terça-feira, 8 de outubro de 2019

Top seven das marcas em setembro de 2019

Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave
Se em agosto o mercado mostrou-se estável, em setembro a tendência de estabilidade continua, porém com um pequeno viés de baixa. Foram emplacas 910 motos a menos que o mês anterior, passando de 88.654 para 87.744, um recuo de apenas 1,03%. Portanto 2 meses seguidos de estagnação. Esperamos crescimento, nos últimos dois meses do ano. Mas quando a gente compara setembro de 2019 com setembro de 2018, a situação fica bem melhor com um saldo positivo 18,45%. No acumulado do ano também os números são bons: 14,43%.
Em relação ao desempenho das montadoras, algumas estão, muito bem obrigado,  atingindo "marcas nunca dantes alcançadas". 

Veja quem está para bater em que milhar, no acumulado do ano no mês de novembro de 2019: 
- Haojue, vai bater nas 10 mil unidades;
- Shineray, vai bater nas 8 mil unidades;
- BMW, vai bater nas 8 mil unidades;
- Triumph, vai bater nas 4 mil unidades; e 
-  Royal Enfield, está prestes a fechar o o primeiro milhar.

Vamos aos números?
1º lugar: Honda, com 70.011 unidades e 79,79% do mercado;
2º lugar: Yamaha, com 12.285 unidades e 14,00% do mercado;
3º lugar: Haojue com 996 unidades e 1,14% do mercado;
4º lugar: BMW com 893 unidades e 1,02% do mercado;
5º lugar: Kawasaki, com 576 unidades e 0,66% do mercado;
6º lugar: Shineray com 544 unidades e 0,62% do mercado; e em
7º lugar: Harley e Davidson, com 506 unidades 0,58% do mercado

Top ten dos modelos em setembro de 2019

Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave

Se em agosto o mercado mostrou-se estável, em setembro  a tendência de estabilidade continua, porém com um pequeno viés de baixa. Foram emplacas 910 motos a menos que o mês anterior, passando de 88.654 para 87.744, um recuo de apenas 1,03%. Portanto 2 meses seguidos de estagnação. Esperamos crescimento, nos últimos dois meses do ano. Mas quando a gente compara setembro de 2019 com setembro de 2018, a situação fica bem melhor com um saldo positivo 18,45%. No acumulado do ano também os números são bons: 14,43%.

Vamos aos números....
1º lugar: Honda CG 160, com 25.599 unidades;
2º lugar: Honda Biz 125, com 12.529 unidades;
3º lugar: Honda NXR Bros 160, com 10.381 unidades;
4º lugar: Honda Pop 110i, com 8.198 unidades;
5º lugar: Honda CB Twister 250, com 2.866 com unidades;
6º lugar: Honda PCX 150, com 2.539 unidades;
7º lugar: Honda XRE 300 com 2.108 unidades;
8º lugar: Yamaha Fazer 250 com 2.058 unidades;
9º lugar: Yamaha XTZ 150 Crosser com 1.995 unidades; e
10º lugar: Honda XRE 190 com 1.908 unidades.

sábado, 14 de setembro de 2019

Top seven das marcas em agosto de 2019

Texto: Nilson Silva

Fonte: Fenabrave
Em agosto o mercado brasileiro de motocicleta se manteve praticamente estável, com uma pequena queda de 1,56%, passando de 90.059 para 88.937 motocicletas emplacadas. Uma pequena queda também em relação ao mês 08/2018 de 0,32%. No acumulado da ano porém os números são bem melhores. Um aumento de 13,95%. Em relação ás marcas, o primeiro e segundo lugar estão sempre cativos com Honda e Yamaha, sem ameaças. Já a BMW está se revezando com a Chinesa Jaojue by Suzuki, na 3ª posição desde o mês passado e prestes a romper a barreira das mil unidades. A Triumph por sua vez  este ano, está tendo o melhor desempenho desde a sua chegada por aqui em 2012. O mercado parece bom para marcas Premiuns

Vamos aos números....
1º lugar: Honda, com 70.226 unidades e 79,21% do mercado;
2º lugar: Yamaha, com 12.434 unidades e 14,03% do mercado;
3º lugar: Haojue com 1.002 unidades e 1,13% do mercado;
4º lugar: BMW com 957 unidades e 1,08% do mercado;
5º lugar: Shineray, com 646 unidades e 0,73% do mercado;
6º lugar: Kawasaki com 548 unidades e 0,62% do mercado; e em
7º lugar: Harley e Davidson, com 540 unidades 0,61% do mercado

Top Ten modelos de motocicletas mais vendidos em agosto de 2019

Por: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave
Em agosto o mercado brasileiro de motocicleta se manteve praticamente estável, com uma pequena queda de 1,56%, passando de 90.059 para 88.937 motocicletas emplacadas. Uma pequena queda também em relação ao mês 08/2018 de 0,32%. No acumulado da ano porém os números são bem melhores. Um aumento de 13,95% Continuamos firme no propósito de esperar não apenas uma estabilização, mas um aumento considerável nas vendas até o fim do ano.
Vamos aos números....

1º lugar: Honda CG 160, com 26.031 unidades;
2º lugar: Honda Biz 125, com 11.856 unidades;
3º lugar: Honda NXR Bros 160, com 10.137 unidades;
4º lugar: Honda Pop 110i, com 9.059 unidades;
5º lugar: Honda CB Twister 250, com 2.930 com unidades;
6º lugar: Honda PCX 150, com 2.872 unidades;
7º lugar: Yamaha XTZ Crosser 150 com 2.171 unidades;
8º lugar: Yamaha Fazer 250 com 2.162 unidades;
9º lugar: Honda XRE 300 com 1.980 unidades; e
10º lugar: YBR 150 com 1.800 unidades.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Brasileiro de Enduro Fim 2019: MXF Motors vai em busca do título.

Última etapa do brasileiro de Enduro FIM define título para a MXF Motors

A sétima e última etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro Fim 2019 se aproxima. A disputa ocorre em Patrocínio-MG a 420 km de Belo Horizonte, no dia 15 de Setembro. A equipe MXF Motors vai com sua estrutura completa em busca do título nacional.

A MXF Motors lidera a categoria E4-Pro com seus pilotos Anderson da Luz (Caxopa) #791 e Vitor Borges #51. Pilotando a moto MXF 250RX a equipe conquistou resultados expressivos nas temporadas 2018 e 2019 da competição e poderá ser coroada com o título nacional inédito.

O Campeonato Brasileiro de Enduro Fim pode ser considerado o teste de ouro, tanto para as motos 250RX, quanto para os pilotos. Em uma competição muito dura, que percorreu vários estados do país e com características de clima e terrenos alternando a cada edição, a equipe chega à etapa final realizada e pronta para a vitória.

A temporada foi de muito trabalho e aprendizado para a MXF Motors. A montadora brasileira investiu na melhoria de suas motos e mergulhou de cabeça em competições importantes que levaram seus pilotos a outro patamar técnico, imposta pela dificuldade das competições que envolvem os melhores pilotos do país. Isso permitiu que as motos fossem testadas no limite e consolidou a MXF como uma montadora comprometida com o esporte nacional e com o aperfeiçoamento de seus veículos.


segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Equipe Honda Racing tem etapa difícil no SuperBike Brasil do Paraná

Com chuva e pista molhada, Pedro Sampaio sofre queda e não termina a prova no Autódromo Internacional de Curitiba

Pinhais (PR) – A chuva que caiu no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), deixou mais difícil a quinta etapa do SuperBike Brasil, finalizada neste domingo (1). Único representante da equipe Honda Racing em ação no fim de semana, Pedro Sampaio, que fez a pole position da classe SuperBike Pro, estava em segundo lugar quando sofreu uma queda e não conseguiu retornar à corrida da principal categoria.

Com o piso molhado e pouca aderência, a prova atrapalhou o desempenho de muitos pilotos. “Estava me sentindo muito bem, mas cometi um pequeno erro e caí. Até tentei voltar, mas a moto ficou danificada e não foi possível continuar”, lamenta o gaúcho, sexto colocado na classificação do campeonato. A vitória foi para Danilo Lewis.

Eric Granado, bicampeão do SuperBike Brasil, não correu a etapa no Paraná para se recuperar de uma lesão no ombro direito, após uma queda de bicicleta durante os treinos no início da semana. Com a ausência na prova, Granado agora está em segundo lugar na corrida pelo tricampeonato, com apenas um ponto atrás do novo líder Alexandre Barros.

A sexta etapa do SuperBike Brasil está marcada para o dia 22 de setembro, em Goiânia (GO). A equipe Honda Racing de motovelocidade é patrocinada por Pro Honda, Alpinestars, DID e Seguros Honda.

Pela Copa Honda CBR 500R, a prova foi eletrizante e, mesmo com a pista molhada, os pilotos deram um show de pilotagem. A vitória ficou com Luiz Henrique “Luizinho”, que faturou pela primeira vez a corrida. “Consegui abrir do pelotão, estou muito feliz com o resultado. Com certeza, foi a melhor corrida da minha vida”, ressalta o piloto. Christian Cerciari terminou em segundo, com Raphael Ramos, ainda líder, em terceiro. Fábio Florian e Mauricio Laranjeira terminaram na quarta e quinta colocações, respectivamente.

5ª etapa SuperBike Brasil
Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais (PR)
Resultados
Categoria SuperBike
1 – #17 Danilo Lewis
2 – #4 – Alex Barros
3 – #177 – Marcelo Skaf
4 – #18 – Sharbel El Hajjar
5 – #23 – Diego Viveiros
NC – #28 – Pedro Sampaio

Copa Honda CBR 500R
1 – #91 – Luiz Henrique “Luizinho”
2 – #20 – Christian Cerciari
3 – #90 – Raphael Ramos
4 – #88 – Fábio Florian
5 – #29 – Mauricio Laranjeira

Honda Junior Cup (motos Honda CG 160 Titan)
1 – #14 – João Teixeira
2 – #22 – Brayann “Ligeirinho”
3 – #10 – Pedro Balla
4 – #21 – Rafael Oliveira
5 – #621 – Giovanna Brasil

Rally dos Sertões 2019: Tunico Maciel é bicampeão das motocicletas

Detentora de cinco títulos consecutivos, equipe Honda Racing faz dobradinha com o vice-campeão Jean Azevedo e amplia domínio no rali acelerando a motocicleta CRF 450RX

O mineiro Tunico Maciel conquistou neste domingo (1/9) o bicampeonato da categoria para motocicletas no Sertões, em Aquiraz (CE), novamente com a Honda CRF 450RX. Após quase cinco mil quilômetros em oito dias de disputas, cerca de 2.800 deles de trechos cronometrados, a equipe Honda Racing confirmou dobradinha na classificação geral, com Jean Azevedo em segundo lugar. O desempenho também amplia o domínio do time vermelho no Sertões, já que agora são cinco títulos consecutivos na geral das motos.

“Que sensação! O Sertões é uma prova única, todos que ganham parece que é a primeira vez. Eu já estava emocionado antes de subir na rampa”, conta o bicampeão Tunico Maciel. Ele faturou a taça de forma consistente, já que assumiu a liderança das motos na segunda etapa da prova - e não saiu mais do topo da tabela. A 27ª edição do rali, patrocinada pela Honda, teve início em Campo Grande (MS) no dia 25/8 e passou por caminhos do Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Piauí até chegar no Ceará.

Campeão da Super Production e vice da geral, Jean Azevedo comemorou ao lado dos companheiros de equipe. “A Honda Racing está de parabéns, fez um trabalho fantástico e teve muita garra, virando noites para nos dar todo o suporte. Terminamos com uma dobradinha no pódio, o Tunico fez uma grande prova e está de parabéns. Agora vamos preparar para 2020, sempre estou em busca de mais e quero conquistar o meu oitavo titulo no Sertões”, diz o experiente piloto paulista, que continua sendo o maior vencedor da história da prova nas motos.

O gaúcho Gregorio Caselani, campeão do Sertões em 2016, seguiu no rali até o final para dar apoio à equipe Honda Racing - mesmo depois de ter problemas e não completar a sexta etapa. 
“Este foi o maior Sertões que eu já corri, em termos de quilometragem, e foram oito dias que exigiram ao máximo dos pilotos e das máquinas. Estou muito feliz pelo time, o Tunico Maciel é uma grande pessoa e merece comemorar”, conclui Caselani. A Honda Racing conta ainda com o paulista Bissinho Zavatti, tetracampeão da classe Brasil, que machucou o pé na primeira etapa da prova e teve de encerrar a sua participação de forma prematura.

O desempenho no Sertões também foi decisivo para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, já que as etapas iniciais da prova somaram pontos fundamentais para a temporada 2019. De forma antecipada, Tunico Maciel assegurou o título brasileiro da geral de forma inédita e o bicampeonato da Production Aberta. Já Gregorio Caselani garantiu o título nacional da classe Super Production.

Sertões 2019 - Classificação final após oito etapas (resultados extraoficiais)
Classificação geral – Motocicletas
1 - Tunico Maciel #1 - 34:03:18.9 - Honda CRF 450RX
2 - Jean Azevedo #3 - 34:27:35.5 - Honda CRF 450RX
3 - Ricardo Martins #2 - 36:11:09.7
4 - Bruno Leles #18 - 36:31:14.7
5 - Vítor Closs #9 - 37:03:25.9

Categoria Super Production
1 - Jean Azevedo #3 - 34:27:35.5 - Honda CRF 450RX
2 - Ricardo Martins #2 - 36:11:09.7
3 - Bruno Leles #18 - 36:31:14.7
4 - Ramon Sacilotti #11 - 37:20:26.5
5 - Alex Buchheim #37 - 41:55:58.8
7 - Gregorio Caselani #5 - 55:22:20.0 - Honda CRF 450RX

Categoria Production Aberta
1 - Tunico Maciel #1 - 34:03:18.9 - Honda CRF 450RX
2 - Vítor Closs #9 - 37:03:25.9
3 - Mário Marchiori #8 - 38:06:01.8
4 - Luis Henrique dos Santos #71 - 43:38:31.9
5 - Rafael Milan #12 - 58:00:51.0

Sertões 2019 - 8ª etapa (resultados extraoficiais)
Classificação geral – Motocicletas

1 - Jean Azevedo #3 - 00:11:47.1 - Honda CRF 450RX
2 - Ricardo Martins #2 - 00:11:47.4
3 - Gregorio Caselani #5 - 00:12:02.5 - Honda CRF 450RX
4 - Ramon Sacilotti #11 - 00:12:07.2
5 - Giovanni de Castro - 00:12:28.6

Categoria Super Production
1 - Jean Azevedo #3 - 00:11:47.1 - Honda CRF 450RX
2 - Ricardo Martins #2 - 00:11:47.4
3 - Gregorio Caselani #5 - 00:12:02.5 - Honda CRF 450RX
4 - Ramon Sacilotti #11 - 00:12:07.2
5 - Tiago Fantozzi #17 - 00:13:25.5

Categoria Production Aberta
1 - Tunico Maciel #1 - 00:12:56.0 - Honda CRF 450RX
2 - Mário Marchiori #8 - 00:13:52.4
3 - Kassiano Burtett #33 - 00:15:21.2
4 - Vítor Closs #9 - 00:15:57.9
5 - Luis Henrique dos Santos #71 - 00:16:46.5

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...