sábado, 15 de outubro de 2022

Top seven marcas de motocicletas mais vendidas em setembro/22

Texto: Nilson Silva

Fonte: Fenabrave

Chegamos aqui um pouco atrasado mas trazendo boas noticias. Setembro foi melhor que agosto para o mercado brasileiro de motocicletas. Foram emplacadas 123.645 motos, contra 118.550 em agosto, isto representa um aumento de 4,30%.
No acumulado do ano, segundo a Fenabrave estamos a cerca de 14 mil motos de chegar ao milhão anual. Os juros continuam altos, o crédito para aquisição de motocicletas continua restrito, a gasolina baixou quase 30% nos últimos 3 meses. Não sabemos a que se deve a boa fase do mercado, mas esperamos que seja duradoura.
Entre as novidades, a Indiana TVS está mostrando a que veio. Este é o segundo mês consecutivo em que pontua um honroso 4º lugar em nosso ranking, com sua moto de trabalho Sport 110, estando desta forma entre as montadoras que emplacaram mais de mil motos. Ainda estamos á espera da 3º marca indiana com promessas de desembarcar por aqui ainda esse ano, com motos de estilos variados de até 400 cilindradas, a Bajaj.

Vamos aos números de agosto?

1º lugar: Honda, com 95.270 unidades e 77.05% do mercado;
2º lugar: Yamaha, com 18.770 unidades e 15.18% do mercado;
3º lugar: Shineray, com 1.899 unidades e 1.54% do mercado;
4º lugar: TVS, com 1.226 unidades e 0.99% do mercado;
5º lugar: BMW, com 1.185 unidades e 0.96% do mercado;
6º lugar: Royal Enfield, com, 965 unidades e 0.78% do mercado; e
7º lugar: Kawasaki, com 764 unidades e 0,62%

Top ten motocicletas mais vendidas em setembro/22.

Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave.

Chegamos aqui um pouco atrasado mas trazendo boas noticias. Setembro foi melhor que agosto para o mercado brasileiro de motocicletas. Foram emplacadas 123.645 motos, contra 118.550 em agosto, isto representa um aumento de 4,30%. 
No acumulado do ano, segundo a Fenabrave estamos a cerca de 14 mil motos de chegar ao milhão anual. Os juros continuam altos, o crédito para aquisição de motocicletas continua restrito, a gasolina baixou quase 30% nos últimos 3 meses. Não sabemos a que se deve a boa fase do mercado, mas esperamos que seja duradoura.

Vamos aos números?
1º Lugar: Honda CG Titan 160, com 35.514 unidades;
2º Lugar: Honda Biz 125, com 18.599 unidades;
3º Lugar: Honda NXR Bros 160, com 14.143 unidades;
4º Lugar: Honda Pop 110i, com 11.042 unidades;
5º Lugar: Honda CB Twister 250, com 3.851 unidades;
6º Lugar: Yamaha Fazer 250, com 3.246 unidades
7º Lugar: Yamaha Lander 250, com 3.217 unidades;
8º Lugar: Honda PCX 150, com 2.816 unidades;
9º Lugar: Yamaha YBR 150, com 2.712 unidades ; e
10º Lugar: Honda XRE 300, com 2.496 unidades.

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Top seven das marcas em agosto/22

Texto: Nilson Silva
Agosto definitivamente foi um ótimo mês para o seguimento de motocicletas no Brasil. O setor saiu do terceiro recuo consecutivo e ainda ficou com um saldo positivo de 10,16% passando de 107.614 para 118.549 motocicletas emplacadas. Em agosto de 2021 foram comercializadas 102.687. No acumulado do ano o saldo também foi positivo com 862.851 motocicletas comercializadas no território nacional, e 15.45%, faltando portanto apenas 137 mil motos para fechar um milhão.
O crédito continua arrochado com os juros nas alturas para segurar a inflação. O alto preço da gasolina, que também pode ser um dos fatores do aumento de vendas das motocicletas, também não teve efeito algum, uma vez que os combustíveis estão em um viés de baixa, provocando uma rara deflação em nosso economia. Então a que se deve o bom momento do setor de motocicletas? quando você souber, nos informe.
A surpresa em nosso ranking foi a indiana TVS ter chegado com sua Sport 110 em junho, estar em quinto lugar no mês passado e esse mês assumir a 4ª posição. E olha que não nem tem concessionária e nem vende pra pessoa física. Só atende a frotista.

Vamos aos números de agosto?
1º lugar: Honda, com 89.352 unidades e 75.37% do mercado;
2º lugar: Yamaha, com 18.711 unidades e 15.78% do mercado;
3º lugar: Shineray, com 2.181 unidades e 1.81% do mercado;
4º lugar: TVS, com 1.317 unidades e 1,11% do mercado;
5º lugar: BMW, com 1.281 unidades e 1.08% do mercado;
6º lugar: Royal Enfield, com, 1.047 unidades e 0.88% do mercado; e
7º lugar: Kawasaki, com 953 unidades e 0,80%

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Top ten motocicletas mais vendidas em agosto/22

Por: Nilson Silva

Agosto definitivamente foi um ótimo mês para o seguimento de motocicletas no Brasil. O setor saiu do terceiro recuo consecutivo e ainda ficou com um saldo positivo de 10,16% passando de 107.614 para 118.549 motocicletas emplacadas. Em agosto de 2021 foram comercializadas 102.687. No acumulado do ano o saldo também foi positivo com 862.851 motocicletas comercializadas no território nacional, e 15.45%, faltando portanto apenas 137 mil motos para fechar um milhão.
O crédito continua arrochado com os juros nas alturas para segurar a inflação. O alto preço da gasolina, que também pode ser um dos fatores do aumento de vendas das motocicletas, também não teve efeito algum, uma vez que os combustíveis estão em um viés de baixa, provocando uma rara deflação em nosso economia. Então a que se deve o bom momento do setor de motocicletas? quando você souber, nos informe.

Vamos aos números?
1º Lugar: Honda CG Titan 160, com 32.761 unidades;
2º Lugar: Honda Biz 125, com 16.969 unidades;
3º Lugar: Honda NXR Bros 160, com 12.496 unidades;
4º Lugar: Honda Pop 110i, com 9.905 unidades;
5º Lugar: Honda CB Twister 250, com 4.108 unidades;
6º Lugar: Yamaha Fazer 250, com 3.351 unidades
7º Lugar: Honda PCX 150, com 2.983 unidades;
8º Lugar: Yamaha YBR 150, com 2.928 unidades;
9º Lugar: Honda XRE 190, com 2.648 unidades ; e
10º Lugar: Yamaha Crosser 150, com 2.608 unidades.

Rally dos Sertões 2022: Bissinho Vazatti continua liderando após 8 etapas.

Bissinho Zavatti continua na ponta da classificação geral, seguido por Martin
Bissinho Vazatti
Duplessis; Eles ainda são os mais rápidos nas categorias Moto 2 e Moto 1, respectivamente, bem como Tiago Wernersbach na Brasil

 Entre Palmas e Mateiros (TO), os competidores do Sertões 2022 cumpriram neste domingo (4/9) a oitava etapa do roteiro, formada por 521 quilômetros, 423 deles de especiais (trechos cronometrados). A disputa passou por uma seleção das melhores trilhas do Jalapão e marcou a primeira parte da maratona, que não permite auxílio mecânico externo até o dia seguinte. Os cinco pilotos da equipe Honda Racing completaram o desafio, com destaque para Bissinho Zavatti, que além da liderança na geral mantém a ponta da categoria Moto 2. O argentino Martin Duplessis, segundo na geral, é o líder da Moto 1, também com a CRF 450RX. Na classe Brasil, Tiago Wernersbach segue com 100% de rendimento a bordo da CRF 250F.
Após um dia de descanso na programação, o Sertões voltou com força máxima. Zavatti soube superar as adversidades e já está focado na próxima etapa. “Cumprimos a primeira parte da maratona. Eu vinha rápido, muito bem na especial, mas caí na travessia de um rio e a moto afogou. Tive que solucionar o problema e perdi alguns minutos. Depois consegui concluir a prova, que seguiu muito pesada por conta das areias do Jalapão. Estou preparado para amanhã, a moto está no parque fechado e está tudo certo para partir e fechar a segunda perna da maratona”, relata o paulista, atual bicampeão da Moto 2, em busca do título inédito da geral.

Com mais seis etapas pela frente, a briga pela geral está acirrada na equipe Honda Racing. O desempenho do dia, o segundo mais rápido das motos, fez com que Martin Duplessis descontasse três minutos de Zavatti na tabela, que agora aponta diferença de 20min25seg entre os dois. “A maratona de hoje foi muito dura e fiz uma boa etapa. Comecei atrás, com muito pó dos outros competidores, mas fui avançando e consegui terminar em segundo na geral do dia. Temos a outra parte da maratona pela frente e estou pronto, assim como a minha moto”, afirma o argentino, pela primeira vez no Sertões.

Heptacampeão geral e maior vencedor das motos no Sertões, o paulista Jean Azevedo segue firme na disputa. Ele ocupa o quarto lugar geral e a terceira posição na categoria Moto 1, com a CRF 450RX. “Todos da equipe chegaram inteiros e as motos estão no parque fechado, tudo pronto para amanhã. A segunda parte da maratona também será dura, com mais de 400 km de especiais. Será preciso manter o foco para cumprir essa maratona e encarar o restante da prova”, declara.

O saldo também tem sido positivo para o mineiro Gabriel Soares “Tomate”, que disputa o Sertões pela primeira vez acelerando a CRF 450RX. Ele é o vice-líder da Moto 2 e o quinto colocado da geral. “Depois de um dia de descanso, nós voltamos melhor, bem mais descansados. A etapa foi dura, com especial longa, e eu gostei bastante do meu desempenho, o quinto do dia na geral. Tenho me encaixado melhor com a navegação a cada etapa e vou para cima, porque temos mais um dia bem duro pela frente”, avalia Tomate.

Atual campeão da Brasil, Tiago Wernersbach venceu todas as etapas da categoria direcionada a motos de fabricação nacional com a Honda CRF 250F. Ele também ganhou destaque na classificação geral, subindo mais duas posições, agora em 13º luga. “Comecei muito bem nos trajetos em laço e nos trechos mais travados. Parei para ajudar um competidor no caminho, por isso demorei para chegar no abastecimento e acabei pegando bastante poeira dos competidores que me passaram. De qualquer forma, eu me saí super bem, consegui ganhar novamente a categoria e já estou concentrado para a outra perna da maratona”, conclui o capixaba.

A nona etapa do Sertões 2022 parte do Tocantins com destino a Bom Jesus, no Piauí, ainda em formato maratona. Serão 510 km, incluindo 409 de especiais. O dia segue pelo mix das melhores trilhas do Jalapão e os últimos 80 km da especial serão inéditos, ainda com muita areia.

Com 14 etapas, além da histórica 30ª edição, o Sertões 2022 comemora o bicentenário da independência do Brasil. A disputa teve início em Foz do Iguaçu (PR), no dia 27 de agosto, e será encerrada em Salinópolis (PA), no dia 10 de setembro. O roteiro da prova é formado por 7.202 quilômetros e foi apontado como o maior do mundo em trechos contra o relógio: 4.378 km no total. O Sertões também possui categorias para quadriciclos, UTVs e carros.

Resultados 30º Sertões (extraoficiais)
Classificação após oito etapas (cinco primeiros)
Geral Motos
1 – Bissinho Zavatti #6 – 33:25:36 – Honda CRF 450RX
2 – Martin Duplessis #21 – 33:46:02 – Honda CRF 450RX
3 – Ricardo Martins #4 – 33:53:13
4 – Jean Azevedo #2 – 34:11:31 – Honda CRF 450RX
5 – Gabriel Soares #19 – 34:28:18 – Honda CRF 450RX
13 – Tiago Wernersbach #9 – 38:59:46 – Honda CRF 250F

Moto 1
1 – Martin Duplessis #21 – 33:46:02 – Honda CRF 450RX
2 – Ricardo Martins #4 – 33:53:13
3 – Jean Azevedo #2 – 34:11:31 – Honda CRF 450RX
4 – Richard Fliter #38 – 35:15:13
5 – Marco Antonio Pereira #14 – 35:57:53

Moto 2
1 – Bissinho Zavatti #6 – 33:25:36 – Honda CRF 450RX
2 – Gabriel Soares #19 – 34:28:18 – Honda CRF 450RX
3 – Tiago Fantozzi #57 – 34:35:31
4 – Tulio Malta #5 – 35:24:11
5 – Rafael Milan #16 – 37:37:14

Brasil
1 – Tiago Wernersbach #9 – 38:59:46 – Honda CRF 250F
2 – Adão Lemos #13 – 43:41:26

Etapa 8 (cinco primeiros)
Geral Motos
1 – Adrien Metge #14 – 06:03:52
2 – Martin Duplessis #21 – 06:09:55 – Honda CRF 450RX
3 – Ricardo Martins #4 – 06:09:57
4 – Bissinho Zavatti #6 – 06:12:54 – Honda CRF 450RX
5 – Gabriel Soares #19 – 06:17:47 – Honda CRF 450RX
6 – Jean Azevedo #2 – 06:20:27 – Honda CRF 450RX
19 – Tiago Wernersbach #9 – 07:16:17 – Honda CRF 250F

Moto 1
1 – Adrien Metge #14 – 06:03:52
2 – Martin Duplessis #21 – 06:09:55 – Honda CRF 450RX
3 – Ricardo Martins #4 – 06:09:57
4 – Jean Azevedo #2 – 06:20:27 – Honda CRF 450RX
5 – Marco Antonio Pereira #14 – 06:26:46

Moto 2
1 – Bissinho Zavatti #6 – 06:12:54 – Honda CRF 450RX
2 – Gabriel Soares #19 – 06:17:47 – Honda CRF 450RX
3 – Tiago Fantozzi #57 – 06:20:42
4 – Tulio Malta #5 – 06:23:21
5 – Rafael Milan #16 – 06:50:44

Brasil
1 – Tiago Wernersbach #9 – 07:16:17 – Honda CRF 250F
2 – Adão Lemos #13 – 07:50:14

Confira a roteiro do Sertões 2022:
9ª etapa – 5/9 (segunda-feira)
Mateiros (TO) a Bom Jesus (PI) – 2ª parte Etapa Maratona 2
Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 409 km
Deslocamento final – 101km
Total do dia: 510 km

Etapa longa, que traz a parte final da segunda Etapa Maratona. O dia segue pelo mix das melhores trilhas do Jalapão, com direção ao Nordeste. Os últimos 80 km da especial são inéditos, ainda com muita areia.

10ª etapa – 6/9 (terça-Feira)
Bom Jesus (PI) a Bom Jesus (PI)
Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 329 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia: 329 km
Depois de dois dias em formato Maratona, as equipes de apoio permanecem em Bom Jesus (PI), tendo mais tempo para realizar a manutenção nos equipamentos. A especial terá roteiro em laço, começando pela bela região dos Cânions do Viana, muita “quebradeira” e terreno pesado de areia. Com apenas 2 km de deslocamentos, no final do dia, a etapa será marcada por muita navegação e quase 100% de trecho cronometrado.

11ª etapa – 7/9 (quarta-feira)
Bom Jesus (PI) a Balsas (MA)
Deslocamento inicial – 57 km
Especial – 219 km
Deslocamento final – 278 km
Total do dia: 554 km
Apesar de já ter passado por Balsas em várias ocasiões, o Sertões reservou especial inédita para o trecho com direção à cidade maranhense. A especial começa com travessia de riacho e cenário de fazendas, na qual há predomínio do solo de piçarras. Haverá subida de serra, com um grande platô, onde o caminho começa a travar. Areia, muita navegação e médias velocidades também formam a especial apontada como uma das mais técnicas da edição 2022.

12ª etapa – 8/9 (quinta-feira)
Balsas (MA) a Imperatriz (MA)
Deslocamento inicial – 12 km
Especial – 156 km
Deslocamento final – 238 km
Total do dia: 406 km
A especial inédita começa rápida e dentro de pequenas lavouras de soja. Entra em trecho de serra, com muitas subidas e descidas, e segue com a mesma característica até o final.

13ª etapa – 9/9 (sexta-feira)
Imperatriz (MA) a Paragominas (PA)
Deslocamento inicial – 35 km
Especial – 358 km
Deslocamento final – 70 km
Total do dia: 463 km
Boa parte da especial será realizada em uma fazenda. O percurso será um dos mais travados do roteiro, mas dos mais bonitos também. Os primeiros 80 km sobem uma serra travada, misturando plantação de eucalipto com pastagens, e vão exigir muita navegação. Haverá deslocamentos pequenos para travessias de rodovias e pontos de altas velocidades, com passagens por vilas, até chegar no trecho mais travado do dia para acessar o Pará.

14ª etapa – 10/9 (sábado)
Paragominas (PA) a Salinópolis (PA)
Deslocamento inicial – 2 km
Especial – 126 km
Deslocamento final – 226 km
Total do dia: 354 km
Apesar de ser o último dia, a especial será “de gente grande” e mistura terreno com areia e pedra. Passa por áreas agrícolas e trechos de matas e fica bastante técnica na parte final, que é muito bonita. As equipes de apoio aguardam para comemorar no fim da especial, e todos poderão aproveitar a paisagem paradisíaca no litoral do extremo norte do Brasil.

TOTAL DO PERCURSO: 7.202 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.378km

Enduro da Independência 2022: Bárbara Neves e Bruno Crivilin representam a Honda Racing na 40ª edição.

Tradicional prova de enduro de regularidade começa nesta terça-feira (6/9), em Socorro (SP), e vai até São Lourenço (MG), palco da chegada no sábado (10/9)Socorro (SP)

A edição de 40 anos do Enduro da Independência, tradicional prova de regularidade do circuito nacional, terá a participação dos pilotos Bruno Crivilin (categoria Elite) e Bárbara Neves (Feminina), da equipe Honda Racing. A dupla já está em Socorro (SP), local da largada da competição, que começa nesta terça-feira (6/9), com passagem por Itajubá (MG), Lambari (MG) e Caxambu (MG) até chegar em São Lourenço (MG), no próximo sábado (10/9). Ao todo, os competidores vão percorrer 829 quilômetros durante cinco dias de competição.

Atual representante brasileiro no Mundial de Enduro no formato FIM (contra o relógio), Bruno Crivilin adora desafios e de se aventurar por outras modalidades. “Tinha muita vontade de refazer o Independência. A última vez que competi na prova foi em 2015, na categoria Master, e fui vice-campeão”, lembra Crivilin, 25 anos, que tem feito história com os resultados lá fora. No ano passado, ele conquistou o melhor posto alcançado por um brasileiro na competição ao finalizar a temporada na sexta colocação da categoria E1. Em 2020, ele faturou a medalha de bronze na classe J1, destinada a pilotos até 23 anos com motos até 250cc.

Sobre participar de uma prova de regularidade, Crivilin, atual tetracampeão brasileiro de enduro FIM nas categorias Enduro GP e E1, ressalta: “Fiz o Ibitipoca Off Road em 2021 e peguei o gostinho da planilha de novo. Agora, como estou no Brasil, vou aproveitar essa oportunidade. Quero me divertir e rever a turma. Em relação à planilha, a gente aprende e não esquece. Quero tentar o título da Elite. Vou dar meu máximo, mas a gente sabe que a turma do regularidade não vai deixar fácil”. O capixaba acelera a moto CRF 250RX.

Tetracampeã do Enduro da Independência na categoria Feminina, Bárbara Neves quer manter os 100% de rendimento na prova, na qual é vencedora desde 2018. “Estamos na reta final desta temporada e eu gosto bastante do Independência. Estou bem afiada com a navegação, porque fizemos há um mês o Ibitipoca. Quanto à pilotagem, tenho treinado bastante para o enduro FIM. Neste ano são cinco dias de competição e estou bem preparada e animada para esse desafio”, diz a goiana de 22 anos, que vai utilizar a CRF 250F. Ela também é bicampeã latino-americana e tricampeã brasileira de enduro.

Os pilotos da equipe Honda Racing são patrocinados por Pro Honda, ASW, Fox, Borilli, DID, Alpinestars e Seguros Honda.

Programação*
40ª edição do Enduro da Independência
Socorro (SP) a São Lourenço (MG)

5/9 – Segunda-feira
Local: Parque da Cidade – Socorro (SP)
12h – Abertura do parque fechado e secretaria de prova
19h – Cerimônia de abertura
20h – Largada promocional

6/9 – Terça-feira
1º dia – Socorro (SP) a Itajubá (MG) – 217 km
6h – Largada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Socorro (SP)
13h – Chegada dos pilotos – Parque da Cidade – Itajubá (MG)
19h – Divulgação dos resultados

7/9 – Quarta-feira
2º dia – Itajubá (MG) a Lambari (MG) – 118 km
7h – Largada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Itajubá (MG)
12h – Chegada do pilotos – Lago de Lambari – Lambari (MG)
19h – Divulgação dos resultados

8/9 – Quinta-feira
3º dia – Lambari (MG) a Caxambu (MG) – 143 km
7h – Largada do primeiro piloto – Parque de Exposições – Lambari (MG)
12h – Chegada do pilotos – Calçadão – Caxambu (MG)
19h – Divulgação dos resultados

9/9 – Sexta-feira
4º dia – Caxambu (MG) a São Lourenço (MG) – 228 km
6h – Largada do primeiro piloto – Centro de Convenções – Caxambu (MG)
14h – Chegada do pilotos – Parque da Ilha – São Lourenço (MG)
19h – Divulgação dos resultados

10/9 – Sábado
5º dia – São Lourenço (MG) a São Lourenço – 123 km
7h – Largada do primeiro piloto – Parque da Ilha – São Lourenço (MG)
12h – Chegada do pilotos – Parque da Ilha – São Lourenço (MG)
17h – Premiação – Parque da Ilha – São Lourenço (MG)
Total da prova: 829 km

BMW Motos: fábrica de Manaus promove ações para celebrar Dia da Amazônia.

A planta de Manaus, única fora da Alemanha que produz motocicletas,  utiliza energia de fontes renováveis e tem certificação I-REC. 

Hoje, segunda-feira, 5/9, é celebrado o Dia da Amazônia. A fábrica  da BMW  em Manaus, como elemento inserido na Floresta Tropical, conta com uma rotina permeada pelos pilares de sustentabilidade e meio ambiente. 

Única planta completamente focada na produção de motocicletas fora da Alemanha, a fábrica do BMW Group em Manaus (AM) completou cinco anos em 2021 e é responsável pela produção de 99% do portfólio de motos da marca BMW Motorrad no Brasil. 
Com área aproximada de 10 mil metros quadrados e capacidade de produzir até 15 mil motocicletas por ano, a planta possui ações voltadas para sustentabilidade e meio ambiente, como o uso de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo redução na emissão de CO2, e tem certificação I-REC (International REC Standard), sistema global que possibilita a empresas garantir que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis e limpas. Desde 2018, a energia da fábrica é proporcionalmente compensada pela geração no Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA).

Atualmente, a fábrica de Manaus produz os modelos BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1250 GS, BMW S 1000 RR, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 750 GS, BMW F 850 GS Adventure e BMW F 850 GS.
A BMW foi no mês de agosto/22 a 5ª marca mais vendida no Brasil com 1.281 motocicletas emplacadas. No acumulado do ano está com 8.041 motos comercializadas até agora. Se seguir a média de produção  do mês de agosto/22, a capacidade de produção da planta de Manaus estará esgotada em um ano. 

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

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