sábado, 10 de fevereiro de 2024

Harley-Davidson Road Glide 2024 – o que mudou?

By Miguel Fragoso, in Motociclismo PT, 08/02/2024

Revolução entre as motos Grand American Touring: as novas Street Glide e Road Glide 2024 têm um design muito mais moderno e mudaram também na tecnologia.

Embora a cilindrada do bicilíndrico continue a ser de 117″ ou 1.923 cc, o Milwaukee-Eight apresenta numerosas modificações e um desempenho superior. Por isso, vamos ver em pormenor como mudou a Road Glide.

A nova Road Glide 2024 é imediatamente reconhecível pela sua revolução estilística com uma carenagem dianteira inspirada no automóvel e concebida em túnel de vento para reduzir a pressão do ar sobre o condutor.

O motor Milwaukee-Eight 117 bicilindrico de 1.923 cc foi atualizado e apresenta um novo sistema de arrefecimento que otimiza ainda mais o conforto térmico para o condutor e um fluxo de admissão e escape otimizado para aumentar o desempenho. A potência atual é de 107 cv/80 kW à 5.020 rpm e, mais importante, 175 Nm à 3.500 rpm. O consumo de combustível é de 16,6 Km/l

Os modos de condução seleccionáveis – Road, Sport, Rain e Custom – controlam eletronicamente as características de desempenho da moto. A tecnologia de informação e entretenimento é gerida pelo Skyline OS através de uma tela tátil a cores TFT de 12,3 polegadas que substitui todos os instrumentos analógicos e a maioria dos interruptores. Um novo amplificador de áudio de 200 watts fornece energia a um par de colunas montadas na carenagem dianteira.

A aerodinâmica melhorada aumenta o conforto do condutor e reduz o impacto do ar no capacete a alta velocidade numa média de 60%.
O curso da suspensão traseira aumentou em 76 mm. O assento de peça única redesenhado e os materiais de enchimento oferecem uma melhoria significativa no conforto.

Tal como acontece com a Street Glide, a Road Glide também vem com uma escolha de dois acabamentos de motor cromados ou pretos e oito opções de cores. 
A inspiração das corridas contaminou agora também o mundo das custom e das baggers. Assim, a Harley-Davidson apresenta em 2024 a bagger mais rápida e sofisticada jamais produzida: a nova Road Glide ST na versão CVO. A nova ST mantém um assento confortável, mas único, e tem um elevador de 15 cm combinado com um novo guidão para uma postura mais atrevida e inclinada para a frente. A referência é ao chamado estilo da Costa Oeste.
Os gráficos Screamin’ Eagle na carenagem e no tanque de combustível  são inspirados nas motos Screamin’ Eagle Harley-Davidson Factory que competem na série MotoAmerica Mission King of the Baggers. Os gráficos do 25º Aniversário da CVOTM celebram uma página histórica da Factory Custom produzida pela Harley-Davidson.

O motor Milwaukee-Eight 121 High Output bicilindrico é exclusivo do modelo CVO Road Glide ST, afinado para produzir 127 cavalos de potência (94 kW) e 193 Nm de torque – a maior potência e torque jamais produzidos por um motor montado de fábrica numa moto Harley-Davidson. Foi escolhida uma relação de transmissão final mais baixa para melhorar o desempenho da aceleração em cada mudança.

A utilização de novos materiais ajuda a reduzir o peso a seco para 363 kg, menos 11 kg do que o modelo CVOTM Road Glide. Os coletores de escapamento têm corpos em titânio leve e tubos de escape forjados em fibra de carbono; o para-lamas dianteiro, a carenagem e a tampa do tanque de combustível são fabricados em material compósito leve; o design das rodas e os discos dos freios dianteiros foram otimizados para minimizar o peso não suspenso.

A suspensão dianteira e traseira totalmente ajustável inclui amortecedores traseiros SHOWA com reservatório remoto e  garfo invertido SHOWA 1×1 de 47 mm.
Os componentes de freio Brembo de alta qualidade proporcionam uma sensação de frenagem e um desempenho excepcionais para uma maior segurança do condutor.
Os modos de condução seleccionáveis – Road, Sport, Track Plus, Rain e vários modos personalizáveis Custom – controlam eletronicamente o desempenho específico da moto.

O equipamento de infoentretenimento é alimentado pelo sistema operativo Skyline. Uma tela tátil a cores substitui todos os instrumentos analógicos e a maioria dos botões. O sistema áudio premium inclui um amplificador de 500 watts e um sistema Harley-Davidson Audio alimentado por altifalantes Rockford Fosgate Stage II de 6,5 polegadas.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Triumph – uma Rocket 3 Storm com mais potência e velocidade a caminho?

Por Miguel Fragoso, em: 
Motociclismo PT de 07/02/2024

Parece que vem aí uma grande novidade da casa de Hinckley, uma nova versão da Rocket 3, a moto que já tem o maior motor de três cilindros do mundo (2.500cc), o torque mais elevado alguma vez registado (221Nm) e uma potência que até agora se ficava pelos 167cv.

Nos últimos meses pudemos constatar uma grande dinâmica da marca britânica, em diferentes segmentos de mercado, como as monocilíndricas Scrambler e Speed 400, a nova Daytona 660, a atualização técnica e estética da Tiger 900 e, por último mas não menos importante, também a primeira moto de motocross assinada Triumph, a TF 250X.

Evidentemente que alguém não achou que isto fosse suficiente, por isso foram registados novos dados de certificação na Suíça que indicam que a versão Storm da Rocket 3 será ainda mais energética para oferecer mais emoção aos futuros proprietários desta moto tão especial.

Nada é oficial, mas aparentemente haverá dois modelos Rocket 3 Storm, o GT e o R, ambos manterão o incrível motor de três cilindros de 2.458cc, mas nestas versões a potência será próxima dos 180cv em vez dos atuais 167 e o torque aumentará de 221 para 225Nm. 
A atualização técnica do motor poderá passar pela utilização de válvulas de titânio capazes de proporcionar mais rotações ao motor, havendo certamente razões para acreditar que haverá mais atualizações na versão que está em linha desde 2019. Não sabemos quando chegará esta versão do Super Rocket 3, mas os chips de homologação também já chegaram à Austrália, pelo que o projeto continua avançando discretamente.

sábado, 6 de janeiro de 2024

Top seven marcas de motocicletas mais vendidas em dezembro 2023.

 Em dezembro/23 foram comercializadas 132.752 motocicletas no Brasil, contra 130.475 unidades de novembro, resultando em um aumento de 1,75%. Quando comparamos com dezembro de 2022, o aumento é de apenas 0,46%. No acumulado do ano no entanto, foi ultrapassada a barreira de 1,5 milhões, mais precisamente 1.581.523, um acréscimo de 16.10%. Assim sendo podemos  afirmar com toda certeza que 2023, foi um ótimo ano para o mercado de motocicletas no Brasil.

Sobre o desempenho, nos parece que em 2023 o mercado está com duas marcas em voo de galinha. a Mottu, que chegou a ser a terceira mais vendida no inicio do ano e agora em dezembro emplacou apenas 49 unidades. Da mesma forma a Zontes que foi muito esperada, bem recepcionada com suas motocicletas  recheadas de tecnologias e vendeu apenas 38 motocicletas segundo a Fenabrave. 

O ano de 2024 que está apenas  começando, mas promete. Os ânimos estão acirrados, com a esperada chegada de novas montadoras e de novos lançamentos, para todos os gostos e bolsos. É esperar pra ver!


No acumulado do ano, como esperado, Honda e Yamaha mantiveram a dianteira. Shineray, que está usando uma estratégia de locação de motos parecida com a Mottu ficou em terceiro lugar e Mottu ficou em quarta posição.




Top ten modelos de motocicletas mais vendidas em dezembro 2023.

 Em dezembro/23 foram comercializadas 132.752 motocicletas no Brasil, contra 130.475 unidades de novembro, resultando em um aumento de 1,75%. Quando comparamos com dezembro de 2022, o aumento é de apenas 0,46%. NO acumulado do ano no entanto, foi ultrapassada a barreira de 1,5 milhões, mais precisamente 1.581.523, um acréscimo de 16.10%. Assim sendo podemos  afirmar com toda certeza que 2023, foi um ótimo ano para o mercado de motocicletas no Brasil.

O ano de 2024 que está apenas  começando, mas promete! Os ânimos estão acirrados, com a esperada chegada de novas montadoras e de novos lançamentos, para todos os gostos e bolsos. É esperar pra ver!




quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Verge TS Pro Califórnia Edition – homenagem aos EUA

A Pro oferece 185.7 Nm de torque máximo e 138.9 cv do seu motor integrado na roda traseira. Estes valores ajudam-na a atingir uma velocidade máxima de 199.5 km/h. Tem uma autonomia de 563.2 km, e a bateria pode ser “carregada rapidamente” em 35 minutos.

Publicado na Revista Motociclismo PT em 26/12/2023.
O mercado americano é um mercado importante mas difícil de conquistar, mas é esse o objetivo da Verge TS Pro California, desenhada como uma homenagem aos EUA.

A Califórnia é considerada um dos principais centros do motociclismo americano. Certamente, tem sido o centro da famosa indústria de motocross e desportos motorizados dos EUA há pelo menos 50 anos. Mesmo quando parte dessa indústria começa a dirigir-se para leste, a Califórnia continua a ser um local emblemático para muitos.

A Verge TS Pro California Edition “é uma celebração da nossa antecipação e dedicação aos futuros motociclistas da Verge nos Estados Unidos”, afirma a Verge. “A California Edition é uma homenagem ao estilo de vida californiano, onde a liberdade e a inovação se encontram com o radiante sol da Califórnia.” Isso explica o esquema de cores laranja brilhante.

A moto em si utiliza a base técnica da Verge TS Pro, que é o modelo intermédio da gama, entre a Verge standard e a Ultra. A Pro oferece 185.7 Nm de torque máximo e 138.9 cv do seu motor integrado na roda traseira. Estes valores ajudam-na a atingir uma velocidade máxima de 199.5 km/h. Tem uma autonomia de 563.2 km, e a bateria pode ser “carregada rapidamente” em 35 minutos.

Para mais informações pode consultar o site oficial da Verge Motorcycles.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Zontes anuncia (na Europa), aventureiras de 500 cc

Publicado na Revista Motociclismo/PT em 20/12/23
comentário: Nilson Silva

Muitas marcas chinesas apresentaram as suas inovações, e a Zontes é apenas uma das muitas que estão tentando fazer sucesso no mercado global.

O mais recente lançamento da Zontes procura atingir o segmento de média cilindrada altamente lucrativo para principiantes na Europa. Os modelos desta categoria têm normalmente motores com cilindrada entre 300 e 500 cc, sendo que a nova 500 T assume a forma de uma moto de aventura. Com chegada prevista ao mercado em 2024, a Zontes 500 T será oferecida em duas versões – uma com rodas de liga para uma condução mais focada na estrada e outra com rodas raiadas para um melhor desempenho fora de estrada.

No coração da Zontes 500T está um motor monocilíndrico de 498cc, arrefecido a líquido e com injeção

de combustível. Com uma potência de 51 cv, e 50 Nm de torque, a moto é ligeiramente mais potente do que as suas homólogas equipadas com motores bicilíndricos de cilindrada semelhante. No entanto, dada a sua configuração monocilíndrica, é de esperar uma quantidade substancial de vibrações deste motor. De acordo com a Zontes, a 500 T tem uma velocidade máxima de 180 km/h.

No que diz respeito ao estilo, a Zontes não reescreveu o livro de regras de forma alguma. A 500 T segue a fórmula padrão das motos de aventura, com uma carenagem angular, um para-brisas alto e barras de proteção laterais para proteger o motor e a carenagem em caso de queda. Há também um nariz na dianteira, que acentua o seu design inspirado no off Road. A 500 T tem rodas dianteiras de 19 polegadas e traseiras de 17 polegadas com pneus de dual sport, enquanto a versão para estrada tem rodas de 17 polegadas à frente e atrás. A suspensão é composta por um garfo dianteira invertido e um monoamortecedor montado a meio, enquanto os freios são assegurados por discos duplos à frente e um único disco atrás.

Até ao momento, a Zontes ainda não anunciou o preço e a disponibilidade da nova 500 T. É provável que chegue ao mercado europeu em 2024, uma vez que a marca tem uma rede de distribuição estabelecida em países como França, Alemanha e Itália. Tal como acontece com a maioria das motos de fabricção chinesa, é de esperar que a 500 T tenha um preço atrativo, com uma margem substancial sobre as suas rivais japonesas e europeias.

Não há ainda expectativa destas motos virem para o Brasil. A Zontes não chegou bem ao Brasil com a sua linha de 310cc. Começou a operar no mercado brasileiro em março, com 24 motos vendidas, chegou a 219 em maio e em novembro vendeu  27 unidades, totalizando 690 motocicletas em 2023. Muito pouco, se considerar que usa a capilaridade da rede Suzuki. Alguma coisa não está dando certo na operação da marca por aqui.


segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Motoclube Pelotão IDE completa 10 anos de estrada.

Mais de 100 pessoas entre motociclistas, familiares e amigos comemoram conosco  os 10 anos do IDE, com almoço no estilo zero 800.

Por Nilson Silva

Aconteceu ontem, 17 de dezembro, das 9 ás 17 horas, no Clube dos Bombeiros, no Setor de Clubes Sul, em Brasília-DF, a festa de 10 anos de fundação do Moto clube Pelotão IDE. Na verdade o aniversário é em 3/12, mas por questão de agenda comemoramos no dia 17.

O evento programado com a devida antecedência transcorreu da melhor forma possível, com um lindo dia de sol; fomos surpreendidos positivamente com a adesão de muitos convidados. Tivemos o poio amplo, geral e irrestrito do Presidente do Clube, o senhor Jair Dias.

O Evento foi almoço com cardápio de churrasco, arroz, vinagrete, feijão tropeiro e refrigerante, tudo 
zero 800 para mais ou menos 100 convidados. Antes do almoço, por volta de meio dia e 30 foi feita uma pausa nas conversas descontraídas, para a palavra da diretoria, entrega de "troféus" aos representantes de moto clubes presentes e oração.

O Vice-presidente Marcondes Francisco dos Santos, é um dos fundadores do Moto Clube Pelotão, um chamado Alpha 7, e apresentou em resumo, um histórico de

nossa jornada desde os primeiros dias, bem como de nossas realizações, sempre focadas no IDE do Senhor Jesus, e também de nossa interação com outros moto clubes e  irmãos motociclistas. Nosso Conselheiro, Pastor Fernando Pontes também fez uso da palavra, nos trazendo uma reflexão sobre este primeiro decênio de lutas e vitórias.

Agradecemos em primeiro lugar a Deus, aos nossos familiares que têm nos dado suporte para atuarmos juntos, em prol desse moto clube, dessa causa, desta Obra. Agradecemos também a cada integrante inclusive aos que estiveram com a gente, mas por qualquer razão deixaram de andar conosco. Agradecemos aos irmãos motociclistas aqui presentes, pelo apreço e carinho; Enfim, somos gratos por tudo", disse Nilson Silva, presidente do Moto clube Pelotão IDE

Receberam troféus de participação, representantes dos seguintes moto clubes: Corcéis do Planalto, Guarda Pretoriana, Tríade, Sepulcro Vazio, Pregadores do Caminho, Mundial de Missões, Amigos do Asfalto, Talmid, Aliançados, Missionários, Rodas de Aço Estradeiros e Sem Juízo.

 Sobre o Moto clube Pelotão IDE:

O Moto clube Pelotão IDE foi fundado em 03 de dezembro de 2013, por cristãos evangélicos residentes em Brasília DF. Em 09 de dezembro de 2014, realizou a primeira eleição para diretoria definitiva, com o estatuto já aprovado. Entre as bandeiras da associação está a divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo, a amizade, a cordialidade e a participação em eventos de caráter assistenciais.

 

Piaggio estará com seus triciclos na Agrishow a partir da próxima semana

  Marca italiana, pioneira na fabricação de triciclos no mundo  comercializa no Brasil os modelos para carga até 500kg e para passageiros. O...