quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Top Seven marcas de motocicletas mais vendidas em janeiro de 2024

Texto: Nilson Silva

O Mercado brasileiro de motos começou 2024 com uma pegado firme. Segundo a Fenabrave, entidade que congrega os distribuidores de todos os veículos no Brasil, estamos tendo o melhor mês de janeiro desde 2015. O primeiro mês do ano foi melhor que dezembro e novembro de 23. 
Foram comercializados 143.327, contra 132.752 de dezembro e 110.541 de janeiro de 2023.A Motuu, empresa que produz motos apenas para locação, Andou sumida, ressabiada nos últimos meses do ano passado, mas parece que estava guardando as energias para 2024 pois ocupou o honroso terceiro lugar, que a Shineray vinha ocupando.



Top ten motocicletas mais emplacadas em janeiro de 2024.


Texto: Nilson Silva
O Mercado brasileiro de motos começou 2024 com uma pegado firme. Segundo a Fenabrave entidade que congrega os distribuidores de todos os veículos no Brasil, estamos tendo o melhor mês de janeiro desde 2015. O primeiro mês do ano foi melhor que dezembro e novembro de 23. Foram comercializados 143.327, contra 132.752 de dezembro e 110.541 de janeiro de 2023.

O destaque entre os modelos mais vendidos é a Motuu Sport 110i que andou sumida nos últimos meses de 2023 e agora apareceu ocupando um honroso 5º lugar, empurrando para baixo a Honda PCX 160 e CB 300F.

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Harley-Davidson Road Glide 2024 – o que mudou?

By Miguel Fragoso, in Motociclismo PT, 08/02/2024

Revolução entre as motos Grand American Touring: as novas Street Glide e Road Glide 2024 têm um design muito mais moderno e mudaram também na tecnologia.

Embora a cilindrada do bicilíndrico continue a ser de 117″ ou 1.923 cc, o Milwaukee-Eight apresenta numerosas modificações e um desempenho superior. Por isso, vamos ver em pormenor como mudou a Road Glide.

A nova Road Glide 2024 é imediatamente reconhecível pela sua revolução estilística com uma carenagem dianteira inspirada no automóvel e concebida em túnel de vento para reduzir a pressão do ar sobre o condutor.

O motor Milwaukee-Eight 117 bicilindrico de 1.923 cc foi atualizado e apresenta um novo sistema de arrefecimento que otimiza ainda mais o conforto térmico para o condutor e um fluxo de admissão e escape otimizado para aumentar o desempenho. A potência atual é de 107 cv/80 kW à 5.020 rpm e, mais importante, 175 Nm à 3.500 rpm. O consumo de combustível é de 16,6 Km/l

Os modos de condução seleccionáveis – Road, Sport, Rain e Custom – controlam eletronicamente as características de desempenho da moto. A tecnologia de informação e entretenimento é gerida pelo Skyline OS através de uma tela tátil a cores TFT de 12,3 polegadas que substitui todos os instrumentos analógicos e a maioria dos interruptores. Um novo amplificador de áudio de 200 watts fornece energia a um par de colunas montadas na carenagem dianteira.

A aerodinâmica melhorada aumenta o conforto do condutor e reduz o impacto do ar no capacete a alta velocidade numa média de 60%.
O curso da suspensão traseira aumentou em 76 mm. O assento de peça única redesenhado e os materiais de enchimento oferecem uma melhoria significativa no conforto.

Tal como acontece com a Street Glide, a Road Glide também vem com uma escolha de dois acabamentos de motor cromados ou pretos e oito opções de cores. 
A inspiração das corridas contaminou agora também o mundo das custom e das baggers. Assim, a Harley-Davidson apresenta em 2024 a bagger mais rápida e sofisticada jamais produzida: a nova Road Glide ST na versão CVO. A nova ST mantém um assento confortável, mas único, e tem um elevador de 15 cm combinado com um novo guidão para uma postura mais atrevida e inclinada para a frente. A referência é ao chamado estilo da Costa Oeste.
Os gráficos Screamin’ Eagle na carenagem e no tanque de combustível  são inspirados nas motos Screamin’ Eagle Harley-Davidson Factory que competem na série MotoAmerica Mission King of the Baggers. Os gráficos do 25º Aniversário da CVOTM celebram uma página histórica da Factory Custom produzida pela Harley-Davidson.

O motor Milwaukee-Eight 121 High Output bicilindrico é exclusivo do modelo CVO Road Glide ST, afinado para produzir 127 cavalos de potência (94 kW) e 193 Nm de torque – a maior potência e torque jamais produzidos por um motor montado de fábrica numa moto Harley-Davidson. Foi escolhida uma relação de transmissão final mais baixa para melhorar o desempenho da aceleração em cada mudança.

A utilização de novos materiais ajuda a reduzir o peso a seco para 363 kg, menos 11 kg do que o modelo CVOTM Road Glide. Os coletores de escapamento têm corpos em titânio leve e tubos de escape forjados em fibra de carbono; o para-lamas dianteiro, a carenagem e a tampa do tanque de combustível são fabricados em material compósito leve; o design das rodas e os discos dos freios dianteiros foram otimizados para minimizar o peso não suspenso.

A suspensão dianteira e traseira totalmente ajustável inclui amortecedores traseiros SHOWA com reservatório remoto e  garfo invertido SHOWA 1×1 de 47 mm.
Os componentes de freio Brembo de alta qualidade proporcionam uma sensação de frenagem e um desempenho excepcionais para uma maior segurança do condutor.
Os modos de condução seleccionáveis – Road, Sport, Track Plus, Rain e vários modos personalizáveis Custom – controlam eletronicamente o desempenho específico da moto.

O equipamento de infoentretenimento é alimentado pelo sistema operativo Skyline. Uma tela tátil a cores substitui todos os instrumentos analógicos e a maioria dos botões. O sistema áudio premium inclui um amplificador de 500 watts e um sistema Harley-Davidson Audio alimentado por altifalantes Rockford Fosgate Stage II de 6,5 polegadas.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Triumph – uma Rocket 3 Storm com mais potência e velocidade a caminho?

Por Miguel Fragoso, em: 
Motociclismo PT de 07/02/2024

Parece que vem aí uma grande novidade da casa de Hinckley, uma nova versão da Rocket 3, a moto que já tem o maior motor de três cilindros do mundo (2.500cc), o torque mais elevado alguma vez registado (221Nm) e uma potência que até agora se ficava pelos 167cv.

Nos últimos meses pudemos constatar uma grande dinâmica da marca britânica, em diferentes segmentos de mercado, como as monocilíndricas Scrambler e Speed 400, a nova Daytona 660, a atualização técnica e estética da Tiger 900 e, por último mas não menos importante, também a primeira moto de motocross assinada Triumph, a TF 250X.

Evidentemente que alguém não achou que isto fosse suficiente, por isso foram registados novos dados de certificação na Suíça que indicam que a versão Storm da Rocket 3 será ainda mais energética para oferecer mais emoção aos futuros proprietários desta moto tão especial.

Nada é oficial, mas aparentemente haverá dois modelos Rocket 3 Storm, o GT e o R, ambos manterão o incrível motor de três cilindros de 2.458cc, mas nestas versões a potência será próxima dos 180cv em vez dos atuais 167 e o torque aumentará de 221 para 225Nm. 
A atualização técnica do motor poderá passar pela utilização de válvulas de titânio capazes de proporcionar mais rotações ao motor, havendo certamente razões para acreditar que haverá mais atualizações na versão que está em linha desde 2019. Não sabemos quando chegará esta versão do Super Rocket 3, mas os chips de homologação também já chegaram à Austrália, pelo que o projeto continua avançando discretamente.

sábado, 6 de janeiro de 2024

Top seven marcas de motocicletas mais vendidas em dezembro 2023.

 Em dezembro/23 foram comercializadas 132.752 motocicletas no Brasil, contra 130.475 unidades de novembro, resultando em um aumento de 1,75%. Quando comparamos com dezembro de 2022, o aumento é de apenas 0,46%. No acumulado do ano no entanto, foi ultrapassada a barreira de 1,5 milhões, mais precisamente 1.581.523, um acréscimo de 16.10%. Assim sendo podemos  afirmar com toda certeza que 2023, foi um ótimo ano para o mercado de motocicletas no Brasil.

Sobre o desempenho, nos parece que em 2023 o mercado está com duas marcas em voo de galinha. a Mottu, que chegou a ser a terceira mais vendida no inicio do ano e agora em dezembro emplacou apenas 49 unidades. Da mesma forma a Zontes que foi muito esperada, bem recepcionada com suas motocicletas  recheadas de tecnologias e vendeu apenas 38 motocicletas segundo a Fenabrave. 

O ano de 2024 que está apenas  começando, mas promete. Os ânimos estão acirrados, com a esperada chegada de novas montadoras e de novos lançamentos, para todos os gostos e bolsos. É esperar pra ver!


No acumulado do ano, como esperado, Honda e Yamaha mantiveram a dianteira. Shineray, que está usando uma estratégia de locação de motos parecida com a Mottu ficou em terceiro lugar e Mottu ficou em quarta posição.




Top ten modelos de motocicletas mais vendidas em dezembro 2023.

 Em dezembro/23 foram comercializadas 132.752 motocicletas no Brasil, contra 130.475 unidades de novembro, resultando em um aumento de 1,75%. Quando comparamos com dezembro de 2022, o aumento é de apenas 0,46%. NO acumulado do ano no entanto, foi ultrapassada a barreira de 1,5 milhões, mais precisamente 1.581.523, um acréscimo de 16.10%. Assim sendo podemos  afirmar com toda certeza que 2023, foi um ótimo ano para o mercado de motocicletas no Brasil.

O ano de 2024 que está apenas  começando, mas promete! Os ânimos estão acirrados, com a esperada chegada de novas montadoras e de novos lançamentos, para todos os gostos e bolsos. É esperar pra ver!




quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Verge TS Pro Califórnia Edition – homenagem aos EUA

A Pro oferece 185.7 Nm de torque máximo e 138.9 cv do seu motor integrado na roda traseira. Estes valores ajudam-na a atingir uma velocidade máxima de 199.5 km/h. Tem uma autonomia de 563.2 km, e a bateria pode ser “carregada rapidamente” em 35 minutos.

Publicado na Revista Motociclismo PT em 26/12/2023.
O mercado americano é um mercado importante mas difícil de conquistar, mas é esse o objetivo da Verge TS Pro California, desenhada como uma homenagem aos EUA.

A Califórnia é considerada um dos principais centros do motociclismo americano. Certamente, tem sido o centro da famosa indústria de motocross e desportos motorizados dos EUA há pelo menos 50 anos. Mesmo quando parte dessa indústria começa a dirigir-se para leste, a Califórnia continua a ser um local emblemático para muitos.

A Verge TS Pro California Edition “é uma celebração da nossa antecipação e dedicação aos futuros motociclistas da Verge nos Estados Unidos”, afirma a Verge. “A California Edition é uma homenagem ao estilo de vida californiano, onde a liberdade e a inovação se encontram com o radiante sol da Califórnia.” Isso explica o esquema de cores laranja brilhante.

A moto em si utiliza a base técnica da Verge TS Pro, que é o modelo intermédio da gama, entre a Verge standard e a Ultra. A Pro oferece 185.7 Nm de torque máximo e 138.9 cv do seu motor integrado na roda traseira. Estes valores ajudam-na a atingir uma velocidade máxima de 199.5 km/h. Tem uma autonomia de 563.2 km, e a bateria pode ser “carregada rapidamente” em 35 minutos.

Para mais informações pode consultar o site oficial da Verge Motorcycles.

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