sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Jean Ramos é o 3º no Arena Cross em Boituva-SP

Com este resultado, o piloto da Equipe Yamaha segue na disputa pela conquista do campeonato.

A terceira rodada do Arena Cross Brasil 2018 aconteceu neste sábado, 6 de outubro, na cidade de Boituva, interior de São Paulo.
Nela, Jean Ramos, piloto da Yamaha Monster Energy Geração, conquistou com sua YZ450F a 3ª colocação na etapa, atrás do português Paulo Alberto e do paulista Hector Assunção.
Com estes resultados, o atual campeão da competição está na terceira colocação da tabela de classificação da categoria Pró, a 11 pontos da liderança.

Segundo Jean, “o resultado foi decepcionante porque eu tinha chance de vencer e fiz boas largadas, mas na primeira bateria andei um pouco travado, não consegui me soltar, perdi rendimento e acabei em quarto. Na segunda bateria, larguei melhor, assumi a liderança, mas apesar de saber que posso vencer, faltou acreditar um pouco mais e pequei nos detalhes, que acabam fazendo a diferença”. E completa: “Mas ainda não acabou, posso recuperar. Vamos nos preparar para a próxima etapa, que já é daqui poucos dias”.

A quarta etapa do Arena Cross Brasil 2018 será dia 27 de outubro, em Lençóis Paulista.
Confira abaixo os resultados da etapa e a classificação do campeonato:

Resultados 3ª etapa Arena Cross 2018
1. Hector Assunção
2. Paulo Alberto
3. Jean Ramos
4. Humberto Martin
5. Lucas Dunka
6. Leo Souza
7. Dudu Lima
8. Caio Lopes
9. Marcello Lima
10. Tatá Pelegrino

Classificação do campeonato
1. Paulo Alberto / 109 pontos
2. Hector Assunção / 100 pontos
3. Jean Ramos / 98 pontos
4. Humberto Martin / 90 pontos
5. Lucas Dunka / 58 pontos

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Viagem solo ao Peru.

Gosta de viajar(solo)? Este relato pode-lhe ser útil. Desculpe pelo textão, mas vale a pena!

Texto: Nilson Silva
O nosso desejo de muito tempo era de ir até a cidade de Cusco, Peru, de moto. Fizemos um planejamento e marcamos a data de saída de nossa casa em Brasilia para o dia 13/09, 07:30h.
Moto revisada, provisão de dinheiro em especie mais saldo no banco e limite no cartão lá fomos nós.
Pra não ficar muito maçante, vamos apresentar em forma de relatório, especificando sempre a etapa percorrida, as distâncias e as despesas, tudo bem?

Primeira Etapa: data: 13/09/2018. Brasilia, Samambaia Norte a Rondonópolis-MT. Total: 918 Km. Saída: 07:15h. Parada: 18:00h Almoço em Jataí-GO. Combustível: 170,00; Hospedagem: 150; Alimentação:40,00. Total: 360,00 Obs: Tempo bom, 500 km de pista duplicada.

Segunda Etapa:data: 14/09/2018. Rondonópolis-MT  a Pontes e Lacerda-MT 660 km; saída: 07:10. Chegada: 17:00h. Combustível: 142,00; alimentação: 48,00; Hospedagem: 130:00 Total: 320,00. Obs: Tempo, chuvoso, área conurbada com Rondonópolis e outras cidades próximas, com trânsito intenso de carretas, trecho em obras e vento lateral entre Rondonópolis e Cuiabá. Trecho chuvoso e com aproximadamente 20 Km de engarrafamento de carreta na região metropolitana de Cuiabá.

Terceira Etapa: data; 15/09/2018. Pontes e Lacerda-MT,(saida 07:36h) a Itapuã do Oeste-RO, (19:00h (900 Km). Tempo nublado a chuvoso. Combustível: 126,00; Hospedagem: 60,00; Alimentação: 40,00. Total: 226,00. Chuva intensa repentina, com raios e trovões entre Ariquemes e Itapuã do Oeste. Parada forçada. Capa de chuva molhou, bota 100% impermeável encharcou, baú de alumínio da  moto e mochila impermeável também não suportaram.

Quarta Etapa: 16/09/2018. Itapuã do Oeste-RO (Saída: 07:30h) a Rio Branco-AC.(chegada: 18:00h). 700 Km. Combustível: 180,00; alimentação: 35,00. Hospedagem: 98,00. Total: 313,00.  Obs: tempo chuvoso, tráfego intendo de carretas, com chuva persistente até Porto Velho. depois de Porto Velho mais chuva. totalizando 430 Km de chuva, com calçado e roupa de chuvas encharcados. 20 Km de muita lama entre Porto Velho Abunã, na obra de elevação do do leito da estrada. Almoço e travessia de balsa do Rio Madeira em Abunã. Poucos quilômetros de tempo ensolarado e mais chuva até chegar em Rio Branco. Hotelzinho aconchegante, limpinho e lanche em quiosques de comidas típicas na praça da Revolução, no Centro da Cidade.

Dia 17/09/2018: Foi dia de descanso. Aproveitei pra levantar mais tarde e tomar café tranquilo no Hotel.Dei uma volta pela  cidade atravessei o Rio Acre pra lá e pra cá. Fotografei o Centro Histórico, pontos turísticos. Troquei de hotel e almocei. Fiz contato com o amigo Simmel do Natus Motoclube. O cara é 10. Foi ao meu encontro, ficou a tarde toda a minha disposição. Foi comigo ao Corpo de Bombeiros-AC,  onde localizei um amigo de longa data e fiz outros amigos, viabilizou a aquisição de outra bota impermeável, Passou-me orientações importantes de como ir ao Peru. Me deixou no hotel no fim da tarde. Combustível: zero. Alimentação: 90,00. Lavagem da moto: 15,00 hospedagem: 70,00. Total: 175,00.
Quinta Etapa: 18/09/2018. Rio Branco-AC (saída: 07:00h) a Porto Maldonado-Peru (chegada: 16:30h). Total: 570 Km. Combustível: 134,00 solis; alimentação: 16 solis; Hospedagem: 60 solis. Total: 210 solis. Obs: Antes de meio dia apresentei o Passaporte e foi carimbado na migração do lado brasileiro, em Assis Brasil-AC. Em seguida fui na migracion do lado Peruano. As perguntas de sempre fichamento de digitais, carimbo de passaporte, tudo certo, mas não consegui fazer o seguro da moto ao lado da SUNAT (uma especie de DENIT peruano), a mulher que fazia esse raio de seguro tinha falecido e só ela poderia fazer. Fui orientado a fazê-lo em Porto Maldonado. Isso me deixou um pouco apreensivo. Descobri na hora do almoço do lado Peruano que meu telefone não estava preparado pra funcionar do lado de lá. Fiquei sem telefone e no restaurante não tinha wi fi. Cheguei em Porto Maldonado ensopado pra variar. O povo não entende português e eu não "hablo espanhol" e sem telefone e sem internet. Não consegui localizar o tal lugar de fazer o seguro e nem o hotel que meu amigo do Acre tinha indicado. Mas achei um hotel legal, com wi fi. No outro dia cedo tinha intenção de acionar um homing internacional de uma das minhas operadores de celular, pela internet do hotel. Amanheceu sem energia e sem Net.Vamos pra frente.

Sexta etapa: 19/09/2018. Porto Maldonado-Peru, (07:00h) a Quincemil-Peru, (12:00h), Total:200 Km. Combustivel: 15,00 sólis; Alimentação: 21,00 sólis; hospedagem: 35,00 solis. Total: 71,00 solis.Tempo bom, Trânsito tranquilo na Amazônia Peruana, 100 kms iniciais de planície. Os últimos 100 km entre montanhas, vales, matas e rios, velocidade regulamentar de até 30 km. Quince Mil finalmente, onde resolvi dormi. procurei um Hostel, passei o resto do dia e dormi.Cidadezinha pequena, com pouca estrutura para acolhimento e fim da linha, faltando 200 quilômetros para chegar a Cusco. O odômetro estava marcando 3.905 km. Decidi voltar pela falta da Roupa de frio e de chuva adequados, pela falta da telefonia/internet e por falta do seguro especial da moto que não consegui contratar.
Sétima etapa: 20/09/2018. Quincemil-Peru 06:30h. Epitaciolândia-AC 17:00h. Total: 581 Km. Combustível: 90,00 solis +r$35,00. Alimentação: 6,00 solis + r$ 15,00 hospedagem: r$ 60,00. Total: 131,00 solis + 75,00 reais.  Tempo chuvoso inicialmente, queda leve de barreiras e árvores na estrada pela chuva da noite anterior. a partir das 10: 00h tempo firme e uma blitz da Policia Nacional do Peru, próximo a Mazuco, com verificação de passaporte e pedido do bendito seguro que não fiz. pelas razões já citadas. O guarda falou em multar, legar pra "comissaria" mas fez muitas perguntas sobre a minha moto, deu uma volta nela, tiramos umas fotos e ficou meu amigo, presenteei-o, com adesivo e broche do nosso motoclube e um exemplar do Novo Testamento "personalizado". daí ele liberou.

Oitava Etapa: 21/09/2018. Epitaciolândia-AC 06:30h Porto Velho-RO 17:30h Total: 720 Km. Combustível: 198,00. Alimentação: 55,00. Hospedagem: 130,00. Total: 380,00. Tempo bom com pouca chuva. paradas de mais de uma hora na travessia da balsa do Rio Madeira, e na obra de elevavação do, leito da estrada próximo a Jaci-Paraná-RO. Tempo fechado com chuva fina e vento na chegada a Porto Velho. Hotel Accord na beira da BR foi providencial. Caiu chuva torrencial no inicio da noite.

Nona Etapa: 22/09/2018. Porto Velho-RO 08:00h Vilhena-RO 18:30h. Total: 705 Km. Combustível: 179,00. alimentação: 12,00. Hospedagem: 70,00. Total: 261,00. Obs: pela manhã em Ariquemes encontrei uns irmãos motociclistas que estava indo para um encontro do AMM Motoclube em Presidente Médici. Fui convidado fiquei por lá por cerca de 20 horas, almoçei, fiz novas amizades e conheci entre outros o José Carlos, de Ilhéus que estava vindo do Peru e parou no encontro também e a partir daí tocamos juntos até Brasilia. pequeno contratempo após o almoço; após uma parada no acostamento para colocar a capa de chuva as duas motos foram ao chão. Grande esforço para colocá-las de pé. após a operação, fui acometido de um mal súbito repentino, uma vertigem.Percebi que estava desidratado e com desarranjo intestinal, motivo pelo qual conseguimos chegar á Vilhena após muita chuva ao anoitecer, onde decidimos dormir. Indo para o banheiro a noite toda tomando apenas água.
Décima etapa: 23/09/2018 Vilhena-RO 07:00h a Pontes e Lacerda-MT 12:00h.  Tempo bom.Total: 313 Km. Combustível: 85,00; Alimentação: 15,00; Medicação: 17,00; Hospedagem: 70,00. Total: 187,00. Mal estar persistente, um episódio de diarreia; um episódio de vômitos, desidratação e sonolência, motivos que nos obrigou a pernoitar em Pontes e Lacerda e investir na recuperação. Deus abençoou, deu certo, no outro dia conseguimos prosseguir melhor.

  Décima primeira etapa: 24/09/2018. Pontes e Lacerda-MT 08:00h   a Rondonópolis-MT 17:30h. Total: 630 Km.Tempo bom na maioria do percurso, chuva fina por volta das 15 horas. Combustível: 160,00; Alimentação: 40,00; Hospedagem: 70,00. Total: 270,00. Percurso mais tranquilo. Transito  intenso entre Várzea Grande e Cuiabá e entre área conurbada próximo a Rondonópolis.

Décima segunda e  última  Etapa: 25/09/2018. Rondonópolis-MT 07:00h a Brasilia-DF 20:30h Total: 918 Km. Combustível: 167,00. Hospedagem: 70,00. Alimentação:30,00. Total: 267,00. Chuva fina no inicio da manhã.Tarde ensolarada. Algumas paradas para fotos, descanso e alimentação. Viagem tranquila. Graças a Deus cheguemos casa são e salvo, após 7.791 Km, 4 estados e mais um país carimbado nem nosso passaporte.

Observações Gerais:
1) A Moto: Triumph Tiger XRX 800 preta, ano modelo 2015, com 30 mil km rodados; Revisada, ainda co a relação original, pneus novos. Gastou somente combustível e lubrificação de corrente uma vez ao dia.

2) Vestuário: Levei bastante roupas, principalmente camisas polo, camisetas, bermudas, 3 calças com a jeans  que fui vestido e não lavei. Voltou parecendo um baixeiro ( quem é da roça sabe o que é isso). Não usei nem metade das roupas. O conjunto impermeável que comprei na autorizada da Triumph aqui em Brasilia, paguei caro, se mostrou ineficiente. Deixou-me molhado e com principio de gripe. A Bota marca Texx, 100% Stop water, mostrou-se um fiasco também. Deixou molhar até a minha alma. Tive que deixá-la em Rio Branco, onde comprei outra da marca Mondeo, que se mostrou mais eficiente.

4) Missão: Na condição de cristão evangélico que sou, aproveitei viagem para distribuir exemplares de Novos Testamentos personalizados com o logo de nosso Motoclube, além de distribuir botons e adesivos do mesmo.

5) Presentes: Ticket médio de despesa diária, na faixa de 300,00.Despesa com presentes para familia em Puerto Maldonado: 200 sólis.

6) Hotéis: Os 3 melhores hotéis que fiquei foram: Horto hotel em Rondonópolis, a mais ou menos um Km do centro e a 400 metros da BR; D' Milez, em Porto Maldonado, também próximo á BR. Hotéis no Peru parece que não oferecem café da manhã, e  Hotel Accord em Porto Velho, também próximo á BR, longe do Centro, mas tem um serviço de restaurante bom. O proprietário é uma pessoa simples, ajuda os garços a servir e além de tudo é motociclista.

7) Os peruanos e o dinheiro: Pessoas digamos legais. Pessoal da migração muito atencioso, mas ao longo do percurso se mostraram um pouco retraídos, apáticos, pouco receptivos á estabelecer "novas amizades. Não são muitos bons de passar informações, mas no geral a gente se entendeu. Hospedagem e alimentação nos lugares que fomos achei o preço super bom. consegui almoçar ou jantar a partir de 5,00 sóis. A moeda nacional, o Sol peruano é mais valorizado que o nosso real, na proporção de 1 real para 0,75 de sol. Acho que dá uns 25% a mais. Um galão de gasolina comum (3,6 litros) vale de 9 a 11 solis. Mais ou menos ente 2,50 a 3,00 sóis o litro e sem álcool, mais barato do que aqui? pagamos a maior parte das despesas á vista. Mas também usamos cartão de débito e crédito. chegamos em casa com o tanque da moto marcando 3/8 e grana no bolso ainda!

8) Satisfação: Imensa, conhecer novos lugares, novos estados, novo país, novas culturas novas pessoas, mesmo indo de maneira solo, foi muito bom. recomendo e se o Senhor Deus em sua infinita bondade o permitir, faremos novamente.  Recomendo!




































quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Equipe MXF Motos comemora resultados de pilotos na final do Brasileiro de Enduro FIM 2018

Equipe de pilotos da paranaense MXF Motors garantiu pódio em Minas Gerais

A MXF Motors  comemora os resultados de seus pilotos Anderson Luz (Caxopa) e Marcel Maison no Brasileiro de Enduro FIM. Ambos terminaram o campeonato entre os melhores de toda a temporada, sendo que Caxopa (#791) ficou em segundo e Marcel (#723) em sexto na classificação geral de uma das categorias mais disputadas dos últimos tempos, a E4.

O campeonato teve início em março e ao todo realizou 14 etapas, passando por seis estados brasileiros. Foram 7 finais de semana contando com os dias 29 e 30 de Setembro, que foram reservados para a grande final no município de Patos de Minas (MG), um dos cenários mais procurados para trilhas no país.

Segundo Luiz Henrique, coordenador da Equipe MXF, as últimas etapas aconteceram debaixo de muito sol e calor de 40 graus, o que aumentou as dificuldades da maioria dos 150 participantes.

“A disputa na E4, que já se mostrava a mais acirrada das categorias, ficou ainda mais nas etapas finais. Isso sem contar o calor escaldante que veio para testar a resistência dos pilotos e de suas motos. Mesmo assim, conquistamos resultados importantes. A equipe estreia no pódio final do Campeonato de Enduro FIM”, afirmou.

Outra estreia foi do piloto Marcel, que terminou as etapas 13ª e 14ª do final de semana com o terceiro lugar. “O pódio coroou a boa performance que ele vinha apresentando em todo campeonato, e isso nas provas especiais, que foram as mais rápidas de todo o calendário”, explicou o coordenador da MXF.

Para Luiz, a temporada foi de muito aprendizado, muitos novos amigos e aumenta ainda mais a confiança de todos para continuar sempre em frente, rumo ao título do Brasileiro de Enduro FIM 2019.

“Em nome dos pilotos gostaria de agradecer a todos da MXF: impossível chegar a estes resultados sem o trabalho incansável de cada um de vocês. Que o ano que vem seja tão bom quanto este e que avancemos ainda mais rumo ao topo do pódio”, concluiu Luiz Henrique, que também é diretor técnico da montadora paranaense.


Top seven das marcas em setembro de 2018

Texto: Nilson Silva
Dados: Fenabrave.
"Uma turbulência de origem desconhecida abateu-se sobre o mercado domestico de motocicletas no Brasil no mês de setembro". Não conseguimos explicar e ainda não tivemos contato com as explicações dos entendidos. Mas não apenas o setor de motocicletas, o mercado de veículos também foi fortemente atingido em setembro, talvez pela incerteza do momento eleitoral.

Em agosto foram comercializadas 88.933 motocicletas no Brasil, contra 74.068 em setembro. uma queda portanto de 16,71%. Mas se comparado com setembro de 2017, os números são positivos em 11,82%. No acumulado dos últimos 12 meses também a variação é positiva. Assim sendo, não há motivos para pânico.
Vamos aos números:
1º lugar: Honda, com 58.187 unidades e 74,49% do mercado;
2º lugar: Yamaha, com 10.969 unidades e 14,81% do mercado;
3º lugar: Haujoe, com 766 unidades e 1,08% do mercado;
4º lugar: Shineray com 585 unidades e 0,752% do mercado;
5º lugar: Kawasaki, com 521 unidades e 0,70% do mercado;
6º lugar: Harley Davidson com 619518 unidades e 0,70% do mercado; e em
7º lugar: BMW, com 518 unidades 0,69% do mercado

Top ten dos modelos em setembro de 2018

Texto: Nilson Silva
Dados: Fenabrave.
"Uma turbulência de origem desconhecida abateu-se sobre o mercado domestico de motocicletas no Brasil no  mês de setembro". Não conseguimos explicar e ainda não tivemos contato com as explicações dos entendidos. Mas não apenas o setor de motocicletas, o mercado de veículos também foi fortemente atingido em setembro, talvez pela incerteza do momento eleitoral.

Em agosto foram comercializadas 88.933 motocicletas no Brasil, contra 74.068 em setembro. uma queda portanto de 16,71%. Mas se comparado com setembro de 2017, os números são positivos em 11,82%. No acumulado dos últimos 12 meses também a variação é positiva. Assim sendo, não há motivos para pânico. Vamos pra frente. 
1º lugar: Honda CG 160, com 19.748 unidades,
2º lugar: Honda Biz 125, com 10.546 unidades,
3º lugar: Honda NXR Bros 160, com 9.401 unidades,
4º lugar: Honda Pop 110i, com 6.544 unidades,
5º lugar: Honda PCX 150, com 2.487 unidades,
6º lugar: Yamaha YBR 150, com 2.263 unidades,
7º lugar: Honda CB 250 Twister, com 2.169 unidades,
8º lugar: Honda CG 125, com 2.110 unidades,
9º lugar: Honda XRE 300, com 1.873 unidades; e
10º lugar: Yamaha XTZ 150, com 1.850 unidades.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Faça um teste ride e concorra a uma Triumph T100 Bonneville "Spirit of 59"

Que tal ganhar uma motocicleta clássica personalizada por um artista brasileiro de prestígio? Veja como em: (www.promocaotriumph.com.br 

A Triumph lança hoje a promoção “Clássica Premiada”, por meio da qual o consumidor poderá concorrer a uma motocicleta Bonneville T100 Black personalizada pelo artista brasileiro urbano Chivitz. A ação de marketing aproveita o lançamento recente no mercado nacional da Bonneville T100 Black e junta-se a diversas outras iniciativas mundiais da empresa que fazem parte da campanha global “Spirit of 59”.

A história da linha Bonneville se confunde com um período cultural efervescente, que inspirou as pessoas e influenciou comportamentos. A icônica Bonneville 59 encapsulou esse espírito e inspirou legiões de pilotos, de estrelas do cinema a pilotos de modelos café racers. O modelo traduz em suas linhas e estilo a paixão pela vida, o charme das grandes cidades, o rock’n’ roll, a pop art e todo o clima que ganhava as ruas na época. O espírito de 59 moldou o mundo que conhecemos hoje e permanece vivo em cada Clássica Moderna da Triumph.

“Aproveitamos esta campanha global da marca e convidamos Chivitz para criar um desenho especial para a Bonneville T100 Black. Essa ação, além de aumentar nosso ‘brand awareness’ e consideração pelas clássicas, retrata perfeitamente o estilo cool e ousado da Triumph”, afirma André Molnár, gerente de Marketing da Triumph Motorcycles Brazil.

Para concorrer a este modelo, o consumidor – devidamente habilitado – deve se inscrever no site da promoção (www.promocaotriumph.com.br) e agendar e realizar um test ride nas Concessionárias Triumph com uma das sete motocicletas que compõe a família Bonneville no Brasil – Bonneville T100 Black, Street Twin, Street Scrambler, Bonneville T120, Bonneville T120 Black, Bobber e Thruxton R. Cada pessoa que fizer um test ride ganhará um cupom para concorrer a essa moto. Se a pessoa comprar um modelo de moto clássica, ela ganhará cinco cupons. 

O sorteio será realizado no dia 28 de novembro, mês em que a empresa estará comemorando seis anos de operação no mercado brasileiro. Para obter mais informações, o consumidor também pode acessar o site da promoção.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Motoclube Pelotão IDE faz admissão de novos membros.

Um aspirante foi escudado como veterano e dois candidatos foram declarados aspirantes, em evento  concorrido.

Texto: Nilson Silva
Aconteceu no último sábado 29 de setembro, no Parque Bandeirante, Núcleo Bandeirante, Brasilia-DF, a solenidade de admissão de novos membros/2018, do Motoclube Pelotão IDE. Na ocasião o integrante  José Tavares Neres foi escudado com o nosso brasão, após cumprir o período probatório e todos outros pré requisitos,  deixando a condição de aspirante e passando desta forma para o seleto grupo dos  Veteranos.
Foram admitidos na condição de aspirantes os integrantes Isaque Rodrigues e Ênio Arcanjo. O evento iniciou-se a partir das 09:00hs e terminou por volta das 16:00. Teve como prometido, farto almoço no estilo zero 800, com churrasco, arroz, feijão tropeiro, mandioca e vinagrete. Os efeitos do forte calor foram minimizados pela grande quantidade de árvores e, piscina e água correntes do parque.
Aproximadamente 150 pessoas entre integrantes do Pelotão IDE, familiares, amigos, simpatizantes de outros motoclubes do DF.
A parte musical esteva a cargo dos integrantes da equipe de louvor da Comunidade Leão de Judá. A palavra foi ministrada com muita propriedade pelo Pastor Kennedy Dornelas, presidente do Motoclube Águias de Cristo que marcou presença com uma caravana expressiva e nos trouxe uma excelente reflexão.
A partir da esquerda: Asp Isaque, Vet. Neres e Asp Ênio 
"Aos novos IDEANOS, sejam bem vindos. Não apenas vistam, mas internalizem os valores que nosso colete representa. Obrigado a todos, que Deus em sua infinta bondade nos abençoe", finalizou Nilson Silva, presidente do Motoclube Pelotão IDE.
A partir da Esquerda: Vp Marcones, Sec Wesley, Asp Isaque,
Vet. Neres, Asp Ênio, PR Nilson, Tes, Ozias e DE Roberio.
 Sobre o Motoclube Pelotão IDE:
O Motoclube Pelotão IDE foi fundado em 03 de dezembro de 2013, por cristãos evangélicos residentes em Brasília DF. Em 09 de dezembro de 2014, realizou a primeira eleição para diretoria definitiva, com o estatuto já aprovado. Entre as bandeiras da associação está a divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo, a amizade, a cordialidade e a participação em eventos de caráter assistenciais.

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