domingo, 31 de maio de 2015

Matthieu Lussiana vence na GP 1000 em Cascavel

Francês imprimiu um ritmo forte para vencer adversários e as condições da pista

Fonte: Grelak Comunicação
A disputa particular entre Matthieu Lussiana, da BMW Motorrad Petronas Racing, e Diego Pierluigi, da JC Racing Team, desde os treinos para a segunda etapa do Moto 1000, em Cascavel (PR), durou até a metade da corrida deste domingo (31). Com um ritmo forte, Lussiana venceu e Pierluigi chegou aosegundo lugar. Wesley Gutierrez, da Motonil Motors-PDV Brasil, foi ao pódio no terceiro lugar na categoria GP 1000.
Quarto lugar no grid, Lussiana saltou para a ponta na primeira volta, acompanhado de perto por Pierluigi. Depois de 15 voltas, o piloto da BMW conseguiu se distanciar. “Apostei no composto para pista seca, porque percebemos que o traçado não estava mais tão molhado. Procurei manter o mesmo ritmo desde o começo”, revelou Matthieu, que na próxima semana, vai correr no Mundial de Super Stock. “Essa corrida foi bem importante, serviu como prévia para o mundial”, frisou o piloto.

Para Diego Pierluigi, o segundo lugar ficou de bom tamanho, por não conseguiu acompanhar o francês no final da corrida. “Foi muito forte o ritmo do Lussiana. Meu pneu acabou depois da metade corrida. Mas mantive a concentração para chegar em segundo. O importante é somar pontos”, disse.

Atual vice-campeão da GP 1000, Wesley Gutierrez, falou da estratégia para administrar um lugar no pódio com as condições instáveis da pista. “Eu também fiz minha estratégia, e mantive a terceira colocação. A pista estava úmida em alguns trechos, então procurei focar para não errar”, finalizou Wesley Gutierrez.

Com o resultado da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, a classificação da categoria GP 1000 tem Matthieu Lussiana em primeiro, com 52 pontos, seguido do piloto português Miguel Praia, da Center Moto Racing Team, com 31 pontos e o argentino Sebastian Porto, companheiro de Lussiana na BMW Motorrad Petronas Racing, com 29 pontos alcançados.

GP 1000 - GP CASCAVEL
(Resultado final da segunda etapa após 23 voltas)
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, GP 1000, 24min31s761
2º) Diego Pierluigi (ARG/JC Racing Team), Kawasaki, GP 1000, a 2s741
3º) Wesley Gutierrez (PR/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 1000, a 5s588
4º) Sebastian Porto (ARG/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, GP 1000, a 8s744
5º) Miguel Praia (POR/Center Moto Racing Team), Honda, GP 1000, a 9s587
6º) Marco Solorza (ARG/Solorza Competición), Kawasaki, GP 1000, a 23s383
7º) Danilo Lewis (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, GP 1000, a 34s582
8º) Martin Solorza (ARG/Solorza Competición), Kawasaki, GP 1000, a 38s712
9º) Nick Iatauro (SP/Team Suzuki PRT), Suzuki, GP 1000 Evo, a 51s745
10º) Sebastiano Zerbo (ITA/Target Race Superbike Team), Kawasaki, GP 1000, a 1 volta

Marcos Ramalho vence na GP Light

Piloto diz que só acreditou na vitória quando viu a bandeirada da segunda etapa em Cascavel

Fonte: Grelak Comunicação
O equilíbrio entre as marcas tem sido uma constante em todas as categorias do Moto 1000 GP, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. O vencedor da GP Light neste domingo (31),em Cascavel (PR), só foi definido a 200 metros da linha de chegada. Marcos Ramalho, da equipeSoder Racing, assumiu o primeiro lugar na última curva da volta final. A segunda etapa também levou ao pódio Marcelo Dahmer, da K Racing, e Jean Vieira, que corre pela MS Racing Team, em segundo e terceiros respectivamente.

O pole position Ricardo Levy, da DRT-Ducati, perdeu o lugar para Marcelo Dahmer, equipe K Racing. Levy ainda caiu na sétima volta, perdendo a segunda colocação para Henrique Castro, brasiliense da City Service BSB Motor Racing. Rafael Nunes, da moto 36 da Team Suzuki PRT, subiu para terceiro. Mas Ramalho fazia uma corrida de recuperação, depois de largar em 14º, passando Dahmer na última curva da volta final para conquistar sua primeira vitória no Moto 1000 GP.

“Nem acreditei. Só percebi que tinha vencido a hora que vi a bandeira quadriculada”, confessou o piloto. “Isso me anima para a próxima etapa, porque larguei no fim do grid e fiz uma corrida de recuperação. Só tenho que agradecer a equipe”, revelou.

Marcelo Dahmer, que manteve a liderança praticamente toda a corrida, lamentou. “Estava com uma vantagem muito boa e estava mantendo o ritmo. Mas faltando seis voltas, minha viseira embaçou completamente, não enxergava nada. Uma pena”, finalizou o segundo colocado.

GP Light - GP CASCAVEL
(Resultado final da segunda etapa após 20 voltas)
1º) Marcos Ramalho (PR/Soder Racing), Kawasaki, 22min43s127
2º) Marcelo Dahmer (RS/K Racing), Honda, a 1s284
3º) Jean Vieira (SC/MS Racing Team), Kawasaki, a 2s207
4º) Rafael Nunes (PR/Team Suzuki PRT), Suzuki, a2s428
5º) Henrique Castro (DF/City Service BSB Motor Racing), Kawasaki, a 9s237
6º) Ricardo Negretto (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, a 28s944
7º) Pedro Lins (RJ/Center Moto Racing Team), Honda, a 29s121
8º) Edson Luiz (SC/2MT-PRT), Kawasaki, a 29s944
9º) Márcio Pereira (SC/MS Racing Team), BMW, a 30s472
10º) Luciano Donato (SP/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, a 1 volta

Eric Granado vence na GP 600 em Cascavel

Queda de Joelsu da Silva abriu caminho para a segunda vitória do piloto paulista

Fonte: Grelak Comunicação
Eric Granado foi o vencedor da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade na categoria GP 600. O paulista inscrito pela GST Honda Mobil Super Moto deixou para trás o carioca Alex Pires, da Center Moto Racing Team, e o argentino Juan Solorza, que corre pela Solorza Competición.
Depois de uma forte disputa nas primeiras voltas com Joelsu “Mitico” da Silva, piloto da Paulinho Superbike, que sofreu uma queda na 11ª volta e abandonou com a pedaleira danificada, Granado assumiu de vez primeiro lugar e venceu a segunda corrida consecutiva da temporada.

“Apostei na estratégia de usar os dois pneus para chuva, mas a pista secou rápido demais. Procurei manter o ritmo mesmo com pneus bem gastos. No final, deu certo”, explicou o piloto, que concilia a temporada noMoto 1000 GP com a atuação no Europeu de Moto 2.

O argentino Juan Solorza, da Solorza Competición, chegou ao segundo lugar e falou das dificuldades impostas pelas condições de pista. “Uma corrida difícil, com a pista variando de seco e molhado. O importante é pontuar, porque isso é fundamental para a classificação lá no final do campeonato”, finalizou.

Já Alex Pires, segundo no pódio, vibrou com seu primeiro pódio na categoria. O carioca ultrapassou Ian Testa, da Motonil Motors-PDV Brasil, praticamente na linha de chegada. “Ele olhou para trás e eu aproveitei”, brincou Pires. “Estava muito confiante. Larguei em 14º e quando vi a possibilidade de chegar à ponta, apertei a mão. Foi demais”, comemorou.

A classificação atualizada traz Granado em primeiro com 53 pontos, seguido de Solorza, com 40 e agora Alex Pires, em terceiro, com 27 pontos.

GP 600 e GP 600 Evo - GP CASCAVEL
(Resultado final da primeira etapa após 20 voltas)
1º) Eric Granado (SP/GST Honda Mobil Super Moto), Honda, GP 600, 23min11s629
2º) Juan Solorza (ARG/Solorza Competición), Yamaha, GP 600, a 25s868
3º) Alex Pires (RJ/Center Moto Racing Team), Honda, GP 600, a 1min00s979
4º) Ian Testa (DF/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 600, a 1min01s023
5º) Lucas Bittencourt (PR/Triple Triumpf), Triumph, GP 600, a 1min02s299
6º) Márcio Bortolini (PR/Mabo Racing), Honda, GP 600 Evo, a 1min05s813
7º) Marciano Santin (RS/Santin Racing), Honda, GP 600 Evo, a 1 volta
8º) Juliano Soder (PR/Soder Racing), Yamaha, GP 600 Evo, a 1 volta
9º) Marcelo Dias (BA/2MT-PRT), Honda, GP 600 Evo, a 1 volta
10º) Victor Luciano (SP/Walmax Racing), Kawasaki, GP 600 Evo, a 1 volta

Brian David vence a GPR 250 em Cascavel

Duas equipes polarizaram a disputa na mais equilibrada categoria do Moto 1000 GP

Fonte: Grelak Comunicação
A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade na GPR 250 teve uma corrida bastante equilibrada, característica da categoria de formação de pilotos na Moto 1000 GP. Brian David, que leva as cores da Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros foi o vencedor, seguido dos pilotos da Playstation-PRT, Ton e Meikon Kawakami.
As duas equipes polarizaram a disputa no Autódromo Zilmar Beux em Cascavel. (PR). Durante as 13 voltas, a alternância na ponta foi constante, com menos de meio segundo do primeiro ao quarto colocado durante toda a prova. A vitória foi definida apenas na última volta. “Foi estratégia minha esperar para atacar na volta final. Cascavel é minha pista preferida, porque é muito rápida. Analisei o Ton e o Meikon, onde poderia passar eles, e acabou dando certo”, sintetizou Brian David, eufórico pela conquista.

Os irmãos Kawakami esperavam vencer, mas se mostraram satisfeitos com o pódio na pista paranaense. “Não deu para vencer, mas estou muito feliz. Conseguimos um bom acerto da moto. Agradeço à equipe”, disse Ton. “Infelizmente o Brian abriu no finalzinho e eu não consegui alcançar, mas o campeonato segue. O importante é pontuar”, finalizou Meikon.

A vitória em Cascavel deixou Brian David na vice-liderança do campeonato na categoria GPR 250 com 36 pontos. Na frente segue Ton Kawakami, com 46 pontos e em terceiro, Meikon, que chegou aos 33 pontos.

GPR 250 - GP CASCAVEL
( (Resultado final da primeira etapa após 13 voltas) (
1º) Brian David (GO/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, 18min13s985
2º) Ton Kawakami (SP/Playstation-PRT), Honda, a 0s076
3º) Meikon Kawakami (SP/Playstation-PRT), Honda, a 0s616
4º) José Duarte (CE/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, a 1s239
5º) Rafael Traldi (SP/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, a 42s451
6º) Hebert Pereira (RS/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, a 42s592
7º) Niko Ramos (SP/M2B Racing), Kawasaki, a 1min07s105
8º) Felipe Gonçalves (PR/Paulinho Superbikes), Honda, a 1min26s100
9º) Diogo Nascimento (SP/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, a 1 volta
10º) Gustavo Gil (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, a 1 volta

sábado, 30 de maio de 2015

Moto 1000 GP tem seis pilotos do Oeste do Paraná em ação no GP Cascavel

Soder, Pozzer, Bortolini, Ettinger, Ramalho e Bittencourt,

Marcos Ramalho e Wagner Ettinger disputa a GP Light. Lucas Bittencourt, Juliano Soder, Lucas Pozzer e Márcio Bortolini atuam na GP 600

Fonte: Grelak Comunicação.
O GP Cascavel, segunda etapa do Moto 1000 GP, terá em ação neste fim de semana seis pilotos da região Oeste do Paraná. Eles integram o grupo de 78 pilotos que vão formar os grids das categorias GP 1000, GP 600, GP Light e GPR 250 nas corridas deste domingo (31) no Autódromo Internacional Zilmar Beux, circuito de mais alta média de velocidade entre os que compõem o calendário do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Considerados “pilotos da casa” no GP Cascavel, os pilotos do Oeste são representantes de cinco cidades diferentes. Dois deles vão disputar a categoria GP Light com motos Kawasaki ZX10: Marcos Ramalho, da cidade de Marechal Cândido Rondon, número 9 da Soder Racing, e Wagner Ettinger, de Palotina, número 13 da Paulinho Superbikes. Cascavel estará representada por Lucas Bittencourt, da Triple Triumph, com a Triumph 675R número 22.

Os outros três pilotos da região integram a GP 600 Evo, que compõe o grid da GP 600 com classificação distinta para competidores que têm as suas carreiras em fase de ascensão. Juliano Sodeer, de Toledo, pela equipe Soder Racing, e Leonardo Pozzer, de Palotina, pela Mabo Racing, pilotam as Yamaha R6 inscritas sob os números 47 e 16. Márcio Bortolini, de Foz do Iguaçu, corre com a Honda CBR 600RR número 37, também da Mabo Racing.

O grupo de paranaenses representa um sexto do total de pilotos: serão 13. Três deles vão alinhar no principal grid do evento, o da categoria GP 1000. Atual vice-campeão brasileiro, Wesley Gutierrez vai pilotar a Kawasaki número 47 da Motonil Motors-PDV Brasil. Os outros dois, ambos de Curitiba, são da classe Evo: Victor Moura, com a BMW S1000RR número 19 da M2B Racing, e Marcos Salles, com a Honda CBR 1000RR número 42 da MS Racing Team.

Na GP Light, o Paraná estará representado por Rafa Nunes, curitibano que lidera o Brasileiro com a GSX-R1000 número 36 do Team Suzuki-PRT. A GP 600 aponta o londrinense Joelsu Mitiko, com a Kawasaki ZX6-R número 4 da Paulinho Superbikes. Outros dois pilotos do estado participam da série de formação GPR 250 com as Honda CBR 250 da Paulinho Superbikes: Marcelo Fernandes, de Maringá, número 18, e Felipe Gonçalves, de Londrina, 30.

GP CASCAVEL – BRASILEIRO DE MOTOVELOCIDADE
(Os horários de treinos e corridas da segunda etapa do Moto 1000 GP)
Sábado, 30 de maio
8h55 – treino livre da GPR 250 (25 minutos)
9h25 – treino livre da GP 600/GP 600 Evo (25 minutos)
9h55 – treino livre da GP 1000/GP 1000 Evo (25 minutos)
10h25 – treino livre da GP Light (25 minutos)
11h05 – treino classificatório Q1 da GPR 250 (20 minutos)
11h30 – treino classificatório Q1 da GP 600/GP 600 Evo (20 minutos)
13h10 – treino classificatório Q1 da GP 1000/GP 1000 Evo (20 minutos)
13h40 – treino classificatório Q1 da GP Light (20 minutos)
14h10 – treino classificatório Q2 da GPR 250 (10 minutos)
14h30 – treino classificatório Q2 da GP 600/GP 600 Evo (10 minutos)
14h50 – treino classificatório Q2 da GP 1000/GP 1000 Evo (10 minutos)
15h10 – treino classificatório Q2 da GP Light (10 minutos)

Domingo, 31 de maio
8h10 – warm up da GPR 250 (10 minutos)
8h30 – warm up da GP 600/GP 600 Evo (10 minutos)
8h50 – warm up da GP Light (10 minutos)
9h10 – warm up da GP 1000/GP1000 Evo (10 minutos)
9h50 – largada da GPR 250 (13 voltas)
10h40 – largada da GP 600/GP 600 Evo (20 voltas)
11h35 – largada da GP Light (20 voltas)
12h30 – largada da GP 1000/GP 1000 Evo (23 voltas) 

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Pilotos do Moto 1000 GP superam a casa dos 270 km/h em Cascavel

Wesley Gutierrez

Treinos para segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade começam na manhã desta sexta-feira

Fonte: Grelak Comunicação.
O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade dará início nesta sexta-feira (29) à programação de treinos do GP Cascavel, segunda etapa da temporada de 2015. Cada uma das quatro categorias que compõem o Moto 1000 GP terá, até a manhã de sábado (30), quatro sessões de pista de 25 minutos, antes das tomadas de tempo classificatórias que vão definir as posições de largada para as corridas de domingo (31) no Autódromo Internacional Zilmar Beux.
O traçado cascavelense de 3.058 metros acolhe o Moto 1000 GP pela sétima vez em três anos e meio – a primeira edição do evento aconteceu em novembro de 2012, com a rodada dupla que contou pontos pelas quinta e sexta das oito etapas. É o circuito onde os pilotos atingem as médias de velocidade mais altas do calendário. A pole position do francês Matthieu Lussiana na etapa final de 2014, em Cascavel, registrou 175,090 km/h de média.

“As médias horárias aqui são as mais altas do ano. Apesar disso, não é uma pista tão rápida”, avalia o português Miguel Praia, vice-líder da GP 1000, principal categoria do Moto 1000 GP. As retas do autódromo são curtas. Assim, temos velocidades máximas de 270 quilômetros por hora, talvez até um pouco mais que isso. É um tanto lento”, considera Praia, que pilota a Honda número 17 da equipe carioca Center Moto Racing Team.

A constatação toma por base as velocidades finais verificadas em pelo menos outros dois circuitos do Moto 1000 GP. “Ainda não corri em Goiânia, no ano passado houve uma etapa lá e não pude vir ao Brasil. Mas em Curitiba, na primeira corrida deste ano, rompi a barreira dos 290 km/h”, conta. “Em Goiânia, onde também há uma reta muito extensa, as velocidades na corrida do próximo mês poderão atingir os 300 km/h”, acredita, citando a etapa de 28 de junho.

O francês Matthieu Lussiana, líder do Brasileiro, venceu as três últimas provas do Moto 1000 GP em sua categoria principal – as duas últimas de 2014, ano em que foi campeão, e a primeira de 2015, em Curitiba. “Esse circuito não exige a sexta marcha em nenhum ponto”, observa o piloto da BMW Motorrad Petronas Racing, equipe chefiada. “No fim da antiga reta dos boxes, chegamos a cerca de 270 km/h, reduzimos de quinta para terceira marcha e contornamos a Curva da Vitória a pelo menos 170 km/h”, exemplifica.

Cascavel recebeu o Moto 1000 GP em duas etapas de 2014, com uma vitória de Lussiana e outra do paranaense Wesley Gutierrez, vice-campeão da GP 1000. Brasileiro melhor colocado na tabela atual, em quarto lugar, o piloto da Motonil Motors-PDV Brasil vê nas características do circuito a chance de se aproximar dos líderes. “A desvantagem do nosso motor em relação a motos de outras marcas aqui é menor”, testemunha o piloto da Kawasaki número 47.

Líder da categoria GP 600, Eric Granado, da GST Honda Mobil Super Moto, mostrou-se receoso quanto ao circuito de Cascavel. “Já faz mais de dez anos que fiz uma corrida aqui, mal lembrava da pista”, falou o paulista de 18 anos, cujo currículo registra participações em mais de 50 autódromos de quatro continentes. “O traçado de Cascavel é bom, mas a pista é bem complicada. As zebras são inviáveis, a aderência também é quase nula”, observou.

Vencedor de uma das duas etapas cascavelenses da GP 600 em 2014, Joelsu Mitiko contemporizou. “Com o clima frio a aderência é baixa. No geral, é uma pista que com sol, mesmo sem calor, oferece muita aderência”, falou o paranaense da Paulinho Superbikes. “Mas dificilmente vamos baixar os tempos de volta do ano passado”, acrescentou o piloto, que cravou a volta mais rápida da etapa final em 1min05s928, com 166,982 km/h de média.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Procura online por motos cresce 194%

São Paulo lidera o ranking das cidades que mais procuram e anunciam motocicletas no País

Fonte: Prenter Press.
O interesse por motocicletas teve aumento considerável nos últimos oito anos, aponta o Índice WebMotors. De acordo com o maior site de classificados do Brasil, as buscas por veículos de duas rodas aumentaram 194% no período, enquanto o crescimento do número de ofertas no site foi ainda mais expressivo: 445%.
Em janeiro de 2007, ano em que o índice passou a ser contabilizado, o estoque de motocicletas noWebMotors era de 998 modelos, em março deste ano o número já ultrapassou as 5.000 unidades. Já as buscas no mesmo período de 2007 somavam pouco mais de 240 mil ou 1,4% do volume de todo o site. Em 2014 passou a marca dos 714 mil, o que representa 5,19% do total. No caso específico de unidades anunciadas, a média por mês naquele ano era de 1.071, enquanto o volume no ano passado atingiu relevantes 4.553.

“A alta no preço do combustível, o trânsito caótico das grandes metrópoles e a correria do dia a dia são questões que levam os condutores a optarem por formas mais práticas e econômicas de locomoção”, afirma Rafael Constantinou, gerente de Marketing do WebMotors. “E a tendência é que estes números (buscas e anúncios) continuem crescendo pelos próximos meses”, complementa o executivo.

“Outro ponto diretamente envolvido com o crescimento da procura por motocicletas é a praticidade e rapidez que o ambiente online proporciona às pessoas. Hoje, por exemplo, o WebMotors disponibiliza um aplicativo que possibilita o usuário não apenas fazer uma busca completa pelo modelo desejado, mas também, apenas por intermédio mde seu smartphone, confeccionar o seu anúncio desde a inclusão das fotos ao pagamento – tudo de maneira simples, intuitiva e o mais importante: segura”, analisa Constantinou.

Além disso, a capital paulista lidera o ranking das capitais que mais anunciam e buscam motos no País. Quanto aos anúncios, são 30%, e sobre as buscas, 75% de toda a frota ofertada no WebMotors.

De acordo com informações da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), embora o atual momento seja de desaceleração econômica, as vendas de motos sofreram um impacto menor se comparado com o comércio de automóveis zero quilômetro. No primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2014, a queda nas vendas de carros foi de 18%, enquanto nas de motos ficou em 10,6%.

É importante destacar que nas regiões Sudeste e Centro-Oeste as vendas de motocicletas no último mês foram na contramão e registraram altas, ainda que discretas: 0,25% e 0,31%, respectivamente. Quanto aos segmentos, o cenário foi positivo, nacionalmente falando, para os tipos trail (aumento de 0,34%), naked (0,37%), maxtrail (0,17%), custom (0,13%), sport (0,13%) e touring (0,06%).

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...