quarta-feira, 30 de abril de 2014

Moto 1000 GP: 13 pilotos gaúchos no GP Petrobras em Santa Cruz do Sul‏

Djonatas Silva da Rosa

Campeão brasileiro de duas categorias em 2013, Rio Grande do Sul estará presente em três grids do GP Petrobras

Fonte: Grelak Comunicação
Foto: André, o  Chacal
Depois de três temporadas abertas com eventos em São Paulo (SP), o Moto 1000 GP tem a primeira etapa de 2014 no Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Cruz do Sul. As provas do GP Petrobras serão realizadas domingo (4) no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, dando início à disputa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade em quatro categorias – GP 1000, que é a principal, GP Light, GP 600 e a série de iniciação GPR 250.
O motociclismo gaúcho comemorou a conquista de títulos brasileiros por dois de seus representantes em 2013. Rafael Bertagnolli, da cidade de Santa Maria, levou a Kawasaki ZX-6 da Bertagnolli Racing à vitória em quatro etapas do Moto 1000 GP e conquistou o título da categoria GP 600 – a mesma em que fora vice-campeão em 2012. Pedro Sampaio, de Bento Gonçalves, somou duas vitórias, um segundo e dois terceiros lugares na GPR 250 e foi campeão.

Os dois gaúchos campeões nacionais estarão na pista no GP Petrobras, enfrentando o processo de adaptação a novas categorias. Sampaio, 16 anos, fará sua estreia na GP 600 pilotando a ZX-6 número 28. Ele continua correndo pela equipe Fábio Loko, que passa a contar também com Bertagnolli, inscrito na GP Light com a ZX-10 número 5. Elder Caldeira, de Porto Alegre, também vai defender a Fábio Loko na GP Light, com a Kawasaki número 9.

A presença de Sampaio no grid da GP 600 não é inédita. Ele disputou em Santa Cruz do Sul a sexta etapa de 2013, conquistando o 11º lugar. A GP 600 terá outros dois gaúchos: Marciano Santin, de Bento Gonçalves, oitavo na classificação final do último campeonato, terá o número 7 na carenagem da Kawasaki ZX-6 da Santin Racing; Sérgio Martins Correa, de Novo Hamburgo, vai pilotar a Honda CBR 600 RR número 13 da Bibica Racing.

Na GP Light, Bertagnolli dividirá a preferência dos torcedores gaúchos com Carlos Barcelos, de Porto Alegre. Ele vai competir com a Suzuki GSX-R 1000 número 65 de seu próprio time. A equipe Carlos Barcelos terá ainda um representante no grid da GPR 250: Djonatas Silva da Rosa, também de Porto Alegre, pilota a Honda CBX 250 número 81 em sua estreia na GPR 250. Aos 28 anos, ele é bicampeão gaúcho da categoria 125cc.

A GPR 250 terá o maior número de competidores gaúchos – serão oito. Três deles vão pilotar motos Honda Twister: os irmãos Marlinton e Guilber Reis, de Alvorada, são parceiros na Kalunga Motos e estão inscritos com os números 117 e 188, enquanto Giovandro Tonini, de Bento Gonçalves, terá o número 89 na moto da Santin Racing. Rafael Portaluppi, outro piloto de Bento Gonçalves, defenderá a Portaluppi Racing Team com a CBX 250 número 48.

A equipe Bibica Racing é outra que confirmou a inscrição de dois pilotos gaúchos na categoria GPR 250 da etapa de Santa Cruz do Sul. Gabriel Mattes, de Novo Hamburgo, correrá com o número 90, enquanto Gustavo Wittmann, de Estância Velha, terá o número 66 – ambos utilizam motos Kawasaki Ninja 250. A programação do GP Petrobras terá seu início na sexta-feira (2), com duas sessões de treinos livres para cada categoria do Moto 1000 GP.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Honda lança CB 300R edição limitada Repsol

Modelo chega ao mercado com grafismo especial, inspirado na motocicleta do Team Honda de MotoGP

Em comemoração à vitória do Team Honda no Mundial de MotoGP 2013, a Honda lança no mercado brasileiro a série limitada CB 300R Special Edition Repsol. A edição especial tem grafismos inspirados na motocicleta RC213V, utilizada pelo Team Honda na atual temporada, trazendo ao público brasileiro o visual da Honda nas pistas.
A Honda CB 300R edição limitada Repsol conta com o motor quatro tempos monocilíndrico de 291,6cm³, com duplo comando de válvula no cabeçote, injeção eletrônica PGM-FI, a gasolina e radiador de óleo. Com potência máxima de 26,53cv a 7.500 rpm e torque máximo de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, proporciona grande agilidade na pilotagem urbana e desempenho superior nas estradas.

O modelo, que estará na rede de concessionárias Honda a partir da segunda quinzena de maio, chega no momento em que a marca comemora também a terceira vitória consecutiva no MotoGP 2014. Na etapa disputada nesse último final de semana, na Argentina, o Team Honda conquistou excelentes resultados, mantendo-se na liderança do campeonato mundial.

A nova CB 300R edição limitada Repsol estará disponível na versão standard,com preço público sugerido de R$ 12.040,00, base estado de São Paulo, sem a inclusão das despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Ducati 1199 Panigale S Senna: homenagem a Ayrton custa R$ 100 mil

Exclusiva para o Brasil, esportiva terá apenas 161 unidades produzidas. Parte da renda será destinada ao Instituto Ayrton Senna.

Publicado no G1.com em 28/04/2014.
Após fazer sua estreia mundial no Salão Duas Rodas 2013, a Ducati 1199 Panigale S Sennateve seu valor anunciado pela fabricante italiana nesta segunda-feira (28). Exclusiva para o mercado brasileiro, a esportiva custará R$ 100 mil e a reserva pode ser feita em site criado pela empresa.
Apenas 161 unidades da Senna serão montadas em Manaus, com peças provenientes da Itália, e o número é referência aos números de GPs que o piloto brasileiro disputou na Fórmula 1.
De acordo com a Ducati, parte da verba arrecadada com as vendas será destinada a programas educacionais do Instituto Ayrton Senna. Questionada pelo G1 sobre os valores que serão repassados à entidade, a empresa disse que "por questões contratuais, a Ducati e o Instituto Ayrton Senna não revelam o percentual destinado ao Instituto".

O início das vendas da moto começam dias antes de a morte do tricampeão de F1 completar 20 anos, em 1º de maio próximo. Em 1994, um acidente durante prova em Ímola, na Itália, culminou no falecimento do brasileiro.
Antes de morrer, o brasileiro, que era motociclista e proprietário de Ducati, trabalhou com a marca italiana no desenvolvimento de edição especial da esportiva 916.
Assim, as definições da marca para finalizar a Panigale Senna foram baseadas nas escolhas de Senna feitas no projeto da 916.

“Ayrton Senna foi um dos maiores ídolos nacionais e um grande fã da Ducati.
Com a 1199 Panigale S Senna, não só o homenageamos como também colaboramos ativamente para o maior legado que ele deixou, o Instituto Ayrton Senna”, disse Ricardo Susini, diretor-geral da Ducati no Brasil, em comunicado.

Com número reduzido de unidades, o objetivo da empresa é que a moto seja comprada por colecionadores da marca.
O modelo utiliza como base a esportiva Panigale tradicional, mas tem coloração especial cinza e grafismos diferenciados. As rodas são vermelhas e o logotipo "Senna" pode ser visto nas laterais das carenagens.
eu motor é um bicilíndrico de 1.198 cc, capaz de gerar 195 cavalos de potência máxima. O câmbio é de seis velocidades e, entre os dispositivos eletrônicos, estão ABS, controle de tração e ajuste eletrônico das suspensões.

As suspensões montadas são Öhlins NIX30 43mm com TiN e TTX36 (dianteiro e traseiro respectivamente), ajustáveis eletronicamente na compressão e com as mesmas características das superbikes “S”. O farol dianteiro possui iluminação em LED, assim como a luz de posição traseira.
Completam a configuração da moto o escapamento Ducati Performance, acelerador eletrônico (Ride by Wire), EBC (Engine Break Control) e DQS (Ducati Quick Shift).

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Moto 1000 GP: Santa Cruz do Sul recebe competição pela quarta vez no GP Petrobras‏

Corridas deste domingo no circuito gaúcho abrem o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

Fonte: Grelak Comunicação.
A temporada de 2014 do Moto 1000 GP terá início neste domingo (4) em Santa Cruz do Sul (RS). Pilotos de todo o país aguardam com expectativa o início da programação do GP Petrobras, que terá suas corridas no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira. As quatro categorias da competição – GP 1000, GP 600, GP Light e GPR 250 – terão quatro sessões de treinos livres, cada, antes das tomadas de tempo classificatórias e das corridas.
O GP Petrobras, primeira das oito etapas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, marca a inclusão do Moto 1000 GP como competição oficial da Federação Internacional de Motociclismo, confirmada na semana passada. A homologação da entidade formalizou o caráter internacional que o evento assumiu nos últimos anos. O início da temporada de 2014 marca, também, a quarta edição da etapa no circuito gaúcho de 3.530 metros de extensão.

A estreia de Santa Cruz do Sul no Moto 1000 GP ocorreu em 2011, ano de rodadas duplas. Alan Douglas, com uma BMW S1000RR, obteve a pole-position da GP 1000 com 1min28s467 e média horária de 143,646 km. Diego Faustino, também de BMW, venceu as duas provas, realizadas em 24 a 25 de setembro, válidas pela quarta etapa. Robson Portalupi e Douglas completaram o primeiro pódio; no segundo estiveram Sarin Carlesso e Portalupi.

Na GP Light, a pole para as duas provas de 2011 em Santa Cruz do Sul foi conquistada por Eduardo Costa Neto, que cronometrou 1min31s398, a 139,040 km/h de média, com uma Kawasaki ZX-6 de 600 cilindradas. Joniran Saling ganhou a primeira prova, à frente de Costa Neto e Mariano Spolier. Costa Neto, que seria o campeão do ano, venceu a corrida final, com Fabiano Vargas Alegre em segundo e João Victor Batista em terceiro.

Em 2012, já com corridas únicas, Santa Cruz do Sul recebeu a terceira etapa no dia 23 de setembro, já com três categorias no cronograma. A GP 600 era a novidade da temporada e teve domínio de Maxi Gerardo. O uruguaio foi pole com 1min27s416 e venceu a depois de superar o argentino Adrian Silveira na volta final. O brasileiro Rafael Bertagnolli, terceiro, foi declarado vencedor da etapa e recebeu a pontuação atribuída ao primeiro colocado.

Na categoria GP 1000, a etapa gaúcha de 2012 teve domínio de Diego Pierluigi. Com uma Honda CBR 1000, o argentino marcou a pole-position em 1min24s298 e venceu, dividindo o pódio com Pierre Chofard e Alan Douglas, ambos com motos Kawasaki ZX-10 R. Na GP Light o domínio foi de Renato Andreghetto, que venceu de Kawasaki após cravar a pole em 1min27s500. Nick Iatauro, de Kawasaki, e Lucas Barros, de BMW, foram segundo e terceiro.

A sexta e antepenúltima etapa de 2013 aconteceu no dia 20 de outubro. Pierluigi estabeleceu recorde ao conquistar a pole com 1min24s067 e venceu a corrida com uma Kawasaki. O também argentino Luciano Ribodino foi segundo, de BMW, com Danilo Lewis levando a Kawasaki ao terceiro lugar. Na GP Light, Andreghetto foi pole com 1min26s436 e venceu de BMW. André Paiato (BMW) foi segundo, com Henrique Castro (Kawasaki) em terceiro.

A pole-position na etapa do ano passado em Santa Cruz do Sul também foi argentina na GP Light, com Sergio Fasci marcando 1min27s601. Na corrida, Bertagnolli venceu com Kawasaki. Fasci e Nicolas Tortone, ambos argentinos com motos Yamaha, fecharam o pódio. A estreia da GPR 250 na cidade teve Pedro Sampaio na pole com 1min40s992. Ele foi segundo na corrida, atrás de Fabiano Vaz, ambos de Honda. Herbert Pereira, de Kawasaki, foi terceiro.

BMW R 1200 GS Adventure: emoção e prazer em qualquer terreno.

Eixo cardã do lado esquerdo, 5 modos de condução e refrigeração mista fazem parte pacote.

Fonte:BMW Group PressClub Brazil
A família GS acaba de ficar mais aventureira do que nunca. Referência no segmento Maxitrail, a BMW Motorrad apresenta a nova R 1200 GS Adventure, que reflete o equilíbrio perfeito entre o prazer de pilotar nos terrenos on e off-road e o conforto para deslocamentos curtos ou longos. Projetada para o público que busca um produto versátil e robusto, a nova GS Adventure é a opção ideal tanto para o trânsito das grandes cidades quanto para os apaixonados por longas e prazerosas viagens – incluindo aficionados por off-road
Marca ícone do enduro mundial, a BMW Motorrad incorpora toda a sua experiência tecnológica e de design no projeto da R 1200 GS Adventure,que segue a tradição da marca com seu motor boxer, porém dotado de inédita refrigeração mista ar/água. São 1.170cc ,que geram125 HP de potência e 12,5 kgf.m de torque, garantindo o máximo de desempenho em qualquer estilo de condução.

Em relação à R 1200 GS, que utiliza o mesmo propulsor, o virabrequim do motor teve sua massa aumentada em 950 gramas e foi instalado um dispositivo (damper) para diminuir as vibrações, mesmo nos terrenos mais difíceis. O câmbio de seis velocidades oferece uma relação de marchas que proporciona conforto em viagens longas e agilidade em trechos urbanos ou fora de estrada.

Neste modelo, pela primeira vez na história, a BMW Motorrad posicionou o eixo-cardã na lateral esquerda da motocicleta, com o objetivo de tornar a distribuição de peso mais neutra. O conjunto trabalha com chassi produzido em aço robusto e resistente para tornar as manobras, principalmente em terrenos off-road, ainda mais prazerosas.

O piloto tem à disposição cinco modos de condução: standard, Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Os opcionais trabalham gerenciando a distribuição da potência do motor, a rigidez da suspensão semiativa e os sistemas ASC (Controle de Tração) e de freios ABS, oferecendo uma pilotagem segura e emocionante, independentemente do nível de aderência do piso.
O curso das suspensões se manteve e a distância para o solo aumentou 15 mm em relação à R 1200 GS. A geometria do sistema também foi reconfigurada para garantir manobras ainda mais precisas.

Visualmente, a R 1200 GS Adventure também mostra vocação estradeira. Suas formas estão ainda mais robustas e masculinas. O spoiler frontal está alongado, o que, além de dar um aspecto grandioso ao modelo, ainda melhora a proteção contra o spray produzido pelo pneu dianteiro.

Em relação à R 1200 GS, o tanque de combustível agora conta com 10 litros a mais de capacidade (ficando com 30 litros no total), para uma autonomia ainda maior. O suporte para malas laterais evidencia o caráter da aventureira para viagens longas e serve como protetor do tanque de combustível. O motor também conta com novas barras de proteção.

Parte importante do DNA da BMW Motorrad, o conforto da nova R 1200 GS Adventure é garantido pelo novo banco mais alto (que é ajustável), o para-brisa maior (com melhor proteção contra detritos), pedaleiras tipo enduro, mais largas, e pedal do freio reforçado, com posição regulável. Os manetes do guidão também podem ter a altura reajustada para maior comodidade na pilotagem.

“Após o sucesso da R 1200 GS em 2013, estamos muito otimistas com o lançamento da Adventure. Esta é uma motocicleta com muita tecnologia embargada, design, potente e masculina. Além disso ela atende o cliente que transita pelos dois terrenos, on e off-road.” comenta Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

A R 1200 GS Adventure conta ainda com uma extensa gama de acessórios especiais e está disponível na rede de concessionárias BMW Motorrad a partir de R$ 87.900,00 nas cores Verde Oliva, Branco Alpino e Azul Metálico. O prazo de garantia é de 2 anos.

Conheça algumas das características da BMW R 1200 GS Adventure:
Visual GS Adventure robusto e masculino.
Distribuição de peso favorável para uma pilotagem prazerosa.
Tanque de combustível maior - 30 litros.
ABS e ASC como itens de série.
Subquadro traseiro reforçado.
Assento ainda mais confortável.
Para-brisa alto.
Pedaleiras enduro largas.
Pedal do freio traseiro e câmbio ajustáveis e reforçados.
Barras de proteção do motor e tanque de combustível .
Suportes para malas laterais .
Ampla gama de acessórios especiais.


Pacote único de equipamentos:
Cinco modos de condução – Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro – além de add-ons do Enduro ABS and Enduro ASC para pilotagem off-road.
Ajuste eletrônico da suspensão dianteira e traseira.
Preparação para sistema de navegação.
Computador de bordo.
Cruise control.
Farol Full-LED com luz de condução diurna incorporada.
Luz de condução diurna em LED.
Faróis auxiliares em LED.
Piscas em LED.
Controle de pressão dos pneus.
Sistema de aquecimento das manoplas.
Sistema de escapamento cromado.
Ajuste de mapeamento do motor para combustível de baixa octanagem.
Alarme anti-roubo.
Pneus preparados para condução em terreno on e off-road.

Escuderia X conquista cinco pódios em Cascavel

Jetro Salazar venceu a MX1, e Léo Almeida é campeão na Junior

Fonte: X Motos
Jetro Salazar e Léo Almeida venceram as provas das classes MX1 e Junior, respectivamente, na segunda etapa do Paranaense de Motocross disputado em Cascavel, Oeste do Estado. O fim de semana, 26 e 27 de abril, também foi positivo para Davis Guimarães, Mauriti Junior e Thaina Fontes, que terminaram na segunda colocação em suas respectivas categorias: MX3, Intermediária e 65cc. Tauan Brenner ficou próximo de conquistar uma vaga no pódio, ele terminou em quarto na MX2.
O primeiro piloto da Escuderia X a ir para a pista no domingo foi Mauriti Junior, que fez uma prova consistente e ficou com a segunda posição na classe Intermediária. Já Thaina Fontes largou na ponta na classe 65cc, mas caiu e voltou para a prova na quarta posição. Ela se recuperou e terminou a disputa em segundo. Davis Guimarães caiu na largada, ficando na última posição. Em sua corrida de recuperação, o piloto caiu novamente e precisou reiniciar a busca pelas primeiras posições. No fim, Guimarães ficou com o segundo lugar.

Na sequência, Tauan Brenner foi para a pista e terminou em quarto lugar. Léo Almeida fez prova irretocável e venceu a classe Junior. Jetro Salazar, na última bateria do dia, sofreu uma queda na largada e precisou buscar a liderança, algo que conseguiu aos 18 minutos de prova. “Larguei mal, e um piloto caiu na minha frente, então, saí quase de último. Consegui passar o líder e abri uma diferença de cerca de 10 segundos no fim da prova”, conta.

Para Cale Neto, chefe de equipe da Escuderia X, a evolução dos pilotos na temporada tem sido fator importante e algo que ficou claro neste fim de semana. “Principalmente, os resultados que o Léo (Almeida) e a Thaina (Fontes) conquistaram”, avalia. “Agora, vamos focar nossos esforços para a segunda etapa do Arena Cross, em Uberlândia (24 de maio)”, completa o chefe de equipe.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Sean Cummings é o novo Vice-presidente da Harley-Davidson Motor Company para a América Latina.

Sean Cummings

Executivo assume o lugar de Mark Van Genderen, que passa a exercer a função de vice-presidente de General Merchandise

Fonte: Printer Press
A Harley-Davidson anuncia uma mudança em sua liderança regional. Sean Cummings, ex-presidente da Milsco Manufacturing, empresa parceira e fornecedora de equipamentos da Harley-Davidson Motor Company, assume o cargo de vice-presidente para a América Latina no lugar de Mark Van Genderen, que passa a exercer a vice-presidência de General Merchandise, em Milwaukee, Estados Unidos.
Sean Cummings é um ávido e entusiasta motociclista. À frente da Milsco Manufacturing, foi o responsável pela gestão organizacional e dos resultados da companhia em nível global. O executivo possui extensa experiência em diversas áreas, como marketing e logística, além de importante bagagem internacional, com atuação no na América Latina, Europa e Oriente Médio. “Tenho certeza que Sean será muito importante para o nosso time e trará contribuições essenciais ao negócio, com sua paixão por pessoas e sua liderança”, afirma Matt Levatich, presidente da Harley-Davidson Motor Company.

Sean assumirá o lugar de Mark, que ocupou o cargo por sete anos. Neste tempo, o executivo liderou o processo de criação do time regional da América Latina, incluindo a realocação do escritório regional para Miami e o início das operações das subsidiárias da empresa no Brasil, México e LADM - Latin America Direct Markets (o restante dos países da região). Sob a orientação de Mark, a performance de vendas da região América Latina evoluiu consideravelmente, passando de 5.500 unidades em 2007 para 11.400 em 2013 e, mais importante, o índice de satisfação dos clientes também aumentou.

“Estou muito feliz por voltar ao Brasil e ter a oportunidade de trabalhar com um grupo de funcionários e concessionários tão talentoso e dedicado”, afirma Sean. As operações no Brasil continuarão sendo lideradas por Longino Morawski, que agora se reporta diretamente a Sean Cummings.

Harley-Davidson, Inc. é a empresa controladora da Harley-Davidson Motor Company e da Harley-Davidson Financial Services. A Harley-Davidson Motor Company produz motocicletas Custom, Power Cruiser e Touring e possui uma linha Harley-Davidson completa de peças de motocicleta, acessórios, vestuário, equipamentos funcionais e artigos em geral. A Harley-Davidson Financial Services oferece financiamento no atacado e varejo, seguros, garantia estendida e outros planos de proteção e cartão de crédito para concessionárias Harley-Davidson e motociclistas nos Estados Unidos e em outros mercados internacionais. Para mais informações, visite o site da Harley-Davidson em www.harley-davidson.com.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...