terça-feira, 18 de agosto de 2015

Top ten dos modelos em julho/2015

 Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave.
Em julho foram emplacadas 107.749 motocicletas em todo o Brasil segundo a Fenabrave, número 6,55% superior ao mês anterior que registrou o emplacamento de 101.128 motocicletas. Já algo de bom, de positivo, mas quando comparamos com julho de 2014 a queda foi de 10,97%. O país está em crise. É fato! mas existem segmentos da economia que estão superando formidavelmente. Esperamos que o setor de duas rodas esteja entre eles. O ranking das marcas continuou inalterado, mas a Honda deu, digamos uma esticada na produção, passando de 88 mil para quase 89 mil unidades. A Honda, sempre ela, está para dar mais uma pernada em todo mundo com a descontinuação dos modelos CG 125 e CG Titan 150. O resultado é uma incógnita. Ninguém sabe se outros fabricantes irão seguir a líder, ou se muito pelo contrário, irão investir mais em modelos pupulares de baixa cilindrada

Vamos aos números:
Em primeiro lugar: Honda CG Titan 150, com 30.303 unidades
Em segundo lugar: Honda NXR Bros 150, com 16.882 unidades.
Em terceiro lugar: Honda Biz 125 , com 16.332 unidadesx
Em quarto Lugar:Honda Pop 100, com 9.130 unidades.
Em quinto lugar: Honda CG 125 , com 5.399 unidades.
Em sexto lugar: Honda CB 300R, com 2.849 unidades.
Em sétimo lugar:Yamaha YBR Factor 125, com 2.742 unidades.
Em oitavo lugar: Yamaha YS 150 Fazer, com 2.710 unidades.
Em nono lugar: Honda XRE300 com 2.691 unidades; e
Em décimo lugar: Honda PCX 150 com 1.023.

Top seven das marcas em julho/2015

Em julho foram emplacadas 107.749 motocicletas em todo o Brasil segundo a Fenabrave, número 6,55% superior ao mês anterior que registrou o emplacamento de 101.128 motocicletas. Já algo de bom, de positivo, mas quando comparamos com julho de 2014 a queda foi de 10,97%. O país está em crise. É fato! mas existem segmentos da economia que estão superando formidavelmente. Esperamos que o setor de duas rodas esteja entre eles. O ranking das marcas continuou inalterado, mas a Honda deu, digamos uma esticada na produção, passando de 82 mil unidaes em junho para quase 89 mil unidades no mês de julho. Vamos aos números:
1º lugar: Honda, com 88.809 unidades e 82.42% do mercado.
2º lugar: Yamaha, com 11.394 unidades e 10.57% do mercado.
3º lugar: Suzuki, com 1.667 unidades e 1,55% do mercado.
4º lugar: Dafra, com 1.062 unidades e 0,99% do mercado.
5º lugar: Shineray com 817 unidades e 0,76% do mercado
6º lugar: Traxx com 678 unidades e 0,63% do mercado; e
7º lugar:BMW com 632 unidades e 0,59%.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Nova regra tenta oficializar o mercado das 'cinquentinhas'

Detrans passarão a cuidar dos emplacamentos, que devem aumentar. Em 2014, Brasil importou 135 mil e produziu 32 mil, mas só emplacou 17 mil.

Publicado no portal G1 em 17/08/2015
Sabidamente enorme, mas pouco claro nas estatísticas, o mercado das "cinquentinhas" poderá se tornar mais organizado. No último dia 31, o Departamento Nacional de Trânsito (o Denatran) determinou que as motos de 50 cilindradas, também chamadas de ciclomotores, deverão ser emplacadas pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito), como ocorre com os demais veículos. Até então, essa tarefa era dos municípios.
A mudança foi pedida pelas prefeituras, que alegaram não ter condições de arcar com o processo. A consequência é que, apesar de o Código de Trânsito obrigar que os ciclomotores sejam licenciados, muitas "cinquentinhas" circulam sem placa.
A nova legislação prevê ainda que os ciclomotores novos devem sair das lojas já emplacados. Quanto aos usados, cada estado definirá uma data de exigência.

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motos (Abraciclo), 135.416 unidades de modelos até 50 cc foram importadas ao Brasil e mais 32.032 foram produzidas pelas integrantes da entidade. Desse total de quase 170 mil unidades, apenas 17.011 foram emplacadas, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Como a maior parte das "cinquentinhas" é vendida por marcas que não fazem parte da Abraciclo, como a Shineray, uma das principais vendedoras de ciclomotores no país, não é possível o total de unidades desses modelos vendidas no ano passado.

Para mostrar como o mercado de ciclomotor é grande, o maior segmento de todos, os das motor urbanas de 125 cc a 300 cc chegou a 670 mil unidades em 2014. Assim, com a efetivação dos emplacamentos, os registros poderão mostrar a realidade do setor.

"O Nordeste é a principal região para os ciclomotores e onde aparecem os principais problemas. Havia dificuldades deste processo estar associado aos municípios: muitos não tinham o aparato para o emplacamento", explica Marcos Traad, diretor-presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND).

De acordo com o Denatran, o registro dos ciclomotores incluem as taxas de IPVA, Licenciamento e o Seguro Obrigatório (DPVAT), com os valores sendo estipulados pelos Detrans. A documentação exigida também para o emplacamento e o prazo também fica a cargo dos órgãos executivos de trânsito de cada estado.

"Os valores são definidos por cada estado", explica Marcos Traad. O preço do DPVAT é o mesmo para motos, fixado em R$ 292,01 para o ano de 2015.

A nova legislação prevê que os ciclomotores novos devem sair das lojas já emplacados. Quanto aos usados, cada estado está trabalhando com uma data de exigência. "Vai depender da conduta de cada estado. É viável que se dê um prazo para que o cidadão possa regularizar a situação", explica Traad.

Indaiatuba define líderes da Copa Brasil de Motocross

Jean Ramos vence a MX1, e Hector Assunção conquista a MX2 no Centro Educacional de Trânsito Honda, (CEHT),em Indaiatuba-SP.

Fonte: Assessoria de Imprensa Copa Brasil de Motocross
Jean Ramos garantiu para a Yamaha a vitória na MX1 (450cc) durante a estreia da Copa Brasil de Motocross. Hector Assunção fez o dever de casa e deu à Honda a conquista na MX2 (250cc) na etapa que foi disputada neste domingo, 16 de agosto, em Indaiatuba, São Paulo.
O público de aproximadamente 15 mil pessoas que passou pelo complexo pôde assistir às corridas, válidas também pela terceira etapa do Brasileiro de Motocross, e conhecer novidades do mercado off-road no Business Center, além de aproveitar a gastronomia dos food trucks instalados no local.

Jean Ramos (Yamaha Grupo Geração) largou na frente na primeira bateria da MX1, garantiu o holeshot e abriu vantagem volta a volta. O duelo na bateria ficou no grupo que se formou com Antonio Balbi Junior (Pro Tork 2B Kawasaki), Paulo Alberto (Equipe Honda Mobil) e Carlos Campano (Yamaha Grupo Geração) na briga pelo segundo lugar. Paulo Alberto levou a melhor, terminando na segunda colocação, Balbi e Campano cruzaram a linha de chegada na sequência, respectivamente em terceiro e quarto, e Wellington Garcia (Equipe Honda Mobil) terminou no quinto lugar.

Jean Ramos: “Estou vivendo a minha melhor fase na temporada. Tenho feito boas largadas, estou bem fisicamente e minha concentração durante a corrida melhorou muito. Estou muito focado no Brasileiro, campeonato em que busco a liderança, e vou com tudo na Copa Brasil de Motocross”.

Carlos Campano: “Tive uma primeira bateria difícil, fiquei muito tempo atrás do Balbi e do Paulo Alberto sem possibilidade de ultrapassar. Mas, consegui largar bem na segunda bateria e, pouco a pouco, abri vantagem para vencer”.

Antonio Balbi Junior: “Estou em minha 18ª temporada e meu início de ano foi muito difícil, com uma lesão grande na cervical. Agora, me sinto bem fisicamente para brigar e meu objetivo é vencer uma prova até o fim do ano”.
A segunda etapa da Copa Brasil de Motocross será realizada em São José, na Grande Florianópolis, Santa Catarina. O evento será realizado em 18 de outubro, válido pela quinta etapa do Brasileiro de Motocross.

Serviço:
Campeonato Brasileiro de Motocross 2015               4 de outubro 4ª etapa Santa Maria - RS
18 de outubro 5ª etapa Florianópolis - SC
22 de novembro 6ª etapa Três Rios - RJ

Resultados:
MX1 – soma das baterias
1. Jean Ramos (1-2) 47 pontos
2. Carlos Campano (4-1) 43 pontos
3. Antonio Balbi Junior (3-3) 40 pontos
4. Paulo Alberto (2-5) 38 pontos
5. Jetro Salazar (6-6) 30 pontos

MX2 – soma das baterias
1. Hector Assunção (1-1) 50 pontos
2. Fabio Santos (2-4) 40 pontos
3. João Ribeiro (7-2) 36 pontos
4. Eduardo Lima (5-3) 36 pontos
5. Caio Lopes (6-7) 29 pontos

Intermediária
1. Rodrigo Marçal
2. Marcos Moraes
3. Mateus Kunz
4. Daniel Mendes
5. Jacson Keil

Copa Brasil de Motocross 2015
Primeira etapa
Data: 16 de agosto
Local: Centro Educacional de Trânsito Honda
Cidade: Indaiatuba, São Paulo
Público: 15 mil pessoas

 RESULTADOS: clique aqui





sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Honda faz big recall de 11.922 motos; modelos podem desligar sozinhos

Defeito pode afetar 10 modelos, entre eles, CB 600F Hornet e CB 650F. Atendimento gratuito será feito a partir de 28 de agosto.

Publicado no portal G1.com em 14/08/2015
A Honda anunciou nesta sexta-feira (14) o recall de 11.922 motos no Brasil, incluindo os modelos CTX 700N, XL 700V Transalp, NC 750X, CB 650F, CB 600F Hornet, CBR 600RR, Shadow 750, NC 700X, CBR 650F e CBR 600F. Marca convoca proprietários para comparecerem às concessionárias da empresa para a inspeção a partir de 28 de agosto.
Em algumas unidades poderá ocorrer curto circuito e superaquecimento do interruptor de partida. De acordo com a empresa, existe a possibilidade de desligamento súbito e irreversível do motor e, em casos extremos, incêndio, podendo causar danos materiais e lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e terceiros.
A marca disponibiliza o site honda.com.br/recall/motos e Central de Atendimento pelo 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h - horário de Brasília) para mais informações.

 

Copa Brasil de Motocross 2015: Número de inscrições confirma expectativa de grande evento em Indaiatuba

Copa Brasil e Copa São Paulo de Motocross somam mais de 400 inscritos para o evento do fim de semana

Fonte: Assessoria Copa Brasil de Motocross
Foto: Mau Haas

O público que prestigiar a abertura da Copa Brasil de Motocross 2015, neste domingo, 16 de agosto, assistirá corridas com o gate lotado na pista do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba, São Paulo.
Pela Copa Brasil, são 172 inscritos nas categorias MX1 (28 pilotos), MX2 (29 pilotos), MX3 (43 pilotos) e Intermediária (72 pilotos). Somando com os competidores das 11 categorias da Copa São Paulo de Motocross - que acontece no sábado, 15, na mesma pista -, o número de pilotos chega a 435.
Atletas de seis países - Espanha, Portugal, Inglaterra, Venezuela, Equador - e de todo Brasil estarão presentes para disputas que também somam pontos pela terceira etapa do Brasileiro de Motocross 2015.
Veja os números:
Copa Brasil de Motocross
MX1 – 28 pilotos
MX2 – 29 pilotos
MX3 – 43 pilotos
MX Intermediária – 72 pilotos

Atração de sábado servirá como uma espécie de "aquecimento" para as provas principais de domingo. Será a terceira etapa da Copa São Paulo de Motocross 2015, com disputa em 11 onze categorias.
65cc – 10 pilotos
MX Junior – 30 pilotos
MXF – 14 pilotos
230F – 17 pilotos
MXN – 12 pilotos
MX2 Amador – 30 pilotos
MX Intermediária – 30 pilotos
MX3 – 30 pilotos
MX4 – 30 pilotos
MX2 – 30 pilotos
MX Open – 30 pilotos

O CETH, em Indaiatuba, recebe os últimos ajustes para acomodar as equipes, que chegam nesta sexta-feira, 14, para compor o box do local. Apista de 2 mil metros de extensão está pronta, e agora passa pela fase de tratamento final do solo.

Nesta quinta-feira, 13, o terreno foi irrigado para que a poeira não apareça no fim de semana, garantindo visibilidade para pilotos e público, já que o clima seco e ensolarado deve permanecer ao longo de toda competição.
Os fãs poderão ficar em arquibancadas montadas na parte alta da pista, mas também terão oportunidade de circular em volta de algumas partes do circuito, se aproximando da pista em alguns pontos. O acesso ao box também é permitido e gratuito para o público ter a chance de ver seus ídolos de perto.

Vale lembrar que haverá praça de alimentação com food trucks, além de centro de exposições com lançamentos e venda de produtos para prática do motociclismo off-road. São mais de 30 expositores confirmados. A entrada neste setor também é gratuita.
A SporTV3 exibirá a segunda bateria da MX1 da Copa Brasil de Motocross, disputada no domingo, 16 de agosto. A transmissão será a partir das 15h, com a prova que decidirá o vencedor da etapa na principal categoria, a das motos de 450cc.

Cerca de 50 jornalistas, fotógrafos, equipes de rádio e televisão confirmaram presença no evento. Este movimento mostra a importância do evento e sua dimensão e repercussão nacional.

PROGRAMAÇÃO: clique aqui
Campeonato Brasileiro de Motocross 2015
16 de agosto 3ª etapa Indaiatuba - SP
4 de outubro 4ª etapa Santa Maria - RS
18 de outubro 5ª etapa Florianópolis - SC
22 de novembro 6ª etapa Três Rios - RJ
Domingo, 16
Treino de reconhecimento
8h – MX Intermediária (20min)
8h30 – MX1 (25min)
9h – MX2 (25 min)
9h30 – MX3 (20 min)

Treino cronometrado (Classificatório)
10h – MX Intermediária (15min)
10h30 – MX1 (20 min)
11h – MX2 (20 min)
11h30 – MX3 (15 min)

Provas
12h30 – MX1 (1ª bateria)
13h15 – MX2 (1ª bateria)
14h – MX3 (bateria única)
Premiação da MX3

15h – MX1 (2ª bateria) - SporTV3
15h45 – MX2 (2ª bateria)
16h30 – MX Intermediária (bateria única)
Premiação das categorias MX1, MX2 e Intermediária

Copa Brasil de Motocross 2015
Primeira etapa
Data: 16 de agosto
Local: Centro Educacional de Trânsito Honda
Cidade: Indaiatuba, São Paulo
Categorias: MX1, MX2, Intermediária, MX3
INSCRIÇÃO: clique aqui
Ingresso: ENTRADA FRANCA


Tendência em proteção para motociclistas cria força no Brasil

A cada dia cresce o número de motociclistas que investem em produtos que ao mesmo tempo protegem e servem para trabalhar.

Fonte: Engenharia de Comunicação
O estilo europeu de subir em uma moto e já estar vestido para o trabalho, não deixando de lado a proteção, tem tomado conta do mercado brasileiro. São jaquetas esportivas, e até que viram blasers. Há também calças jeans que aparentemente não tem nada de diferente das outras, mas por baixo possuem protetores e seu tecido é em Kevlar, uma membrana especial que é utilizada em coletes a prova de bala.
Outra tendência que cria força no Brasil é o uso de tênis especiais, que protegem como uma bota o motociclista no momento da queda e que não deixam o conforto e o estilo de lado. “Comunicar o público brasileiro que um tênis pode proteger tanto quanto uma bota na queda tem sido um desafio. Este é um hábito encontrado em países da Europa, mas que aos poucos têm atraído o brasileiro, que utiliza cada vez mais motos para ir trabalhar e prefere não trocar de roupa”, conta Alexandre Wunderlich, gerente de projetos da TEXX, marca de vestuários e acessórios da Laquila. A TEXX criou recentemente o tênis Sneaker Waterproof, que tem feito sucesso entre o público de motos tipo street.

O tênis da TEXX é feito em couro e é impermeável. O produto busca as tendências italianas de design e segurança: seu formato é em cano alto, estilo Sneaker, e há proteção nas pontas dos dedos em borracha. Por ser tênis, o conforto e flexibilidade prevalecem.

“Cada vez mais o motociclista brasileiro acrescenta praticidade e segurança no seu dia a dia. Atender esta demanda e antecipar as tendências neste intuito faz parte de nossa receita de sucesso”, conclui Alexandre.
Os tênis Sneaker da TEXX estão disponíveis em três cores: preto, cinza e branco.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Triumph Recife atinge 9,8% do mercado pernambucano em apenas quatro meses

"Nossa expectativa é comercializar em torno de 240 motos no primeiro ano de operação”

Fonte: G6 Comunicação
A concessionária Triumph Recife, em somente quatro meses de operação, entre março e junho deste ano, já conquistou 9,8% de participação no disputado mercado de motocicletas acima de 600 cc em Pernambuco. No mesmo período, em todo o País, a marca inglesa atingiu uma penetração de 8,6% em seu segmento. A Recife Triumph é a 13ª concessionária da Triumph no Brasil. A revenda conta com cerca de 650 m² de área construída, 10 funcionários e oferece show-room e oficina completa com equipamentos de última geração, importados diretamente da Inglaterra. Técnicos e equipes de vendas e pós-vendas foram treinados pela própria Triumph.

“Recife é um mercado estratégico para a Triumph e é a primeira cidade do Nordeste brasileiro a ganhar uma concessionária da marca. Nossa expectativa é comercializar em torno de 240 motos no primeiro ano de operação”, afirma Marcelo Miranda, gerente Geral da nova revenda.

A revendedora comercializa a linha completa de motocicletas disponível no mercado brasileiro, que hoje é composta por 16 modelos, sendo 12 montados em Manaus (AM) e quatro importados, com preços a partir de R$ 32.490,00 (Bonneville T100). Até o final de agosto, dois novos modelos montados em Manaus serão lançados: Tiger 800 XR (R$ 37.690,00) e Tiger 800 XC (R$ R$ 40.790,00). A linha de roupas e acessórios pessoais, composta por jaquetas, botas, calças, camisetas, luvas, canecas, relógios, óculos de sol e muitos outros itens, também está à venda. A revenda está instalada na Avenida Mascarenhas de Morais, 1999, no bairro de Imbiribeira. O telefone de atendimento ao público é (81) 3338-8050.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

BMW S 1000RR, e automóveis da marca bávara estrelam o filme “Missão: Impossível - Nação Secreta”

A saga “Missão: Impossível”, estrelada por Tom Cruise, está de volta – e, desta vez, contará com a participação especial dos poderosos modelos BMW Série 3, BMW Série 7, BMW X5 eDrive e BMW M3, além da motocicleta BMW S 1000 RR.

Com estreia nacional prevista para 13 de agosto, o longa-metragem “Missão: Impossível - Nação Secreta” traz para as telas do cinema a alta performance e a tecnologia características das marcas BMW e BMW Motorrad para ajudar o famoso espião Ethan Hunt e sua equipe de agentes especiais.
Para promover a participação de seus produtos no filme no Brasil, as marcas BMW e BMW Motorrad desenvolveram um planejamento de mídia com foco em redes sociais. Além disso, uma peça publicitária do modelo BMW Série 3 será veiculada em salas selecionadas de cinema, como um teaser para as cenas de ação e esportividade que o expectador verá na telona.

“A liderança em performance, tecnologia e conectividade da BMW fica evidente quando assistimos ao filme e notamos a sinergia entre os personagens e os modelos escolhidos superando as situações mais adversas possíveis com altas doses de adrenalina”, comenta Denis Onishi, gerente de Marketing da BMW do Brasil.

Sinopse: O quinto filme da série, que estreou com sucesso em 31 de julho nos cinemas dos Estados Unidos, foi escrito e dirigido por Chris McQuarrie e mostra Ethan Hunt (Tom Cruise) encarando um time de agentes especiais conhecido como "Sindicato". O agente especial tem que contar com toda a ajuda disponível, incluindo pessoas não muito confiáveis, e terá o auxílio dos esportivos modelos da BMW e BMW Motorrad durante o longa. Simon Pegg, Jeremy Renner e Rebecca Ferguson também estão em mais esse filme da franquia. O trailer oficial está disponível neste link.

Adicionalmente, o making of do filme, com cenas eletrizantes de carros e motos das marcas do BMW Group, pode ser acessado aqui (carros) e aqui (motos).

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

BMW anuncia campanha especial em comemoração ao Dia dos Pais

Motocicletas BMW R 1200 GS, F 800 GS, F 800 GS Adventure, F 800 R e G 650 GS fazem parte da campanha vigente até 15 de agosto.

Fonte: BMW Group PressClub Brazil
Ao financiar um dos modelos 0 km citados por meio do plano BMW Select, o cliente é isento da primeira parcela.
A BMW Motorrad, em parceria com a BMW Serviços Financeiros, divisão de financiamentos e seguros do grupo, anuncia uma campanha comercial exclusiva para os clientes que adquirirem os modelos de motocicletas BMW R 1200 GS (pacote Premium), F 800 GS, F 800 GS Adventure, F 800 R (pacote Premium) ou G 650 GS em comemoração ao Dia dos Pais.

Durante todo o período – que vai até o dia 15 de agosto – os clientes que financiarem os modelos citados por meio do plano BMW Select com entrada mínima de 35% estarão isentos do pagamento da primeira parcela do financiamento.
“O BMW Select é um programa de financiamento diferenciado que contempla inúmeras vantagens para os consumidores e permite que o cliente possa ter uma motocicleta BMW zero quilômetro a cada dois anos. Esta condição especial torna ainda mais atrativa a aquisição de importantes modelos do line-up da BMW Motorrad e estou certo que isto trará bons resultados para nossas vendas”, comenta Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad do Brasil.

Oferecido para toda a linha de motocicletas BMW Motorrad – com exceção dos modelos BMW S 1000 RR e BMW HP4 – o plano BMW Select tem como diferenciais uma entrada reduzida, parcelas atrativas e prazo de financiamento de 24 meses. Ao fim desse prazo, o cliente terá a garantia de recompra da sua motocicleta pelo concessionário autorizado, sendo possível adquirir uma nova BMW com as mesmas vantagens. Para mais informações, basta acessar o site:www.bmwselect.com.br.
 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

BMW Motorrad aquece motores para o GS Trophy Brasil 2015


Terceira edição do evento no Brasil será realizada na cidade de Brotas, no interior de São Paulo, entre os dias 21 e 23 de agosto; Etapa selecionará a equipe que representará o Brasil na final mundial do torneio, no Sudeste Asiático em 2016.

Fonte: BMW Group PressClub Brazil
A BMW Motorrad, divisão de motocicletas do BMW Group, leva aventura e adrenalina para a cidade de Brotas, interior de São Paulo, com a realização da terceira edição do GS Trophy Brasil entre os dias 21 e 23 de agosto. Os três melhores colocados desta disputa formarão a equipe brasileira que representará o País na etapa final mundial, entre 26 de fevereiro e 6 de março de 2016, em Chiang Mai na Tailândia, com participação de 19 diferentes nações.
O GS Trophy foi criado para desafiar intensamente os praticantes do cenário fora de estrada, que participarão de diversas atividades envolvendo concentração, força física, equilíbrio emocional, muita coragem, trabalho em equipe, conhecimentos técnicos, além de habilidades de pilotagem off-road com suas motocicletas GS. Para isso, os participantes terão de demonstrar o seu DNA aventureiro e que estão preparados para o grande desafio.

Os trechos cronometrados foram escolhidos para oferecer uma grande dose de emoção, levando em conta as características topográficas únicas da região e, para superar os desafios, os pilotos precisarão demonstrar uma precisão única e utilizar a melhor estratégia para obter um excelente desempenho.

“Realizar um evento desta abrangência com participantes que esbanjam espírito de aventura e equipe é o principal objetivo do GS Trophy. É emocionante estar próximo dos pilotos que representarão o Brasil na etapa final mundial. Estou ansioso para conhecê-los”, afirma Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad do Brasil.

Confira alguns pré-requisitos para participar do GS Trophy 2015:
Ser proprietário de uma motocicleta BMW, modelo GS e utilizá-la durante a etapa qualificatória nacional;
Ter carteira de habilitação vigente na categoria “A”;
Não ser piloto profissional na categoria enduro;
Não ter participado de nenhuma final do GS Trophy;
Não ser funcionário do BMW Group ou da rede de concessionárias autorizadas;
Trajar equipamentos próprios de segurança: jaqueta e calça com proteção, capacete, luvas e botas para enduro.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas até o dia 14 de agosto, pelo e-mailgstrophy@tsobrasil.com.br ou telefone (19) 3298-6523. Para mais informações, por favor acesse:
http://bit.ly/1KFp7ia

O GS Trophy com qualificatória feminina: Pela primeira vez na história do evento, a BMW Motorrad organizou, globalmente, uma etapa qualificatória feminina para o GS Trophy 2015. A marca selecionou 10 mulheres ao redor do mundo para fazer parte desta etapa, que será realizada entre 9 e 16 de setembro de 2015 na África do Sul, com todos os custos envolvidos pagos pela própria montadora. Entre elas está Rosa Freitag, única representante do Brasil e da América Latina na competição.

“Quando foi anunciado que a BMW R1200 GS seria usada na eliminatória, comecei o treinamento nesse modelo e devo admitir que é uma moto amigável, apesar do porte. Será maravilhoso ir para a África do Sul, conhecer a Jo Rust, que idealizou essa inclusão da categoria feminina no GS Trophy, e as outras selecionadas de todas as partes do mundo. Já estamos nos comunicando nas redes sociais e ficou claro que será uma experiência inigualável e ficarão as amizades para o resto da vida. Vou dar o melhor de mim para me classificar para a etapa final”, comenta Rosa Freitag, representante brasileira na etapa qualificatória feminina.

Na África do Sul, o júri avaliará o desempenho de pilotagem, bem como a habilidade e a capacidade de trabalho em equipe. As três melhores classificadas nesta etapa feminina participarão da final internacional do GS Trophy, junto com as equipes masculinas de seus respectivos países, no início de 2016.





Copa Brasil de Motocross 2015: Pilotos comemoram volta das corridas a Indaiatuba com a Copa Brasil de MX

O anúncio da primeira edição da Copa Brasil de Motocross, marcada para 15 e 16 de agosto, em Indaiatuba, São Paulo, foi motivo de comemoração para alguns dos principais pilotos do país.

Fonte: Copa Brasil de Motocross
Entusiasmados com a chance de correr em uma pista tradicional, de alto nível técnico, eles enalteceram a iniciativa da criação de uma nova competição no cenário do motociclismo off-road brasileiro. Para completar, as duas etapas da Copa Brasil de MX também somarão pontos para o Campeonato Brasileiro de Motocross 2015.
A pista de Indaiatuba, localizada no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), já recebeu etapa do Mundial de Motocross, em 2011, Motocross das Nações, em 1999, Latino-americano, em 2008, além de diversas provas do Brasileiro de Motocross e Superliga Brasil MX.

Neste ano, o evento no CETH promete inovar também fora da pista. A Copa Brasil terá um “centro de negócios” que reunirá as principais marcas do mercado motociclístico do país com exposição de produtos ao público e uma praça de alimentação formada por food trucks. Os organizadores também decidiram retirar o valor do ingresso e tornar gratuita o acesso à competição, válida pela terceira etapa do Brasileiro de Motocross.

Os brasileiros Jean Ramos, Marcello “Ratinho” Lima, Eduardo Lima e Balbi Júnior comemoram o retorno de Indaiatuba ao calendário de provas nacionais. Enquanto entre os pilotos estrangeiros, somente Carlos Campano disputou provas oficiais na pista do CETH. Confira o que alguns pilotos falaram da expectativa para a estreia da Copa Brasil de Motocross em Indaiatuba.

BMW já está montando a superesportiva S1000 RR em Manaus-AM.

Motocicletas produzidas em solo nacional chegam às concessionárias no mesmo mês, a partir de R$ 72.900.

Fonte:BMW Group PressClub Brazil
A BMW Motorrad Brasil, divisão de motocicletas do BMW Group, anuncia o início da produção nacional do modelo BMW S 1000 RR. A superesportiva, disponível em nova geração desde o início deste ano no País, começa a ser feita em agosto na unidade de Manaus (AM).
A versão nacional, que contará com o mesmo pacote de equipamentos do modelo previamente importado da Alemanha, chega à rede de concessionárias BMW Motorrad também em agosto mesmo por R$ 72.900,00 (vermelha racing e preta) e R$ 75.400,00 (tricolor – vermelha, azul e branca).

“O Brasil é o quinto maior mercado da BMW Motorrad no mundo e segue promissor no segmento de alta cilindrada. Por esse motivo, damos sequência à estratégia de montagem de modelos no País, oferecendo aos fãs da marca e apaixonados por duas rodas motocicletas com a mesma qualidade das unidades produzidas na Alemanha, com preços ainda mais competitivos”, afirma Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil. Outros seis modelos BMW já são produzidos em Manaus: BMW G 650 GS, BMW F 800 R, BMW F 800 GS, BMW F 800 GS Adventure, BMW R 1200 GS e R 1200 GS Adventure.

A BMW S 1000 RR representa a categoria superesportiva, a mais competitiva do mercado e que traz a maior quantidade de avanços tecnológicos em seus produtos. A atual BMW S 1000 RR é o modelo superesportivo mais poderoso já produzido pela BMW Motorrad. Com 199 cv de potência a 13.500 rpm (6 cv a mais que o modelo da geração anterior), possui torque de 113 N.m a 10.500 rpm. Graças a significativas melhorias no mapeamento da injeção eletrônica, no comando de válvulas e nova geometria dos dutos de admissão, a entrega de potência está mais linear desde as baixas rotações. Com o uso de novos materiais, o modelo perdeu 4 kg, chegando a 204 kg em ordem de marcha.

Nesta nova geração, a BMW S 1000 RR traz um design superesportivo renovado. As linhas são bem demarcadas e volumosas, conferindo porte robusto e design atraente à motocicleta. Todos os componentes, da carenagem à lanterna, foram redesenhados para ganhar mais aerodinâmica e eficiência ciclística.

Entre os opcionais disponibilizados pela marca estão rodas forjadas de alumínio anodizado, na cor preta, que são 2,4 kg mais leves que as originais e propiciam respostas mais rápidas na condução e maior sensibilidade nas respostas do sistema de suspensão. A versão Full, disponível no Brasil, traz uma série de itens que tornam a condução ainda mais agradável e o modelo um verdadeiro ícone de versatilidade, como controle de tração dinâmica (DTC), riding mode PRO, piloto automático, assistente de troca de marcha PRO, controle de suspensão ativa (DDC), indicador de direção em LED e manoplas aquecidas.

Laquila lança marca de acessórios para motos de alta cilindrada.

Nova marca de produtos para alta cilindrada será lançada no Salão Duas Rodas 2015

Fonte: Engenharia de Comunicação
Pilotar em alta velocidade exige muito maisperformancedas peças, fluidos e acessórios. E com o crescimento do mercado de motos altas cilindradas, a demanda por produtos de alta qualidade vem aumentando.
Pensando nisso, a Laquila criou a marca Lawsoncom produtos Premium para máquinas acima das 600cc (esportivas, estradeiras,custonsenakeds) e aproveita o Salão Duas Rodas 2015 para oficialmente lançar os produtos desta nova grife no país.

No catálogo da Lawson estarão acessórios e itens de reposição, como filtros, guidões para competição, pastilhas de freio de alta resistência Kevlar, discos de embreagem, sliders, etc. Tudo isso será apresentado de maneira exclusiva no Salão Duas Rodas, que acontece de 07 a 12 de outubro no Anhembi em São Paulo. 
 
Serviço:
SALÃO DUAS RODAS - 13º Salão Internacional de Motocicletas, Peças, Equipamentos e Acessórios.
Periodicidade: Bienal
Edição: 13ª Edição
Realização: De 07 a 12 de Outubro de 2015.
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Avenida Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo –SP

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Honda convoca proprietários dos modelos CB 500F e CBR 500R para a substituição preventiva do sensor de nível de combustível

Campanha afeta 9.801 unidades e o atendimento começa no dia 24 de agosto

Constatou-se que, em algumas unidades dos modelos supracitados, poderá ocorrer o desencaixe da haste do sensor de nível de combustível, causando a indicação incorreta do volume de gasolina disponível, ruído no interior do tanque e possível curto-circuito com o desligamento da bomba de combustível. 
Como consequência, poderá haver o desligamento súbito e irreversível do motor, afetando a dirigibilidade da motocicleta e expondo o(s) usuário(s) ao risco de colisão e/ou queda, danos materiais, lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros.

A substituição do item será realizada de forma gratuita em qualquer concessionária de motocicletas da marca, conforme a data de início do atendimento. 
Para sua maior comodidade, pedimos aos clientes que, antes de dirigirem-se a uma concessionária, verifiquem a necessidade de reparo no site honda.com.br/recall/motos ou em nossa Central de Atendimento pelo 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h - horário de Brasília).
Os endereços das concessionárias Honda em todo o Brasil podem ser consultados em: http://www.honda.com.br/concessionarias.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Honda CG 160 substitui a CG 150, a moto mais vendida do Brasil

Modelo ficou mais potente e motor, o mesmo da nova Bros 160, rende 15,1 cavalos.

Publicado no portal G1 em 03/08/2015
A Honda CG 160 será a substituta da CG 150, a moto mais vendida do Brasil, anunciou a fabricante nesta segunda-feira (3). Ainda sem preço definido e data para chegar às lojas, a 9ª geração da CG tem como principal novidade o motor maior, que já havia feito sua estreia na NXR 160 Bros. Também foram realizadas alterações no visual da moto para as duas versões Fan e Titan.
O modelo 2016 da CG recebeu o novo motor de 1 cilindro e 162,7 cc de cilindrada, que trouxe mais potência e torque comparado com a 8ª, que foi apresentada em 2013.
Com injeção eletrônica e sistema flex, o monocilíndrico rende 15,1 cavalos de potência máxima a 8.000 rpm e 1,54 de torque a 6.000 rpm.
Na CG 150, o motor de 1 cilindro e 149,2 cc rende 14,3 cavalos de potência a 8.500 rpm e 1,45 kgfm a 6.500.

Como já fazia o modelo 150, a Honda CG 160 terá como principal rival a Yamaha Fazer 150.
Apesar de manter a identidade do modelo anterior, houveram mudanças nas carenagens frontais, semi-carenagens laterais, defletores e assentos. O tanque também foi alterado, com linhas mais altas na pare superior e a inclusão de uma tampa mais esportiva.
Ainda há diferenciação visual entre a Fan e a Titan, com a segunda recebendo diferenças nos defletores laterais, suporte de placa na rabeta, protetores e ponteiras de escape, além de pedal de freio e pedaleiras.

Ainda sobre o modelo top de linha Titan, este possui pneu traseiro de perfil mais largo e perfil mais baixo. O chassi segue o mesmo da geração anterior, mas recebeu reforço para adotar o novo motor.
Na traseira, possuem amortecedores duplos e mola, com 106 mm. Os freios das duas versões possuem disco dianteiro simples de 240 mm; e tambor traseiro, com 130 mm. O sistema CBS (Combined Brake System) equipa apenas o modelo CG 160 Titan.

A CG 160 Fan 2016 será disponibilizada nas cores vermelha, cinza e preta, enquanto a CG 160 Titan terá opções vermelha, branca e preta. De acordo com a empresa, a garantia é de 3 anos e sem limite de km.

Nosso Comentário: 
Tenho a impressão que a Yamaha não vai deixar barato e vai lançar novos e melhores produtos para concorrer. Diga-se de passagem que o lançamento da nova Bros 160 e agora o modelo Street da mesma cilindrada é uma reção da Honda ás inovações que a Yamaha tem apresentado nos últimos anos. Saldável concorrência.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Marca de acessórios Texx lança capacete Race DV com cores vibrantes

Para ser visto de longe, entre as novas cores nada discretas estão: Lima Neon e Rosa Pink

Fonte: Engenharia de Comunicação
A TEXX, marca de acessórios e vestuário da Laquila, aposta nas tendências do “Color Block” e lança o Capacete Race nas novas cores: Lima Neon e Rosa Pink.
O Color Block é um estilo que mescla cores vibrantes em um mesmo look e está em alta pelo mundo todo. Para os motociclistas, a moda pode estar presente de maneira marcante com toda a linha de Capacetes Race DV da TEXX.
A linha completa apresenta 07 opções de cores, que incluem ao novo look grafismos exclusivos. E tudo isso, sem deixar a segurança de lado. Seu design possui a aerodinâmica perfeita.

O casco é feito em ABS (compacto, anatômico, leve e confortável). O forro é removível, feito em MFI – ou seja: não retém suor ou umidade - com tratamento anti-bactéria e antialérgico. A viseira é Double Vision óculos interno fumê, com proteção UV) e viseira externa de 2,8 mm. É anti-risco e seu sistema de fixação não provoca retenção de ventos ou excesso de ruídos.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Victory (American), Motorcycle larga na frente e lança moto elétrica antes da Harley

Modelo tem motor de 54 cavalos de potência e ultrapassa 160 km/h. Bateria leva quase 4 horas para recarregar completamente.

Publicado no Portal G1 em 29/07/2015
A Victory Motorcycles, fabricante americana de motos, anunciou o lançamento de sua primeira moto elétrica. O modelo Empulse TT chega ao mercado norte-americano antes do modelo movido a energia elétrica da rival Harley-Davidson, ainda em fase de testes no projeto LiveWire. Chamada de Empulse TT, a moto traz tecnologia remanescente dos veículos da Brammo, recentemente adquirida pelo grupo Polaris - dono de Victory e Indian. As vendas começam até o final do ano nos Estados Unidos, com preço base de US$ 19.999.
A Victory não possui operações no Brasil, porém, sua marca "irmã", a Indian, fará a estreia no próximo Salão Duas Rodas.
De acordo com a empresa, a Empulse TT pode rodar nas ruas e ser emplacada. A velocidade máxima pode ultrapassar os 160 km/h e a moto se encaixa nos planos de expansão da marca pelo mundo. "Somos uma empresa que não tem medo de tecnologia e novos produtos. Queremos ser fortes no segmento de motos elétricas", afirmou Steve Menneto, vice-presidente da Victory.

Para recarregar completamente a bateria de íon-lítio, é preciso de 3,9 horas. Sobre a autonomia, a Empulse pode rodar cerca de 105 km em condições normais de uso, deslocamento que pode aumentar para 160 km, em modo de condução moderado e com o auxílio dos freios regenerativos de energia.

O modelo possui modos de pilotagem ECO e Sport, além de contar com câmbio de 6 marchas.
Em modo de funcionamento total, o motor rende 54 cavalos de potência e 8,43 kgfm de torque.

Na dianteira, o moto possui garfo do tipo invertido e, na traseira, monoamortecedor - ambos com regulagens.
Seu sistema de freios é da marca Brembo, composto por disco duplo na dianteira e simples na traseira.
O peso da moto é de 167 kg.

Moto 1000 GP implanta Cup Escola e abre oportunidade de competição a motociclistas

Allan Douglas

Projeto implantado em parceria com a Motors Company abre modalidade de competição em pista acompanhada de noções teóricas e práticas

Fonte: Grelak Comunicação
O GP Campo Grande, que reuniu mais de 21.000 torcedores no último domingo (26) e marcou o encerramento da primeira metade da temporada do Moto 1000 GP, apresentou uma novidade ao público do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. O evento contou com a primeira etapa da Cup Escola, uma competição paralela direcionada a motociclistas habituais que nunca tomaram parte de quaisquer corridas ou campeonatos.
“A Cup Escola cria para os motociclistas a oportunidade de darem uma utilização esportiva às suas motos no mesmo ambiente de uma competição de nível internacional”, resume o organizador do Brasileiro, Gilson Scudeler. O projeto foi implantado em parceria com a Motors Company, do piloto e instrutor Leandro Mello, que coordena as atividades teóricas e de pista ao lado do também piloto Alan Douglas, campeão do Moto 1000 GP em 2011.

“Trata-se de um projeto que há algum tempo nós queríamos implantar, e a parceria com a Motors Company trouxe a condição para a realização da Cup Escola. Fizemos uma prova experimental na etapa anterior, em Goiânia, e a de Campo Grande foi a primeira das cinco válidas da nova modalidade”, explica Scudeler. A Cup Escola levará motociclistas à pista também nas quatro etapas restantes da temporada de 2015 do Brasileiro de Motovelocidade.

A Cup Escola não integra o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. “É uma copa, como o nome sugere, que vai acompanhar o Moto 1000 GP. Os participantes terão à disposição toda a infraestrutura, esquema de segurança e resgate, regras claras, programação de treinos e corrida, a premiação no pódio. Enfim, eles, vão se divertir competindo contra outros motociclistas que têm o mesmo nível de conhecimento e habilidade”, conclui Scudeler.

A primeira corrida da Cup Escola, que integrou a programação do Moto 1000 GP em Campo Grande, teve percurso de 10 voltas, com vitórias de Alex Borges. O pódio da categoria para motos de 1.000 cilindradas contou ainda com Ale Fernandes, Hugo Makitani, Alexandre Muniz e Andrey Leandro, nesta ordem, completando as cinco primeiras posições. Na categoria das 600 cc, os três primeiros foram Fernando Alcazar, Fabrício Correa e Rodrigo Martinelli.

CUP ESCOLA – ETAPA DE CAMPO GRANDE
(Resultado final da primeira corrida do projeto)
1º) Alex Borges, 16min01s252
2º) Ale Fernandes, a 34s944
3º) Hugo Makitani, a 51s882
4º) Alexandre Muniz, a 54s527
5º) Andrey Leandro, a 1min32s419
6º) Fernando Alcazar, a 1 volta
7º) Fabrício Correa, a 1 volta
8º) Rodrigo Martinelli, a 1 volta
Melhor volta: Borges, na 10ª, 1min33s890, média de 131,556 km/h

Quadriciclo 150cc MXF é opção criativa de presente para o Dia dos Pais 2015

A altura indicada para uso é a partir de 1,50m, com faixa etária a partir de 12 anos.

Fonte: Engenharia de Comunicação
Se o seu pai é um aventureiro nato e não abre mão de bons momentos de lazer em família, uma opção criativa e original para este Dia dos Pais é dar de presente o Quadriciclo 150cc da MXF Motors.

O produto, que integra a coleção 2015 de quadriciclos da empresa, apresenta como atrativos força e resistência, que garantem a dirigibilidade para médios e grandes deslocamentos.

O Quadriciclo 150 cilindradas da MXF apresenta motor 4 tempos, 4x2, é monocilíndrico a gasolina e sua potência é de 12 CV. Possui refrigeração a ar, sistema de partida elétrica e pedal, rendimento de 20 Km/litro, e pode chegar a até 70 km por hora.
Mantém quadro tubular em aço de alta resistência, suspensão dianteira em bandejas independentes com amortecedores hidráulicos, suspensão traseira com amortecedor hidráulico regulável, freio dianteiro a tambor, freio traseiro a disco com acionamento hidráulico e aros de 10’. Possui câmbio automático CVT com marcha ré.

A novidade possui porte grande: pesa 165 quilos e mostra-se também como um ótimo utilitário para quem deseja deslocamento com capacidade de carga. Os bagageiros dianteiro e traseiro podem levar juntos até 150 quilos.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Patente BMW i equipa bicicleta elétrica

Produzido na fábrica da HNF Heisenberg, componente inovador desenvolvido pela BMW é destaque do modelo XF1

Fonte: BMW Group PressClub Global
A marca BMW i desenvolve e apresenta ao mundo conceitos visionários de mobilidade, design e uma nova compreensão do segmento premium, com uma clara preocupação com sustentabilidade. Por isso, a BMW i também cumpre a função, dentro do BMW Group, de uma incubadora de inovação que vai muito além dos já conhecidos modelos BMW i3 e BMW i8.
Um dos resultados mais recentes dessa estratégia é a patente de um componente inovador. Trata-se de um braço articulado de unidade de transmissão para veículos de duas rodas, que acaba de entrar em produção na fábrica de bicicletas elétricas HNF Heisenberg. O desenvolvimento foi realizado em colaboração com a divisão de Pesquisa e Tecnologia do BMW Group.

Como não havia um uso imediato para a patente, já que o foco da marca BMW i não está em veículos elétricos de duas rodas, a tecnologia foi disponibilizada para uso externo e equipará o modelo eBike Heisenberg XF1. Um pequeno logotipo aplicado nas bicicletas identifica que o produto conta com uma inovação do BMW Group.

A patente da BMW i para o princípio do braço articulado da unidade de transmissão é um novo tipo de tecnologia de estrutura para eBikes com suspensão total – ou amortecimento na frente e atrás – e um motor centralizado. E isto facilita, pela primeira vez, a integração do motor centralizado, das engrenagens e da correia de transmissão em um módulo inovador de suspensão, dispensando, assim, um tensor de correia.

Triumph apresenta novas versões da Tiger 800 e atinge marca de 10.000 motos montadas em Manaus.

A Fábrica  da Triumph, localizada em Manaus (AM), acaba de atingir a marca de 10.000 motocicletas produzidas em somente 34 meses de operação. 

Fonte: G6 Comunicação
A motocicleta número 10.000 é a nova Tiger 800 XR, modelo de entrada da linha Adventure da marca inglesa, que foi completamente reformulado e começa a ser comercializado em agosto no mercado nacional. A nova linha Tiger 800, cujo lançamento no Brasil aconteceu em abril, está ganhando mais duas versões: Tiger 800 XR e Tiger 800 XC, ambas já em produção em Manaus. Os dois novos modelos devem atingir um volume de vendas de 1.000 unidades até dezembro deste ano e custarão R$ 37.690,00 (Tiger 800 XR) e R$ 40.790,00 (Tiger 800 XC). A linha Tiger 800, incluindo todas as versões, deve responder por 70% das vendas da marca no Brasil.

Como nas versões top de linha XRx e XCx, as novas Tiger 800 ganharam visual diferenciado e mais moderno, menor consumo de combustível, desempenho off-road superior e um pacote sofisticado de itens de tecnologia com foco maior no piloto e na condução da motocicleta. A tecnologia com foco no piloto é um dos principais pontos que diferencia a nova Tiger das concorrentes. A motocicleta incorpora uma tecnologia que foi desenvolvida para melhorar a pilotagem na estrada e no off-road. Nas versões XR e XC, isso inclui uma série de recursos, como o sistema de aceleração eletrônico “Ride by Wire”, freio ABS comutável e controle de tração. O sistema ABS comutável é padrão em todos os modelos da linha Tiger 800 e utiliza a mais avançada tecnologia para prevenir o travamento das rodas, garantindo segurança máxima e controle em todas as condições de terreno. O sistema ABS pode ser ligado ou desligado, de acordo com a necessidade do usuário.

O sistema Triumph de Controle de Tração (TTC) também está presente em todas as versões. Este recurso sofisticado previne o giro inesperado da roda traseira, cortando o torque do motor para evitar a perda de aderência lateral, proporcionando máximo controle tanto na estrada como em terrenos off-road. O piloto pode selecionar a sua configuração de TTC para “ligado” ou “desligado”. As novas Tiger 800 XR e XC também vêm equipadas, de série, com computador de bordo que fornece ao piloto informações como tempo de viagem, velocidade média, autonomia e consumo instantâneo de combustível.

O tradicional motor Triumph de três cilindros, com 95 cv de potência, proporciona à motocicleta uma personalidade única e sofisticada. Internamente, os aperfeiçoamentos reduziram ruídos e melhoraram o desempenho. Assim, a nova Tiger 800 conta com um motor extremamente eficiente que fornece força contínua e suave em baixas velocidades, proporciona uma ampla potência na faixa intermediária de rotações e ainda permite ao piloto utilizar a faixa alta de potência, até o limite de 10.000 rpm. Tirar o máximo da personalidade agressiva do motor se tornou mais fácil graças ao mecanismo mais leve e preciso de troca de marchas, que utiliza peças da superesportiva Daytona 675, líder mundial no seu segmento. O consumo de combustível também foi consideravelmente reduzido – em até 17% em um trajeto de “uso misto”, aumentando a autonomia do modelo nas viagens.

Assim como as versões top de linha, as novas Tiger 800 XR e XC ganharam visual diferenciado que inclui nova proteção para o radiador e linhas mais ousadas do painel lateral do tanque de combustível. O novo design deu à moto um estilo mais arrojado e dinâmico. Além de estéticas, algumas mudanças cumprem outras funções. O novo design do tanque, por exemplo, também proporciona uma canalização do ar quente do motor para longe das pernas do piloto.

Além da altura do banco ajustável e do posicionamento do guidão, as novas versões vêm com um tanque grande para a categoria, com capacidade para 19 litros, ajuste rápido de altura para o farol para viagens a dois, tomada elétrica auxiliar próxima à ignição e protetor de cárter – tudo de série. As duas versões serão comercializadas no mercado brasileiro em duas opções de cores: branco (Crystal White) e preto (Phantom Black).

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Casal aventureiro vai percorrer 18 mil quilômetros de moto

Guga Dias e Elda Silveira

Guga e Elda pretendem conhecer 50 vulcões na Cordilheira dos Andes

Fonte: Engenharia de Comunicação
Apaixonados por moto turismo, o casal Guga Dias e Elda Silveira partirão para sua maior aventura sobre duas rodas. Serão 18 mil quilômetros a fim de conhecer de perto 50 vulcões na Cordilheira dos Andes.

A viagem está programa para início de agosto e terá duração dois meses. O percurso cruza a Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e norte do Chile, e prevê, além das rodovias, muita estrada de chão.
Guga e Elda planejam fotografar e filmar esses gigantes, nem sempre adormecidos. Em alguns vulcões as imagens serão registradas de perto, a cerca de 6.000 metros de altitude. “Não somos esportistas natos, então estamos nos preparando física e mentalmente para resistir ao esforço de escalar vulcões em elevadas altitudes, onde o mínimo passo leva facilmente a exaustão” – ressalta Elda, garupa, fotógrafa e responsável pelo making off do documentário que o casal pretende lançar quando voltarem para casa.
Diariamente serão postados relatos, fotos e vídeos desta aventura no site Diário de Motocicleta, mantido pelo casal e patrocinado pelos Equipamentos TEXX – marca de acessórios e vestuário da Laquila.

Matthieu Lussiana surpreende na última volta e conquista 3ª vitória para BMW Motorrad Petronas Racing

Luciano Ribodino também conquista posição no pódio para equipe alemã com o terceiro lugar; • Francês bate novamente o recorde da pista com a volta mais rápida em Campo Grande.

Fonte: BMW Group PressClub Brazil
A emocionante etapa de Campo Grande (MS) da Moto 1000 GP teve um vencedor confirmado apenas na última curva. E foi surpreendente. Com uma manobra impecável, Matthieu Lussiana tomou a ponta do argentino Diego Pierluigi e conquistou a terceira vitória na competição.
Nem o forte calor da capital sul-mato-grossense foi suficiente para interferir na emocionante disputa. Com o desgaste maior dos pneus causado pelo calor do asfalto, a troca de posições foi intensa e apenas na última volta foi possível definir um vencedor. Melhor para a equipe BMW Motorrad Petronas Racing que conquistou a dobradinha com triunfo do francês e o terceiro lugar do bicampeão Luciano Ribodino.
Esta foi a terceira vitória do francês na temporada 2015 do Moto 1000 GP. Mas o dono da BMW S 1000 RR #1 não teve vida fácil no autódromo internacional Orlando Moura. O atual campeão fez a pole position, conseguiu manter a liderança na pista por quase toda a corrida, mas perdeu rendimento nas últimas voltas com o desgaste dos pneus. Superado por Pierluigi, Lussiana encontrou, apenas na última volta, uma maneira de recuperar a liderança, em um trecho de curva lenta, e garantir a vitória.

"Foi difícil para mim. A moto mudou muito durante a corrida, principalmente na parte dianteira, e estava complicado de guiar. O Pierluigi vinha forte e ficamos disputando o primeiro lugar. Mas aí me lembrei da corrida de Goiânia, quando ele me passou na última volta, e pensei: Aqui não, essa corrida é minha. Então eu ousei, fiz uma manobra na volta final em um lugar onde quase não dava para passar e garanti a vitória. Estou muito feliz por esse resultado", comemorou o piloto que manteve a liderança do campeonato, com 101 pontos.

Substituindo Sebastian Porto, o bicampeão Luciano Ribodino mostrou que está afiado e fez grande corrida em Campo Grande para conquistar o terceiro lugar, mesmo após perder algumas posições durante a corrida.
Com a vitória, Lussiana abre vantagem de 28 pontos sobre Diego Pierluigi na liderança do torneio. Sem participar da etapa, Sebastian Porto aparece em 7º, com 29 pontos, enquanto Ribodino é o 13º com 16 pontos. A próxima etapa será no dia 30 de agosto em Curitiba.

GP Light
Se a equipe da BMW teve um fim de semana para ser lembrado na Moto 1000 GP, o resultado na GP Light deverá ser esquecido. A bordo da BMW S 1000 RR #19, Luciano Donato largou em nono e defendeu a posição durante a abertura da prova. A boa largada, no entanto, foi substituída por uma escapada, em direção a grama, ainda nas voltas iniciais. Desequilibrado, o paulista caiu e não completou a nona etapa do ano na competição.

Classificação da GP 1000 após quatro etapas (Top-10):
1º) Matthieu Lussiana, 101
2º) Diego Pierluigi, 73
3º) Miguel Praia, 60
4º) Wesley Gutierrez, 51
5º) Sebastiano Zerbo, 37
6º) Danilo Lewis, 32
7º) Sebastian Porto, 29
8º) Nick Iatauro, 23
9º) Diego Pretel e Philippe Thiriet, 22
13º) Luciano Ribodino, 16

Classificação da GP Light - após quatro etapas (Top-12):
1º) Rafael Nunes, 88
2º) Marcelo Dahmer, 73
3º) Henrique Castro, 57
4º) Jean Vieira, 46
5º) Ricardo Levy, 36
6º) Marcos Ramalho, 31
7º) Ricardo Negretto, 29
8º) Diogo Ramos, 27
9º) Edson Luiz e Pedro Lins, 23
11º) Erlon Franco, 22
12º) Luciano Donato, 16

Na primeira vitória de Dahmer, GP Light tem três marcas no pódio do Moto 1000 GP

Marcelo Dahmer

Gaúcho da K Racing leva Honda ao pódio do GP Campo Grande e reduz vantagem do líder do Brasileiro de Motovelocidade

Fonte: Grelak Comunicação
A galeria de pilotos vencedores da categoria GP Light no Moto 1000 GP ganhou neste domingo (26) seu 18º nome. Marcelo Dahmer, gaúcho que pilota a Honda número 49 da K Racing, conquistou de ponta a ponta a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Com o resultado, o piloto da cidade de Três de Maio manteve a vice-liderança da temporada e reduziu a 15 pontos sua desvantagem em relação ao paranaense Rafael Nuns.
A corrida no Autódromo Internacional de Campo Grande teve pilotos de três marcas diferentes de motocicletas no pódio. Além da Honda, que venceu com Dahmer, a festa de premiação teve a presença da Suzuki e da Kawasaki. Nunes, piloto do Team Suzuki-PRT, cruzou a linha de chegada em segundo, a menos de três segundos do vencedor. O brasiliense Henrique Castro, da City Service BSB Motor Racing, alcançou o terceiro lugar na última volta.

Nunes e Dahmer chegaram a Campo Grande separados por 20 pontos no topo da tabela de classificação do Brasileiro de Motovelocidade. O gaúcho obteve o ponto de bonificação pela conquista da pole position; o paranaense anotou o ponto de bônus pela volta mais rápida da corrida. Com isso, a queda na diferença deu-se pelos cinco pontos a mais marcados pelo vencedor após as 14 voltas de prova. Nunes lidera com 88 pontos, contra 73 de Dahmer.

Os dois primeiros na corrida e no campeonato estiveram no pódio três vezes, cada, em 2015. Nunes foi vencedor da primeira etapa, em Curitiba, e da terceira, em Goiânia, além de obter a segunda colocação neste domingo no GP Campo Grande – em Cascavel, na segunda prova, foi quarto. Dahmer, depois do quinto lugar em Curitiba, foi segundo em Cascavel, terceiro em Goiânia e, em Campo Grande, comemorou a primeira pole a primeira vitória.

Dada a largada, enquanto Marcelo Dahmer manteve-se à frente, Sandro Campos provocou uma reação efusiva da torcida ao ultrapassar Rafael Nunes para assumir a vice-liderança da corrida. Edson Luiz e Luciano Donato tiveram quedas na segunda volta – Donato conseguiu voltar à disputa. Campos seguia provocando reações da torcida nas arquibancadas e nos camarotes ao reduzir a vantagem de Dahmer à razão de um décimo de segundo por volta.

Enquanto os dois primeiros distanciavam-se dos demais e Dahmer abria em relação ao rival sul-mato-grossense, a disputa pelo terceiro lugar seguia acirrada entre Rafael Nunes, Pedro Lins, Henrique Castro e Jean Vieira. Castro tomou o quarto lugar de Lins na abertura da sétima volta, instantes antes de Vieira sair da pista e perder contato com o pelotão. A partir da metade, a prova assumiu um contexto bastante favorável a Dahmer.

Nunes, pressionado por Castro, começou a se aproximar de Campos. O paranaense do Team Suzuki-PRT, líder da temporada, ultrapassou o piloto da casa na décima volta da corrida, ao fim da reta oposta. Em terceiro, Campos mal percebia as manifestações de apoio dos torcedores enquanto tratava de se manter à frente de Castro – que havia conquistado na etapa de Campo Grande a sua primeira vitória na GP Light, em 2013 – e Lins.

MOTO 1000 GP – GP CAMPO GRANDE – GP LIGHT
(Resultado da quarta etapa do Brasileiro após 14 voltas)
1º) Marcelo Dahmer (RS/Honda), K Racing, 21min25s427
2º) Rafael Nunes (PR/Suzuki), Team Suzuki-PRT, a 2s960
3º) Henrique Castro (DF/Kawasaki), City Service BSB Motor Racing, a 7s239
4º) Sandro Campos (MS/Kawasaki), Fura 300 Racing, a 8s005
5º) Pedro Lins (RJ/Honda), Center Moto Racing Team, a 8s017
6º) Jean Vieira (SC/Kawasaki), MS Racing Team, a 12s677
7º) Ricardo Levy (SP/Ducati), DRT, a 27s574
8º) Márcio Pereira (SC/BMW), MS Racing Team, a 28s776
9º) Erlon Franco (MS/Kawasaki), Target Race Superbike Team, a 44s732
10º) Marcos Ramalho (PR/Kawasaki), 2MT-PRT, a 51s227

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Moto 1000 GP tem sol e calor no fim de semana do GP Campo Grande

Quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade dá início à programação de treinos oficiais nesta sexta-feira

Fonte: Grelak Comunicação
Pilotos e equipes do Moto 1000 GP voltaram a experimentar o circuito de 3.504 metros do Autódromo Internacional de Campo Grande nesta quinta-feira (23). A programação de treinos extraoficiais para todas as categorias marcou o início da preparação de maioria dos inscritos para as provas da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, que serão disputadas no domingo (26), marcando o encerramento da primeira metade da temporada.
Os treinos desta quinta tiveram adesão opcional, como já é hábito nos dias que antecedem as etapas do campeonato. A partir da manhã desta sexta-feira (24) as sessões de treinos terão na pista os pilotos da GP 1000/GP 1000 Evo, GP Light, GP 600/GP 600 Evo e GPR 250, em programação oficial do GP Campo Grande. As quatro categorias, incluídas as duas versões da classe Evo, vão totalizar mais de 80 pilotos no evento do fim de semana.

Os treinos extraoficiais desta quinta deram aos pilotos o primeiro contato com o traçado de Campo Grande. “A pista está bem melhor que da última vez em que viemos aqui”, atestou o promotor do Moto 1000 GP, Gilson Scudeler, citando a penúltima etapa da temporada de 2013. A meteorologia indica sol e calor durante todo o fim de semana da etapa, com a temperatura chegando a 25 graus centígrados no dia das corridas do GP Campo Grande.

Os treinos classificatórios de sábado terão início às 11h locais, 12h de Brasília, com transmissão ao vivo do sitemoto1000gp.com.br. No domingo, o GP Campo Grande terá transmissão dos canais esportivos Esporte Interativo e Bandsports, da Band Internacional e do portal Terra a partir das 12h locais, 13h de Brasília. Serão exibidas ao vivo e na integra as provas da GPR 250 e da GP 1000, além de VTs compactos da GP 600 e da GP Light.

(Confira os horários de todos os treinos e corridas da etapa quarta)
Sexta-feira, 24 de julho
9h00 – primeiro treino livre da Cup Escola (20 minutos)
9h30 – primeiro treino livre da GPR 250 (20 minutos)
10h00 – primeiro treino livre da GP 600/GP 600 Evo (20 minutos)
10h30 – primeiro treino livre da GP 1000/GP 1000 Evo (20 minutos)
11h00 – primeiro treino livre da GP Light (20 minutos)
11h30 – segundo treino livre da Cup Escola (20 minutos)
12h00 – segundo treino livre da GPR 250 (20 minutos)
13h00 – segundo treino livre da GP 600/GP 600 Evo (20 minutos)
13h30 – segundo treino livre da GP 1000/GP 1000 Evo (20 minutos)
14h00 – segundo treino livre da GP Light (20 minutos)
14h30 – terceiro treino livre da Cup Escola (20 minutos)
15h00 – terceiro treino livre da GPR 250 (20 minutos)
15h30 – terceiro treino livre da GP 600/GP 600 Evo (20 minutos)
16h00 – terceiro treino livre da GP 1000/GP 1000 Evo (20 minutos)
16h30 – terceiro treino livre da GP Light (20 minutos)

Sábado, 25 de julho
8h20 – quarto treino livre da Cup Escola (25 minutos)
8h55 – quarto treino livre da GPR 250 (25 minutos)
9h25 – quarto treino livre da GP 600/GP 600 Evo (25 minutos)
9h55 – quarto treino livre da GP 1000/GP 1000 Evo (25 minutos)
10h25 – quarto treino livre da GP Light (25 minutos)
11h00 – treino classificatório Q1 da GPR 250 (20 minutos)
11h25 – treino classificatório Q1 da GP 600/GP 600 Evo (20 minutos)
11h55 – primeiro treino classificatório da Cup Escola (20 minutos)
13h10 – treino classificatório Q1 da GP 1000/GP 1000 Evo (20 minutos)
13h35 – treino classificatório Q1 da GP Light (20 minutos)
14h15 – treino classificatório Q2 da GPR 250 (10 minutos)
14h30 – treino classificatório Q2 da GP 600/GP 600 Evo (10 minutos)
14h45 – treino classificatório Q2 da GP 1000/GP 1000 Evo (10 minutos)
15h00 – treino classificatório Q2 da GP Light (10 minutos)
15h20 – segundo treino classificatório da Cup Escola (20 minutos)

Domingo 26 de julho
8h10 – warm up da GP 600/GP 600 Evo (10 minutos)
8h30 – warm up da GP Light (10 minutos)
8h50 – warm up da GPR 250 (10 minutos)
9h10 – warm up da GP 1000/GP 1000 Evo (10 minutos)
9h50 – largada da GP 600/GP 600 Evo (14 voltas)
10h50 – largada da GP Light (14 voltas)
11h20 – warm up da Cup Escola (10 minutos)
12h05 – largada da GPR 250 (11 voltas)
12h55 – largada da GP 1000/GP 1000 Evo (16 voltas)
13h55 – largada da Cup Escola (10 voltas)

terça-feira, 21 de julho de 2015

Moto 1000 GP: Evento em Campo Grande acirra disputa pela liderança do Brasileiro

Quarta etapa do Brasileiro de Motovelocidade terá suas corridas neste domingo, com transmissão ao vivo a partir das 13h de Brasília

Fonte: Grelak Comunicação.
O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade terá neste domingo (26) as corridas da quarta de suas oito etapas. O GP Campo Grande colocará em jogo a liderança das quatro categorias e das duas classes especiais do Moto 1000 GP, que cumpre sua quinta temporada e leva seu evento pela segunda vez ao circuito de 3.504 do Autódromo Internacional de Campo Grande. A expectativa é de público aproximado de 15.000 espectadores no dia das provas.
Na GP 1000, categoria principal do Moto 1000 GP, a liderança é do atual campeão Matthieu Lussiana. O francês da BMW Motorrad Petronas Racing foi vencedor das duas primeiras provas do ano e soma 74 pontos, 21 a mais que o vice-líder argentino Diego Pierluigi, que venceu a corrida de 2013 em Campo Grande e vem de vitória na etapa de junho em Goiânia, que teve em disputa o GP Michelin – ele compete com a Kawasaki da JC Racing Team.

Pilotos de quatro países ocupam as quatro primeiras posições na tabela da GP 1000. Em terceiro aparece o português Miguel Praia, piloto da Honda da Center Moto Racing Team, com 47 pontos. O quarto, com 40, é o paranaense Wesley Gutierrez, atual vice-campeão, que corre com a Kawasaki da Motonil Motors-PDV Brasil. Uma vitória no Moto 1000 GP vale 25 pontos – há um ponto de bonificação pela pole position e outro pela volta mais rápida da corrida.

Na GP 600, o paulista Eric Granado, da GST Honda Mobil Super Moto, defende sua invencibilidade. Competindo simultaneamente no Europeu de Velocidade, ele lidera o Brasileiro com 80 pontos. O argentino Juan Solorza, com a Yamaha da Solorza Competición, está em segundo com 40, três à frente do paranaense Joelsu Mitiko, inscrito com a Kawasaki da Paulinho Superbikes. O carioca Alex Pires, com a Honda da Center Moto Racing Team, soma 36.

A GP Light, tal qual ocorre na GP 1000, tem pilotos de três marcas de motocicletas nas três primeiras posições. O líder é o paranaense Rafa Nunes, do Team Suzuki PRT. Ele soma 67 pontos, 20 a mais que o gaúcho Marcelo Dahmer, inscrito com a Honda da K Racing. O brasiliense Henrique Castro, da City Service BSB Motor Racing, somou 41 pontos com sua Kawasaki e aparece em terceiro – Castro venceu a etapa de Campo Grande em sua categoria.

A categoria de formação de pilotos GPR 250 tem liderança do paulista Ton Kawakami. Com duas vitórias e um segundo lugar em três etapas, o piloto da Playstation-PRT chegou a 71 pontos e tem garantida a manutenção de sua liderança com qualquer resultado no GP Campo Grande. O sul-mato-grossense Brian David, da Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, é o segundo com 38, um à frente do campeão Meikon Kawakami, irmão e companheiro de equipe de Ton.

PROGRAMAÇÃO: a corrida da categoria GP 600 será a primeira da programação do GP Campo Grande, com largada às 10h30 (de Brasília) para 14 voltas. Em seguida, às 11h50, será aberta a GP Light, também com percurso de 14 voltas. A série de formação de pilotos GPR 250 terá início às 13h05, para 11 voltas. A GP 1000, atração principal do Brasileiro de Motovelocidade, terá sua prova iniciada às 13h55, com percurso de 16 voltas pelo traçado de 3.504 metros.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Quarta etapa do Moto 1000 GP leva “evento superior e evoluído” a Campo Grande

Autódramo de Campo Grande-MS 

Promotor compara fase atual do Brasileiro de Motovelocidade à da época em que a Cidade Morena recebeu o evento pela primeira vez

Fonte: Grelak Comunicação
A quarta etapa, que marca o encerramento da temporada, leva o Moto 1000 GP pela segunda vez ao Autódromo Internacional de Campo Grande. As corridas deste domingo (26), nas categorias GP 1000, GP 600, GP Light e GPR 250, vão apresentar à torcida da capital de Mato Grosso do Sul, segundo seu promotor Gilson Scudeler, “um espetáculo bem superior” ao da primeira edição do GP Campo Grande, disputada em novembro de 2013.
“Desde que estivemos na cidade pela primeira vez, há quase dois anos, o Moto 1000 GP cresceu em todos os sentidos. Cresceu em qualidade, tornou-se um evento mais maduro e ainda mais competitivo”, avalia Scudeler. “Nossa infraestrutura também cresceu, o campeonato evoluiu em planejamento. Tudo isso nos permite afirmar, sem medo de errar, que o espetáculo para o público de Campo Grande terá ainda mais nível que na primeira vez”.

Os pilotos que já integravam o Moto 1000 GP na temporada de 2013 vão perceber mudanças no que diz respeito às melhorias executadas no circuito. “A pista hoje está em condições bem melhores”, atesta Scudeler, que está desde a semana passada coordenando a montagem do evento. “No primeiro evento aqui tivemos de improvisar muita coisa. A experiência de 2013 vai nos ajudar a preparar uma festa ainda maior para a motovelocidade brasileira”.

O Moto 1000 GP coloca em disputa os títulos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade em quatro categorias. O francês Matthieu Lussiana, piloto de uma BMW, é o líder da GP 1000. A GP Light tem liderança do paranaense Rafa Nunes, que pilota uma Suzuki. A GP 600 e a GPR 250, respectivamente, têm liderança dos paulistas Eric Granado e Ton Kawakami, que competem com motos Honda. O GP Campo Grande terá participação de mais de 80 pilotos.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Sem equipe oficial em 2015, Yamaha segue no Moto 1000 GP com quatro pilotos

Solarza

Campeã brasileira em duas categorias no ano passado, marca japonesa detém recorde de vitórias da categoria GP 600

Fonte: Grelak Comunicação
A temporada de 2014 do Moto 1000 GP teve a participação da Yamaha entre seus principais destaques. A marca foi representada de forma oficial pela equipe argentina MG Bikes e conquistou títulos em duas das quatro categorias do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade – na GP Light, com o argentino Nicolas Tortone, vencedor de duas corridas, e na GP 600, com o uruguaio Maximiliano Gerardo, que obteve quatro vitórias.

A atuação dos pilotos do modelo Yamaha YZF-R6 na temporada da GP 600 foi marcante: eles venceram sete das oito provas. Além dos quatro triunfos do campeão Gerardo houve três primeiros lugares do argentino Juan Solorza, que defendeu equipe própria, a Solorza Competición, e terminou o ano como vice-campeão. Apesar da campanha vitoriosa, a revisão de estratégias levou a Yamaha a não designar uma equipe oficial para 2015.

A Yamaha é a marca recordista de vitórias da GP 600: foram 14 vitórias de seus pilotos desde a implantação da categoria no Moto 1000 GP em 2012. Gerardo e o argentino Adrian Silveira conduziram as R6 a quatro vitórias, cada. Solorza, que é vice-líder da atual temporada, teve três primeiros lugares, mesmo número acumulado por seu compatriota Sergio Fasci – casualmente, nenhum brasileiro venceu na GP 600 com motos Yamaha.

Além de Solorza, três pilotos competem na GP 600 com motos Yamaha. O paranaense Juliano Soder, que fez sua estreia em 2015 pela Soder Racing, o paulista Marcus Trotta, que defende a Motom, e o amapaense Breno Pinto, da 2MT-PRT. Os três ocupam o 15º, o 17º e o 24º lugar, respectivamente, na tabela de classificação do Brasileiro de Motovelocidade. Soder e Pinto estão em nono e em décimo lugar na pontuação da classe Evo.

Soder atua desde os 16 anos em competições de enduro e velocross. A estreia no Moto 1000 GP, neste ano, deu-se na etapa de Cascavel. “Ainda vou participar de mais duas etapas neste ano e pretendo disputar o campeonato completo em 2016”, revela o piloto de 28 anos, que é também concessionário da marca. “Não só pelo vínculo, mas optei pela moto Yamaha pela boa posição de pilotagem, pelos freios e por ser uma moto leve, muito boa para acertar”.
A próxima etapa, no dia 26 de julho, será disputada em Campo Grande.

Moto KTM 390 Duke ABS chega ao Brasil por R$ 21.990

Modelo possui motor de 1 cilindro e 44 cavalos de potência. Versão de menor cilindrada, a 200 Duke ainda é aguardada para 2015.

Publicado no portal G1 em 17/07/2015
A KTM anunciou neste sexta-feira (17) a chegada da 390 Duke ao Brasil, programada para a 1ª quinzena de agosto. Com freios ABS de série, a moto custa R$ 21.990 e tem como base motor de 1 cilindro, que gera 44 cavalos de potência a 9.250 rpm. Como a 390 Duke fica em uma cilindrada intermediária, pode ser um concorrente tanto da Honda CB 500F, como da Kawasaki Z300.
preço ficou na faixa que o G1 havia adiantado em abril passado, quando a empresa também declarou que a 200 Duke, prevista para chegar ainda no 2º semestre, deve ficar com valor em torno de R$ 15 mil.

De acordo com a empresa, o objetivo é alcançar 3 mil unidades somando as vendas das duas motos por ano e brigar produtos que estão na faixa de cilindrada de 250 cc a 500 cc.

A 390 Duke possui um conjunto de naked esportiva, apesar de não ser de alta cilindrada. Seu câmbio é de 6 velocidades e o chassi do tipo treliça em aço. Na dianteira, possui disco radial de 300 mm, enquanto na traseira o diâmetro é de 230 mm - suspensões são da WP. De acordo com a empresa, o peso seco da moto é de 139 kg, o que a torna leve para o segmento.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Brasil perde U$40 bi com pirataria

Falsificações atingem setor de autos e motos. 10 toneladas de peças foram apreendidos pela ABCF

Fonte: Engenharia de Comunicação
O Brasil perde U$40 bilhões por ano de arrecadação tributária devido à venda de produtos falsificados, segundo a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF). No último ano, foram realizadas 1.200 operações de apreensão em conjunto com a polícia civil, 34% a mais que no ano anterior.
Contudo, os prejuízos vão muito além desta cifra, segundo Rodolpho Ramazzini, diretor da ABCF, se levarmos em conta as perdas de faturamento das indústrias legalmente estabelecidas. A Laquila Peças, por exemplo, enfrenta o problema de perto com as falsificações dos produtos RIK, marca que representa com exclusividade no país. "Os anéis para pistão RIK são falsificados no exterior e entram ilegalmente no Brasil. Estes possuem CNPJ falso nas embalagens ou simplesmente não têm CNPJ impresso, o que dificulta a identificação do responsável e apresentam qualidade bem inferior aos originais.", conta Osenir José Bozza de Lima, Analista de Qualidade da Laquila.

De janeiro de 2014 a janeiro de 2015 foram apreendidas 10 toneladas de peças para veículos em 42 operações da ABCF.

Para combater a pirataria, a instituição incentiva a conscientização do consumidor. “Este é o melhor caminho para erradicar o contrabando e a pirataria, visto que os portos brasileiros encontram-se praticamente abertos, pois o número de agentes da Receita Federal e da Polícia Federal é muito pequeno, e somente há vistoria de contêineres e mercadorias por amostragem ou quando há alguma suspeita. Os principais portos de entrada das falsificações são Santos, Paranaguá, Itajaí e Rio de Janeiro. Tais produtos normalmente chegam com declarações falsas nas guias de importação, como se fossem outra mercadoria mais barata, e normalmente, subfaturados", conta Rodolpho.

Na Laquila, uma campanha nacional de conscientização foi iniciada com seus clientes a fim de acabar com o problema. A empresa informa seus clientes finais dos malefícios das peças falsificadas, que possuem durabilidade e desempenho oito vezes inferior ao da original. Também ensina a identificar as peças falsificadas, que não possuem CNPJ na embalagem, ou apresentam CNPJ falso. “Os consumidores precisam entender que os produtos piratas não são mais baratos, pois a sua durabilidade é mais baixa. Além disso, seu uso compromete outras peças do motor, gerando prejuízos extras com mão de obra e dor de cabeça para os consumidores”, explica Osenir.

Os mercados mais afetados pela falsificação e contrabando são: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Pará e Rio de Janeiro.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...