MOTOS SUPER ESPORTIVAS DE 1399 A 1001 CILINDRADAS.
Texto: Nilson Silva.
MV Agusta, Brutale 1090RR, Italiana de sangue quente; Suzuki Hayabusa GSX 1300, veloz como um falcão ou Kawazaki Ninja ZX 14, precisa como um Samurai? Vai de qual?
A Rádio R2Motos apresenta mais uma postagem da série a série dedique uma canção a quem você ama. Opss!!!! Não é nada disso. Agora, se o seu coração acelera, suas pupilas ficam dilatadas e dá um friozinho na barriga quando ouve o ronco agudo da cavalaria de uma super esportiva, passamos a te mostrar “um caminho sobremodo excelente”. Vem com a gente!!
Kawazaki Ninja ZX 14 - 1300.
A Kawazaki Ninja ZX 14 desembarcou por aqui em meados de julho de 2010. A montadora informa que a moto vem sendo importada regularmente do Japão.
Hayabusa é o nome de um falcão japonês que em voo de mergulho pode atingir até 280 Km/h. A Suzuki foi mais rápida que as outras fabricantes de motos e percebeu o potencial do mercado Brasileiro e desta forma tratou de nacionalizar a sua lendária moto de série mais veloz do mundo. Tenho certeza que não se arrependeu.
A Hayabusa tem um entre eixo avantajado de 1,48 metros. Este fator, ao contrário da MV Agusta Brutale, dificulta a empinagem da roda dianteira, mas também não facilita a maneabilidade. causando certa dificuldade em trânsito urbano, mas fazendo da estrada o seu habitat natural.
O Design foi "mexido" em 2009 resultando em diminuição do arrasto aerodinâmico e maior proteção ao piloto, com o aumento da bolha em 15 milímetros e a carenagem mais envolvente. O banco também passou por adaptações e se tornou... digamos mais aconchegante.
E o modo de dirigir? bem, com o exclusivo S-DMS (Suzuki Drive Mode Selector) um seletor que permite ao piloto escolher como a potência e torque são entregues pelo motor. Existe também um sistema de gerenciamento do motor com 32 bits, destinado a otimizar o funcionamento da injeção eletrônica.
Uma característica importantíssima desta moto é que a maioria de seus proprietários está plenamente satisfeita. Seja pelo desempenho ou pelo conforto em viagens.
NOSSO COMPARATIVO:
Observações:
*o peso em ordem de marcha da Brulate foi estimado por nós.
**Não conseguimos ainda o tamanho da reserva, mas achamos que isto não é fundamental na sua dicisão de compra.
***Como você mesmo pode concluir, cada uma foca uma vantagem especifica. Na minha opinião são todas muito boas com suas peculiaridades. Se tu dispõe da grana para isto, vai fundo e seja feliz.
MV Agusta, Brutale 1090RR, Italiana de sangue quente; Suzuki Hayabusa GSX 1300, veloz como um falcão ou Kawazaki Ninja ZX 14, precisa como um Samurai? Vai de qual?
A Rádio R2Motos apresenta mais uma postagem da série a série dedique uma canção a quem você ama. Opss!!!! Não é nada disso. Agora, se o seu coração acelera, suas pupilas ficam dilatadas e dá um friozinho na barriga quando ouve o ronco agudo da cavalaria de uma super esportiva, passamos a te mostrar “um caminho sobremodo excelente”. Vem com a gente!!
Como sempre procuramos fazer aqui no R2motos no nosso blog, apresentaremos nesta subcategoria as motos fabricadas/montadas aqui no Brasil, ou as que sejam importadas mas tenha facilidade de se adquirir/reparar/ manutenir . Com certeza também não falaremos de todas, nem esgotaremos o assunto.
Ao final apresentaremos o nosso quadro comparativo sintetizando as informações dos modelos apresentados. Vamos lá então?
MV Agusta Brutale RR 1090
A de menor cilindrada foi também a última a desembarcar em terras Tupiniquins. A MV Agusta Brutale RR 1090, que juntamente com a F4 -1000 e a R 1090 já estão sendo montadas nas instalações da Dafra em Manaus, Graças a Deus.
A Brutale está na estrada desde o ano 2000; foi desenhada pelo mestre do Design Massimo Tamburini . É uma evolução do modelo 1090R, com alterações no motor, freio e suspensão. Quanto á ergonomia, a moto oferece uma posição confortável e espaçosa para o piloto. O assento permite que condutores de todas as estaturas encontrem uma posição ideal e empunhem o guidão confortavelmente.
O modelo conta com dois mapeamentos do motor:Sport e Rain, este último muito útil em situação de piso molhado. mas cuidado! A Brutale empina facilmente devido á curta distancia do entre eixo e ao "nervosismo" do motor
Se o desempenho não deixa a desejar nesta obra de arte o acabamento é impecável. As manoplas são confeccionadas em material especial mais macio e com a inscrição "MV", passando pelo reservatório de fluido de freio e pisca-alerta integrados aos retrovisores, uma exclusividade deste modelo.
O farol em formato arredondado com oito leds, que da o efeito de uma linha luminosa.
O painel de instrumentos da 1090RR é compacto, mas traz todas as informações necessárias: indicador de marcha, nível de combustível, velocímetro, botão de emergência, temperatura da água, cronômetro e configuração de mapeamento do sistema de injeção eletrônica. Kawazaki Ninja ZX 14 - 1300.
A Kawazaki Ninja ZX 14 desembarcou por aqui em meados de julho de 2010. A montadora informa que a moto vem sendo importada regularmente do Japão.
Antes dela reinava absoluta por aqui nesta categoria a rainha Suzuki Hayabusa MCCC, primeira e única até então.
Claro que quem chega tem que mostrar a que veio. Desta forma a "Ninjona" não foi nada discreta e foi logo anunciando aos 4 ventos que o seu grande diferencial era a segurança ativa, com freios ABS com precisão samurai e que não vibram ao entrar em ação, mas permitem freadas firmes, esportivas e até radicais e com segurança adicional.
Outra vantagem destacada pelos japoneses foi a maneabilidades, especialmente em uso urbano apesar de não ser a vocação principal da máquina. Acredite se quiser mas este modelo é ágil na cidade apesar do peso de um quarto de tonelada. Tendo também desenvoltura espetacular em estradas.
Quanto a dirigibilidade como um todo a suspensão absorve bem as irregularidades do solo (leia-se asfalto). Seus múltiplos ajustes ajudam a adequá-la ao modo de cada piloto e não exige esforço para entrar nas curvas esportivamente.
Quanto á ergonomia, oferece uma posição de pilotar relaxada. O banco é generoso e macio e as pedaleiras pouco recuadas favorece passeios mais longos (viagens mesmo).
Em relação ao design, este modelo mistura modernidade e tradição. As ponteiras do escape são cromadas, cilindricas e simples. Os grandes faróis de quatro refletores simétricos, dois redondos no centro e dosi em forma de gotas nas extremidades. Quando estão todos acesos parecem uma nave espacial em aproximação.
Suzuki Hayabusa GSX 1300R.Hayabusa é o nome de um falcão japonês que em voo de mergulho pode atingir até 280 Km/h. A Suzuki foi mais rápida que as outras fabricantes de motos e percebeu o potencial do mercado Brasileiro e desta forma tratou de nacionalizar a sua lendária moto de série mais veloz do mundo. Tenho certeza que não se arrependeu.
A Hayabusa tem um entre eixo avantajado de 1,48 metros. Este fator, ao contrário da MV Agusta Brutale, dificulta a empinagem da roda dianteira, mas também não facilita a maneabilidade. causando certa dificuldade em trânsito urbano, mas fazendo da estrada o seu habitat natural.
O Design foi "mexido" em 2009 resultando em diminuição do arrasto aerodinâmico e maior proteção ao piloto, com o aumento da bolha em 15 milímetros e a carenagem mais envolvente. O banco também passou por adaptações e se tornou... digamos mais aconchegante.
E o modo de dirigir? bem, com o exclusivo S-DMS (Suzuki Drive Mode Selector) um seletor que permite ao piloto escolher como a potência e torque são entregues pelo motor. Existe também um sistema de gerenciamento do motor com 32 bits, destinado a otimizar o funcionamento da injeção eletrônica.
Uma característica importantíssima desta moto é que a maioria de seus proprietários está plenamente satisfeita. Seja pelo desempenho ou pelo conforto em viagens.
NOSSO COMPARATIVO:
CARACTERISTICAS | MARCA/MODELO/FABRICANTE/MONTADORA | ||
MV AGUSTA BRUTALE RR 1090 | KAWAZAKI NINJA 1300 ZX 14 | SUZUKI HAYABUSA 1300 GSX | |
CILINDRADAS | 1.078 | 1.352 | 1.340 |
CILINDROS | 04 | 04 | 04 |
POTÊNCIA | 144,2 cv a 10.300 Rpm | 203 cv a 9.500Rpm | 197 cv a 9.500Rpm |
TORQUE | 11,2 Kgm/f a 8.100 Rpm | 15,7 Kgm/ f a 7.500 rpm | 15,81 Kgm/f a 7.200 Rpm |
VELOCIDADE MÁXIMA | 265 Km/h | 281Km/h | 286 Km/h |
ZERO A 100-KM/H | | 3,2 segundos | 3,08 segundos |
REFRIGERAÇÃO | Líquida | Líquida | Líquida |
CÂMBIO | 06 marchas | 06 marchas | 06 marchas |
TRANSMISSÃO | Corrente | Corrente | Corrente |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Upside-down | Garfo invert. 43 mm | Telescópica invert. |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono amortecida | Uni-trak a gás | Link mono amortecida |
FREIO DIANTEIRO | Disco duplo 320mm | Disco duplo 310 mm/ ABS | Disco duplo |
FREIO TRASEIRO | Disco único 210mm | Disco único 250 mm | Disco simples |
PNEU DIANTEIRO | 120X70 aro 17” | 120X50 aro 17” | 120X70 aro 17” |
PNEU TRASEIRO | 190X55 aro 17” | 190X50 aro 17” | 190X50 aro 17” |
TANQUE | 23 litros | 22 litros | 21 litros |
RESERVA | NI | NI | NI |
ALTURA DO SOLO | 150 mm | 125 mm | 120 mm |
ALTURA DO BANCO | 830 mm | 800 mm | 805 mm |
ENTRE EIXOS | 1.438 mm | 1.460 mm | 1.480 mm |
PESO EM ORDEM DE MARCHA | 213 Kg* | 261 Kg | 260 Kg |
CORES | Branco/preto e vermelho/prata | Verde | Azul, branca e preta |
GARANTIA | NI (um ano?) | NI (um ano?) | NI (um ano?) |
PREÇO | r$ 64.000,00 | r$ 51.655,00 | r$ 56.000,00 |
CONCESSIONÁRIAS | GO, RS, PR, SC e SP | BA,CE,DF,ES,GO,MG,PE,PR,RJ,RS,SC e SP. | Em todos os estados |
STATUS | Nacional | Importada | Nacional |
Observações:
*o peso em ordem de marcha da Brulate foi estimado por nós.
**Não conseguimos ainda o tamanho da reserva, mas achamos que isto não é fundamental na sua dicisão de compra.
***Como você mesmo pode concluir, cada uma foca uma vantagem especifica. Na minha opinião são todas muito boas com suas peculiaridades. Se tu dispõe da grana para isto, vai fundo e seja feliz.
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