quarta-feira, 28 de julho de 2021

Nova Royal Enfeld Metheor 350 chegou . Uma moto para mulherzinha?

Novo modelo da marca Anglo-indiana já está disponível nas concessionárias com preços a partir de r$ 17.990,00. Por enquanto reina sozinha na categoria.

Texto: Nilson Silva

No sábado 24 de julho estivemos visitando a concessionária Royal Enfield de Brasília para conhecer de perto o mais novo, badalado e esperado lançamento da marca Anglo-indiana de 2021, a Metheor 350, uma estilosa custom/cruiser, que se propõe a ser o modelo de entrada da marca.

Claro que fizemos o teste “quase ride” um percurso asfaltado de aproximadamente 5 quilômetros entre a Base Aérea e o Balão do Aeroporto, trecho insuficiente para se extrair todas as boas e más impressões sobre a máquina. Em relação á ciclística, avaliamos a moto como leve e de fácil maneabilidade, apesar do peso de 190 Kg. Minha altura é 1,72m meus dois pés ficam no chão com folga e segurança com a moto parada. Posição de pilotar confortável, as pernas ficam um pouco á frente, porém mais recuadas que nas motos estilo custom tradicionais. O rodar macio, por incrível que pareça. Atribuímos esta maciez entre outras coisas ás rodas de 19 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira. A posição de pilotagem é ergonômica e confortável.

Algo super diferente é a alavanca de mudança de marcha em dois seguimentos, (igual á da minha primeira moto, Honda CG 1983, vermelha, placa MN 686). Esta alavanca permite “supinar” com o dedão, ou pisar para subir as marchas com o calcanhar.

Para você que tem ou pretende comprar uma Metheor 350 reluzente, esqueça as retomadas rápidas de velocidade, ou o zera a 100 em poucos segundos. O motor é parrudo, bojudo, bom de torque, com 2,7 Kgmf, já a 4000 Rpm, mas a cavalaria, (20 cv), não é o forte , nem a proposta da máquina. Dizem os entendidos que esse torque permite um deslocamento mais linear, principalmente em estradas, sem precisar estar mudando de marcha. Os freios com disco na frente e na traseira são bons. Porém achei o freio traseiro um pouco borrachudo. O engate das marchas são bons e com indicador no painel circular.

Observamos também pouca vibração, mesmo o motor sendo monocilíndrico. Na velocidade máxima que imprimimos percebemos que os retrovisores não ficaram tremendo a ponto de desfocar a imagem

Os comandos estão todas á mão sem dificuldade. A chave de seta e a partida são com botões “vintage” na parte superior do guidão e que giram para a direita ou esquerda. Possui luz DRL em forma circular ao redor do aro do farol cromado. Tem ainda uma prática conexão USB, para carregar smartphone, na parte inferior esquerda do guidão, sob os comandos. Já o tão badalado tripper que para ser usado deve ser emparelhado com o celular, ele até que é bonitinho, mas só indica a próxima curva e a distância que falta. Ouvi relatos de que em local sem sinal de celular ele perde a funcionalidade e se torna uma bússola, também tem a função de relógio. Hoje em dia a grande maioria dos motociclistas que viajam, usam o smartphone instalado no guidão como GPS.

E a revisão? O intervalo de revisão da Royal Enfield é de 5 mil Km. No dia 24/07 a revenda de Brasília ainda não estava com os preços da revisão da Metheor 350 fechados. Mas o gerente da loja nos informou que estima que deva ficar entre r$ 350,00 e r$ 400 reais, na média.

“A expectativa de venda é muito boa, por ser a moto de entrada da marca; temos o objetivo de abraçar um público que estava abandonado no Brasil, carente, desde a saída da pequena Virago”, [Yamaha Virago 250], disse Leonardo Lopes, gerente da Royal Enfield Brasilia.

A moto é pequena, estilosa, econômica, bonita e chegou com preço competitivo, mescla tecnologia com um estilo espartano, comandos bem posicionados, ergonomia e conforto acima da média, ótima para ser usada em passeios de fins de semana ou no dia a dia, tanto por homens como por mulheres.(Devido ao porte e beleza, acho que vai agradar em cheio as mulheres). E para viagem? Também é adequada e recomendada. Pode ir sem susto, apreciando a paisagem, a estrada, o vento na cara e a viagem como um todo e sem pressa.

Como só existe a Metheor 350 na categoria, fizemos um quadro comparativo com motos de outros estilos de 300 cc e também estamos disponibilizando os dados técnicos.



 

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Nova BMW G 310 GS chega em agosto

As últimas unidades da atual BMW G 310 GS estão com condições especiais neste mês de julho. Além de três anos de garantia, três primeiras revisões inclusas, taxa 0% a.m., com entrada mínima de 50% e saldo em 24 parcelas mensais.

A BMW motos informou nesta quinta feira 15/07, que sua planta de  de Manaus (AM), está funcionando a todo vapor para o início da produção da nova geração da BMW G 310 GS, prevista para chegar ao mercado no próximo mês de agosto. O marco encerra as celebrações dos 40 anos da linha GS, iniciadas em julho do ano passado, e ainda reforça a estratégia da montadora alemã, de liderança do segmento premium de motocicletas no mercado brasileiro.

A planta do BMW Group em Manaus emprega atualmente 215 colaboradores, incluindo terceirizados diretos, tem capacidade produtiva de 15 mil unidades anuais e tem previsão de fabricar, em 2021, mais de 10 mil motocicletas. São mais de 50 fornecedores locais na operação.

A BMW tem se firmado  como a terceira montadora de motocicletas do Brasil. Segundo dados da Fenabrave, a fábrica alemã produziu no acumulado de janeiro a junho de 2021, um total de 5.469 motocicletas, com 1,06% do mercado nacional. Prevemos que conseguirá produzir até o fim do ano entre 10 mil e 15 mil motocicletas e se manter na terceira posição, com a renovação da G 310 GS.



sexta-feira, 9 de julho de 2021

Top seven das marcas de motocicletas no Brasil

Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave

Este mês temos novidades no top seven. Leia até o fim e confira.

Em maio foram comercializadas 110.417 motocicletas, no Brasil. Em junho foram vendidas 106.717. um pequeno decréscimo de 3,34%, porém mantida a superação das cem mil motos comercializadas mensalmente. Quando a gente compara com junho de 2020, no entanto o aumento foi de 132,56%. (Por causa da pandemia).
Este mês temos novidades alvissareiras em nosso ranking. A montadora anglo/indiana, Royal Elfield, que nem se estabeleceu com fábrica por aqui, assumiu a sétima posição com 521 unidades produzidas. Também nesse mês está chegando ao mercado brasileiro a sua nova motocicleta de entrada, a custom Metheor 350, anunciada por r$ 18.000. poderia ser mais em conta, mas o preço está bom, se conseguir suprir a demanda vai vender bem. A moto é bonitinha e tem tecnologia.
A Triumph que este mês caiu para a oitava posição está devendo para o mercado nacional a sua naked 660 Trident e a Triumph Tiger 850, já lançadas em outros mercados. Fazendo esse dever com certeza vai estar dentro do ranking novamente.

Vamos aos números?
1º lugar: Honda, com 82.393 unidades e 77.21% do mercado;
2º lugar: Yamaha, com 17.762 unidades e 16.64% do mercado;
3º lugar: BMW com 1.258 unidades e 1.18% do mercado;
4º lugar: Shineray com 1.110 unidades e 1.04% do mercado;
5º lugar: Kawasaki, com 756unidades e 0.71% do mercado;
6º lugar: Haojue, com 647 unidades e 0.61% do mercado; e
7º lugar: Royal Enfield, com 521 unidades e 0.49%



Top ten motocicletas mais vendidas em junho 21

Texto: Nilson Silva
Fonte: FENABRAVE
Em maio foram comercializadas 110.417 motocicletas, no Brasil. Em junho foram vendidas 106.717. um pequeno decréscimo de 3,34%, porém mantida a superação das cem mil motos comercializadas mensalmente. Quando a gente compara com junho de 2020, no entanto o aumento foi de 132,56%. (Por causa da pandemia).

No acumulado do ano também o percentual continuam alto: 47,70%. Esperamos que estes números representem realmente uma tendência de crescimento e não sejam apenas respostas das demandes reprimidas dos meses de baixa produção das montadoras  em decorrência da da pandemia de Covid 19.
O Brasil que trabalha, o Brasil que dá certo ainda está em franca recuperação. Já estamos no segundo ano e torcendo para que os efeitos desta tragédia mundial sejam minimizados. Por aqui esperamos mais emprego, com a recuperação das empresas que foram afetadas, mais créditos, combustível e dólar mais baratos e; em conseqüência, uma melhora de vida generalizada pra toda nossa gente.

Vamos aos números?
1º Lugar: Honda CG 160 Titan, com 25.373 unidades;
2º Lugar: Honda Biz, 125, com 15.637 unidades;
3º Lugar: Honda NXR Bros 160, com 14.118 unidades;
4º Lugar: Honda Pop 110i, com 9.719 unidades;
5º Lugar: Honda CB 250 Twister, com 4.219 unidades;
6º Lugar: Honda XRE 300, com 3.455 unidades;
7º Lugar: Yamaha YBR 150 Factor com 3.879 unidades;
8º Lugar: Yamaha XTZ 150 Crosser com 2.864 unidades;
9º Lugar: Yamaha Fazer 250 com 2.842 unidades; e
10º Lugar: Honda PCX 150, com 2.771 unidades.

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Motoclube Pelotão IDE admite Aspirantes 2021.

Oito Motociclistas são coletados como Aspirantes do Pelotão IDE em Brasilia-DF. 

Texto: Nilson Silva.
Fotos: Ênio Arcanjo
Aconteceu no último sábado 19 de junho, a partir das 19:30 horas, na Igreja Batista Ebenézer da QS 408
Conjunto F, em Samambaia Norte-DF, o Motoculto de Coletamento dos novos Aspirantes do Pelotão IDE. Durante todo e evento foram observadas as medidas sanitárias para evitar transmissão da Covid.

Conforme preconiza o estatuto da associação, os Aspirantes permanecerão nesta posição por no mínimo 180 dias. Neste período, serão submetidos a avaliações  constantes e criteriosas para que deixem a condição de "calouros" e ostentem em seus coletes a tarjeta de Veteranos, aí sim, aptos a participar  plenamente de todas as atividades "motoclubísticas".

Foi uma linda festa com participação ativa de nosso Conselheiro e pastor da Igreja local Fernando Pontes, de nossos irmãos em Cristo, familiares e amigos, em um encontro muito alegre e festivo. A ministração esteve a cargo do Apóstolo Ênio Arcanjo que também é um integrante do Pelotão IDE. Estiveram conosco ainda representantes dos seguintes Motoclubes: Só Nós; Êxodus; Pregadores do Caminho; Águias de Cristo; Nação Eleita; Esquadrão de Cristo; Talmid; Mundial de Missões; Arcaicos e outros admiradores das máquinas de duas rodas.

"Agradeço  a Deus  por  nos  dar a oportunidade  de realizar  um evento   maravilhoso  com a presença 
de nossos irmãos  motociclistas   e também  nossos familiares. Em relação aos novos Aspirantes, nossa expectativa é que sejam comprometidos com a causa. E que saibam que este colete em vossos ombros não é apenas uma alegoria, mas um símbolo de responsabilidade. O mínimo que esperamos de vocês é que sintam-se honrados em vestir esta armadura", disse  Ozias Rodrigues, Presidente do Motoclube Pelotão IDE.

Deram os primeiros passos no mundo do motociclismo Cristão os seguintes Aspirantes: Andréa, Ari
Douglas, Léo Lima, Maks, Marquinho, Schulbert e Wanderson.

Ao final foi servido um delicioso caldo, no estilo zero 800 para todos os presentes, também de acordo coma as medidas sanitárias em vigor.

Sobre o Motoclube Pelotão IDE:
O Motoclube Pelotão IDE foi fundado em 03 de dezembro de 2013, por cristãos evangélicos residentes em Brasília DF. Em 09 de dezembro de 2014, realizou a primeira eleição para diretoria definitiva, com o estatuto já aprovado. Entre as bandeiras da associação está a divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo, a amizade, a cordialidade e a participação em eventos de caráter assistenciais.




quarta-feira, 16 de junho de 2021

Triumph mantém a promoção de motos clássicas com taxa zero

As motocicletas clássicas da Triumph, (ano e modelo 2020), estão à venda, pelo Triumph Smart, com taxa zero de juros e prestações mensais a partir de R$ 399. As motos incluídas na promoção são: Bobber Black, Street Scrambler, Street Twin e Speed Twin. 

Quatro modelos de motocicletas clássicas da Triumph estão sendo comercializados nas concessionárias com condições super especiais neste mês de junho: Bobber Black, Street Scrambler, Street Twin e Speed Twin – todas são ano/modelo 20/20. Elas estão disponíveis pelo financiamento do Triumph Smart com taxa zero de juros, prestações a partir de R$ 399,00 para os modelos com motor de 900 cc e R$ 599 para as clássicas com o propulsor de 1200 cc.

A Street Twin custa R$ 49.990 e pode ser comprada com entrada de R$ 29.994 (60%), 23 parcelas fixas de R$ 399 e um valor residual final de R$ 11.943 (24%). A Street Scrambler, que é comercializada por R$ 52.990, está à venda com entrada de R$ 31.794 (60%), 23 parcelas de R$ 399 e valor residual final de R$ 13.144 (25%). A Speed Twin, de R$ 57.990, na promoção é vendida com entrada de R$ 34.794 (60%), 23 prestações de R$ 599 e a parcela final de R$ 10.553 (18%). Já a Bobber Black, que custa R$ 59.990, tem entrada de R$ 35.994 (60%), 23 prestações de R$ 599 e parcela final de R$ 11.352 (19%).

O Triumph Smart tem como base um financiamento exclusivo para os clientes da marca, com entrada variável, taxas de juros especiais e até 23 parcelas mensais que realmente cabem no bolso do cliente. 

terça-feira, 8 de junho de 2021

Top seven marcas de motocicletas mais vendidas em maio 2021

Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave
O mês de maio foi muito melhor que abril para o mercado de motocicletas no Brasil. Pela primeira vez desde quando começamos a fazer nossas postagens sobre a comercialização de motos, a barreira das cem mil unidades foi rompida.
Em abril foram comercializadas 94.693 motocicletas. Em maio foram 110.417, um aumento de 16,61%. Quando a gente compara com maio de 2020, no entanto o aumento foi de 277,91%. No acumulado do ano também os números foram muito expressivos: 34,91%.

A gente sabe que a economia do país ainda não está 100% recuperada, mas temos noticias boas dando conta do ótimo crescimento do PIB do Brasil e de projeções de mais crescimento até o fim do ano.
Segundo a Fenabrave, um dos fatores que favoreceram esta alta foi a melhora do crédito para quem pretende financiar Motocicletas, com a aprovação de quase metade das propostas enviadas aos bancos.

Vamos aos números?
1º lugar: Honda, com 84.988 unidades e 76.97% do mercado;
2º lugar: Yamaha, com 19.198 unidades e 17.39% do mercado;
3º lugar: BMW com 1.164 unidades e 1.05% do mercado;
4º lugar: Shineray com 1.008 unidades e 0.91% do mercado;
5º lugar: Kawasaki, com 836 unidades e 0.76% do mercado;
6º lugar: Haojue, com 682 unidades e 0.62% do mercado; e
7º lugar: Triumph, com 508 unidades e 0.46%

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...