Classe Evo recebe aprovação e atrai novos pilotos ao grid do Moto 1000 GP
Marciano Santin/Honda Racing |
Categoria implantada neste ano fomenta evolução técnica e aumenta visibilidade de competidores do Brasileiro de Motovelocidade
Fonte: Grelak Comunicação.Principal novidade do Moto 1000 GP na temporada de 2015, a criação da classe Evo nas categorias GP 1000 e GP 600 tem proporcionado um novo panorama no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Voltada a pilotos que têm suas carreiras em fase de evolução e que buscam seu espaço nas séries principais do Brasil e do exterior, a Evo teve aprovação dos pilotos envolvidos e vem respondendo pelo ingresso de novos nomes na competição.
“O Moto 1000 GP é um Campeonato Brasileiro, mas com nível de pilotos internacional, muito competitivo”, observa Victor Moura, paranaense que lidera a GP 1000 Evo. “A nova categoria veio para agregar maior visibilidade a pilotos que estavam parados e retornam agora. É nossa oportunidade de aparecer na vitrine com nossos patrocinadores, de estar no pódio”, acrescenta o piloto da M2B Racing, que obteve segundos lugares nas duas primeiras etapas.
O GP Petrobras, que abriu a temporada da GP 1000 Evo em Curitiba, foi vencido pelo paulista Diego Pretel, inscrito com a Ducati da equipe DRT. O GP Cascavel teve vitória do também paulista Nick Iatauro, do Team Suzuki-PRT. “Em Curitiba andei forte, acompanhando os ponteiros. Em Cascavel faltou um pouco. A Evo é justamente para isso, para se preparar bem tendo a referência dos pilotos mais experientes”, opina Iatauro, vice-líder da GP 1000 Evo.
Piloto de motos há 15 anos e dono de três títulos da categoria 250cc na versão anterior do Campeonato Brasileiro, o gaúcho Marciano Santin lidera a GP 600 Evo com uma vitória e um segundo lugar. “Apesar de estar em quarto na GP 600 e liderando a Evo, é difícil acompanhar o ritmo. Estou com 38 anos, uma idade avançada para este esporte, a Evo me deu mais ânimo”, conta. “O bom é que a novidade incentivou novos pilotos a virem para a pista”, diz.
A vice-liderança do campeonato é do baiano Marcelo Dias, da 2MT-PRT, que a exemplo de Santin pilota uma Honda. “No ano passado fui o décimo no campeonato geral, consegui um quinto lugar. O nível é muito alto, pude evoluir bastante”, depõe. “A criação da categoria Evo incentiva essa evolução e nos dá chance de aumentar a visibilidade dos nossos patrocinadores. Essa motivação é fundamental para essa evolução se tornar realidade”, considera.
Os pilotos da categoria Evo compõem os mesmos gris da GP 1000 e da GP 600, com classificação de corridas e campeonato distintas. Eles pontuam no campeonato principal. “Como o grid é um só, nada impede os pilotos da Evo de competirem com os líderes da categoria principal. Isso já vem acontecendo. O meu foco, por exemplo, é aproveitar essa fase de evolução para estar entre os primeiros da geral”, frisa o paranaense Moura, líder da GP 1000 Evo.
A terceira etapa do Moto 1000 GP colocará em disputa o GP Michelin no dia 28 de junho, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina Petrobras Podium e o óleo lubrificante Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da Michelin. O Moto 1000 GP conta ainda com apoio de Beta Ferramentas, Puig, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.
MOTO 1000 GP – CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
(Tabela de pontuação após 2 de 8 etapas)
GP 1000 Evo
1º) Victor Moura (PR/BMW), M2B Racing, 40
2º) Nick Iatauro (SP/Suzuki), Team Suzuki-PRT, 34
3º) Diego Pretel (SP/Ducati), DRT, 25
4º) Ian Testa (DF/Ducati), DON Racing Team, 16
5º) Luís Fittipaldi (DF/Kawasaki), JC Racing Team, 13
6º) André Paiato (SP/BMW), Motonil Motors-PDV Brasil, 11
7º) Marcos Salles (PR/BMW), MS Racing Team, 10
GP 600 Evo
1º) Marciano Santin (RS/Honda), Santin Racing, 45
2º) Marcelo Dias (BA/Honda), 2MT-PRT, 29
3º) Flávio Pavanelli (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, 25
3º) Márcio Bortolini (PR/Honda), Mabo Racing, 25
5º) Sérgio Prates (SP/Kawasaki), JC Racing Team, 18
6º) Juliano Soder (PR/Yamaha), Soder Racing, 16
7º) Thiago Fonseca (PE/Yamaha), 2MT-PRT, 13
8º) Breno Pinto (AP/Yamaha), 2MT-PRT, 11
8º) Victor Luciano (SP/Kawasaki), Walmax Racing, 11
10º) Douglas Pecoraro (SP/Kawasaki), Walmax Racing, 10
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