segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Moto Premium: você ainda vai ter uma?

O segmento de motocicleta Premium está em franca expansão no Brasil.
Texto: Nilson Silva
Pedi á minha filha Jéssica  que está terminando pós-graduação em marketing, para me definir "Marca Premium". Ao que ela me respondeu que " marca Premium é aquela destinada a um público específico e não se diferencia-se só pelo preço. Tem valores agregados como status e qualidade. Seja oferecendo produtos ou serviços". Não é bem uma definição mas está no caminho. Busquei outras definições, pesquisei, consultei ao Doutor Google e concluí que em se falando de bens duráveis como automóveis ou motocicleta, a tal palavra "Premium" representa algo muito bem segmentado, em que o cliente se sente realmente individualizado e não está assim tão preocupado com o preço. Fica feliz com os outras valores agregados.

No mercado de automóveis e motocicletas temos marcas que só vendem produtos Premium, como Mercedes Bens e BMW e marcas que produzem e vendem produtos populares mas têm um seguimento Premium, como a Honda motos, em que o segmento de motocicleta de alta cilindrada é considerado Premium. Finalmente  temos marcas que criam segmentos específicos  para atenderem seus públicos e clientes  Premium como a Toyota, detentora da marca Lexus de carro de luxo.

No  segmento Premium de motocicletas temos atualmente no Brasil quatro representantes, ( BMW Motorrad, Harley Davidson, MV Agusta e Triumph) que segundo nossas pesquisas vão bem obrigado e com planos de expandir ainda mais em 2013. A Britânica Truimph  começou a operar no mês de novembro e tem plano de vender dual mil unidades de seus modelos em 2013. Já a Americana Harley Davidson está em Brasilia há um ano e ocupa a terceira posição entre as  marca mais vendida no Distrito Federal. A  Italiana Ducati promete ser a quinta marca Premium a desembarcar no Brasil ainda no ano que ora se inicia.
Assim sendo, esperamos que 2013 seja muito melhor para nosso mercado de motos, independente do segmento.



domingo, 30 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE ANO NOVO.

UM ANO REPLETO DE BENÇÃOS PRA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.
Nilson Silva.
A todos os nossos amigos, seguidores, leitores e colaboradores;
Desejamos um ano novo repleto de lutas, mas que você vença todas as batalhas e sinta o doce sabor da vitória, em nome de Jesus. Que sejas vitorioso em Cristo.
Desejo um 2013 muito melhor que o ano passado. Desejo também que você tenha planos e objetivos claros para que o Senhor Deus possa entrar com providência e conceder o desejo do seu coração. Sem a presença divina na vida somos nada.
Pra finalizar: saúde, paz, prosperidade (de novo), amor, carinho e amizade. Sobre o amor vale relembrar o que disse o nosso grande mestre Jesus, quando passou por aqui: Ame a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Feliz Ano Novo, do fundo do meu coração. 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Trumph faz recall de vários modelos fabricados de 2006 a 2010.

A Triumph Motorcycles Brazil convoca os proprietários de 704 motocicletas comercializadas no Brasil, conforme lista abaixo, para participar da campanha de recall abaixo, contendo os seguintes boletins:
Modelos: Sprint ST 1050 cc, Speed Triple 1050 cc e Daytona 955i
Ano de fabricação: 2006
Chassis: 264336 a 273309
Motivo: Substituição do pino de posicionamento da pinça de freio traseira. A medida é necessária porque, em casos extremos, há a possibilidade de movimentação do suporte da pinça do freio traseiro, o que poderia ocasionar um eventual travamento da roda traseira da motocicleta e, por consequência, a queda do condutor.
Modelos: Rocket III e Rocket III Classic
Anos de fabricação: 2006 a 2007
Chassis: 266910 a 294587
Motivo: Atualização da versão de programação do modulo do sistema de gestão do motor (ECU). A medida é necessária porque, em casos extremos, há a possibilidade de o motor apresentar uma marcha lenta instável, o que poderia provocar o apagamento do motor da motocicleta e, por consequência, a queda do condutor.
Modelos: Sprint ST 1050 cc e Tiger 1050 cc
Anos de fabricação: 2006 a 2008
Chassis: 268404 a 336432
Motivo: Adequação do kit acessório, cuja placa deslizante pode ser impedida de se mover devido à presença de componentes com dimensões inadequadas. Este defeito pode reduzir a estabilidade da motocicleta em velocidades superiores a 130 km/h e, em alguns casos, a mala traseira pode se soltar.
Modelo: Daytona 675
Anos de fabricação: 2006 a 2010
Chassis: 274445 a 367746
Motivo: Substituição do retificador regulador, que pode causar um descarregamento da carga da bateria e, como consequência, poderia provocar o apagamento do motor.
Modelo: Daytona 675
Anos de fabricação: 2009 a 2010
Chassis: 403990 a 426669
Motivo: Substituição do retificador regulador, que pode causar um descarregamento da carga da bateria e, como consequência, poderia provocar o apagamento do motor.
Modelo: Street Triple
Ano de fabricação: 2008
Chassis: 326039 a 326526
Motivo: Substituição do retificador regulador, que pode causar um descarregamento da carga da bateria e, como consequência, poderia provocar o apagamento do motor.
Modelo: Street Triple
Anos de fabricação: 2009 a 2010
Chassis: 380536 a 423228
Motivo: Substituição do retificador regulador, que pode causar um descarregamento da carga da bateria e, como consequência, poderia provocar o apagamento do motor.

A Triumph Motorcycles Brasil deu início à sua operação no Brasil em novembro último. Esta campanha de recall com os boletins citados não inclui as novas motocicletas que vêm sendo comercializadas desde então. Com esta medida, a empresa demonstra, mais uma vez, seu compromisso de oferecer ao consumidor brasileiro produtos com alta qualidade e segurança e um serviço de pós-venda ágil e eficiente. A Triumph realizará campanha publicitária nacional em rádio, TV e jornais para informar aos seus clientes.

Os proprietários das motocicletas incluídas nesta campanha devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) Triumph, em São Paulo (SP), para agendar o reparo com nosso concessionário credenciado, pelo e-mail sactriumph@europ-assistance.com.br ou pelo telefone (11) 0800-727-2025, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 19h00, a partir do dia 31 de dezembro. Os reparos serão efetuados gratuitamente, em aproximadamente 30 minutos. A Triumph informa, ainda, que não foram registrados acidentes provocados por estes problemas descritos.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Moto 1000 GP: temporada de 2013 terá início em março em Interlagos‏

Terceira edição do evento, agora homologado como Campeonato Brasileiro, terá corridas em seis autódromos.
Fonte: Grelak comunicação
A terceira temporada do Moto 1000 GP será composta por oito etapas, a primeira delas confirmada para 31 de março no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. A organização da competição anunciou nesta sexta-feira (21) que o calendário de competições de 2013 contemplará a realização de etapas em seis autódromos brasileiros – Curitiba (PR), Brasília (DF), Goiânia (GO), Cascavel (PR) e Santa Cruz do Sul (RS) serão os demais.
Cada etapa terá uma corrida de cada uma das cinco categorias do Moto 1000 GP. Além das já existentes GP 1000, GP Light, GP 600 e GP Máster, os organizadores do evento vão anunciar nas próximas semanas a implantação de uma categoria para motos de 250cc ou de 300cc. A quarta etapa de 2012, em Brasília, foi marcada pela realização de uma corrida experimental da GPR 250, que reuniu 17 participantes e foi vencida pelo paulista Michel Velludo.

Em 2013 o Moto 1000 GP assumirá chancela oficial da Confederação Brasileira de Motociclismo, passando a colocar em disputa, em todas as suas categorias, o título de campeão brasileiro. “A homologação pela CBM é uma prova de que o trabalho nesses dois primeiros anos nos pôs no caminho certo”, observa o diretor do Moto 1000 GP, Gilson Scudeler. “É um reconhecimento à dedicação de todos que fazem o evento, da organização aos pilotos e equipes”.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Troy Lee Designs lança capacete exclusivo no país

SE-3 Brasil foi desenvolvido exclusivamente para o mercado nacional e pode ser encontrado nas melhores lojas do país.
Fonte:Troy Lee Designs Brasil
O SE-3 Brasil é a mais nova sensação em termos de capacete off road no país. A Troy Lee Designs cumpriu seu objetivo ao oferecer ao mercado um produto de ponta com preço adequado a realidade nacional. O modelo é resultado de dez meses de trabalho de uma equipe liderada pelo ícone fundador da marca americana, Troy Lee, que fez questão de acompanhar todo o processo.
Uma série de características faz do SE-3 Brasil um verdadeiro sucesso. A começar pelo exclusivo sistema de ventilação, no qual uma câmara de exaustão construída no revestimento de EPS canaliza o ar a partir de diversas entradas, mantendo a cabeça sempre resfriada. Uma nova biqueira com design agressivo também contribui com a circulação, além de oferecer maior proteção para o rosto.

Seu casco é fabricado em ABS de altíssima resistência e conta com linhas agressivas que visam manter o elástico dos óculos na posição correta. Os grafismos são resistentes aos raios UV. Já o forro, feito com três tipos de tecido de alta absorção, oferece conforto inigualável. Seus parafusos, entre outros componentes, são em alumínio anodizado, para maior durabilidade.
O capacete vem em uma bolsa personalizada e ainda tem uma pala extra. Tudo isso com o padrão de acabamento impecável que é marca registrada da Troy Lee Designs. Disponível nas melhores lojas do país, do tamanho 54 ao 60, em cinco opções de cores: Azul/Amarelo, Branco/Azul, Vermelho/Amarelo, Preto/Prata e Laranja/Azul. Seu preço sugerido é R$ 990.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Lucas Barros se surpreende com ano 100% e estabelece recordes no Moto 1000 GP

Piloto de 16 anos em mais um pódium
Aos 16 anos, piloto da equipe oficial BMW Motorrad conquista título da GP Light e manifesta otimismo para estreia na GP 1000.
Fonte: Grelak Comunicação.
Quando teve confirmada sua participação na temporada do Moto 1000 GP pela Alex Barros Racing, no primeiro semestre de 2012, Lucas Barros tinha objetivos relativamente modestos. Em seu primeiro ano pilotando motocicletas superesportivas de 1.000cc, o piloto paulista de 16 anos pretendia, à custa de preparação de planejamento, sustentar as condições de finalizar o campeonato compondo a lista dos cinco melhores colocados.

A temporada premiou Barros com conquistas bem mais significativas. Conduzindo a BMW S1000RR número 14 a três vitórias, três segundos e dois terceiros lugares, subiu ao pódio em todas as oito etapas da categoria GP Light e escreveu seu nome na história como segundo piloto no mundo a conquistar um título pilotando uma moto de 1.000cc aos 16 anos. Além disso, alinhou na primeira fila de todos os grids de 2012.
O piloto já confirmou participação na temporada de 2013, pela categoria GP 1000, a principal do Moto 1000 GP. “Meu objetivo continua sendo evoluir como piloto para tentar terminar o ano entre os cinco ou seis primeiros, quem sabe eu me surpreenda de novo...”, sugeriu. “Vou correr na GP 1000 disposto a tudo, vou ter que me arriscar mais ao tombo, o que é normal, pois vou procurar ainda mais o limite. Mas vou de cabeça erguida. Que venha 2013”.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Honda VFR 1200X Crosstourer: Conforto e alta tecnologia

Nova categoria Big On Off Road promete atrair motociclistas que buscam potência, segurança e versatilidade. (veja ficha técnica  abaixo do texto)
Fonte: Moto Honda da Amazônia.
O modelo chega ao Brasil para atrair os motociclistas que buscam uma motocicleta versátil e de pilotagem prazerosa. A VRF 1200X Crosstourer combina tecnologia e design inovador. Representante da categoria “Big On Off Touring”, é ideal para quem busca uma motocicleta para uso misto ou trajetos de longa distância com grande desempenho e segurança.
Outro grande diferencial é o sistema de transmissão eletrônica de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), oferecendo condução por controle manual ou totalmente automático. É equipada ainda com o inovador sistema de controle de tração que, aliado com os freios C-ABS, permitem uma pilotagem segura em qualquer terreno.
Esses e outros detalhes, juntamente com o design imponente e sofisticado, resultaram em uma motocicleta que representa um grande avanço para o futuro do motociclismo, e supera as expectativas dos 
consumidores. A VFR 1200X Crosstourer entra para o line-up dos modelos de conceito Honda Dream, que abrangem motocicletas acima de 450 cc.
O painel de instrumentos combina tecnologia, sofisticação e funcionalidade. Posicionado na linha de visão do piloto, o velocímetro é totalmente digital em tela de LCD. Dos lados estão os indicadores de combustível e da temperatura do motor. O painel conta ainda com informações sobre rotação do motor, hodômetro, consumo de combustível (instantâneo e médio), relógio e utilização do sistema de dupla embreagem.
Um dos pontos de destaque do novo modelo é a posição de pilotagem. Desenvolvida tanto para as cidades quanto para terrenos irregulares, o assento de 850 mm de altura garante o conforto do motociclista. Além disso, conta com pedaleiras diferenciadas, permitindo um bom apoio dos pés e deixando a viagem muito mais prazerosa.

A VFR 1200X Crosstourer é equipada com o motor V4, quatro tempos, arrefecido a líquido, com 1.236,7 cm3, e configuração diferenciada para modelos com vocação estradeira. Por ser estreito e compacto, contribui para a centralização de massas, oferecendo excelente maneabilidade.
Desenvolve potência máxima de 129,2 cv a 7.750 rpm, e torque de 12,8 kgf.m a 6.500 rpm. O propulsor foi desenvolvido para entregar potência em baixa e média rotação, além de ter excelente torque.

Além disso, recebe a tecnologia UNICAM, que utiliza apenas um comando de válvula por cabeçote, ao invés de dois. As válvulas de admissão são acionadas por cames (ou ressaltos) e as válvulas de escape, via balancis roletados, objetivando compactação e redução de peso do motor.
O modelo é alimentado por sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que contribui para a redução do consumo de combustível em todas as situações de uso.

A VFR 1200X Crosstourer conta ainda com o compacto e avançado sistema de Transmissão Eletrônica de Dupla Embreagem, oferecendo o mesmo prazer de uma condução de uma transmissão manual, mas com a conveniência de uma caixa automática.
Sua configuração utiliza embreagens independentes para mudanças ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e outra para mudanças pares (2ª, 4ª e 6ª). Para realizar as mudanças, as embreagens trabalham alternadamente. Por exemplo, ao mudar da 1ª para 2ª marcha, o módulo de controle detecta o pedido de engrenar uma mudança mais alta e engrena a 2ª. Em seguida, libera a embreagem da 1ª e engrena a embreagem da 2ª, para realizar mudanças ininterruptas. Esta transição rápida permite realizar mudanças extremamente suaves e eficientes.

Para atender às necessidades do motociclista em qualquer condição e situação, a transmissão possui três modos de funcionamento: dois totalmente automáticos (o “D” para uma condução descontraída e econômica, e o “S” para uma pilotagem esportiva) e um modo de seleção manual de seis velocidades, que dá controle total ao piloto por meio de comandos eletrônicos.
No modo automático, todas as mudanças são controladas por um módulo com função inteligente, que avalia constantemente a pilotagem e reconhece os momentos em que se devem engrenar as mudanças de marchas. O condutor pode escolher entre o modo "D" (maior economia) ou o modo "S" (maior esportividade).

Já no modo manual, o piloto tem total controle sobre as mudanças de marchas, engrenando-as através dos comandos "+" e "–". Em todos os modos de funcionamento, o sistema de transmissão de dupla embreagem oferece mudanças rápidas e suaves, com aceleração ininterrupta, uma vez que a força motriz é contínua.
Já as suspensões de longo curso foram concebidas para dar desempenho em qualquer superfície. A parte dianteira é garfo telescópico de 165 mm de curso, e oferece controle, direção precisa e estável. A traseira é tipo Pro-Link com 146 mm de curso, e garante um comportamento eficaz e confiável nos mais variados tipos de terreno. Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira contam com regulagem de pré-carga.

Equipada com um conjunto de freios encontrados nos modelos superesportivos, a VFR 1200X Crosstourer dispõe de disco duplo de 310 mm na dianteira, e na traseira, disco simples de 276 mm. Combinado com o moderno sistema Combined ABS (C-ABS), o conjunto garante equilíbrio de frenagem entre a dianteira e a traseira, e contribui para a pilotagem dentro de grandes centros urbanos ou estradas.

Além disso, a motocicleta recebe o sistema de controle de tração (TCS).
A tecnologia aplicada permite monitorar a velocidade da roda traseira e, ao pilotar em situações adversas ou quando houver uma frenagem brusca, evita a perda do controle da moto. Se o sistema detectar que a roda está “patinando”, a potência do motor é reduzida, mas mantendo a tração. Em determinadas condições, o condutor pode desativar a tecnologia.

Para reforçar ainda mais o estilo aventureiro, a VFR 1200X Crosstourer é equipada com rodas raiadas de 19’’ na frente, e 17’’ na traseira, além de pneus de uso misto sem câmera, graças à fixação dos raios ao aro pelas bordas. Na dianteira, tem configuração de 110/80. E na traseira utiliza pneu 150/70.
                             
                           FICHA TÉCNICA HONDA VRF 1200X 
Categoria
Big On Off Road
Motor
1.236,7 cc, OHC, quatro cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida
Potência máxima
129,2 cv a 7.750 rpm
Torque máximo
12,8 kgf.m a 6.500 rpm
Sistema de alimentação
Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de compressão
12,0 : 1
Transmissão
6 velocidades
Embreagem
Multidisco em banho de óleo
Capacidade do tanque
21,6 litros (4,5 litros de reserva)
Óleo do motor
4,9 litros (3,6  litros para troca)
Chassi
Diamond frame (Alumínio)
Suspensão dianteira
Garfo telescópico, com 165 mm de curso, com pré-caga de mola
Suspensão traseira
Pro-Link, com 146 mm de curso, com pré-carga de mola
Freio dianteiro
Disco duplo, com 310 mm de diâmetro, e com C-ABS
Freio traseiro
Disco único, com 276 mm de diâmetro, e com C-ABS
Pneu dianteiro
110/80R 19M/C (59V)
Pneu traseiro
150/70R 17M/C (69V)
Dimensões (c x l x a)
2.284 x 916 x 1.335 mm
Distância entre-eixos
1.596 mm
Altura mínima do solo
179 mm
Altura do assento
850 mm
Peso seco
260 kg
Preço sugerido
R$ 79.900,00
Cores
Branca perolizada e vermelha metálica
Garantia
01 ano sem limite de quilometragem

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