feira - 5/9 – Padre Bernardo (GO) / Cavalcante (GO) – 2ª Etapa
Deslocamento inicial: 34,27 km
Trecho especial: 374,84 km
Deslocamento final: 9,19 km
Total do dia: 418,3 quilômetros

6/9 – Cavalcante (GO) / Posse (GO) – 3ª Etapa
Deslocamento inicial: 22,95 km
Trecho especial: 376,41 km
Deslocamento final: 244,12 km
Total do dia: 643,48 km

7/9 – Posse (GO) / Luís Eduardo Magalhães (BA) – 4ª Etapa
Deslocamento inicial: 14,62 km
Trecho especial: 361,94 km
Deslocamento final: 183,59 km
Total do dia: 560,15 km

8/9 – Luís Eduardo Magalhães (BA) / Mateiros (TO) – 5ª Etapa
Deslocamento inicial: 35,47 km
Trecho especial: 425,67 km
Deslocamento final: 00 km
Total do dia: 461,14 km

9/9 – Mateiros (TO) / Ponte Alta (TO) – 6ª Etapa
Deslocamento inicial: 00 km
Trecho especial: 514,98 km
Deslocamento final: 5,97 km
Total do dia: 520,95 km

10/9 – Ponte Alta (TO) / Palmas (TO) – 7ª Etapa
Deslocamento inicial: 4,61 km
Trecho especial: 191,54 km
Deslocamento final: 47,46 km
Total do dia: 243,61 km

TOTAL DA PROVA: 3.212,17 km
TOTAL DE TRECHOS ESPECIAIS: 2.357,17 km, ou 74% do roteiro (recorde do evento)
 

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Triumph confirma data para tentar quebrar recorde de velocidade terrestre no deserto de sal de Bonneville

Triumph Infor Rocket Streamliner desenvolve 1.000 cv e quer bater recorde de 606, 4 Km/h, em Bonneville Salt Flats.

Após uma bem-sucedida sessão de testes no Bonneville Salt Flats (um deserto de sal com cerca de 260km² de área, localizado em Utah, nos Estados Unidos), alcançando uma velocidade de 441,28 km/h, a Triumph Motorcycles confirmou a nova tentativa de tentar estabelecer um novo recorde mundial de velocidade terrestre a bordo de uma motocicleta. Será em meados de setembro, se o clima local permitir. Pilotada por Guy Martin, astro da Isle of Man TT (uma tradicional corrida de motocicletas realizada anualmente nas ruas da pequena Ilha de Man, entre a Irlanda e a Grã-Bretanha), o modelo da Triumph, chamado de Triumph Infor Rocket Streamliner, retornará à famosa Bonneville Salt Flats e tentará bater o atual recorde de 606,4 km/h em um percurso de 17,7 quilômetros.

Apesar de ter uma boa superfície para testes, a equipe técnica da marca inglesa considerou que o sal ainda não estaria totalmente capaz de sustentar uma corrida de moto aerodinâmica em velocidade máxima e elegeu setembro como a melhor oportunidade possível para a pista oferecer as condições necessárias para a tentativa do recorde.

A semana de testes, concluída no dia 9 de agosto com a corrida que atingiu a velocidade máxima de 441,28 km/h, demonstrou que o Triumph Infor Rocket Streamliner e o piloto Guy Martin estão prontos para a tarefa. A primeira semana de Martin na moto aerodinâmica serviu para que ele dominasse os controles do modelo que é equipado com um motor capaz de desenvolver mais de 1.000 cv de potência muito rapidamente, atingindo todas as metas estabelecidas pelo chefe da equipe e projetista da Triumph Infor Rocket Streamliner, Matt Markstaller.

Top seven das marcas em agosto de 2016

Texto: Nilson Silva

Fonte: Fenabrave
As vendas de motocicletas novas mostram forte queda passando de 99.902 em agosto de 2015 para
80.359 em agosto de 2016, uma queda de  de 19,5%. Mas quando comparamos com o mês passado   foi  registrado uma  leve alta de 1,5%.
No seguimento de motos esportivas a Yamaha  R3 é a nova queridinha da categoria, desbancando a Ninja 300. Entre as Custons, a dianteira está com a Harley Davidson Iron 883.
Vamos aos números:
1º lugar: Honda, com 62.029 unidades emplacadas e 77.19% do mercado
2º lugar: Yamaha, com 8.982 unidades emplacadas e 11.18% do mercado
3º lugar: Shineray, com 2.275 unidades emplacadas e 2.83% do mercado
4º lugar: Suzuki, com 1.051 unidades emplacadas e 1,31% do mercado
5º lugar: Traxx, com 931 unidades emplacadas e 1,16% do mercado
6º lugar: Dafra, com 807 unidades emplacadas e 1,00% do mercado
7º lugar: Wuyang, com 777 unidades emplacadas e 0,97% do mercado

Top ten dos modelos em agosto de 2016

Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave
As vendas de motocicletas novas mostram forte queda passando de 99.902 em agosto de 2015 para
80.359 em agosto de 2016, uma queda de  de 19,5%. Mas quando comparamos com o mês passado   foi  registrado uma  leve alta de 1,5%.
No seguimento de motos esportivas a Yamaha  R3 é a nova queridinha da categoria, desbancando a Ninja 300. Entre as Custons, a dianteira está com a Harley Davidson Iron 883.
Vamos aos números:
1º Lugar: Honda CG 160 com 22.540 unidades;
2º Lugar: Honda Biz 125 com 10.310 unidades;
3º Lugar: Honda Bros 160 com 10.115 unidades;
4º Lugar: Honda Pop 110 i com 6.621 unidades;
5º Lugar: Honda CG 125 com 3.161 unidades;
6º Lugar: Honda CB Twister 250  com 2.023 unidades;
7º Lugar: Shineray XY 50 com 1.890 unidades;
8º Lugar:Yamaha YBR 150 com 1.888 unidades;
9º Lugar:Honda PCX 150  com 1.766 unidades; e em
10º lugar: Honda XRE 300 com 1.618 unidades.
 

Honda Racing quer ampliar série de vitórias na 3ª etapa do SuperBike Brasil 2024

Em Interlagos, Eric Granado chega invicto na Superbike Pro, que também terá Guilherme Brito e João Carneiro; Categorias Honda Jr Cup e Copa ...