segunda-feira, 25 de abril de 2011

MOTOCICLETA COM AS CORES DO BRASIL. VOCÊ AINDA VAI TER UMA?

Qual a cor de sua moto? verde, amarelo, azul e branco igual ao meu coração
Texto: Nilson Silva
Querido (a) Internauta,
Quando você entra em um supermercardo com a intenção de comprar sabão em pó por exemplo se dirige á gôndola de produtos de limpeza e muito provavelmente irá escolher uma das marca da Unilever, que é multi-nacional. Mas neste caso temos também vários produtos planejados e desenvolvidos aqui no Brasil, por  Brasileiros e para  Brasileiros. Produtos estes que não pagamos royaltes a outros países.
Até o inicio dos anos 90 não se ouvia falar em marca de carros chineses. Hoje aqui em Brasília você já pode escolher entre 6 marcas chinesas e a Terra do Rio Amarelo já é o maior fabricante de automóveis do mundo.
não sei bem dimensionar o mercado motociclistico da China, mas acho que se não for o maior está grudado no calcanhar do primeiro. Todas as novas marcas que surgiram aqui no Brasil nos últimos anos tem tecnologia chinesa.
Aqui do lado de baixo do Equador temos lugar para marcas do mundo todo. Sabemos que Benelli, Ducati,Benelli e Bimota são Excelentes marcas Italianas, assim como TVS e Bajaja são Indianas. Temos consciência que Harley e Indiana são Americanas. Estamos cansados de Saber que Triunph é Britânica é BMW é Alemã. É público e notório que Honda Yamaha, Suzuki e Kawazaki são da Terra do Sol Nascente. Sei até que uma tal de Ural é da Rússia.
A terra descobertta por Cabral no entanto não tem uma única marca seja de automóveis seja de motocicleta, apesar da disponibilidade de recursos naturais e tecnológicos. O nosso parque de motopeças é fantastico, mas está sendo corroido aos poucos pela invasão de produtos Chineses.
Vivemos pagando royaltes para todos os gringos, nós que já estamos entre as 9 maiores economias do mundo.
Sei que pode parecer uma grande bobagem da minha parte, mas seria tão legal nos deparar pelas ruas e estradas desse nosso imenso e pelo país com uma moto marca Araguaia, Pampa....sei lá qualquer outro nome que remetesse ás grandezas de nosso país. Porque não?
Tenho certeza que ao longo de tempo nos faltou e ainda nos falta incentivo de nossos governantes com uma politica de fomento aos empreendedores. Faz dó a gente lembrar o que aconteceu com o fundador da Gurgel Motors, o senhor João Augusto do Amaral Gurgel entre os anos 70 e 80.
Aos nossos empresários talvez falte  um pouco de ousadia e muito amor ao Brasil.
Eike Batista, Antôni Ermirio de Morais, Donos do Itaú, do Bradesco e de tantos outros mega conglomerados financeiros, onde estão vocês?
Isso é o que eu penso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Piaggio estará com seus triciclos na Agrishow a partir da próxima semana

  Marca italiana, pioneira na fabricação de triciclos no mundo  comercializa no Brasil os modelos para carga até 500kg e para passageiros. O...