terça-feira, 30 de abril de 2013

Honda CRF 110F: um modelo para os iniciantes no segmento off-road

Modelo chega para completar o line-up da marca na categoria Entry 
Texto e fotos: Honda Motors da AmazôniaSeja para trilhas em parques, pistas de motocross ou até mesmo um trajeto off-road, o público infantil do segmento fora-de-estrada está procurando cada vez mais modelos diferenciados e com DNA de competições. Visando oferecer uma motocicleta específica para este consumidor, a Honda traz a nova CRF 110F 2013 para as crianças adeptas desta categoria.
O modelo foi desenvolvido para atender o público infantil que cresceu pilotando mini-motos e que agora almeja uma motocicleta durável, versátil e com qualidade. A CRF 110F é ideal também para a prática saudável do esporte com os familiares, além de incentivar a entrada de novos pilotos em competições de motocross.

Com estilo esportivo, linhas agressivas e grafismos com inspiração na motocicleta de competição CRF 450R, o modelo atua como excelente opção de entrada no mundo fora-de-estrada. Entre seus atributos está o motor de 109 cm3, quatro tempos, OHC, arrefecido a ar, proporcionando grande eficiência.
Seu porte reduzido e chassi leve combinam com o assento baixo, mais próximo do solo, inspirando confiança aos jovens pilotos. A praticidade é reforçada pela embreagem de acionamento automático e a transmissão de quatro velocidades. Fechando o conjunto, recebe suspensão dianteira do tipo garfo telescópio, e a traseira é monoamortecida, com comportamento suave e excelente controle da motocicleta.
O modelo entra para o line-up da Honda como mais uma integrante da categoria Entry off-road. Traz em
seu DNA a qualidade e a durabilidade dos modelos da marca Honda.
Com um visual arrojado e robusto, a CRF 110F oferece segurança ao piloto. Inspirado no modelo CRF 450R, seu design segue a linha CRF, além de transmitir a sensação de velocidade e esportividade.

Sua estrutura é capaz de comportar o público infantil entre 8 e 11 anos, com peso máximo de 45 kg.
Para transpor obstáculos de forma eficiente, a distância do solo é de 175 mm. Além disso, o assento é estreito e facilita a movimentação do piloto.
Outro diferencial são os pneus para uso off-road, que asseguram elevada tração nos mais diversos tipos de terrenos, com aros raiados leves e resistentes. Na dianteira, recebe configuração 70/100 -14, e na traseira 80/100-12.

Com pedaleiras largas e manete acessível, a pilotagem fica muito mais prazerosa e de fácil controle aos jovens iniciantes. A CRF 110F pesa 74 kg e tem boa autonomia, com tanque de combustível com capacidade de 5 litros.

A CRF 110F é equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), de 109 cm3, monocilíndrico, de quatro tempos, arrefecido a ar. Alcança potência máxima de 7,52 cv a 7.500 rpm e torque de 0,9 kgf.m a 3.500 rpm. O resultado é excelente desempenho em todas as faixas de rotações.
O modelo é alimentado por carburador e conta com câmbio de quatro velocidades, assegurando a troca de marchas de forma suave e precisa. O sistema de embreagem é automático e independente, um para a partida e outro para o deslocamento, o que permite uma mudança suave e prazerosa.

Recebe ignição tipo CDI (Ignição por Descarga Capacitiva), que proporciona faíscas mais fortes na vela, resultando em uma combustão mais eficiente. A motocicleta possui bateria selada de 12V – 3Ah, que dispensa manutenção periódica.
A Honda adotou uma configuração de chassi leve e em aço. A estrutura se destaca pela maneabilidade, resistência e equilíbrio para executar as manobras no uso off-road.
Destaque também para o conjunto de suspensões. A traseira, monoamortecida, possui braço oscilante, de 59 mm de curso, e oferece precisão, segurança em qualquer terreno. Já a suspensão dianteira é do tipo garfo telescópio, com 100 mm, que garante ótima estabilidade.
Disponível na cor vermelha, a CRF 110F modelo 2013 chega às concessionárias Honda a partir de fevereiro de 2013. Seu preço público sugerido é de R$ 7.490,00, com base no Estado de São Paulo, e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de 1 ano.

DADOS TÉCNICOS:
Categoria
Entry
MOTOR
OHC, Monocilíndrico, 4 tempos, arrefecimento a ar
CILINDRADA
109 cm3
SISTEMA DE LUBRICAÇÃO
Forçada, por bomba trocoidal
RELAÇÃO DE COMPRESSÃO
9,0:1
SISTEMA DE PARTIDA
Elétrica
TORQUE MÁXIMO
0,9 kgf.m a 3.500 rpm
POTÊNCIA MÁXIMA
7,52 cv a 7.500 rpm
TRANSMISSÃO
4 velocidades
EMBREAGEM
Multidisco em banho de óleo
IGNIÇÃO
CDI
BATERIA
12V – 3Ah
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
5 litros (reserva 1 litro)
ÓLEO DE MOTOR
1,2 litros
CHASSI
Monobloco em aço
SUSPENSÃO DIANTEIRA/ CURSO
Garfo telescópico / 100 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA/ CURSO
Monoamortecido / 59 mm de curso
FREIO DIANTEIRO / DIÂMETRO
A tambor / 95 mm
FREIO TRASEIRO / DIÃMETRO
A tambor / 95 mm
PNEU DIANTEIRO
70/100 - 14
PNEU TRASEIRO
80/100 - 12
COMPRIMENTO X LARGURA X ALTURA
1.560 x 686 x 912 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS
1.064 mm
DISTÂNCIA MÍNIMA DO SOLO
175 mm
ALTURA DO ASSENTO
667 mm
PESO SECO
74 kg


segunda-feira, 29 de abril de 2013

CAPITAL RACING 2013: SUCESSO TOTAL NA PRIMEIRA ETAPA EM BRASÍLIA-DF.

Domingo ensolarado fecha a primeira etapa do Capital de Motovelocidade no autódromo Internacional Nelson Piquet, agora remodelado.
Fonte: Capital Racing
A primeira etapa do Campeonato Capital de Motovelocidade foi finalizada com muita adrenalina no Autódromo Internacional de Brasília, neste domingo, 28/4. Mais de 60 pilotos competiram nas categorias GTR, Track SuperBike (TRK SBK), Track SuperSport (TRK SSP), Super Sport 1 (SSP1), Super Sport 2 (SSP2), Super Stock (STK), SuperBike (SBK) e SuperBike com Batom (SBK TOM).
Mais seguros com a aderência da pista, os pilotos voaram baixo pelo circuito e reduziram bastante o tempo em cada volta. No geral, todos demonstraram excelente desempenho durante a etapa. Muitas das equipes já atuam em campeonatos nacionais e outras estão se profissionalizando no Capital. Um dos destaques da corrida foi a participação mirim de pilotos com idades entre nove a 14 anos, que já estão fazendo bonito no autódromo.
O público também compareceu, principalmente nos boxes, para ver de perto as motos de competição e, em clima de muita animação, foram realizados os treinos classificatórios no período da manhã e, ao meio dia, as provas oficiais foram acontecendo, levando o público ao êxtase.
Alguns pilotos, no auge da adrenalina, passaram direto na Curva do Cotovelo, mas sem nenhum problema para voltar à pista, em razão das melhorias na área de escape do local, que agora oferece mais espaço proporcionando maior segurança aos participantes.

Vanessa Daya
A disputa em cada prova foi acirrada. Teve piloto que foi punido por ter queimado a largada, outros se atrasaram na saída, mas todos ofereceram grande espetáculo para o público presente. Após o término das provas e conclusão da pontuação, alguns resultados foram muito bem recebidos pelas equipes, como a vitória da única mulher piloto que competiu com os homens. Vanessa Daya, da equipe Moto com Batom, campeã do ano passado, leva para casa mais um troféu. “Quando vi que estava em primeiro lugar, gritei e pulei de alegria. Quase não acreditei. Foi mesmo uma surpresa. Essa é uma vitória pessoal, a intenção era mesmo me testar e, claro, já estou inscrita para as próximas etapas do campeonato”, ressaltou a campeã dedicando a vitória à sua equipe e patrocinadores.
O vencedor na categoria SBK demonstrou fôlego e velocidade desde o início. Henrique Castro, campeão 2012, na Superbike Light, é uma das promessas de Brasília em campeonatos nacionais. “O trabalho que estamos fazendo tem surtido efeito, estamos evoluindo e vamos continuar treinando para conseguir um bom resultado também no nacional, mas ser vencedor aqui em Brasília é muito bom. Agradeço a todos da minha equipe e parabenizo a organização do campeonato que está cada vez melhor”, elogiou Henrique.

Na categoria SSP1 onde participam motos de até 600cc, o campeão foi Thiago Henrique, que participa pela primeira vez do campeonato. “Estou aprendendo muito. Primeira corrida, errei na largada, mas com a pista recém-reformada fiz uma corrida de recuperação muito boa, deu pra chegar em primeiro e vou lutar para ser campeão da temporada”, afirmou Thiago.

O Campeão da Super Stock é Raoni Farfan que, nesta primeira etapa do Capital, correu com uma Kawasaki ZX6 600cc. “Estou muito feliz com a vitória, aqui é minha casa, meu quintal. O campeonato
começou muito bem e, se continuar assim vamos conseguir fazer frente aos campeonatos nacionais.

Na categoria GTR, o campeão foi Rafael Rosa, que aproveitou a vitória para comemorar seu aniversário. “Sair vencedor hoje é mais que um presente no dia do meu aniversário, estou muito feliz. Venho em uma luta desde 2007 e agora mais estou mais animado para brigar pelo título desse ano”, ressaltou.

Anderson Gomes é o vencedor da categoria SBK. “Esse é o meu primeiro campeonato e sair vitorioso na primeira etapa me deixa muito feliz eu já confirmei participação nas próximas etapas da competição que esta apresentando uma organização show de bola, melhor a cada ano”, observou o campeão.
A Capital Racing e a Federação de Motociclismo do DF parabenizam todos os pilotos, equipes e demais participantes do campeonato.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO CAPITAL DE MOTOVELOCIDADE 2013 – 1ª ETAPA
SBK:
1º –Henrique Castro – BSB MotorSport – 26:24.059
2º – Norton Masera – BMW Welt Motors – 26:34.065
3º – Fausto Donizete – Corsini Racing/Montline – 26:46.809
STK
1º – Raoni Farfan – Suprema Kawasaki – 26:38.457
2º – Adriano Arantes – Contrutora Plus – 27:09.506
3º – Richard Gomes – Equipe Alto Giro – 27:38.473
SSP 1
1º – Thiago Henrique – Equipe Alto Giro – 27:46.320
2º – Vando Bentz – Equipe Alto Giro – 28:26.684
3º – Zé Ricardo – Dublê Car – 1 Volta
TRK SSP
1º – Vanessa Daya – 17:30.046
2º – Dani Mamola – 17:33.045
3º – Hiroji Okano Junior – 18:07.955
TRK SBK
1º – Anderson Gomes – 18:53.299
2º – Egaz Ramires – 18:53.640
3º – Rafael da Silva – 16:37.302
GTR
1º – Rafael Rosa – 25:54.671
2º – Lin Waner – 26:23.900
3º – Valdemir Gustavo – 26:31.807

sábado, 27 de abril de 2013

Michelin lança pneu três vezes mais seguro

Novo pneu estará disponível para veículos no Brasil a brevemente. Para uso em motocicletas acreditamos que vai demorar um pouco.
Fonte: Print Press.
A segurança viária é um dos maiores desafios para a sociedade. Quando falamos de acidente de trânsito, associa-se, quase sempre, a uma fatalidade que, na maioria das vezes, está relacionada à negligência e/ou à imprudência do motorista.
Segundo pesquisa da Organização Pan-americana de Saúde, a América do Sul apresenta dados alarmantes. De acordo com relatório divulgado em 2013, se comparado à América do Norte, o número de acidentes fatais de trânsito na região pode ser quatro vezes maior. No caso do Brasil, que ocupa a terceira posição no ranking mundial de países com acidentes fatais de trânsito, são 4,5 acidentes fatais por hora, 110 acidentes por dia, totalizando 40.000 por ano. Analisando as ocorrências e causas de acidentes, pode-se verificar que 50% deles estão relacionados à frenagem e aderência.

Sabendo que a performance dos pneus pode minimizar, e até mesmo evitar, um acidente, compensando muitas vezes a falha humana, a Michelin utilizou toda a sua expertise para otimizar as propriedades que fazem do novo pneu MICHELIN Primacy 3 um produto que oferece mais segurança aos usuários, pois conforme testes realizados pelo Instituto Alemão TÜV SÜD Automotive, este pneu apresentou as  seguintes características em relação á outras marcas Premium:
- Freia até 3 metros antes em solo seco.
- Freia até 4 metros antes em solo molhado.
- Possui maior aderência em curvas sobre piso molhado, oferecendo maior controle da trajetória do veículo, mesmo em condições perigosas

1. Frenagem em SOLO SECO

Em uma pista seca (onde acontecem quase 70% dos acidentes de trânsito), é medida a distância que o carro percorre até parar, a partir de uma velocidade inicial de 100 km/h. O pneu MICHELIN Primacy 3 consegue frear até 3 metros antes da média dos concorrentes.

2. Frenagem em SOLO MOLHADO

Em uma pista molhada, é medida a distância que o carro percorria até atingir 20 km/h, a partir de uma velocidade inicial de 80 km/h. O pneu MICHELIN Primacy 3 consegue frear até 4 metros antes da média dos concorrentes.
O pneu MICHELIN Primacy 3 possui duas novas tecnologias: STABILIGRIP, que aumenta a área de contato com o solo molhado, maximizando a aderência, e FLEXMAX, para solo seco, uma combinação entre o novo composto de borracha, muito mais flexível, que se adapta às menores irregularidades do piso, e os blocos de borracha com corte em chanfro a 45 graus, que maximizam a área de contato, proporcionando maior aderência.

Além da excelência em segurança, o pneu MICHELIN Primacy 3 tem o compromisso de garantir – em um único pneu – mais segurança, mais durabilidade e mais eficiência energética, sem abrir mão de nenhuma outra performance.
O mercado da América Latina contará com o pneu MICHELIN Primacy 3 em aros de 16, 17 e 18 polegadas em até 29 referências, com a maior parte da produção concentrada na fábrica brasileira em Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro.
O novo produto atenderá tanto o mercado de equipamento original, quanto o de reposição. O pneu MICHELIN Primacy 3 equipará, por exemplo, o Peugeot 308, o Citroen C4, Ford Focus, dentre outros. 














quinta-feira, 25 de abril de 2013

BMW Série K chega aos 30 anos e apresenta série especial do modelo K 1300 S.

A série especial vem nas cores Branco Alpino/Preto Safira Metálico e Vermelho Racing e pussui outras características únicas.
Fonte: BMW Brasil.
Em 1983, quando muitos fabricantes de motocicleta ainda apostavam em motores em linha refrigerados a ar, os motores de quatro cilindros refrigerados a água representavam o mais alto nível de tecnologia de construção de motocicletas. Ao invés de recorrer aos padrões convencionais de motor, os engenheiros da BMW Josef Fritzenwenger e Stefan Pachernegg conseguiram desenvolver um novíssimo conceito técnico voltado para o futuro, que posteriormente foi aprimorado até atingir uma qualidade de produção regular. Nascia a Série K da BMW Motorrad, que mostrou-se extremamente inovadora e versátil em termos técnicos e em praticamente todos os outros aspectos.
E para comemorar uma história de três décadas de sucesso, a BMW Motorrad apresenta a K 1300 S – edição especial 30 anos, com características únicas, a começar pelo conceito de cor especial em Branco Alpino / Preto Safira Metálico e Vermelho Racing em conjunto com um pára-brisa fumê. A motocicleta é equipada com: ESA II (ajuste de suspensão eletrônico) e um pacote de segurança, que inclui RDC (controle de pressão dos pneus) e ASC (controle de tração), além do ABS de série, o qual está presente em todos os produtos da marca. Assistente de troca de marcha HP (High Performance - Alto Desempenho), pedaleiras ajustáveis para melhorar o caráter esportivo, sistema de escape com silenciador Akrapovic para dar um som ainda mais esportivo ao motor de 4 cilindros, além do conforto das manoplas aquecidas e computador de bordo, completam os destaques deste modelo especial.
A BMW K 1300 S – Edição especial 30 anos está disponível nas concessionárias autorizadas BMW Motorrad com preço sugerido de R$ 82.900,00.

Campeonato Brasiliense de Motovelocidade 2013 terá início neste fim de semana


No campeonato estarão motos de 250cc a 1200cc e muitas novidades para os apaixonados pelo esporte
Fonte: Capital Racing
Depois da reforma, o chão do Autódromo Internacional de Brasília voltará a tremer com os roncos dos motores, fortes emoções e muito charme na primeira etapa do Campeonato Capital de Motovelocidade 2013, que se inicia neste fim de semana, 27 e 28 de abril.
Mais de 50 pilotos estarão na disputa ao titulo deste ano e buscarão a vitória nas principais categorias da motovelocidade. No campeonato estarão motos de 250cc a 1200cc e muitas novidades para os apaixonados pelo esporte. A expectativa de público supera o ano passado, quando mais de três mil pessoas prestigiaram o evento.

Realizado pela Capital Racing, e supervisão da Federação de Motociclismo do DF (FMDF), o Campeonato de Motovelocidade 2013 apresenta uma super estrutura organizacional para garantir conforto aos participantes.
Na programação, estarão as principais categorias que participam da etapa nacional, a elite das motocicletas GTR, TrackSuperBike (TRK SBK), TrackSuperSport (TRK SSP), SuperSport 1 (SSP1), SuperSport 2 (SSP2), SuperStock (STK), SuperBike (SBK) e SuperBike com Batom (SBK TOM), categoria composta só por mulheres que, no campeonato do ano passado foi sucesso absoluto. "Esperamos um número de pilotos ainda maior do que já está inscrito, pelo grande sucesso que foi em 2012 e o público vai ter a oportunidade de ver disputas emocionantes, pegas eletrizantes e muita velocidade", afirma o diretor da Capital Racing, Alan Ricardo Saraiva.
A segurança dos pilotos é a principal prioridade do evento, por isso, uma equipe médica, especializada em campeonatos de velocidade como a Stock Car e Moto GP 1000 estará o tempo todo a postos para qualquer eventualidade, dispondo de equipamentos e ambulância para pronto atendimento e UTI móvel.

Uma série de atrações paralelas como palestras, cursos e exposições serão realizadas no período do campeonato. A infraestrutura para abrigar público, parceiros e patrocinadores das equipes contará com camarotes e áreas de relacionamento com transmissão simultânea em monitores de TV, telões e circuito interno de Box, além da web que abrirá o sinal para os principais sites de motociclismo, imprensa especializada e emissoras de televisão. Uma equipe de reportagem ficará responsável pela produção de todo conteúdo de transmissão web.

Uma das atividades extras do campeonato ocorrerá durante os intervalos entres as corridas com apresentações de Wheeling, modalidade esportiva urbana própria para autódromos onde os participantes executam manobras radicais em cima das motos, com segurança.
Segundo os organizadores, o público vai se surpreender nesta primeira etapa."Estamos trabalhamos para que seja um campeonato muito disputado, emocionante e com um número maior de pilotos e público nesta nova temporada”, ressaltou o presidente da Federação de Motociclismo do DF, Carlos Senise.

SERVIÇO:
1ª Etapa Campeonato CAPITAL de Motovelocidade
Programação - Autódromo Internacional de Brasília
Sábado – 27/04/2013:
8h às 17h - Inscrição, vistoria e treino livre para todas as categorias
Domingo – 28/04/2013:
8h às 11h45 - Vistoria e treinos livres e classificatórios 
Corridas
- 12h - Largada categoria Track SBK, Track SSP e SBK TOM - 10 Voltas
- 13h - Largada categoria GTR – 10 Voltas 
- 14h - Largada categoria SSP1, SSP2, STK e SBK 12 Voltas

                                                                                                                                       

BMW Motorrad Brasil no Moto 1000 GP

Pilotos da Alex Barros Racing/BMW Motorrad tiveram excelente desempenho em Interlagos.

Fonte: BMW/Brasil
No último domingo (21/04) foi dada a largada da temporada 2013 do Moto 1000 GP, no autódromo de Interlagos, campeonato que reúne pilotos das equipes das categorias GP 1000, GP Light/ GP Máster, GP 600 e GPR 250.
Com patrocínio da BMW Motorrad Brasil, os pilotos da equipe Alex Barros Racing: Alex Barros e Luciano Ribodino, e Diego Faustino da equipe Petronas Eurobike SBK Team, aceleraram a BMW S 1000 RR e tiveram excelente desempenho na primeira etapa do Moto 1000 GP, conquistando os três primeiros lugares no pódio.
Alex Barros, que por muito tempo foi destaque no Mundial de Motovelocidade, competiu no lugar de seu filho, Lucas Barros, devido a um acidente que o piloto sofreu nos treinos de preparação em fevereiro desse ano, e conquistou o primeiro lugar. Em seguida foi a vez do piloto argentino Luciano Ribodino, que consagrou-se campeão Moto 1000 GP de 2012, e o terceiro lugar foi para o paranaense Diego Faustino.

Para mais informações, acesse o site oficial,(http://www.moto1000gp.com.br ) e fique de olho no calendário!
2ª Etapa: 26 de maio – Curitiba – PR
3ª Etapa: 23 de junho – Interlagos – SP
4ª Etapa: 28 de julho – Brasilia – DF
5ª Etapa: 25 de agosto – Cascavel – PR
6ª Etapa: 22 de setembro – Interlagos – SP
7ª Etapa: 20 de outubro – Santa Cruz do Sul – RS
8ª Etapa: 17 de novembro – Goiânia – GO

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Triumph participa da feira “Barretos Motorcycles”

No eventos serão expostos os 3 modelos montados em Manaus e coleção completa de roupas, calçados, acessórios para motos e objetos de uso pessoal.
Fonte: Triumph Brasil
A Triumph Motorcycles, em parceria com a sua concessionária Eurobike de Ribeirão Preto (SP), participará da 11ª edição da feira "Barretos Motorcycles”, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de abril no Parque dos Peões, em Barretos (SP). Em seu estande, a fabricante inglesa vai expor toda a sua linha de motocicletas lançada no mercado brasileiro no final do ano passado: Triumph Bonneville T100, Triumph Tiger 800 XC, Triumph Speed Triple, Triumph Tiger Explorer, Triumph Rocket III Roadster e Triumph Thunderbird Storm.
A Triumph também mostrará sua coleção de roupas masculinas e femininas, como jaquetas, camisetas e calças. Na Inglaterra, a linha completa de roupas, calçados, objetos de uso pessoal e acessórios para motos soma perto de 35.000 itens. As roupas, por exemplo, são modernas e casuais e seguem as mais modernas tendências da moda, com muita qualidade. Estes produtos também estão disponíveis no Brasil.

“Será a segunda participação da Triumph num evento do setor no Brasil e mais uma importante oportunidade para aproximar a marca do consumidor, agora no interior paulista”, afirma Marcelo Silva, gerente geral da Triumph Motorcycles Brazil. O “Barretos Motorcycles” reúne, entre outras atrações, as melhores equipes de acrobacias, freestyle, concursos e também grandes atrações musicais, como a banda brasiliense Raimundos.
Neste ano, a Triumph planeja comercializar 2.500 motos no mercado brasileiro. Cerca de 8% desse volume (200 motos) deverá ser vendido na nova concessionária de Ribeirão Preto, inaugurada em abril. O público interessado em adquirir os modelos da marca inglesa poderá se cadastrar para reservas no estande da Triumph durante a feira. A Triumph está investindo cerca de R$ 19 milhões para se instalar no Brasil, contando com um escritório em São Paulo (SP) e uma fábrica em Manaus (AM). A marca conta com concessionárias em São Paulo, Porto Alegre e Ribeirão Preto e outras nove revendas serão abertas até o final deste ano.

Público goiano prestigia abertura da temporada do MOTO1000GP

  Disputas em pista e moto passeio foram as principais atrações do fim de semana A etapa de abertura da temporada 2024, disputada entre os d...