quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Top seven marcas mais vendidas em novembro/23

Texto: Nilson Silva
Infográfico: Beatriz Pinheiro
Penúltimo mês do ano demostrando uma certa estabilidade, com viés de queda, passando de 137.665 para 130.469 motocicletas emplacadas, recuando 5.23%. Mas quando a gente compara com o mesmo mês do ano passado temos um saldo positivo de 5.87%, portanto +5-5= zero. Será?

No acumulado do ano, no entanto temos um saldo positivo de 17,79% e vamos com certeza ultrapassar o milhão e meio de motocicletas vendidas. Se a gente dividir 1.500,000 por 12, termos uma média de 125 mil motocicletas comercializadas mensalmente, fato que ocorreu apenas no ano de 2013,quando se chegou a 1,6 milhões de motocicletas comercializadas..

A Shineray ocupou o 3º lugar que foi da Mottu uma boa parte de ano. A Mottu emplaca,(ainda), motos para locação; A Shineray também está explorando esse filão; tomara que não seja mais um voo de galinha. Já a Triumph que não consegue pontuar em nosso ranking, tem uma carta na manga para os dois primeiros meses de 2024, que vai ser a entrega das agora suas duas motos de entradas, a Speed e a Escrambler 400, que venderam as suas primeiras 400 unidades on-line em questão de horas. Aliviamos que deva ficar a quarta e sexta colocação.

Vamos aos números?



 

Top ten motocicletas mais vendidas em novembro/23

Texto: Nilson Silva

Penúltimo mês do ano demostrando uma certa estabilidade, com viés de queda, passando de 137.665 para 130.469 motocicletas emplacadas, recuando 5.23%. Mas quando a gente compara com o mesmo mês do ano passado temos um saldo  positivo de 5.87%, portanto +5-5= zero. Será? No acumulado do ano, no entanto temos um saldo positivo de 17,79% e vamos com certeza ultrapassar o milhão e meio de motocicletas vendidas. Se a gente dividir 1.500,000 por 12, termos uma média de 125 mil motocicletas comercializadas mensalmente, fato que ocorreu apenas no ano de 2013, com 1,6 milhões de unidades.

Vamos aos números?



 


Royal Enfield Shotgun 650 – caráter completamente diferente

Publicado on-line na Revista Motociclismo PT, em 14/12/2023

A base técnica é a da emblemática Super Meteor 650, mas graças a algumas pequenas, mas importantes modificações, a Shotgun 650 parece ter, um caráter completamente diferente

A Royal Enfield é sinônimo de personalização, cada modelo da gama conta uma história, e com a nova Shotgun 650 o foco foi a personalização. Foi a partir deste "ecossistema" que nasceu a ideia de experimentar e construir um protótipo – que mais tarde se tornaria realidade – de uma Royal Enfield totalmente personalizável.

Como já foi referido, a base técnica é a já comprovada da principal moto cruiser da Royal Enfield. A nova Shotgun 650 está equipada com um motor de dois cilindros arrefecido a ar e a óleo que produz 47 cv de potência às 7.250 rpm e 52,3 Nm de de torque à 5.650 rpm. O Câmbio é de seis velocidades.

A base da nova Royal Enfield Shotgun 650 é um quadro tubular em aço, a distância entre eixos é de
1.465 milímetros e a altura do assento em relação ao solo é de 795 milímetros, acessível a todas as alturas.
A Shotgun 650 está equipada com um moderno garfo invertido Showa (Separate Function Big Piston) com 120 milímetros de curso, enquanto na traseira existe um amortecedor duplo, também Showa, com 90 milímetros de curso. O tanque de combustível tem uma capacidade de 13,8 litros e – graças ao baixo consumo de combustível – oferece uma autonomia respeitável.
O peso indicado na ficha técnica em ordem de marcha é de 240 kg com 90 % de combustível e vários fluidos do motor.
Queremos saber quando vai desembarcar no Brasil e a que preço.

Motoclube Pelotão IDE faz Ação Social de Natal/2023, em abrigo para pessoas especiais em Brasilia-DF.

No ano do décimo aniversário, Pelotão IDE faz evento social diferenciado.

Aconteceu no último sábado, dia 9 de dezembro na parte da manhã, a décima ação social ordinária do Moto clube Pelotão IDE e amigos.
Desta vez a instituição escolhida foi o Instituto Dom Orione, localizado na QI 15, Área Especial, no Lago Sul, Brasília-DF.

O Instituto Dom Orione é uma organização filantrópica, ligada á igreja católica, fundado há 55 anos, mantido através de parcerias, convênios, bazar, doações da comunidade e campanhas diversas, que entre outros coisas mantém um abrigo que dispensa cuidados integrais para homens adultos, excepcionais, (ou especiais, como queiram), que saíram do orfanato por terem atingido a maioridade e que não possuem famílias, ou
que as famílias têm dificuldade de cuidar.
A missão do Pelotão IDE desta vez foi providenciar presentes de Natal antecipado para estas adoráveis pessoas, cara de homem, mas com coração de menino. E Deus foi muito generoso para conosco, pois entre nossos amigos, amigos motociclistas e familiares conseguimos fazer uma ótima festa numa linda manhã ensolarada, onde aproveitamos pra conversar, cantar, fazer muitas fotos, lanchar e presentear a cada um dos internos com uma ótima lembrança, onde cada um dos 40 integrantes recebeu um kit de higiene pessoal, mais um pacote de presente composto por 3 itens, entre camisetas, camisas sociais, sandálias, bermudas e tênis, de acordo com a disponibilidade de cada padrinho. Estimamos em r$ 100,00 a valor médio de cada presente. Missão dada, é missão cumprida!
"Agradecemos primeiro ao Nosso Deus Provedor, aos integrantes integrantes do Pelotão que foram unânimes e coesos neste evento; aos outros irmãos de moto clubes, aos nossos familiares e amigos, sem os quais este evento não seria possível. Desejamos a todos um Feliz Natal antecipado e que o Senhor Jesus possa nascer cada dia em nossos corações", disse Nilson Silva, Presidente do Pelotão IDE.
"Foi um momento marcante com a fala de cada representante. Os educandos cantaram uma música sobre o amor, que devemos fazer pontes e o senhor Nilson também declarou uma passagem bíblica mencionando sobre o amor. Após esse momento houve os agradecimentos e a entrega de presentes diversos para os alunos, bem como saquinhos com guloseimas. Também foi servido cachorro-quente com refrigerante para todos que ficaram muito felizes", disse Shirley Holanda Coordenadora pedagógica do Instituto Dom Orione.

Sobre o Moto clube Pelotão IDE:

O Moto clube Pelotão IDE foi fundado em 03 de dezembro de 2013, por cristãos evangélicos residentes em Brasília DF. Em 09 de dezembro de 2014, realizou a primeira eleição para diretoria definitiva, com o estatuto já aprovado. Entre as bandeiras da associação está a divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo, a amizade, a cordialidade e a participação em eventos de caráter assistenciais. 




  

sábado, 2 de dezembro de 2023

Motoclube Pelotão IDE elege Diretoria para o ano de 2024.

No ano do décimo aniversário o Motoclube Pelotão IDE elege a nova diretoria para o ano de 2024. 

O evento, como de costume, e de acordo com o estatuto, aconteceu na sede do Motoclube, em Samambaia Norte, Brasília-DF, na tarde deste sábado, 02 de dezembro de 2023. A comissão eleitoral, também de acordo com o nosso estatuto, foi composta pelas dependentes Nina Rodrigues e Raquel Pinheiro.

Os cargos em disputa foram preenchidos da seguinte forma: Para presidente, foi reeleito o atual Presidente Nilson José da Silva; para vice-presidente, foi eleito Marcondes Santos; para tesoureiro foi reeleito Aricélio Felix; Para Secretário foi reeleito Wesley Lima e para Diretor de Eventos foi eleito Isaque Rodrigues. Neste ano tivemos a modalidade de eleição on line, onde os membros ausentes puderam participar por vídeo conferência e expressar suas vontades.
"Esperamos dar o nosso melhor, e que o nome de Jesus possa se fazer conhecido também por nosso trabalho e que possamos nos empenhar ao máximo para isto", disse Nilson Silva, o presidente reeleito.

Sobre o Moto clube Pelotão IDE:

O Moto clube Pelotão IDE foi fundado em 03 de dezembro de 2013, por cristãos evangélicos residentes em Brasília DF. Em 09 de dezembro de 2014, realizou a primeira eleição para diretoria definitiva, com o estatuto já aprovado. Entre as bandeiras da associação está a divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo, a amizade, a cordialidade e a participação em eventos de caráter assistenciais. 




quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Triumph apresenta (na Europa), a nova TF 250-F – um desempenho vencedor

A Triumph Motorcycles lançou oficialmente a nova TF 250-X, com uma relação peso/potência exemplar na sua classe e um pacote de especificações abrangente no ultracompetitivo segmento de motocross de 250cc.

Publicado na Revista Motociclismo PT em 29/11/23
Desenvolvido inteiramente pela Triumph em estreita colaboração com campeões de alto nível como Ricky Carmichael e Ivan Cervantes, o design do novo modelo de competição a quatro tempos é completamente novo. Tanto o motor de corrida de alto desempenho como o quadro exclusivo em alumínio são compactos e leves, além de incorporarem de série um dos melhores componentes do mercado.
Com um estilo agressivo e propositado, a TF 250-X é estreita mas arrojada e será reconhecível de imediato em pista pela sua silhueta minimalista e leve, além do seu esquema gráfico a preto e amarelo Triumph Racing.
A Triumph desenvolveu um motor de corrida monocilíndrico a quatro tempos totalmente novo, compacto e leve. Apresentando um pistão de alumínio forjado e válvulas de titânio, este propulsor também tem tratamento DLC (Low Friction Carbon), tampas de magnésio leves e embraiagem Diaphragm Exedy.

O sistema de freios da Brembo é composto por uma pinça dianteira flutuante de dois pistões de 24 mm, uma pinça traseira flutuante de pistão único de 26 mm e discos Galfer de 260 mm à frente e 220 mm atrás. As rodas em alumínio da série D.I.D DirtStar 7000 e os cubos de alumínio maquinado são complementados pelos pneus “mid-soft” Pirelli Scorpion MX32, enquanto o guidão Pro-Taper ACF com o núcleo de carbono e os punhos ODI Half-Waffle com sistema de fixação completam a configuração
O Brasil é um mercado muito importante para a Triumph, mas quando disponibilizará estas pequenas off road pra gente?

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Salão Eicma 2023: Benelli apresenta as esportivas 300, 400 e 500 bicilíndricas

Publicado na revista Motociclismo, de Portugal em 13/11/2023

A Benelli parece acreditar mais do que nunca no segmento das motos esportivas de média cilindrada e, pelo que vimos na EICMA, não é o único construtor a prever que esta é uma categoria pronta a reaparecer.  O nome Tornado regressa nas carenagens de três modelos equipados com três motores bicilíndricos diferentes: 300, 400 e 500.

Benelli Tornado 300
Compacta e dinâmica, a “pequena” Benelli é uma moto esportiva fácil que aposta na diversão e pretende conquistar quem se aproxima do mundo das “full-fairing” e é uma moto, como se diz nestes casos, global. O coração é um bicilíndrico de 300cc, a quatro tempos, uma evolução do bicilíndrico em linha já presente nas 302S e 302R. A potência é de 35 cv (26 kW) às 11.000 rpm e o torque de 27 Nm à 9.000 rpm. o câmbio é de 6 velocidades com transmissão final por corrente. O quadro é em treliça tubular de aço com  garfo invertido com hastes de 41 mm de diâmetro ajustáveis e 120 mm de curso. Na traseira está um braço oscilante  monoamortecido de mola ajustável em pré-carga com 147 mm de curso da roda. As rodas de liga de alumínio de 17 polegadas têm pneus 110/70 na frente e 150/60 na traseira. É também de salientar a capacidade do tanque de combustível para uma moto deste tipo, com uns impressionantes 14 litros. Os freios estão a cargo de um disco duplo semiflutuante de 260 milímetros de diâmetro com uma pinça de quatro pistões na roda dianteira, enquanto na traseira existe um disco de 240 milímetros de diâmetro com uma pinça flutuante de um pistão. O ABS está, naturalmente, presente. Vem equipada ainda com iluminação full led e painel de TFT de 5" que permite pareamento/espelhamento com o celular.

Benelli Tornado 400
Tal como a sua irmã 300, a  Benelli Tornado 400 é uma moto superesportiva compacta para as novas gerações de motociclistas, mas definitivamente sobe o nível, e não apenas devido à sua cilindrada. Antes de mais, é mais leve (172 kg, menos dez do que a 300) e está equipada com elementos técnicos desenvolvidos pela Benelli R&D exclusivamente para esta moto. A começar pelo motor completamente novo, passando por uma geometria de quadro totalmente nova e pela utilização do braço oscilante de uma só face. Uma moto com um design arrojado, moderno e envolvente, enriquecido por linhas esportivas. O motor continua a ser um bicilíndrico, a quatro tempos, de 399 cc, mas, como já foi referido, foi concebido especificamente para a Tornado 400. A potência é de 47,6 cv (35,0 kW) às 10.000 rpm, e o torque é de 38 Nm às 8.000 rpm. Devido a uma relação de curso (51,8 mm) e diâmetro (70 mm de diâmetro) de um motor “super quadro”, definindo uma cilindrada de 399 cc, é capaz de atingir mais de 10.000 rpm, alcançando um verdadeiro desempenho de moto desportiva. O quadro baseia-se numa estrutura tubular em aço e em placas de aço aparafusadas ao cárter e à cabeça do motor, de modo a que a sua estrutura contribua para a rigidez global do quadro. Existe também um garfo invertido de 37 mm de diâmetro e 115 mm de curso e um novo braço oscilante de uma face em alumínio, com ligação progressiva e amortecedor central único ajustável na pré-carga da mola (141 mm de curso na roda). As rodas de liga de alumínio de 17 polegadas apresentam um design moderno e estão equipadas com pneus 110/70 à frente e 150/60 atrás. Os freios estão a cargo de um disco duplo semi-flutuante de 300 mm de diâmetro à frente, com um cilindro mestre radial e uma pinça flutuante de dois pistões, enquanto na traseira existe um disco de 240 mm de diâmetro com uma pinça flutuante de dois pistões. O ABS está incluído. O tanque de combustível é de 14,8 litros e a altura do assento é de 795 mm. Vem equipada com iluminação full led, painel de TFT de 5" tomada USB, conexão Bluetooth e espelhamento de celular no painel e controle de pressão dos pneus

Benelli Tornado 500
Finalmente, passamos para a “maior” das três irmãs Tornado, a 500. Também aqui encontramos linhas agressivas e dimensões compactas para um design moderno direcionado para o mercado global. Neste caso, a base técnica é partilhada com a Tornado Naked Twin 500, tanto em termos de motor como de quadro, e também aqui a moto foi desenvolvida inteiramente pela I&D e pelo Centro de Design Benelli de Pesaro, que quis atribuir uma certa originalidade ao estilo, não só através da modelação de formatos maiores em comparação com as outras Tornados, mas também com uma assinatura luminosa especial: as luzes de presença desenham as presas de um leão, o símbolo da Benelli. Na traseira, por outro lado, as luzes estão integradas nos piscas. A Tornado 500 tem um motor bicilíndrico de 500 cc, a quatro tempos, arrefecido a líquido. A potência máxima é de 47,6 cv (35 kW) às 8500 rpm e o torque de 46 Nm às 6000 rpm. O motor é um “velho” – por assim dizer – conhecido, mas já está atualizado para a norma Euro 5+. Para o quadro, encontramos um layout tradicional de treliça tubular de aço (o mesmo que a moto naked), a garfo é uma Marzocchi invertida de 41 mm de diâmetro, ajustável na pré-carga da mola, freio hidráulico em compressão e extensão, capaz de oferecer um curso de 115 mm. Na traseira, por outro lado, encontramos um braço oscilante com um amortecedor central com pré-carga de mola ajustável e amortecimento de extensão. O curso, neste caso, é de 125 mm na roda. As rodas de liga de alumínio de 17″ são montadas com pneus 120/70 na frente e 160/60 na traseira. Os freios Brembo são fornecidos por um disco duplo semi-flutuante de 320 mm de diâmetro com cilindro principal radial e pinça monobloco radial de quatro pistões na roda dianteira. Atrás, há um disco de 260 milímetros de diâmetro com uma pinça flutuante de um pistão. O sistema ABS é de série. A instrumentação inclui um painel TFT de 5 polegadas de alta resolução, que dispõe de uma ligação Bluetooth pareamento do celular e com o qual, devido aos controles montados no guidão, é possível ligar e desligar chamadas. Através da ligação via wi-fi, será também possível transformar o painel de instrumentos da sua moto num navegador. Existe também a função TPMS para controlar a pressão dos pneus. Tomada USB e USBc de série. Concluímos com os últimos dados importantes: o peso é de 186 kg, o depósito de combustível é de 16,5 litros e o assento é de 790 ou 810 mm.

domingo, 12 de novembro de 2023

Kaká Fumaça vence a grande final em Goiânia na GP 600

 Piloto da Centermoto Racing Team conquistou a vitória no GP Pirelli neste domingo (12)

A 6ª etapa do Moto1000GP, realizado entre os dias 10 e 12 de novembro no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna foi vencida por Kaká Fumaça (Centermoto Racing Team), campeão brasileiro de motovelocidade em seu ano de estreia na GP 600. Fumaça largou em segundo e assumiu a ponta na largada do GP Pirelli e manteve a posição até a bandeira final. O pole position Pedro Valiente, da PRT Racing Team, disputou a segunda posição com Eduardo Burr, seu companheiro de equipe durante toda a prova, chegou em segundo. Burr completou o pódio.

“Fechei o ano com chave de ouro. Muito obrigado a toda minha equipe, minha família. Esse ano foi de superação e aprendizado. A equipe trabalhou bastante . Muito obrigado ao público, obrigado a Deus, vamos para a próxima temporada”, afirmou Kaká Fumaça.

Pedro Valiente ficou com o vice-campeonato e o terceiro lugar no brasileiro foi de Leandro Pardini. Na corrida de hoje o quarto lugar ficou com Regis Santos e Wesley Santos completou o grupo dos cinco melhores.

Com os títulos já definidos desde as corridas deste sábado (11), a GP 600 Light teve vitória de William Maik, com Magson Japinha em segundo e o vice-campeão em terceiro. O campeão brasileiro da categoria Fernando Amorim chegou em quarto. O segundo lugar na classificação geral ficou com Wilson Aguiar, seguido de William Maik.

“Estou muito feliz por ter conquistado o campeonato brasileiro, realização de um grande sonho desde infância, me dediquei muito e foi um ano muito difícil, mas consegui ser campeão da GP 600 Light. Vou subir para a GP 600 ano que vem, continuarei no campeonato”, comentou Fernando Amorim.

Marcos Kawasaki, campeão brasileiro de 2023 na GP 600 Master chegou em segundo na corrida que marcou a vitória de Olimpio Filho, o vice-campeão da temporada. Denis Santos completou o pódio. “É uma satisfação ter o Moto1000GP de volta no calendário do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Nessa primeira edição de retorno do Moto 1000 ser campeão da categoria Master é uma honra. Um campeonato muito bem organizado, foi um ano de muita participação e etapas disputadas” declarou Marcos Kawasaki.

O Moto 1000 GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Nacional do Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). A temporada 2024 terá oito etapas, com início previsto para abril e a final para novembro.

GP 600 – Resultado da prova deste domingo (12) após onze volta
6ª Etapa Moto 1000 GP – GP Pirelli – Autódromo Ayrton Senna de Goiânia – Goiânia (GO)
1º) Kaká Fumaça (DF/Kawasaki), Centermoto Racing - 16m30s737
2º) Pedro Valiente(PY/Yamaha), PRT Racing Team - a 7s912
3º) Eduardo Burr (SP/Yamaha), PRT Racing Team - a 9s250
4º) Regis Santos (PE/Kawasaki), PRT Racing Team - a 25s259
5º) William Maik (MT/Light/Kawasaki), Motorbike - a 28s765
6º) Magson Japinha (MT/Light/Kawasaki), Kawasaki Paddock - a 35s426
7º) Wilson Oliveira Aguiar (MT/Master/Kawasaki), MotorBike - a 38s622
8º) Olimpio Filho (DF/Master/Kawasaki), Kavo Racing Team - a 39s586
9º) Patrik Rigotti (ES/Light/Kawasaki), Dazzi Racing - a 1m02s499
10º) Fernando Amorim (PE/Light/Kawasaki), PRT Racing Team - a 1m04s549
11º) Fernando Gonçalves (GO/Light/Kawasaki), Motobel Brothers - a 1m04s700
12º) Marcos Kawasaki (SP/Master/Kawasaki), PRT Racing Team - a 1m05s255
13º) Vagner Trindade (BA/Light/Kawasaki), Dazzi Racing - a 1m46s582
14º) Wesley Ramos - a 1 volta
15º) Denis Santos (MT/Master/Kawasaki), Motobike - a 1 volta

Top seven das marcas em outubro de 2023.

Texto: Nilson Silva
Infográfico: Beatriz Pinheiro


O décimo mês do ano teve um desempenho melhor que setembro, passando de 135.134 para 137.606 motocicletas comercializadas, um aumento, portanto de 1.83%. Mas quando comparamos com outubro de 2022 o aumento foi de 14.40%. No acumulado do ano estamos passando de um milhão e 300 mil motos emplacadas, esperamos assim que em dezembro ultrapassemos o milhão de meio de motocicletas produzidas e/ou comercializadas no Brasil.
A Fenabrave, entidade que congrega os revendedores de veículos no Brasil, afirma que "Mantendo a alta demanda no mercado o segmento de motocicletas permaneceu estável em outubro, com ligeiro crescimento sobre setembro. O setor está acompanhado a seca na região da Zona Franca de Manaus, que pode impactar na oferta de motos".
A Fenabrave ainda não está mostrando os dados da Bajaj. Só mostra a totalização, mas a marca indiana está segurando com firmeza a 12ª posição no mercado Brasiliero. A Zontes está  parecendo fazer um voo de galinha, Depois do burburinho dos blogueiros de motos, este mês não pontuou nos dados da Fenabrave.



Top ten modelos mais vendidos em outubro/23

Texto: Nilson Silva

Infográfico: Beatriz Pinheiro 

O décimo mês do ano teve um desempenho melhor que setembro, passando de 135.134 para 137.606 motocicletas comercializadas, um aumento, portanto de 1.83%. Mas quando comparamos com outubro de 2022 o aumento foi de 14.40%. No acumulado do ano estamos passando de um milhão e 300 mil motos emplacadas, esperamos assim que em dezembro ultrapassemos o milhão de meio de motocicletas  produzidas e/ou comercializadas no Brasil.

A Fenabrave, entidade que congrega os revendedores de veículos no Brasil, afirma que "Mantendo a alta demanda no mercado o segmento de motocicletas permaneceu estável em outubro, com ligeiro crescimento sobre setembro. O setor está acompanhado a seca na região da Zona Franca de Manaus, que pode impactar na oferta de motos". Eu pergunto: será?

Vamos aos números???
  


quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Moto1000GP divulga pré-calendário de 2024 do Brasileiro de Motovelocidade

Em decisão conjunta com pilotos e equipes, campeonato passa a realizar oito etapas

O Moto1000GP já tem definidas as datas das oito etapas que vão integrar a temporada 2024 do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. O pré-calendário foi divulgado nesta quarta-feira (1) pela Techtime, empresa organizadora do campeonato. A primeira etapa ocorrerá entre os dias 13 e 14 de abril e o encerramento nos dias 9 e 10 de novembro.
A grande novidade para o próximo ano é a ampliação no número de etapas. O calendário 2023 é composto por seis. A decisão foi tomada em conjunto com os pilotos e equipe inscritos anualmente na competição “A opinião dos pilotos sempre é muito importante. Deles, dos parceiros, dos patrocinadores. Porque, na verdade, sem os pilotos o show não acontece”, relatou Donato Khouri, sócio da Techtime.

Gilson Scudeler, idealizador do Moto1000GP em 2011 e atual CEO do campeonato, descreveu o processo de escolha das datas. "Consideramos diversos fatores ao determinar, visando atender de forma eficaz as necessidades logísticas das equipes, bem como destacar as localidades de maior interesse para os patrocinadores e parceiros do Moto1000GP. Em breve divulgaremos o calendário oficial, com os locais de prova que estão em fase final de definição", afirmou Scudeler.

O Moto1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Nacional do Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). A grande final da temporada 2023 será realizada entre os dias 10 e 12 de novembro em Goiânia (GO). Confira informações como ingressos, credenciais e demais acessos em www.M1GP.com.br.

MOTO1000GP – PRÉ-CALENDÁRIO DE EVENTOS DE 2024
(Datas das 8 etapas do Brasileiro de Motovelocidade)
1ª Etapa - 13 e 14 de abril
2ª Etapa - 25 e 26 de maio
3ª Etapa - 06 e 07 de julho
4ª Etapa - 27 e 28 de julho
5ª Etapa - 17 e 18 de agosto
6ª Etapa - 14 e 15 de setembro
7ª Etapa - 19 e 20 de outubro
8ª Etapa - 09 e 10 de novembro

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Apenas dois pontos separam líder e vice-líder na GP 300 Master para a final do Moto1000GP

Hilton Loureiro e Elton "Coe" Nunes são os postulantes ao título da categoria, que será decidido em Goiânia (GO)

Falta apenas uma etapa e duas corridas para a definição dos sete título de Campeão Brasileiro de Motovelocidade. A decisão do Moto1000GP ocorrerá entre os dias 11 e 12 de novembro do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Na sexta-feira (10) os pilotos terão as sessões de treinos livres da etapa.
Na GP 300 Master, categoria que divide grid com a GP 300, a disputa pelo título será acirrada. Apenas dois pontos separam Hilton Loureiro, da equipe Garagem 57 Racing Team, de Elton Nunes, da GT Racing Motorsport. Com 51 pontos ainda em jogo (25 de cada corrida da rodada dupla e um ponto pela pole), a disputa será acirrada.
Para Loureiro, o objetivo principal de 2023 já foi cumprido. “Estou muito satisfeito. O objetivo era fazer minha primeira temporada completa, ter pole e vitória. Essas metas foram batidas, eu não esperava chegar na metade da temporada líder e ainda mais brigar por esse título”, contou ele, que tem uma pole e três vitórias.
Sobre a expectativa para o final, Hilton considera ser como “tirar leite de pedra”. “Estou apenas dois pontos na frente e Goiânia é piloto local, penta campeão goiano, é onde ele mais corre, onde treina. Preciso manter a calma, a regularidade e tentar não sentir a pressão para levar esse título para casa”, finalizou o líder.
Elton Nunes, o Coe, é bicampeão brasileiro na categoria e a disputa pelo terceiro título o motiva para a etapa. “Ano passado fui campeão invicto. Esse ano o nível dos adversários subiu de maneira que não consegui manter a invencibilidade, isso me levou a ter que evoluir na pilotagem, o que foi positivo. A possibilidade de ser tricampeão consecutivo é mais que um incentivo”, pontuou ele, que também tem três vitórias e está ansioso pela etapa.

Além da GP 300 Master, o Moto1000GP tem mais 6 títulos brasileiros de motovelocidade em disputa, sendo que dois deles são válidos como títulos latino-americanos.

INGRESSOS E CREDENCIAIS
A compra antecipada da credencial Club GP Paddock (inteiro) e da credencial Club GP VIP ganha* um boné oficial do Moto1000GP e pode ser adquirida pelo site do evento www.m1gp.com.br.
Club GP VIP: R$ 230,00 (duzentos e trinta reais). Crianças até 9 anos têm entrada gratuita e devem estar acompanhados pelos pais.

Club GP Paddock: R$ 60,00 (sessenta reais) a inteira e R$ 30,00 (trinta reais) a meia-entrada.
O acesso permite a circulação e permanência na área de paddock destinada. Crianças até 9 anos têm entrada gratuita e devem estar acompanhadas pelos pais. Estacionamento gratuito e sem seguro para motos e carros. A Credencial GP Paddock meia-entrada não dá direito ao boné do Moto1000GP.

*Retiradas dos bonés mediante a disponibilidade.
Ingresso Arquibancada: Inteira R$ 20,00 (vinte reais); Meia-entrada R$ 10,00 (dez reais)

Esse ingresso dá acesso somente às arquibancadas do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Crianças até 9 anos têm entrada gratuita e devem estar acompanhadas pelos pais. Estacionamento gratuito e sem seguro para motos e carros. Os ingressos de arquibancada não dão direito ao boné oficial do Moto 1000 GP.

MV Agusta vai apresentar a sua moto adventure 9.5 pronta para produção, na EICMA 2023

“No dia 7 de novembro, os holofotes estarão sobre esta moto. O “Projeto 9.5″ será revelado na sua forma final na EICMA 2023”.

(Publicado na Revista Motociclismo PT em 30/10/23)
Durante algum tempo, não era evidente se a MV Agusta iria lançar este modelo. Para aqueles que não
estão familiarizados com o contexto do projeto Lucky Explorer, aqui está um breve resumo.
Em novembro de 2021, a MV Agusta revelou pela primeira vez ao mundo o seu projeto Lucky Explorer. Embora a história da MV Agusta nos anos 2000 não tenha incluído nada remotamente parecido com uma moto de aventura, tanto a MV Agusta quanto a Ducati têm Cagiva na sua linhagem de motos italianas – e ambas reivindicam a Cagiva Elefant como uma espécie de moto-ancestral. Produzida entre 1984 e 1998, alguma versão da Elefant é, sem dúvida, a primeira imagem que as pessoas que se lembram da Cagiva têm quando pronunciam esse nome.
Como o segmento ADV cresceu em popularidade nos últimos anos, não é difícil perceber porque é que tanto a Ducati como a MV Agusta quiseram entrar em ação. A Ducati seguiu o seu próprio caminho com a Desert X, enquanto a MV Agusta tem trabalhado nos últimos anos para pôr em ordem o seu projeto Lucky Explorer.


segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Motoclube Pelotão IDE participa de Festas do Dia das Crianças em Samambaia-DF.

Ao final teve o tradicional "buzinaço motociclístico e aceleração, com a participação de 20 motocicletas enfileiradas, para o delírio da garotada

Por Nilson Silva

O Motoclube Pelotão IDE participou na manhã ensolarada  do último dia 12 de outubro da Ação Social de nossos irmãos do Motoclube AMM do DF. Foi uma linda festa das crianças, com dezenas de pessoas,  na Igreja Adventista da QN 429 na Expansão de Samambaia, onde foram atendidas principalmente pessoas carentes das comunidades Morro do Macaco, Morro do Sabão e Assentamento.

A programação constou de lanche com cachorro quente,  apresentação musical, momento de leitura, teatro, pintura de rosto, corrida de saco com medalha, estouro de balões, entrega de brinquedos,

distribuição de bombons, pirulitos e outras  atrações. Já para os adultos, houve distribuição de roupas, calçados  e entrega de 40 cestas básicas. O Pelotão IDE teve uma participação expressiva com a presença de 10 integrantes, doação de cestas básicas e roupas infantis.

"A avaliação que nós do AMM fazemos é que, é sempre muito gratificante a gente servir ao nosso semelhante, servir ao nosso próximo, e ficamos felizes em fazer a Obra de Deus, mas ficamos também com aquela sensação de que poderíamos ter feito mais. Temos muita gratidão pelo que Deus tem feito, tem nos usado,  tem usado vocês também. Agradecemos demais a participação de vocês de Pelotão IDE, foi uma galera muito boa, muito


animada, muito bom, vocês são muito queridos, estamos juntos na missão", disse Vânia Mendes, Diretora de Ação Social do Motoclube AMM-DF.

 Ao final teve o tradicional "Buzinaço motociclístico", com a participação de 20 motocicletas enfileiradas.

Sobre o Moto clube Pelotão IDE:

O Moto clube Pelotão IDE foi fundado em 03 de dezembro de 2013, por cristãos evangélicos residentes em Brasília DF. Em 09 de dezembro de 2014, realizou a primeira eleição para diretoria definitiva, com o estatuto já aprovado. Entre as bandeiras da associação está a divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo, a amizade, a cordialidade e a participação em eventos de caráter assistenciais. 


 

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Top seven marcas mais vendidas em setembro/23

Texto: Nilson Silva

Infográfico: Beatriz Pinheiro

Setembro foi pior um pouco que agosto para o mercado de motocicletas do Brasil, mas longe de ser um mês ruim. Caímos de 142.720 para 135.130, um recuo de 5.31%. Porém quando comparado com setembro de 22 o saldo fica positivo em 9.27%.

 No acumulado do ano, já ultrapassamos a casa do milhão, (mais precisamente, 1.180.618, portanto 19.68% a mais que o mesmo período do ano passado), e ainda restam os dados de outubro, novembro e dezembro.

A Fenabrave continua creditando o aquecimento do mercado de motocicletas á mudança comportamental da população que passou a utilizar mais serviço de entregas transporte individual e também a substituir o segundo automóvel pela moto. Será?

A Royal Enfield está em um sétimo confortável lugar sem ameaças. A Dafra no entanto está em  11º lugar, a apenas 15 motocicletas da Bajaj, 12º lugar. Prevejo que vá perder esta  posição agora em outubro, pois a Bajaj está construindo o seu mercado, conquistando o seu público de maneira sólida, fincando raízes onde chega, tentando desta forma mostrar credibilidade.  

Vamos aos números???



Top ten Modelos mais vendidos em setembro/23

Texto: Nilson Silva

Infográfico: Beatriz Pinheiro 

Setembro foi pior um pouco que agosto para o mercado de motocicletas do Brasil, mas longe de ser um mês ruim. Caímos de 142.720 para 135.130, um recuo de 5.31%. Porém quando comparado com setembro de 22 o saldo fica positivo em 9.27%.

 No acumulado do ano, já ultrapassamos a casa do milhão, (mais precisamente, 1.180.618, portanto 19.68% a mais que o mesmo período do ano passado), e ainda restam os dados de outubro, novembro e dezembro.

A Fenabrave continua creditando o aquecimento do mercado de motocicletas á mudança comportamental da população que passou a utilizar mais serviço de entregas transporte individual e também a substituir o segundo automóvel pela moto. Será?

Vamos aos números???



Moto clube Pelotão Ide tem novos integrantes.

 Pelotão IDE faz coletamento de Aspirantes para o ano de  2023.

Aconteceu no último dia 8 de outubro, a partir das 18 horas, na Igreja Batista Ebenézer, da Qs 408 em Samambaia Norte-DF,  a solenidade de coletamento dos mais novos integrantes do Motoclube Pelotão IDE. Desta vez foram coletados na condição de Aspirantes, Luciano de Oliveira e Otávio Rodrigues. Segundo o nosso estatuto, o ingresso na condição de aspirante é feito mediante convite, após o interessado ter uma experiência de participação com a gente e demonstrar interesse em somar conosco.

Foi uma festa muito linda capitaneada por nosso Vice-presidente Ozias Rodrigues e Membro fundador, Marcondes Santos, com a presença marcante de outros integrantes do Pelotão IDE, nosso conselheiro e pastor  Fernando Pontes,  irmãos motociclistas de outros motoclubes e a igreja local.

"Minha expectativa é de ter comunhão com os irmãos e somar com vocês pra fazer a Obra de Deus", disse Otavio Rodrigues, um dos novos e entusiasmado aspirante.

Como o evento não era um moto culto tradicional, desta vez não tivemos o esperado lanche ao final, mas tivemos o sorteio de uma linda camiseta de Amigos do Pelotão e de uma linda garrafa térmica personalizada, presentes estes que os irmãos do Motoclube AMM ganharam. 

Sobre o Moto clube Pelotão IDE:

O Moto clube Pelotão IDE foi fundado em 03 de dezembro de 2013, por cristãos evangélicos residentes em Brasília DF. Em 09 de dezembro de 2014, realizou a primeira eleição para diretoria definitiva, com o estatuto já aprovado. Entre as bandeiras da associação está a divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo, a amizade, a cordialidade e a participação em eventos de caráter assistenciais. 


domingo, 17 de setembro de 2023

Abraciclo tem novo Diretor Executivo

 Sergio Oliveira é o novo diretor-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo.

Natural de São Paulo, Sergio Oliveira, 50 anos, é formado em Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), com MBA em Administração pela Escola de Engenharia Mauá.

Com experiência em empresas nacionais e multinacionais, o executivo atua na associação há 15 anos e até então ocupava o cargo de gerente de Relações Institucionais.
Sergio Oliveira sucede a Paulo Takeuchi, a quem a associação agradece a dedicação e contribuição, desejando sucesso em sua nova trajetória.


Top seven das marcas em agosto/23.

 Por Nilson Silva.

No mês de agosto de 2023 foram comercializadas 142.714 motocicletas no Brasil; isto representa um aumento de 15.98% frente ao mês de julho. Se compararmos com agosto de 2022, onde foram emplacadas 118.556 motocicletas a diferença vai para 20.38%. No acumulado do ano também o aumento foi de 21.17% e desta forma o mercado ultrapassou, como prevíamos, no oitavo mês do ano a barreira do milhão doe motocicletas emplacadas, mais precisamente: 1. 045.494.

Segundo a Fenabrave, o Mercado de motocicletas continua aquecido e um dos fatores é a busca alternativa de crédito  pelos consumidores através do consórcio, que só no período de janeiro a julho desse ano comercializou 750 mil cotas no seguimento motociclístico.

Fato curioso é que a Start Up Mottu parece que está fazendo um voo de galinha, pois pontuou entre as 3 primeiras montadoras em vários meses desse ano e agora está em sétimo lugar, com apenas 1.037 motocicletas emplacadas. Pode ser em razão de a Shineray estar também produzindo motos de baixa cilindrada para aluguel. 

Vamos aos números......




Top ten modelos mais vendidos em agosto de 2023

Por Nilson Silva.

No mês de agosto de 2023 foram comercializadas 142.714 motocicletas no Brasil; isto representa um aumento de 15.98% frente ao mês de julho. Se compararmos com agosto de 2022, onde foram emplacadas 118.556 motocicletas a diferença vai para 20.38%. No acumulado do ano também o aumento foi de 21.17% e desta forma o mercado ultrapassou, como prevíamos, no oitavo mês do ano a barreira do milhão doe motocicletas emplacadas, mais precisamente: 1. 045.494.

Segundo a Fenabrave, o Mercado de motocicletas continua aquecido e um dos fatores é a busca alternativa de crédito  pelos consumidores através do consórcio, que só no período de janeiro a julho desse ano comercializou 750 mil cotas no seguimento motociclístico.

Um fato curioso é que a indiana Bajaj é a 12ª marca mais vendida no Brasil;  vendendo mais que Suzuki e Harley Davidson por exemplo;  o seu carro chefe, a Dominar 400 vendeu mais de 200 motocicletas em agosto e não aparece nas estatísticas da Fenabrave e nem da Abraciclo. Muito estranho.

Vamos ver os números....




Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...