Moto Premium: você ainda vai ter uma?

O segmento de motocicleta Premium está em franca expansão no Brasil.
Texto: Nilson Silva
Pedi á minha filha Jéssica  que está terminando pós-graduação em marketing, para me definir "Marca Premium". Ao que ela me respondeu que " marca Premium é aquela destinada a um público específico e não se diferencia-se só pelo preço. Tem valores agregados como status e qualidade. Seja oferecendo produtos ou serviços". Não é bem uma definição mas está no caminho. Busquei outras definições, pesquisei, consultei ao Doutor Google e concluí que em se falando de bens duráveis como automóveis ou motocicleta, a tal palavra "Premium" representa algo muito bem segmentado, em que o cliente se sente realmente individualizado e não está assim tão preocupado com o preço. Fica feliz com os outras valores agregados.

No mercado de automóveis e motocicletas temos marcas que só vendem produtos Premium, como Mercedes Bens e BMW e marcas que produzem e vendem produtos populares mas têm um seguimento Premium, como a Honda motos, em que o segmento de motocicleta de alta cilindrada é considerado Premium. Finalmente  temos marcas que criam segmentos específicos  para atenderem seus públicos e clientes  Premium como a Toyota, detentora da marca Lexus de carro de luxo.

No  segmento Premium de motocicletas temos atualmente no Brasil quatro representantes, ( BMW Motorrad, Harley Davidson, MV Agusta e Triumph) que segundo nossas pesquisas vão bem obrigado e com planos de expandir ainda mais em 2013. A Britânica Truimph  começou a operar no mês de novembro e tem plano de vender dual mil unidades de seus modelos em 2013. Já a Americana Harley Davidson está em Brasilia há um ano e ocupa a terceira posição entre as  marca mais vendida no Distrito Federal. A  Italiana Ducati promete ser a quinta marca Premium a desembarcar no Brasil ainda no ano que ora se inicia.
Assim sendo, esperamos que 2013 seja muito melhor para nosso mercado de motos, independente do segmento.



Comentários

Postagens mais visitadas