Comparativo das Big Trails Nacionais
Se o Seu estilo é big trail fizemos um apanhado geral sobre as mais
populares disponíveis aqui no Brasil.
Texto: Nilson Silva
populares disponíveis aqui no Brasil.
Texto: Nilson Silva
A Honda está lançando agora em abril/2011 aqui no Brasil a sua moto estilo Big Trail, a Transalp 700 e já está com disposição para tomar a liderança. Até o momento nós temos algumas concorrentes. Umas nem muito big nem muito trail, mas é o que dispomos no Mercado Nacional. O nosso jeito de falar que nem muito uma coisa e nem muito outra coisa é porque como disse o velho Nilson Silva “ Os estilos de motos não são uma ciência exata”. Ai daí que temos muita coisa parecida, semelhante. Podemos citar como exemplo o fato de alguma Big trail no nosso blog está definida como on off Road, pelas suas características peculiares.
Mas dada á chegada da Transalp resolvemos apresentar aos nossos leitores/seguidores um comparativo
BMW G 650 GS |
CARACTERÍSTICAS | F A B R I C A N T E S | |||
BMW G 650 GS | HONDA TRANSALP 700 | SUZUKI V STROM 650 | YAMAHA XT 660 | |
CILINDRADA | 652 | 680,2 | 645 | 660 |
CILINDRO | 01 | 2 em V | 2 em V | 01 |
POTÊNCIA | 50 cv a 6500 RPM | 60 cv a 7750 RPM | 67cv a 8.800 RPM | 48cv a 6000 RPM |
REFRIGERAÇÃO | Líquida | Líquida | Líquida | Líquida |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica |
CÂMBIO | 5 velocidades | 5 velocidades | 6 velocidades | 05 velocidades |
TRANSMISSÃO | Corrente | Corrente | Corrente | Corrente |
TANQUE | 17,3 litros | 17,5 litros | 22 litros | 15 litros |
FREIO DIANT. | Disco 300 mm (ABS) | Disco duplo 256 mm (ABS) | Disco duplo 310 mm | Disco simples 298 mm |
FREIO TRAS. | Disco 240 mm | Disco 240 mm | Disco simples | Disco 245 mm |
PNEU DIANT. | 100X90 19” | 100X90 19” | 110X80 19’’ | 90X90 21” |
PNEU TRAS. | 130X80 17” | 130X80 17” | 150X70 17’’ | 130X80 17” |
ALT. SOLO | - | 182 mm | 165 mm | 210 mm |
ALT. ASSENTO | 780 mm | 837mm | 820 mm | 865 mm |
ENTRE EIXOS | - | 1512 | 1.555 mm | 1505 mm |
PESO OM 1 | 192 Kg | 225 Kg2 | 217 Kg | 184 Kg2 |
SUSP. DIANTEIRA | Garfo tel. 170mm | Garfo tel. 200 mm | Garfo tel. 150 mm | Garfo tel. 225 mm. |
SUSP. TRASEIRA | Mono | Pro link | Pro link | Pro link |
CORES | Preta, prata e vermelha | Preta e branca | Vermelha, prata, preta e branca | Azul e preta |
GARANTIA | 2 anos | 01 ano | 01 ano | 01 ano |
OUTROS | BMW Care3 | Sistm. Anti furto HISS | - | - |
PREÇO | 29.800,004 | 34.800,00 com ABS | 34.594,00 | 26.962,005 |
Observações:
1 – Peso em ordem de macha.
2 – Peso em ordem de marcha estimado pelo editor do blog.
3 – Sistema de assistência completo.
4 – Preço promocional
5 – Preço segundo a Fipe
Ótimo quadro resumo. Parabéns!
ResponderExcluirObrigado pwlo Elogio!
ResponderExcluirEstá muito bem montado o comparativo mas dessas acima a unica Trail é a XT.
ResponderExcluirMoto trail tem que ter roda 21,suspensões de longo curso e ser relativamente leve.
As outras são excelentes motos mas no asfalto e naquela ida ao sitio.
É o land rover contra os Crossfox,Escapades da vida(levando para o universo automotivo)
A você codinome Atobá, o meu muito obrigado sincero por ter comentado e elogiado a nossa postagem! Mas como disse o velho Nilson na matéria em lide: " Os estilos de motos não são uma ciência exata"
ResponderExcluirA exemplo do Lula "eu também não sabia" desse detalhe da roda de 21 polegadas.
De qualquer forma, obrigado, um grande abraço e apareça por aqui mais vezes, fique na paz!!!!
Estou na duvida sobre qual das 4 comprar. me ajudem a resolver dando suas apiniões.
ResponderExcluirGrato,
MAURÍLIO
Muito bom o quadro comparativo!
ResponderExcluirQue sirva de estímulo às grandes revistas especializadas (impressas e on-line), para q joguem as 4 máquinas na pista e realizem um teste comparativo "in loco".
Parabéns pela iniciativa!
Comparativo ótimo! Alguém sabe se já houve, como sugerido, um teste de pista, para ver o comportamento das crianças?
ResponderExcluirSe alguém já comparou? vi alguma coisa na internet sim, mas não necessariamente na ordem que colocamos, obrigado por ter participado!
ResponderExcluirUm abraço fique na paz,
Nilson
Comprei uma transalp em maio e fiz uma viagem básica de Brasília para Fortaleza, o hodômetro já marca 6.000 km, na viagem rodei por todo tipo de terreno: 4.000 km de asfalto com média de 130-140 km/h, 500 km de estrada de terra horrível(Br 020 entre campos belos e barreiras), uns 100 km de estradas de areia fofa e o resto em cidade. Minhas impressões pessoais:
ResponderExcluir1-Motor= forte, torcudo, não vibra nada, tudo acontece entre 4.500 e 6.500 rpm(vermelho só em 8.000rpm), mesmo torque de uma xt660 em baixa sem suas vibrações, boa cavalaria para velocidades maiores(v-strom manda um pouco mais).
2-Conforto= boa posição de pilotagem, não cansa nada, rodei 1300 km em um único dia sem nenhum desgaste maior, banco macio, braços sem tensão, até na terra a posição sentada é bem suportada, coloquei protetor de motor GIVI com uma pedaleira auxiliar aí ficou mais confortável ainda.
3-Suspensão= união perfeita entre a maciez que gera conforto e a firmeza que gera estabilidade, na cidade ignora buracos e lombadas, faz curvas muito bem(pneus moles ajudam), na estrada anda colada no asfalto tanto no seco como na chuva, na buraqueira passa direto, na terra anda muito bem(não é uma xt) mas se exigida demais a suspensão acaba dando final de curso em crateras mais fundas. Não esquecendo que a traseira é regulável.
4-Freios= a minha é sem abs, boa resposta principalmente dos dianteiros que são realmente muito fortes e progressivos, os traseiros poderiam ser melhores.
5-Versatilidade: boa na cidade(maneabilidade ótima), excelente na estrada, boa na terra(perde por pouco da xt, pelas suspensão de curso maior e maior altura livre do solo), na estrada é melhor que xt e igual a V-strom, na cidade é igual a xt e melhor que V-Strom; sem dúvida achei a mais apta a todo tipo de uso.
6-Estética= muito bem acabada, bom porte, já me acostumei com o farol de fusca( ilumina muito bem por sinal).
7-História= desde 1987 sendo aprimorada pelo exigente mercado europeu.
8-Defeitos que podiam ser melhorados: * o catalizador é um bojo metálico que fica na frente da roda traseira, é baixo e em vários momentos( só na tranqueira) encostou no solo, * um freio traseiro mais forte seria bem vindo, * um tanque de 20 ou 22 litros daria mais autonomia, o dela só tem 17,5 l, * a injeção eletrônica poderia ser um pouco aprimorada para reduzir o consumo que na cidade e estrada a 110 km/h é de 18 km/l e na estrada a 130-140 km/h é de 15 km/l, * os pneus originais se acabam rápido, a minha com 6000km já consumiu 80% da vida dos pneus( lembrando que rodei rápido no esfalto e peguei pisos ruins), * a honda não colocou acessórias à venda, na internet já tem tudo mas está muito caro, coloquei o protetor de motor da givi e o cavalete central, penso em logo colocar uma bolha mais alta(puig ou givi).
OBS: gostei muito da moto, é um produto de alta qualidade e durabilidade(vide site do fórum transalp-Portugal onde comumente essas motos atingem 200.000 sem manutenções maiores) e ainda por cima tem honda em toda esquina desse País.
Excelente, anônimo o seu comentário sobre a Transalp 700 da Honda. Falou com conhecimento de causa. Obrigado por participar e continue assim!
ResponderExcluirA minha já está com 7.500 km, fiz outra viagem, de Brasília para Aruanã-GO, fiz um trecho bem legal de estradas de terra( uns 400 km dos 1000 km rodados), das minhas observações rodando nessa máquina posso reforçar algumas coisas:
ResponderExcluir*na faixa das big trail até 800 cc a transalp pode até não empolgar muito mas posso garantir que ela tem torque suficiente para todo tipo de uso, e o fôlego para rodar rápido ela tem de sobra, quanto ao corte de injeção aos 8.000 giros acho que não deve existir mas cá entre nós aos 8000 giros ela entra no vermelho a uma estrondosa velocidade de uns 190km/h, tá bom demais, mais que isso é loucura para uma moto que não foi forjada para tais velocidades, quer voar compra uma jaspion de 1000cc.
*4 probleminhas me incomodaram durante a viagem: 1o. a luz de farol alto é um farol azul no painel, se não cobrir fica difícil pilotar à noite, 2o. os controles da mão esquerda são grandes demais(acho que a causa foi a inclusão do sistema de advertência), para lampejar farol alto tem quase que tirar a mão da manopla, o botão é muito alto, 3o. o bojo do catalizador é realmente muito baixo e vez por outra bate no chão quando se usa a moto em estrada de terra mais pesada, 4o. na terra é uma maravilha faz uns 20-22km/litro, mas no asfalto com uma velocidade de cruzeiro na faixa de 140-150km/h aí é bom ficar esperto com o tanque de 17,5l, a gulosa só faz uns 15km/litro.
*o pneu traseiro é realmente uma maravilha, cola no asfalto e permite até curvas radicais, dá segurança para umas raspadinhas de pedaleira, mas é mole demais e se acaba rápido, o meu com 7.500km já está em fim de linha, acho que vou ter que trocar com no máximo uns 9000km, o próximo vou usar um anakee ou sirac.
*a máquina é um relógio: na cidade é fácil de conduzir; no asfalto é feroz, rápida e estável; na terra, faz bonito se for terra boa ou média, se for terra pesada com areião e pedras faz bonito mas deve-se ter cuidado com o catalizador para não estragá-lo.
*quanto ao calor nas pernas, percebi que ela gosta de rodar, se ventilar os radiadores ela fica fria, no trânsito pesado da cidade ela esquenta rápido e o ventilador que fica à direita liga com frequência jogando um calorzinho na perna direita, não acho que incomode muito.
*a carenagem do lado direito, junto ao tanque é meio mau projetada e nunca fica bem alinhada, parece que isso ocorre em todas as transalp que vi, não faz barulho ou solta, só fica meio assimétrico.
*estou muito satisfeito, mas vou colocar um alongador de guidão, uma bolha mais alta e um conjunto de bauletos ou alforges.
A minha honda transalp é com c abs, e esta com 4000km, fiz uma viagem de Balneário Camboriu, passando por Itapetininga, com destino final Campos do Jordão, neste trajeto atravessei o parque estadual Carlos Botelho – serra, estrada de chão com buracos e lodo-, a moto estava com os bauletos laterais, bau givi 45 litro, e com carona. Já tive entre outras as motos honda varadero 1000, yamaha tdm 900, v strom 1000, V strom 650, bmw gs 1200 adventure, harley Davidson ultra glide, harley Davidson heritage classic, falcon, portanto posso falar em termos de comparativo real. Fiquei surpreso com o desempenho da transalp 700, principalmente naquela estrada do parque estadual carlos Botelho, pois que tinha chovido, e a estradinha de chão em alguns pontos foi passada a patrola, assim barro solto e espesso, muitos buracos, trajeto muito difícil, só quem andou lá sabe o que é, a Honda transalp 700 encarou sem problemas. Assim a transalp 700 com c abs, é uma moto muito forte, confortável, estável, com consumo médio 18km, minimo 16km, e máximo 20km/l. Não acredito que existe no mercado nacional no momento uma motocicleta que proporcione o que a transalp 700, oferece pelo peço de R$ 37000,00. Coloquei alguns acessórios na minha:aquecedor de manoplas, bolha alongada-mais 14cm, e bauletos. Recomendo esta moto, e não acredito que a v strom 650 ou a versys fariam o percurso que fiz no parque estadual Carlos Botelho, nas mesmas condições que eu enfrentei. Daqui a um ano veremos que a transalp 700, será o mesmo sucesso que é a na Europa.
ResponderExcluirParabéns pela reportagem e principalmente pelo comparativo. A única que pode ser considerada "off road" realmente é a XT660, tendo em vista o aro dianteiro 21. Sem dúvida a melhor delas. Mas seria perfeita se tivesse 12 cavalos a mais, bicilíndrica e caixa de 6 marchas. Então, seria imbatível.
ResponderExcluirLuiz Cesar.
Obrigado pelo comentário senhor anônimo. Quanto a ser Off road ou on off road não tenho como classificar com precisão até porque esta classificação é muito flexível. mas fica registrada aqui a sua opinião com muito respeito.
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