sábado, 4 de junho de 2011

Versys 650 é nono modelo "nacionalizado" pela Kawazaki

Foto e texto: Fenabrave.
Comentário: Nilson Silva.
A maxi trail Versys chega às concessionárias autorizadas nacionalizada e com algumas modificações. A motocicleta se junta aos outros oito modelos montados na planta da Kawasaki em Manaus (AM). A versão 2011 trará novas cores: Metallic Spark Black (preta) e Metallic Imperial Red (vermelha) e poderá ser adquirida ao preço sugerido de R$ 30.716, e com ABS R$ 33.749 (base grande SP e grande RJ, com frente incluso). O motor que equipa a Versys é um bicilíndrico paralelo de 649cc, que oferece potência máxima de 64 cv a 8.000 rpm e torque de 6,2 kgfm a 6.800 rpm. 

Visual- O design da Versys, principalmente da parte frontal, proporciona ao modelo elegância. A localização e o formato do farol reforça o aspecto robusto e dinâmico da Versys.

Painel de Instrumentos - Equipado com iluminação LED, melhora a visibilidade à noite. O item segue com velocímetro digital, indicadores de rotações e marcador do nível de combustível, além de hodômetro parcial e total.

Rodas Esportivas de 17” - A Versys está equipada com rodas dianteiras e traseiras 17’’, o que contribui para melhor agilidade. As medidas dos pneus desta maxi trail são: 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira.

Suspensão de curso longo - A combinação de uma suspensão de curso mais longo com um ajuste de molas, é uma das chaves do controle ativo oferecido pela Versys. Isso a torna mais segura independente das condições de estrada.
Nosso comentário: A Kawazaki tem- se mostrado uma marca de respeito. Apenas o fato de montar vários modelos na Planta de Manaus já demonstra o apreço apresentado pelo Brasil. A gente sabe que a maioria das peças é importada, mas de qualquer forma diminui os custos e consequentemente facilita a aquisição. Já existe legião de fãs das japinhas cheiro-verde.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Top Ten dos modelos mais vendidos em maio/2011.

O mês passado nós ficamos no débito com nossos internautas e não apresentamos  os modelos m ais vendidos, apenas as cinco primeiras marcas. Mas foi foi um mês de recuo do mercado. Atribui-se a isto a quantidade de feriados.
Vamos ver como o mercado se comportou agora em maio:

- Em décimo lugar: Yamaha T Crypton 115, com 2.468 unidades.
- Em nono lugar: Honda XRE 300, com 2.913 unidades.
- Em oitavo lugar: Yamaha Fazer 250, com 3.142 unidades.
- Em sétimo lugar: Honda Pop 100, com 6.849 unidades.
- Em sexto lugar:  Honda CB 300R, com 7.771 unidades.
- Em quinto lugar: Yamaha Factor 125, com 10.157 unidades.
- Em quarto lugar: Honda NXR Bros 125, com 17.807 unidades.
- Em terceiro lugar Honda Biz 125, com 20.935 unidades.

- Em segundo lugar: Honda CG 125, com 34.683 unidades.
- Em primeiro lugar: Honda CG 150, com 41.336 unidades.

terça-feira, 31 de maio de 2011

CEM MIL PESSOAS ASSISTEM SHOW DE MOTOCROSS FREE STYLE NA ESPLANADA



Texto: Nilson Silva.
Foto: Nilson Silva e Organização do Evento.
Levi Sherwood - Scorpion
Recorde de público do Red Bull X-Fighters World TourCair  da tarde fria e seca de fins de maio no Planalto Central. Pego Mulher e filhas e desço á Esplanada para ver um tal de Campeonato Mundial de Motocross Estilo Livre, patrocinado por uma certa Red Bull.
Seria desnecessário dizer que depois de muito rodar tive que deixar o carro num estacionamento de terra batida, na via N 1 próximo ao anexo de um Ministério e "vazar na braquiara" a pé até o local a grande arena em frente ao Congresso. Por que? Cara, a Esplanada tava lotada. Cada palmo de chão estava disputado, com pessoas até em cima das árvores. Muita gente, muito equipamento, muito som, muito tudo...
Brasília  é a Capital Nacional do Motociclismo? Claro que não! por aqui nem tem tanta moto assim. Acho que o Brasiliense, quando se trata de evento é uma pessoa diferente do restante do País. Gostamos de prestigiar, de torcer, de valorizar. E apesar dos protestos de alguns seguimentos, gostamos sim de fazer da Esplanda palco para os mais variados eventos.
Segundo os organizadores, perante um público de100 mil pessoas, o norte-americano Nate Adams venceu o Red Bull X-Fighters Brasília 2011, na noite de sábado (28/05), ao derrotar o australiano Robbie Maddison na final da segunda etapa do maior campeonato internacional de motocross freestyle (FMX).  O público que tomou os arredores da arena montada em frente ao Congresso Nacional é o maior registrado em uma competição de FMX na história em todo o mundo.Segundo o piloto, a pista construída com 600 caminhões de terra parece ter sido preparada especialmente para ele,pois apresentava um percurso grande e técnico.
Agora só pra gente que gosta de motos: A repercussão desse evento foi pequena nos sites voltados para o segmento. Uma ou outra notinha aqui ou ali! será porque? 

Resultado da Enquete Sobre Estilo de Preferido de Motos.

É público e notório que  as motocicletas mais produzidas e vendidas no Brasil são estilo Street. Só os dois modelos da Honda representam um universo de setenta mil unidades comercializadas mensalmente. É de se esperar que as pessoas tenham preferência por elas.
Mas os internautas que visitam o R2MOTOS têm outras preferências. Veja o resultado de nossa enquete encerrada no dia 30 de maio. Perguntamos qual estilo de moto você prefere. O resultado foi:
- Scooter e outros estilos : não tiveram  percentual.
- Street: 18%.
- On off road: 18%
- Big Trail: 18%.
- Custom: 27%; e
- Esportiva: 27%.
Minha interpretação? Nem sempre a gente tem o prefere. Eu mesmo estou vidrado em uma BMW G650GS, mas me contento com minha lander 250...

terça-feira, 24 de maio de 2011

KASINSKI AMPLIA EM 50% SUA REDE NO DISTRITO FEDERAL ESTE ANO.

 Texto: Nilson Silva
        Foto: Nilson Silva.
         Com a inauguração da nova loja, a Concessionária espera vender mais 600 motos por ano.
Em outra matéria que postamos fizemos uma brincadeira sugerindo  aos japoneses da líder e vice-líder do mercado respectivamente que, ficassem de olhos bem abertos para os chineses da Kasinski, pois eles não estão mesmo pra brincadeira.
Em um ano esta marca Sino/Brasileira já está passando de duas para três lojas no DF. A responsável por esta proeza é a Brava Motos, que atua também no ramo de veículos, empresa 100% Brasiliense e que tem uma loja no Pistão Sul em Taguatinga, mas agora resolveu expandir  para a Região de Samambaia.
Josias Pereira, Gerente da Brava Motos/ Samambaia.
Segundo Josias Pereira, Gerente da nova loja a escolha de Samambaia se deu em virtude do crescimento da cidade e da localização uma vez  que a empresa tem planos de expansão para a Região Sul do DF e Entorno. Ainda segundo o Gerente a loja de 500m2 , dividida em Show room, assistência técnica, boutique e até lava-jato para motos. Funcionará também como um Centro de recepção,  montagem, ativação e distribuição de motos para as lojas e os diversos pontas de venda que a empresa pretende montar nos locais estratégicos em várias cidades do DF.
A Brava Motos/Kasinski possui em seu portfólio 13 produtos que vai de scooter elétrica a motos esportivas de 650 cilindradas, que podem ser adquiridas através de financiamento (CDC), ou consórcio.
Entre os diferenciais da Kasisnki/CR Zongshen, que talvez até explique o grande crescimento da marca, está o seguro total grátis para  a street Comet 150 e garantia de três anos para a mesma Comet e a linha 250cc. Cláudio Rosa, Diretor Geral garante que outros modelos estarão em breve com a garantia estendida de 3 anos.
Josias, o gerente me pareceu uma pessoa preocupado com os aspectos sociais da comunidade tanto assim que nos revelou a pretensão  da empresa em interagir com os diversos setores da cidade neste aspecto. Disse ainda que a empresa está gerando 10 empregos diretos  sempre  dando preferência para os moradores da localidade.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Resultado de enquete sobre o novo visual do blog.

Como parte das inovações do nosso Blog, lançamos o marcador "enquetes".
Desta forma periodicamente colocaremos um assunto que julgamos ser de importância para os internautas que nos honram com suas visitas.
Você também pode participar sugerindo assuntos que julgar pertinentes, ou relevantes para o mundo das duas rodas.
E não se esqueça de votar. Lembre-se Você é a razão da existência deste espaço.
Quanto á enquete já encerrada, 87% disseram ter gostado do novo visual do Blog e 13%  disseram que não gostaram.
Um abraço,
Até a próxima e fique com Deus.

sábado, 14 de maio de 2011

Viagem a Manaus- AM Brasil

Encontro das água Rio negro e Solimões.






Kasinski CR 150 PM Ambiental-AM
Quer ir para um lugar quente, gostoso e muito legal e cheio de atrações? Então seu destino é Manaus! "Vem comigo"!!!
Eu nunca tinha tinha ido tão longe nesse Brasilzão de meu Deus. De Brasília são  aproximadamente 3 horas de vôo. Após muita floresta, rios e lagos eis que de repente no meio da Selva emoldurada pelo Rio Negro surge Manaus, Rainha do norte, soberba capital do Amazonas.
No Museu do Seringueiro
Minha impressão? É uma cidade singular, apaixonante! Evidentemente não vou descrever todos os atributos da cidade mas entre as peculiaridades posso destacar as  várias "hidroviárias" de onde pode-se pegar um barco para a comunidade do igarapé mais próximo, ou um navio para Belém, 5 dias rio abaixo; ou uma lancha para Tabatinga na fronteira com a Colômbia, ( acho que uns 10 dias rio acima). Você pode ainda ir a Parintins, 18 horas de barco não sei pra que lado, nem por qual rio.
Crianças índias

Outra coisa marcante é a existência de Hidro postos flutuantes de combustíveis ao longo das margens do rio Negro. Acho que tantos quantos existentes em terra.
Por do Sol no Porto de Manaus
Praias: recomendo a praia da lua em dia de domingo saindo da "Hidroviária" da Ponta Negra, mas com certeza tem outras opções.
Compras: exatamente na Zona Franca, no centro da cidade, tem um comércio agitado e variado até chegar ao Porto. As vendedoras invariavelmente te chamam de meu bem e meu amor, mas não se iluda! elas querem mesmo é vender!
Passeios: tem uma grande variedade, como o zoológico do Batalhão de Infantaria de Selva, o Teatro Amazonas, o Palácio Rio Negro, o Museu do Seringueiro, a Orla da Ponta Negra, que está em obra o ficando muito bonita, o Encontro das Águas,(lindo) e muitos outros que não fiz exatamente porque só fiquei 6 dias na cidade.
Carros: Manaus é uma espécie de ilha de civilização no meio da floresta. Não tem muita opção para se chagar lá de carro. ma parece que a única ligação rodoviária é com Boa Vista-RR. Agora com a término da ponte sobre o Rio Negro, as cidades da Região de Manacapurú serão ligadas á Capital por terra. Desta forma dificilmente você vê carro com placa de outra cidade em Manaus
Por do sol no Rio negro
Motocicletas: Por incrível que pareça tem-se a impressão de que não existem muitas motos na cidade. Inclusive em todas as minhas andanças não consegui passar na frente de nem uma concessionária.(e olha que andei igual a cachorro sem dono)  Mas observei a existência de algumas motos Garinni pela rua e Anuncio da Sandown no Jornal (?????).
Outras curiosidades: Existe excesso de água por todos os lados, os nativos souberam "fazer uma limonada deste limão". E assim uma Grande parte da população  ribeirinha convive diariamente com esta "adversidade". Nós falamos aqui em Hidroviária, como estação de embarque e desembarque de passageiros. Pois bem, na diversas comunidades temos também os atracadouros que seria como os pontos de ônibus flutuantes.
os flutuantes propriamente ditos são comércios formados por mercadinhos, bares, botecos restaurantes casa de diversão e afins sobre os rios. De um flutuante para outro você pode pagar um barco  passaando por um furado... mas esta já é outra história.!
O Povo, as pessoas: O povo de Manaus tem muito a ver comigo: educado, amigo, solícito. acolhedor. Etinicamente tem muito índio e mestiços, como deve ser a síntese do Povo Brasileiro.
Viagem de barco pelo Rio Negro.


Zé Ribeiro no Teatro Amazonas
Comportamento: Andei por becos, vielas igarapés, bairros de classe média e Centro da Cidade. Não vi nem um maconheiro fumando maconha nem um "Craqueiro" fumando craque. Será que lá não não existem? Existe sim! mas a concentração deve ser menos que por aqui! Quando "as meninas" posso dizer que também, não vi, nem sei onde encontrá-las...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Um ano de R2 motos!

        Este é o mês do primeiro aniversário do R2MOTOS. Com um aninho já está dando os primeiros passinhos. A festa com bolo e velinha foi no dia 05.
Claro que estamos muito felizes e agradecidos com o desempenho desse nosso "filho virtual". Agradecemos a Deus e convidamos a você que de uma forma tão carinhosa tem feito este blog acontecer, a comemorar conosco. Fizemos algumas inovações em relação ao design e contamos com a sua participação na enquete que será inserida quinzenalmente.
No começo ficamos quase  2 meses sem um único acesso. Daí passou para 3 dígitos. No quarto mês chegamos a quatro dígitos mensais e já estamos caminhando para 5. 
Nossa meta e completar 6 dígitos até o dia 31 de dezembro e colocando aqui assuntos que julgamos de relevância para para as pessoas apaixonadas pelas reluzentes máquinas de 2 rodas.
Fica aqui o nosso agradecimento sincero, um abraço e que o Senhor jesus na sua infinita graça possa falar ternamente ao seu coração.
  
Nilson Silva.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

SCOOTERS TODAS AS CC.

Por Nilson Silva
Daelim
SCOOTERS
Segundo o “Velho motociclistista Juramentado” (A expressão é esta mesmo),  Então, segundo este velhinho, Scooters são um tipo, modelo ou estilo de motocicleta que se caracteriza pela carenagem envolvente, rodas geralmente de aço estampado de tamanho menor que as outras motos, assoalho liso, compartimento de bagagem sob o banco, posição de pilotagem sentado ao invés de montado e câmbio automático ou semi-automática.
Por todas as características acima, estes veículos são largamente preferidos por mulheres e executivos no dia a dia,pois podem ser conduzidos usando saia, vestido calça terno e trajes sociais  de modo geral. Como as rodas são pequenas  e bem envolvidas pela carenagem o condutor fica mais protegido de lama e respingos em relação a outros veículos de duas rodas.
Dizem que esta modalidade de veiculo foi desenvolvida na época da segunda grande guerra. Eram destinadas aos pára-quedistas que saltavam com elas (claro que em tamanho mais reduzido) e tinha como fazer um deslocamento mais rápido para o cumprimento da missão. Em qual cenário de guerra? Creio que Europa, pois a Itália da pós guerra é o berço das scooters.
Quanto às cilindradas existem scooters de 50 a mais de 650 cc, sendo que as maiores têm uso estradeiro.
No Brasil dispomos de uma grande variedade. Vamos ajudar você em sua decisão de compra apresentado pelo menos 5 modelos diferentes.
Suzuki Burgman 650 Executive.
Começaremos com a maior e mais completa de toda a...


 SUZUKI BURGMAN 650 EXECUTIVE. Uma super máquina de andar na cidade e muito melhor para viajar, cloro desde que seja em asfalto.
 Os Scooters independente do tamanho, são urbanóides por excelência.
O R2MOTOS está atento e por isto fizemos uma matéria quando do lançamento do Burgman 650, no mês de outubro de 2010. Por este motivo não discorreremos sobre ela com mais detalhes, apresentaremos  os itens que julgamos mais importantes, entre os quais: Sistema PAIR de redução da emissão de poluentes.Transmissão continua variável controlada eletronicamente, onde se pode escolher entre transmissão automática de dois modos ou manual Quanto ao motor: Bi cilíndrico de 638cc e 58cv a 7000Rpm, refrigeração líquida.  Garantia: não informada no Site mas deve ser de um ano como de praxe.Preço: r$ 38.970,00. Você pode conferir a matéria completa em nosso blog através deste link: http://r2motos.blogspot.com/2010/10/suzuki-lanca-so-agora-no-brasil-scooter.html

Dafra Cyticom 300


DAFRA CYTICOM 300
Sobre a Dafra Cyticom 300, também fizemos uma matéria quando do lançamento dela aqui no Brasil em setembro de 2010. Você pode conferir a postagem completa em http://r2motos.blogspot.com/2010/09/o-novo-nem-tanto-scooter-300-citycom-da.html
As 300 cilindradas na verdade são 263,7, em apenas um cilindro, que desenvolvem  23 cavalos a 7500 Rpm. Câmbio CVT. Reina sozinha nesta faixa de cilindrada e potência. Tem rodas aro 16 em liga leve e tanque de 10 litros. Garantia não informada no site mas espera-se que seja de no mínimo um  ano a exemplo de outras motocicletas. Preço público sugerido de r$ 12.290,00. Conforme citamos  confira maiores detalhes na nossa postagem indicada no link acima.

Kasinski Prima 150
KASINSKI PRIMA 150
Esta é a caçulinha das scooters nacionais, foi apresentado ao público em meados de março de 2011. Tem um design atraente (dizem ser italiano) e entre as inovações estão: pedaleiras retráteis, bagageiro no painel frontal, abertura do tanque á esquerda do painel frontal e dispositivo de segurança na partida, que só liga se estiver com um manete de freio acionada. Bagageiro sob o banco cm capacidade para até 2 capacetes. Tanque de combustível sob o assoalho. Agora vamos aos dados técnicos: Motor: 150cc, 12,2cv a 8.000 Rpm, refrigeração a ar. Câmbio automático tipo CVT.  Partida: elétrica. Suspensão dianteira: telescópica. Suspensão traseira: bi choque. Rodas de liga leve aro 13”. Freios: dianteiro a disco, traseiro tambor. Alimentação: carburador. Tanque de combustível: 8 litros. Cores: preto/caramelo. Bordeaux/caramelo e amarelo. Preço público sugerido sem frete: r$ 5.990,00.
Nosso comentário: particularmente não achei o painel completo atraente. Poderiam ter dado uma caprichada melhor no visual. Garantia: No site da empresa não há informação, mas existe um vídeo postado em um site de motociclismo onde o Diretor da Kasisnki CR Zongshen, Cláudio Rosa afirma que a garantia da Prima 150 é de 3 anos. Este sim é um diferencial que vale muito a pena. Dá pra contrabalançar a falta da injeção eletrônica de combustível.

Honda Lead 110.
HONDA LEAD 110.
A Honda está no Brasil desde a década de 70, mas só agora nos últimos anos resolveu lançar sua scooter lead 110 por aqui. É um produto mundialmente conhecido principalmente em países da Ásia. Mas a Lead chegou para arrebentar, pois nos 4 primeiros meses de 2011 o décimo segundo modelo mais vendido no Brasil, com  6.707 unidades comercializadas.
A Lead é uma gracinha, pequena redondinha tem um jeito de menina. Não sei de estatística mas com certeza as tem a preferência feminina e a Honda mostrou que não estava pra brincadeira e já lançou-a por aqui recheada de inovações.
Vamos ver os dados técnicos: Motor 108cc, 9,2cv a 7.500 Rpm, refrigeração líquida. Câmbio CVT. Pneu dianteiro: 90X90 aro 12”. Pneu traseiro: 100X90 aro 10” Freios: dianteiro disco e traseiro a tambor. Suspensão: dianteira: garfo telescópio e traseira mono amortecida Partida: elétrica. Alimentação: injeção eletrônica. Tanque 6,5 litros.  Cores: amarelo, vermelho e rosa metálico. Preto liso.  Preço público sugerido: r$ 5.690,00. Mais o frete.
Nosso comentário: Também aqui não dispomos de informações sobre a garantia. Estima-se que seja de ano como a maioria. Nós falamos acima que esta Scooter deve ser muito desejada pelo público feminino. Você observou as cores disponíveis? Pois é. Entre os diferenciais o fabricante destaca o bagageiro com capacidade para até 2 capacetes e sistema de freios combinado, que segundo a Honda proporciona maior segurança e praticidade nas frenagens.
Há!!!!!!!!!!! Ia me esquecendo: O hotsite da Lead 110 é uma verdadeira fofura.

Suzuki Burgman 125i
SUZUKI BURGMAN 125 i
A Burgman 125 já está na estrada (digo nas ruas) há muito tempo, mas recentemente passou por uma repaginada, onde ganhou entre outras coisas  a injeção eletrônica, até porque se assim não fosse ia ficar fazendo coro com “desinjetadas” uma vez que  Dafra e Honda já tinham apresentado suas novidades  (Smart e Lead).
Em 26 de fevereiro nós fizemos uma postagem sobre a nova Suzuki Burgman 2011. Por favor, veja a matéria completa no link: http://r2motos.blogspot.com/2011/02/suzuki-lanca-burgman-125-com-injecao.html
Entre as novidades do modelo remodelado temos: Injeção eletrônica, redimensionamento do motor e da transmissão CVT, Farol halogéno com ajuste de foco, pelo porta-luvas. Pedaleiras retráteis. Motor:  124cc, 9 cv a 7500 Rpm. Câmbio CVT. Pneu dianteiro: 90X90 roda 10” em liga leve. Pneu traseiro: 100X90 roda 10” em liga leve. Suspensão: telescópica na frente e mono amortecimento  na traseira. Freios: disco na frente e tambor atrás. Partida: elétrica e pedal. Alimentação: Injeção eletrônica. Tanque: 6 litros.  Cores: amarelo, branco, prata, preto e vermelho. Preço: r$ 5.990,00 (modelo 2012).
Nosso comentário: A gente só não entende porque a Suzuki  a maioria de suas concorrentes não falam nada sobre garantia no site. No demais, parabéns a Suzuki de novo pela atenção aos anseios dos clientes em adquirir produtos com melhorias tecnológicas.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Top five das Marcas em abril de 2011.

1º lugar: HONDA com 115.960 unidades e 79,37% do mercado.
2º lugar: YAMAHA com 16.817 unidades 11,51% do mercado.
3º lugar DAFRA com 3.705 unidades e 2,54% do mercado.
4º lugar: SUZUKI com   3.166 unidades e  2,17% do mercado.
5º  lugar: KASINSKI  com unidades  2.152 e 1,47% do mercado.
Não houve mudança nas posições do fabricante como se pode ver, mas a Honda  baixou de 79,92% em março para 79,37%. A Yamaha subiu de 11,28% para 11,51%. A Dafra subiu de 2,50% para 2,54%. A Suzuki se manteve com 2,17% e a Kasisnki subiu de 1,31 para 1,47 do mercado. Este é o resumo da ópera.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Abraciclo tem nova Diretoria

Roberto Yoshio, da Honda. Sangue novo na Abraciclo.

Texto: Fenabrave. 
A Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Mononetas, Bicicletas e Similares, anunciou última terça feira 26 de abril que Jaime Matsui, da Yamaha, não é mais o presidente da entidade. Em seu lugar assume Roberto Yoshio Akiyama, da Honda, que assume o cargo até 2012.
Matsui, que assumiu a entidade em 2010, deixará o cargo em função de seu desligamento da Yamaha, por aposentadoria. Akiyama era o primeiro diretor vice-presidente da Abraciclo e natural substituto.
Em comunicado, Matsui afirmou que “Akiyama conhece bem o setor e fará uma ótima gestão. Ele tem meu apoio e continuarei à disposição dele e da entidade como conselheiro consultivo.”

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MOTOCICLETA COM AS CORES DO BRASIL. VOCÊ AINDA VAI TER UMA?

Qual a cor de sua moto? verde, amarelo, azul e branco igual ao meu coração
Texto: Nilson Silva
Querido (a) Internauta,
Quando você entra em um supermercardo com a intenção de comprar sabão em pó por exemplo se dirige á gôndola de produtos de limpeza e muito provavelmente irá escolher uma das marca da Unilever, que é multi-nacional. Mas neste caso temos também vários produtos planejados e desenvolvidos aqui no Brasil, por  Brasileiros e para  Brasileiros. Produtos estes que não pagamos royaltes a outros países.
Até o inicio dos anos 90 não se ouvia falar em marca de carros chineses. Hoje aqui em Brasília você já pode escolher entre 6 marcas chinesas e a Terra do Rio Amarelo já é o maior fabricante de automóveis do mundo.
não sei bem dimensionar o mercado motociclistico da China, mas acho que se não for o maior está grudado no calcanhar do primeiro. Todas as novas marcas que surgiram aqui no Brasil nos últimos anos tem tecnologia chinesa.
Aqui do lado de baixo do Equador temos lugar para marcas do mundo todo. Sabemos que Benelli, Ducati,Benelli e Bimota são Excelentes marcas Italianas, assim como TVS e Bajaja são Indianas. Temos consciência que Harley e Indiana são Americanas. Estamos cansados de Saber que Triunph é Britânica é BMW é Alemã. É público e notório que Honda Yamaha, Suzuki e Kawazaki são da Terra do Sol Nascente. Sei até que uma tal de Ural é da Rússia.
A terra descobertta por Cabral no entanto não tem uma única marca seja de automóveis seja de motocicleta, apesar da disponibilidade de recursos naturais e tecnológicos. O nosso parque de motopeças é fantastico, mas está sendo corroido aos poucos pela invasão de produtos Chineses.
Vivemos pagando royaltes para todos os gringos, nós que já estamos entre as 9 maiores economias do mundo.
Sei que pode parecer uma grande bobagem da minha parte, mas seria tão legal nos deparar pelas ruas e estradas desse nosso imenso e pelo país com uma moto marca Araguaia, Pampa....sei lá qualquer outro nome que remetesse ás grandezas de nosso país. Porque não?
Tenho certeza que ao longo de tempo nos faltou e ainda nos falta incentivo de nossos governantes com uma politica de fomento aos empreendedores. Faz dó a gente lembrar o que aconteceu com o fundador da Gurgel Motors, o senhor João Augusto do Amaral Gurgel entre os anos 70 e 80.
Aos nossos empresários talvez falte  um pouco de ousadia e muito amor ao Brasil.
Eike Batista, Antôni Ermirio de Morais, Donos do Itaú, do Bradesco e de tantos outros mega conglomerados financeiros, onde estão vocês?
Isso é o que eu penso!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cláudio(CR) Rosa assume Diretoria comercial da Kasinski no lugar de R. Scialo


Rogério Scialo deixa a Kasinski
Comentário: Nilson Silva.
Fonte:icarros
O diretor comercial Rogério Scialo acaba de deixar a diretoria da Kasinski. Presente desde que a chinesa CR Zongshen adquiriu a marca brasileira, Scialo agora deixa o mercado de motos para atuar na Termomecânica São Paulo, empresa líder do segmento de cobre no País, para ocupar o cargo de Diretor Comercial/Marketing e de Novos Negócios. Na nova função a partir de 25 de abril, Rogério Scialo será responsável pelo desenvolvimento de oportunidades e novos negócios no Brasil e na América Latina. 

Em quase três anos, o número de revendas Kasinski saltou de 80 para 200 unidades, firmando a marca nos principais cidades brasileiras. O volume de motocicletas comercializadas bateu recordes de vendas nos últimos meses, levando a empresa a conquistar 2,3% de market share (segundo dados Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motos). Agora, o presidente Claudio Rosa Junior assume, interinamente, a diretoria Comercial e marketing da Kasinski.
Nosso comentário: Acreditamos na solidez e na seriedade do Grupo Zongshen, quando resolveu fincar bandeira aqui nas terras do lado de baixo do Equador. Cremos sinceramente que a troca de comando em uma diretoria não vá afetar negativamente os negócios de uma empresa que está sempre batendo  seus recordes. 
 Ps: Por falar em sucesso empresarial, alguém aí por favor me diga o que anda acontecendo com a Sundown!! Tem-se a nítida impressão que entrou em processo de implosão com a saída do Cláudia Rosa.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS CINQUENTINHAS

QUARTA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 201

Texto: Nilson Silva
Eram dois ou três modelos que faziam a festa da garotada. Hoje elas estão mais bonitas, sofisticadas, diversificadas e potentes. Continuam sendo sonho de consumo de quem quer deixar a bike de lado e partir para algo mais avançado!!!
As Cinquentinhas como se sabe são aquelas motos ou (motonetas como queiram), geralmente com motor de até 49 cilindradas. Nosso departamento de pesquisa apurou que foi a primeira produção da Yamaha aqui no Brasil nos idos de 74 e com motor 2 tempos fumacento!!!!. Quando me entendi por gente já existiam as saudosas Garelli e Mobilete Caloi, que eram metade moto e metade bicicleta. Possuíam umas correis esquisitas e na subida via de regra o moleque tinha que ajudar o motorzinho 2 tempos  dando umas vigorosas pedaladas.  Detalhe muito importante é que naquele tempo não exigia habilitação autorização nem capacete para se conduzir.
Mas a gente, desprovido de recursos financeiros, se contentava mesmo com uma Bicicleta Caloi (ou era Monark?), Barra Circular ou com uma tal de Monareta.
Hoje as Cinquetinha possuem design arrojado, motor de 4 tempos câmbio de 4 marchas e muito mais potência. Porém estão esbarrando na indefinição do Código Brasileiro de Trânsito, mas isto será tema de uma postagem específica. Se o seu sonho de consumo é uma cinqüentinha a seguir apresentaremos cinco opções, que juntas somam estupendas 245 cilindradas e uma cavalaria de “dar inveja a muito esportivas”. Juntando as 5 temos aí fabulosos 15 cavalos vapor. Com “tanta força” somada a gente nem precisa falar de torque. Mais um detalhe importante: todas são carburadas.
Então vamos á apresentação:

TRAXX STAR 50.
Ela é uma moto engraçadinha, estilo retrô, vem com um cestinho na frente (coisa de menina), parece muito a extinta Honda C100 Dream. É a mais vendida da categoria. Observei que em alguns modelos já bem usado o visor do painel vai se tornando opaco, amarelado com o tempo, dificultando a visibilidade. Motor: 49CC, 2,44cv a 6500 Rpm. Câmbio: semi-automático 4 velocidades. “Rodas de liga leve aro 17”. Freio a tambor. Partida: elétrica e pedal. Tanque de 4 litros.
Cores: Azul dourado, preto vermelho. Preço: r$ 3.468,00 segundo a  Fipe.
Outros: porta sacola, bagageiro de fábrica, 2 anos de garantia 2 revisões gratuitas.
Somente o estado do Acre, Distrito Federal e Roraima não dispõem de revenda ou assistência técnica desta montadora. O estado que tem mais revenda é Goiás. E a montadora peca por não colocar o preço dos seus produtos no site e tenho dito!!!!

SHINERAY XY 50Q PHEONIX.

Esta aqui tem um design mais moderno, mais arrojado que chega a se confundir com uma moto estilo cub maior. Não sabemos a quantidade desse modelo que se vende porque a montadora ainda não é filiada á ABRACICLO e a federação que fornece os dados referentes a distribuição de veículos automotores tem por base os emplacamentos. Como as Cinquentinhas podem ou não ser emplacadas ficamos com esta indefinição. Motor: 49cc, 2,7cv a 8000 Rpm. Câmbio: informação não disponível. Freio: tambor. Rodas de ligas leve aro 17” Partida: elétrica e pedal. Tanque: 3 litros. Cores: Azul, branco, preto e vermelho. Preço: r$ 3.312,00 segundo a Fipe.
O site do Fabricante deixa muito a desejar em termos de informações sobre os produtos, inclusive é omisso em relação á garantia, mas a Shineray tem base lá no meu querido Pernambuco e está presente em 21 unidades da Federação. O estado que tem mais revenda é justamente o Pernambuco.

KASINSKI SOFT 50.
Esta aqui é um lançamento recente da Kasisnki, que está descobrindo o filão das Cinquentinhas. É um modelo “modernoso” também com design atual e agradável. Parece-nos que é algo como feijão com arroz sem grandes pretensões, mas que deseja marcar seu espaço junto ao consumidor Brasileiro. Segundo a Abraciclo nos 3 primeiros meses do ano já foram vendidos 3.091 desse exemplar se tornando desta forma o modelo mais vendido da montadora. Motor: 49,5cc  3,5cv a 8000 Rpm. Câmbio semi-automático de 4 velocidades. Rodas raiadas de 17”. Freio a tambor. Partida elétrica e pedal. Tanque: 3,5 litros. Cores: Preto e vermelho. Preço: r$ 3.490,00.
Não temos informações no site sobre garantia. A Kasisnki está presente em todos os estados e com uma política de expansão e de melhoria de seus produtos.
Outros: marcador de marcha no painel; bagageiro com baú de série e capacete grátis.

HAOBAO HB 50Q.
Um dos últimos lançamentos da Indústria Motociclistica Nacional. Tem design atual e bagageiro já de série. A marca da oncinha chinesa está no Mercado Brasileiro desde 2007.  Está presente em 16 unidades da federação e tem fábrica em Manaus. Quanto a HB50 temos que: Motor: 49,5cc. 6,8cv a 8000Rpm (acredite se quiser). Câmbio 4 velocidades. Rodas de liga leve 17”. Partida elétrica e pedal. Freio a tambor. Tanque: 4 litros. Cores: preto e vermelho. Preço: r$ 3.220,00. Não há informação sobre garantia.
O site da empresa é muito suscinto, fala pouca coisa sobre os modelos, nem o preço coloca. Entramos em contato com este fabricante solicitando informações adicionais sobre este  produto mas até agora não somos atendidos.Acho que quem está chegando e quer crescer tem mais é que se mostrar. Vamos aguardar uma estratégia de marketing mais agressiva por parte desta oncinha.

DAFRA SUPER 50.
Este modelo destoa de todos os outros em relação ao design. Tem a aparência de uma Honda CG 125 do começo dos anos 80, portanto um estilo retrô diferente. O site do fabricante informa que o painel é o mais completo da categoria, porém a gente não tem as informações dele disponibilizado. Com 2.921 unidades vendidas nos 3 primeiros meses de 2011, é o segundo modelo mais vendido da Dafra, segundo a Abraciclo. Fato intrigante é o preço posicionado um pouquinho acima do modelo Dafra 100 super. Será qual a razão? Vamos aos dados: Motor: Cilindrada 49. Potência 2.2 N.m a 4800 Rpm -  Eu não sei que raios são N.m se você souber transformar isto em HP me avise. Câmbio: Não informado. (Suspeita-se que seja de 4 marchas). Rodas: raiadas de 17”. Freio a tambor. Tanque 10 litros ( o maior da categoria). Cores: preto e vermelho. Preço: r$ 3.590,00.
A Dafra está presente em todos os estados com uma grande rede de concessionários. Mas as informações do site a exemplo de outras são insuficientes, inclusive aqui também ocorre a omissão sobre a garantia.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Top Five das Marcas em março de 2011

Em 1º lugar: Honda com 79,92% de participação Do Mercado.
Em 2º lugar: Yamaha com 11,28% de participação do Mercado
Em 3º lugar: Dafra com 2,50% de participação do Mercado.
Em 4º Lugar: Suzuki com 2,17% de participação do Mercado; e
Em 5º lugar: Kasinski com 1,31% de participação do Mercado.
Existe uma certa controversa entre os dados. Os da Fenabrave são relativos ás motos  efetivamente emplacadas. Já os da Abraciclo são referentes ás motos produzidas, englobando as cinquentinhas que podem ou não ser emplacadas, dependendo do Município, do Estado e se o Senhor  Juiz está ou não de bom humor no dia que julgar mais uma destas ações de sindicatos de motofretistas.
Nós ainda vamos fazer uma matéria aqui sobre esse jogo-de-empurra.
Ps: Usamos os dados da Fenabrave.

Top Ten dos modelos mais vendidos em março de 2011



O volume de vendas de motos aumentou 8,12% na comparação entre o primeiro trimestre de 2011 e 2010, passando de 405.687 unidades para 438.647 motos emplacadas no período. Em março, o setor de duas rodas registrou 160.298 unidades, numa evolução de 10,31% sobre fevereiro, quando o segmento totalizou 145.314 motos comercializadas.
Em relação aos modelos mais vendidos, neste mês de março a parte de cima da tabela manteve-se praticamente inalterado, mas a Honda GC 150 ficou á frente da Honda CG 125. Elas sempre se revezam. Porém lá em baixo, onde as leis são diferentes houve mudança, conforme você pode conferir:
- Em 1º lugar: Honda CG 150, com 33.809  Unidades.
- Em 2º lugar: Honda CG 125, com 37.708  Unidades.
- Em 3º lugar: Honda Biz 125, com 18.283 Unidades.
- Em 4º lugar: Honda NXR Bros 150, com 17.944 Unidades.
- Em 5º lugar: Yamaha YBR Factor 125, com 9.637 unidades
- Em 6º lugar: Honda CB 300, com 7.926 Unidades.
- Em 7º lugar: Honda Pop 100, com 5.860 Unidades.
- Em 8º lugar: Honda XRE 300, com 3.009 Unidades.
- Em 9º lugar: Yamaha Fazer 250, com 2.744 Unidades.
- Em 10º lugar: Yamaha T Crypton 115, com 1.879 Unidades.
Viu a diferença aqui em baixo? A Suzuki EN 125 Yes Ficou de fora neste mês. Já a Yamaha conseguiu emplacar 3 modelos entre as dez mais vendidas.

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