SCOOTERS TODAS AS CC.
Por Nilson Silva
Daelim |
SCOOTERS
Segundo o “Velho motociclistista Juramentado” (A expressão é esta mesmo), Então, segundo este velhinho, Scooters são um tipo, modelo ou estilo de motocicleta que se caracteriza pela carenagem envolvente, rodas geralmente de aço estampado de tamanho menor que as outras motos, assoalho liso, compartimento de bagagem sob o banco, posição de pilotagem sentado ao invés de montado e câmbio automático ou semi-automática.
Por todas as características acima, estes veículos são largamente preferidos por mulheres e executivos no dia a dia,pois podem ser conduzidos usando saia, vestido calça terno e trajes sociais de modo geral. Como as rodas são pequenas e bem envolvidas pela carenagem o condutor fica mais protegido de lama e respingos em relação a outros veículos de duas rodas.
Dizem que esta modalidade de veiculo foi desenvolvida na época da segunda grande guerra. Eram destinadas aos pára-quedistas que saltavam com elas (claro que em tamanho mais reduzido) e tinha como fazer um deslocamento mais rápido para o cumprimento da missão. Em qual cenário de guerra? Creio que Europa, pois a Itália da pós guerra é o berço das scooters.
Quanto às cilindradas existem scooters de 50 a mais de 650 cc, sendo que as maiores têm uso estradeiro.
No Brasil dispomos de uma grande variedade. Vamos ajudar você em sua decisão de compra apresentado pelo menos 5 modelos diferentes.
Suzuki Burgman 650 Executive. |
SUZUKI BURGMAN 650 EXECUTIVE. Uma super máquina de andar na cidade e muito melhor para viajar, cloro desde que seja em asfalto.
Os Scooters independente do tamanho, são urbanóides por excelência.
O R2MOTOS está atento e por isto fizemos uma matéria quando do lançamento do Burgman 650, no mês de outubro de 2010. Por este motivo não discorreremos sobre ela com mais detalhes, apresentaremos os itens que julgamos mais importantes, entre os quais: Sistema PAIR de redução da emissão de poluentes.Transmissão continua variável controlada eletronicamente, onde se pode escolher entre transmissão automática de dois modos ou manual Quanto ao motor: Bi cilíndrico de 638cc e 58cv a 7000Rpm, refrigeração líquida. Garantia: não informada no Site mas deve ser de um ano como de praxe.Preço: r$ 38.970,00. Você pode conferir a matéria completa em nosso blog através deste link: http://r2motos.blogspot.com/2010/10/suzuki-lanca-so-agora-no-brasil-scooter.html
Sobre a Dafra Cyticom 300, também fizemos uma matéria quando do lançamento dela aqui no Brasil em setembro de 2010. Você pode conferir a postagem completa em http://r2motos.blogspot.com/2010/09/o-novo-nem-tanto-scooter-300-citycom-da.html
As 300 cilindradas na verdade são 263,7, em apenas um cilindro, que desenvolvem 23 cavalos a 7500 Rpm. Câmbio CVT. Reina sozinha nesta faixa de cilindrada e potência. Tem rodas aro 16 em liga leve e tanque de 10 litros. Garantia não informada no site mas espera-se que seja de no mínimo um ano a exemplo de outras motocicletas. Preço público sugerido de r$ 12.290,00. Conforme citamos confira maiores detalhes na nossa postagem indicada no link acima.
Esta é a caçulinha das scooters nacionais, foi apresentado ao público em meados de março de 2011. Tem um design atraente (dizem ser italiano) e entre as inovações estão: pedaleiras retráteis, bagageiro no painel frontal, abertura do tanque á esquerda do painel frontal e dispositivo de segurança na partida, que só liga se estiver com um manete de freio acionada. Bagageiro sob o banco cm capacidade para até 2 capacetes. Tanque de combustível sob o assoalho. Agora vamos aos dados técnicos: Motor: 150cc, 12,2cv a 8.000 Rpm, refrigeração a ar. Câmbio automático tipo CVT. Partida: elétrica. Suspensão dianteira: telescópica. Suspensão traseira: bi choque. Rodas de liga leve aro 13”. Freios: dianteiro a disco, traseiro tambor. Alimentação: carburador. Tanque de combustível: 8 litros. Cores: preto/caramelo. Bordeaux/caramelo e amarelo. Preço público sugerido sem frete: r$ 5.990,00.
Nosso comentário: particularmente não achei o painel completo atraente. Poderiam ter dado uma caprichada melhor no visual. Garantia: No site da empresa não há informação, mas existe um vídeo postado em um site de motociclismo onde o Diretor da Kasisnki CR Zongshen, Cláudio Rosa afirma que a garantia da Prima 150 é de 3 anos. Este sim é um diferencial que vale muito a pena. Dá pra contrabalançar a falta da injeção eletrônica de combustível.
A Honda está no Brasil desde a década de 70, mas só agora nos últimos anos resolveu lançar sua scooter lead 110 por aqui. É um produto mundialmente conhecido principalmente em países da Ásia. Mas a Lead chegou para arrebentar, pois nos 4 primeiros meses de 2011 o décimo segundo modelo mais vendido no Brasil, com 6.707 unidades comercializadas.
A Lead é uma gracinha, pequena redondinha tem um jeito de menina. Não sei de estatística mas com certeza as tem a preferência feminina e a Honda mostrou que não estava pra brincadeira e já lançou-a por aqui recheada de inovações.
Vamos ver os dados técnicos: Motor 108cc, 9,2cv a 7.500 Rpm, refrigeração líquida. Câmbio CVT. Pneu dianteiro: 90X90 aro 12”. Pneu traseiro: 100X90 aro 10” Freios: dianteiro disco e traseiro a tambor. Suspensão: dianteira: garfo telescópio e traseira mono amortecida Partida: elétrica. Alimentação: injeção eletrônica. Tanque 6,5 litros. Cores: amarelo, vermelho e rosa metálico. Preto liso. Preço público sugerido: r$ 5.690,00. Mais o frete.
Nosso comentário: Também aqui não dispomos de informações sobre a garantia. Estima-se que seja de ano como a maioria. Nós falamos acima que esta Scooter deve ser muito desejada pelo público feminino. Você observou as cores disponíveis? Pois é. Entre os diferenciais o fabricante destaca o bagageiro com capacidade para até 2 capacetes e sistema de freios combinado, que segundo a Honda proporciona maior segurança e praticidade nas frenagens.
Há!!!!!!!!!!! Ia me esquecendo: O hotsite da Lead 110 é uma verdadeira fofura.
Há!!!!!!!!!!! Ia me esquecendo: O hotsite da Lead 110 é uma verdadeira fofura.
A Burgman 125 já está na estrada (digo nas ruas) há muito tempo, mas recentemente passou por uma repaginada, onde ganhou entre outras coisas a injeção eletrônica, até porque se assim não fosse ia ficar fazendo coro com “desinjetadas” uma vez que Dafra e Honda já tinham apresentado suas novidades (Smart e Lead).
Em 26 de fevereiro nós fizemos uma postagem sobre a nova Suzuki Burgman 2011. Por favor, veja a matéria completa no link: http://r2motos.blogspot.com/2011/02/suzuki-lanca-burgman-125-com-injecao.html
Entre as novidades do modelo remodelado temos: Injeção eletrônica, redimensionamento do motor e da transmissão CVT, Farol halogéno com ajuste de foco, pelo porta-luvas. Pedaleiras retráteis. Motor: 124cc, 9 cv a 7500 Rpm. Câmbio CVT. Pneu dianteiro: 90X90 roda 10” em liga leve. Pneu traseiro: 100X90 roda 10” em liga leve. Suspensão: telescópica na frente e mono amortecimento na traseira. Freios: disco na frente e tambor atrás. Partida: elétrica e pedal. Alimentação: Injeção eletrônica. Tanque: 6 litros. Cores: amarelo, branco, prata, preto e vermelho. Preço: r$ 5.990,00 (modelo 2012).
Nosso comentário: A gente só não entende porque a Suzuki a maioria de suas concorrentes não falam nada sobre garantia no site. No demais, parabéns a Suzuki de novo pela atenção aos anseios dos clientes em adquirir produtos com melhorias tecnológicas.
Nosso Comentário final.
Conforme fazemos questão de deixar cloro, não temos intenção de esgotar o assunto, até porque isto tornaria a leitura enfadonha e este não é o nosso objetivo.
Deixamos de falar aqui da Suzuki Burgman 400. Também não falamos da Dafra Smart 125, uma concorrente direta da Honda Lead 110. Tem ainda: Dafra Laser 150, Haobao HB 150 e outras tantas que, podem ser usadas na cidade ou para viagem.
Particularmente acho as rodas aro 10 polegadas muito pequenas devem absorver e transferir para o piloto todas as imperfeições do solo, independente do tipo de suspensão. Creio que as de rodas maiores são mais funcionais neste sentido. Acho que no demais são confortáveis. As Max Scooters são recheadas de tecnologia.
Se este for o seu estilo escolha uma e boa sorte.
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