segunda-feira, 24 de junho de 2024

Pista de Interlagos é técnica e desafiará pilotos do MOTO1000GP

Circuito que abrigará o GP Motul tem 4.309 metros de extensão e 56 de desnível

A temporada 2024 do MOTO1000GP chega à sua terceira etapa, o GP Motul, nos dias 29 e 30 de maio, com grande expectativa: é o retorno do campeonato ao Autódromo de Interlagos após nove anos. A última vez que o evento foi realizado no local foi em 2015, durante sua primeira fase. Localizado em São Paulo, o circuito foi inaugurado em 1940 e desde então tem sediado corridas lendárias, incluindo o Grande Prêmio de Fórmula 1.

O Autódromo José Carlos Pace, sua nomenclatura oficial, tem um traçado de 4.309 km no sentido anti-horário, com um desnível de cerca de 56 metros. Destacam-se a reta dos boxes, o "S" do Senna que conecta os boxes à Curva do Sol, o desafiador mergulho antes da junção e a curva do Café. A pista é caracterizada pelos elementos técnicos, exigindo precisão e estratégia dos pilotos.

"Chegamos a Interlagos com grande expectativa. Este icônico circuito em São Paulo é reverenciado como nosso Templo da Velocidade. Com sua seleção diversificada de curvas — de baixa, média e alta velocidade — e desafios como subidas e descidas, Interlagos testa a habilidade e técnica dos pilotos ao máximo. Temos nos preparado intensamente nos últimos anos para realizar essa prova", declarou Marcus Vinicius Tucano, diretor de eventos do MOTO1000GP.
A programação do GP Motul inclui 12 corridas, em sete categorias distintas: GP1000, GP600, GP300/Motul 300V Cup, Yamaha R15 bLU cRU La, Yamalube R3 bLU cRU LA Cup e Talent e a Mottu 2H de Endurance. Serão mais de 20 horas de atividades de pista, entre treinos livres, classificatórios e corridas.

domingo, 23 de junho de 2024

Arena Cross 2024: Escocês Dean Wilson vence a 2ª Etapa

Em sua estreia pela equipe Honda Racing, escocês domina as duas corridas da categoria Pro em Jundiaí (SP); Na AX2, Bernardo Tibúrcio faz prova de recuperação para ser o sexto, logo à frente de Vitor Borba

O piloto escocês Dean Wilson deu show em sua estreia na equipe Honda Racing, na noite deste sábado (22/6). Com a motocicleta CRF 450R, ele dominou as duas corridas da categoria Pro na segunda etapa do Arena Cross, em Jundiaí. O traçado montado na cidade paulista, de terra mais fofa, exigiu concentração total dos pilotos, especialmente com a formação de canaletas ao longo da programação.
Na primeira prova, Wilson caiu logo no início e foi para o décimo lugar, mas impôs recuperação impressionante até assumir a dianteira na última volta, para delírio das arquibancadas lotadas. Já na segunda, largou na ponta e não foi ameaçado até a bandeirada. Ele ainda venceu o Duelo 1 x 1, que reúne os dois mais rápidos dos treinos classificatórios no início da programação.

“Foi ótimo, me diverti bastante. Na primeira corrida compliquei as coisas com a queda, tive de andar forte para me recuperar e vencer. O público é incrível, o Brasil também, todos me receberam muito bem”, afirma o escocês.

Bernardo Tibúrcio também precisou mostrar capacidade de reação após cair nos primeiros metros da corrida única da AX2. Da última posição, o mineiro avançou até o sexto lugar final com a CRF 250R, resultado que o mantém forte na briga pelo bicampeonato. “Conseguimos somar pontos importantes, vamos com tudo para a final”, garante.

Vitor Borba completou os 15 minutos de disputa na sétima posição, somando seus primeiros pontos na competição. “Fiz uma boa prova, foi importante para mim terminar a corrida”, disse o catarinense, que também pilota uma CRF 250R.

JP Pro Honda Team – Pela equipe satélite JP Pro Honda, Hector Assunção somou um quarto e um oitavo lugares nas corridas da Pro, que o deixam em terceiro na classificação do campeonato. Na AX2, o chileno Iñaki Abarzua foi o décimo colocado.

A última etapa do Arena Cross (Super Final) está marcada para 10 de agosto, em São Paulo.
Arena Cross 2024
2ª etapa – Jundiaí (SP)

Resultados (cinco primeiros)
Categoria Pro – Corrida 1
1º Dean Wilson #15 – Honda Racing – Honda CRF 450R
2º Ryan Breece #200
3º Lucas Dunka #34
4º Hector Assunção #30 – JP Pro Honda Team – Honda CRF 450R
5º Hugo Basaula #747

Categoria Pro – Corrida 2
1º Dean Wilson #15 – Honda Racing – Honda CRF 450R
2º Lucas Dunka #34
3º Harry Kullas #151
4º Ryan Breece #200
5º Hugo Basaula #747
8º Hector Assunção #30 – JP Pro Honda Team – Honda CRF 450R

Categoria Pro – Soma das corridas
1º Dean Wilson #15 – Honda Racing – Honda CRF 450R – 42 pontos
2º Lucas Dunka #34 – 32 pontos
3º Ryan Breece #200 – 30 pontos
4º Hugo Basaula #747 – 23 pontos
5º Harry Kullas #151 – 22 pontos
6º Hector Assunção #30 – JP Pro Honda Team – Honda CRF 450R – 21 pontos

Categoria AX2
1º Eric Tomas #848
2º Guilherme Bresolin #109
3º Marcello Leodorico #44
4º Leonardo Cassarotti #99
5º Octávio Pedro #12
6º Bernardo Tibúrcio #3 – Honda Racing – Honda CRF 250R
7º Vitor Borba #28 – Honda Racing – Honda CRF 250R
10º Iñaki Abarzua – JP Pro Honda – Honda CRF 250R

Classificação do campeonato
Categoria Pro
1º Ryan Breece #200 – 70 pontos
2º Lucas Dunka #34 – 56 pontos
3º Hector Assunção #30 – JP Pro Honda Team – Honda CRF 450R – 49 pontos
4º Hugo Basaula #747 – 46 pontos
5º Dean Wilson #15 – Honda Racing – Honda CRF 450R – 42 pontos
12º Stephen Rubini #106 – Honda Racing – Honda CRF 450R – 21 pontos
13º Jetro Salazar #60 – Honda Racing – Honda CRF 450R – 12 pontos

Categoria AX2
1º Eric Tomas #848 – 35 pontos
2º Bernardo Tibúrcio #3 – Honda Racing – Honda CRF 250R – 30 pontos
3º Henrique Henicka #202 – 25 pontos
4º Marcello Leodorico #44 – 25 pontos
5º Leonardo Cassarotti #99 – 24 pontos
9º Iñaki Abarzua – JP Pro Honda – Honda CRF 250R – 12 pontos
12º Vitor Borba #28 – Honda Racing – Honda CRF 250R – 9 pontos


sábado, 22 de junho de 2024

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o fim de 2024

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade.

Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Segundo levantamento feito do Globo baseado em dados do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), a nova faixa ainda não diminuiu o número de acidentes em quase nenhuma das oito vias analisadas — a exceção é a avenida Faria Lima.

Até o momento, existem 122 quilômetros da faixa exclusiva, em vias como a Faria Lima, 23 de Maio e Sumaré. Em maio, a prefeitura anunciou um total de quatro mortes de motociclistas em vias com a Faixa Azul desde o início da implementação do programa. O número, no entanto, chega a sete, segundo dados encontrados pela reportagem e depois confirmados ao GLOBO pela gestão Nunes.

Além disso, o número de sinistros envolvendo motocicletas e outros tipos de veículos em seis vias com Faixa Azul segue praticamente estável nos períodos de seis meses a um ano antes e depois da implementação da iniciativa (veja no gráfico). A reportagem analisou apenas as avenidas que completaram ao menos seis meses com a ferramenta e onde a iniciativa está presente em boa parte de ao menos um dos sentidos da avenida. Quando a análise foi feita, em maio, eram 17 vias na cidade com a faixa exclusiva.

“Ainda é muito cedo para dizer se a Faixa Azul teve resultados positivos ou negativos”, disse Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO. Ele apontou que a iniciativa é uma tentativa importante para a segurança dos motociclistas, mas cobra dados mais transparentes.
“Quando pensamos no diagnóstico de uma intervenção dessa magnitude, precisamos entender também o que acontece em vias que não estão com a Faixa Azul e comparar com as que têm. Não podemos usar ela como uma bala de prata, tudo o que se sabe é muito preliminar”, afirmou Borges.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Arena Cross: Dean Wilson reforça equipe Honda Racing na segunda etapa

Dono de título nos Estados Unidos e especialista em provas indoor, piloto escocês acelera na categoria Pro; Na AX2, Bernardo Tibúrcio defende liderança enquanto Vitor Borba está de olho no primeiro pódio
Dean Wilson

Jundiaí (SP) – A temporada 2024 do Arena Cross chega no próximo sábado (22/6) à segunda de suas três etapas. O desafio, desta vez, tem como palco a cidade de Jundiaí (SP), em um circuito montado na Avenida Alexandre Ludke, próximo ao Paço Municipal. A equipe Honda Racing defende a liderança da categoria AX2 e, na Pro, conta com uma novidade de peso. O piloto escocês Dean Wilson, que compete nos Estados Unidos, comandará a motocicleta CRF 450R.

Entre seus principais resultados, Wilson apresenta o título do AMA Motocross 250cc em 2011, além do quarto lugar no AMA Motocross 450cc de 2017. Será sua primeira participação em competições no Brasil. “Claro que o objetivo é brigar pela vitória e colocar a Honda no alto do pódio. É incrível ser parte da equipe Honda Racing Brasil, espero me divertir bastante no fim de semana. Tudo é novo para mim, mas é muito bom correr em mais um país”, comenta.

Wilson será o representante do time na principal categoria. O francês Stephen Rubini, o equatoriano Jetro Salazar e o paulista Gustavo Pessoa estão fora da etapa de Jundiaí recuperando-se de lesões.

Atual campeão da AX2, Bernardo Tibúrcio, com a CRF 250R, busca ampliar a liderança na categoria após a vitória em Caraguatatuba (SP). Para isso, o mineiro investiu na preparação específica para os desafios do Arena Cross: “São pistas mais curtas com muitos obstáculos, que não permitem erros. As provas são bem intensas e demandam técnica e preparo físico. Treinei bastante e as expectativas são muito boas”, afirma o mineiro.

Vitor Borba, outro que pilota a CRF 250R, está de olho no pódio. Na primeira etapa, uma queda impediu o catarinense de completar a corrida da AX2. “A moto está muito bem acertada, pelo que vi a pista será muito fluida e com mais espaço. Vamos com tudo fazer nosso melhor, será muito legal.”

A equipe Honda Racing de Motocross tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, DID, NGK, Ogio, Alpinestars e Pirelli.

JP Pro Honda – O time satélite JP Pro Honda também chega à segunda etapa do Arena Cross com motivação elevada. Hector Assunção é o vice-líder na AX1. Na AX2, o jovem chileno Iñaki Abarzua segue em sua evolução e adaptação às competições brasileiras, de olho nas primeiras posições.

Arena Cross 2024
Programação*
2ª etapa – Av. Alexandre Ludke, em Jundiaí (SP), próximo ao Paço Municipal
Ingressos – Valem quatro litros de leite longa vida (consultar postos de troca)

22/6 (Sábado)
13h30 – Treinos Livres
16h – Abertura dos portões
16h15 – Treinos Cronometrados
18h – Sessão de Autógrafos
19h10 – Abertura do Evento
19h20 – Duelo 1×1 PRO
19h30 – Solenidade Oficial
19h50 – Prova 50cc
20h20 – Prova 65cc
21h – Prova PRO (Bateria 1)
21h30 – Prova AX2
22h00 – Prova PRO (Bateria 2)
22h30 – Pódio e encerramento

Calendário Arena Cross 2024
22/6 – Jundiaí (SP)
10/8 – São Paulo (SP)
*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Suzuki vende modelos da linha 23/24 com taxa zero

Promoção vai até o dia 30 de junho, com 60% de entrada e o retante parcelado em até 24 meses.

Quer uma Suzuki Naked, esportiva ou big trail zero? esta é a sua opurtunidade.
A Suzuki Motos do Brasil está com condições especiais imperdíveis para os modelos GSX-S1000, GSX-S1000 GT e V-Strom 1050, todos na versão 2023/2024. 
Até o dia 30 de junho, esses modelos podem ser adquiridos com entrada de 60% e o restante em 24 meses com taxa zero.

Além disso, o modelo mais icônico da marca, a falcão peregrino Hayabusa (GSX-1300R), também no modelo e cores versão 2023/2024, está com bônus de R$ 10 mil.
Essa é mais uma oportunidade para os amantes de duas rodas realizarem o sonho de ter uma motocicleta Suzuki na garagem em condições imperdíveis.


sábado, 15 de junho de 2024

Suzuki movimenta R$ 2 milhões em negócios durante o Festival Interlagos

Nos test rides na pista de Interlagos, o destaque ficou para as recém-lançadas 800 cilindradas da Suzuki: a Street Fighter GSX-8S e a big trail V-Strom 800

Os grupos J. Toledo e JTZ Motos, que representam no Brasil as marcas Suzuki, Suzuki Haojue, Zontes, Kymco e Hisun, movimentaram cerca de R$ 2 milhões em negócios diretos durante os quatro dias do Festival Interlagos, realizado entre os dias 6 e 9 de junho, em São Paulo (SP). Foram fechadas, até agora, 50 vendas iniciadas no evento. Esse número ainda pode aumentar nos próximos dias.

Só da Hayabusa (GSX-1300R) especial de 25 anos, lançada no Festival, foram quatro unidades vendidas durante o evento. O modelo, que custa R$ 134.500 (mais frete), é numerado e tem apenas 60 unidades à venda no Brasil. Os compradores da edição de aniversário receberão ainda uma caixa especial de colecionador com uma placa certificando a autenticidade de sua numeração.

“A Hayabusa 25 anos foi o destaque entre os lançamentos feitos durante o Festival. A cor laranja, os detalhes pensados especialmente para essa edição limitada, tudo nela chamava a atenção do público. Com certeza foi uma das motos fotografadas do evento”, destaca a diretora de Marketing do grupo, Fernanda Toledo, lembrando que restam poucas unidades à venda.

Outra grande estrela do festival foi a scooter Zontes 350E. Além de atrair a atenção do grande público que passou pelo box da Suzuki, a scooter foi o modelo mais procurado da marca durante o evento. “A gente fez uma pesquisa informal com os visitantes que passaram pelo nosso estande e a 350E aparece em primeiro entre os modelos preferidos da Zontes”, diz Fernanda.

Nos test rides na pista de Interlagos, o destaque ficou para as recém-lançadas 800 cilindradas da Suzuki: a Street Fighter GSX-8S e a big trail V-Strom 800. Quem testou as novidades aprovou a nova linha, que já está chegando à rede de concessionárias Suzuki.

Segundo os organizadores do evento, a 6ª edição do Festival Interlagos, no Autódromo de Interlagos, recebeu 135 mil visitantes e movimentou cerca R$ 450 milhões em negócios diretos e indiretos. Foram realizados 12.590 test rides nas pistas do autódromo.


sexta-feira, 14 de junho de 2024

MOTO1000GP chega a Interlagos com programação especial

Além das corridas, evento terá show de wheeling, moto passeio gratuito e atrações interativas.

Nos dias 29 e 30 de junho, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), será palco da 3ª etapa do MOTO1000GP 2024. É a primeira vez que o evento ocorre na mais tradicional pista do esporte motor brasileiro desde sua retomada. A última vez do campeonato em Interlagos foi em 2015. Para esse retorno, a organização promete mais do que uma competição de motovelocidade. O GP Motul se destaca como uma experiência completa para os apaixonados pelo esporte, oferecendo uma série de atividades para os fãs.
Entre as atrações confirmadas, destaca-se o moto passeio gratuito que ocorrerá no dia 30 de junho, também durante o intervalo da programação do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, que tem início às 8h. Este passeio permitirá que todos os motociclistas presentes no autódromo, devidamente equipados com capacete, deem duas voltas no circuito de Interlagos, passando por pontos icônicos como a reta oposta, o “S do Senna” e o Laranjinha. Os interessados em acompanhar as corridas e participar do moto passeio podem retirar suas cortesias de arquibancadas no Sympla.

Outro destaque confirmado é o show de wheeling, que acontecerá no dia 30 de junho, durante o intervalo da programação das corridas. O piloto Lucas Jorge, conhecido como "Luquinhas Wheeling", hexacampeão brasileiro e nove vezes campeão paulista na modalidade, é a grande atração desta edição. Sua performance promete agregar ainda mais dinamismo ao evento, sendo uma oportunidade imperdível para os espectadores.

Para os visitantes que estiverem na área de paddock, a Motul disponibilizará a "wheeling machine", atração que foi sucesso no espaço da marca durante o Festival Interlagos. Esta máquina permite que os fãs tenham a experiência de simular manobras de wheeling em um ambiente seguro e controlado.

"Estamos trazendo novas ações para São Paulo. O moto passeio permite que os participantes conheçam a parte interna do autódromo. Além disso, teremos um simulador de wheeling e um show ao vivo para demonstrar manobras. Essas novidades acompanham a retomada do Moto1000GP para Interlagos e deverão ser mantidas em todas as etapas", contou Gilson Scudeler, CEO do MOTO1000GP.

Credenciais Paddock e Vip podem ser adquiridas neste link. O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). 

Top seven marcas de motocicletas mais vendidas em maio/24

Texto: Nilson Silva
Em abril/24, o melhor mês do ano, foram comercializadas 170.252 motocicletas na Terra de Pindorama. Em maio esse número caiu para 164.502. Caiu, mas foi pouquinho. Uma queda de apenas 3,40% e mesmo assim esse número foi superior ao mês de maio do ano passado em 1,90%. Uma queda pequena nesse cenário, como diria Nilson Silva, nem é queda! É sinal de estabilidade no mercado. No acumulado do ano, o saldo é de 19.97%.

Maio foi o mês do clube do milhar para nossas ranqueadas aqui no top seven, pois nenhuma das 7 listadas emplacaram menos que mil unidades. A briga na parte debaixo da nossa tabela está ótima, com Haojue, Triumph e Bajaj querendo entrar para o seleto grupo das7 mais.

Vamos aos números?




quarta-feira, 12 de junho de 2024

Top ten, modelos mais vendidos em maio/24.

Texto: Nilson Silva 

Em abril/24, o melhor mês do ano, foram comercializadas 170.252 motocicletas na Terra de Pindorama. Em maio esse número caiu para 164.502. Caiu, mas foi pouquinho. Uma queda de apenas 3,40% e mesmo assim esse número foi superior ao mês de maio do ano passado em 1,90%. Uma queda pequena nesse cenário,  como diria Nilson Silva, nem é queda! É sinal de estabilidade no mercado. No acumulado do ano,  o saldo é de 19.97%.

A Fenabrave, entidade que congrega os revendedores de veículos no Brasil informa que: "O segmento de 2 rodas continua aquecido e apresenta  o melhor resultado de todo o setor,(automotivo), no acumulado. A média diária de vendas e maio foi de 7.800 unidades, um recuo de apenas 3,40% em relação ao mês passado". Todos os dez modelos mais vendidos no mês, emplacaram mais de 3 mil unidades cada um.

(clique na imagem para ver melhor)





Pista de Interlagos é técnica e desafiará pilotos do MOTO1000GP

Circuito que abrigará o GP Motul tem 4.309 metros de extensão e 56 de desnível A temporada 2024 do MOTO1000GP chega à sua terceira etapa, o ...