sábado, 4 de julho de 2020

Top seven marcas de motos em junho 2020

Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave
Junho chegou. Mais um mês de pandemia e depressão nas atividades econômicas como um todo. O setor de motocicletas também continua afetado, porém muito melhor que maio. Se no quinto mês do ano foram comercializadas 29.220 unidades, no sexto mês do ano foram emplacadas 45.893 motocicletas.
Um aumento de 57,05%. Porém quando comparamos com o mês de junho de 2019, esse percentual fica em -42,66%.
Muito provavelmente até dezembro, não será possível recuperar os números de 2019.
Continuamos no propósito positivista e esperando dias melhores. Vai que aconteça algo extraordinário, inexplicável e esse ano termine fechando melhor que 2019?
Em tempos de pandemia, a Yamaha teve um aumento de mais de 100% no mercado, passando de 4.608 no mês passado para 10.135 em junho. A BMW está se consolidando na terceira posição. E a Triumph está freguesa do lado de dentro de nosso ranking
Vamos aos números?

1º lugar: Honda, com 30.325 unidades e 66.08% do mercado;
2º lugar: Yamaha, com 10.135 unidades e 22.08%% do mercado;
3º lugar: BMW com 966 unidades e 2.11% do mercado;
4º lugar: Kawasaki com 877 unidades e 1.91% do mercado;
5º lugar: Haojue, com 701 unidades e 1.53% do mercado;
6º lugar: Triumph, com 584 unidades e 1.27% do mercado; e
7º lugar: Harley Davidson, com 559 unidades 1.22% do mercado.

Top ten dos motocicletas mais vendidas em junho de 2020

Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave
Junho chegou. Mais um mês de pandemia e depressão nas atividades econômicas como um todo. O setor de motocicletas também continua afetado, porém muito melhor que maio. Se no quinto mês do ano foram comercializadas 29.220 unidades, no sexto mês do ano foram emplacadas 45.893 motocicletas.
Um aumento de 57,05%. Porém quando comparamos com o mês de junho de 2019, esse percentual fica em -42,66%. Muito provavelmente até dezembro, não será possível recuperar os números de 2019.
Continuamos no propósito positivista e esperando dias melhores. Vai que aconteça algo extraordinário, inexplicável e esse ano termine fechando melhor que 2019?
Vamos aos números?
1º Lugar: Honda CG 160 Titan, com 12.296 unidades;
2º Lugar: Honda Biz, 125, com 4.881 unidades;
3º Lugar: Honda NXR Bros 160, com 3.593 unidades;
4º Lugar: Honda Pop 110i, com 2.795 unidades;
5º Lugar: Yamaha Fazer 250, com 1.738 unidades;
6º Lugar: Honda PCX 150, com 1.581 unidades;
7º Lugar: Yamaha YBR 150 com 1.461 unidades;
8º Lugar: Honda CB 250 Twister, com 1.455 unidades;
9º Lugar: Yamaha XTZ Crosser 150, com 1.372; e
10º Lugar: Yamaha XTZ Lander 250, com 1.354 unidades

quinta-feira, 2 de julho de 2020

BMW desenvolve piloto automático inteligente para motocicletas

Cruise control com controle de distância do veículo da frente para conforto e segurança ao pilotar a motocicleta
A matriz da BMW Motorrad informou no último dia 30/06, o desenvolvimento de equipamento de controle de cruzeiro, (cruise control), inteligente  para sua linha de motocicletas, denominado Active Cruise Control - ACC.
O ACC é um novo sistema de assistência ao piloto que foi desenvolvido em uma parceria entre a BMW Motorrad e a Bosch, já disponível há algum tempo para automóveis, acaba de ser "adaptado" para motocicletas. O sistema oferece conforto para o motociclista, regulando automaticamente a velocidade definida pelo motociclista e a distância  do veículo que está na frente. 

O sistema regula automaticamente a velocidade do veículo quando a distância do veículo à frente é reduzida e mantém a distância definida pelo motociclista. Essa distância pode variar em três etapas. Tanto a velocidade de pilotagem quanto a distância do veículo à frente podem ser definidas convenientemente usando um botão. As configurações individuais são exibidas no painel de instrumentos TFT. 
O novo BMW Motorrad ACC possui duas características de controle selecionáveis: confortável ou dinâmico, nas quais o comportamento de aceleração e desaceleração é alterado. O controle de distância também pode ser desativado para poder usar o Dynamic Cruise Control (DCC).

Ao fazer curvas, a velocidade é automaticamente reduzida pelo ACC, se necessário, e um ângulo de inclinação confortável é delimitado pelo equipamento. 
Não foi informado ainda quando estará disponível nas motocicletas da marca vendidas no Brasil e nem o impacto sobre o preço das mesmas....






segunda-feira, 22 de junho de 2020

Comparativo: nova Triumph Tiger 900, BMW 850 GS e Honda África Twin 1000

Se o seu desejo é uma motocicleta  Big Trail entre 850 e 1000 cc, estamos aqui para lhe ajudar a decidir....
O mercado das motocicletas estilo Big Trail é dinâmico e muito competitivo no Brasil. Ninguém quer ficar para trás. Quem lança uma novidade, deve ficar atento para não ser superado em breve. E se não for possível fazer um novo lançamento pelo menos uma atualização, um face lift, sempre de olho no concorrente.
Em nosso opinião a Big Trail por excelência da BMW era a 800 GS, com legião de fãs Brasil a fora, pois em 2017/18, a marca alemã deu uma mexida profunda no modelo fazendo nascer a GS 850. Uma moto totalmente nova e recheada de tecnologia, porém com menos potência que a antiga.
A Honda por sua vez, ficou um bom tempo sem ter uma representante á altura nesse segmento. Era representada timidamente pela Transalp 700, que acabou sendo descontinuada, com a chegada da poderosa África Twin CRF 1000, que já foi atualizada recentemente. Mesmo assim não anda fazendo bonito no ranking das Big trails. De janeiro a dezembro de 2019, enquanto a BMW vendeu 2.134 unidades da GS 850, a Honda vendeu apenas 337 unidades da sua CRF 100 África Twin.
Já a Triumph está descontinuando a linha Tiger 800, diga se de passagem a mais vendida da marca no segmento em 2019, para lançamento da Tiger 900. A montadora diz que é um novo projeto, partindo do zero. Será?

                     COMPARATIVO NOVA TIGER 900, BMW 850 GS E HONDA CRF 1000 ÁFRICA TWIN

            DADOS

             BMW 850 GS


HONDA 1000 ÁFRICA TWIN

           TRIUMPH TIGER 900

                                                                                         MOTOR

Cilindrada:

853 (2 cilindros)

1048 (2 cilindros)

888 (3 cilindros)

Potência

80 Cv (a 6.250 Rpm)

102 Cv (a 7.500 Rpm)

95,2 (a 8.750 Rpm)

Torque

9,0 Kgm.f (a 6.250 Rpm)

10,7 Kgm.f (a 6.000 Rpm)

8,87 Kgm.f a 7.250 Rpm

                                                                                                          TRANSMISSÃO

Final

Corrente

Corrente

Corrente

Caixa De Câmbio

6 Velocidades

6 Velocidades

6 Velocidades

                                                                                                           SUSPENSÃO

Suspensão Dianteira

Garfos telescópico. Invertido 43 mm

curso: 230 mm

 

Garfo telescópico 224 mm

Garfos showa 45 mm invertidos

pré carga manual.

240 mm de curso

Suspensão Traseira

Braço oscilante, ajuste da

hidráulico mola da pré-carga

curso: 215 mm

Pro-link 252 mm

Showa, ajuste manual de pré-

carga, 230 mm de curso

Freio Dianteiro

Duplo disco flutuante 305 mm

Pinça flutuante pistão duplo

Duplo disco flutuante  310 mm tipo

Margarida, com ABS

Discos  duplos flutuantes de

320 mm, Brembo. ABS de curvas

Otimizados

Freio Traseiro

Disco simples  265 mm, ABS

comutável

Disco simples 256 mm, com ABS

Tipo margarida

Disco simples ABS, 255 mm

Roda/Pneu Dianteiro

Raiada, 21x2,15, Pneu Sem

Câmara 90/90 21”

Raiada 21”, Pneu 90/90-21” 54h

Com câmara

Raiada 21x2,15, Pneu

Sem Câmara ,90/90-21”

Roda/Pneu Traseiro

Raiada, 4,25x 17”

Pneu 150/70 17”

Raiada 18” Pneu 150/70 18”

Com Câmara

 

Raiada, 17x4,5” Pneu Sem

Câmara, 150x70 R 17”

            Chassi

Estrutura Em dupla Trave Com

Invólucro De Aço

Berço Simi Duplo

Quadro De Aço Tubular

Subquadro Parafusado

                                                                                          DIMENSÕES /CAPACIDADES

Largura Do Guidão

939 (Incluindo  Espelhos

932 Mm

935 Mm

Altura Do Assento

890 Mm A 835 Mm

920 Mm A 900 Mm

870 Mm A 850 Mm

Entre Eixos

1593 Mm

1574 Mm

1551 Mm

Rake

62 Graus

27,3 Graus

24,4 Graus

Trail

126 Mm

113 Mm 

145,8

Peso

244 Kg Em Ordem de marcha

224 Kg – Peso Seco

192 Kg – Peso Seco

Tanque

23 Litros

24,2 Litros

20 Litros

Consumo

24,3 Km/L (Wmtc)

19,5 Km/L (Média)

19,2 Km/L (55.4 Pmg)

Reserva

3,5 Litros

3,6 Litros

Não Informado

Distância Do Solo

Não Informado

271 Mm

Não Informado

                                                                                             OUTRAS INFORMAÇÕES

               Cores

Azul, Cinza, Vermelho

Verde E Branco

Branco, Vermelho E Preto

Vermelho e Branco

Garantia/Assistência

                       3 Anos

      3 Anos + Honda Assistance

2 Anos+ Roadside  Assistance

              Versões

Adventure e Premium

África Twin e África Twin Sport

Tiger 900, Tiger 900 GT

Tiger GT Low, Tiger 900 GT Pro

Tiger Rally E Tiger Rally Pro

 

                Painel

 TFT 6,5 Polegadas

TFT 6,5 Touch

TFT 7 Polegadas

          Tecnologia

Espelhamento de smartphone,

controles de tração e estabilidade.

Partida sem chave, comp. Bordo,

2 modos de condução, parabrisa

ajustável,  acelerador eletrônico,

assistente de troca de marchas,

faróis, lanternas, pisca e DRL  led

Piloto automático, manoplas aque-

cidas, ABS desconectável, monito-

ramento de pressão dos pneus.

Controle de tração, 4 modos de

condução, farol em led, controle

velocidade de curva, controle de

wheeling, espelhamento de smart-

fone

Assistente para troca de marcha,

espelhamento de smartphone,

monitoramento de pressão dos

Pneus, 6 modos de pilotagem,

controle de tração em curvas,

faróis, lanternas, setas e DRL em

 led, piloto automático, controle

de tração e estabilidade, compu-

tador de bordo, banco de piloto

E garupa aquecidos, manoplas

 aquecidas.

           Valores

R$  68.750,00 frete incluso.

Preço válido para o modelo

F 850 Adventure

R$ 68.603,00 + frete. Preço válido 

para o modelo África Twin Sports

R$ 59.990,00 . Preço promocional 

de lançamento, válido para o

modelo Tiger 900 Rally Pro

            


Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...