quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Top seven marcas mais vendidas em novembro/23

Texto: Nilson Silva
Infográfico: Beatriz Pinheiro
Penúltimo mês do ano demostrando uma certa estabilidade, com viés de queda, passando de 137.665 para 130.469 motocicletas emplacadas, recuando 5.23%. Mas quando a gente compara com o mesmo mês do ano passado temos um saldo positivo de 5.87%, portanto +5-5= zero. Será?

No acumulado do ano, no entanto temos um saldo positivo de 17,79% e vamos com certeza ultrapassar o milhão e meio de motocicletas vendidas. Se a gente dividir 1.500,000 por 12, termos uma média de 125 mil motocicletas comercializadas mensalmente, fato que ocorreu apenas no ano de 2013,quando se chegou a 1,6 milhões de motocicletas comercializadas..

A Shineray ocupou o 3º lugar que foi da Mottu uma boa parte de ano. A Mottu emplaca,(ainda), motos para locação; A Shineray também está explorando esse filão; tomara que não seja mais um voo de galinha. Já a Triumph que não consegue pontuar em nosso ranking, tem uma carta na manga para os dois primeiros meses de 2024, que vai ser a entrega das agora suas duas motos de entradas, a Speed e a Escrambler 400, que venderam as suas primeiras 400 unidades on-line em questão de horas. Aliviamos que deva ficar a quarta e sexta colocação.

Vamos aos números?



 

Top ten motocicletas mais vendidas em novembro/23

Texto: Nilson Silva

Penúltimo mês do ano demostrando uma certa estabilidade, com viés de queda, passando de 137.665 para 130.469 motocicletas emplacadas, recuando 5.23%. Mas quando a gente compara com o mesmo mês do ano passado temos um saldo  positivo de 5.87%, portanto +5-5= zero. Será? No acumulado do ano, no entanto temos um saldo positivo de 17,79% e vamos com certeza ultrapassar o milhão e meio de motocicletas vendidas. Se a gente dividir 1.500,000 por 12, termos uma média de 125 mil motocicletas comercializadas mensalmente, fato que ocorreu apenas no ano de 2013, com 1,6 milhões de unidades.

Vamos aos números?



 


Royal Enfield Shotgun 650 – caráter completamente diferente

Publicado on-line na Revista Motociclismo PT, em 14/12/2023

A base técnica é a da emblemática Super Meteor 650, mas graças a algumas pequenas, mas importantes modificações, a Shotgun 650 parece ter, um caráter completamente diferente

A Royal Enfield é sinônimo de personalização, cada modelo da gama conta uma história, e com a nova Shotgun 650 o foco foi a personalização. Foi a partir deste "ecossistema" que nasceu a ideia de experimentar e construir um protótipo – que mais tarde se tornaria realidade – de uma Royal Enfield totalmente personalizável.

Como já foi referido, a base técnica é a já comprovada da principal moto cruiser da Royal Enfield. A nova Shotgun 650 está equipada com um motor de dois cilindros arrefecido a ar e a óleo que produz 47 cv de potência às 7.250 rpm e 52,3 Nm de de torque à 5.650 rpm. O Câmbio é de seis velocidades.

A base da nova Royal Enfield Shotgun 650 é um quadro tubular em aço, a distância entre eixos é de
1.465 milímetros e a altura do assento em relação ao solo é de 795 milímetros, acessível a todas as alturas.
A Shotgun 650 está equipada com um moderno garfo invertido Showa (Separate Function Big Piston) com 120 milímetros de curso, enquanto na traseira existe um amortecedor duplo, também Showa, com 90 milímetros de curso. O tanque de combustível tem uma capacidade de 13,8 litros e – graças ao baixo consumo de combustível – oferece uma autonomia respeitável.
O peso indicado na ficha técnica em ordem de marcha é de 240 kg com 90 % de combustível e vários fluidos do motor.
Queremos saber quando vai desembarcar no Brasil e a que preço.

Motoclube Pelotão IDE faz Ação Social de Natal/2023, em abrigo para pessoas especiais em Brasilia-DF.

No ano do décimo aniversário, Pelotão IDE faz evento social diferenciado.

Aconteceu no último sábado, dia 9 de dezembro na parte da manhã, a décima ação social ordinária do Moto clube Pelotão IDE e amigos.
Desta vez a instituição escolhida foi o Instituto Dom Orione, localizado na QI 15, Área Especial, no Lago Sul, Brasília-DF.

O Instituto Dom Orione é uma organização filantrópica, ligada á igreja católica, fundado há 55 anos, mantido através de parcerias, convênios, bazar, doações da comunidade e campanhas diversas, que entre outros coisas mantém um abrigo que dispensa cuidados integrais para homens adultos, excepcionais, (ou especiais, como queiram), que saíram do orfanato por terem atingido a maioridade e que não possuem famílias, ou
que as famílias têm dificuldade de cuidar.
A missão do Pelotão IDE desta vez foi providenciar presentes de Natal antecipado para estas adoráveis pessoas, cara de homem, mas com coração de menino. E Deus foi muito generoso para conosco, pois entre nossos amigos, amigos motociclistas e familiares conseguimos fazer uma ótima festa numa linda manhã ensolarada, onde aproveitamos pra conversar, cantar, fazer muitas fotos, lanchar e presentear a cada um dos internos com uma ótima lembrança, onde cada um dos 40 integrantes recebeu um kit de higiene pessoal, mais um pacote de presente composto por 3 itens, entre camisetas, camisas sociais, sandálias, bermudas e tênis, de acordo com a disponibilidade de cada padrinho. Estimamos em r$ 100,00 a valor médio de cada presente. Missão dada, é missão cumprida!
"Agradecemos primeiro ao Nosso Deus Provedor, aos integrantes integrantes do Pelotão que foram unânimes e coesos neste evento; aos outros irmãos de moto clubes, aos nossos familiares e amigos, sem os quais este evento não seria possível. Desejamos a todos um Feliz Natal antecipado e que o Senhor Jesus possa nascer cada dia em nossos corações", disse Nilson Silva, Presidente do Pelotão IDE.
"Foi um momento marcante com a fala de cada representante. Os educandos cantaram uma música sobre o amor, que devemos fazer pontes e o senhor Nilson também declarou uma passagem bíblica mencionando sobre o amor. Após esse momento houve os agradecimentos e a entrega de presentes diversos para os alunos, bem como saquinhos com guloseimas. Também foi servido cachorro-quente com refrigerante para todos que ficaram muito felizes", disse Shirley Holanda Coordenadora pedagógica do Instituto Dom Orione.

Sobre o Moto clube Pelotão IDE:

O Moto clube Pelotão IDE foi fundado em 03 de dezembro de 2013, por cristãos evangélicos residentes em Brasília DF. Em 09 de dezembro de 2014, realizou a primeira eleição para diretoria definitiva, com o estatuto já aprovado. Entre as bandeiras da associação está a divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo, a amizade, a cordialidade e a participação em eventos de caráter assistenciais. 




  

sábado, 2 de dezembro de 2023

Motoclube Pelotão IDE elege Diretoria para o ano de 2024.

No ano do décimo aniversário o Motoclube Pelotão IDE elege a nova diretoria para o ano de 2024. 

O evento, como de costume, e de acordo com o estatuto, aconteceu na sede do Motoclube, em Samambaia Norte, Brasília-DF, na tarde deste sábado, 02 de dezembro de 2023. A comissão eleitoral, também de acordo com o nosso estatuto, foi composta pelas dependentes Nina Rodrigues e Raquel Pinheiro.

Os cargos em disputa foram preenchidos da seguinte forma: Para presidente, foi reeleito o atual Presidente Nilson José da Silva; para vice-presidente, foi eleito Marcondes Santos; para tesoureiro foi reeleito Aricélio Felix; Para Secretário foi reeleito Wesley Lima e para Diretor de Eventos foi eleito Isaque Rodrigues. Neste ano tivemos a modalidade de eleição on line, onde os membros ausentes puderam participar por vídeo conferência e expressar suas vontades.
"Esperamos dar o nosso melhor, e que o nome de Jesus possa se fazer conhecido também por nosso trabalho e que possamos nos empenhar ao máximo para isto", disse Nilson Silva, o presidente reeleito.

Sobre o Moto clube Pelotão IDE:

O Moto clube Pelotão IDE foi fundado em 03 de dezembro de 2013, por cristãos evangélicos residentes em Brasília DF. Em 09 de dezembro de 2014, realizou a primeira eleição para diretoria definitiva, com o estatuto já aprovado. Entre as bandeiras da associação está a divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo, a amizade, a cordialidade e a participação em eventos de caráter assistenciais. 




quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Triumph apresenta (na Europa), a nova TF 250-F – um desempenho vencedor

A Triumph Motorcycles lançou oficialmente a nova TF 250-X, com uma relação peso/potência exemplar na sua classe e um pacote de especificações abrangente no ultracompetitivo segmento de motocross de 250cc.

Publicado na Revista Motociclismo PT em 29/11/23
Desenvolvido inteiramente pela Triumph em estreita colaboração com campeões de alto nível como Ricky Carmichael e Ivan Cervantes, o design do novo modelo de competição a quatro tempos é completamente novo. Tanto o motor de corrida de alto desempenho como o quadro exclusivo em alumínio são compactos e leves, além de incorporarem de série um dos melhores componentes do mercado.
Com um estilo agressivo e propositado, a TF 250-X é estreita mas arrojada e será reconhecível de imediato em pista pela sua silhueta minimalista e leve, além do seu esquema gráfico a preto e amarelo Triumph Racing.
A Triumph desenvolveu um motor de corrida monocilíndrico a quatro tempos totalmente novo, compacto e leve. Apresentando um pistão de alumínio forjado e válvulas de titânio, este propulsor também tem tratamento DLC (Low Friction Carbon), tampas de magnésio leves e embraiagem Diaphragm Exedy.

O sistema de freios da Brembo é composto por uma pinça dianteira flutuante de dois pistões de 24 mm, uma pinça traseira flutuante de pistão único de 26 mm e discos Galfer de 260 mm à frente e 220 mm atrás. As rodas em alumínio da série D.I.D DirtStar 7000 e os cubos de alumínio maquinado são complementados pelos pneus “mid-soft” Pirelli Scorpion MX32, enquanto o guidão Pro-Taper ACF com o núcleo de carbono e os punhos ODI Half-Waffle com sistema de fixação completam a configuração
O Brasil é um mercado muito importante para a Triumph, mas quando disponibilizará estas pequenas off road pra gente?

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Salão Eicma 2023: Benelli apresenta as esportivas 300, 400 e 500 bicilíndricas

Publicado na revista Motociclismo, de Portugal em 13/11/2023

A Benelli parece acreditar mais do que nunca no segmento das motos esportivas de média cilindrada e, pelo que vimos na EICMA, não é o único construtor a prever que esta é uma categoria pronta a reaparecer.  O nome Tornado regressa nas carenagens de três modelos equipados com três motores bicilíndricos diferentes: 300, 400 e 500.

Benelli Tornado 300
Compacta e dinâmica, a “pequena” Benelli é uma moto esportiva fácil que aposta na diversão e pretende conquistar quem se aproxima do mundo das “full-fairing” e é uma moto, como se diz nestes casos, global. O coração é um bicilíndrico de 300cc, a quatro tempos, uma evolução do bicilíndrico em linha já presente nas 302S e 302R. A potência é de 35 cv (26 kW) às 11.000 rpm e o torque de 27 Nm à 9.000 rpm. o câmbio é de 6 velocidades com transmissão final por corrente. O quadro é em treliça tubular de aço com  garfo invertido com hastes de 41 mm de diâmetro ajustáveis e 120 mm de curso. Na traseira está um braço oscilante  monoamortecido de mola ajustável em pré-carga com 147 mm de curso da roda. As rodas de liga de alumínio de 17 polegadas têm pneus 110/70 na frente e 150/60 na traseira. É também de salientar a capacidade do tanque de combustível para uma moto deste tipo, com uns impressionantes 14 litros. Os freios estão a cargo de um disco duplo semiflutuante de 260 milímetros de diâmetro com uma pinça de quatro pistões na roda dianteira, enquanto na traseira existe um disco de 240 milímetros de diâmetro com uma pinça flutuante de um pistão. O ABS está, naturalmente, presente. Vem equipada ainda com iluminação full led e painel de TFT de 5" que permite pareamento/espelhamento com o celular.

Benelli Tornado 400
Tal como a sua irmã 300, a  Benelli Tornado 400 é uma moto superesportiva compacta para as novas gerações de motociclistas, mas definitivamente sobe o nível, e não apenas devido à sua cilindrada. Antes de mais, é mais leve (172 kg, menos dez do que a 300) e está equipada com elementos técnicos desenvolvidos pela Benelli R&D exclusivamente para esta moto. A começar pelo motor completamente novo, passando por uma geometria de quadro totalmente nova e pela utilização do braço oscilante de uma só face. Uma moto com um design arrojado, moderno e envolvente, enriquecido por linhas esportivas. O motor continua a ser um bicilíndrico, a quatro tempos, de 399 cc, mas, como já foi referido, foi concebido especificamente para a Tornado 400. A potência é de 47,6 cv (35,0 kW) às 10.000 rpm, e o torque é de 38 Nm às 8.000 rpm. Devido a uma relação de curso (51,8 mm) e diâmetro (70 mm de diâmetro) de um motor “super quadro”, definindo uma cilindrada de 399 cc, é capaz de atingir mais de 10.000 rpm, alcançando um verdadeiro desempenho de moto desportiva. O quadro baseia-se numa estrutura tubular em aço e em placas de aço aparafusadas ao cárter e à cabeça do motor, de modo a que a sua estrutura contribua para a rigidez global do quadro. Existe também um garfo invertido de 37 mm de diâmetro e 115 mm de curso e um novo braço oscilante de uma face em alumínio, com ligação progressiva e amortecedor central único ajustável na pré-carga da mola (141 mm de curso na roda). As rodas de liga de alumínio de 17 polegadas apresentam um design moderno e estão equipadas com pneus 110/70 à frente e 150/60 atrás. Os freios estão a cargo de um disco duplo semi-flutuante de 300 mm de diâmetro à frente, com um cilindro mestre radial e uma pinça flutuante de dois pistões, enquanto na traseira existe um disco de 240 mm de diâmetro com uma pinça flutuante de dois pistões. O ABS está incluído. O tanque de combustível é de 14,8 litros e a altura do assento é de 795 mm. Vem equipada com iluminação full led, painel de TFT de 5" tomada USB, conexão Bluetooth e espelhamento de celular no painel e controle de pressão dos pneus

Benelli Tornado 500
Finalmente, passamos para a “maior” das três irmãs Tornado, a 500. Também aqui encontramos linhas agressivas e dimensões compactas para um design moderno direcionado para o mercado global. Neste caso, a base técnica é partilhada com a Tornado Naked Twin 500, tanto em termos de motor como de quadro, e também aqui a moto foi desenvolvida inteiramente pela I&D e pelo Centro de Design Benelli de Pesaro, que quis atribuir uma certa originalidade ao estilo, não só através da modelação de formatos maiores em comparação com as outras Tornados, mas também com uma assinatura luminosa especial: as luzes de presença desenham as presas de um leão, o símbolo da Benelli. Na traseira, por outro lado, as luzes estão integradas nos piscas. A Tornado 500 tem um motor bicilíndrico de 500 cc, a quatro tempos, arrefecido a líquido. A potência máxima é de 47,6 cv (35 kW) às 8500 rpm e o torque de 46 Nm às 6000 rpm. O motor é um “velho” – por assim dizer – conhecido, mas já está atualizado para a norma Euro 5+. Para o quadro, encontramos um layout tradicional de treliça tubular de aço (o mesmo que a moto naked), a garfo é uma Marzocchi invertida de 41 mm de diâmetro, ajustável na pré-carga da mola, freio hidráulico em compressão e extensão, capaz de oferecer um curso de 115 mm. Na traseira, por outro lado, encontramos um braço oscilante com um amortecedor central com pré-carga de mola ajustável e amortecimento de extensão. O curso, neste caso, é de 125 mm na roda. As rodas de liga de alumínio de 17″ são montadas com pneus 120/70 na frente e 160/60 na traseira. Os freios Brembo são fornecidos por um disco duplo semi-flutuante de 320 mm de diâmetro com cilindro principal radial e pinça monobloco radial de quatro pistões na roda dianteira. Atrás, há um disco de 260 milímetros de diâmetro com uma pinça flutuante de um pistão. O sistema ABS é de série. A instrumentação inclui um painel TFT de 5 polegadas de alta resolução, que dispõe de uma ligação Bluetooth pareamento do celular e com o qual, devido aos controles montados no guidão, é possível ligar e desligar chamadas. Através da ligação via wi-fi, será também possível transformar o painel de instrumentos da sua moto num navegador. Existe também a função TPMS para controlar a pressão dos pneus. Tomada USB e USBc de série. Concluímos com os últimos dados importantes: o peso é de 186 kg, o depósito de combustível é de 16,5 litros e o assento é de 790 ou 810 mm.

Honda Racing quer ampliar série de vitórias na 3ª etapa do SuperBike Brasil 2024

Em Interlagos, Eric Granado chega invicto na Superbike Pro, que também terá Guilherme Brito e João Carneiro; Categorias Honda Jr Cup e Copa ...