Honda e Yamaha deixam rivalidade de lado e anunciam parceria
Honda deve fabricar scooters de 50 cc para a Yamaha em 2018. Aliança é restrita ao mercado japonês.
Publicado no Portal G1 em 05/10/2016
Comentário: Nilson Silva
As japonesas Honda e Yamaha surpreenderam o setor de motocicletas nesta quarta-feira (5) ao anunciar que estão conversando com objetivo de concretizar uma parceria para fabricação de scooters no Japão, deixando de lado uma rivalidade de décadas.
De acordo com um comunicado, a Honda deve produzir scooters de 50 cc para a Yamaha a partir de 2018.
Os modelos terão como base uma plataforma da Honda (TACT e Giorno), mas serão vendidos coma marca Yamaha (Jog e Vino) no Japão.
As duas empresas também desenvolverão juntas uma nova geração de "cinquentinhas" para o mercado japonês e se unirão para popularizar versões elétricas de motocicletas, colaborando em definições de autonomia, recarga, performance e custos.
Em nota, as empresas afirmaram que a aliança se tornou necessária no segmento, que perdeu mercado para outras formas de transporte de curta distância no Japão, como bicicletas e "skates" com assistência elétrica.
"As fabricantes de motocicletas estão enfrentando diversos desafios, que incluem atender aos requisitos de segurança e redução de emissões, que serão cada vez mais rigorosos nos próximos anos."
As duas empresas afirmaram que a parceria é restrita ao Japão.
As japonesas Honda e Yamaha surpreenderam o setor de motocicletas nesta quarta-feira (5) ao anunciar que estão conversando com objetivo de concretizar uma parceria para fabricação de scooters no Japão, deixando de lado uma rivalidade de décadas.
De acordo com um comunicado, a Honda deve produzir scooters de 50 cc para a Yamaha a partir de 2018.
Os modelos terão como base uma plataforma da Honda (TACT e Giorno), mas serão vendidos coma marca Yamaha (Jog e Vino) no Japão.
As duas empresas também desenvolverão juntas uma nova geração de "cinquentinhas" para o mercado japonês e se unirão para popularizar versões elétricas de motocicletas, colaborando em definições de autonomia, recarga, performance e custos.
Em nota, as empresas afirmaram que a aliança se tornou necessária no segmento, que perdeu mercado para outras formas de transporte de curta distância no Japão, como bicicletas e "skates" com assistência elétrica.
"As fabricantes de motocicletas estão enfrentando diversos desafios, que incluem atender aos requisitos de segurança e redução de emissões, que serão cada vez mais rigorosos nos próximos anos."
As duas empresas afirmaram que a parceria é restrita ao Japão.
Nosso Comentário:
Vamos falar do que sabemos sobre a atuação das dus marcas japonesas no Brasil: A Yamaha foi, é e sempre será a segunda colocada. A Honda é a locomotiva e a Yamaha o vagão, não obstante está produzindo atualmente em território nacional variados e ótimos produtos.
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