domingo, 19 de agosto de 2012

RACING FESTIVAL - Fim de semana em Interlagos é de Wesley Gutierrez na R1 GP1000

Com a pole de vantagem, piloto vence sua primeira corrida da temporada em São Paulo.
Foi com o mesmo jeito tranquilo de ser, que Wesley Gutierrez #47 conquistou sua primeira vitória da temporada de ponta a ponta, nesse domingo (19) em Interlagos, válido pela 4ª etapa do campeonato da R1 GP1000.
O paranaense que vinha em 7º no campeonato, com a desvantagem de não ter participado da etapa de abertura em sua "casa", em Londrina (PR), finalmente conquistou a confiança que precisava para tornar a etapa de São Paulo sua melhor na temporada. Mais rápido nos últimos treinos livres e pole do final de semana com 1:42.542s., era previsível que ele não deixaria a desejar no traçado. "Estou muito contente com o resultado. Achei que seria uma corrida mais disputada, mas consegui me manter na liderança durante toda a prova. Me preparei bem para isso e agradeço a toda a equipe. Agora é continuar treinando para manter o mesmo ritmo nas duas últimas etapas", comemorou Gutierrez, que com a soma dos 25 pontos que ganhou sobe para a 3ª posição no geral.

Embora quatro pilotos não tenham conseguido terminar a prova, a etapa do circuito de Interlago foi uma das mais "tranquilas" até o momento da competição. Na largada, Wesley firmou a posição de líder ditando o ritmo até o fim, seguido de Diego Pretel #88, João Simon #222 e Marco Brunheroto #777.

Os novatos do grid Rodrigo Benedictis #97 e Alex Quadros #4 foram os primeiros a sair da pista. Benedictis sofreu uma queda saindo da curva do S ainda na primeira volta, provocada por um toque de Otávio Lucchini, e Quadros teve problemas mecânicos na estreia. Quem também abandou a corrida por conta de problemas com a motocicleta foi Guga Folheto #28 e João Simon, que vinha na 3ª posição quando caiu e também não pode prosseguir.

Com a saída de Simon, Brunheroto assumiu seu lugar na 3ª posição. Líder do campeonato, Pretel não buscou a vitória na corrida, mas administrou bem o 2º lugar e continua o ponteiro do ranking geral com 94 pontos, 16 de diferença de Brunheroto. "Corri mais com a cabeça. O 2º lugar está uma boa posição, ainda assim saio daqui com a liderança de 16 pontos de diferença. Quero muito o título da R1 GP1000 e vou continuar trabalhando para isso", comentou Pretel.

Subiram no pódio da 4ª etapa do campeonato o paranaense Wesley Gutierrez no lugar mais alto, Diego Pretel em 2º e Marco Brunheroto na 3ª posição. Brunheroto, que não conquistou a vitória que queria em São Paulo, comentou sobre a colocação. "Queria muito a vitória, mas vi o Simon cair e preferi ir com mais cautela. O asfalto estava muito quente e tivemos também um gasto maior dos pneus. Mas estou satisfeito e continuo como vice. Agora é se preparar para a próxima", finalizou o piloto.

O campeonato da R1 GP1000 sai da Capital paulista para Brasília, no Distrito Federal, para a penúltima etapa nos dias 08 e 09 de setembro.

sábado, 18 de agosto de 2012

RACING FESTIVAL - Wesley Gutierrez conquista primeira pole em Interlagos

Piloto paranaense não participou da primeira etapa e tem a oportunidade de recuperar os pontos perdidos.
Com o melhor tempo do dia de 1:42.542s, o paranaense Wesley Gutierrez #47 conquistou na tarde deste sábado (18) sua primeira pole position da temporada, válida pela corrida da 4ª etapa da competição, que acontece amanhã no Autódromo de Interlagos.
Gutierrez foi o mais rápido dos dois últimos treinos da manhã, encerrado os ensaios com a melhor volta em 1:42.860s. No classificatório da categoria, conseguiu bater seu próprio recorde com 318 milésimos de segundos de diferença. Com dois pneus disponíveis para a etapa, o piloto trocou-os no 3º treino livre e usou os mesmos no cronometrado, uma boa estratégia já que os gastos têm sido grandes no traçado paulista. Já na segunda volta do classificatório, ninguém batia sua marca. "Estou contente com o resultado. Com a pole abri um pouco de vantagem e espero confirmar a vantagem de hoje também amanhã. Tenho me adaptado cada vez mais à moto, fazendo os acertos corretos e me sinto mais seguro. É um conjunto que deu certo", concluiu o pole, que segue em 7º no campeonato, consequência de não ter participado da prova de abertura em Londrina (PR).

O líder do campeonato, Diego Pretel, divide a primeira fileira do grid com Gutierrez, largando na 2ª posição, virando em 1:42.895s. Pretel tem a vantagem de 14 pontos de diferença para vice Marco Brunheroto, que se classificou apenas na 6ª posição.

Cristiano Vieira, que atingiu esta manhã a maior velocidade com a moto Yamaha YZF-R1 original em 265 km/h na reta dos Boxes, foi o 3º classificado no cronometrado com a melhor volta em 1:43.227s.

Ainda com dificuldades, João Simon terminou o classificatório com o 4º melhor tempo em 1:43.364s. No treino, o piloto levou um susto balançando a moto ao voltar de uma das curvas do circuito. Mesmo assim, um bom resultado e seu melhor do dia. "A maioria das curvas são para esquerda e a moto se inclina muito nelas. Quando volto com a moto meu ombro esquerdo ainda sente muito e fica difícil segurar. Mas aos poucos estou me recuperando", justifica Simon.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

RACING FESTIVAL - Traçado de Interlagos empolga pilotos da R1 GP1000

Considerado o circuito mais importante do Brasil, Interlagos recebe neste fim de semana (18 e 19), pela primeira vez a 4ª etapa da R1 GP1000.
O mais experiente do grid, Adilson Cajuru, revela que a grande expectativa entre os pilotos tem sido como será o desempenho da moto original no traçado. "Todos já andamos com motos de 1000cc em Interlagos, porém com motocicletas adaptadas com equipamentos de alta performance. A R1 original tem nos surpreendido bastante, virando tempos excelentes como aconteceu com Diego Pretel na última etapa. Esperamos que ela se mostre ainda mais rápida em São Paulo", explica o veterano. Na ocasião citada por Cajuru, Diego Pretel cravou a melhor volta em 1:23.438s no treino classificatório em Curitiba, conquistando a pole position.

Com as melhores condições possíveis em toda a infra-estrutura e agradando todos os estilos de pilotagem, a etapa do final de semana deve ser a mais equilibrada, segundo o goiano Cristiano Vieira. "Acredito que não haverá grandes diferenças entre os tempos dos primeiros e os pelotões de trás. Todos os pilotos conhecem bem Interlagos, a pista é um modelo e o asfalto tem muita aderência. A R1 também já mostrou que é uma moto ótima para corrida, mesmo original. A parte eletrônica dela tem nos permitido fazer o acerto fácil e junto com todas as condições que vamos encontrar no final de semana, tem tudo para ser uma grande corrida", avalia.
Satisfeito com o desempenho que vem tendo com a R1, o líder do campeonato Diego Pretel concorda com os adversários sobre a motocicleta e está confiante nos resultados. "A moto vem nos surpreendendo a cada etapa e acredito que não será diferente em Interlagos. Acho que se destacará principalmente nas curvas devido seu controle de tração. Os tempos devem virar tão bons quanto em Curitiba (PR)", conclui.

O Autódromo de Interlagos é considerado um circuito rápido, com 15 curvas a maioria de alta velocidade, porém o segundo mais longos da temporada, com 4.309 metros de extensão. "O traçado mais longo cansa mais, mas considerando que Interlagos não é travado permite que o piloto tenha um descanso maior. Treinamos na academia para preparar o corpo, mas é muito importante que piloto treine bastante com a moto, para ter um rendimento físico melhor. Com a união dos dois treinos teremos os melhores resultados. O clima paulistano também é bem agradável e isso favorece", destaca Guga Folheto.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BMW passa a oferecer ABS de fábrica em todos os modelos de sua linha

A partir de 2013, a divisão de motos da BMW  terá o recurso de aprimoramento de segurança mais efetivo do mundo em todas as suas motocicletas.

Em 1988, a BMW Motorrad apresentou a primeira produção em série do mundo de motocicletas equipadas com o sistema de freioABS, que até hoje é o recurso de aprimoramento de segurança mais efetivo existente. A partir de agora, a divisão de motos da marca bávara dá mais umpasso a frente no campo da segurança e anuncia que, a partir de 2013, será a primeira fabricante do mundo a oferecer ABS de fábrica em todos os modelos da sua gama de produtos.
Com essa atitude, a BMW Motorrad, que já oferece esta condição no Brasil desde o início de 2012, se antecipa à medida que entra em vigor na Europa em 2016 e obrigada a todos os fabricantes da região a fornecerem o ítem ABS de fábrica.

BMW F700GS ou Honda NC700X? Senhores, façam suas apostas!

Novo lançamento da BMW virá com disposição para brigar por liderança de segmento.
Texto: Nilson Silva.
A BMW lançará na Europa agora em setembro de
2012, e brevemente aqui no brasil, a sua nova moto, trata-se da  F700GS, uma proposta mais urbana, porém com aparência esportiva/aventureira.Este novo lançamento tem na verdade mais de um objetivo. O primeiro é substituir a F650 GS, um projeto mais antigo; Outro é dinamizar e racionalizar a linha de produção, já que o motor é praticamente o mesmo da F800GS. O mais importante de todos: brigar com a Honda NC700X, pelo menos  em terras Tupiniquins.
O lançamento da marca japonesa como se sabe está propondo a auto denominada categoria CROSSOVER, que na verdade mais parece uma mistura de estilos. A Marca Bávara então está mergulhando nesta saudável disputa, e cada uma delas apresenta suas armas, (quero dizer suas vantagens) para tentar te convencer.
A Honda por exemplo destaca o visual, o painel totalmente digital, o porta capacete no lugar do pseudo tanque e suspensão de longo curso, que facilita o uso urbano. Já a BMW  aparenta ter menos carenagem, mas destaca regulagem de altura do banco, regulagem eletrônica da suspensão, controle eletrônico de tração e um motor bem mais potente.
Dê uma olhada no nosso comparativo e tire suas próprias conclusões:

CARACTERISTICA
MARCA/MODELO
BMW F 700 GS
HONDA NC 700x
CILINDRADA
798
699,6
CILINDRO
2 em V
2 em V
POTÊNCIA
75 cv a 7.300 RPM
52.5 cv a 6.250 RPM
Torque
7,86 Kgmf a 5.500 Rpm
6,4 Kgmf a 4.750 Rpm
REFRIGERAÇÃO
Líquida
Líquida
ALIMENTAÇÃO
Injeção eletrônica
Injeção eletrônica
CÂMBIO
6 marchas
6 marchas
TRANSMISSÃO
Corrente
Corrente
TANQUE
16 litros
14,1  litros
FREIO DIANT.
Disco duplo 300 mm com ABS de série
Disco simples  320 mm com ABS opcional
FREIO TRAS.
Disco 265 mm
Disco 240 mm
PNEU DIANT.
110X80 19”
120X70 17”
PNEU TRAS.
140X80 17”
160X60 17”
ALT. SOLO
-
182 mm
ALT. ASSENTO
De 765 a 835 mm
831mm
ENTRE EIXOS
1562mm
1538mm
PESO em ordem de marcha
209 Kg
220 Kg
SUSP. DIANTEIRA
Garfo tel. 170mm
Garfo tel. 153,5 mm
SUSP. TRASEIRA
Mono/regulável
Pro link
CORES
NI
Branca e vermelha
GARANTIA
2 anos
01 ano
OUTROS
Controle de tração
NI
PREÇO
NI
29.990,00 com ABS

Nosso comentário:
E então? se você está muito a fim de inovar no estilo analise com carinho as propostas das duas marcas. A Honda como se sabe tem um apelo mais popular, e uma robusta rede de concessionárias. Já a BMW tem um apelo de exclusividade, de nicho. Nos fóruns das redes sociais não é raro vê gente reclamando do preço da manutenção e dos produtos de forma geral. 
Mas em relação á F700GS cremos que o preço ficará próximo da NC 700X da Honda, mas com um viés de alta por pequena que seja. A concorrência se encarregará de mantê-los próximos.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

RACING FESTIVAL - Interlagos recebe 4ª etapa da R1 GP1000

Os pilotos da categoria R1 GP1000 se preparam para mais um desafio, desta vez no Autódromo de Interlagos "José Carlos Pace", o principal circuito da velocidade no país. Será a quarta das seis etapas do campeonato, que acontece nos dia 18 e 19 de agosto.
Com estreia este ano, será a primeira vez que a categoria monomarca de motocicletas Yamaha YZF-R1 acelera em São Paulo. A pista já é velha conhecida de todos os 14 pilotos que formam o grid, porém não deixa de ser desafiadora a primeira experiência com a moto nas 15 famosas curvas do circuito.
Com pontos importantes em jogo, começam a surgir os fortes candidatos ao primeiro título do campeonato. E quem chega a Capital mais próximo a esta conquista é Diego Pretel, líder com 72 pontos, resultado de um 2º lugar na abertura da temporada e duas vitórias. A vantagem é de 14 pontos para o vice, Marco Brunheroto.

Brunheroto vem se destacando principalmente pela garra nas provas. Na 2ª etapa da categoria conquistou a pole, caiu ainda no início da corrida e chegou na 2ª posição. Na última corrida, realizada em Curitiba, ele e Pretel disputaram um pega acirrado, considerada a corrida mais emocionante até o momento. Correndo em casa e confiante, ele busca em São Paulo por sua primeira vitória. "Tenho me dedicado bastante para o título da temporada e vou fazer de tudo para sair com a vitória desta etapa e mostrar meu trabalho. Tenho treinando e também estou confiante com o trabalho da Yamaha junto à categoria. Corri com a moto no Autódromo esta semana ela me mostrou bastante segurança no traçado. O circuito de Interlagos é bem técnico e vai exigir bastante dos pilotos principalmente por não poder trocar a relação da moto", avalia Brunheroto.
Único evento no país a unir a paixão das duas e quatro rodas, o Racing Festival conta ainda com a categoria de carros de turismo Copa Fiat, reunindo alguns dos principais nomes do automobilismo nacional. Atrações como o show de Freestyle com a eletrizante equipe de Jorge Negretti, o Yamaha Super Bike Experience e o sorteio de um carro 0 km para o público completam a programação da 4ª etapa da temporada.

A etapa já tem também confirma a ilustre presença do piloto Felipe Massa, um dos idealizadores do Racing Festival, que está de folga da Fórmula 1.
As atividades da R1 GP1000 começam no sábado (18) pela manhã, com as sessões de treinos livres e na sequência o treino classificatório. A categoria corre uma prova única no domingo (18) com transmissão na Rede TV! e pela internet no site www.brmtv.com.br.
A entrada para assistir as emoções do Racing Festival é gratuita, apenas com a necessidade de retirar o convite na portaria do Autódromo nos dias do evento.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Top seven das marcas em julho de 2012

Sem muitas surpresas entre as marcas no mês de julho. Mas a Honda Ultrapassou a barreira dos 80% do Mercado Nacional e a Kawasaki reassumiu a sétima posição perdida para a Harley Davidson no mês passado.
1º lugar: Honda, com 80,17% do mercado.
2º lugar: Yamaha, com 10,23% do mercado.
3º lugar: Dafra, com 2,21% do mercado.
4º lugar: Suzuki, com 1,78% do mercado.
5º lugar: Kasinski com 1,35% do mercado.
6º lugar: Shineray, com 0,99% do mercado; e
7º lugar: Kawasaki, com 0,53% do mercado.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...