quarta-feira, 27 de março de 2013

Vendas de motocicletas sobe 40% na primeira quinzena de março.

Mas quando comparado com o mesmo período de 2012 ainda estamos no vermelho.
Fonte: ABRACICLO
Apesar do resultado positivo no acumulado, média diária de emplacamentos ficou em 6.474 unidades, volume 14% inferior ao registrado no mesmo período de 2012
Segundo levantamento divulgado pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam, foram emplacadas 71.213 motocicletas na primeira quinzena de março, volume 40% superior ao do mesmo período de fevereiro (50.949). Em comparação com março de 2012, foi registrada alta de 5% (67.777).
Com 11 dias úteis, a primeira quinzena do mês apresentou uma média diária de 6.474 motocicletas comercializadas, o que corresponde a uma queda de 14%, em relação a março do ano passado (7.531), que registrou dois dias úteis a menos.
"Apesar dos sinais de melhora no mercado, não podemos esquecer que na primeira quinzena de fevereiro tivemos o Carnaval, além do típico período de férias. Desta forma, a evolução registrada ainda deve ser analisada com cautela, embora sinalize resultados animadores para o fechamento do mês”, comenta José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.

sábado, 23 de março de 2013

Scooter mais vendido no Brasil, ganha nova geração na Ásia.

Honda Lead 110, com motor de 125cc e 11,5 cavalos, 30% mais econômico e  sistema start/stop? Por enquanto só no Vietnã e Japão.
Fonte: G1.
Scooter mais vendido no Brasil, o Honda Lead teve nova versão apresentada pela empresa no Vietnã.
Além de passar por alterações em seu visual, o modelo recebeu incremento em sua cilindrada, que passou de 110 cm³ para 125 cm³ e agora tem sistema de start-stop. De acordo com a empresa, a Lead 125 será produzido no país asiático, onde as vendas já começam, e logo chegará ao Japão. Por enquanto, a empresa não confirmou a vinda do veículo ao Brasil para substituir a atual versão 110.
Apesar de receberem novo desenho, as rodas têm as mesmas medidas, com 12 polegadas, na dianteira, e 10 polegadas, na traseira. Em sua estética, o novo Lead passou por modificações, se aproximando do SH125 vendido na Europa. Na dianteira, o farol é de LED e os piscas passaram para a parte superior da carenagem, que também ganhou detalhe metalizado - este artifício também foi utilizado na parte superior do farol. O assento passa a ter duas opções de cores, a tradicional preta e a nova bege.
Após três segundos parado, o motor se desliga automaticamente, voltando a funcionar depois de o motociclista girar o acelarador. O sistema de freios segue do tipo combinado, que aciona parcialmente o freio traseiro quando se utiliza o manete responsável pela frenagem da parte dianteira.Sua traseira tem novo visual e agora também tem luzes de LED. O espaço sob o banco para levar capacetes aumentou de 35 litros para 37 litros e, segundo a empresa, pode levar até dois capacetes do tipo integral. O painel do modelo também foi renovado.
Segundo a Honda, o novo motor de 125 cilindradas e 11,48 cavalos, eram 9,2 cv na versão 110, está 30% mais econômico - o torque é de 1,18 kgfm, frente a 0,97 kgfm do Lead 110. Este monocilíndrico continua com injeção eletrônica e refrigeração líquida. Seu propulsor possui tecnologia de baixo atrito e sistema start-stop, originários do PCX150, que chegará ao Brasil em breve.
Seu peso é de 115 kg e o tanque de combsutível pode levar até 6 litros. A expectativa da empresa é produzir 200 mil unidades por ano no Vitenã. Para a empresa, o início da produção do Lead no Vitenã torna-o o 4º país destinado a exportações globais da Honda, após China, Tailândia e Índia.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Norte e Nordeste puxarão vendas de motos no Brasil

"Com o aumento de renda da população, eles começaram a trocar o jegue pelas motos"
Fonte: FENEBRAVE
Após encerrar 2012 com recuo na ordem de 15,62%, o segmento de motocicletas recorre ao "boom" nas vendas das Regiões Norte e Nordeste, sobretudo nas zonas interioranas, para retomar um crescimento ainda que modesto do nicho. A expectativa da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) é obter alta de 3,70%, em 2013. Mola de alavanca para tal projeção, o negócio tem se revelado um sucesso na localidade, graças à modernização que lá tem chegado - a preços acessíveis e por meio de consórcio - na forma de motocicletas.

Segundo a Fenabrave, 33 novas concessionárias começaram a atuar na Região Nordeste, em 2012. A mesma região, em 2012, contava com 450 pontos do segmento, ante os 417 do ano anterior. Na Norte, o incremento foi de sete novas revendedoras. Vale recordar que a Harley-Davidson inaugurou a sua primeira loja no nordeste no final do ano passado, na cidade de Fortaleza (CE).
Voltada para um público altamente especializado, o empreendimento é uma das provas de que o segmento local se assemelha cada vez mais, no quesito desempenho, ao da Região Sudeste.

"Com o aumento de renda da população, eles começaram a trocar o jegue pelas motos", afirmou Valdeci Monteiro, sócio-diretor da Ceplan Consultoria e professor de economia da Universidade Católica de Pernambuco, referindo-se ao animal que até então era um dos meios de transporte comuns da região.

Para o presidente-executivo da Fenabrave, Alarico Assumpção, a venda de motocicletas está muito ligada à oferta de crédito. Como essa área passa atualmente por um momento de retração a nível nacional, as operações nortistas e nordestinas se adequaram ao fenômeno de uma forma distinta das demais regiões. Segundo ele, o consórcio de lá trabalha com a questão do companheirismo, isto é, embora o comprador não tenha conseguido um financiamento no banco, o empresário lhe vende a moto pela confiança que este tem no seu consumidor. "Isso gera muito negócio e volume para as vendas na região. No sudeste, por exemplo, isso nunca aconteceria", afirmou o executivo. Além disso, ele ainda destacou as diferenças regionais entre as práticas comerciais dos dois extremos.

Dona de quase 80% do mercado brasileiro de motos, a japonesa Honda também ostenta a liderança disparada nas regiões menos desenvolvidas do Brasil, com o modelo Honda CG150. No último mês, a marca vendeu 31.686 veículos no nordeste, o que representou 87,9% de participação no segmento local. As informações são da Fenabrave.
O enriquecimento da população, impulsionado por políticas macroeconômicas, como aumento do salário mínimo e a baixa nas taxas de desemprego e queda dos juros, surtiu efeito principalmente nas áreas mais carentes do Brasil, conforme indicam especialistas do setor. As classes C, D e E foram as mais beneficiadas pelo movimento de inclusão social, empreitado pelo estado no decorrer dos últimos anos.

E são justamente esses grupos que predominam em números tanto nas Regiões Norte e Nordeste como no público-alvo do segmento. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), 85% dos consumidores de motocicletas pertencem à classe C (52%), D (14%) e E (19%).

segunda-feira, 18 de março de 2013

Yamaha lança nova fator segunda geração 2014

Nova moto vem em 4 versões, com muitas novidades estéticas, mas a principal inovação é o sistema de manutenção tipo pacote fechado.
Texto: Nilson Silva.
A Yamaha está apresentando a reestilização de sua 125 street de trabalho modelo 2014, com muitas novidades principalmente estéticas. Ofereceram novas cores, deram uma mexida no tanque, melhoraram a ergonomia, colocaram outro defletor no farol e acionamento simultâneo do mesmo com a ignição a exemplo das motos maiores e  coisas semelhantes.
Agora também você que gosta, curte e tem intenção de comprar uma moto de entrada da marca dos três diapasões tem quatro opções de  versões. Vamos ver? A mais pé duro é a K1, lançamento e com partida jurássica a pedal e freio a tambor também jurássico em ambas as rodas, mas com preço público sugerido de r$ 5.390,00. A segunda opção se chama Versão K, também com partida a pedal e freios a tambor e tem um pequeno diferencial nas pedaleira e no painel. Por esta razão o preço sobe um pouquinho passado para: r$ 5.690,00. Já a versão E vem com partida elétrica, mas freios a tambor e por esse mimo o preço vai pra r$ 6.120,00. Agora completa mesmo é a versão ED, que vem com partida elétrica, freio a disco, com novo cilindro mestre e nova pinça, (acho que apenas o dianteiro), roda de liga leve e painel completo. Por esta tecnologia o preço vai pra r$ 6.490,00.
Também não podemos esquecer que houve alteração  no nome da motinha passando de YBR 125 Factor simplesmente para Factor.
Inovação mesmo neste "lançamento" é o sistema de revisão com pacote fechado, a exemplo do que ocorre com as montadoras de automóveis. São 7 revisões até os 18 mil Km com preço fixo variando de 21 a 157,00 reais.

Agora o nosso comentário: 
A Yamaha Motor do Brasil não tem se mostrado uma boa lançadora de produtos para o Mercado Brasileiro. Quando a gente olha o Site da Yamaha dos Estados Unidos e compara os produtos e os preços de lá com os nossos aqui dá um desgosto profundo. Em pleno ano de 2014 a montadora se dá ao desplante de lançar pra gente aqui do lado de baixo do equador uma moto 125 cc ainda carburada, ( por onde anda o projeto de flexibilização de combustível?) com partida a pedal e com freios a tambor, bem menos eficiente que os acionados por discos e com sistema de controle eletrônico de frenagem. Só um aninho de garantia também é de lascar!

domingo, 17 de março de 2013

Moto 1000 GP: piloto português, Miguel Praia confirma participação

Miguel Praia
Piloto de 35 anos traz para o Campeonato Brasileiro experiência de duas décadas na moto-velocidade europeia e mundial.
Fonte: Grelak Comunicação.
A terceira temporada do Moto 1000 GP, teve nesta sexta-feira (15) a confirmação de mais uma presença internacional. O português Miguel Praia vai compor o grid da principal categoria da competição, a GP 1000, em todas as oito etapas – a primeira delas confirmada para 21 de abril no autódromo paulista de Interlagos.

Piloto de moto-velocidade desde os 16 anos, Praia vai defender a equipe carioca Center Moto Racing Team. “Tenho acompanhado o campeonato aqui de Portugal, mesmo de longe, vejo que está crescendo bastante. O formato do Moto 1000 GP me agrada. É um campeonato que tem uma abordagem boa, e que não fica nada a dever ao nível dos campeonatos da Europa”, diz o piloto português. “O projeto da Center Moto também me agrada”.
Praia acompanhou com especial atenção a fase europeia da carreira de Gilson Scudeler, hoje promotor do Moto 1000 GP, como piloto, entre o fim da década de 90 e o início da década passada. “Cresci aqui ouvindo as pessoas falando do Gilson e vendo as corridas dele, ele tem credibilidade”, aponta, sem esconder a ambição que acompanha suas metas: “Tenho muito respeito pelos pilotos brasileiros, mas vou com a Center Moto para disputar o título”.

Tendo sua carreira marcada por atuações em inúmeros campeonatos na moto-velocidade europeia, com títulos em séries de base, Praia, 35 anos, disputou duas edições do Mundial de Superbike, em 2004 – quando conquistou o título de melhor estreante do ano – e 2005. De 2007 a 2011, dedicou-se ao Mundial de Supersport, tendo como melhor colocação final o 12º lugar em 2010. Esteve duas vezes entre os cinco primeiros colocados no Macau GP.
O Moto 1000 GP, agora homologado como Campeonato Brasileiro, terá provas nas categorias GP 1000/GP Máster, GP Light, GP 600 e GPR 250. O calendário de etapas: 21 de abril – Interlagos (SP); 26 de maio – Curitiba (PR); 23 de junho – Interlagos (SP); 28 de julho – Brasília (DF); 25 de agosto – Cascavel (PR); 22 de setembro – Interlagos (SP); 20 de outubro – Santa Cruz do Sul (RS); 17 de novembro – Goiânia (GO).

sábado, 16 de março de 2013

Com reforços de peso, Equipe Rinaldi acelera no Gaúcho de Motocross

Maiara Basso
Gustavo Pessoa e irmãos Mateus, Lucas e Maiara Basso são novidades da equipe para a temporada
Fonte: Mundo Press.
A equipe Rinaldi anunciou reforços de peso para a temporada 2013. Além de Duda Parise e Gabriel Della Flora, a equipe acelera com Gustavo Pessoa e os irmãos Mateus, Lucas e Maiara Basso no Rinaldi Gaúcho de Motocross. A abertura da competição promete fortes emoções neste fim de semana em Maratá, localizada a 92 quilômetros de Porto Alegre.
Outras grandes apostas do Team Rinaldi para o fim de semana são Duda Parise e Gabriel Della Flora. “Este ano vou correr também de 250cc na MX2, além das provas da MX1. Estou bastante empolgado para ver como será e espero conquistar os títulos. Irei disputar três baterias por etapa do Gaúcho, o que irá me dar bastante ritmo de prova para as corridas do Brasileiro”, explicou Parise.
Atual campeão da 85cc, que a partir desta temporada será chamada de Júnior, Della Flora está com tudo pronto. “A expectativa para o início do campeonato é muito boa, pretendo fazer uma ótima corrida e defender o título da categoria. Os pilotos da classe estão andando bem e competidores de outros Estados também confirmaram presença”, lembrou o jovem talento.

Serviço:
Rinaldi Gaúcho de Motocross – 1ª Etapa
Local: Parque da Oktoberfest, em Maratá
Programação: Treinos e corridas das classes Intermediária MX1, Estreantes Importadas e Nacional 230cc 4 Tempos no sábado; Corridas das demais categorias no domingo

sexta-feira, 15 de março de 2013

BMW Motorrad Brasil faz parceria com a DPZ propaganda.

Nova agência de publicidade vai "ficar com a conta" de todas as empresas do grupo BMW no Brasil.
Fonte: BMW Brasil
O BMW Group Brasil acaba de fechar parceria com a DPZ Propaganda. A agência será responsável por toda a comunicação do grupo alemão no Brasil, o qual inclui as suas divisões de carros com as marcas BMW e MINI e a divisão de motocicletas com a BMW Motorrad. Atuante no segmento premium e com alto desempenho, o BMW Group comercializa no país veículos e motocicletas de alto valor agregado, principalmente no que diz respeito aos atributos de tecnologia, segurança, design, esportividade e sofisticação, tendo suas marcas desejadas e altamente valorizadas no mercado.

“A centralização da conta BMW Group com a agência DPZ aumenta a sinergia entre as marcas e otimiza os investimentos do grupo.”, comenta Herlander Zola, diretor de Marketing da BMW do Brasil. “Estamos certos de que a DPZ contribuirá para que as marcas e os produtos da empresa se tornem ainda mais desejados, através de ideias criativas, inovadoras e eficientes.”, acrescenta o executivo.

A escolha da agência veio por meio de um processo de concorrência que se iniciou em 2012. “Ter o Grupo BMW no portfólio de clientes representa uma grande conquista. BMW, MINI e Motorrad são grandes marcas, reconhecidas e desejadas em todo o mundo. Simbolizam elegância, performance, design, além de serem famosas pela qualidade criativa de suas campanhas. Estamos orgulhosos e empolgados pelo desafio que temos pela frente. Esta conquista mostra que a renovação na DPZ não para com a chegada de novos talentos, novas ideias e novas contas.", diz Rafael Urenha, diretor Nacional de Criação da DPZ Propaganda.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...