segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Top ten dos modelos mais vendidos em dezembro de 2011

Dezembro muito melhor que novembro no mercado Brasileiro do motocicletas


Este mês  entre as 10 mais vendidas apenas a Honda XRE300 vendeu menos que novembro, mas foi uma pequena diferença, nada que assuste. Esperamos que agora em 2012 todos os meses sigam a tendência de dezembro/2011.

1º lugar:  Honda CG 150 Titan, com 46.031 unidades.
2º lugar: Honda CG 125 Fan com 40.110  unidades
3º lugar: Honda Biz 125 com  23.048 unidades.
4º lugar: Honda NXR 150 Bros com 20.061 unidades.
5º lugar: Honda Pop 100 com 11.854 unidades.

6º lugar: Yamaha YBR 125 Factor  11.020 unidades. 
7º lugar: Honda CB 300R com 6.961 unidades.
8º lugar Yamaha T 115 Crypton com 3.073 unidades. 

9º lugar: Honda XRE 300, com  2.860 unidades
10º lugar: Yamaha 250 Fazer com 2.680 unidades

domingo, 1 de janeiro de 2012

MOTOS SUPER ESPORTIVAS DE 1399 A 1001 CILINDRADAS.

Texto: Nilson Silva.
MV Agusta, Brutale 1090RR, Italiana de sangue quente; Suzuki Hayabusa GSX 1300, veloz como um falcão ou Kawazaki Ninja ZX 14, precisa como um Samurai? Vai de qual?
A Rádio R2Motos apresenta mais uma postagem da série a série dedique uma canção a quem você ama. Opss!!!!  Não é nada disso. Agora, se o seu coração  acelera, suas pupilas ficam dilatadas e dá um friozinho na barriga quando ouve o ronco agudo da cavalaria de uma super  esportiva, passamos a te mostrar “um caminho sobremodo excelente”. Vem com a gente!!
Como sempre procuramos fazer aqui no R2motos no nosso blog, apresentaremos nesta subcategoria as motos  fabricadas/montadas aqui no Brasil, ou as que sejam importadas mas tenha facilidade de se adquirir/reparar/ manutenir . Com certeza também não falaremos de todas, nem esgotaremos o assunto.
Ao final apresentaremos o nosso  quadro comparativo sintetizando  as informações dos modelos apresentados. Vamos lá então?

MV Agusta Brutale RR 1090
A  de menor cilindrada foi também  a última a desembarcar em terras Tupiniquins. A MV Agusta Brutale RR 1090, que juntamente com a  F4 -1000 e a  R 1090 já estão sendo montadas nas instalações da Dafra em Manaus, Graças a Deus.
 A Brutale está na estrada desde o ano 2000; foi desenhada pelo mestre do Design Massimo Tamburini . É uma evolução do modelo 1090R, com alterações no motor, freio e suspensão. Quanto á ergonomia, a moto oferece uma posição confortável e espaçosa para o piloto. O assento permite que condutores de todas as estaturas encontrem uma posição ideal e empunhem o guidão confortavelmente.
O modelo  conta com dois mapeamentos do motor:Sport e Rain, este último muito útil em situação de piso molhado. mas cuidado! A Brutale empina facilmente devido á curta distancia do entre eixo e ao "nervosismo" do motor
Se o desempenho não deixa a desejar nesta obra de arte o acabamento é impecável. As manoplas são confeccionadas em material especial mais macio e com a inscrição "MV", passando pelo reservatório de fluido de freio e pisca-alerta integrados aos retrovisores, uma exclusividade deste modelo.
 O farol em formato  arredondado com oito leds, que da o efeito de uma linha luminosa.
O painel de instrumentos da 1090RR é compacto, mas traz todas as informações necessárias: indicador de marcha, nível de combustível, velocímetro, botão de emergência, temperatura da água, cronômetro e configuração de mapeamento do sistema de injeção eletrônica. 


Kawazaki  Ninja ZX 14 - 1300.
A Kawazaki Ninja ZX 14 desembarcou por aqui em meados de julho de 2010. A montadora informa que a moto vem sendo importada  regularmente do Japão.
Antes dela reinava absoluta por aqui nesta categoria  a rainha  Suzuki Hayabusa MCCC, primeira e única até então.
Claro que quem chega tem que mostrar a que veio. Desta forma a "Ninjona" não foi nada discreta e foi logo anunciando aos 4 ventos que o seu grande diferencial era a segurança ativa, com freios ABS com precisão samurai  e que não vibram ao entrar em ação, mas permitem freadas firmes, esportivas e até radicais e com segurança adicional.
Outra vantagem destacada pelos japoneses foi a maneabilidades, especialmente em uso urbano apesar de não ser a vocação principal da máquina. Acredite se quiser mas este modelo é ágil na cidade apesar do peso de um quarto de tonelada. Tendo também desenvoltura espetacular em estradas.
Quanto a dirigibilidade como um todo a suspensão absorve bem as irregularidades do solo (leia-se asfalto). Seus múltiplos ajustes ajudam a adequá-la ao modo de cada piloto e não exige esforço para entrar nas curvas esportivamente.
Quanto á ergonomia, oferece uma posição de pilotar relaxada. O banco é generoso e macio e as pedaleiras pouco recuadas favorece passeios mais longos (viagens mesmo).
Em relação ao design, este modelo mistura modernidade e tradição. As ponteiras do escape são cromadas, cilindricas e simples. Os grandes faróis de quatro refletores simétricos,  dois redondos no centro e dosi em forma de gotas nas extremidades. Quando estão todos acesos parecem uma nave espacial em aproximação. 

Suzuki Hayabusa GSX 1300R.
Hayabusa é o nome de um falcão japonês que em voo de mergulho pode atingir até 280 Km/h. A Suzuki foi mais rápida que as outras fabricantes de motos e percebeu o potencial do mercado Brasileiro e desta forma tratou de nacionalizar a sua lendária  moto de série mais veloz do mundo. Tenho certeza que não se arrependeu.
A Hayabusa tem um entre eixo avantajado de 1,48 metros. Este fator, ao contrário da MV Agusta Brutale,  dificulta a empinagem da roda dianteira, mas também não facilita a maneabilidade. causando certa dificuldade em trânsito urbano, mas fazendo da estrada o seu habitat natural.
O Design foi "mexido" em 2009 resultando em diminuição do arrasto aerodinâmico e maior proteção ao piloto, com o aumento da bolha em 15 milímetros e a carenagem mais envolvente. O banco também passou por adaptações e se tornou... digamos mais aconchegante.
E o modo de dirigir? bem, com o exclusivo S-DMS (Suzuki Drive Mode Selector) um seletor que permite ao piloto escolher como a potência e torque são entregues pelo motor. Existe também um sistema de gerenciamento do motor com 32 bits, destinado a otimizar o funcionamento da injeção eletrônica. 
Uma característica importantíssima desta moto é que  a maioria de seus proprietários está plenamente satisfeita. Seja pelo desempenho ou pelo conforto em viagens.

NOSSO COMPARATIVO:
CARACTERISTICAS
MARCA/MODELO/FABRICANTE/MONTADORA
MV AGUSTA BRUTALE RR 1090
KAWAZAKI NINJA 1300 ZX 14
SUZUKI HAYABUSA 1300 GSX
CILINDRADAS
1.078
1.352
1.340
CILINDROS
04
04
04
POTÊNCIA
144,2 cv a 10.300 Rpm
203 cv a 9.500Rpm
197 cv a 9.500Rpm
TORQUE
11,2 Kgm/f a 8.100 Rpm
15,7 Kgm/ f a 7.500 rpm
15,81 Kgm/f a 7.200 Rpm
VELOCIDADE MÁXIMA
265 Km/h
281Km/h
286 Km/h
ZERO A 100-KM/H

3,2 segundos
3,08 segundos
REFRIGERAÇÃO
Líquida
Líquida
Líquida
CÂMBIO
06 marchas
06 marchas
06 marchas
TRANSMISSÃO
Corrente
Corrente
Corrente
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Upside-down
Garfo invert. 43 mm
Telescópica invert.
SUSPENSÃO TRASEIRA
Mono amortecida
Uni-trak a gás
Link mono amortecida
FREIO DIANTEIRO
Disco duplo 320mm
Disco duplo 310 mm/ ABS
Disco duplo
FREIO TRASEIRO
Disco único 210mm
Disco único 250 mm
Disco simples
PNEU DIANTEIRO
120X70 aro 17”
120X50  aro 17”
120X70 aro 17”
PNEU TRASEIRO
190X55 aro 17”
190X50 aro 17”
190X50 aro 17”
TANQUE
23 litros
22 litros
21 litros
RESERVA
NI
NI
NI
ALTURA DO SOLO
150 mm
125 mm
120 mm
ALTURA DO BANCO
830 mm
800 mm
805 mm
ENTRE EIXOS
1.438 mm
1.460 mm
1.480 mm
PESO EM ORDEM DE MARCHA
213 Kg*
261 Kg
260 Kg
CORES
Branco/preto e vermelho/prata
Verde
Azul, branca e preta
GARANTIA
NI (um ano?)
NI (um ano?)
NI (um ano?)
PREÇO
r$ 64.000,00
r$ 51.655,00
r$ 56.000,00
CONCESSIONÁRIAS
GO, RS, PR, SC e SP
BA,CE,DF,ES,GO,MG,PE,PR,RJ,RS,SC e SP.
Em todos os estados
STATUS
Nacional
Importada
Nacional



Observações:
 *o peso em ordem de marcha da Brulate foi estimado por nós.
**Não conseguimos  ainda o tamanho da reserva, mas achamos que isto não é fundamental na sua dicisão de compra.
***Como você mesmo pode concluir, cada uma foca uma vantagem especifica. Na minha opinião são todas muito boas com suas peculiaridades.  Se tu dispõe da grana para  isto, vai fundo e seja feliz.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz ano novo

Desejo a todos os meus motoamigos, leitores, anunciantes, acompanhantes, apaixonados pelas reluzentes máquinas de duas rodas, que estão chegando agora ou estão conosco desde o começo um Feliz 2012. Estamos perto dos planejados seis dígitos de acesso ao nosso blog. Sentimos nos honrados. E dizemos de coração que " até aqui nos ajudou o Senhor" e isto é coisa maravilhosa.
Que o seu ano novo seja repleto de realizações e juntos iremos muito mais além.
A gente vai correr atrás com certeza e o que não conseguirmos o Senhor há de prover.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Motofretistas (boys) de Brasília poderão ter que usar colete airbag



Comentário: Nilson Silva
Fonte: Jornal de Brasília

Quem tem competência para legislar sobre trânsito, incluindo equipamento de segurança para motociclistas é União, a Câmara dos Deputados.
A Câmara Legislativa do DF aprovou, na quinta-feira 22 de dezembro, último dia de votação deste ano, o Projeto de Lei 280/2007, que dispõe sobre a obrigatoriedade de utilização de coletes infláveis de proteção (airbags) para os motoboys. A proposta ainda deverá ser sancionada pelo governador Agnelo Queiroz e passar por regulamentação para poder entrar em vigor. O projeto do deputado Patrício (PT) decreta que as empresas prestadoras de serviços que utilizam motos como veículos devem disponibilizar esses coletes aos condutores.

Além disso, nos artigos dois e três, o texto alerta para o valor da penalidade: “Às empresas será cobrado o valor de R$ 500 por infração a esta lei. Os condutores flagrados em horário de trabalho infringindo esta lei serão solidários quanto a multa para com as empresas prestadoras dos serviços”.

Segundo o deputado, o projeto de lei tem por objetivo zelar pela vida dos trabalhadores que utilizam motos como veículos para prestação de serviços. “Temos grande número de motos na cidade e tem crescido cada vez mais em função do trânsito caótico e congestionado. A motocicleta dá mobilidade muito maior. No entanto, os motociclistas sempre andam em velocidade, devido ao tempo determinado que têm para realizar diversas tarefas e acaba que eles têm mais risco de acidente.”

Por isso, o deputado Patrício acredita que o colete airbag seja a solução para diminuir os problemas causados caso ocorra algum acidente. “O colete, será fornecido pela empresa e é com ele que os motociclistas terão mais garantia de segurança e preservação da vida”, ressalta o parlamentar.

Nosso comentário: Será que vai ar certo? Bem a Câmara Legislativa do DF é uma instituição que nos custa muito caro e o principal produto é leis vetadas pelo Judiciário por serem inconstitucionais. Ou seja: é uma instituição que a maioria esmagadora da população abriria mão dela. Por outro lado é fato que motociclistas perdem a vida diariamente em nossas largas avenidas. Em sua grande maioria por imprudência.
Não sabemos qual o principio de funcionamento desse dispositivo, mas me parece que liga o motociclista á moto por um cabo de aço. Não acho prático pois o monociclista pode estar usando o tal colete e esquecer de encaixar na moto e assim ele ficaria inóquo.
Para finalizar: Acorda Patrício, Quem tem competência para legislar sobre trânsito, incluindo equipamento de segurança para motociclistas é União, a Câmara dos Deputados.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mercado de motos grandes mobiliza fabricantes Nacionais.

Fonte: FENEBRAVE
algumas fabricantes instaladas no Brasil cresceram os olhos sobre esse filão
Atentas ao segmento de motos de alta cilindrada, cuja participação de mercado mais que dobrou de 2005 para cá, algumas fabricantes instaladas no Brasil cresceram os olhos sobre esse filão de mercado e vêm adotando medidas específicas para aproveitar essa demanda. A Dafra, que iniciou a venda de seus modelos em 2008, atuava apenas com motos de no máximo 250 cc. Em 2009, porém, passou a produzir também motos BMW, primeiro as de 650 cc, mais tarde de 800 cc. 
E setembro deste ano começou a montar motocicletas MV Agusta Brutale (na foto, a partir de R$ 56 mil) e F4 (R$ 68 mil). No caso da marca italiana, a Dafra é responsável por toda a operação local, da montagem à gestão da rede e pós-venda, e importará também motos prontas como a F3 Serie Oro (R$ 170 mil) e a F4 RR Corsa Corta (R$ 150 mil).
A pré-venda dessas motocicletas teve início em outubro, no Salão Duas Rodas. “Recebemos contatos de antigos proprietários MV que pretendem renovar a coleção e também de novos compradores”, diz o presidente da Dafra Motos, Creso Franco.

A primeira concessionária começou a operar em novembro e até o primeiro trimestre de 2012 haverá nove revendas MV Agusta. A operação envolveu treinamento de profissionais da rede autorizada dentro da fábrica de Manaus, onde as motos são montadas. Segundo a Dafra, a rede também atenderá motos trazidas anteriormente.

Recentemente, a líder Honda também começou um trabalho dedicado aos compradores de motos maiores com o conceito “Dream”. Além de ampliar a linha com a CBR600F e a CB 1000R, a ação de mercado prevê espaços dedicados na concessionária para venda e pós-venda, com butique de acessórios, capacetes, roupas de alto valor agregado, boxe para serviços rápidos e lavagem. Até o fim do ano a Honda prevê a adesão de 100 concessionárias ao conceito Dream. 

sábado, 17 de dezembro de 2011

Harley-Davidson inaugura sua concessionária em Curitiba

Roger Pedroso Diretor da The One Harley Davison Em Curitiba-PR.
 A abertura oficial da The One Harley-Davidson coroa
o excelente ano de 2011 para a empresa norte-americana 


A Harley-Davidson inaugurou oficialmente no dia 15 de dezembro sua primeira concessionária no Estado do Paraná. A The One Harley-Davidson, localizada no bairro de Campina da Siqueira, em Curitiba, chega para ser o ponto de encontro dos fãs da marca de motocicletas mais famosa do mundo.

“A The One Harley-Davidson é uma das 10 concessionárias que inauguramos neste primeiro ano de operações no Brasil, cujo objetivo era estarmos presentes nos grandes centros econômicos do País. A expansão da rede nos permite estar mais próximos dos clientes e oferecer a experiência de qualidade que só uma marca Premium como a nossa pode oferecer”, afirma Longino Morawski, diretor-superintendente da Harley-Davidson do Brasil.

A concessionária possui cerca de 2.000 m2 de área construída, composta por departamento de vendas de motocicletas novas, área para comercialização de peças genuínas, acessórios, MotorClothes e equipamentos Harley-Davidson, tudo dentro dos padrões mundiais da empresa.

Além disso, os clientes poderão realizar reparos em suas motocicletas na oficina, por meio dos oito boxes de serviços. Desde o início das operações, em abril, a concessionária vem atendendo cerca de 250 motocicletas por mês em seu centro de reparos. A The One Harley-Davidson fez investimentos de mais de R$ 2 milhões e conta com cerca de 35 colaboradores diretos e indiretos.

A The One Harley-Davidson pertence ao Grupo Servopa, que atua no setor automotivo desde 1956 representando várias marcas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além da comercialização de veículos, o grupo também atua nos ramos de consórcio e de locação de automóveis. Dentre os diferenciais do grupo está o de oferecer um ambiente ao melhor estilo Harley-Davidson, algo de suma importância para os fãs da marca. “Estamos muito contentes por trazer a Harley-Davidson para Curitiba. Queremos ser uma referência nacional no atendimento de vendas e de pós-vendas, pois sabemos o quanto é importante a relação da marca com seus clientes”, afirma Roger Wolf Pedroso, sócio-diretor da The One Harley-Davidson.

Além desses serviços de vendas e pós-vendas, a concessionária, assim como outras unidades da marca, também é um local para encontro dos motociclistas e um espaço de eventos do H.O.G. (Harley Owners Group), o clube exclusivo de proprietários de motocicletas Harley-Davidson.

Serviço:
The One Harley-Davidson
Rua General Mário Tourinho, 1.055
Campina da Siqueira – Curitiba – PR
Telefone: 41 3340-6000

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Linha de capacetes IRA Design oferece segurança e estilo.

Os acessórios aliam proteção e design diferenciado, 
permitindo ao motociclista expressar sua personalidade.

A IRA Design, fabricante de roupas e acessórios para motociclistas, leva ao mercado produtos modernos que garantem ainda mais segurança aos condutores. A linha de capacetes IRA Design segue a proposta da marca, oferecendo proteção e estilo aos pilotos.

A preocupação da IRA Design vai além da segurança sobre duas rodas. Destacando o design inovador, os capacetes contam com seis opções de grafismos exclusivos. Mais do que pilotar com proteção, os motociclistas podem expressar sua personalidade ao usar os acessórios da linha IRA Design.

Outras características chamam a atenção para a linha de capacetes da marca. Entradas de ar lateral, frontal e superior garantem ventilação no interior do capacete. Além disso, a viseira Easy Click, feita em cristal de 2mm, é fácil de remover, possui tratamento antirrisco, forração antibacteriana e é lavável para melhor conservação do produto.

Feitos em casco integral injetados em ABS, os capacetes IRA Design são fabricados de acordo com os requisitos técnicos da norma NBR 7471/2001 e contam com narigueira removível em termoplástico. Já a praticidade dos modelos fica por conta da cinta jugular com engate rápido, outra importante característica do acessório.

Os capacetes da IRA Design têm garantia de três meses contra defeitos de fabricação. Disponíveis nos tamanhos 56, 58, 60 e 62, atendem às reais necessidades dos motociclistas e trazem opções que fogem do básico.

“Os capacetes da IRA Design se destacam pelo conceito diferenciado e chamam a atenção nas ruas. Esses acessórios inovam ao aliar proteção e design, permitindo ao piloto expressar seu estilo e personalidade no trânsito”, afirma Caio Fontana, diretor Comercial e de Marketing da IRA.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...