quarta-feira, 11 de abril de 2012

top seven das marcas em março/2012.

BMW F 800 em terceiro; Flash em terceiro. Quem é a primeira?


Fonte: FENABRAVE: 
Texto: Nilson Silva
Este mês as posições dos fabricantes no nosso top foram mantidas em relação ao mês passado. Em números absolutos no entanto houve um aumento de 23% na quantidade de motocicletas emplacadas. No segmento das Big/max trail tivemos uma grata novidade. Foi o surgimento da BMW F800 GS, que já chegou emplacando um respeitável terceiro lugar. Neste segmento a Yamaha XT 660 ficou em primeiro, a Honda Transalp 700 em segundo e BMW G 650 GS em quarto. Antes que me esqueça: uma tal de Flash, que nunca vi já está sendo a oitava marca Nacional.
1º lugar: HONDA, com 79,42% de participação no mercado.
2º lugar  YAMAHA, com    10,84% de participação no mercado.
3º lugar  SUZUKI com   2,31% de participação do mercado.
4º lugar: DAFRA, com 1,92% de participação do mercado.
5º lugar:  KASINSKI, com  1,55% de participação do mercado.
6º lugar SHINERAY  com  0,85% de participação do mercado.
7º lugar: KAWASAKI, com  0,57% de participação do mercado

terça-feira, 10 de abril de 2012

Hei rapaz, use o capacete e com ele fique livre de qualquer cacete!

A maioria dos que opinaram  na enquete, (você acha que a exigência da CNH para comprar moto vai realmente diminuir  o número de acidentes?) (58%) acha que é uma medida válida e que vai resultar na diminuição do  número de motociclistas acidentados.


Testo: Nilson Silva
O resultado de nossa última enquete surpreendeu. 
Trata do projeto de lei 3128/12 do Deputado Mandetta, do DEM do Moto Grosso do Sul, que altera o código Brasileiro de Trânsito passando a exigir a Carteira Nacional de Habilitação para aquisição de motocicleta.
A maioria dos que opinaram  na enquete (58%), acha que é uma medida válida e que vai reduzir o número de acidentes envolvendo moto e condutor.
O editor do R2motos no entanto tem outra opinião. Se fosse fácil assim não teríamos menor de idade usando fumo nem consumindo álcool, já que existe a exigência da identidade para que se possa comprar tais produtos. O que dizer então do consumo de drogas ilícitas? Existe legiões de zumbis, notadamente de menores, dominados pelo craque no centro de Brasilia, de Taguatinga e de qualquer outra grande cidade, praticando furtos prostituição, assaltos e outras delitos. O poder público é sempre ineficiente, na fiscalização, acolhimento, tratamento e recuperação.

Por outro lado é fato que existem milhares de trabalhadores incapacitados para o trabalho e não poucos que perderam a vida em consequência de acidente com motocicleta, e a conta está sempre ficando com o Estado. Alguma medida mais eficaz deve ser tomada e sem demora.
Temos certeza que o binômio fiscalização/conscientização é a medida mais eficiente no momento. Os departamentos de trânsito estaduais e municipais Brasil afora arrecadam milhões de reais diariamente oriundos principalmente da aplicação de multas. O Código Brasileiro do trânsito determina que grande percentual desta arrecadação deve ser revertido em campanhas educativas.

Você eleitor e motociclista sabe como estes recursos estão sendo aplicado no seu município? Nem eu!
Para finalizar, vamos deixar claro então que achamos a medida valida pois suscita a discussão  sobre o assunto e pode advir daí medida mais eficaz. E sobre atitude de conscientização eficaz gostaríamos de lembrar de um comercial de TV da moto Honda dos anos 90, que ficou na cabeça de muita gente. Era um filme com Carlinhos Braw, tinha um gingle assim: "Hêi rapaz, use o capacete e com ele fique livre de qualquer cacete" E o refrão: use na cabeça, use na cabeça....

segunda-feira, 9 de abril de 2012

DAFRA Next 250 Irreverente e charmosa

Next: A arma Taiwanesa da Dafra para brigar no segmento das 250 cilindradas aqui no Brasil.
Texto e foto: Fenabrave.
Depois do sucesso do maxi scooter Citycom 300i, a DAFRA lança no Brasil a Next 250, mais uma motocicleta em parceria com a taiwanesa SYM, referência em tecnologia e qualidade em mercados como Europa, América do Norte e Sudeste Asiático. A Next 250 apresenta um visual agressivo, com linhas fortes e marcantes bem ao estilo naked, dizendo já a partir do design qual é sua proposta: uma street de média cilindrada de estilo arrojado, alto desempenho e muito conforto.

Com o lançamento da Next 250, a DAFRA passa a atuar em um importante segmento do mercado brasileiro que em 2011 emplacou mais de 110 mil motos e foi disputado praticamente por apenas dois modelos. “Apresentamos a Next 250 justamente quando comemoramos quatro anos de história e agora alcançamos nossa meta de proporcionar a ascensão do consumidor dentro de nossa linha de produtos. Um consumidor que adquire hoje um ciclomotor DAFRA, por exemplo, pode evoluir no motociclismo conosco e isso é muito gratificante”, diz Creso Franco, presidente da DAFRA Motos.

A produção do modelo começou na última semana em Manaus (AM) e o produto deve estar em todas as concessionárias DAFRA na segunda quinzena de abril com preço público sugerido de R$ 10.190,00, nas cores pérola, vermelha e preta e um pacote de peças de reposição extremamente competitivo.

Equipada com motor de 249,4 cm3, monocilíndrico, quatro tempos, SOHC (Single Over Head Camshaft) a motocicleta conta com refrigeração líquida o que permitiu que o modelo alcançasse 25 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 2,75 Kgf.m à 6.000 rpm , sendo o maior torque da categoria, mesmo em comparação com motores de maior cilindrada presentes nesse segmento. Estas características tornam NEXT excelente em baixas e especialmente em altas velocidades, o que a torna ideal para pilotagem em rodovias ou centros urbanos de vias rápidas.

Um dos grandes destaques deste lançamento é o sistema de injeção eletrônica Keihin, desenvolvido para o mercado brasileiro em trabalho conjunto entre as engenharias de DAFRA e SYM, que permite ótimas retomadas em qualquer faixa de rotação ou velocidade. Isso se traduz em maior ganho de desempenho e maior eficiência do consumo de combustível. Vale destacar que o motor da nova Next 250 foi estrategicamente disposto no chassi com o objetivo de posicionar melhor o centro de gravidade do conjunto, proporcionando uma ótima ciclística do modelo.

Única no segmento a contar com câmbio de seis marchas, a Next 250 teve a transmissão calibrada de tal forma que fosse priorizada uma melhor utilização do conjunto, resultando num escalonamento muito bem distribuído. Dessa maneira, a motocicleta alcança, nas trocas das marchas, um crescimento de aceleração linear sem trancos, sem contar a grande economia de combustível que é consequência também do sistema de acionamento de válvulas. O sistema de um só comando e balancins roletados acionando as quatro válvulas diminui o atrito do motor reduzindo o consumo de combustível. Aqui vale mais um destaque, já que a Next 250 alcança o melhor consumo rodoviário e urbano da categoria, sendo que na estrada chega a ser 15% mais econômica que as concorrentes. O tanque de combustível do modelo tem capacidade para 14 litros.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Protork investe 50 milhões em fábrica de motos

Fonte: FENABRAVE
A empresa já é um grande e tradicional produtor de motopeças. Então creio que não terá dificuldade para montar. Agora, porque cargas d'água não produz motor? Já está importando da China? aí é chover no molhado.
A fabricante de motopeças e acessórios Protork investiu R$ 50 milhões para produzir duas motonetas e um triciclo utilitário (foto). O anúncio dos novos produtos foi feito pela empresa nesta quarta-feira (4), em Siqueira Campos (PR), cidade onde estão situadas suas sete unidades.

Essa é a única fabricante de motos na Região Sul. As outras indústrias do setor concentram-se na Amazônia por conta de incentivos fiscais. Segundo a Protork, seus modelos utilizam componentes produzidos localmente, exceto os motores. A nova fábrica tem 6 mil metros quadrados, capacidade produtiva de 400 motocicletas por dia e deve gerar cerca de 500 empregos dentro de um ano. Os modelos já estão à venda no Brasil e na América do Sul.

Em 2013 a empresa poderá ter mais modelos. As novas motonetas chamam-se Fly 50 e Fly 100. O triciclo recebe o nome Heavy Duty 200 e tem capacidade para 300 quilos de carga.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Top ten dos modelos mais vendidos em março 2012.

Fonte Fenabrave.
Comentário: Nilson Silva

Segundo a FENABRAVE, o segmento de duas rodas cresceu  23,02 % em março no comparativo com fevereiro, também em função do volume de dias úteis (19 em fevereiro contra 22 em março). Foram emplacadas 165.628 unidades contra 134.639 motos, respectivamente. Em relação a março de 2011 (160.295 motos), este setor também cresceu, chegando a um aumento de 3,33%.
Confira aqui os modelos mais vendidos:

Em primeiro lugar: Honda CG Titan 150, com 37.887 unidades.
Em segundo lugar: Honda CG Fan 125, com 31.575 unidades
Em terceiro Lugar: Honda Biz 125, com 20.608 unidades.
Em quarto lugar: Honda NXR Bros, com 19.264 unidades
Em quinto lugar: Yamaha YBR Factor 125, com 8.918 unidades.
Em sexto lugar: Honda Pop 100, com 8.393 unidades.
Em sétimo lugar: Honda CB 300R, com 6.824 unidades.
Em oitavo lugar: Honda XRE 300, com 3.616 unidades.
Em nono lugar: Yamaha Fazer 250, com 2.767 unidades; e
Em décimo lugar: Yamaha T 115 Crypton, com 2.179 unidades.

Nosso Comentário:
Se você comparou os dados desse mês em relação ao mês passado vai ver que não houve alteração de posicionamento. Aconteceu sim um acréscimo generalizado, que resultou nos crescimento de 23,02 %, aferido pela FENABRAVE.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dudu Lima sobe ao pódio na Superliga Brasil de Motocross

Piloto paulista conquista a quarta posição na categoria MX2 durante a segunda etapa do campeonato. Evento foi realizado neste fim de semana, dias 31 e 1º, em Salvador (BA)

A capital baiana foi palco da segunda etapa da Superliga Brasil de Motocross, que aconteceu neste fim de semana, dias 31 e 1º. Entre os pilotos patrocinados pela Rinaldi, o paulista Dudu Lima foi o destaque ao alcançar o quarto lugar na disputa da MX2.

O atleta foi o terceiro colocado na primeira bateria e na disputa seguinte terminou com a quinta posição. “Foram provas complicadas, o traçado estava bastante difícil, cheio de pedras. Caí duas vezes na segunda bateria e isso dificultou a busca por um resultado melhor”, revela.
Com o desempenho no evento, Dudu passa a ocupar o terceiro lugar na classificação. “Eu esperava me sair melhor, acabei perdendo uma posição na tabela. Agora é continuar treinando, vou seguir firme na briga pelo título”, garante o piloto natural de Monte Mor.

Ratinho Lima, irmão de Dudu, foi o sexto colocado na MX Pró ao encerrar as duas baterias em sétimo lugar. “O calor de Salvador dificultou bastante, tive duas largadas ruins e não consegui me recuperar. Estou em sétimo na classificação e quero buscar um pódio na próxima etapa”, afirma.

A Rinaldi ainda contou com João “Marronzinho” Júnior na MX Pró. O catarinense foi o sexto colocado na primeira prova e o oitavo na disputa seguinte, terminando em sétimo. Com o resultado, Marrom está uma posição à frente de Ratinho na disputa pelo título da categoria principal.

O próximo desafio dos pilotos Rinaldi será a abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross, nos dias 7 e 8, em Carlos Barbosa (RS). Já a terceira etapa da Superliga acontecerá nos dias 14 e 15, em Recife (PE).

Harley-Davidson inaugurou 2ª concessionária em São Paulo

Nova loja da HD vai proporcionar proximidade e comodidade para os clientes de São Paulo.
A Harley-Davidson inaugurou oficialmente as instalações definitivas de sua segunda concessionária em São Paulo, a Aba Harley-Davidson, localizada no bairro da Barra Funda, na zona oeste.

“A inauguração da Aba Harley-Davidson abre a segunda fase de nossos planos de crescimento no Brasil. A expansão da rede permite mais proximidade de nossos clientes, além de oferecermos a experiência de qualidade que só uma marca premium como a nossa pode proporcionar. É nossa intenção estar presentes nos grandes centros econômicos do País e, por isso, planejamos ter mais sete novas concessionárias neste ano”, afirma Longino Morawski, diretor-superintendente comercial da Harley-Davidson do Brasil.

A concessionária possui cerca de 3.000 m2 de área construída, dividida em dois andares e composta por escritórios, showroom de novas motocicletas, espaço dedicado para venda de seminovas, loja de MotorClothes e acessórios, oficina, área de lavagem e para estoque, tudo dentro dos padrões mundiais da empresa. Os clientes poderão realizar reparos, revisões e customizações em suas motocicletas na oficina, por meio de seus 20 boxes de serviços. Atualmente, a Aba Harley-Davidson conta com cerca de 70 colaboradores diretos e indiretos.
Para ganhar agilidade no atendimento aos clientes da cidade, a Aba Harley-Davidson iniciou suas operações em julho de 2011 em instalações temporárias. Nesse período, a concessionária já atendeu cerca de 1.300 motocicletas em seu centro de serviços.

A concessionária Aba Harley-Davidson pertence ao Grupo Aba, uma empresa familiar fundada em 1998, que atua no segmento de automóveis, seguros, empréstimos segurados e locação de veículos para empresas. “Trabalhar com uma marca como a Harley-Davidson é uma experiência impressionante e fantástica, pois sua força é muito grande. Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de levar para mais pessoas o estilo de vida Harley-Davidson, principalmente em São Paulo, a maior cidade e um dos mais importantes centros econômicos da América Latina”, afirma Aba Lewkowicz, sócio-diretor do Grupo Aba.

Além dos serviços de vendas e pós-vendas, a concessionária, assim como todas as outras que operam no Brasil, também é um local para encontro dos motociclistas e um espaço de eventos do H.O.G. (Harley Owners Group), o clube exclusivo de proprietários de motocicletas Harley-Davidson, que já conta com mais de 11.000 membros no País.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

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