Comparativo das Big Trails Nacionais

Se o Seu estilo é big trail fizemos um apanhado geral sobre as mais 
populares disponíveis aqui no Brasil.


Texto: Nilson Silva
A Honda está lançando agora em abril/2011 aqui no Brasil a sua moto estilo Big Trail, a Transalp 700 e já está com disposição para tomar a liderança. Até o momento nós temos algumas concorrentes. Umas nem muito big nem muito trail, mas é o que dispomos no Mercado Nacional. O nosso jeito de falar que nem muito uma coisa e nem muito outra coisa é porque  como disse o velho Nilson Silva “ Os estilos de motos não são uma ciência exata”. Ai daí que temos muita coisa parecida, semelhante.  Podemos citar como exemplo o fato de alguma Big trail no nosso blog está definida como on off Road, pelas suas características peculiares.
BMW G 650 GS
Mas dada á chegada da Transalp resolvemos apresentar aos nossos leitores/seguidores um comparativo 
interessante sobre quatro modelos fabricados/montados aqui no Brasil.








SUZUKI V STROM 650





YAMAHA XT 660
HONDA TRANSALP 700


CARACTERÍSTICAS
F A B R I C A N T E S
BMW G 650 GS
HONDA TRANSALP 700
SUZUKI V STROM 650
YAMAHA XT 660
CILINDRADA
652
680,2
645
660
CILINDRO
01
2 em V
2 em V
01
POTÊNCIA
50 cv a 6500 RPM
60 cv a 7750 RPM
67cv a 8.800 RPM
48cv a 6000 RPM
REFRIGERAÇÃO
Líquida
Líquida
Líquida
Líquida
ALIMENTAÇÃO
Injeção eletrônica
Injeção eletrônica
Injeção eletrônica
Injeção eletrônica
CÂMBIO
5 velocidades
5 velocidades
6 velocidades
05 velocidades
TRANSMISSÃO
Corrente
Corrente
Corrente
Corrente
TANQUE
17,3 litros
17,5 litros
22 litros
15 litros
FREIO DIANT.
Disco 300 mm (ABS)
Disco duplo 256 mm (ABS)
Disco duplo 310 mm
 Disco simples 298 mm
FREIO TRAS.
Disco 240 mm
Disco 240 mm
Disco simples
Disco 245 mm
PNEU DIANT.
100X90 19”
100X90 19”
110X80 19’’
90X90 21”
PNEU TRAS.
130X80 17”
130X80 17”
150X70 17’’
130X80 17”
ALT. SOLO
-
182 mm
165 mm
210 mm
ALT. ASSENTO
780 mm
837mm
820 mm
865 mm
ENTRE EIXOS
-
1512
1.555 mm
1505 mm
PESO OM 1
192 Kg
225 Kg2
217 Kg
184 Kg2
SUSP. DIANTEIRA
Garfo tel. 170mm
Garfo tel. 200 mm
Garfo tel. 150 mm
Garfo tel. 225 mm.
SUSP. TRASEIRA
Mono
Pro link
Pro link
Pro link
CORES
Preta, prata e vermelha
Preta e branca
Vermelha, prata, preta e branca
Azul e preta
GARANTIA
2 anos
01 ano
01 ano
01 ano
OUTROS
BMW Care3
Sistm. Anti furto HISS
-
-
PREÇO
29.800,004
34.800,00 com ABS
34.594,00
26.962,005


Observações:

1 – Peso em ordem de macha.
2 – Peso em ordem de marcha estimado pelo editor do blog.
3 – Sistema de assistência completo.
4 – Preço promocional
5 – Preço segundo a Fipe

  



Comentários

  1. Ótimo quadro resumo. Parabéns!

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  2. Está muito bem montado o comparativo mas dessas acima a unica Trail é a XT.
    Moto trail tem que ter roda 21,suspensões de longo curso e ser relativamente leve.
    As outras são excelentes motos mas no asfalto e naquela ida ao sitio.
    É o land rover contra os Crossfox,Escapades da vida(levando para o universo automotivo)

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  3. A você codinome Atobá, o meu muito obrigado sincero por ter comentado e elogiado a nossa postagem! Mas como disse o velho Nilson na matéria em lide: " Os estilos de motos não são uma ciência exata"
    A exemplo do Lula "eu também não sabia" desse detalhe da roda de 21 polegadas.
    De qualquer forma, obrigado, um grande abraço e apareça por aqui mais vezes, fique na paz!!!!

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  4. Estou na duvida sobre qual das 4 comprar. me ajudem a resolver dando suas apiniões.

    Grato,
    MAURÍLIO

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  5. Muito bom o quadro comparativo!
    Que sirva de estímulo às grandes revistas especializadas (impressas e on-line), para q joguem as 4 máquinas na pista e realizem um teste comparativo "in loco".
    Parabéns pela iniciativa!

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  6. Comparativo ótimo! Alguém sabe se já houve, como sugerido, um teste de pista, para ver o comportamento das crianças?

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  7. Se alguém já comparou? vi alguma coisa na internet sim, mas não necessariamente na ordem que colocamos, obrigado por ter participado!
    Um abraço fique na paz,
    Nilson

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  8. Comprei uma transalp em maio e fiz uma viagem básica de Brasília para Fortaleza, o hodômetro já marca 6.000 km, na viagem rodei por todo tipo de terreno: 4.000 km de asfalto com média de 130-140 km/h, 500 km de estrada de terra horrível(Br 020 entre campos belos e barreiras), uns 100 km de estradas de areia fofa e o resto em cidade. Minhas impressões pessoais:
    1-Motor= forte, torcudo, não vibra nada, tudo acontece entre 4.500 e 6.500 rpm(vermelho só em 8.000rpm), mesmo torque de uma xt660 em baixa sem suas vibrações, boa cavalaria para velocidades maiores(v-strom manda um pouco mais).
    2-Conforto= boa posição de pilotagem, não cansa nada, rodei 1300 km em um único dia sem nenhum desgaste maior, banco macio, braços sem tensão, até na terra a posição sentada é bem suportada, coloquei protetor de motor GIVI com uma pedaleira auxiliar aí ficou mais confortável ainda.
    3-Suspensão= união perfeita entre a maciez que gera conforto e a firmeza que gera estabilidade, na cidade ignora buracos e lombadas, faz curvas muito bem(pneus moles ajudam), na estrada anda colada no asfalto tanto no seco como na chuva, na buraqueira passa direto, na terra anda muito bem(não é uma xt) mas se exigida demais a suspensão acaba dando final de curso em crateras mais fundas. Não esquecendo que a traseira é regulável.
    4-Freios= a minha é sem abs, boa resposta principalmente dos dianteiros que são realmente muito fortes e progressivos, os traseiros poderiam ser melhores.
    5-Versatilidade: boa na cidade(maneabilidade ótima), excelente na estrada, boa na terra(perde por pouco da xt, pelas suspensão de curso maior e maior altura livre do solo), na estrada é melhor que xt e igual a V-strom, na cidade é igual a xt e melhor que V-Strom; sem dúvida achei a mais apta a todo tipo de uso.
    6-Estética= muito bem acabada, bom porte, já me acostumei com o farol de fusca( ilumina muito bem por sinal).
    7-História= desde 1987 sendo aprimorada pelo exigente mercado europeu.
    8-Defeitos que podiam ser melhorados: * o catalizador é um bojo metálico que fica na frente da roda traseira, é baixo e em vários momentos( só na tranqueira) encostou no solo, * um freio traseiro mais forte seria bem vindo, * um tanque de 20 ou 22 litros daria mais autonomia, o dela só tem 17,5 l, * a injeção eletrônica poderia ser um pouco aprimorada para reduzir o consumo que na cidade e estrada a 110 km/h é de 18 km/l e na estrada a 130-140 km/h é de 15 km/l, * os pneus originais se acabam rápido, a minha com 6000km já consumiu 80% da vida dos pneus( lembrando que rodei rápido no esfalto e peguei pisos ruins), * a honda não colocou acessórias à venda, na internet já tem tudo mas está muito caro, coloquei o protetor de motor da givi e o cavalete central, penso em logo colocar uma bolha mais alta(puig ou givi).
    OBS: gostei muito da moto, é um produto de alta qualidade e durabilidade(vide site do fórum transalp-Portugal onde comumente essas motos atingem 200.000 sem manutenções maiores) e ainda por cima tem honda em toda esquina desse País.

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  9. Excelente, anônimo o seu comentário sobre a Transalp 700 da Honda. Falou com conhecimento de causa. Obrigado por participar e continue assim!

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  10. A minha já está com 7.500 km, fiz outra viagem, de Brasília para Aruanã-GO, fiz um trecho bem legal de estradas de terra( uns 400 km dos 1000 km rodados), das minhas observações rodando nessa máquina posso reforçar algumas coisas:
    *na faixa das big trail até 800 cc a transalp pode até não empolgar muito mas posso garantir que ela tem torque suficiente para todo tipo de uso, e o fôlego para rodar rápido ela tem de sobra, quanto ao corte de injeção aos 8.000 giros acho que não deve existir mas cá entre nós aos 8000 giros ela entra no vermelho a uma estrondosa velocidade de uns 190km/h, tá bom demais, mais que isso é loucura para uma moto que não foi forjada para tais velocidades, quer voar compra uma jaspion de 1000cc.
    *4 probleminhas me incomodaram durante a viagem: 1o. a luz de farol alto é um farol azul no painel, se não cobrir fica difícil pilotar à noite, 2o. os controles da mão esquerda são grandes demais(acho que a causa foi a inclusão do sistema de advertência), para lampejar farol alto tem quase que tirar a mão da manopla, o botão é muito alto, 3o. o bojo do catalizador é realmente muito baixo e vez por outra bate no chão quando se usa a moto em estrada de terra mais pesada, 4o. na terra é uma maravilha faz uns 20-22km/litro, mas no asfalto com uma velocidade de cruzeiro na faixa de 140-150km/h aí é bom ficar esperto com o tanque de 17,5l, a gulosa só faz uns 15km/litro.
    *o pneu traseiro é realmente uma maravilha, cola no asfalto e permite até curvas radicais, dá segurança para umas raspadinhas de pedaleira, mas é mole demais e se acaba rápido, o meu com 7.500km já está em fim de linha, acho que vou ter que trocar com no máximo uns 9000km, o próximo vou usar um anakee ou sirac.
    *a máquina é um relógio: na cidade é fácil de conduzir; no asfalto é feroz, rápida e estável; na terra, faz bonito se for terra boa ou média, se for terra pesada com areião e pedras faz bonito mas deve-se ter cuidado com o catalizador para não estragá-lo.
    *quanto ao calor nas pernas, percebi que ela gosta de rodar, se ventilar os radiadores ela fica fria, no trânsito pesado da cidade ela esquenta rápido e o ventilador que fica à direita liga com frequência jogando um calorzinho na perna direita, não acho que incomode muito.
    *a carenagem do lado direito, junto ao tanque é meio mau projetada e nunca fica bem alinhada, parece que isso ocorre em todas as transalp que vi, não faz barulho ou solta, só fica meio assimétrico.
    *estou muito satisfeito, mas vou colocar um alongador de guidão, uma bolha mais alta e um conjunto de bauletos ou alforges.

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  11. A minha honda transalp é com c abs, e esta com 4000km, fiz uma viagem de Balneário Camboriu, passando por Itapetininga, com destino final Campos do Jordão, neste trajeto atravessei o parque estadual Carlos Botelho – serra, estrada de chão com buracos e lodo-, a moto estava com os bauletos laterais, bau givi 45 litro, e com carona. Já tive entre outras as motos honda varadero 1000, yamaha tdm 900, v strom 1000, V strom 650, bmw gs 1200 adventure, harley Davidson ultra glide, harley Davidson heritage classic, falcon, portanto posso falar em termos de comparativo real. Fiquei surpreso com o desempenho da transalp 700, principalmente naquela estrada do parque estadual carlos Botelho, pois que tinha chovido, e a estradinha de chão em alguns pontos foi passada a patrola, assim barro solto e espesso, muitos buracos, trajeto muito difícil, só quem andou lá sabe o que é, a Honda transalp 700 encarou sem problemas. Assim a transalp 700 com c abs, é uma moto muito forte, confortável, estável, com consumo médio 18km, minimo 16km, e máximo 20km/l. Não acredito que existe no mercado nacional no momento uma motocicleta que proporcione o que a transalp 700, oferece pelo peço de R$ 37000,00. Coloquei alguns acessórios na minha:aquecedor de manoplas, bolha alongada-mais 14cm, e bauletos. Recomendo esta moto, e não acredito que a v strom 650 ou a versys fariam o percurso que fiz no parque estadual Carlos Botelho, nas mesmas condições que eu enfrentei. Daqui a um ano veremos que a transalp 700, será o mesmo sucesso que é a na Europa.

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  12. Parabéns pela reportagem e principalmente pelo comparativo. A única que pode ser considerada "off road" realmente é a XT660, tendo em vista o aro dianteiro 21. Sem dúvida a melhor delas. Mas seria perfeita se tivesse 12 cavalos a mais, bicilíndrica e caixa de 6 marchas. Então, seria imbatível.
    Luiz Cesar.

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  13. Obrigado pelo comentário senhor anônimo. Quanto a ser Off road ou on off road não tenho como classificar com precisão até porque esta classificação é muito flexível. mas fica registrada aqui a sua opinião com muito respeito.

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