BMW cria versão para forças de segurança do scooter elétrico C Evolution

Com 100 km de autonomia, o veículo tem motor de 47,5 cavalos. Modelo recebeu luzes especiais, sirene e coloração diferenciada.
Publicado no G1. com em 15/11/2013
Após ser apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt 2013, o 1º scooter elétrico da BMW foi transformado para exercer funções policiais. O C Evolution ganhou nova versão com luzes especiais, sirene e coloração diferenciada, e pode servir para patrulhas policiais, atendimento de bombeiros e outros usos militares.
A base segue a mesma da versão do C Evolution tradicional, com motor elétrico que gera 47,5 cavalos de potência. De acordo com a marca, a velocidade máxima do scooter é de 120 km/h (limitada eletronicamente) e sua autonomia é de 100 km.

Novidade mundial, o C Evolution tem aceleração superior ao de modelos convencionais de 600 cilindradas ou mais. Dados da fabricante apontam que o veículo faz de 0 a 50 km/h em 2,7 segundo e de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
Apesar do sistema de propulsão diferenciado, o visual do Evolution não esconde a inspiração nos scooters movidos à gasolina da BMW. Semelhanças com as linhas de C 600 Sport, que chega ao Brasil em 2014, são nítidas.
Para impulsionar o motor, o modelo utiliza bateria de íon-lítio de alta voltagem, com capacidade de 8 kWh. Com refrigeração líquida, o propulsor transmite a força para a roda traseira através de correia.C 650 GT

O C Evolution disponibiliza 4 opções de entrega de potência: Road, Eco Pro, Sail e Dynamic. Além de oferecer modos de maior e menor consumo, o scooter traz inédito sistema de recuperação de energia, quando freia ou mesmo ao cessar o acelerador. O grau de regeneração, vai variar de acordo com o modo escolhido.
No Road, por exemplo, fica disponível a aceleração máxima do C e cerca de 50% da energia é recuperada ao deter o acelerador e 100% ao frear. No Eco Pro, a energia é poupada ao limitar a força do scooter, mas o seu nível de recuperação é o máximo.
Escolhendo a opção Sail, a energia não será recuperada ao parar de acelerar, deixando o veículo deslizar livremente. Para completar, a opção Dynamic combina potência plena, com alto grau de recuperação.

Outra novidade empregada no C Evolution está em sua base, que não faz uso de um chassi tradicional. Na verdade, o conjunto fica ancorado na caixa de bateria central, feita de alumínio, que serve de apoio para a balança traseira e suspensão dianteira. De série, o modelo traz freios ABS.
Como tecnologia embarcada, o scooter possui também controle de tração, que no Evolution é chamado de "Torque Control Assist". O sistema evita que a aceleração da roda traseira exceda, evitando que deslize ao chegar ao limite de aderência com o solo.
O comportamento do Evolution pode ser monitorado através de seu painel, totalmente digital, que passa informações de consumo, velocidade, nível da bateria, entre outros.

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