segunda-feira, 28 de abril de 2014

BMW R 1200 GS Adventure: emoção e prazer em qualquer terreno.

Eixo cardã do lado esquerdo, 5 modos de condução e refrigeração mista fazem parte pacote.

Fonte:BMW Group PressClub Brazil
A família GS acaba de ficar mais aventureira do que nunca. Referência no segmento Maxitrail, a BMW Motorrad apresenta a nova R 1200 GS Adventure, que reflete o equilíbrio perfeito entre o prazer de pilotar nos terrenos on e off-road e o conforto para deslocamentos curtos ou longos. Projetada para o público que busca um produto versátil e robusto, a nova GS Adventure é a opção ideal tanto para o trânsito das grandes cidades quanto para os apaixonados por longas e prazerosas viagens – incluindo aficionados por off-road
Marca ícone do enduro mundial, a BMW Motorrad incorpora toda a sua experiência tecnológica e de design no projeto da R 1200 GS Adventure,que segue a tradição da marca com seu motor boxer, porém dotado de inédita refrigeração mista ar/água. São 1.170cc ,que geram125 HP de potência e 12,5 kgf.m de torque, garantindo o máximo de desempenho em qualquer estilo de condução.

Em relação à R 1200 GS, que utiliza o mesmo propulsor, o virabrequim do motor teve sua massa aumentada em 950 gramas e foi instalado um dispositivo (damper) para diminuir as vibrações, mesmo nos terrenos mais difíceis. O câmbio de seis velocidades oferece uma relação de marchas que proporciona conforto em viagens longas e agilidade em trechos urbanos ou fora de estrada.

Neste modelo, pela primeira vez na história, a BMW Motorrad posicionou o eixo-cardã na lateral esquerda da motocicleta, com o objetivo de tornar a distribuição de peso mais neutra. O conjunto trabalha com chassi produzido em aço robusto e resistente para tornar as manobras, principalmente em terrenos off-road, ainda mais prazerosas.

O piloto tem à disposição cinco modos de condução: standard, Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Os opcionais trabalham gerenciando a distribuição da potência do motor, a rigidez da suspensão semiativa e os sistemas ASC (Controle de Tração) e de freios ABS, oferecendo uma pilotagem segura e emocionante, independentemente do nível de aderência do piso.
O curso das suspensões se manteve e a distância para o solo aumentou 15 mm em relação à R 1200 GS. A geometria do sistema também foi reconfigurada para garantir manobras ainda mais precisas.

Visualmente, a R 1200 GS Adventure também mostra vocação estradeira. Suas formas estão ainda mais robustas e masculinas. O spoiler frontal está alongado, o que, além de dar um aspecto grandioso ao modelo, ainda melhora a proteção contra o spray produzido pelo pneu dianteiro.

Em relação à R 1200 GS, o tanque de combustível agora conta com 10 litros a mais de capacidade (ficando com 30 litros no total), para uma autonomia ainda maior. O suporte para malas laterais evidencia o caráter da aventureira para viagens longas e serve como protetor do tanque de combustível. O motor também conta com novas barras de proteção.

Parte importante do DNA da BMW Motorrad, o conforto da nova R 1200 GS Adventure é garantido pelo novo banco mais alto (que é ajustável), o para-brisa maior (com melhor proteção contra detritos), pedaleiras tipo enduro, mais largas, e pedal do freio reforçado, com posição regulável. Os manetes do guidão também podem ter a altura reajustada para maior comodidade na pilotagem.

“Após o sucesso da R 1200 GS em 2013, estamos muito otimistas com o lançamento da Adventure. Esta é uma motocicleta com muita tecnologia embargada, design, potente e masculina. Além disso ela atende o cliente que transita pelos dois terrenos, on e off-road.” comenta Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

A R 1200 GS Adventure conta ainda com uma extensa gama de acessórios especiais e está disponível na rede de concessionárias BMW Motorrad a partir de R$ 87.900,00 nas cores Verde Oliva, Branco Alpino e Azul Metálico. O prazo de garantia é de 2 anos.

Conheça algumas das características da BMW R 1200 GS Adventure:
Visual GS Adventure robusto e masculino.
Distribuição de peso favorável para uma pilotagem prazerosa.
Tanque de combustível maior - 30 litros.
ABS e ASC como itens de série.
Subquadro traseiro reforçado.
Assento ainda mais confortável.
Para-brisa alto.
Pedaleiras enduro largas.
Pedal do freio traseiro e câmbio ajustáveis e reforçados.
Barras de proteção do motor e tanque de combustível .
Suportes para malas laterais .
Ampla gama de acessórios especiais.


Pacote único de equipamentos:
Cinco modos de condução – Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro – além de add-ons do Enduro ABS and Enduro ASC para pilotagem off-road.
Ajuste eletrônico da suspensão dianteira e traseira.
Preparação para sistema de navegação.
Computador de bordo.
Cruise control.
Farol Full-LED com luz de condução diurna incorporada.
Luz de condução diurna em LED.
Faróis auxiliares em LED.
Piscas em LED.
Controle de pressão dos pneus.
Sistema de aquecimento das manoplas.
Sistema de escapamento cromado.
Ajuste de mapeamento do motor para combustível de baixa octanagem.
Alarme anti-roubo.
Pneus preparados para condução em terreno on e off-road.

Escuderia X conquista cinco pódios em Cascavel

Jetro Salazar venceu a MX1, e Léo Almeida é campeão na Junior

Fonte: X Motos
Jetro Salazar e Léo Almeida venceram as provas das classes MX1 e Junior, respectivamente, na segunda etapa do Paranaense de Motocross disputado em Cascavel, Oeste do Estado. O fim de semana, 26 e 27 de abril, também foi positivo para Davis Guimarães, Mauriti Junior e Thaina Fontes, que terminaram na segunda colocação em suas respectivas categorias: MX3, Intermediária e 65cc. Tauan Brenner ficou próximo de conquistar uma vaga no pódio, ele terminou em quarto na MX2.
O primeiro piloto da Escuderia X a ir para a pista no domingo foi Mauriti Junior, que fez uma prova consistente e ficou com a segunda posição na classe Intermediária. Já Thaina Fontes largou na ponta na classe 65cc, mas caiu e voltou para a prova na quarta posição. Ela se recuperou e terminou a disputa em segundo. Davis Guimarães caiu na largada, ficando na última posição. Em sua corrida de recuperação, o piloto caiu novamente e precisou reiniciar a busca pelas primeiras posições. No fim, Guimarães ficou com o segundo lugar.

Na sequência, Tauan Brenner foi para a pista e terminou em quarto lugar. Léo Almeida fez prova irretocável e venceu a classe Junior. Jetro Salazar, na última bateria do dia, sofreu uma queda na largada e precisou buscar a liderança, algo que conseguiu aos 18 minutos de prova. “Larguei mal, e um piloto caiu na minha frente, então, saí quase de último. Consegui passar o líder e abri uma diferença de cerca de 10 segundos no fim da prova”, conta.

Para Cale Neto, chefe de equipe da Escuderia X, a evolução dos pilotos na temporada tem sido fator importante e algo que ficou claro neste fim de semana. “Principalmente, os resultados que o Léo (Almeida) e a Thaina (Fontes) conquistaram”, avalia. “Agora, vamos focar nossos esforços para a segunda etapa do Arena Cross, em Uberlândia (24 de maio)”, completa o chefe de equipe.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Sean Cummings é o novo Vice-presidente da Harley-Davidson Motor Company para a América Latina.

Sean Cummings

Executivo assume o lugar de Mark Van Genderen, que passa a exercer a função de vice-presidente de General Merchandise

Fonte: Printer Press
A Harley-Davidson anuncia uma mudança em sua liderança regional. Sean Cummings, ex-presidente da Milsco Manufacturing, empresa parceira e fornecedora de equipamentos da Harley-Davidson Motor Company, assume o cargo de vice-presidente para a América Latina no lugar de Mark Van Genderen, que passa a exercer a vice-presidência de General Merchandise, em Milwaukee, Estados Unidos.
Sean Cummings é um ávido e entusiasta motociclista. À frente da Milsco Manufacturing, foi o responsável pela gestão organizacional e dos resultados da companhia em nível global. O executivo possui extensa experiência em diversas áreas, como marketing e logística, além de importante bagagem internacional, com atuação no na América Latina, Europa e Oriente Médio. “Tenho certeza que Sean será muito importante para o nosso time e trará contribuições essenciais ao negócio, com sua paixão por pessoas e sua liderança”, afirma Matt Levatich, presidente da Harley-Davidson Motor Company.

Sean assumirá o lugar de Mark, que ocupou o cargo por sete anos. Neste tempo, o executivo liderou o processo de criação do time regional da América Latina, incluindo a realocação do escritório regional para Miami e o início das operações das subsidiárias da empresa no Brasil, México e LADM - Latin America Direct Markets (o restante dos países da região). Sob a orientação de Mark, a performance de vendas da região América Latina evoluiu consideravelmente, passando de 5.500 unidades em 2007 para 11.400 em 2013 e, mais importante, o índice de satisfação dos clientes também aumentou.

“Estou muito feliz por voltar ao Brasil e ter a oportunidade de trabalhar com um grupo de funcionários e concessionários tão talentoso e dedicado”, afirma Sean. As operações no Brasil continuarão sendo lideradas por Longino Morawski, que agora se reporta diretamente a Sean Cummings.

Harley-Davidson, Inc. é a empresa controladora da Harley-Davidson Motor Company e da Harley-Davidson Financial Services. A Harley-Davidson Motor Company produz motocicletas Custom, Power Cruiser e Touring e possui uma linha Harley-Davidson completa de peças de motocicleta, acessórios, vestuário, equipamentos funcionais e artigos em geral. A Harley-Davidson Financial Services oferece financiamento no atacado e varejo, seguros, garantia estendida e outros planos de proteção e cartão de crédito para concessionárias Harley-Davidson e motociclistas nos Estados Unidos e em outros mercados internacionais. Para mais informações, visite o site da Harley-Davidson em www.harley-davidson.com.

Escuderia X disputa 2ª etapa do Paranaense de Motocross

Prova será realizada em Cascavel, neste fim de semana, 26 e 27

Fonte: X Motos do Brasil
Os pilotos da Escuderia X têm mais um compromisso no Paranaense de Motocross com a realização da segunda etapa do campeonato neste fim de semana, 26 e 27 de abril, em Cascavel, Oeste do Estado. Jetro Salazar, na MX1, Davis Guimarães, na MX3, e Mauriti Junior, na classe Intermediária, têm o compromisso de manter a liderança em suas categorias depois da vitória na prova de abertura, em Toledo, há um mês.
Tauan Brenner, que compete na categoria MX2, Léo Almeida, na Junior, e Thaina Fontes, na 65cc, têm como objetivo melhorar suas classificações no campeonato com bons resultados no fim de semana. “Nossa motivação no Paranaense é que ele serve como um excelente preparativo para as provas do Brasileiro. Todos têm condições de buscar resultados expressivos em Cascavel”, aponta Cale Neto, chefe de equipe da Escuderia X.

Recuperado de uma lesão no ombro direito, Tauan Brenner acredita em sua recuperação, após o sétimo lugar conquistado na abertura. “Ainda estou abaixo do 100% de meu preparo com a moto, pois fiquei algumas semanas afastado do treino. Mas, sinto que consigo andar forte neste fim de semana”, avalia o piloto da MX2.

Davis Guimarães também confia em seu bom desempenho no fim de semana. “Minha participação na abertura do Brasileiro me deu a ideia de que minha preparação para a temporada foi feita de forma correta. Agora, é manter os bons resultados na pista”, diz. Mauriti Junior sabe que a vitória em Toledo lhe colocou na disputa pelo título do campeonato e espera repetir o feito. “Sei qual a receita para vencer no Paranaense e espero repeti-la em Cascavel”, comenta.

Jetro Salazar, que está em Umuarama, a 170km de Cascavel, desde quarta-feira, treinando em uma pista arenosa, revela o que espera do fim de semana. “Quero manter um bom ritmo de corrida para completar mais uma etapa da minha preparação para o Brasileiro. Correr diante da torcida sempre é mais prazeroso do que os treinos diários na companhia somente do mecânico”, comenta o piloto da MX1.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Moto 1000 GP: homologação da FIM formaliza caráter internacional do campeonato‏

Calendário do Brasileiro de Moto velocidade passa a constar da lista de eventos oficiais da Federação Internacional de Motociclismo.

Fonte: Grelak Comunicação
Homologado como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade desde sua terceira edição, realizada no ano passado, o Moto 1000 GP dará início à quarta temporada de sua história no dia 4 de maio. A primeira das oito etapas terá as corridas das categorias GP 1000, GP Light, GP 600 e GPR 250 no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul (RS). Neste ano, o evento passa a ter oficialmente um caráter internacional.
Por intermédio da Confederação Brasileira de Motociclismo, o Moto 1000 GP obteve homologação pela FIM, a Federação Internacional de Motociclismo. O reconhecimento oficial do evento acarretará benefícios adicionais aos pilotos estrangeiros. “Neste ano, conforme os contatos já feitos, nós deveremos ter um aumento substancial no número de participantes de outros países”, manifesta Gilson Scudeler, promotor e organizador do campeonato.

A homologação internacional do calendário permite oficialmente, dentre outras vantagens, que as companhias de seguro contratadas pelos pilotos em seus países de origem ofereçam assistência médica e serviço de remoção em caso de acidente. “Até então os estrangeiros que vinham correr no Brasil com licença da FIM não conseguiam essa cobertura. Essa demanda surgiu com o interesse cada vez maior dos pilotos de outros países pelo Moto 1000 GP”, explana Scudeler.

A condição formal de evento internacional era aguardada desde o início do ano e foi confirmada a partir do anúncio das oito etapas do calendário. “A homologação dependia, entre outras coisas, de termos o calendário definido. Assim que definimos a negociação com a direção dos autódromos e confirmamos as datas de todas as nossas etapas, a conclusão do processo foi bastante ágil. É um passo significativo para todo o evento”, conclui Scudeler.

Criado em 2011, o Moto 1000 GP experimenta desde seu segundo ano um processo prático de internacionalização – sobretudo a partir da edição de 2013, quando foi homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Os competidores do Brasil já enfrentaram, nesses três primeiros anos, pilotos da Argentina, do Uruguai, da Venezuela, de Portugal, da Itália, da Espanha e da França.

O presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Firmo Alves, comemorou a homologação do Moto 1000 GP pela FIM. “Em quase 20 anos de militância na motovelocidade eu não lembro de ter visto um campeonato do Brasil conquistar esse status. É algo inédito. O reconhecimento da Federação Internacional dá prestígio ainda maior ao Moto 1000 GP e prova que o Moto 1000 GP é a aposta certa para qualquer piloto”, frisa.

O dirigente destaca o entrosamento entre a CBM e o Moto 1000 GP. “A nossa parceria é irreversível e é para o bem da motovelocidade. Nós estamos falando de um campeonato confiável, extremamente técnico, com uma conduta técnica inigualável e sem qualquer favorecimento para A ou B. É isso que nós queremos e é isso que temos conseguido com o Moto 1000 GP. Eu fiz apostas erradas no passado, mas com o Moto 1000 GP a CBM acertou”, pondera.

A homologação é benéfica tanto aos pilotos estrangeiros quanto aos do Brasil, na análise de Firmo Alves. “A chancela da FIM vai trazer mais pilotos de outros países ao Moto 1000 GP. Os brasileiros vão ter acesso novas técnicas através do contato com pilotos de outras escolas sem precisar ir para a Europa, por exemplo. A expectativa é de trazermos o que há de melhor no mundo para a motovelocidade brasileira, fortalecendo pilotos e patrocinadores”, finaliza.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Moto 1000 GP: aberto credenciamento de imprensa para etapa de Santa Cruz do Sul-RS

Veja programação com todas as etapas de 2014. As solicitações devem ser encaminhadas por e-mail e entrega das credenciais será feita no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul nos dias 2 e 3

Fonte: Grelak Comunicação.
O Moto 1000 GP dará início no dia 4 de maio às disputas da quarta temporada de sua história. A primeira das oito etapas etapa terá suas provas no traçado de 3.530 metros do Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). Homologado como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, o Moto 1000 GP abrirá no circuito gaúcho à disputa pelos títulos das categorias GP 1000 – a principal do evento –, GP Light, GP 600 e GPR 250.
A programação de treinos livres em Santa Cruz do Sul será desenvolvida na sexta-feira, 2 de maio, e no sábado, dia 3, quando também serão disputados os treinos classificatórios definindo os grids de largada de todas as categorias. O credenciamento de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que vão atuar na cobertura jornalística da etapa já está em andamento e é coordenado pela Grelak Comunicação, agência jornalística que responde pela assessoria de imprensa do Moto 1000 GP.

As solicitações de credenciamento devem ser encaminhadas por e-mail até a quinta-feira, 1º, paraimprensa@moto1000gp.com.br, com indicação dos nomes dos profissionais, dos veículos de comunicação, e-mail e número de telefone para eventual contato. Os pedidos serão respondidos no menor espaço de tempo possível e a entrega das credenciais acontecerá no centro de imprensa do Moto 1000 GP no autódromo, na sexta (2) e no sábado (3), sempre das 9h às 17h.

MOTO 1000 GP – CALENDÁRIO DE ETAPAS DE 2014
4 de maio – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
15 de junho – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)
27 de julho – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)
31 de agosto – Autódromo Zilmar Beux / Cascavel (PR)
28 de setembro – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
26 de outubro – Autódromo Internacional de Curitiba / Pinhais (PR)
16 de novembro – Autódromo Internacional de Campo Grande / Campo Grande (MS)
7 de dezembro – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)

terça-feira, 22 de abril de 2014

BMW Motorrad Alex Barros Racing anuncia sua dupla para a temporada 2014 do Moto 1000 GP.

Alex Barros

A expectativa é muito boa para a temporada

Fonte:BMW Group PressClub Brazil
A equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing anunciou na última sexta-feira (dia 18) sua dupla de pilotos para a temporada 2014 do Moto 1000 GP. O time, que participa neste feriado dos testes coletivos do principal campeonato de motovelocidade do país, em Interlagos (SP), terá o bicampeão Luciano Ribodino na categoria principal (GP 1000) e a jovem promessa do esporte, Lucas Teodoro, na GP Light.
"Estou muito feliz em termos novamente uma equipe patrocinada pela BMW Motorrad e em poder anunciar a renovação com o bicampeão Ribodino e a nova promessa Lucas Teodoro, que acabou de completar 17 anos e estará na GP Light", comentou o chefe da equipe, Alex Barros, ex-piloto da MotoGP e um dos ícones da história do motociclismo no Brasil e no mundo.
"O Ribodino dispensa apresentações, já está bastante entrosado com a equipe e, sem dúvida, estará na briga pelo seu terceiro título na GP 1000, agora com uma nova moto, a BMW S 1000 RR HP4. Já o Lucas foi um piloto que me impressionou bastante em um teste que fizemos no ano passado, quando ele ainda corria com motos de 300 cilindradas e andou pela primeira vez com uma moto 1000cc. Na GP Light, ele vai pilotar a BMW S 1000 RR", explicou Barros.

A parceria entre a BMW e Alex Barros segue para a sua terceira temporada no Moto 1000 GP e já se tornou sinônimo de vitórias, com as conquistas de três títulos nacionais, um vice-campeonato nacional, um título regional e um vice regional, em apenas dois anos de existência da equipe.

Em 2012, logo na temporada de estreia, a equipe sagrou-se- campeã na categoria principal, com o argentino Ribodino, e na categoria GP Light, com o jovem piloto brasileiro Lucas Barros, filho de Alex.
No ano passado, mais um título com Ribodino na categoria GP 1000 e o vice-campeonato na GP Light, com André Paiato. A equipe ainda conquistou títulos regionais, com Ribodino sendo campeão paulista na GP 1000, e o vice-campeonato paulista com Paiato na GP Light.

Ribodino, que completou esta semana 20 anos, está bastante empolgado com o início de uma nova temporada e quer usar os testes em Interlagos para trabalhar bem o acerto da nova moto, visando à abertura do campeonato, no dia 4 de maio, em Santa Cruz do Sul (RS).

"A expectativa é muito boa para a temporada. Já andei com a BMW S 1000 RR HP4 em Londrina, durante dois dias de testes, e agora teremos três dias para trabalhar bastante em Interlagos", declarou o argentino que comparou a moto atual e a BMW S 1000 RR que lhe deu os títulos nas temporadas passadas. "A moto é muito melhor, mais leve, com motor mais potente e suspensão diferente", acrescentou Ribodino, que iniciou sua carreira aos 10 anos na Argentina, disputando o campeonato nacional.

"Estou muito feliz com a oportunidade de poder correr com a BMW e na equipe do Alex Barros. É a realização de um sonho. Fiz um teste com a equipe no ano passado e conheci um pouco melhor a moto. É bem diferente e mais veloz do que as motos que eu estava acostumado a pilotar. Este ano, em Interlagos, vai ser a primeira vez que vou testar com a equipe e estou bastante animado", comentou Lucas Teodoro, de 17 anos.
Além de Ribodino e Teodoro, da equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing, o time também terá mais quatro pilotos em ação nos testes coletivos do Moto 1000 GP, que começam nesta sexta e seguem até domingo.

O francês Matthieu Lussiana e Lucas Barros, que vão correr pela equipe Petronas Alex Barros Racing na GP 1000, também farão testes com suas motos BMW S 1000 RR HP4.
São os últimos preparativos para a 1ª das oito etapas do ano, que acontecerá dia 4 de maio, em Santa Cruz do Sul.

Confira o calendário do Moto 1000 GP em 2014:
4 de maio - Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
15 de junho - Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)
27 de julho - Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)
31 de agosto - Autódromo Zilmar Beux / Cascavel (PR)
28 de setembro - Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
26 de outubro - Autódromo Internacional de Curitiba / Pinhais (PR)
16 de novembro - Autódromo Internacional de Campo Grande / Campo Grande (MS)
7 de dezembro - Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)

Os 10 maiores inimigos do Motociclista

Se juntos refletirmos e cada um agir dentro daquilo que está ao seu alcance, poderemos fazer a diferença para um trânsito mais humanizado e menos violento.

Publicado no portal: campograndenews.com.br/ em 01/04/2014
É comum encontrarmos em nosso dia a dia, pessoas tecendo fervorosas críticas ao uso da motocicleta, e estas são as mais diversas, começando pelo comportamento de alguns motociclistas, passando pelos custos hospitalares e chegando até as questões de segurança pública.
Algumas esferas do Governo Federal têm se referido a estes acidentes como uma epidemia em nosso país. Mas, o que pouca gente sabe é que, apesar de muito ainda precisar ser feito, inúmeras ações em busca da harmonia no trânsito e pilotagem com segurança são realizadas em ao longo de todo território nacional. É verdade, também, que muito ainda precisa ser feito, pois, a grande maioria dos acidentes pode ser evitado se forem adotadas medidas muito simples pelos próprios usuários das motocicletas e se o sistemas de fiscalização de trânsito e segurança pública fossem mais efetivos.

Para que sejam tomadas as medidas realmente capazes de produzir resultados, é necessário conhecer o problema. Por isto, proponho neste artigo uma reflexão sobre os maiores inimigos da moto, em termos de pilotagem segura. O grande inimigo do motociclista é a imprudência dos próprios usuários e motoristas que, segundo a última pesquisa realizada pela Dra. Júlia Greve, em conjunto à USP e ABRACICLO, são responsáveis por 88% dos acidentes.

Mas, imprudência é um termo relativamente genérico, portanto, vamos refletir sobre o que expõe o motociclista a maior fragilidade e, consequentemente, ao maior risco de acidentes.
Auto confiança excessiva que resulta no “abuso” - É até natural que o ser humano passe a fazer de maneira "automática" tarefas que realiza com muita frequência, e isto acontece também no ato de pilotar motos. Mas, independentemente da experiência e frequência com que se pilota, é fundamental manter a concentração e o senso de limites apurados quando estamos acelerando.
É frequente observarmos jovens se expondo a riscos tão elevados quanto desnecessários.

Falta de visão do poder público - Infelizmente, em algumas regiões do País, o poder público parece ignorar a existência de motocicletas. Mesmo nas maiores cidades brasileiras, onde a moto poderia perfeitamente ser considerada uma das alternativas aos problemas de mobilidade urbana, pouco se faz visando a segurança do motociclista. Um simples exemplo disto é o número baixíssimo de faixas exclusivas, a restrição em estacionamentos, que muitas vezes são da própria prefeitura, como acontece no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Capacitação Quem já realizou o CFC (Curso de Formação de Condutores) sabe. As regras e métodos utilizados atualmente são insuficientes para preparar o condutor para pilotar qualquer tipo de motocicleta. São ignorados fatores como velocidade, estradas, tipo de motocicleta, condução de garupa, entre outros. O resultado é que o cidadão é habilitado a pilotar qualquer moto em qualquer lugar e, quando isto acontece de fato, o risco é enorme.

Uso de equipamentos de segurança - Infelizmente itens tão básicos como capacete, luvas, calçador e roupas minimamente seguras para o uso de motocicletas são ignorados pelos usuários.
Manutenção das motos - Apesar do custo de manutenção da grande maioria das motos ser relativamente baixo, muitos motociclistas arriscam suas vidas, utilizando peças e equipamentos sem a mínima condição de segurança.

Distração com músicas ou celular - Há pouco tempo atrás não era comum encontrar motociclistas utilizando fones de ouvidos ou mesmo falando ao celular durante a pilotagem. Estas atitudes são extremamente perigosas, pois além de tirar a atenção do piloto, também o impede de ouvir o que está acontecendo a sua volta, como o som de uma buzina ou mesmo a aproximação de outro veículo.

Uso de drogas e álcool - A pesquisa realizada pela Dra. Julia Greve constatou que 21,7% dos condutores acidentados haviam feito uso de drogas e álcool.
Pilotagem sem habilitação - Se o atual método de habilitação ainda está longe de ser o ideal, que dirá do risco de se pilotar sem habilitação. A mesma pesquisa revela que a ausência de habilitação está diretamente ligada à gravidade das lesões. Entre 300 vítimas de acidentes com entrada em hospital temos: 57 sem habilitação (entre estes, 67% sofreram lesões graves). 243 habilitados (entre estas, 43% sofreram lesões graves).

Imprudência do motorista - De acordo com pesquisas, 49% dos acidentes de motos ocorrem por culpa de motoristas de outros veículos, entre estes, 88% são por imprudência. É preciso ter harmonia no trânsito, pois este é responsabilidade de todos.

Formação de cidadãos preparados para o trânsito - O transito é uma realidade na nossa sociedade. De norte a sul do País, o tráfego de veículos é cada vez mais intenso, sendo assim, mais complexo e perigoso. Por que ainda não faz parte no plano de ensino das escolas primárias e secundárias, uma matéria que forme as crianças e jovens para esta realidade? Nossos jovens fazem 18 anos, correm para tirar sua habilitação e tentar provar que já são adultos. Ás vezes, nem chegam a ser! Até quando o poder público vai ignorar esta realidade?
(*) Fernando Medeiros é diretor executivo da ASSOHONDA.

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