quarta-feira, 30 de maio de 2018

Como fazer a bateria de sua moto durar mais

Tiago Perucci

"Não deixe a moto parada por muito tempo".

A manutenção da bateria da moto é essencial e não deve ser lembrada apenas no momento de uma pane. É importante saber que alguns cuidados são necessários para manter ou até mesmo aumentar a sua vida útil. Tiago Peruci, responsável técnico da MXF Motors, distribuidora exclusiva da MotoBatt no Brasil, dá 5 dicas importantes para cuidar da bateria da sua moto.

· Não deixe a moto parada por muito tempo: A falta de uso ou a rodagem por curtos períodos contribui significativamente para o descarregamento da bateria. É importante não deixar parada nem por uma semana.

· Madeira no pé: Tiago sugere o uso de um apoio de madeira ou borracha no "pezinho" que sustenta a moto quando parada, pois como a peça é de ferro e está em contato com o chão, cria-se uma corrente que dissipa a energia da bateria. Com isso, ela pode durar até 6 meses sem ser utilizada.

· Check-up periódico: Mesmo que a bateria não mostre sinais de defeito, é recomendado examiná-la periodicamente para evitar futuros problemas. Se a bateria possuir mais de um ano ou se for utilizar a moto em uma viagem longa, é ideal fazer uma inspeção na oficina.

· No frio: A moto deve ficar ligada com o afogador funcionando até esquentar. Caso ela seja utilizada apenas nos finais de semana, deve-se liga-la de duas a três vezes por semana durante 5 a 10 minutos. Para não ter problemas com o funcionamento do motor é indicada a utilização de uma bateria com maior CCA (Corrente de Partida a Frio), como as baterias MotoBatt que possuem, em média, 20% maior potência de CCA do mercado.

· E se parar de funcionar? Caso o sistema não funcione na hora de ligar a moto, Tiago indica que chame socorro mecânico e não realize a chamada "chupeta", conectando cabos especiais a uma bateria de outra moto ou carro. Isso pode danificar os componentes elétricos de ambos os veículos.

Nota do Editor: 
Sobre a quinta dica: Primeiro as motocicletas carburadas e que possuem afogador estão 'out', logo logo não serão mais fabricadas. Mesmo as motocicletas de trilha virão todas com injeção eletrônica. Segundo: a recomendação de primeiro se esquentar o motor para sair é questionada pelo fato de os demais componentes do conjunto motriz estarem frios e apenas o motor estar quente. Sendo assim, o recomendável é que se ligue a moto (mesmo com o afogador acionado), e saia andando mesmo em baixa velocidade, com giros baixos, para que o aquecimento do todo o conjunto (motor e transmissão) seja uniforme. 
Fica a ressalva, caso vá se ligar a moto apenas para carregar a bateria.

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