sábado, 28 de agosto de 2021

Triumph fornecerá os motores da Moto2 por mais três anos

A Triumph continuará fornecendo, com exclusividade, seus motores de três cilindros de 765 cc para a Moto2 por mais três temporadas, de 2022 a 2024.

A Triumph Motorcycles informou na última sexta feira 27 de agosto que continuará fornecendo, com exclusividade, seus motores de três cilindros de 765 cc, recordistas, para o Campeonato Mundial FIM de Moto2 por mais três temporadas, de 2022 a 2024. Desde o início da temporada de 2019, a Triumph fornece para todas as equipes desta categoria seus motores triplos de 765 cc, ajustados para as pistas de competição, mas baseados no motor da Street Triple RS, líder do seu segmento.
Nos últimos dois anos, os competidores da Moto2 conquistaram pódios e vitórias nas primeiras
temporadas na classe de destaque do MotoGP: Alex Márquez, Campeão Mundial de Moto2 de 2019, conseguiu dois segundos lugares em 2020, com o rival pelo título, Brad Binder, tendo uma vitória também em 2020 e mais recentemente na Áustria, em 2021. Jorge Martin obteve a sua primeira vitória na Moto2 em 2020, seguida um ano depois por sua primeira vitória no MotoGP e mais dois pódios em 2021. Estes resultados incríveis provam como a Moto2 se tornou o trampolim natural para a MotoGP.

Redefinindo a categoria, recordes sucessivos começaram a ser batidos. Além de 14 vencedores de corridas diferentes desde 2019, ocorreram recordes
de voltas em 34 eventos, incluindo recordes que foram batidos e quebrados novamente ano após ano, além da primeira velocidade máxima de 300 km/h para uma máquina de Moto2. O recorde permanece em 301,8 km/h, em Phillip Island, na Austrália.




quinta-feira, 26 de agosto de 2021

BMW confirma o GS Trophy Brasil para setembro.

Evento acontecerá a partir de setembro. Mais informações em breve. 

Os amantes de adrenalina sobre duas rodas já podem se preparar para as qualificatórias do GS Trophy, competição da BMW Motorrad, que celebra o espírito dos lendários modelos BMW GS.

A etapa Brasil da 8ª edição do evento acontecerá a partir de setembro desse ano, e vai reunir a paixão pelo novo e o prazer em pilotar, com desafios em equipe e uma experiência única aos participantes, além de contar com todos os protocolos de saúde e segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS). A equipe vencedora representará o Brasil na competição internacional, que será disputada na Albânia em 2022.
Detalhes sobre a etapa Brasil do GS Trophy serão divulgadas em breve.

Espanhol de Superbike: Eric Granado do Brasil busca vitória na quinta etapa.

Com a motocicleta CBR 1000RR-R Fireblade SP, piloto da equipe Honda Laglisse encara duas corridas neste fim de semana; BandSports transmite prova de domingo (29/8), a partir das 8h 

De olho na vitória, o brasileiro Eric Granado encara a quinta etapa do Campeonato Espanhol de Superbike 2021, neste fim de semana (28 e 29/8), com mais uma rodada dupla. O evento terá como palco o Circuito de Navarra. Integrante da equipe Honda Laglisse, o piloto está no grid da principal categoria, a Superbike, com a moto CBR 1000RR-R Fireblade SP.

Granado é um dos destaques do Espanhol. Mesmo sem disputar uma das etapas, ele ocupa o quinto lugar da classificação, com 95 pontos. O atual líder é o português Ivo Lopes (134 pontos). O brasileiro já conquistou pódios em quatro corridas da temporada, sendo duas segundas posições e dois terceiros lugares.

“Depois de um longo período desde o último compromisso com o Espanhol de Superbike, estou animado para voltar a trabalhar com a equipe Honda Laglisse. Faz muito tempo que não ando em Navarra. Acredito que será um grande desafio fazer uma adaptação rápida e acertar a moto para essa pista”, conta o atual tetracampeão do Superbike Brasil.

A competição teve a segunda etapa realizada em Navarra, mas devido a um conflito de calendários com a MotoE, Granado não participou da rodada realizada em maio. “Acompanhei o Mundial de Superbike no último fim de semana, que foi neste circuito e deu para ter referências dos pilotos e traçados. Com a experiência da temporada e com o que aprendemos ao longo do ano, vamos conseguir nos sair bem”, avalia o paulista de 25 anos.

Sobre a CBR 1000RR-R Fireblade SP, Granado ressalta que, a cada prova, a equipe aprimora o acerto da moto ao seu estilo de pilotagem. “É um modelo bem diferente do que estava acostumado a andar no Brasil. Ainda tem alguns pontos que preciso evoluir, mas estamos indo muito bem”, finaliza.

As corridas no Circuito de Navarra terão 17 voltas cada. A primeira será no sábado, às 10h, e a segunda, no domingo, às 8h. Esta última terá transmissão ao vivo pelo BandSports, além do YouTube Honda Motos Brasil e do Facebook Honda Racing Brasil. Os horários são de Brasília.

Programação 5ª etapa Espanhol de Superbike:
(Horários de Brasília)

Sábado (28/8)
5h20 às 5h50 – Treino classificatório Superbike
10h – Corrida 1 Superbike – 17 voltas

Domingo (29/8)
4h25 às 4h35 – Warm-up Superbike
8h – Corrida 2 Superbike – 17 voltas – Transmissão ao vivo pelo BandSports

Calendário Campeonato Espanhol de Superbike 2021
5ª etapa – 28 a 29 de agosto – Navarra
6ª etapa – 23 e 24 de outubro – Valência
7ª etapa – 30 e 31 de outubro – Jerez

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Fernando Juruna vai buscar o ouro no Six Days, o maior evento de Enduro do mundo

Fernando Juruna. Imagem da internet
O Six Days acontece entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro, neste ano, na Itália. É a prova mais antiga e complexa do mundo – a primeira foi realizada em 1913.

Se você sonha pequeno, terá conquistas pequenas, certo? Embora pareça clichê, a máxima é verdadeira e passa longe da vida do piloto de 29 anos, natural da cidade mineira de Belo Vale, Fernando Juruna. Assinando uma trajetória encorpada e há um ano pilotando uma moto estrangeira na categoria E1-Elite, o profissional está diante da realização de dois sonhos: a participação no Six Days e a possibilidade de trazer a medalha de ouro.

“Para todos os pilotos brasileiros, essa prova é a Copa do Mundo da moto. Cada país leva seu time, seu clube. Os melhores pilotos do mundo vão estar lá. É o topo do nosso esporte. É meu sonho desde pequeno e chegou a hora. Agora é chegar lá e dar o melhor. Quero ganhar a medalha de ouro para honrar quem está me honrando”, diz Juruna, com emoção.

O Six Days acontece entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro, neste ano, na Itália. É a prova mais antiga e complexa do mundo – a primeira foi realizada em 1913. Nela, participam mais de 600 pilotos de mais de 30 países, que defendem o seu país de origem ou uma equipe. “Sou o cara mais feliz do mundo. É sonho estar na Europa e isso está acontecendo, graças aos meus patrocinadores. Sem eles, não estaria onde estou hoje”, diz o piloto.

Triumph anuncia nova Crossovers Tiger 660 Sport

Nova motocicleta da Triumph está em fase final de testes e está sendo anunciada globalmente, hoje, 23 de agosto, pela primeira vez.

A Triumph anuncia hoje, globalmente, que está desenvolvendo uma nova motocicleta para concorrer no segmento das Crossovers (modelos Adventure Esportivos) de média cilindrada: a Tiger Sport 660.
Essas são as primeiras informações e imagens divulgadas pela fabricante inglesa sobre este novo modelo, que está em fase final de testes.
“A equipe da Triumph tem testado o protótipo final da nova Tiger Sport 660, que tem como objetivo proporcionar diversas vantagens de performance para a categoria de aventureiras esportivas de média cilindrada com o seu novo motor tricilíndrico de 660 cc”, afirma Renato Fabrini, General Manager da Triumph do Brasil.

Nas próximas semanas serão divulgadas novas informações do modelo, mas não ainda detalhes sobre a segunda etapa do seu desenvolvimento nem a previsão do seu lançamento mundial.

Não há previsão para chegada deste modelo no mercado brasileiro. 

Opinião do Editor: Não sabemos o que e se a Triumph tem algo mal resolvido com seus clientes, com seu público no Brasil. Pelo que sabemos o Mercado Brasileiro é um dos principais da marca inglesa no mundo, nem por isso nos é dispensado  a devida deferência. Os lançamentos sempre demoram a chegar por aqui. Estamos esperando a Tiger 850 já lançada a algum tempo em outros países e sem previsão de chegar por aqui. Da Mesma forma a Naked Trident 660, que  também não temos previsão de lançamento na Terra Brazilis. Tínhamos no Brasil a Sport 1050, uma espécie de patinho feio quando colocada perto das Big Trails 1200 e que por isto mesmo foi descontinuada. A nova Tiger Sport 600, já está com o teaser no site internacional da marca. Veja em: www.triumphmotorcycles.com/#

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Copa Pro Honda CBR 650R e Honda Jr Cup têm quarta etapa em Interlagos, neste fim de semana.

Evento vai de quinta feira 19/08 até domingo,22/08 e será transmitido pela Rede TV.

A temporada 2021 do SuperBike Brasil continua nesta semana com a quarta etapa no Autódromo de
Interlagos, em São Paulo (SP). Na programação do campeonato, as disputas da Copa Pro Honda CBR 650R e da Honda Jr Cup, classes monomarca Honda, prometem agitar a competição. Nesta quinta-feira (19/8) serão realizados os treinos extras e na sexta-feira (20/8), os treinos livres. Já no sábado (21/8) é dia dos classificatórios e ,no domingo (22/8), das corridas. A prova da Copa Pro Honda CBR 650R terá transmissão ao vivo pela Rede TV!, a partir das 12h15.

João Vitor Carneiro é líder da Copa Pro Honda CBR 650R com 66 pontos, apenas dois à frente de Guilherme Brito, vencedor da última corrida. Terceiro colocado, Felipe Macan também tem sido protagonista da categoria. Os três tiveram passagem pela Honda Jr Cup e hoje travam um dos mais quentes pegas do SuperBike Brasil.

Nas categorias Evo, Light e Master, Marcelo Simões “Bode”, Michael Alexandre “Tanga” e Alexandre Colorado estão na ponta da tabela, respectivamente. A categoria conta com premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados na geral, sendo R$ 2.000 para o primeiro lugar, R$ 1.500 para o segundo, R$ 1.100 para o terceiro, R$ 900 para o quarto e R$ 700 para o quinto.

Pela Honda Jr Cup, a evolução das crianças e adolescentes entre oito e 16 anos, com a CG 160 Titan, é notada etapa a etapa. “Independente do resultado de cada corrida, o mais importante é o desenvolvimento pessoal e amadurecimento de cada garoto. Todas as atividades realizadas durante os dias de competição, sejam teóricas, lúdicas e práticas, são essenciais para a formação deles como piloto e cidadãos”, destaca Rafael Paschoalin, tutor da Honda Jr Cup.

Campeão em 2019, João Teixeira mantém a primeira colocação na classificação após três etapas, com 67 pontos. Murilo Gomes está em segundo lugar com 54 pontos e Guilherme Foguetinho, em terceiro, com 43. Entre as meninas que participam da categoria, Letícia Vívolo lidera a disputa feminina.

4ª etapa do SuperBike Brasil 2021
Local: Autódromo de Interlagos (SP)
Programação*

Quinta-feira (19/8)
8h21 às 8h39 – 1º treino extra – Copa Pro Honda CBR 650R
9h43 às 10h01 – 2º treino extra – Copa Pro Honda CBR 650R
11h29 às 11h47 – 3º treino extra – Copa Pro Honda CBR 650R
13h15 às 13h33 – 4º treino extra – Copa Pro Honda CBR 650R
16h05 às 16h23 – 5º treino extra – Copa Pro Honda CBR 650R

Sexta-feira (20/8)
7h25 às 7h47 – 1º treino livre – Copa Pro Honda CBR 650R
10h21 às 10h43 – 2º treino livre – Copa Pro Honda CBR 650R
10h46 às 11h11 – 1º treino livre – Honda Jr Cup
13h45 às 14h07 – 3º treino livre – Copa Pro Honda CBR 650R
14h10 às 14h45 – 2º treino livre – Honda Jr Cup
16h44 às 17h09 – 3º treino livre – Honda Jr Cup

Sábado (21/8)
7h21 às 7h39 – 1º classificatório – Copa Pro Honda CBR 650R
7h42 às 8h12 – 1º classificatório – Honda Jr Cup
10h45 às 11h03 – 2º classificatório – Copa Pro Honda CBR 650R
11h06 às 11h36 – 2º classificatório – Honda Jr Cup
14h37 às 14h55 – 3º classificatório – Copa Pro Honda CBR 650R
16h14 às 16h24 – SuperPole – Copa Pro Honda CBR 650R

Domingo (22/8)
7h às 7h10 – Warm-up – Honda Jr Cup
7h30 às 7h40 – Warm-up – Copa Pro Honda CBR 650R
9h01 às 9h21 – Corrida – Honda Jr Cup (8 voltas)
12h15 às 12h45 – Corrida – Copa Pro Honda CBR 650R (10 voltas) – Transmissão ao vivo pela RedeTV!
* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

BMW R 32 ano 1923: Foi assim que nasceu o motor Boxer.

Motocicleta pioneira do BMW Group ainda é usada como base e inspiração para montagem de seus modelos mais atuais.

No outono de 1923, a BMW Motorrad apresentou uma história de sucesso no Salão do Automóvel de Berlim, expondo sua primeira motocicleta, a inesquecível BMW R 32. Considerada um marco na história das motocicletas, o modelo projetado pelo designer-chefe Max Friz apresentava soluções detalhadas e incomuns, fundidas em uma unidade perfeita.

A R 32 foi o primeiro veículo completo produzido pelo BMW Group. Até então, a empresa fornecia apenas motores. O primeiro carro BMW só seria lançado em 1928. O modelo inovador introduziu vários conceitos usados até hoje pela BMW Motorrad, prova de que as boas ideias sobrevivem ao tempo.
Presente em todos os produtos do BMW Group, a qualidade excepcional da máquina foi um fator importante para o sucesso entre o público, garantindo o prazer de pilotar a cada passeio. Mesmo estreando no universo das motocicletas, a BMW R 32 era equipada com recursos de ponta. Ela vinha equipada com um motor boxer de dois cilindros posicionados transversalmente em relação ao chassi. Somado a isso, a moto clássica usava eixo cardã para transmitir a força para a roda traseira, uma tecnologia eficiente usada até hoje nos modelos da BMW Motorrad.

A BMW R 32 ganhou admiração dos entusiastas devido à sua qualidade e o foco no cliente. A manutenção da transmissão era bem mais fácil do que a exigida pelas correntes ou correias usadas em outras motos. A mecânica trazia ainda outros avanços, entre eles o motor e o câmbio abrigados na mesma unidade.

Além disso, outra característica marcante foi seu motor de 500 cm³ e 8,5 cv, que prometia a confiabilidade que a BMW sempre garantiu aos seus clientes. A disposição boxer significa que um cilindro é contraposto ao outro, um movimento que lembra os golpes de um boxeador. Como os cilindros eram refrigerados a ar, o posicionamento voltado para as laterais permitia melhor refrigeração deles, algo que era problemático nas concorrentes e seus motores convencionais.

O funcionamento também era mais suave, sem vibrações excessivas. O posicionamento mais baixo dos cilindros permitia ainda baixar o centro de gravidade. Não é de hoje que as motos da marca têm dirigibilidade perfeita. Até mesmo a manutenção foi facilitada, uma vez que o acesso aos componentes era muito mais fácil. É outra solução inteligente que acompanha até hoje a BMW Motorrad.

Pesando apenas 122 kg, o conjunto com quadro tubular duplo e braço oscilante dianteiro foi capaz de lidar com a então elevada velocidade máxima teórica de 95 km/h. Muito mais à frente que as próprias estradas daquela época.
Para conferir o vídeo da R 32, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=FhUUmTEfBkc
Para conferir imagens em alta da R 32 e de outros modelos clássicos da BMW Motorrad para download, clique aqui.

      DADOS RELEVANTES:                                                 

Início da produção

1923

Fim da produção

1926

Tipo de motor

Boxer de dois cilindros

Deslocamento

494 cc

Potência da saída

8,5 cv a 2.200 rpm

Velocidade máxima

95 km/h

          

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...