BMW ou Triumph? qual a melhor Big Trail de 800 cilindradas?
Texto: Nilson Silva
Por algum tempo reinou absoluta por aqui sua excelência a BMW F800 GS Trofy, completinha, com controle de tração e tudo mais, que não por
acaso ainda é a mais vendida da categoria.
Em 2012, no entanto a inglesa Triumph desembarcou por aqui trazendo na bagagem 6 modelos e entre eles a Tiger 800, uma Big trail muito parecida com a F800 da BMW, porém com um motor maior, de três cilindros, e com quase todos os recursos de tecnologia representante da marca alemã exceto pela falta do controle de tração.
Triumph Tiger XC |
Com base em nosso quadro, faremos uma análise individual de cada modelo e versão, começando pela:
- F 800 Adventure: O motor de 800 cc da BMW desenvolve 85 cv e entrega 8,46 Kgfm já a 5.750 Rpm, uma faixa de rotação considerada baixa, o que facilita o uso fora de estrada. O pneu dianteiro de 21” e traseiro de 17” em conjunto com a suspensão dianteira com curso de 230 mm e traseira de 215 mm, confirmam esta tendência. Já o tanque de combustível de 24 litros a torna uma devoradora de estradas. Pontos negativos: peso excessivo, maior consumo de combustível da categoria e ausência de regulagem do banco, fixado em 890 mm.
- F 800 GS: Tem quase todas as características da F800 Adventure porém é um pouquinho mais comprida, mais larga e menos alta, o que em tese não favoreceria o uso em trânsito urbano, porém tem a vantagem de ser 14 quilos mais leves e consequentemente gastar menos combustível. Também possui regulagem de banco. Ambas dispõem de freio ABS desconectável e controle eletrônico de tração. Ponto negativo: o tanque com capacidade de 16 litros se torna um limitador para viagens longas.
-Tiger 800 XC: Esta chegou com a proposta de concorrer diretamente com a F800 GS. Possui motor mais potente, porém o pico de potência aparece depois dos 9.000 giros; o ápice de torque também aparece a 7.850 RPM. A vocação todo terreno, no entanto fica clara com o pneu dianteiro de 21” o traseiro de 17”, a suspensão dianteira com curso de 220 mm e traseira com 215 mm. O tanque de combustível de 19 litros, e o consumo informado pelo fabricante julgamos adequados. O banco é regulável de 845 a 865 mm. A exemplo de sua concorrente possui o sistema de freio ABS desconectável. Ponto negativo: não possui o controle de tração
- Tiger 800 ABS: Esta versão possui uma proposta nitidamente mais urbana, com rodas de liga leve menores, suspensão mais curta e menor largura, o que facilita transitar entre os carros. A altura do assento e o peso são os menores da categoria. As demais características são idêntico ás da irmã mais completa, a XC.
COMPARATIVO BMW 800 GS/ADVENTURE - TRIUMPH 800 XC/ ABS
MARCA VERSÃO
|
BMW
|
TRIUMPH
|
||||
F 800 GS ADVENTURE
|
F 800 GS
|
TIGER 800 ABS XC
|
TIGER 800 ABS
|
|||
MOTOR
|
||||||
CARACTERÍSTICAS
|
Refrigeração
líquida, dois cilindros em linha, 8 válvulas
|
Refrigeração
líquida, 12 válvulas, três cilindros em linha, DOHC
|
||||
CILINDRADA
|
798
|
800
|
||||
DIAMETROXCURSO
|
82X75,6
|
74X61,9
|
||||
POTÊNCIA
|
85 cv a 7.500 Rpm
|
94cv a 9300 Rpm
|
||||
TORQUE
|
8,46 Kgfm a 5750 Rpm
|
8,050 Kgfm a 7850
Rpm
|
||||
CAP ÓLEO
|
3 Litros
|
3,7 Litros
|
||||
ALIMENTAÇÃO
|
Injeção eletrônica
com módulo BKS
|
Injeção multiponto
sequencial
|
||||
TRANSMISSÃO
|
6 marchas
|
6 Marchas
|
||||
TRANSMI. FINAL
|
Corrente O ring
|
Corrente X Ring
|
||||
EMBREAGEM
|
Multidisco banhando
em óleo
|
HID. Multidisco
|
||||
DESEMPENHO
|
||||||
CONSUMO A 90 Km/h
|
26 Km/l*
|
26.6 Km/l*
|
||||
CONSUMO A 120 Km/h
|
17,5 Km/l
|
19,2 Km/l
|
26.2 Km/l*
|
|||
VELOC. MÁXIMA
|
193 Km/h
|
200 Km/h
|
NI
|
|||
CHASSIS
|
||||||
QUADRO
|
Aço tubular com
rolamento de contato angular
|
Treliça de aço
tubular
|
||||
BRAÇO OSCILANTE
|
Em alumínio com
amortecedor centralizado
|
Bilateral alumínio
fundido
|
||||
RODA DIANTEIRA
|
Raiada 2,5X21”
|
36 Raios, 21X2,5”
|
Liga leve 10 raios
19X 2,5
|
|||
RODA TRASEIRA
|
Raiada 4,25X17”
|
32 Raios, 17X 4,25”
|
Liga leve 10 raios
17X4,25
|
|||
PNEU DIANTEIRO
|
90/90 21”
|
90/90 R 21”
|
100x90 ZR 19”
|
|||
PNEU TRASEIRO
|
15/70 17”
|
150/70 R 17”
|
170x90 ZR 17”
|
|||
SUSPENSÃO DIANTERIA
|
Garfo telescópico
invertido 43 mm de diâmetro e curso de 230 mm
|
Garfos
invertidos Showa, com 45 mm de diâmetro por 220 mm de curso.
|
Garfos invertidos
Showa, com 43 mm de diâmetro por 180 mm de curso.
|
|||
SUSPENSÃO TRASEIRA
|
Balança traseira em
alumínio com amortecedor centralizado, 215 mm de curso.
|
Monochock Showa com
reservatório de óleo remoto, pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de
amortecimento rebote, 215 mm de curso.
|
Monochock Showa com
reservatório de óleo remoto, pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de
amortecimento rebote, 170 mm de curso.
|
|||
FREIO DIANTEIRO
|
Disco duplo flutuante de 300 mm
com pinça flutuante de 2 pistões com
ABS desconectável
|
Discos flutuantes
de 308 mm pinça flutuante Nissin de dois pistões, com ABS
desconectável.
|
||||
FREIO TRASEIRO
|
Disco simples de 265 mm com
pinça flutuante de 1 pistão, com ABS desconectável
|
Disco único de 255 mm, pinças
flutuantes Nissin de pistão único com ABS desconectável.
|
||||
PAINEL
|
Pacote de
instrumentos digital com as principais informações, computador de bordo,
aquecimento de manoplas e controle de tração.
|
Pacote de instrumentos
multifuncional em LCD, com velocímetro digital, computador de bordo,
tacômetro analógico, indicador de marchas, medidor de combustível e indicador
de manutenção.
|
||||
DIMENSÕES E
CAPACIDADE
|
||||||
TANQUE
|
24 litros
|
16 litros
|
19 Litros
|
|||
COMPRIMENTO
|
2.305 mm
|
2.320 mm
|
2.215 mm
|
|||
LARGURA
|
925 mm
|
945 mm
|
865 mm
|
795 mm
|
||
ALTURA
|
1.450 mm
|
1.350 mm
|
1.399 mm (sem os retrovisores)
|
|||
ALTURA DO ASSENTO
|
890 mm
|
820 mm a 920 mm
|
845 a 865 mm (regulável)
|
810 mm
|
||
ENTRE EIXOS
|
NI
|
1.545 mm
|
||||
PESO EM ORDEM DE
MARCHA
|
229 Kg
|
214 Kg
|
215 Kg
|
210 Kg
|
||
INCLINAÇÃO/TRAIL
|
64º/117 mm
|
24,3º/95,3mm
|
23,9º/92,4mm
|
|||
GARANTIA
|
2 anos sem limite de
quilometragem
|
|||||
CORES
|
“Sandrover matt” e
vermelho
|
Marrom metálico, Branco
alpino e Azul córdoba.
|
Laranja intense, Preto phantom
e Branco Crystal.
|
Sapphire blue, Preto
phantom e Branco Crystal
|
||
PREÇO
|
R$ 43.401
|
R$ 42.752 a 43.597
|
R$ 39.900 (com frete)
|
R$ 35.900 (com
frete)
|
||
CONCESSIONÁRIAS
|
AM, BA, DF, ES, GO,
MG (2), MS, MT (2), PA, PE, PR (3), RJ (2), RN, RS, SC (2) e SP (8).
|
DF, SP (02), RS, SC, MG, RJ, e PR.
|
||||
Comentários
Postar um comentário