sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Rally dos Sertẽos começa, 13/08, hoje com prólogo na Praia de Pipa, Natal, Rio Grande do Norte.

Prólogo define a ordem de prioridades para a primeira etapa, marcada para este sábado (14/8), entre a Praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN), e Patos (PB)

O prólogo definiu na manhã desta sexta-feira (13/8) a ordem de largada das motocicletas para o Sertões 2021. A Honda Racing emplacou os cinco pilotos da equipe no grupo que irá largar na frente da primeira etapa da prova, marcada para este sábado (14/8), entre a Praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN), e Patos (PB). O trajeto inicial terá 410 quilômetros,incluindo 235 de especiais (trechos cronometrados).
O melhor tempo foi de 1º Adrien Metge #4 – 00:07:04, já o gaúcho Gregorio Caselani #7 – 00:07:20 fez
o segundo melhor tempo das motos e da categoria Moto 1 no prólogo, que contou com pouco menos de 11 quilômetros.
Pela classe Brasil, exclusiva para motos nacionais, começou a disputa caseira na Honda Racing. Tiago Wernersbach estreou na prova com o melhor tempo da categoria, seguido pelo companheiro de time Thiago Veloso, o atual campeão. “Deu para ver o ritmo que o pessoal está andando e vamos largar um pouco mais na frente. Fui o segundo na categoria com uma pequena diferença, a disputa deve ser bacana até o último dia. Vamos fazer de tudo para as duas motocicletas Honda CRF 250F chegarem no final com dobradinha para a Honda Racing. A minha moto está perfeita, é só abastecer para começar o rali de verdade”, explica Veloso.

Resultados (extraoficiais) – Cinco Primeiros
Prólogo
Geral Motos
1º Adrien Metge #4 – 00:07:04
2º Gregorio Caselani #7 – 00:07:20 – Honda CRF
3º Bissinho Zavatti #6 – 00:07:23 – Honda CRF 450RX
4º Ricardo Martins #2 – 00:07:24
5º Tulio Malta #5 – 00:07:30
6º Jean Azevedo #3 – 00:07:33 – Honda CRF 450RX
18º Tiago Wernersbach #41 – 00:08:21 – Honda CRF 250F
20º Thiago Veloso #25 – 00:08:28 – Honda CRF 250F

Moto 1
1º Adrien Metge #4 – 00:07:04
2º Gregorio Caselani #7 – 00:07:20 – Honda CRF 450RX
3º Ricardo Martins #2 – 00:07:24
4º Jean Azevedo #3 – 00:07:33 – Honda CRF 450RX

Moto 2
1º Bissinho Zavatti #6 – 00:07:23 – Honda CRF 450RX
2º Tulio Malta #5 – 00:07:30
3º Bruno Leles #8 – 00:07:34
4º Guilherme Bissotto #22 – 00:07:36
5º Vitor Siquera #22 – 00:07:41

Brasil
1º Tiago Wernersbach #41 – 00:08:21 – Honda CRF 250F
2º Thiago Veloso #25 – 00:08:28 – Honda CRF 250F
3º Ypiranga Cortez #19 – 00:09:23
4º Leonardo Martins #21 – 00:09:23
5º Edson da Silva #67 – 00:09:30

Confira o roteiro completo do Sertões 2021*:
14/08/2021 – sábado
1ª etapa – Praia da Pipa – Tibau do Sul (RN) a Patos (PB)
Deslocamento inicial: 82 km
Trecho especial: 235 km
Deslocamento final: 93 km
Total: 410 km
O Sertões 2021 terá início com o competidor se aclimatando à prova para chegar ao ápice lá no meio. A especial começa mostrando a cara do rally em 2021. No primeiro dia, não haverá areia, mas uma região montanhosa, muito bonita e inédita. O dia contará com média e alta velocidades, uma parte mais travada, exigindo navegação. Depois, o ritmo mais rápido ditará a disputa e no último terço, um pouco de trial e quebradeira.

15/08/2021 – domingo
2ª etapa – Patos (PB) a Araripina (PE)
Deslocamento inicial: 27 km
Trecho especial: 245 km
Deslocamento final: 237 km
Total: 509 km
A segunda etapa será uma especial muito boa e dura, com predomínio de piçarra e estradas de fazenda. Não deve ter lama. Será uma etapa de ligação, que levará para o sertão mais a oeste, com pequenas estradas estreitas.

16/08/2021 – segunda-feira
3ª etapa – Araripina (PE) a São Raimundo Nonato (PI)
Deslocamento inicial: 146 km
Trecho especial: 220 km
Deslocamento final: 38 km
Total: 404 km
O terceiro dia promete uma etapa prazerosa, com muitos trechos rápidos. Começa em pequenas estradas e depois segue para estradas mais largas, com um pouco de retas e boas condições de pilotagem. O deslocamento inicial será muito bonito, com passagem por parques eólicos, subidas e descidas de serra até chegar no início da especial, em um vilarejo. O trecho cronometrado será travado, com travessia de ponte de 800 metros de comprimento e passagem por fazenda. Na sequência, entra em uma parte mais rápida, volta para uma região montanhosa, até chegar à parte final, que é bem rápida.

17/08/2021 – terça-feira
4ª etapa – São Raimundo Nonato (PI) a São Raimundo Nonato (PI)
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 306 km
Deslocamento final: 5 km
Total: 311 km
A quarta etapa será em laço, com largada e chegada em São Raimundo Nonato (PI). A prova será prazerosa, em um lugar com visual magnífico. A especial é 100% inédita, em torno da Serra da Capivara, em trilhas que nunca foram usadas, com muita pedra e rocha. O começo será em trial, com os primeiros 20 quilômetros duríssimos. Depois, o trecho fica travado e volta a ser rápido. A última parte é uma serra e, por fim, a prova fica mais rápida.

18/08/2021 – quarta-feira
5ª etapa – São Raimundo Nonato (PI) a Xique Xique (BA) – Maratona
Deslocamento inicial: 11 km
Trecho especial: 329 km
Deslocamento final: 93 km
Total: 433 km
A primeira parte da maratona, embora em uma região já conhecida, será a melhor e ao mesmo tempo mais dura especial do ano do rally. A organização preparou o inédito trecho de 220 quilômetros ininterruptos de areia, além de passagem por todos os brejos (vilas) da região. Haverá travessia de balsa e os pilotos seguirão agrupados. O Sertões passou na região em 2012. Os apoios seguem direto para Petrolina (PE).

19/08/2021 – quinta-feira
6ª etapa – Xique Xique (BA) a Petrolina (PE) – Maratona
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 310 km
Deslocamento final: 146 km
Total: 456 km
Para a segunda parte da maratona, o rally terá uma especial dura, com muita navegação e piçarra. Haverá pouca areia nesse dia, mas a técnica, concentração e equipamento serão essenciais. Todo o cuidado e atenção é pouco em mais uma especial inédita.

20/08/2021 – sexta-feira
7ª etapa – Petrolina (PE) a Delmiro Gouveia (AL)
Deslocamento inicial: 133 km
Trecho especial: 242 km
Deslocamento final: 60 km
Total: 435 km
A sétima etapa terá uma especial mais completa, em local inédito para os participantes. Eles vão andar às margens do Rio São Francisco e o dia será dividido em três partes. A primeira, com trecho bem técnico em um terreno duro e apertado em estradas pequenas e passagem por rios que vão estar secos. A segunda parte vai andar em um local mais rápido e estrada de piçarra. Já a terceira parte entra em um trecho de areia que fica mais duro. Será areia pesada até o final.

21/08/2021 – sábado
8ª etapa – Delmiro Gouveia (AL) a Arapiraca (AL)
Deslocamento inicial: 7 km
Trecho especial: 152 km
Deslocamento final: 80 km
Total: 235 km
A prova segue acompanhando o Rio São Francisco, com mais uma especial inédita, técnica e dura. Começa com trechos sinuosos, algumas passagens por vilas e zonas de radar. Os competidores vão andar em trechos do estado de Alagoas. O piso muda radicalmente de piçarra para areia, para alguns trechos de trial, com pedras grandes, e termina em estradinhas de fazenda mais rápidas.

22/08/2021 – domingo
9ª etapa – Arapiraca (AL) a Tamandaré (PE)
Deslocamento inicial: 190 km
Trecho especial: 141 km
Deslocamento final: 20 km
Total: 351 km
O último dia do Sertões 2021 foi pensado para todos no rally. Não só para os competidores, mas para toda a equipe que terá tempo de chegar à base final para comemorar o fim da disputa. Apesar de curto, o trecho exigirá navegação e muita atenção. Não terá areia, mas a especial apresenta piçarras, pedras e subidas e descidas de serras, além de um trecho de canavial. O visual promete ser bonito.

TOTAL DO PERCURSO: 3.548 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 2.180 km

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Top Seven das marcas em julho/21

                                                                                                                                Texto: Nilson Silva
Royal Enfield Metheor 350: A mais custom mais vendida em julho/21

Fonte: FENABRAVE
Em junho foram comercializadas no Brasil 106 716 motocicletas. O melhor mês do ano no entanto tinha sido maio com 110 mil. Mas o mês de julho superou a todos os outros com 112. 586, ficando 5.50% acimo do mês passado.
Quando comparamos com o mesmo período do ano passado o resultado é excelente, ficando 32,20% acima. No acumulado do ano também o resultado é ótimo: 44,67%. Parece que a barreira das 100 mil unidades comercializadas foi rompida.
Este mês a Triumph caiu de novo e está fora do nosso ranking, em nono lugar. Uma oportunidade para ficar novamente entre a elite das montadoras, será o lançamento no Brasil da naked Trident 660 e de sua estradeira de entrada, a Tiger 850, ambas mais em conta que as existente e ainda sem previsão para esse ano.

Já a Royal Enfield acertou a mão com o lançamento agora em julho da Cruiser/custom Metheor 350. No primeiro mês a pequena custom já é a primeira do segmento e a segunda mais vendida da marca.
Vamos aos números?
1º lugar: Honda, com 86.648 unidades e 76.96% do mercado;
2º lugar: Yamaha, com 19.025 unidades e 16.90% do mercado;
3º lugar: Shineray com 1.326 unidades e 1.18% do mercado;
4º lugar: BMW com 1.083 unidades e 0,96% do mercado;
5º lugar: Kawasaki, com 885 unidades e 0.79% do mercado;
6º lugar: Haojue, com 633 unidades e 0.56% do mercado; e
7º lugar: Royal Enfield, com 588 unidades e 0,52%

Top ten modelos de motocicletas mais vendidas em julho 2021

                                                                                Texto: Nilson Silva
Honda CG Titan 160: sempre a mais vendida do Brasil

Fonte: Fenabrave
Em junho foram comercializadas no Brasil 106 716 motocicletas. O melhor mês do ano no entanto tinha sido maio com 110 mil. Mas o mês de julho superou a todos os outros com 112. 586, ficando 5.50% acimo do mês passado. 

Quando comparamos com o mesmo período  do ano passado o resultado é excelente, ficando 32,20% acima. No acumulado do ano também o resultado é ótimo: 44,67%. Parece que a barreira das 100 mil unidades comercializadas foi rompida. Esperamos que a barreira do milhão anual de motocicletas comercializadas também seja rompida, nesses quase 5 meses que ainda faltam até o término de 2021.
Esperamos que a comercialização superior a uma centena de milhar de motocicletas mensais seja uma tendência, e não apenas o atendimento a uma demanda reprimida.

Vamos aos números?
1º Lugar: Honda CG Titan 160, com 30.633 unidades;
2º Lugar: Honda Biz, 125, com 16.935 unidades;
3º Lugar: Honda Pop 110i, com 10.622 unidades;
4º Lugar: Honda NXR Bros 160, com 10.302 unidades;
5º Lugar: Honda CB 250 Twister, com 4.177 unidades;
6º Lugar: Honda XRE 300, com 3.653 unidades;
7º Lugar: Yamaha YBR 150 Factor com 3.477 unidades;
8º Lugar: Yamaha XTZ 150 Crosser com 3.071 unidades;
9º Lugar: Honda PCX 150, com 2.988 unidades; e
10º Lugar: Yamaha Fazer 250, com 2.975 unidades.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Nova Royal Enfeld Metheor 350 chegou . Uma moto para mulherzinha?

Novo modelo da marca Anglo-indiana já está disponível nas concessionárias com preços a partir de r$ 17.990,00. Por enquanto reina sozinha na categoria.

Texto: Nilson Silva

No sábado 24 de julho estivemos visitando a concessionária Royal Enfield de Brasília para conhecer de perto o mais novo, badalado e esperado lançamento da marca Anglo-indiana de 2021, a Metheor 350, uma estilosa custom/cruiser, que se propõe a ser o modelo de entrada da marca.

Claro que fizemos o teste “quase ride” um percurso asfaltado de aproximadamente 5 quilômetros entre a Base Aérea e o Balão do Aeroporto, trecho insuficiente para se extrair todas as boas e más impressões sobre a máquina. Em relação á ciclística, avaliamos a moto como leve e de fácil maneabilidade, apesar do peso de 190 Kg. Minha altura é 1,72m meus dois pés ficam no chão com folga e segurança com a moto parada. Posição de pilotar confortável, as pernas ficam um pouco á frente, porém mais recuadas que nas motos estilo custom tradicionais. O rodar macio, por incrível que pareça. Atribuímos esta maciez entre outras coisas ás rodas de 19 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira. A posição de pilotagem é ergonômica e confortável.

Algo super diferente é a alavanca de mudança de marcha em dois seguimentos, (igual á da minha primeira moto, Honda CG 1983, vermelha, placa MN 686). Esta alavanca permite “supinar” com o dedão, ou pisar para subir as marchas com o calcanhar.

Para você que tem ou pretende comprar uma Metheor 350 reluzente, esqueça as retomadas rápidas de velocidade, ou o zera a 100 em poucos segundos. O motor é parrudo, bojudo, bom de torque, com 2,7 Kgmf, já a 4000 Rpm, mas a cavalaria, (20 cv), não é o forte , nem a proposta da máquina. Dizem os entendidos que esse torque permite um deslocamento mais linear, principalmente em estradas, sem precisar estar mudando de marcha. Os freios com disco na frente e na traseira são bons. Porém achei o freio traseiro um pouco borrachudo. O engate das marchas são bons e com indicador no painel circular.

Observamos também pouca vibração, mesmo o motor sendo monocilíndrico. Na velocidade máxima que imprimimos percebemos que os retrovisores não ficaram tremendo a ponto de desfocar a imagem

Os comandos estão todas á mão sem dificuldade. A chave de seta e a partida são com botões “vintage” na parte superior do guidão e que giram para a direita ou esquerda. Possui luz DRL em forma circular ao redor do aro do farol cromado. Tem ainda uma prática conexão USB, para carregar smartphone, na parte inferior esquerda do guidão, sob os comandos. Já o tão badalado tripper que para ser usado deve ser emparelhado com o celular, ele até que é bonitinho, mas só indica a próxima curva e a distância que falta. Ouvi relatos de que em local sem sinal de celular ele perde a funcionalidade e se torna uma bússola, também tem a função de relógio. Hoje em dia a grande maioria dos motociclistas que viajam, usam o smartphone instalado no guidão como GPS.

E a revisão? O intervalo de revisão da Royal Enfield é de 5 mil Km. No dia 24/07 a revenda de Brasília ainda não estava com os preços da revisão da Metheor 350 fechados. Mas o gerente da loja nos informou que estima que deva ficar entre r$ 350,00 e r$ 400 reais, na média.

“A expectativa de venda é muito boa, por ser a moto de entrada da marca; temos o objetivo de abraçar um público que estava abandonado no Brasil, carente, desde a saída da pequena Virago”, [Yamaha Virago 250], disse Leonardo Lopes, gerente da Royal Enfield Brasilia.

A moto é pequena, estilosa, econômica, bonita e chegou com preço competitivo, mescla tecnologia com um estilo espartano, comandos bem posicionados, ergonomia e conforto acima da média, ótima para ser usada em passeios de fins de semana ou no dia a dia, tanto por homens como por mulheres.(Devido ao porte e beleza, acho que vai agradar em cheio as mulheres). E para viagem? Também é adequada e recomendada. Pode ir sem susto, apreciando a paisagem, a estrada, o vento na cara e a viagem como um todo e sem pressa.

Como só existe a Metheor 350 na categoria, fizemos um quadro comparativo com motos de outros estilos de 300 cc e também estamos disponibilizando os dados técnicos.



 

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Nova BMW G 310 GS chega em agosto

As últimas unidades da atual BMW G 310 GS estão com condições especiais neste mês de julho. Além de três anos de garantia, três primeiras revisões inclusas, taxa 0% a.m., com entrada mínima de 50% e saldo em 24 parcelas mensais.

A BMW motos informou nesta quinta feira 15/07, que sua planta de  de Manaus (AM), está funcionando a todo vapor para o início da produção da nova geração da BMW G 310 GS, prevista para chegar ao mercado no próximo mês de agosto. O marco encerra as celebrações dos 40 anos da linha GS, iniciadas em julho do ano passado, e ainda reforça a estratégia da montadora alemã, de liderança do segmento premium de motocicletas no mercado brasileiro.

A planta do BMW Group em Manaus emprega atualmente 215 colaboradores, incluindo terceirizados diretos, tem capacidade produtiva de 15 mil unidades anuais e tem previsão de fabricar, em 2021, mais de 10 mil motocicletas. São mais de 50 fornecedores locais na operação.

A BMW tem se firmado  como a terceira montadora de motocicletas do Brasil. Segundo dados da Fenabrave, a fábrica alemã produziu no acumulado de janeiro a junho de 2021, um total de 5.469 motocicletas, com 1,06% do mercado nacional. Prevemos que conseguirá produzir até o fim do ano entre 10 mil e 15 mil motocicletas e se manter na terceira posição, com a renovação da G 310 GS.



sexta-feira, 9 de julho de 2021

Top seven das marcas de motocicletas no Brasil

Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave

Este mês temos novidades no top seven. Leia até o fim e confira.

Em maio foram comercializadas 110.417 motocicletas, no Brasil. Em junho foram vendidas 106.717. um pequeno decréscimo de 3,34%, porém mantida a superação das cem mil motos comercializadas mensalmente. Quando a gente compara com junho de 2020, no entanto o aumento foi de 132,56%. (Por causa da pandemia).
Este mês temos novidades alvissareiras em nosso ranking. A montadora anglo/indiana, Royal Elfield, que nem se estabeleceu com fábrica por aqui, assumiu a sétima posição com 521 unidades produzidas. Também nesse mês está chegando ao mercado brasileiro a sua nova motocicleta de entrada, a custom Metheor 350, anunciada por r$ 18.000. poderia ser mais em conta, mas o preço está bom, se conseguir suprir a demanda vai vender bem. A moto é bonitinha e tem tecnologia.
A Triumph que este mês caiu para a oitava posição está devendo para o mercado nacional a sua naked 660 Trident e a Triumph Tiger 850, já lançadas em outros mercados. Fazendo esse dever com certeza vai estar dentro do ranking novamente.

Vamos aos números?
1º lugar: Honda, com 82.393 unidades e 77.21% do mercado;
2º lugar: Yamaha, com 17.762 unidades e 16.64% do mercado;
3º lugar: BMW com 1.258 unidades e 1.18% do mercado;
4º lugar: Shineray com 1.110 unidades e 1.04% do mercado;
5º lugar: Kawasaki, com 756unidades e 0.71% do mercado;
6º lugar: Haojue, com 647 unidades e 0.61% do mercado; e
7º lugar: Royal Enfield, com 521 unidades e 0.49%



Top ten motocicletas mais vendidas em junho 21

Texto: Nilson Silva
Fonte: FENABRAVE
Em maio foram comercializadas 110.417 motocicletas, no Brasil. Em junho foram vendidas 106.717. um pequeno decréscimo de 3,34%, porém mantida a superação das cem mil motos comercializadas mensalmente. Quando a gente compara com junho de 2020, no entanto o aumento foi de 132,56%. (Por causa da pandemia).

No acumulado do ano também o percentual continuam alto: 47,70%. Esperamos que estes números representem realmente uma tendência de crescimento e não sejam apenas respostas das demandes reprimidas dos meses de baixa produção das montadoras  em decorrência da da pandemia de Covid 19.
O Brasil que trabalha, o Brasil que dá certo ainda está em franca recuperação. Já estamos no segundo ano e torcendo para que os efeitos desta tragédia mundial sejam minimizados. Por aqui esperamos mais emprego, com a recuperação das empresas que foram afetadas, mais créditos, combustível e dólar mais baratos e; em conseqüência, uma melhora de vida generalizada pra toda nossa gente.

Vamos aos números?
1º Lugar: Honda CG 160 Titan, com 25.373 unidades;
2º Lugar: Honda Biz, 125, com 15.637 unidades;
3º Lugar: Honda NXR Bros 160, com 14.118 unidades;
4º Lugar: Honda Pop 110i, com 9.719 unidades;
5º Lugar: Honda CB 250 Twister, com 4.219 unidades;
6º Lugar: Honda XRE 300, com 3.455 unidades;
7º Lugar: Yamaha YBR 150 Factor com 3.879 unidades;
8º Lugar: Yamaha XTZ 150 Crosser com 2.864 unidades;
9º Lugar: Yamaha Fazer 250 com 2.842 unidades; e
10º Lugar: Honda PCX 150, com 2.771 unidades.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

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