sábado, 13 de fevereiro de 2016

Honda aposta em moto 'irmã da Pop' para jovens na Índia

Modelo Navi tem motor de 110 cc que rende 8 cavalos de potência. Vendas serão feitas também por meio de smartphones.

Publicado no portal G1 em 13/02/2016.
Comentário: Nilson Silva.
A Honda apresentou no mercado indiano a Navi, uma moto pequena, com dimensões similares a da Pop 110i brasileira.
Outra semelhança entre os produtos é o motor 110, com rendimentos quase idênticos, mas no caso do modelo indiano funciona com um câmbio CVT automático, enquanto a Pop tem um câmbio manual.
De acordo com a Honda, a Navi é a primeira moto desenvolvida totalmente pelo centro de pesquisa e design da empresa na Índia.
O motor de 109,2 cc, com injeção eletrônica, rende 8 cavalos de potência e 0,91 kgfm de torque - no Brasil, a Pop 110i alcança 7,9 cavalos e 0,90 kgfm.


Outro fator em comum é a robustez que a marca diz oferecer na Navi, algo que a Pop mostra no Brasil, inclusive, rodando na terra. Para o modelo indiano, existe a possibilidade de customizar a moto em versões "adventure" e off-road, que ganha pneus para rodar na terra.

Uma grande diferença está no tamanho das rodas. Enquanto a Navi tem rodas de 12 polegadas (dianteira) e 10 polegadas (traseira), a Pop 110i possui rodas de 17 polegadas e 14 polegadas, respectivamente, para dianteira e traseira.
As encomendas do modelo podem ser feitas por meio de smartphones na Índia e o preço sugerido é de 39.500 rúpias - equivalente a R$ 2,3 mil. No Brasil, a Pop 110i é vendida por r$ 5.100.

Nosso comentário:
A bichinha é tão feia que dá vontade de montar, de ter uma... sei lá. Com câmbio automático e possibilidade de customizar, por 39.500 rúpias, (2.300 reais)? Enquanto isso a Pop pelada 110i nos é empurrada guela abaixo por mais que o dobro desse preço? Porque todas as montadoras de carros e motos fazem os brasileiros de bobos?
Falando sério agora, penso que com essa possibilidade de customização a motinha teria mercado aqui no Brasil, pois a gente vê muitos garotos customizando a Biz.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

BMW Motorrad GS Trophy internacional de 2016, será na Tailândia.

Faltam apenas duas semanas para o inicio da quinta edição do BMW Motorrad Trophy internacional, que acontecerá na província de Chiang Mai, no Sudeste da Tailândia.

Fonte: BMW Group Press Club Global
Neste quinta e maior edição São esperados 57 pilotos de 19 equipes, ( três pilotos por equipe), representando  25 países, acompanhados por 21 jornalistas. Durante uma semana, de 28 de fevereiro a 5 de março, eles vão competir, passear, desafiar e participar de aventuras. (O evento é uma aventura).

A partir de 28 de fevereiro, os integrantes do evento vão  experimentar a vida nas florestas tropicais da região montanhosa "Triângulo Dourado", na província de  Chiang Mai, em perfeita  conexão com o mundo natural e celebrando a fraternidade internacional do motociclismo de aventura que é tão intimamente associada às BMW R 1200 GS.


Serviço:
O GS Trophy começa e termina na província de  Chiang Mai, na Tailândia e vai de 28 de fevereiro a 5 de março. A BMW Motorrad irá garantir ao público  as melhores oportunidades para acompanhar o evento.Para ter  acesso a relatórios diários e imagens do evento clique em BMW Group Press Club: https://www.press.bmwgroup.com
O público será capaz de seguir o GS Trophy através de atualizações contínuas no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram (#gstrophy), bem como no website www.gstrophy.com.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Triumph renova Tiger Sport com novo motor e mais tecnologia

Motor de 3 cilindros ficou mais forte, mas potência não foi divulgada. ABS, controle de tração e mapas de potência fazem parte do pacote. 

Publicado no portal: G1 em 10/02/2016
ABS, controle de tração e mapas de potência fazem parte do pacote.
A Triumph revelou nesta quarta-feira (10), na Inglaterra, a renovação da Tiger Sport. Entre as principais novidades da moto, com proposta estradeira, está a introdução da mais nova versão do motor de 3 cilindros e 1.050 cc, a mesma que já foi inserida na naked Speed Triple.

De acordo com a fabricante, o novo motor está mais forte e econômico.
A Tiger Sport também recebeu novo acelerador eletrônico e pacote de sistema com: ABS, controle de tração, modos de potência e embreagem anti-deslizante.
A moto também recebeu alguns retoques no visual, com novos espelhos retrovisores, e uma bolha dianteira regulável.
Ainda não foram divulgados todos os detalhes de especificações da moto, como a potência do motor.

Apesar de levar o nome da linha Tiger, das aventureiras Explorer e Tiger 800, a Tiger Sport não tem pretensões off-road. O modelo tem um posicionamento elevado para o piloto, que remete as adventure, mas o conjunto é para o asfalto.

Royal Enfield entra no segmento aventureiro com a Himalayan

Moto possui motor de 1 cilindro e 24,5 cavalos de potência. Modelo é fabricado na Índia e roda dianteira é de 21 polegadas.

Publicado no portal G1 em 09/02/2016
A Royal Enfield apresentou, na Índia, a moto Himalayan, que marca a entrada da fabricante no segmento aventureiro.
O modelo possui motor de 1 cilindro, 411 cc e 24,5 cavalos de potência, que funciona com câmbio de 5 marchas.
As rodas são raiadas, no tamanho de  21 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira.
Fundada na Inglaterra, a empresa tem sua sede atualmente na Índia e a Himalayan se tornou a moto mais off-road de sua linha atual.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Top ten dos modelos em janeiro de 2016

Fonte Fenabrave.
O segmento de motos vendeu 96.243 unidades em janeiro. Se comparar com o mesmo mesmo de 2015, a queda foi de 11,42%, já que foram vendidas 108.653 unidades no período. Na comparação com dezembro, que ficou com 131.264 unidades emplacadas, a queda foi de 26,68%
Vamos aos números:
1º Lugar: Honda CG 160 com 15.050 unidades;
2º Lugar: Honda Biz 125 com  10. 420 unidades;
3º Lugar: Honda Braos 160 com 10.175 unidades;
4º Lugar: Shineray XY 50 com 9.416 unidades;
5º Lugar: Honda CG 150 com 7.496 unidades;
6º Lugar: Honda Pop 110i com 6.472 unidaes;
7º lugar: Honda CG 125 com 3.139 unidades;
8º Lugar: Yamaha YBR 125 com 2.196 unidades;
9º Lugar: Honda PCX 150 com 1.800 unidaes; e em
10º Lugar: Traxx JL 50 com 1.735 unidades.

Top seven das marcas em janeiro de 2016

Fonte: Fenabrave
Segundo a FENABRAVE, o segmento de motos vendeu 96.243 unidades em janeiro. Se comparar com o mesmo mesmo de 2015, a queda foi de 11,42%, já que foram vendidas 108.653 unidades no período. Na comparação com dezembro, que ficou com 131.264 unidades emplacadas, a queda foi de 26,68%.Os emplacamentos da Shineray, a principal vendedora de ciclomotores do Brasil, não representa apenas veículos novos, mas todos que ainda não estavam emplacados. Quando o emplacamento das cinquentinhas voltar ao normal possivelmente a Yamaha volta ao se posto de segunda fabricante de motos do Brasil.
Vamos aos números:
1. Honda - 62.019 unidades;
2. Shineray - 10.527 unidades;
3º Yamaha - 9.937 unidades;
4º Traxx - 1.976 unidades;
5º Dafra - 1.458 unidades;
6º Suzuki - 958 unidades; e em
7º Bravax - 869 unidades;

Kawasaki Ninja H2R tem preço de R$ 350 mil e é a moto mais cara do Brasil

Modelo possui motor de 998 cc com supercharger e chega a 326 cavalos. Marca planeja vender apenas 1 unidade no Brasil e será por encomenda.

Publicado no portal G1 em 01/02/2016
A Kawasaki anunciou o preço da Ninja H2R, apresentada no Salão Duas Rodas 2015, que pode rodar apenas em circuitos fechados. O modelo custa R$ 350 mil e é a moto mais cara do Brasil.
Com 326 cavalos de potência, o modelo será vendido apenas por encomenda nas concessionárias e a expectativa da empresa é comercializada apenas 1 unidade no país. A previsão de chegada ao país é para junho.

A Ninja H2R é uma versão de rua da esportiva H2, que custa R$ 144 mil e foi lançada no ano passado no país e pode rodar nas ruas, com 210 cavalos de potência.
Além de chamar atenção por fazer uso de supercharger, compressor de ar, em seu motor de quatro cilindros e 998 cc, outra novidade da moto é a utilização de pequenas "asas" em suas carenagens de fibra de carbono para otimizar o efeito aerodinâmico.

O modelo é um dos mais velozes da atualidade, mas a empresa não divulga sua velocidade máxima.
A potência gerada pela H2R supera por muito a das principais motos esportivas, que possuem em média 200 cavalos. Até mesmo alguns carros esportivos ficam para trás da H2R quando se fala em "cavalaria".

Por exemplo, um Porsche Boxter, com motor 2.7, gera 265 cavalos, enquanto Mercedes-Benz SLK 250 Turbo 1.8 rende 204 cv.
A Kawasaki afirma que o chassi da H2R foi desenvolvido para suportar altas velocidades com estabilidade. Com um entre-eixos compacto, o formato escolhido foi o de treliça feito de aço de alta tensão. Como não pode rodar nas ruas, o modelo não possui luzes de posição.



sábado, 30 de janeiro de 2016

Programa desafia tabu e ensina mulheres a guiar motos no Paquistão

Publicado na BBC Brasil em29 janeiro 2016 Atualizado pela última vez 19:06 BRST 21:06 GMT  

O governo de Punjab, província mais populosa do Paquistão, lançou um programa que desafia um dos tabus do país.
O projeto "Mulheres sobre rodas" está ensinando e encorajando paquistanesas a guiar motos, meio de transporte ainda visto como restrito aos homens por lá.
No início do treinamento, elas aprendem a se equilibrar em bicicletas. Algumas têm aulas grátis com a polícia local.Cerca de 600 mulheres já se inscreveram no programa, que já fez um inédito passeio motociclístico pelas ruas da cidade de Lahore.
Segundo Salman Sufi, diretor do projeto, o objetivo é fazer com que as mulheres tenham as mesmas opções de mobilidade que os homens e, assim, possam participar em condições iguais do desenvolvimento da província.

Além disso, as mulheres relatam que aprender a dirigir motos dá a elas uma outra habilidade: a de fugir do assédio masculino nos meios de transporte.
Algumas já falam em criar autoescolas exclusivas para mulheres motociclistas. 


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

BMW faz recall dos scooters C 600 Sport e C 650 GT no Brasil

BMW faz recall dos scooters C 600 Sport e C 650 GT no Brasil

Publicado no Portal G1 em 26/01 2016.
A BMW divulgou nesta segunda-feira (26) o recall dos scooters C 600 Sport e C 650 GT por possibilidade de problema no sistema de freios. De acordo com a empresa, são 187 unidades envolvidas e os modelos foram fabricados entre abril de 2013 e janeiro de 2015.
VEJA OS CHASSIS ENVOLVIDOS: C 600 Sport: de ZZ51928 até ZZ55652; C 650 GT: de ZZ75205 até ZZ75416
Os proprietários foram convocados a agendar uma inspeção técnica com um concessionário autorizado para análise do tubo flexível do freio dianteiro e, dependendo do resultado dessa inspeção, realizarem sua substituição gratuitamente, a partir do dia 15 de fevereiro de 2016

Segundo a fabricante, existe a possibilidade de ocorrer desgaste no tubo flexível do freio dianteiro, causado por atrito desse tubo com a suspensão dianteira, o que poderá ocasionar vazamentos de fluidos de freio e comprometer a capacidade de frenagem da roda dianteira, exigindo maior tempo e distância para a frenagem total da motocicleta.

O tempo gasto na realização da inspeção é de aproximadamente 30 (trinta) minutos e, do reparo, de aproximadamente 60 (sessenta) minutos, informa a BMW.
A empresa disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do BMW Group Brasil (0800 707 3578), de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas, e também o site www.bmw-Motorrad.com.br.

Honda CG 125 Fan 2016 ganha injeção eletrônica e fica mais cara

Modelo custa R$ 6.790 na versão única Fan; modelo 2015 custava R$ 6 mil. Potência do motor é de 11,8 cavalos e freios são a tambor.

Publicado no Portal G1 em 27/01/2016
A Honda anunciou nesta quinta-feira (27) a nova CG 125i 2016, que traz como principal novidade a adoção da injeção eletrônica - o modelo 2015 tinha carburador. De acordo com a empresa, o motor de 124,7 cc é capaz de render 11,8 cavalos de potência a 8.500 rpm e 1,06 kgfm a 5.000 rpm.
O preço sugerido para a moto é de R$ 6.790 na versão única Fan, enquanto a versão carburada custava R$ 6.088.
Comparado a versão antiga, houve leve aumento de potência, que antes era de 11,6 cavalos.

O modelo, que já foi a moto mais vendida do Brasil, mas acabou caindo para a 5ª posição, também teve retoques no visual, seguindo a tendência apresentada na CG 160. Os freios seguem do tipo a tambor, em ambas rodas.
Com o novo motor, a moto se enquadra nas novas regras de emissões de poluentes, que começaram a valer no início de 2016.
A CG 125i 2016 tem 3 anos de garantia, sem limites de quilometragem, e está disponível nas cores preto e vermelho.

Nova Tiger 800XCa será uma das atrações da Triumph no Salão Moto Brasil, no Rio de Janeiro

A Triumph  será um dos destaques da próxima edição do Salão Moto Brasil, que vai acontecer entre os dias 28 e 31 de janeiro, no Riocentro, (RJ). 

Fonte: G6Comunicação
A marca participa do evento em parceria com a concessionária local, a Triumph Rio, e terá, entre suas principais atrações, a exposição do novo modelo Tiger 800XCa, recém-lançado no Brasil e as vendas de roupas e acessórios pessoais da nova coleção lançada no final do ano passado. Além disso, toda a linha de motocicletas Triumph zero quilômetro estará sendo comercializada com condições especiais.

A Tiger 800XCa, top de linha deste modelo, oferece para os consumidores um pacote excepcional de equipamentos de conveniência, capaz de tornar qualquer aventura por estradas asfaltadas ou off-road ainda mais divertida e confortável para o piloto e também para o garupa.
Além de contar, de série, com todos os recursos disponíveis nas demais motos da linha, a nova Tiger 800XCa ainda oferece: alternador de 650 W projetado para equipamentos que fornecem aquecimento, assentos do piloto e do passageiro aquecidos, manoplas com sistema de aquecimento, faróis de neblina em LED, terceira tomada adicional auxiliar de 12 V, suporte para fixação de malas laterais (opcionais), kit de montagem para GPS e pedaleira usinada em CNC.
O modelo possui a mais recente evolução do poderoso motor triplo Triumph, de 800 cc e 95 cv de potência. Além deste modelo, a Triumph vai expor no evento quase toda a sua linha comercializada no mercado brasileiro.

A nova linha de roupas e acessórios pessoais lançada no final de 2015 estará à venda no evento, incluindo itens como jaquetas, calças, camisetas, botas, relógios, óculos de sol, mochilas e malas para viagens, roupas funcionais (desenvolvidas para oferecer mais conforto e segurança ao piloto e ao garupa) etc.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Triumph reduz preços da linha cruiser até o dia 29 de fevereiro

Desconto pode chegar a mais de 10% e é válido para a linha 2015

Fonte: G6 Comunicação
A Triumph decidiu reduzir os preços dos modelos Thunderbird Storm e Thunderbird Commander, que pertencem à sua linha de motocicletas cruisers, até o dia 29 de fevereiro. Com isso, a partir de hoje, dia 25 de janeiro, o modelo Thunderbird Storm (ano/modelo 2015/2015) teve o seu preço reduzido de R$ 51.690,00 para R$ 46.600,00.
Da mesma forma, a Thunderbird Commander (também ano/modelo 2015/2015) passou de R$ 54.790,00 para R$ 52.100,00. Estes valores promocionais são válidos somente para pagamento à vista. Condições especiais de financiamento também são oferecidas nas concessionárias Triumph de todo o Brasil. Para mais informações, acesse www.triumphmotorcycles.com.br.

A Thunderbird Storm é uma cruiser renomada no mundo todo que apresenta uma personalidade bem diferenciada. Ela disputa o segmento conhecido como power cruiser, que atende os motociclistas que buscam um estilo mais agressivo em sua cruiser. Seu motor é uma das características mais marcantes, com 1.699 cc, duplo paralelo e enormes pistões, que desenvolvem 98 cv de potência e impressionantes 156 Nm de torque. A Storm também se destaca pelos tradicionais faróis duplos, tradicionais da marca, eternizados nos modelos Rocket III e Speed Triple, e pelo estilo do seu guidão. O modelo transpira qualidade em cada detalhe.

A Thunderbird Commander é uma motocicleta cruiser mais tradicional. Visualmente, ela traz elementos bem conhecidos do público nesta categoria, como o uso maior de elementos cromados. No entanto, a Commander leva o conceito cruiser mais longe ao não abrir mão de valores que normalmente não são associados ao segmento, como conforto, praticidade, confiabilidade e muita tecnologia em cada componente. Antes de qualquer coisa, portanto, a Commander é uma cruiser da Triumph. E esta realidade pode ser comprovada em cada detalhe. Uma das características mais marcantes do modelo é o seu visual imponente e vigoroso, que chama a atenção em qualquer condição. É equipada com a mesma motorização da Storm, mas sua potência chega a 93,8 cv.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Troca de óleo de sua moto. Quando?

A partir de hoje estamos inserindo um novo marcador em nosso blog. O Dicas. Assuntos que não se enquadrarem perfeitamente em outros marcadores poderão estar aqui. 

Texto: Nilson Silva.
Publicado em:http://g1.globo.com/carros/motos/blog/dicas-de-motos. em 20/01/2016
E vamos começar então falando sobre troca de óleo de sua moto. Qual a quilometragem ideal? para se efetuar a troca? devo seguir á risca o manual? posso trocar em casa? posso desprezar o óleo velho no ralo do banheiro, ou jogar na boca de lobo?
Independente da situação que você use a moto, recomendo que siga sempre que possível as orientações contidas no manual do proprietário. Digo isto porque tive uma moto de marca Premium  e quer não tinha a informação sobre o intervalo de troca de óleo do motor. quando indaguei o técnico na concessionária, ele me falou que era 10 mil KM. Como não esta escrito eu optei por um intervalo menor. Recomendo ainda que escolha sempre um óleo de boa qualidade.

Por ser uma ação simples, trocar de óleo não exige grandes conhecimentos mecânicos/técnicos, mas apenas atenção. Abaixo as regrinhas básicas para tal operação que, por ser frequente, pode ser feita por você mesmo:

1. Verifique se você tem a ferramenta de medida adequada para soltar o chamado “bujão”, nome dado ao parafuso (geralmente de cabeça sextavada) que está na parte inferior do cárter do motor. Normalmente tal ferramenta comparece no kit de ferramentas que integra a maioria dos modelos.

2. Informe-se da necessidade ou não de substituir a cada troca a arruela do referido bujão. Este dado deve constar do manual do proprietário.

3. Solte o bujão tendo o cuidado de colocar sob o cárter um recipiente destinado a armazenar o óleo usado.

4. Aqueça o motor antes da operação começar. Óleo quente, menos denso, sairá mais fácil do cárter do motor.

5. Deixe escorrer o óleo por ao menos cinco-dez minutos, lembrando de retirar a tampa superior por onde entrará o óleo novo. Sem tampa o óleo escorrerá mais rapidamente.

6. Feche o bujão sem apertá-lo demasiadamente: no manual haverá a indicação do torque necessário, mas como torquímetro nem todos tem, basta usar bom senso e não exagerar no aperto, e tampouco deixar o bujão frouxo demais.

7. Evite meleca munindo-se de um funil para colocar o óleo novo não sem antes se certificar da quantidade exata, outro dado que constará no manual.

8. Verifique o nível antes de completar a operação. Atualmente há motos com visores transparentes com marcas do nível máximo e mínimo. Outras motos tem vareta em cuja ponta há o mesmo. Neste segundo caso o nível se mede em geral com a vareta desparafusada.

9. O óleo novo deve sempre alcançar o nível máximo mas nunca superá-lo. Óleo demais é tão nocivo quanto de menos.

10. Após concluir a operação, feche a tampa de abastecimento do óleo e ligue o motor. Verifique se não há vazamento visível pelo bujão e, se puder, deixe uma folha de papel debaixo do cárter durante algumas horas. Se o motor vazar, nem quem seja um pingo, o papel vai te avisar.

11. Informe-se sobre a frequência da troca ou necessidade de limpeza do filtro de óleo. Algumas motos tem filtros tipo cartucho de papel, que em geral devem ser substituídos de maneira alternada, troca sim, troca não. Em outras o filtro é metálico, que demanda limpeza e não substituição. Mais uma vez, consulte sua majestade, o manual.

12. Habitue-se a verificar o nível. Seja pelo visor, seja pela vareta, esse é um “vício” que todo motociclista deve ter. O mesmo vale para dar um destino sustentável ao óleo usado: leve-o a um posto de combustíveis, onde sempre há tambores para o descarte

Motos BMW no Brasil já podem vir de fábrica com rastreador.

Parceria entre Grupo Tracker e BMW Motorrad abrange concessionárias de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; Ação é válida para oito modelos da marca.

Fonte: BMW Group Press Club Brazil
Disposta a oferecer ainda mais segurança e tecnologia aos clientes, a BMW Motorrad e a rede de concessionários oferecem gratuitamente aos novos proprietários da marca o rastreador para motocicletas Tracker Moto. Os clientes dos modelos R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, G 650 GS, F 800 GS, F 800 GS Adventure, F 800 R (Ride e Premium), S 1000 R e S 1000 RR, de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, poderão optar por receber sua nova motocicleta já com o dispositivo instalado e com serviço de rastreamento por 12 meses.
O Tracker Moto utiliza a tecnologia de radiofrequência, sistema que não sofre interrupção de sinal em lugares fechados como túneis, garagens, subsolos e galpões, e é imune aos inibidores de sinais. O rastreador é blindado, resistente a altas temperaturas, trepidações, poeira e água, e possui bateria própria, com durabilidade de 12 meses.

“Proporcionar segurança é um dos nossos compromissos com os clientes. A parceria entre BMW Motorrad e o Grupo Tracker amplia os benefícios que já oferecemos e está em linha com nosso padrão de qualidade e atendimento”, afirma Matteo Villano, gerente sênior de vendas da BMW Motorrad Brasil.

O Grupo Tracker conta com 700 antenas instaladas de norte a sul do Brasil, equipe de rastreamento aérea e terrestre (helicópteros, aviões, carros e motos), relacionamento com as principais autoridades de segurança do Brasil e América Latina, além de Comando de Operações 24h por dia. Todas as motocicletas passam por um processo minucioso de homologação. Uma equipe de especialistas faz um estudo técnico do modelo, para garantir um local de instalação, visando especificamente manter elevados os índices de recuperação.

“Estamos preocupados em oferecer um produto que realmente responda com efetividade ao processo de recuperação em casos de roubo ou furto. Em função disso, os nossos índices atualmente estão em torno de 95%”, revela o presidente do Grupo Tracker, Alvaro Velasco.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Top seven das marcas em dezembro de 2015

Fonte: Fenabrave
Texto: Nilson Silva
No primeiro mês do ano a Honda  caiu um ponto percentual e o efeito cinquentinha citado abaixo fez a quase eterna segundo colocada japonesa Yamaha passar o bastão de segunda colocada para a Chinesa Shineray, pela primeira vez desde que estamos publicando este ranking.
Vou abrir um parêntese aqui pedir desculpas  aos amados leitores e seguidores do nosso blog pelo atraso em publicar os dados referentes ao mês 12/15. É que no dia 15 de dezembro ás 17:30 h, sofremos um acidente de moto, com fraturas múltiplas do tornozelo esquerdo, ficamos hospitalizado, passamos por cirurgia e... Bla, bla,bla. Bla bla bla. Mas Deus é muito bom para conosco e estamos convalescendo em casa; Brevemente estaremos no lombo da "burruna" cortando "estradão"...
Em dezembro foram emplacadas 131.255 motocicletas, contra 105.380 no mês de novembro, representando um crescimento de 24.55%.
Quando comparado com o mês de dezembro de 2014, o aumento foi de apenas 2.76%. O aumento significativo dos últimos dois meses do ano pode estar relacionado á nova  exigência do Contran de emplacamento das cinquentinhas.
  Vamos aos números?
1º lugar: Honda, com 87.167 unidades e 66,41% do mercado.
2º lugar: Shineray, com 12.914 unidades e 9,84% do mercado.

3º lugar: Yamaha, com 12.178 unidades e 9,28% do mercado.
4º lugar: Traxx , com 2.566 unidades e 1,95% do mercado.
5º lugar: Dafra com 1.968 unidades e 1,50% do mercado
6º lugar: Bravax com 1.708 unidades e 1.30% do mercado; e
7º lugar: Suzuki com 1.332 unidades e 1,01%.



Só para você tirar as próprias conclusões, mostramos os números de todo o ano de 2015 da Honda, Yamaha e Shineray: 
- Honda: 993.528 Unidades e 78,04% do mercado.
- Yamaha: 141.297 unidades e 11,10% do mercado; e
- Shineray: 30. 746 unidades e 2,41% do mercado.

Top ten dos modelos em dezembro 2015

Fonte: Fenabrave.
Texto: Nilson Silva
Gostaria inicialmente de pedir desculpas  aos amados leitores e seguidores do nosso blog pelo atraso em publicar os dados referentes ao mês 12/15. É que no dia 15 de dezembro ás 17:30 h, sofremos um acidente de moto, com fraturas múltiplas do tornozelo esquerdo, ficamos hospitalizado, passamos por cirurgia e... Bla, bla,bla. Bla bla bla. Mas Deus é muito bom para conosco e estamos convalescendo em casa; Brevemente estaremos no lombo da burruna cortando estradão...
Vamos aos números de dezembro sem mais delongas então, informando que segundo a Fenabrave, entidade que congrega os distribuidores de veículos no Brasil, em dezembro foram emplacadas 131.255 motocicletas, contra 105.380 no mês de novembro, representando um crescimento de 24.55%. Quando comparado com o mês de dezembro de 2014, o aumento foi de apenas 2.76%. O aumento significativo dos últimos dois meses do ano pode estar relacionado á nova  exigência do Contran de emplacamento das cinquentinhas.

Em primeiro lugar: Honda CG Titan 160, com 18.906 unidades
Em segundo lugar: Honda NXR Bros 160 , com 15.587 unidades.
Em terceiro lugar:  Honda Biz 125 , com 14.754 unidades.
Em quarto Lugar: Honda CG Titan 150, com 11.922 unidades.
Em quinto lugar: Shineray XY 50, com 11.594 unidades.
Em sexto lugar: Honda Pop 110i, com 8.286 unidades.
Em sétimo lugar: Honda CG 125 com 4.284 unidades.
Em oitavo lugar: Honda Pop 100, com 3.158 unidades.

Em nono lugar:Yamaha YBR 125 com 2.728 unidades; e
Em décimo lugar: Traxx JL 50, com 2.287.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Emplacamento de 'cinquentinhas' sobe 280% em 2015, com nova regra

De 2014 a 2015, registros passaram de 17.011 para 64.692. Detrans assumiram emplacamento no lugar das prefeituras desde julho.

Publicado no Portal G1 em 14/01/2016
Comentário: Nilson Silva
O emplacamento dos ciclomotores, tipo de moto conhecida como "cinquentinhas", aumentou 280,3% em 2015, quando comparado a 2014, informou a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motos e Similares (Abraciclo), nesta quinta-feira (14)
De janeiro a dezembro do ano passado, foram 64.692 unidades registradas, enquanto no mesmo período de 2014, o número foi de 17.011 ciclomotores.

Somente em dezembro de 2015, 25.520 unidades foram emplacadas, representando um crescimento de 1.669,8% sobre 1 ano atrás.
Esse crescimento foi impulsionado por uma nova regra para os ciclomotores, que começou a valer em julho passado. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou que as motos de até 50 cc de cilindrada deveriam ser emplacadas pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito).

Antes, a tarefa era dos municípios e o índice de emplacamento era baixo. As prefeituras alegavam não ter condições de arcar com o processo e muitas "cinquentinhas" circulavam sem placa, apesar de o Código de Trânsito obrigar o licenciamento.
De janeiro a dezembro do ano passado, foram 64.692 unidades registradas, enquanto no mesmo período de 2014, o número foi de 17.011 ciclomotores.

Somente em dezembro de 2015, 25.520 unidades foram emplacadas, representando um crescimento de 1.669,8% sobre 1 ano atrás.
Esse crescimento foi impulsionado por uma nova regra para os ciclomotores, que começou a valer em julho passado. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou que as motos de até 50 cc de cilindrada deveriam ser emplacadas pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito).

Antes, a tarefa era dos municípios e o índice de emplacamento era baixo. As prefeituras alegavam não ter condições de arcar com o processo e muitas "cinquentinhas" circulavam sem placa, apesar de o Código de Trânsito obrigar o licenciamento
Entre as considerações do Contran para este novo prazo, está a "necessidade de reforçar e incluir conteúdo específicos à formação de condutores de ciclomotores".

Nosso comentário: 
No Brasil atualmente vivemos uma verdadeira balbúrdia, uma insegurança jurídica quando se trata das ciclomotores, cinquentinhas, motocicletas elétricas e até quadriciclos, inclusive no tocante á habilitação para que se possa conduzir estes veículos. 
Existem definições e regulamentações que são de atribuição do Congresso Nacional, outras são do Contran, outras são do Denatran, outras são dos Detrans estaduais e até das prefeituras. Daí a necessidade da justiça, vez por outra está sendo acionada para regulamentar o uso  desse tipo de veículo.
Vamos ver se agora a coisa anda, quero dizer: se as cinquentinhas  sejam realmente podem andar em paz.


terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Copa MXF Rio -Vale do Café já tem calendário 2016 definido

A Copa MXF Rio - Vale do Café de Enduro de Regularidade já está com seu calendário de provas definido.

Fonte: Engenharia de Comunicação
A copa é tradicionalmente realizada no sul do estado do Rio de Janeiro, com intuito de formar novos pilotos da modalidade, e acontece todos os anos desde 2010.
Neste ano, a abertura do campeonato ocorrerá com a prova dos Estreantes no dia 16 de janeiro, durante o '3° Enduraço Mauá' em Visconde de Mauá. A Copa MXF Rio realizará uma etapa a cada mês, com exceção de maio, que possui competições agendadas para 01/05 em Rio Preto e 29/05 em Casimiro. A grande final deverá acontecer dia 06 de Novembro em Maricá, cidade litorânea do Rio de Janeiro e que preserva grandes desafios off road em sua área de restinga.

"Este evento é de grande importância para o cenário off road do Rio de Janeiro, pois é o único evento de regularidade no estado. Como uma de nossas missões é incentivar a prática deste esporte, apoiamos a Copa MXF Rio que possui uma organização impecável e por isso convidamos a todos que participem" conta João H. Montani, diretor da MXF Motors do Brasil, empresa Patrocinadora Master da Copa.

"Os locais das provas da Copa sempre agregam paisagens inspiradoras, dá prazer e mais vontade de acelerar", conta o piloto Wemerson Vitor que já correu a Copa Rio em 2015 pela MXF e continua a representar a marca de motos off road em 2016.

A primeira prova será dividida em três categorias: dupla, novato e estreante. As inscrições seguem abertas pelo site: http://copavaledocafe.com/maua2016/. A largada está prevista para às 12 horas.

Confira o Calendário 2016 da Copa MXF Rio:
16/01 (Estreante) - Visconde de Maua
06/03 - Quatis
03/04 - Macabu
01/05 - Rio Preto
29/05 - Casimiro
26/06 - Sta Rita de Jacutinga
24/07 - Seropédica
21/08 - Magé
18/09 - Rio Claro
16/10 - Rio das Flores
06-11 - Maricá (Final da Copa)

sábado, 9 de janeiro de 2016

BMW apresenta conceito de moto com laser e capacete que é tela

Moto conceito com farol laser utiliza como base a K 1600 GTL. Novidades vão estar na Consumer Electronics Show, nos EUA.

Publicado no portal G1.com em 05/01/2016
A BMW Motorrad exibirá na Consumer Electronics Show (CES 2016) uma moto com laser e um capacete que funciona como tela multimídia, projetando informações em tempo real (como o "head up display", que mostra informações no para-brisa do carro).
O conceito da K 1600 GTL, moto mais cara da marca, usa farol com laser, uma adaptação do sistema que existe nos carros Série 7 e no i8, da mesma marca.
Segundo a BMW, as lâmpadas com laser possuem um alcance de até 600 metros à frente, o dobro das lâmpadas convencionais.
Além disso, duram mais. Por outro lado, o custo ainda é alto para motocicletas, admite a montadora.
"No entanto, é esperado que o aumento da escala de produção dessas lâmpadas na indústria automobilística poderá resultar em redução de preço, e o uso em motos poderia ser imaginável em médio prazo", avalia a BMW.
Capacete do futuro: a montadora alemã também acredita que oferecerá, no futuro, a tecnologia "head up display", que exibe informações de trânsito no painel de veículos, também para motos. Nesse caso, em vez do para-brisa, os dados seriam projetados na viseira do capacete.

O objetivo, assim como nos carros, é evitar que o motociclista tire os olhos da via --ele não precisaria olhar mais para o painel de instrumentos para obter a informação. A inovação está em fase de pré-desenvolvimento, explica a BMW.
O capacete contém um minicomputador e auto-falantes, e é controlado na manopla esquerda. O sistema pode ser adaptado a capacetes já existentes.

As informações a serem exibidas são programáveis e, idealmente, serão somente aquelas que forem úteis para a segurança no trajeto -- ou seja, a ideia não é o motociclista usar esse recurso para saber o que está acontecendo nas redes sociais.

Devem ser mostrados dados como velocidade e seleção de marchas, pressão dos pneus, nível do óleo e do combustível, reconhecimento de placas de trânsito e alerta de situação perigosa. Também será possível exibir a rota planejada.

Além disso, uma câmera dentro do capacete pode ser usada para gravar o que está à frente. E uma segunda câmera, voltada para a traseira, pode funcionar como um retrovisor virtual. A tecnologia também permite ver como estão outros membros de um grupo, no caso de viagens coletivas.
No futuro, a tecnologia poderá possibilitar a comunicação entre veículos, e um condutor poderá alertar o outro sobre riscos no trajeto.

Triumph inicia vendas da Tiger 800XRx low seat

O modelo tem o assento 5 cm mais baixa, característica importante que torna a motocicleta acessível a mais pilotos, com os mesmos recursos da versão convencional Tiger 800XRx, o preço  permanece idêntico: R$ 42.990,00.

Fonte: G 6 Comunicação
A Triumph lança no mercado brasileiro, nesta semana, a nova Tiger 800XRx low seat, uma das atrações da marca no Salão Duas Rodas do ano passado. O modelo apresenta a altura do assento 5 cm mais baixa, característica importante que torna a motocicleta acessível a mais pilotos, e oferece exatamente os mesmos recursos disponíveis na versão convencional Tiger 800XRx. O preço também permanece idêntico: R$ 42.990,00. A menor altura da nova Tiger 800XRx low seat foi atingida com um assento redesenhado e um novo curso da suspensão. A moto também possui uma proteção do radiador refeita, bem como um protetor de cárter de alumínio. Como as demais motocicletas da linha Tiger 800, o modelo traz como principais diferenciais: novo visual, tecnologia mais focada no piloto com novos itens de conforto e segurança de série, menor consumo de combustível e melhor desempenho off-road, entre muitas outras inovações.

Uma característica fundamental da Tiger 800XRx low seat é a possibilidade de configurar a moto para determinados tipos de terreno através do acionamento de apenas um botão. Quando o motociclista desejar passar da pilotagem numa estrada para um terreno off-road, por exemplo, bastará dar um simples toque neste botão, seguido do acionamento da embreagem, para alterar o comportamento da sua motocicleta de “estrada” para “off-road”. Esta ação configura automaticamente o sistema de freios ABS, o controle de tração e os mapas de aceleração, mesmo com a moto em movimento, garantindo uma melhor pilotagem nas novas condições.

O conforto foi melhorado em ambas as versões através de mudanças na geometria, projetadas para reduzir o peso nos punhos e para aumentar o espaço para as pernas. Como ambas as motos possuem assento e guidão ajustáveis, o piloto pode encontrar a melhor posição de condução dentro da categoria. As proteções contra as intempéries também aumentaram através da combinação do perfil de ombros altos, característico da Triumph, e do novo protetor contra insetos. O para-brisa é ajustável, sem a necessidade de ferramentas. As duas versões também são equipadas com protetores de mão para aumentar a segurança dos pilotos. Um conjunto de pacotes de acessórios foi desenvolvido para a nova Tiger 800. Com opções “esportivo”, “conforto”, “viagem”, “proteção” e “bagagem”, os pilotos podem personalizar a moto segundo suas necessidades e preferências pessoais.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Motoclube Pelotão IDE participa de carreata do dia da Bíblia em Brasilia DF.


Pelotão IDE marca prsença em evento com 5 veteranos e um aspirante.


Texto: Nilson Silva.
O Dia da Bíblia surgiu na Grã-Bretanha  em 1549, sendo comemorado desde então no segundo domingo de dezembro.  No Brasil, este dia começou a ser comemorado em 1850, com a chegada no Império Brasileiro de missionários evangélicos Europeus e Americanos que vieram semear a Palavra de Deus. As comemorações no segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País. Hoje esta data é comemorada em mais de 60 países. 
O Motoclube Pelotão IDE participou neste segundo domingo, 13 de dezembro pela manhã  de uma grande carreata em comemoração ao Dia da Bíblia, no Riacho Fundo II, Brasília, DF. Este evento foi promovido pela Igreja Assembleia de Deus ADET, da localidade liderada pelo pastor Raimundo Feitosa.
A carreata contou com o apoio maciço de todos os irmãos da Igreja e começou a se deslocar por volta das 09:40 horas da QS 18 em frente ao terminal de ônibus e seguiu até  o "Quadradão" Cultural no centro da cidade, um percurso de aproximadamente quatro quilômetros, com a participação de motociclistas do Pelotão IDE e respectivas esposas; mais de 50 carros com bandeiras, um trio elétrico e muito entusiasmo. 
Muitas pessoas já estavam nos aguardando no local da dispersão, onde houve a participação de cantores, muito louvor e Pregação da Palavra de Deus 
O culto foi dirigido pelo pastor Raimundo Feitosa, que franqueou a palavra a outros pastores e também ao irmão Nilson Silva, Vice presidente do Pelotão IDE, que agradeceu o convite, a oportunidade de participar do evento e enalteceu o Dia da Bíblia. Esteve ainda presente ao Evento o Pastor e deputado Federal Ronaldo Fonseca, presidente do Ministério ADET, que  fez uso da palavra, enalteceu ao Senhor Jesus e falou da importância da palavra de Deus em nossa vidas.

Pelotão IDE, agora sob nova direção (eleição 2015/16)


 Em eleição "disputadíssima" presidente foi reeleito para mais um mandato. 

Texto: Nilson Silva.
Aconteceu na tarde do último sábado dia 12/12, a terceira eleição para escolha dos dirigentes anuais do Motoclube Pelotão IDE. O pleito desta vez foi realizado na Residência do nosso Presidente Marcondes Santos e contou com a participação de 11 votantes, entre fundadores, veteranos e aspirantes. Contamos ainda com a presença de familiares e amigos.
A comissão eleitoral como prevê o nosso Estatuto, esteve a cargo de  de uma familiar ou dependente. Quem presidiu a mesa foi a Michele Viana esposa do nosso Secretário, auxiliado por Mariane e Renata.
O pleito teve uma disputa acirrada, mas saldável e descontraída, sempre com a indicação de dois ou mais candidatos por cargo. A energia para tanta vibração com certeza era proviniente do churrasco  regado a sucos e refrigententes que rolou paralelamente.
Abrimos um parêntese para apresentação de Michael Rebouças e Iuri Dias de Lima, visitantes e simpatizantes do Pelotão IDE que, foram apresentandos como visitantes e convidados a ingressaram na organização; aceitaram e foram declaradas aspirantes na mesma hora, já com, direito a participar do Pleito, conforme previsão estatutária.
Da direita para esq. Marcones Pres., NIlson Vice Pr. Rondinele sec. Ozias Tes. Lobo. Dir Ev.
A comissão eleitoral decidiu que a forma de escolha seria voto secreto depositado na urna e assim foi procedido. A diretoria foi renavada em 40%. Marcondes Santos - Presidente; Nilson Silva - Vice presidente e Rondinele Viana -  Secretário foram mantidos no quadro. Foram eleitos para primeiro mandato Ozias Rodrigues - Tesoureiro e Bruno Lobo - Diretor de Eventos..
O "momento ternura" do evento nos foi proporcioado pelo novo Diretor de Eventos Bruno Lubo, que como primeiro ato  á frente da nova diretoria,  anunciou o seu noivado, nos mostrou o par de alianças e pediu que orássemos por ele nesse sentido. Foi um momento impar em que todos nos alegramos e atendemos integralmente  ao pedido do companheiro.
Todos os eleitos, como de costume foram empossados pela comissão eleitoral logo em seguida e o churrasco preosseguiu...

Sobre o Motoclube Pelotão IDE:
O Motoclube Pelotão IDE foi fundado em 13 de dezembro de 2013, por cristãos evangélicos residentes em Brasília DF. Em 09 de dezembro de 2014, realizou a primeira eleição para diretoria definitiva, com o estatuto já aprovado. Entre as bandeiras da associação está a divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo, a amizade, a cordialidade e a participação em eventos de caráter asssistenciais.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Triumph anuncia promoção especial para linha completa de motos antes do aumento

Preços e condições especiais serão válidos até o último dia do ano.

Fonte: G 6 Comunicação
A Triumph anuncia hoje (11/12) que vai manter seus preços inalterados até 31 de dezembro deste ano e que reajustes decorrentes da variação cambial serão aplicados em sua tabela a partir do próximo mês. Os novos preços serão anunciados somente em janeiro. Portanto, esta é a melhor hora para o consumidor adquirir uma motocicleta Triumph pelo menor preço. Além disso, muitos modelos também estão sendo comercializados com condições especiais de financiamento até 31 de dezembro.
Linha Adventure. As novas Tiger 800XR e 800XC, versões de entrada da linha 800, estão sendo vendidas com taxa zero de juros. A Tiger 800XC, por exemplo, está sendo comercializada com entrada de R$ 23.994,00 (60%) e o restante pode ser pago em 18 parcelas mensais fixas de R$ 950,33. A Tiger Sport está com um preço super especial: de R$ 45.990, ela passou para R$ 38.990,00, à vista, até o final deste mês.

Linha Roadster. A Speed Triple é outra motocicleta com preço muito especial: somente R$ 37.990,00 (o preço de tabela era R$ 43.990,00), à vista. Já os modelos Street Triple 675 e Street Triple 675R estão à venda com taxa de juros de apenas 0,49% ao mês. O modelo Street Triple 675, por exemplo, pode ser adquirido com entrada de R$ 13.396,00 (40%) e mais 24 parcelas fixas de R$ 939,32.

Linha Classics. A grande novidade aqui é o preço especial da Thruxton, que passou de R$ 33.490,00 para R$ 29.900,00, à vista. O modelo também está à venda com taxa de juros de 0,49% ao mês, sendo R$ 11.960,00 (40%) de entrada e mais 24 prestações de R$ 843,61.

Linha Cruiser. Os modelos Thunderbird Commander e Thunderbird Storm estão à venda com grandes descontos nos preços à vista. A Commander teve seu preço reduzido de R$ 54.790,00 para R$ 52.100,00, enquanto a Storm passou de R$ 51.690,00 para R$ 46.600,00. A imensa Rocket III Roadster, com preço de R$ 72.940,00, pode ser comprada com entrada de R$ 36.470,00 (50%) e 24 parcelas de R$ 1.770,59.
Mais detalhes sobre a promoção Triumph estão disponíveis no endereçowww.triumphmotorcycles.com.br/offers.

Abraciclo prevê mercado estável em 2016

A manutenção da estabilidade  em 2016, pode representar  um gradual fim da queda do mercado de motocicletas no Brasil.

Publicado no portal ABRACICLO em 08/12/15
Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 8 de dezembro, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgou que entre janeiro e novembro de 2015 foram produzidas 1.212.075 motocicletas, volume 15% inferior ao apresentado no mesmo período de 2014 (1.432.842). Na comparação mensal, a queda foi de 28,2%, passando de 104.388 em outubro para 74.972 unidades em novembro. A retração com relação ao mesmo mês de 2014 (121.719) foi de 38,4%.
Já as vendas no atacado – aquelas realizadas para as concessionárias – registraram um recuo de 14,9% no acumulado do ano (1.120.680) em relação aos primeiros onze meses do ano passado, quando foram comercializadas 1.316.289 motocicletas. Na comparação com outubro (91.205), foi registrada uma queda de 22,8% em novembro (70.398). Em relação ao mesmo mês de 2014 (119.803), o recuo de novembro chegou a 41,2%.

No varejo, foi observado um crescimento de 18,4% no volume de motocicletas, passando de 89.020 unidades, em outubro, para 105.371 em novembro. Porém, esta evolução inclui o crescente volume de ciclomotores licenciados desde a mudança na legislação, ocorrida neste semestre e que transferiu para os Estados a competência de efetuar o emplacamento destes veículos, anteriormente atribuída às prefeituras municipais. As chamadas “cinquentinhas”, ou seja, veículos de duas rodas de até 50 cm³, deram um salto de 287% de outubro (4.691) para novembro (18.155), refletindo a nova determinação legal.

Considerando os números atuais, a Abraciclo estima o fechamento de 2015 com uma produção total de 1.270.000 motocicletas e vendas no atacado por volta das 1.210.000 unidades. Para a entidade, as exportações deverão atingir 73.000 motos. No varejo, a estimativa de fechamento do ano envolve 1.255.000 motocicletas.

Já projetando o mercado das duas rodas para 2016, a Abraciclo considera que a produção totalizará 1.280.000 unidades, com 1.220.000 vendas no atacado e 75.000 para exportação. No varejo, é projetada a venda de 1.260.000 unidades. “A entidade considera que estes números – muito próximos dos observados em 2015 – podem representar o gradual fim da queda do mercado de motocicletas”, avalia Marcos Fermanian, presidente da entidade.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Recorde de público na etapa final comprova crescimento do Moto 1000 GP em 2015

Promotor vê equilíbrio entre aspectos técnicos, desportivos e comerciais como motivo do crescimento do Brasileiro de Motovelocidade

Fonte: Grelak Comunicação
A temporada de 2015, encerrada no domingo (29) com as provas do GP Lubrax no Autódromo Internacional de Curitiba, colocou o Moto 1000 GP em posição de destaque no cenário esportivo nacional. Em via inversa à de grandes eventos das mais diversas modalidades, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade verificou um aumento contínuo da participação do público nas oito etapas que compuseram seu calendário.

A própria capital paranaense, que recebeu o evento três vezes em 2015, constitui bom exemplo do desempenho do Moto 1000 GP. A primeira etapa, no dia 3 de maio, levou pouco mais de 15 mil torcedores ao autódromo. Na quinta, em 30 de agosto, foram cerca de 25 mil pessoas. A etapa final de 2015 recebeu mais de 30 mil visitantes – foram 29 mil ocupando as arquibancadas e 1.700 recepcionadas no paddock e nas áreas de hospitalidade.
“O país vive um momento de crise, que é um fator de dificuldade para o sucesso de eventos de todos os gêneros. Mesmo assim nós não paramos de crescer”, conclui o ex-piloto Gilson Scudeler, organizador do Moto 1000 GP. “O balanço de 2015 aponta um aumento crescente no público e, mais do que isso, firmou o nosso campeonato como um evento de oportunidades, de encontro do público com a motovelocidade e com todo o seu mercado”, acrescenta.

Scudeler chama atenção para a participação positiva dos torcedores nas etapas realizadas na capital paranaense, que serve como referência da temporada.. “Muitos tinham Curitiba como uma praça ‘fria’ para a motovelocidade, e a adesão dos torcedores de lá foi maior a cada etapa. Não só dos curitibanos. Torcedores do litoral do Paraná e de várias cidades de Santa Catarina, principalmente as que têm motoclubes, organizam caravanas e engrandecem os nossos eventos em Curitiba”, aponta.

Scudeler entende que o Moto 1000 GP, ao fim de sua quinta temporada, atingiu um “equilíbrio interessante” entre os aspectos técnicos, desportivos e promocionais. “As disputas na pista são uma constante do começo ao fim das corridas, pelo regulamento que proporciona bom equilíbrio. O formato do evento tem atraído concessionárias de motos e a parte de trás dos boxes já se tornou uma praça de negócios em todas as etapas”, destaca.

A proximidade cada vez maior do Moto 1000 GP com as empresas que comercializam produtos e serviços específicos para motociclistas é ressaltada pelo promotor. “Além de ser muito fiel, quem que acompanha o Moto 1000 GP tem um perfil que define claramente um público de motos. Há um aspecto comercial que se destaca, aliado ao equilíbrio e às grandes disputas. Esse é o conjunto a que se deve o aumento do interesse pelo Moto 1000 GP”, finaliza.

Setor de Duas Rodas prevê alta apenas no 2º semestre de 2016

Produção fechou o ano com índice inferior ao de 2014. Por outro lado, ciclomotores tiveram alta em setembro e outubro.

Publicado no portal G1 em 09/12/2015
O setor de Duas Rodas do Polo Industrial de Manaus (PIM) fechou o ano com índices de produção inferior ao de 2014. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), entre janeiro e novembro de 2015 foram produzidas 1.212.075 motocicletas, quantidade 15% menor que no mesmo período de 2014. A projeção é que a indústria volte a se recuperar somente no segundo semestre de 2016.

"O setor olha para os movimentos que estão acontecendo no mercado brasileiro com muita preocupação, mas não podemos nos acomodar. De fato, o segundo semestre de 2015 ficou aquém da nossa expectativa e estamos considerando os números de emplacamentos, que ditam o ritmo do varejo, obtidos neste semestre como realidade para o primeiro semestre do ano que vem. Considerando que o nosso país volte a desatar esse nó econômico e político que se criou, a gente já pensa em, gradativamente, obter crescimentos no segundo período do ano e, dessa forma a gente vislumbra terminar o ano de 2016", destacou Marcos Zeven Fermanian, presidente da Abraciclo.

As vendas das empresas para concessionárias registraram um recuo de 14,9% no acumulado do ano. Foram vendidas 1.120.680 nos 11 meses deste ano, já no ano passado a quantidade vendida foi de 1.316.289 motocicletas, conforme levantamento da associação.

Por outro lado, os ciclomotores, conhecidos como "cinquentinha" por terem 50 cilindradas tiveram um salto de vendas de 4.691 em outubro, para 18.155 em novembro, o que representa um aumento de 287% nas vendas.

Fermanian conta que apesar da inflação, o preço das motocicletas deve ser estudado antes de ser repassado ao consumidor.
"Há um movimento grande de pressão inflacionária sobre os fabricantes e cabe a cada um o desafio de equilibrar essa pressão de custos e o repasse ao consumidor e todos nós sabemos que nossos consumidores são muito sensíveis, principalmente os de baixa cilindradas, então não é simples fazer esse repasse", pontuou.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Top Seven das marcas em novembro de 2015

Fonte: Fenabrave
Texto: Nilson Silva
Segundo a Fenabrave, antidade que congrega os distribuidores nacionais de veiculos, foram vandidas no Brasil no mês de novembro 105.328 motocicletas, contra 89.045 em outubro. Um número portanto 18,34% superior. A noticia é animadora "pero no mucho" pois esta cifra se deu em virtude da cantabilização a partir de agora dos modelos de 50 cc, que segundo a justiça devem ser emplacados. A Honda aumentou os números absolutos e diminuiu o percentual, tendência seguida pela Yamaha.

Vamos aos numeros?
1º lugar: Honda, com 71.165 unidades e 67,53% do mercado.
2º lugar: Yamaha, com 10.434 unidades e 9,90% do mercado.
3º lugar: Shineray, com 6.859 unidades e 6,51% do mercado.
4º lugar: Traxx , com 2.535 unidades e 2,41% do mercado.
5º lugar: Dafra com 2.036 unidades e 1,93% do mercado
6º lugar: Bravax com 1.960 unidades e 1.86% do mercado; e
7º lugar: Suzuki com 1.274 unidades e 1,21%.


Top ten dos modelos em novembro de 2015

Este mês tivemos alterações significativas em nosso ranking dos modelos mais vendidos. A Yamaha por exemplo que manteve sempre 3 modelos entre os mais vendido, afora emplacou apenas um. Segundo o portal G1, em sua página Auto Esporte do dia 01/12, a alteraçã foi em decorrência da exigência de emplacamento das famosas "cinquentinhas". Com esta exigência começou a aparecer no cenário a Shineray XY 50, a Traxx JL 50 e uma obscura Brava BX 50, chinesa lá do Pernambuco.
Vamos aos números?

Em primeiro lugar: Honda CG Titan 160, com 14.349 unidades
Em segundo lugar: Honda Biz 125 , com 12.365 unidades.
Em terceiro lugar: Honda NXR Bros 160 , com 12.223 unidades.
Em quarto Lugar: Honda CG Titan 150, com 11.704 unidades.
Em quinto lugar: Honda Pop 110i, com 6.515 unidades.
Em sexto lugar: Shineray XY 50, com 5.858 unidades.
Em sétimo lugar: Honda CG 125 com 3.701 unidades.
Em oitavo lugar: Yamaha YBR 125 com 2.479 unidades
Em nono lugar:Traxx JL 50, com 2.256 unidades; e
Em décimo lugar: Brava BX 50, com 1.956 Unidades

sábado, 5 de dezembro de 2015

Triumph Tiger 800 e Street Triple 675R são premiadas no “Top Moto TV”

Desde a sua chegada ao Brasil em 2012, a marca inglesa já soma 16 prêmios.

Fonte: G6 Comunicação
A Triumph Motorcycles foi um dos destaques do prêmio “Top Moto TV”, promovido por jornalistas especializados, cujos resultados foram anunciados na última quarta-feira, em São Paulo (SP). A marca inglesa concorreu em sete das 12 categorias no segmento de motocicletas e foi vitoriosa com os modelos Tiger 800 (“Melhor Moto Big Trail”) e Street Triple 675R (“Melhor Moto Naked”).
A nova Tiger 800 é uma motocicleta “adventure” bem dinâmica, projetada para proporcionar ao piloto tudo o que ele precisa, independente do seu estilo de pilotagem.
Na estrada ou fora dela, o novo estilo da Tiger, sua posição de condução, dirigibilidade e motor potente de três cilindros oferecem ao piloto tudo o que é necessário para aproveitar cada momento. Isso inclui uma série de recursos de ponta, como o sistema de aceleração eletrônico “Ride by Wire”, freio ABS comutável, Controle de Tração (TTC), diferentes mapas de aceleração, modos de pilotagem selecionáveis e piloto automático, entre outros itens que colocam a nova Tiger 800 na liderança do quesito tecnologia deste segmento, estabelecendo novos parâmetros de segurança, desempenho e conforto.

A Triumph Street Triple 675R é a versão esportiva do modelo Street Triple 675. Embora seja equipada com o mesmo motor – um três cilindros com 675 cc e 85,1 cv de potência -, esta esportividade adicional aparece no visual mais agressivo e em aperfeiçoamentos tecnológicos que melhoram sua dirigibilidade.
Os garfos invertidos da suspensão dianteira, por exemplo, são totalmente reguláveis para amortecimento de pré-carga, retorno e compressão. Com isso, o modelo garante aos pilotos experientes a liberdade de ajustar a motocicleta de acordo com as suas necessidades.
No visual, a novidade é a utilização de um subquadro traseiro vermelho, além de listras vermelhas nas rodas e um protetor do radiador vermelho, com o destaque do logotipo “R”.

domingo, 29 de novembro de 2015

Sebastiano Zerbo comemora no GP Lubrax primeira vitória no Moto 1000 GP


Desclassificação técnica de Matthieu Lussiana confirma primeira vitória de piloto italiano no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

Fonte: Grelak Comunicação
Matthieu Lussiana encerrou sua participação na temporada de 2015 do Moto 1000 GP da mesma forma como a iniciou: com vitória na pista. O francês da BMW Motorrad Petronas Racing liderou de ponta a ponta o GP Lubrax no Autódromo Internacional de Curitiba, neste domingo (29). Instantes depois, a direção de prova anunciou sua desclassificação por irregularidades apontadas pela comissão técnica na vistoria regulamentar.

A punição a Lussiana confirmou a primeira vitória de Sebastiano Zerbo no Moto 1000 GP. O italiano da Target Race Superbike Team obteve proveito máximo da etapa: além da vitória, anotou os pontos de bonificação pela pole position – também sua primeira na competição – e pela volta mais rápida da corrida, que teve 18 voltas pelo traçado paranaense de 3.695 metros. Ele havia terminado em segundo, 1s109 atrás de Lussiana.

O regulamento técnico do Moto 1000 GP determina que o tanque de combustível de cada moto deve conter mínimo de um litro de combustível, para efeito de testes a critério da comissão técnica – a gasolina drenada da BMW de Lussiana totalizava menos que o previsto. Vencedor de cinco das oito corridas que compuseram o calendário do Moto 1000 GP em 2015, Lussiana totalizou 156 pontos, contra 116 do argentino Diego Pierluigi, vice-campeão.

O pódio corrigido da corrida, a partir da desclassificação do francês, teve ainda os dois pilotos que disputavam o terceiro lugar na classificação final do Moto 1000 GP. A posição na tabela foi conquistada pelo paranaense Wesley Gutierrez, da Motonil Motors-PDV Brasil/Usatec BSB Team, declarado segundo colocado no GP Lubrax. Ele somou um ponto a mais que o português Miguel Praia, terceiro na etapa com a Honda da Center Moto Racing Team.

A CORRIDA
A prova teve três líderes antes da primeira curva. Sebastiano Zerbo, pole position, liderou os primeiros metros, até ser ultrapassado por Miguel Praia. Na frenagem ao fim da reta dos boxes, Matthieu Lussiana assumiu a linha externa do traçado para ser o líder da corrida. Wesley Gutierrez, que acompanhou a curta distância a movimentação no revezamento da liderança, superou Praia na abertura da segunda volta e assumiu o terceiro lugar.

Na volta seguinte foi Luciano Ribodino quem superou Praia, passando a figurar em quarto e pressionando Gutierrez. A eficiente defesa de posição do paranaense permitiu a reaproximação de Praia, que na quarta volta voltou a ser quarto colocado, superando Ribodino no trecho misto do circuito. A essa altura, Zerbo reduzia volta a volta sua desvantagem em relação ao líder Lussiana, que chegou a cair a dois décimos de segundo.

O francês, bicampeão do Moto 1000 GP, reagiu e voltou a ampliar sua margem na liderança, que chegou a 2s907 na metade da corrida. Voltando ao Moto 1000 GP três anos após sua única participação até então, Rhalf Lo Turco, brasileiro que atua na motovelocidade britânica, obtinha destaque na corrida, disputando o quinto lugar com Philippe Thiriet, que saiu da pista na 14ª volta e caiu para a décima colocação no resultado da corrida.

Lo Turco perdeu duas posições na antepenúltima volta do GP Lubrax, para Ribodino e Danilo Lewis. Na categoria GP 1000 Evo, destinada a pilotos que mantêm suas carreiras em fase de evolução com vistas às séries principais da motovelocidade brasileira e internacional, Diego Pretel ficou com a vitória pela terceira vez no ano. O piloto paulista da DRT-Ducati foi sétimo colocado no resultado geral da corrida, que teve 21 motos no grid.

GP LUBRAX – CATEGORIA GP 1000
(Resultado final em Curitiba após 18 voltas)
1º) Sebastiano Zerbo (ITA/Kawasaki), Target Race Superbike Team, GP 1000, 24min36s095
2º) Wesley Gutierrez (PR/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil/Usatec BSB Team, GP 1000, a 4s028
3º) Miguel Praia (POR/Honda), Center Moto Racing Team, GP 1000, a 29s767
4º) Luciano Ribodino (ARG/BMW), BMW Motorrad Petronas Racing, GP 1000, a 35s857
5º) Danilo Lewis (SP/Kawasaki), Tecfil Racing Team, GP 1000, a 37s753
6º) Rhalf Lo Turco (SP/Kawasaki), Paulinho Superbikes, GP 1000, a 43s549
7º) Diego Pretel (SP/Ducati), DRT-Ducati, GP 1000 Evo, a 51s846
8º) Victor Moura (PR/Kawasaki), M2B Racing, GP 1000 Evo, a 1min00s808
9º) Martín Solorza (ARG/Kawasaki), Solorza Competicion, GP 1000, a a 1min04s462
10º) Ricardo Negretto (SP/Kawasaki), Tecfil Racing Team, GP 1000 Evo, a 1min06s689
Matthieu Lussiana (FRA/BMW), BMW Motorrad Petronas Racing, GP 1000
Melhor volta: Zerbo, na 2ª, 1min20s696, média de 164,840 km/h

CLASSIFICAÇÃO
A classificação final do campeonato, já computado o descarte obrigatório de um resultado por piloto: 1º) Matthieu Lussiana, 156 pontos; 2º) Diego Pierluigi, 116; 3º) Wesley Gutierrez, 101; 4º) Miguel Praia, 100; 5º) Sebastiano Zerbo, 94; 6º) Danilo Lewis, 52; 7º) Luciano Ribodino, 51; 8º) Philipe Thiriet, 50; 9º) Nick Iatauro e Martín Solorza, 44; 11º) Marco Solorza e Victor Moura, 39; 13º) Diego Pretel, 31; 14º) Sebastian Porto, 29; 15º) Marcos Sales, 16.

DEMAIS CATEGORIAS
Na categoria GP Light, o GP Lubrax confirmou Rafael Nunes como novo campeão brasileiro. O paranaense do Team Suzuki-PRT terminou a corrida em quinto lugar, duas posições à frente do gaúcho Marcelo Dahmer, da K Racing, que chegou a Curitiba como seu único adversário na disputa pelo título. Ex-piloto de automobilismo, o também paranaense Sharbel el Hajjar, piloto da Tom Racing, conquistou a vitória na prova que marcou sua estreia.
(Texto de apresentação, resultados e fotos da categoria GP Light no GP Lubrax disponíveis no link goo.gl/T02dT5)

Campeão da GP 600 por antecipação, Eric Granado tornou-se recordista isolado de vitórias na categoria GP 600 do Brasileiro de Motovelocidade. No GP Lubrax ele alcançou seu sétimo triunfo. Os paranaenses Joelsu Mitiko e Lucas Bittencourt, terceiro e quarto colocados na corrida, confirmaram o vice-campeonato e o terceiro lugar na pontuação final, respectivamente. A etapa teve o argentino Juan Solorza como segundo colocado.
(Texto de apresentação, resultados e fotos da categoria GP 600 no GP Lubrax disponíveis no link goo.gl/VRAQ46)

A categoria de formação de pilotos GPR 250 marcou em Curitiba o título do goiano Brian David. Ele terminou o GP Lubrax em quinto lugar, o suficiente para torna-lo campeão brasileiro diante do incidente que causou a queda de Ton Kawakami, seu adversário na decisão do título. A vitória em Curitiba foi de Meikon Kawakami, irmão e companheiro de equipe de Ton. Diogo Moreira e Rafael Traldi terminaram em segundo e terceiro, respectivamente.
(Texto de apresentação, resultados e fotos da categoria GP Light no GP Lubrax disponíveis no link goo.gl/BEvucQ)

sábado, 28 de novembro de 2015

GP Lubrax define em Curitiba campeã do Ranking de Equipes do Moto 1000 GP

box da M2B Racing

Competição que leva em conta critérios técnicos, ações logísticas e de comunicação garante Prêmio Beta à primeira colocada

Fonte: Grelak Comunicação
O GP Lubrax terá neste domingo (29) no Autódromo Internacional de Curitiba as corridas da oitava e última etapa do Moto 1000 GP na temporada de 2015. Além de definir a classificação final das seis categorias que compõem o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, o evento na capital paranaense, que terá neste sábado (28) a programação de treinos livres e classificatórios, apontará a pontuação do Ranking de Equipes da competição.
A equipe que conquistar o título do Ranking receberá, também, o Prêmio Beta, que consiste numa unidade do Carro Especial de Ferramentas Racing. O equipamento é produzido pela Beta Ferramentas, parceira do Moto 1000 GP, e utilizado pela maioria das equipes do Mundial MotoGP. O conceito do Ranking de Equipes transcende os aspectos técnicos da competição – não está atrelado aos resultados conquistados na pista pelos pilotos.

“Mais que o valor do equipamento em si, o Prêmio Beta representa uma distinção para as equipes que reconhecem a importância de ter, também nesse aspecto, uma condição compatível com a das principais equipes do Mundial”, diz o organizador do Moto 1000 GP, Gilson Scudeler. A liderança do Ranking a uma etapa do fim da temporada é da carioca Center Moto Racing Team. BMW Motorrad Petronas Racing e JC Racing Team empatam na vice-liderança.

A pontuação do Ranking de Equipes leva em conta elementos visuais, atuação logística, ações de comunicação e marketing, fatores administrativos e itens técnicos alheios à pontuação que as equipes amealham no campeonato propriamente dito. “Essa é uma ferramenta para valorizarmos as equipes que demonstram maior grau de profissionalismo no Moto 1000 GP. O ranking serve também como critério seletivo para o campeonato”, explica Scudeler.

A implantação do Ranking de Equipes aconteceu em 2014, quando a campeã foi a Aclat Racing. “Várias das equipes de ponta já tinham um padrão bem elevado de apresentação, a criação do Ranking fez com que várias outras se adequassem a esse alto padrão”, avalia. “Com isso percebemos uma nova postura, as equipes passaram a se apresentar a seus patrocinadores como um produto ainda mais profissional para representar suas marcas”.

A competição tem seus critérios fundamentados em fatores extrapista como padrão visual, organização, estrutura de boxes, uniformização, promoção e marketing. Há um bônus pré-estabelecido para as equipes que restringem sua atuação a eventos homologados pela Confederação Brasileira de Motociclismo. Os quesitos valem pontuação pré-estabelecida a cada etapa e as equipes somam todos os seus pontos para efeito de classificação final, sem descartes.

RANKING DE EQUIPES DO MOTO 1000 GP
(Classificação parcial líquida após 7 de 8 etapas)
1º) Center Moto Racing Team, 201
2º) BMW Motorrad Petronas Racing, 198
2º) JC Racing Team, 198
4º) Motonil Motors-PDV Brasil/Usatec BSB, 197
4º) Team Suzuki-PRT, 197
6º) Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, 195
6º) Playstation-PRT, 195
8º) Target Race Superbike Team, 194
9º) M2B Racing, 191
9º) Sport Plus Racing, 191
11º) Paulinho Superbikes, 185
12º) 2MT-PRT, 184
13º) MS Racing Team, 183
14º) City Service BSB Motor Racing, 180
15º) SBK Moto Racing, 178
16º) GST Honda Mobil Super Moto, 177
17º) DRT-Ducati, 170
18º) K Racing, 144
19º) Santin Racing, 140
20º) Tecfil Racing Team, 138
21º) Solorza Competicion, 87

Top seven marcas mais vendidas em abril de 2024.

Texto: Nilson Silva Estourando a boca do balão! Bombando! Pilotando em céu de brigadeiro e navegando em mar de almirante! O melhor resultado...